27/12/2011

Resenha: O Diário de Suzana Para Nicolas

Título OriginalSuzanne's diary for Nicholas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. 
O livro O Diário de Suzana para Nicolas conta a história de Katie, Matt, Suzana e Nicolas e mostra como elas estão entrelaçadas. A história começa com o rompimento entre Katie e Matt, que estavam juntos há quase um ano. Katie, que tinha preparado uma noite especial para ele, se sente arrasada e tentando achar motivos para que isso tivesse acontecido.

Até que no dia seguinte, ela encontra um pacote na porta de sua casa. Nele, tinha um bilhete de Matt dizendo que aquilo ia explicar melhor o que aconteceu do que se ele tivesse contado com palavras.
Então Katie abre o pacote e se depara com uma caligrafia que não conhecia e que dizia: O Diário de Suzana Para Nicolas.

Katie começa a ler e o diário é contado por Suzana. Ela começa contando sobre sua vida em Boston, de como tudo sempre é corrido e como ela foi parar em Martha’s Vineyard, onde conheceu Matt.

"Sozinha em seu apartamento, Katie abaixou a cabeça quando terminou de ler o diário encadernado em couro. Colocou-o sobre o banquinho de madeira ao lado da banheira. Então começou a soluçar."

Matt era um homem dos sonhos. Carinhoso, companheiro, gentil e todas aquelas qualidades que todas as mulheres esperam encontrar em um homem. E foi por isso que Suzana se apaixonou por ele. E Katie também.

A cada linha do livro, o amor entre Matt e Suzana se desenvolve de uma forma tão singela, tão única, que acabamos esquecendo Katie. Então, eu acho que autor percebeu isso e voltou à narrativa para a situação dela. Mostra como ela fica ferida com essas revelações, como ela passa a gostar de Suzana e entrar em contradição com seus sentimentos.

"Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma. Eu me apaixonei. Estou apaixonada."

O livro é dividido em narrativas: uma hora é a história de Katie, na outra a Suzana está escrevendo no diário para seu filho Nicolas, pois ela quer ter uma relação com seu filho que seja bem íntima, ela quer que ele conheça todos os seus sentimentos e seus medos e ela escreve no diário com tanto amor, com tanto carinho, que há uma transmissão de sentimentos enorme entre ela e quem está lendo.

A história me emocionou demais! E além de emocionar, ela tem o poder de te prender. Li o livro em questão de horas e tenho que confessar: eu me liguei tanto à história, que chorei muito. Mas muito mesmo!

Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido”.

Uma grande vantagem do livro é a leitura que flui fácil. Os capítulos são pequenos, já que se trata de um diário, e os diálogos são muito bem colocados dentro da história.

Outro ponto positivo é a mudança de perspectiva dentro da história. No começo, eu odiava o Matt. Afinal, como ele poderia ter deixado a Katie assim? Mas a medida com que a história se desenvolve, eu passei a compreender os motivos dele, a entender os sentimentos dele.

Então gente, eu realmente recomendo esse livro. Com certeza é um dos melhores que eu li esse ano. É simplesmente incrível! 

Gostaria, por fim, de agradecer à Editora Arqueiro por disponibilizar o livro para resenha. Muito obrigada mesmo!

38 comentários:

  1. Ganhei esse livro no amigo secreto literário que participei com minhas amigas!

    E não vejo a hora de ler, sem dúvida é um lindo livro!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parece ser demais o livro.. Mas já sei que vou chorar muitooo.... Então tenho que intercalar com algum livro bem leve e engraçado. rsrsrs....

