30/11/2011

Resenha: O Entregador de Bonecos

Título: O Entregador de Bonecos
Autor: Denis Lenzi
Editora: Perse
Páginas: 295
"Chegou a hora de acreditar em mim, quer você goste ou não. E, quando tudo acontecer, não sinta medo. O que irá ver é real, e não fruto de sua imaginação. "Eles" querem que você os leve para as crianças. Saberá onde encontrá-las. Os bonecos vão lhe mostrar. Confie neles. São seus amigos. Criei-os com todo amor, muito mais do que você pode imaginar. Se os bonecos pedirem sua ajuda, não recuse. Compartilhe-a com eles." Depois do estranho pedido feito por sua avó, pouco antes de morrer, David Forlin, agora sozinho no mundo, se vê diante de uma importante missão. Custasse o que custasse, cumpriria a promessa feita à avó: entregar os cinco últimos bonecos criados por ela às crianças eleitas, que viviam em diferentes estados da América do Norte. Nesta longa e obscura jornada de David, sempre acompanhado pelas lembranças de sua vida e de seu grande amor, ele tem a oportunidade de, na breve convivência com cada uma das crianças escolhidas para receber os bonecos, emocionar-se com elas e aconselhá-las, chamando sua atenção para os verdadeiros valores humanos e para o poder do amor, da fé, da esperança e do sonho. Uma verdadeira lição de vida. Por outro lado, nosso protagonista experimentará, também, momentos de perigos inimagináveis, que conspirarão contra a sua sorte. Esses episódios irão defrontá-lo com cenas de violência, tragédia e morte, onde parecerá incerto tudo o que o destino que lhe reservou. Em resumo, a história de David Forlin conduzirá o leitor a um mundo de aventuras, magia e suspense, convidando-o a participar de sua jornada, que, ao modificar...

 O livro conta a história de David Forlin, um jovem que após a morte dos pais, vai morar com a avó. Dona Elena Forlin faz bonecos e sempre conta a história de sobre como os bonecos são mágicos. Porém, David, por ter crescido e perdido sua inocência, não acredita nas “maluquices da avó”. Em seu leito de morte, a avó de David faz um pedido muito especial a ele: que ele entregue cinco bonecos a crianças eleitas.

Por ser o último pedido da avó, David embarca nessa jornada. Nessa viagem, David conheceu várias pessoas, ajudou crianças a passarem por momentos difíceis em suas vidas, e isso fez com que o próprio David evoluísse de uma maneira incrível ao longo de toda a história, pois uma vez que ele percebe que os bonecos realmente são mágicos, ele começa a notar certos comportamentos errados na sua personalidade e em todo o mundo, o que o faz refletir e melhorar a sua própria vida e personalidade.

"Fiquei triste por muito tempo, mas agora não estou mais. David me ajudou muito. Ele me fez ver o quanto a vida é importante e que precisamos aproveitar cada minuto dela. E eu tenho ainda tantas coisas para aproveitar na vida, não é? Olha, milagre existe, sabia? E o maior milagre é a vida. David me falou sobre isso. Você também pode viver um milagre. Se eu consigo, você consegue também."

Eu, sinceramente, me emocionei em diversas partes do livro. Chorei com algumas situações que me traziam certas recordações. A cada criança que ele ajudava, fazia eu refletir sobre a minha própria vida. Me fazia pensar: será que eu estou fazendo isso certo? Será que estou tomando as melhores decisões?

O livro me lembrou muito Eu Sou O Mensageiro, do Markus Zusak (resenha aqui). Me apaixonei pela evolução do personagem, e a cada vez que ele demonstrava o que pensava, sentia ou seus questionamentos, parecia que o autor estava me descrevendo e não ao personagem.

A evolução não foi só do personagem, foi minha também. A mensagem principal do livro é que as crianças crescem e com isso, acabam perdendo a inocência, que é o que torna o mundo muito melhor, pois uma vez que você não vê maldade e carrega todos os sentimentos bons com você, o mundo ao seu redor vai mudando também. Mas com toda a maldade, ódio, injustiça que existe no mundo, é praticamente impossível não perdê-la, mas devemos mantê-la viva em nossos corações. Então, eu percebi que eu também estou perdendo essa minha inocência. O livro veio em um ótimo momento da minha vida.


"A vida nos ensina até o último de nossos dias. De nada adiantará se lamentar, chorar, lamuriar-se ou fazer asneiras por causa do seu problema. Não mesmo. O inconformismo faz mal. Por mais difícil que seja a nossa jornada neste planeta, há sempre algo bom a ser descoberto. Quando menos esperamos, nos surpreendemos com alguma coisa que nunca percebemos antes."

Sobre os aspectos do livro, ele é em terceira pessoa, mas é narrado de uma forma tão incrível que faz com que você se conecte com a história de um jeito inexplicável. A história conta a jornada de David com os bonecos e também certos fatos da vida dele que são grande parte da essência do livro.

