18/12/2011

Você sabe o que é chick-lit?

Muita gente que adora uma boa leitura já ouviu falar há este livro é ‘Chick Lit’, mas você realmente sabe o que significa ou o que aborda este tipo de leitura?
Popularmente denominada ‘Literatura de mulherzinha’, é a literatura que se dedica ao universo feminino, em regra, são romances leves, divertidos que retratam a mulher independente, ousada, inteligente, enfim... a mulher moderna!


Atualmente este gênero literário tem grande ascendência no mercado e traz aos leitores muita diversão, pois os dramas e confusões são garantidos neste estilo.

Quem já não assistiu/leu Bridget Jones? Suas aventuras atrapalhadas? Ou Becky Bloom com sua ‘echarpe verde’ da sorte... amo!



As ‘heroínas’ dos livros deste estilo são diversificadas, elas podem não ser perfeitas, podem ser jovens ou terem certa idade a mais... Mas vivenciam uma rotina com problemas comuns a qualquer mulher, sejam amorosos, de peso, profissionais, família, casamento, e por aí vai!
Os Chick-lits são narrados em um tom confiante, nos sentimos conversando com uma amiga, e passamos a vivenciar e entender a personagem, às vezes ficamos com raiva de suas ‘teimosias’ ou das ‘burradas’ que fazem, mas é por causa da intensidade com que nos envolvemos a estas mulheres de fibras.

Na atualidade eu gosto muito da Marian Keyes, seus livros são apaixonantes, podemos ler um após o outro e nos maravilharmos com as personagens femininas, batalhadoras e super divertidas, que nos ensinam diversas lições, pois nesta forma irreverente de narrativa os autores trabalham problemas diários e inseguranças femininas de forma clara, irônica, e que muitas vezes te fará dar boas risadas!


Então que tal render-se a um livro deste estilo e experimentar as aventuras e complexidades do universo feminino? 

Aposto que você irá gostar e muito, e pra quem já é adepto a este estilo comente dando dicas dos livros, filmes e até seriados que beiram esta linha, para que todos possam compartilhar as divertidas aventuras destas heroínas modernas!

Fran, 21 anos, colunista quinzenal. Sempre leva um livro consigo, ama músicas e seriados, curte filmes, mas sua paixão principal é escrever, e pretende fazer muito isso por aqui!  

46 comentários:

  1. Adorei o post, sempre ouvia algo sobre este termo mas ainda não sabia seu significado... interessante.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran!
    Adorei o post, é muito esclarecedor. Principalmente pra quem ainda não sabia exatamente o que era Chick-lit.

    Beijinhos :*
    Nessa.
    http://cantinhodelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran, td bem linda?
    Menina eu tenho que te agradecer por este post tão maravilhoso heim! Acredita que até agora nunca tinha tido uma explicação tão completa desse gênero que só ouço falar horrores, mas nunca soube o que era realmente? É, mas agora já sou uma bem entendida sobre ele, graças à você querida!
    Super bom o seu post, me garantiu uma visão completa do gênero e me ajudou muitoooo!!! Amei!
    Beijos e até a próxima quinzena.

    ResponderExcluir
  4. Awwhn, já me deixei levar pelo chick-lit há um bom tempo e atualmente já não consigo viver sem um... rs'
    Comprei Melancia há um tempinho e acho que nessas férias vou lê-lo, pois já vi muitas resenhas positivas sobre os livros da autora...
    Adorei o post! :)



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu amo Chick Lit
    depois da literatura de época essa é a minha preferida
    E minha super autora é a Marian ♥

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    adorei o post!!! Não tem nada melhor do que ler um Chick Lit de vez enquanto!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi!!
    Adorei o post!! Comecei a ler livros de chick-lit não faz muito tempo, e fiquei viciada!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Li poucos chick-lits e os que li, amei.
    Acho esse gênero muito bom!

    Beijos
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Apesar de ter lido poucos Chick-lits eu adoro, são sempre uma leitura agradável e bem divertida! Adorei o post!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro este tipo de livro!!! Amo mesmo!!! Principalmente porque eu me identifico com algumas situações destes livros, especialmente as mais hilárias. Sempre me meto em confusões, assim como as personagens principais.

    É muito divertido!!

