22/09/2011

Resenha: Diário de Uma Paixão

Título Original: The Notebook
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256
         Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou - Noah Calhoun. Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas.

      Antes de tudo, quero dizer que o filme baseado nesse livro é lindo! O diretor conseguiu reproduzir alguns detalhes tão bem, que eu me apaixonei pelo filme. Confesso que o vi antes de ler o livro e isso me ajudou a imaginar as cenas com muito mais detalhe e profundidade enquanto eu lia o livro. Super recomendado.
      Allie e Noah se conheceram em um verão que Allie foi passar em Nova Berna com a família. Ela era de uma família rica, de posses e status e ele era o cara do interior, trabalhador, amante de poesia.
      Após serem apresentados por amigo, os dois começam a passar dias e mais dias juntos e disso, nasce um amor lindo, puro e intenso.
      A família de Allie não aprova o romance, pois por ser de uma família rica, seus pais esperam vê-la casando com um homem rico e não com um rapaz do interior que não poderia dar a vida de luxos que ela tinha.
      A princípio, os dois pensam que o romance vai dar certo e que nada no mundo poderá separá-los. Mas não é isso que acontece.
      Noah começa a escrever todo mês durante dois anos cartas para Allie, mas nunca obteve uma resposta.
      Então, 14 anos se passam sem que nenhum dos dois obtivesse notícias um do outro. Mas uma notícia no jornal muda o rumo dessa história.
      Allie, a semanas de se casar, decide voltar para Nova Berna para ver Noah e é a partir desse reencontro que a vida dos dois muda para sempre. Eles entendem que o destino deles é ficar juntos, mas certas visitas acabam mexendo de novo com a cabeça de Allie.
      É um livro surpreendente, perfeito para os românticos. A história é linda e é quase impossível ler esse livro e não acreditar em amor eterno. Você passa a perceber que, as vezes, as coisas são pra ser. Nem que demore anos.
      O autor Nicholas Sparks nos envolve com a história de um certo modo que você não consegue escapar. Ele faz a história parecer nossa, e você de um jeito ou de outro, sempre acaba torcendo para que Noah consiga Allie de volta. É impossível não se emocionar com as frases ditas um para o outro e nos detalhes que a história conta.
      É um daqueles livros que você começa a ler e quando vai passar a página, o livro acaba. Você consegue ler em uma só noite!
      Eu adoro livros assim, e esse é um dos meus preferidos do Nicholas, então sou um pouco suspeita para falar. Mas eu recomendo demais esse livro, pois o autor dá um show na narração!
“Os românticos chamariam isto de uma história de amor, os cínicos diriam que é uma tragédia. Na minha cabeça é um pouquinho de ambas...” Noah Calhoun

6 comentários:

  1. Adorei sua resenha.
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro e todos os outros do Nicholas Sparks.
    Gostei bastante do seu blog.

    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da sua resenha! Parabéns pelo lindo banner!

    ResponderExcluir
  3. Oi amei a resenha viu parabéns, espero que seu blog faça muito sucesso, o livro ainda não li, mas o filme é simplesmente PERFEITO, então acho que o livro deve ser melhor.
    Mais uma vez adorei o blog, e parabéns.

    Beijos grande

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, valeu pelo convite pra conhecer seu cantinho. Gostei bastante da sua resenha. Estou com este livro pra ler, talvez leia-o na semana que vem, pq tenho uns na frete, mas assim como vc, eu tambm vi o filme antes e simplesmente me apaixonei por ele. É lindo demais. Espero gostar tanto do livro quanto eu gostei do filme.
    Aproveito para convidar vc pra conhecer meu blog tmbm. (http://lerepensaresocomecar.blogspot.com) Caso goste, por favor siga!
    Um beijão linda e boa semana pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela sua primeira resenha, adorei. Estou com o livro mas ainda não o l. Uma pena para mim. Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha e pelo cuidado de falar do livro sem spoilers! Muito boa mesmo ;)

    ResponderExcluir