O livro é recomendadíssimo. É uma história incrível e que vale a pena ser lida e que vai emocionar a todos que vão lê-la.


43 comentários:

  1. Que linda Resenha Luara!
    Adorei.
    CLUBE DOS NOVOS AUTORES

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!
    Quero ler para trocarmos letras! ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa a tua resenha, Luara! A gente percebe que realmente o livro te emocionou. A trama parece ser diferente e cativante. Ótima dica de leitura. Parabéns ao Denis Lenzi!
    Beijo!
    Rosane
    http://romancesaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeeeeeeeeeei a sua resenha flor, tá muito boa! A capa do livro é linda demais e a história pareces ser incrível. Tá aí, amei o post! Mil Beijos! <3
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Linda resenha, descreveu a obra de forma incrível, nos deixando curiosos em relação a obra. Mais um escritor nacional de potencial enorme! Parabéns Denis!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, Luara. Muito mesmo! Só ler isso já me emocionou e muito, sabendo que o livro te fez emocionar. Abraços, com grande carinho!

    O Autor

    ResponderExcluir
  7. Olá Luara!
    Gostei bastante de sua resenha, adorei mesmo.
    Confesso que fiquei interessado pelo livro, a força de sua resenha despertou em mim a vontade de ler e conhecê-lo.
    Parabéns pela grande resenha.
    Abraços,
    Ocelo.

    ResponderExcluir
  8. AAAAAAAA QUE RESENHA MAGINIFICA! LUARA AIAIAI TA CADA VEZ APERFEIÇOANDO SUAS RESENHAS \O/ PARABENS AMIGA
    BEIJOS
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Linda a capa desse livro,e a história me motivou, e sua resenha está de parabéns,me fez querer ler, me deixou mesmo querendo conhecer as personagens.
    Como sempre, seu post está um fofo.

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  10. Fiquei arrepiada com sua resenha, Luh!
    Olhava essa capa e imaginava algo mais sobrenatural, ou com um toque de terror, mas fiquei surpresar pelo texto mexer com nossos sentimentos.
    Adorei.

    Bjs.
    ParaísoEmPapel

    ResponderExcluir
  11. aaa adorei a resenha !!!!! Já estava louca para ler esse livro e depois da sua resenha fiquei mais ainda *-* .

    Beijão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  12. Tenho visto críticas muito positivas sobre a obra de Denis. Quero muito ter a oportunidade de ler "O Entregador de Bonecos".

    Ótima resenha, Laura! Parabéns também ao autor!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. É a primeira resenha que vejo do livro e é a primeira vez que me apaixono por um livro sem ao menos lê-lo. Sou fã de livros que nos levam a refletir sobre a vida e, ao meu ver, esse é um livro assim. Bom saber que um talento nacional é capaz de mexer com a gente dessa maneira. Fiquei curiosa e pretendo lê-lo o mais rápido possível! :)


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Luara! Que blog fofo e bonito.
    O livro não me chamou atenção... Mas a capa dele é bacana (#loucaporcapa!).

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser muito bom. Mesmo eu tendo medo de bonecos por causa de traumas (leia-se irmãos atentados querendo assustar a sua irmã). Acho que pelos trechos que você citou, dá para eu mudar de ideia em relação a isso, rs. E eu to precisando de um livro que me faça refletir e questionar coisas da minha vida. E sem contar que a capa é linda!

    Beijos,
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  16. Uau, que resenha é essa Luara? kkkk Gostei bastante do jeito que você escreveu e dá para perceber a emoção que você sentiu ao escrevê-la e ao ler o livro. Legal quando passa algum livro passa mensagens como esse, e principalmente quando há a evolução das personagens, que pelo que eu percebi, era realmente necessário. Muito bom!!

    Parabéns pela resenha
    Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

    PS= Ah, vou ficar esperando o próximo vídeo então ein *-*

    ResponderExcluir
  17. A resenha, o blog, o livro tudo muito lindo


    Sthéfanie Paula Cachoeira Rezena – modaeeu.blogspot.com
    Autora e Coordenadora de Divulgação
    CLUBE DOS NOVOS AUTORES


    Beijinhos, Blanc.

    ResponderExcluir
  18. A resenha ficou maravilhosa.
    Consegue despertar o desejo pela leitura do livro.
    Parabéns e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  19. Eita, mais um para a minha estante!!! =D
    Adorei!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Achei a capa do livro muito bonita, parece ser super misterioso e envolvente. Com toda certeza, é muito bom.

    ResponderExcluir
  21. Perfeitooo... Faz um somente um mês que descobri sobre este livro. Logo de cara me interessou bastante.