    Muito legal a resenha!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu!!
    Queria muito ler esse livro! Mas não sabia que era de chorar... agora vou ter que ler com a caixa de lenços do lado, porque sou bem chorona!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito boooooooooooooooooooooooom!
    Eu amei ele, e é um dos meus favoritos de 2011! \o/
    Adorei a resenha,

    Beijos, Milena:http://divertletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. AAiin,eu quero ler esse livro!! Amo essas leituras que prendem a nossa atenção e ainda mais em forma de um diário!! Adorei sua dica amore,vou procurar pra ver se acho à venda! \Õ/

    Beeeijo
    http://blogmymemories.tk

    ResponderExcluir
  6. Depois de ler "O Dia da Caça", primeira experiência que tive com os livros do James, percebi que ele é um autor fantástico e pelas resenhas desse e de outras livros, isso se confirma cada vez mais. E o melhor: ele escreve tanto suspenses, como dramas. Isso é fantástico.

    Fantástica também está sua resenha Luara. Parabéns \o/ Desde já um Feliz Ano Novo e muito sucesso ao Estante Vertical :D

    Beijos
    Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  7. Eu já tenho o livro e eu não sei porque ainda não o li. Acho que é por causa da minha falta de animação para livros utilmamente. :( Eu adorei a capa do livro e a sinopse, e com certeza me emocionarei com o livro. :) Só falta 2 livros para eu completar minha coleção dos livros do James pela Arqueiro. :)
    Adorei a resenha! Muito boa! :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Acredita que eu peguei esse livro pra comprar e hesitei tanto que não comprei? :O

    Até agora, todas as resenhas que li falaram que o livro é super emocionante. Acho que vou acabar lendo mesmo. Não tem jeito.
    E, surpreendente, já sei que é. :D

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  9. Oii!!
    O livro deve ser muito emocionante mesmo! Só leio resenhas positivas sobre ele!!
    É um livro que com certeza irá para lista de desejados!! *-*
    Beijos!!

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  10. Hey :)
    Me pareceu ser legal o livro *-*
    E ai como foi seu Natal?
    Desejo um excelente 2012 a ti *-*

    Beijos e tudo de bom

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa não esperava uma resenha tãaaao positiva *---* Agora fiquei na curiosidade. :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  12. Estou morrendo de vontade de ler esse livro, e sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Além de a história parecer muito interessante, linda e cheia de reflexões, só leio elogios sobre ela pela blogosfera. Espero ter a oportunidade de ler o livro em breve! :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ah, eu queria muito ler esse livro.
    A trama parece ser muito boa, e você fez uma ótima escolha de trechos. Como sempre, ótimos posts xD

    grande abraço!

    @Pedro_Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. O livro parece ser lindo! Vou colocar na minha listinha.
    Gostei bastante da resenha flor!
    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. A resenha está maravilhosa,...só de ler já me envolvi com Matt, Katie e Suzana, nem sabia da existência deste livro, mas #EUQUERO!!!! (uhasuash) =]
    Já anotei porque em 2012 ele é leitura obrigatória, obrigada pela dica!!! Amei.
    Bjo FRAN

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é mágico. Não tem como não gostar. Katie, Matt, Suzana. Todos são muito queridos. James Patterson realmente surpreende e convence.
    Adorei a resenha Lu.
    beijos
    boa quinta.
    :)

    ResponderExcluir
  17. eu conhecia o nome, mas não tinha ligado a capa. HUAH Olhando a capa eu nem veria o que é, já olhando o nome eu teria vontade, porque eu já tinha lido uma resenha. não lembro o que a outra dizia, mas não dava essa visão do que acontece como a sua HAUH
    se algum dia eu tiver a chance, leio

    ResponderExcluir
  18. Ai, eu queria tanto esse livro, parece ser ótimo!
    Adoro livros que a leitura flui e vc devora rapidinho...fora a emoção, as lágrimas, pq tmbm choro com livros assim(sou uma manteiga), mas em geral valem muito a pena e eu gosto de me emocionar com a leitura, pq mostra que o que foi lido, foi profundo e tocou realmente.
    Linda resenha Luh, amei!
    Beijokas querida e um bom ano novo pra ti!♥

    ResponderExcluir
  19. ai que legal sua resenha!comprei esse livro ontem,e admito que em parte queria ver como o autor de dia da caça se saiu em um romance.rsrs pelo visto mto bem!^^ um Feliz Ano Novo pra vc!!!

