02/12/2011

Ler é um prazer..

Desde pequena sempre fui muito fascinada pela leitura, culpa de minha mãe que sempre me estimulou a ler, foi assim que eu conheci novos universos, vivendo aventuras e me tornando uma criança ‘no mundo da lua’. Depois eu cresci e os livros foram se adaptando a minha idade, mas não pensem que abandonei o gosto pelos livros infanto–juvenis, lógico que não! Afinal quem não curte um desenho animado, um livro engraçado ou uma fábula que nos ensina uma valiosa lição?


E foi assim que eu desenvolvi uma paixão por livros. E ler não se tornou nenhuma obrigação, pelo contrário, é um hobbie, uma distração que me traz inúmeras sensações... (Raiva, alegria, tristeza, amor, saudades...afinal eu vivo as histórias demais!)
Ao abrir um livro você se depara com um novo universo, ele é a verdadeira máquina do tempo que nos transporta para outras épocas... Para o passado, presente, futuro, outro universo paralelo... Quem pode saber?


É uma viagem e como tal estará sempre marcada em nossas vidas, pois a sua imaginação esteve lá, as personagens são nossos melhores amigos, são verdadeiros, transparentes, e mesmo assim podem nos surpreender.
Os fatos podem ser previsíveis, isso é o que achamos, mas sempre existe uma reviravolta na qual devoramos as páginas e ficamos enlouquecidos até chegar ao fim...
É um processo, conhecer, instigar a curiosidade, chegar ao ápice e a conclusão, o desfecho. E logo aparece aquela sensação gostosa de querer ler mais um livro, e outro, outro...
Muita gente me fala: ”Nossa que inveja queria ter essa vontade de ler um livro”!
A questão é envolver-se, a leitura é uma relação, você lê o que gosta.


Não adianta o livro ser o melhor do mundo, o mais bem escrito, o que tem os fatos mais surpreendentes, sempre haverá um quinhão de gente que não vai gostar... Ninguém agrada ‘gregos e troianos’!
Se você ainda não foi fisgado pelo prazer da leitura, provavelmente, está lendo algo que não é o seu estilo, tente outro livro, busque o que você gosta, informe-se por resenhas, opiniões de amigos, o que for, mas não abandone e nem desista deste hábito, com um tempo você verá que a leitura será um pedacinho de você.
Caso você goste de ler, mas anda sem tempo, sem animação, deixando os livrinhos de lado... não faz isso não, leve eles para passear com você, na fila do banco, no ônibus, durante o intervalo da aula, tempo a gente que faz, e a leitura faz bem a alma!


“Ela lia muito, e quando contava uma história nunca sabia ao certo onde a teria lido, às vezes não sabia se a tinha vivido e não lido. “ (Caio Fernando Abreu)

Quantas vezes você já não se sentiu assim? Melhor amigo de um personagem (fui melhor amiga do Harry Potter quantas e quantas vezes!), viveu aventuras em um país desconhecido (Alice no País das Maravilhas, Feios (a fumaça...)), viveu em nossa sociedade mesmo mas aprontou muitas confusões (Becky Bloom, A mediadora). Gente eu poderia fazer um mega post e falar e falar... mas o que eu quero saber é de vocês. O que a leitura significa para vocês?


Fran, 21 anos, colunista quinzenal. Sempre leva um livro consigo, ama músicas e seriados, curte filmes, mas sua paixão principal é escrever, e pretende fazer muito isso por aqui!  

15 comentários:

  1. Ahhhhhhhhh que texto lindo parabéns! *-------*
    Realmente ler é fascinante, através da leitura eu posso estar em qualquer lugar, ser quem eu quiser... Ler é uma viagem fantástica, pra uma realidade paralela. E os melhores livros, são aqueles que nós conseguimos ler com o coração!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza q a Fran vai escrever mto sim, digo isso pq sou amigo, e quase todo dia vejo ela com um livro diferente,além de sempre estar comentando sobre seriados e filmes ^^
    Parabens para quem selecionou ela para este blog ;)

    ResponderExcluir
  3. Diferente de você Fran, meu pais nunca me incentivaram a ler. Eles não lêem e não ligam muito para isso :/
    Acho que comecei a ler porque sempre fui uma menina que se questionava de tudo, que queria viver algo diferente, algo surreal, algo que fugisse da sua realidade. Encontrei isso nos livros e pretendo não para nunca de ler :/
    A leitura significa tanto para mim, não consigo ficar um dia sem ler pelo menos uma pagina por mais cansativo ou agitado seja o tal dia. Me perco num mundo particular quando leio, cresço, evoluo, sonho... Leitura para mim é tudo. Simplesmente tudo.