    Matheus Gaudard, Autor do livro Matriz - Contos, Poesias e Cia
    http://www.matheusgaudard.com.br/p/loja-literaria.html

    ResponderExcluir
  22. Q fofinho!!


    Fiquei apaixonada pela história... E a primeira vez, que vejo falar desse livro.

    Luara, parabéns pela resenha, ela foi muito bem elaborada!

    Lindo último quote, já quero ler, mais um na minha lista gigante de favoritos rs

    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Me apaixonei pela capa, mas mesmo assim não levava a história muito a sério, mas depois dessa resenha estou MEGA curiosa para lê-lo *--*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  24. Adorei a sua resenha, Luara! Este é um livro que vem me chamando a atenção , mas ainda não tive a oportunidade de ler. Agora,então, fiquei com mais vontade de lê-lo!
    Bacana isto, do livro te tocar tanto assim. Gosto de histórias que só distraem, mas elas são muito mais completas quando nos fazem refletir, quando nos transmitem alguma boa mensagem.
    Não perca a sua inocência nunca, é diferente de ingenuidade. Nossa criança interior precisa estar sempre desperta e viva!
    Parabéns, Denir!!!!

    Beijos aos dois!,

    Anna
    www.annaleao.com.br
    blogdarainhadafloresta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Ai.. Que lindo! Já faz bastante tempo que babo nessa capa, mas não fazia idéia do que se tratava a história. E para ser sincera, não imaginava nada disso.
    Gostei ainda mais, quero ler sim. Adoro esse estilo de históra.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Já tinha visto falar desse livro, mas não sabia sobre o que era. Nem imaginava que era algo assim. oO pensei que ia ser uma daquelas histórias malucas cheias de fantasias...

    e o autor é brasileiro, né? acho essa capa linda

    ResponderExcluir
  27. Oi Laura,
    adorei sua resenha, parece ser uma historia ótima... fiquei fascinada...

    ddepois faz uma visita
    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Curti demais a capa do livro, e a história me fez querer ler para rever meus conceitos.
    Ótima dica.

    beijão
    satierff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Nossa! Fiquei com muita vontade de ler!
    Adorei sua resenha...
    E a capa é linda! Chama atenção#
    Abraços...

    ResponderExcluir
  30. Que atmosfera carregada tem esse livro!
    Pelo aspecto da obra (tanto trama quanto a capa, que é muito estilosa), deve ser uma excelente história! Além disso, já ganha pontos pela originalidade. Parabéns, Luara, excelente resenha. Você escreve muito bem xD

    grande abraço!

    Pedro Almada
    @Pedro_Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Sua resenha foi ótima! Adorei. E que capa mais linda a desse livro :0 Demais.

    ResponderExcluir
  32. Olá :)
    Adorei o teu blog :)
    Estou seguindo com certeza *-*

    Beijos

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  33. Me apaixonei pela capa, muito linda! Achei a história bem interessante e a resenha ficou ótima, despertou interesse e curiosidade!

    Beijos!
    Bianca Sampaio - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  34. Oi, Luara. Não conhecia esse livro, nunca tinha ouvido falar nem visto a capa, mas sua resenha imensamente bem escrita me fez ficar morrendo de vontade de comprar. Adorei a tematica, além de original é tão bacana! Adorei saber também que lembra Eu sou o mensageiro, um livro que eu gosto tanto. Vou comprar, quando tiver tempo e dinheiro sobrando! Obrigada pela dica.

    Beijos
    www.mulhergostadefalar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Também não conhecia o livro, mas me interessei bastante por causa da sua resenha *--* Adorei a capa também :D

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Não conhecia esse livro. Mas a capa chamou muito a atenção e a história parece ser ótima.
    Agora vou ficar desejando mais um rs

    Bjos
    Tati - Coração Literário

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Gostei da resenha! Parece ser bem um livro que eu vou chorar bastante! Mas que vale a pena ler! Vou adicionar ele na lista! =)

    Bjos
    entreumlivroeoutro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito da sua resenha! O livro parece ter te emocionado verdadeiramente. Fora que adorei essa capa super linda e enigmática!
    Lendo a resenha eu já estava lembrando do Eu Sou O Mensageiro, então achei super engraçado quando você mesma chamou a atenção para esse fato!
    Se tiver a oportunidade com certeza irei lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Parabéns !!! Uma resenha que sempre nos dá prazer em ler. Um livro cheio de emoções e lições de vida! Um bela leitura par esse momento natalino.

    Beijos
    Irene Moreira

    ResponderExcluir
  41. Oi Luara, nossa que resenha!!
    A capa do livro engana, né?? Achei que fosse mais pro lado do terror, mas é bem ao contrario, rrs
    Fiquei suuuuuuuuper afim de ler este livro, tb quero chorar *-* Deve ser uma estoria incrivel!!

    Beijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  42. O livro parece ser lindo, certo que vou ler.

    ResponderExcluir