    Abraços!
    Pri
    http://laviratta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oh Fran, você por aqui? :)
    Obrigada pela informação, eu não sabia mesmo o que significava.
    Dos livros comentados eu sou apaixonada por Bridgte Jones!! Ela é muito parecida comigo, kkkkkkkkk.
    Jornalista, gordinha, atrapalhada e completamente apaixonada por um cara que de tão certinho às vezes fica um pouco chato...amoadoro!! rs
    Beijos
    http://giselecarmona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Não gosto muito de chick-liits não. Só li um ou dois eu acho, e só gostei de um. Pretendo ler mais para ver...

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga, tudo bem?

    Como estou visitando e lendo os blogs de meus amigos jamais deixaria de passar aqui para visitar o seu, confesso que seu blog está cada vez mais interessante e melhor. Parabéns pelo blog e o trabalho que você vem desempenhando nele.

    Por favor, com toda modéstia eu gostaria muito que você lesse mais uma resenha que o meu livro “CARRATOS – uma história de rock” recebeu.

    Quero muito poder compartilhar essa alegria com você. Pois saiba que essas resenhas por mais importantes que sejam, elas não são nada sem você e seu valioso comentário amiga leitora.

    Eis os links:
    http://www.charmsbooks.com/2011/12/resenha-carratos-uma-historia-de-rock.html
    http://blogdarainhadafloresta.blogspot.com/2011/12/carratos-de-ocelo-moreira.html

    Saiba que também estou à disposição se acaso precisar de mim para fazer qualquer comentário em seu blog ou em alguma resenha sua.
    OBS: Por favor, gostaria que você comentasse

    sobre a resenha no “blog da Anna” e também no “blog da Lara”.

    Desde já sou bastante grato pela participação e atenção dispensada.

    Grande abraço e até mais.
    Ocelo.

    ResponderExcluir
  14. tem meme la no blog pra vc !

    http://www.laanaminhaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adoro esse tipo de leitura! Na verdade amo livro de qualquer jeito! Adorei o post...bjus!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Muito legal você explicar sobre o gênero. Eu curto bastante, apesar de não ser um dos meus favoritos. Mas enfim, o post foi tudo!

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite,a Viviane do blog razão e resenhas me recomendou esse blog,primeira vez que o visito,é interessante saber que existe uma literatura para mulheres assim,eu não sabia.Obrigado pela informação.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Fiquei sabendo o que é chick lit qd comecei a blogar, e confesso que apesar de não ter lido muito adoro o estilo.Os poucos que li me fizeram sentir ,como vc disse, amiga e confidente da personagem,até pq em muitos os casos nos sentimos parecidas física e emocionalmente com as mesmas

    Amei o post, assunto legal, como sempre arrasando né Kukuty *.*, aliás, indiquei o blog pra um amigo.O Paulo. ^^

    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com/2011/12/escritor-parceiro-leonardo-zegur.html?showComment=1324347375964#c3450970718992732215

    ResponderExcluir
  20. Eu AMO chick-lit. Adoro os livros da Marian Keyes. O jeito que ela escreve é maravilhoso.

    Acho engraçado que ainda tem gente que não conhece o gênero.

    Beijos!!

    @carissinha
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Não sou lá muito fã e click-list, tenh oq confessar, meu estilo é mas fantasia com aventura hehe
    Mas sempre leio um click-list para descontrair das leituras serias. É sempre divertido, não tem como não se deliciar com a leitura leve.
    Ótimo post!
    BJão!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  22. Não sou lá muito fã e click-lit, tenho q confessar, meu estilo é mas fantasia com aventura hehe
    Mas sempre leio um click-lit para descontrair das leituras serias. É sempre divertido, não tem como não se deliciar com a leitura leve.
    Ótimo post!
    BJão!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  23. Oi! :D
    Adorei o post. *-*
    Adoro um Chick-lit, e são sempre bem vindos quando procuro algo leve e divertido.

    Bjuu' ^^
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu costumo chamar de "Leitura de mulherzinha" ;P
    Mas enfim... conheço a beck bloom, mas nunca li os livros da série, só vi o filme. Gostaria muito de ler os livros, parecem divertidos, mas por hora, o tempo é escasso. ;/

    Grande beijo
    satierff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. I love chic lit....
    Belo post flor...muita gente ainda nao conhece o genero e tem muito livro bom neste meio..
    Comecei a ler Marian Keyes agora e to adorando.

    Bjos

    Tela

    ResponderExcluir
  26. Olá.
    Adoro chick lits.
    Sempre estou procurando lê-los. Ainda não li nenhum da Marian Keeys somente da Meg.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  27. AAhh,não sabia que o nome desse tipo de leitura era esse!! Eu adooro esse tipo de livros,e sou dooida para ler "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom"!! Parece ser tããão bom né?!

    Amoree,vou ficar muuito feliz se você participar do sorteio,o kit é liindo e é super fácil de participar! Obrigada por comentar lá...S2

    Beeijo
    http://blogmymemories.tk

    ResponderExcluir
  28. Adorei o texto! *---* Amo a "literatura de mulherzinha", por mais que eu goste de ação e suspense nunca trocarei meus chick-lit's.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  29. Eu amoooo Chick Lit! É um dos meus gêneros preferidos, confesso! Um dos meus livros preferidos do gênero é It Girl. A série inteira é ótima, bem melhor que Gossip Girl. Acredito que a Cecily se superou ao escrever It Girl.

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Eu leio, se está na minha mão, para descontrair mesmo, porque não é o meu estilo. Mas de vez em quando é bom variar e ler algo mais leve^^

    http://www.natocacomacoruja.com

    ResponderExcluir
  31. Amo, amo, amo chick lit!

    Leitura maravilhosaaaa!

    ResponderExcluir
  32. Hey (:
    Adorei o post. Faz tempo que não leio um chick lit, eu adoro, mas não leio sempre q

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  33. Quem não gosta de chick-lit, não é mesmo? Não vou dizer que é meu gênero favorito, pois gosto de todos, mas amo uma boa história com bastante drama e riso. Não sou tão fã assim da Marian, mas adoro as histórias da Sophie Kinsella.

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Oi Laura, nossa adorei e agora ja sei o que signifca chick-lit... hehehe
    Eu nao sabia!!!

    E eu indico, A série A mediadora... Heroina muito engraçada e que me identifiquei muito!!!

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. acho que eu aprendi sozinho o significado da expressão rsrs
    mas não é nada ruim esse gênero, muitos livros são muito bons e, apesar do foco no universo feminino, nós homens podemos dar altas risadas com essas mulheres sendo (ou tentando) independentes. xD
    ótimo post!
    parabéns!

    grande abraço!

    @Pedro_Almada
    inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Hello!
    Ah eu amo chick-lit vício total!
    HAHAHA
    E acho que a Becky é a que mais representa né, as pessoas sempre citam ela como referência de chick-lit *.*

    Amei o post.

    HAHA eu também baixei Um Dia, mas ainda não vi

    Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.!
    Das meninas do Obsession Valley.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Eu leio pouco chick-lit, mas não é por falta de vontade. É que, na maioria das vezes, eles custam beeem caro. xD
    Espero ler algum ano que vem.

    Ótimo post!

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  38. Eu amo chick-lit e acho muito difícil alguém não se divertir com esse gênero. Eu amo muito a Becky Bloom e amo muito a Sophie Kinsella! Nunca li nada da Marian Keys, mas espero um dia ler. :)
    Ótimo post falando desse maravilhoso gênero! :) E feliz Natal!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Olá :)
    Eu não me lembrava o que era Chick-it :O
    Mas meus parabéns pelo post esclarecedor :)

    Desejo a ti um Feliz Natal e tudo de bom a ti e seua familia :)

    Beijos e tudo de bom

    ResponderExcluir
  40. É sempre bom ler um Chicklit quando terminar um livro meio que pesado, como romance histórico ou uma literatura vampiresca... Eu adoro *--*

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Oii,

    Eu nunca li um Chicklit =O
    UASHUASHASUH' Que vergonha... =S
    Mas eu vou tratar disso, irei comprar um livro... uashsauhasuhsu'

    Beijos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  42. Eu sou apaixonada por Chick Lit serio serio \o/ ainn Fran estou amando a sua coluna!!! beijos....
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. Nossa, eu nem sabia que era esse nome que se dava pra esse tipo de livro,conhecia apenas o nome Chick Lit, mas nem sabia o que era hehehe...Agora eu sei :)
    Obrigada hahaha
    Beijos,
    Cyntia

    pelerinedesmots.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Marian Keyes é ótima!
    Acho ela uma das melhores em Chick Lit atualmente e bem que me rendo a esse genero sempre!

    =*
    milalices.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Hey Fran, adoro suas postagens XDD

    Eu ri MUITO com Delírios de Consumo mas não sou muito adepto a este gênero de livros. Prefiro o bom e velho dragão....srsrsr

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  46. Nunca tinha ouvido falar nesse termo!!
    me senti out agora rsrsr
    --
    @zumblorg

    ResponderExcluir