    ResponderExcluir
  20. louca pra leeeeeeer :)
    beeijãao, feliz 2012, muito sucesso!

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa, adorei a resenha, já tinha lido outras e essa só confirmou que eu tenho que ler esse livro o mais rápido possível xD
    Parabéns !

    Beijo, beijo

    ResponderExcluir
  22. Oii.
    Eu nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro então não sabia muito o que esperar!

    Mas caramba! Fiquei MUITO curiosa com o livro. Quero ler em breve!

    Ótima resenha, muito boa mesmo!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  23. Olá! Eu vi seu recado no meu Skoob, e vim ler a sua resenha. Achei interessante o seu ponto de vista e despertou em mim mais e mais a vontade de ler esse livro. Espero comprá-lo em breve. Seu blog também uma fofura, adorei o layout. Vou adicioná-la à minha lista de blogs. Beijos

    ResponderExcluir
  24. Parece mesmo muito legal e eu gosto dessas histórias que começam inusitadas!!!!

    ResponderExcluir
  25. Estou louca para ler o livro. É um gênero meio diferenciado para o James Patterson, por isso me interessou. Quero ver se ele realmente consegue escrever dois gêneros, tão diferentes, da mesma forma: perfeitamente.

    Parabéns pelo blog, e pela resenha.
    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Eu quero muito ler o livro. Toda resenha que leio elogia. Deve realmente ser bom.

    Adorei os quotes.

    Beijos!!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  27. eei amor, tudo bom ?
    muito, muito obrigada por seguir, fico feliz que tenha gostado do CT, espero te ver mais vezes por lá hein ? ;D haha .

    2bgs ;*
    - crazyteens-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Esse livro parece ser muito bonito e tô querendo ler um livro desses pra chorar muito, que nem você SHUASHU Sua resenha me deu muuuuuito mais vontade de ler!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Esse livro está na minha lista de desejados , e essa resenha só aumentou mais minha vontade de tê-lo. Bjos.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Tbém amei esse livro, foi o melhor de 2011 par mim =)

    Passei só pra deixar um grande abraço e o desejo de um 2012 fantástico para vc e para seu blog ok!!! bjão!!!

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha! :)
    Feliz Ano Novo!!
    Beijos
    http://giselecarmona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Ameeeeeeeeei a resenha! Como sempre é claro, afinal eu amo o seu blog! *----*
    Feliz Ano Novo, que todos os seus sonhos se realizem!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oii Luara!! Tudo bem?? Muito boa a resenha, quero muito ler este livro, está na minha listinha!!! O blog está lindo :D

    Beijos e Feliz 2012,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  34. Quero muito mesmo ler este livro pois é o tipo de llivro que te marca e te faz crescer de maneira pessoal.
    Amo me emocionar com histórias de outras pessoas que se tornam minha ao longo do tempo e me faz ser mais uma personagem no conto e este livro me parece o certo para isso.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Esse livro é dolorido! Não consigo ler sem chorar! Li há bastante tempo, numa coletânea de Seleções. Quero agora essa linda edição! A resenha está maravilhosa!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  36. Laura,

    eu postei resenha no blog há dois dias. É perfeito e entendi o motivo da Arqueiro ter mandando uma caixinha de lenços juntos, é immpossivel ler e nao se emocionar!

    Eu nunca tinha lido nenhum livro do James Patterson, mas tenho certeza que se ele escrever sempre assim, entrará paa a lista dos meus autores favoritos.


    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  37. Adorei a sua resenha,e seu blog também !
    O livro é lindo,concordo com você. Me surpreendi muito.
    Parabéns pelo blog,beijos.

    ResponderExcluir
  38. Esse livro é lindo! Chorei ao terminar de ler ele, e quero ler de novo. Eu também fiz uma resenha dele no meu blog: http://comchocolatequente.blogspot.com/2012/01/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html
    Se você quiser olhar e comentar :) Beijos

    ResponderExcluir