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  4. Sou igual a você Fran,minha mãe me incentivou e muito a ler livro,quando eu estava na 4ºsérie bat record entre os alunos e li 380 livros no ano!kkk
    Depois disso minha mãe achou que eu estava enlouquecendo e assim me deixou de castigo e ao contrário eu fiquei agoniada e cheguei até doente e é assim que hoje toda vez que faço algo errado já sei até do meu castigo!
    Mas,para mim ler é como uma aventura,um prazer que vai fazendo com que eu aos poucos sinta a própria personagem do livro,eu me rendo ao destino delas, e é assim que consigo aampliar meus conhecimentos:tirando dela sempre uma lição que passo para a minha vida.
    Choro,sinto raiva,dou muita risada com as palavras e as pessoas não entendem qual é o poder que elas fazem com o indivíduo!
    Às vezes quando estou em lugares públicos lendo sempre escuto um comentário assim:Mais uma nerd no ramo...essa vai ser rica quando crescer!
    Eu não sou nerd,apenas "devoro"livros que me faz bem,como diz minha tia:"Ler,comer e estudar é só começar!"rsrsrs.
    Beijos e seja bem-vinda!
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Linda explanação da comentarista.Engraçado algo que foi mencionado

    "A questão é envolver-se, a leitura é uma relação, você lê o que gosta.
    Não adianta o livro ser o melhor do mundo, o mais bem escrito, o que tem os fatos mais surpreendentes, sempre haverá um quinhão de gente que não vai gostar... Ninguém agrada ‘gregos e troianos’!"

    Hoje uma tia minha disse que eu tinha de gostar de auto-ajuda, para me instruir, que romance era vida irreal.
    Eu sempre fico calada qd elas(tias) me falam essas coisas, não discuto, não adianta, e o que li aqui no blog me acalmou, não que eu devesse em sentir errada
    mas fico triste as vzs com pessoas mandonas e "donas da verdade".

    Parabéns mil vzs a colunista^^

    ps.:post novinho no meu blog, deixo aqui o link, se puderem visitem e comentem .^^

    http://vivianeblood.blogspot.com/2011/12/amigos-do-blog.html

    ResponderExcluir
  6. Nossa que texto lindo ... acabei de divulgar no meu face =)
    Tbém sou assim levo sempre um livro comigo =) e assim nunca me sinto só!!!
    A leitura na minha vida como eu digo no meu skoob é como respirar não consigo parar, me dá tanto prazer e alegria que todos que convivem comigo sempre comentam que viram o livro tal e se lembraram de mim e outros falam queria gostar de ler como vc!!!
    Enfim amei o texto parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Eita que texto danado de bonito, se eu não gostasse de livros, este post me faria mudar de ideia. Pra mim leitura não só é mera distração, como é para muitas pessoas, é o jeito que encontrei de viajar no tempo e no espaço. É a hora que atravesso uma porta e vou para outro mundo.

    ResponderExcluir
  8. Blog chique!!Seguindo,segue de volta!Dirvita-se com as musicas no:

    music-musicaedemais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Amiga,mto bom! A verdade é que eu sou uma dessas que anda meio sem tempo para as leituras...mas amo amo ler,e vou voltar a ler em breve.
    Que suas colunas atinjam muitas pessoas!!!

    ResponderExcluir
  10. Que texto lindo :D Que bom que sua mãe te incentivou a ler. Que bom se todos os pais formassem leitores em casa!

    Beijos e boa semana,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  11. Nossa, adorei seu texto Fran!
    Acho que sou a ovelha "branca" da familia, sou a única que gosta de ler e estudar. Sei lá, não sei de onde eu puxei, mas sei que não foi dos meus pais nem dos meus irmãos, rs.

    Beijos,
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  12. Que texto incrível Fran.
    A leitura esteve presente em três momentos, quando comecei a ler e ia sempre na biblioteca pegar livros do Monteiro Lobato, e gostava muito disso. Quando tinha as leituras obrigatórias na escola, o que eu nunca gostei e por fim depois que li um livro de Dan Brown e descobri de vez esse fantástico mundo da leitura, e logo percebi também que mesmo quando há um livro de outro gênero, devo ler para descobrir outros mundos, não é mesmo?

    Parabéns pelo texto :D

    (Luara; prometo que não vou ficar mais ansioso pela Caixa de Correio, se não é capaz de espantar ainda mais o carteiro kkkk Mas assim que sair venho correndo assistir okay? Espero que saía na sexta então kkkk)

    Beijos meninas
    Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o texto... Meus parabéns.
    Ler é realmente tudo isso pra todos os amantes da leitura, e acaba se tornando tudo isso para aqueles que pegam um livro para ler, ou porque foi indicado, ou porque quer tentar ler, e acaba se apaixonando pela leitura.
    Novamente, meus parabéns pelo post.

    Abraços
    satierff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Concordo com tudo! A minha paixão pela leitura foi algo bem natural e que até demorou pra aparecer. Na época da escola, eu não gostava de ler e até fui para a faculdade de jornalismo sem ser apaixonada pela leitura. Mas tudo começou quando peguei O Diário da Princesa. Depois disso, foi vício atrás de vício. É realmente um prazer e uma delícia!

    beijo

    ResponderExcluir
  15. Eu não gosto de ler, eu amo ler, troco filmes por um livro, uma atividade viciante. O estímulo de leitura que tenho é consequência dos conselhos da minha mãe para ler um livro, hoje tenho até um blog literário. Agradeço sempre a ela e a minha madrinha pelo primeiro livro que ela me deu: Marley e eu.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir