26/01/2012

Resenha: As Crônicas da Terra do Lago - O Primeiro-Ministro

Título: As Crônicas da Terra do Lago - O Primeiro-Ministro
Autora: Iracy Araujo
Editora: Novo Século
Páginas: 142
Quíron, o Primeiro-ministro, mantém o reino da Terra do Lago em equilíbrio e prosperidade. O Rei Darel, está feliz com o nascimento da princesa Diana, sua única filha e herdeira. As sombras do exercito de Magnus, o Impiedoso, avançam sorrateiramente sobre a cidade conquistada pelas mãos do sanguinário invasor. Na calada da noite, Quíron consegue fugir do castelo com sua filha, Selene e a pequena Diana, salvando a princesa da morte certa. Conseguirá o fiel ministro mantê-la a salvo da tirania de Magnus?

A Terra do Lago era uma terra pacífica, cheia de riquezas naturais e governada por Darel com ajuda do seu primeiro-ministro Quirón. Porém, a Terra do Lago estava ameaçada de invasão por Magnus, um guerreiro ambicioso de Sevaste que vinha dominando muitos territórios nos últimos anos.

Sabendo que a derrota da Terra do Lago estava certa - já que eles não tinham um exército preparado por ser uma terra pacífica -, Darel pede que Quirón fuja com Diana, a única herdeira do reino, pois no futuro, ela será a única capaz de reunir os nobres para lutar contra Magnus.

Quirón então pega Diana e sua filha Selene e foge para um abrigo nas montanhas. Anos se passam e Magnus continua procurando-a por todos os cantos do reino. Nesse meio tempo, eles passam a viver como uma família comum. Diana não sabe quem é para sua própria proteção. Eles passam a freqüentar mercados das vilas vizinhas e descobrem que Magnus está cada vez mais perto de encontrá-los.

A guerra acontece pela ganância e intransigência de alguns que buscam pela força subjugar outros povos, tomando seus reinos e riquezas e impondo suas vontades. Mas há também aqueles que combatem pela paz, pela esperança, em busca de um mundo melhor, tentando libertar-se dos tiranos e monstros que dominam os reinos indefesos.
Então, em uma caçada, Selene conhece Gabriel, um dos últimos magos de Alvendir. Ela se torna sua aprendiza e passa a viver com Gabriel, que a ensina tudo o que ela precisa saber para se tornar a próxima senhora de Alvendir. Para isso, Selene fica afastada de casa por alguns anos e cabe a ela retornar no tempo certo para salvar Diana, que continua ameaçada por Magnus.

Eu simplesmente não sei como me expressar a respeito desse livro. Eu simplesmente ADOREI.
Comecei a ler o livro sem muitas expectativas e apesar de já ter visto muitas resenhas – positivas e negativas – não sabia o que esperar a respeito dele. E eu me surpreendi, já que a sinopse e nenhuma resenha foi capaz de expressar o quanto o livro é bom.

É uma leitura que flui muito fácil e apesar de ter tempo que eu não lia nenhum livro de literatura fantástica, eu gostei do contexto do livro.
Por ser o primeiro livro de uma trilogia, não acontece muita coisa no livro, é mais uma introdução para o que está por vir. Isso não significa que o livro seja chato ou que enrole a história, muito pelo contrário, apesar de ser bem fininho, o livro vem com muito conteúdo.

Magnus ocupava agora o quarto do falecido rei. Estava sozinho, deitado na grande cama cortinada. A ferida no braço demorava a cicatrizar e a dor lembrava-lhe do sorriso de Darel, parecia ouvir sua voz – tens a minha vida, mas não terás a de minha filha. Tinha que encontrar a menina e a faria em pedaços para compensar a perda de sua mão.
A diagramação do livro é bem simples, páginas brancas e o tamanho da letra é bom, nada que realmente chame a atenção. Mas em compensação a capa é maravilhosa! Eu me apaixonei por ela no primeiro momento em que a vi.
Outro ponto positivo é a escrita do livro. É bem adaptada a época em que se passa a história. Por exemplo, “você” é substituído por “tu”, o que realmente fez com que a escrita desse uma base histórica para o livro.

O detalhamento no livro é outro ponto a se destacar. A autora descreve muito bem os lugares no livro, o que faz com que você realmente veja a Terra do Lago ou Alvendir. Mas mesmo assim, não é um detalhamento cansativo, sabem? Tenho lido muitos livros em que os autores falam até a cor do capacete do motoqueiro que passou em frente a casa do tio do personagem principal. Em As Crônicas da Terra do Lago – O Primeiro-Ministro, a Iracy consegue detalhar muito bem e não cansar o leitor.

Eu realmente queria que o livro fosse maior, pois eu virei a última página esperando por mais e mais.
Então leitores, esse é um livro mais que recomendado, mesmo que vocês não apreciem tanto esse tipo de leitura, pois ele consegue te envolver de uma forma que você não consegue escapar. 

43 comentários:

  1. Já li esse livro e gostei muito, estou muito ansioso pela continuação! Gostei muito da narrativa e da estória em geral, só achei que as coisas acontecem muito rápido... Gostei bastante da sua resenha :)

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Além dessa capa ser linda, a história é ótima. Estou ansiosíssima pela continuação. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É tão bom quando um livro nos surpreende de forma positiva. Começar a leitura sem muitas expectativas e adorar a leitura é bom demais.

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas agora fiquei bastante curiosa.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    tem selinho para você lá no blog:

    http://mademoisellelovebooks.blogspot.com/2012/01/selo-6.html

    Espero que goste!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Já vi outras resenhas sobre esse livro, mas nenhuma delas conseguio chamar minha atenção como a sua ! Gostei muito..
    Beijos
    Yasmin - Living and Learning

    ResponderExcluir
  6. Oiii ^^ Esse livro nunca me interessou muito porque me lembra Senhor dos Anéis e ainda o quesito "descrição" me incomoda, não gosto muito de descrições de lugares porque eles surgem sozinhos na minha cabeça e completos sem muitos detalhes dados , então quando os autores falam disso demais fico incomodada ;x A história parece interessante no geral, mas não sei realmente se eu gostaria, por gosto próprio mesmo! Porque sua resenha está ótima e a história é legal mesmo, conheço muita gente que com certeza gostaria :D

    Beijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hey :)
    Adorei a resenha *-*
    Seus textos dão uma vontade maior de ler os livros *-*

    Beijos e cuide-se
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Luara! Estou ansiosa para ler As Crônicas da Terra do Lago! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. A minha irmã leu este livro, mas ainda não tive a oportunidade.
    Parece ser muito bom realmente, e sua resenha me deixou com vontade de ler.Gosto quando o autor não enrola muito nos detalhes, e ela parece ser bem direta na história.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Sou um fã de crônicas, e esta, depois de ler sua ótima resenha, Luara, já entrou pra lista das desejadas ;D
    Coincidência ou não o Princess Diana? (Risos)

    Grande beijo
    satierff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, flor!
    Acho essa capa linda.
    Pela sua resenha, vai ser mais um que vai ter que ir para a lista dos desejados que já está imeeensa!

    Bjs
    Bia
    www.amormisterioesangue.com

    ResponderExcluir
  12. Esperando minha amiga terminar de ler para finalmente ter a minha chance. Depois da sua resenha eu acho que terei que apressá-la um pouco.
    Beijo =*
    @blog_ultimo
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. viish, esse tema já me agradou mais um dia, hoje nem gosto tanto =/
    beijos,

    http://s2juuh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Nooooooooossa eu nem tenho palavras pra dizer o quanto eu gostei desse post! Amei a sua resenha, amei esse tema de fantasia , amei a capa desse livro! AHhhhhhhhhhh parabéns eu amei esse post! Mil BEIJOS!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. A temática desse livro me agradou, adoro livros fantasiosos assim, ainda se for como você disse, que te envolve até o final :D
    ótima resenha ^^

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Só vi resenha boa desse livro e agora fico querendo ele que nem uma louca. Espero que minha oportunidade de lê-lo surja logo *--*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  17. Resenha Fantástica Laura!! Parabéns!!
    Os detalhes que vc descreveu são ótimos, ja vi algumas resenhas deste livro, mais não tão explicadas como a sua, esta parte de detalhar o livro sem ser cansativo, a parte do "tu"...
    Muito bom...

    beijoss
    Tem resenha nova no blog tb, passa lá
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Que resenha ótima! Adorei.
    Gostei dos pontos que ressaltou e isso só favoreceu para aumentar a minha vontade d lê-lo.
    Beijos.
    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. É uma leitura tão rápida né?
    Eu também gostei bastante de O Primeiro-Ministro, confesso que fiquei com muita raiva de Selene, mas foi algo passageiro.
    A capa é mesmo maravilhosa, no momento em que peguei o livro na mão fiquei um bom momento estudando a capa. rs
    Não vejo a hora da continuação!

    Beijos
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Luara!
    ta todo mundo lendo esse livro, nao vejo a hora de ler tambem; o tema parece ser meeeega interessante bem do jeito que eu gosto! Sei como é quando a gente termina querendo que o livro fosse maior kkk
    Beijãããoo

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela resenha Luara :D
    O livro é incrível né?
    Assim como você, achei ele muito curto, mas gostei muito do que encontrei, sobretudo o estilo de escrita da autora.
    A capa em si já é um show né? Só de fazer todo o sentido com a história já faz dela "esse show" kkkk

    Parabéns, de novo rsrs

    Beijos
    Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  22. Poxa, parece bem intenso esse livro, gostei!

    Beijos,
    http://weheartmake-up.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Vejo muitos blogs falando sobre esse livro...parece ser bom!
    Bjus!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Luara,

    Gosto da forma como vc resenha os livros! Parabéns!
    O livro parece ser muito bom... Gosto quando eles envolvem o leitor...
    Bjkas, flor...

    ResponderExcluir
  25. Morro de curiosidade de ler esse livro, mesmo que as resenhas estejam tão divididas, já que alguns acharam maravilhoso e outros não tão bom. Como eu adoro literatura fantástica, deve ser ainda melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Nossa que livro interessante! Fiquei morrendo de vontade de ler! rs bjus

    http://anavidadeestilista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Já li esse livro e adorei!

    Ele realmente deveria ser maior, pois me prendeu até a ultima página, me deixando com gostinho de quero mais haha :)

    Beijos,
    Books Lovely | http://www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  28. Eu adorei esse livro! Ai, essa capa é linda demais *-* Só queria que ele fosse um pouco mais grossinho ):

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Já ouvi falar muito bem do livro, mas não gosto de começar trilogias/séries sem continuação, não gosto nenhum pouco de esperar, já chega par mim a espera que foi Herança, de qualquer modo esse livro está na minha lista de leituras, quando os outros tiverem lançado.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  30. Adoro livros assim!

    Gostei da sua resenha, bem explicada!

    Uma pena que ele seja curto e deixe com gostinho de quero mais... Ficamos mais ansiosas!

    Beijos,

    Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Primeira vez que ouço falar. Parece muito bom mesmo *-*
    Isabela

    ResponderExcluir
  32. Boa noite,

    Esta ai um livro que me surpreendeu, eu tambéms gostaria que ele fosse um pouco maior, achei demais o livro e a autora tem muito potencial, assim como a continuação, eu também resenhei esse livro no blog, também gostei muito da capa.
    Parabéns pela resenha.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Oi,linda!
    Já li esse livro e também adorei! Realmente,por ser curto,nos deixa loucos para conferir sua continuação.A autora arrasou!
    Excelente resenha.Ficou perfeita!
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  34. Olá! Só isso: AMEI A SUA RESENHA. Todos estão falando muito bem desse livro, gente *o* Me interessei bastante. Parece o "tipo" que eu gosto de ler, risos. Beijos, http://doceescrita.blogspot.com/ x

    ps.: está rolando um sorteio lá no blog. Seria legal se você participasse. Se quiser conferir: http://doceescrita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. A Iracy é parceira lá no Razão e me enviou esse livro.
    Sua resenha ficou tão legal, muito fofa mesmo, já li o livro e adorei, é muito leve, cheio de magia, meus filhos o adoraram tb, pq li para eles .*.*

    Beijinhos
    Vivi
    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/01/dicas-da-july_28.html

    ResponderExcluir
  36. Oi amiga, como vai. Amei seu blog e agora estou te seguindo.Aproveito para convidar-te para participar da promoção que está rolando lá no blog http://diariovirtualdaane.blogspot.com/2012/01/promocao-sorteio-entre-as-150.html

    Beijos

    Ane
    http://diariovirtualdaane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Show o post, ainda não sei se quero ler este livro, sabia? Mas adorei a resenha! :)
    beijoooos

    ResponderExcluir
  38. Eu já tinha visto a capa e (como você) gostado, mas só percebi agora que eu não conhecia a história. Já tinha me atraído, agora mais ainda. Só desanimou que tem continuação, o que eu realmente não queria. To evitando ao máximo .-.

    ResponderExcluir
  39. Estou super curiosa para ler esse livro... Com tantas resenhas, tanto positivas, quanto negativas, ele já se tornou bem polêmico na blogosfera. E, apesar de não ser meu gênero favorito, vou ler assim que puder, pois ganhei-o recentecemente numa promoção e não vou desperdiçar essa oportunidade para ver de que lado eu fico: dos que amam, ou dos que não. rs
    Adorei sua resenha!



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  40. Oi ..

    Já tinha lido algo relacionado a este livro pela blogosfera, mas não tinha me interessado.

    Agora com a sua resenha, o livro despertou em mim algo que estava dormindo. Mas não sei se o lerei agora. Quem sabe mais pra frente, rs.

    Ótima resenha.

    João Victor | Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Que resenha legal Lu ! Já vi resenhas desse livro e estou super curiosa para ler *o* .

    A capa é linda demais *O*O*O* hahaha'. Só é 'uma pena' que a diagramação seja simples "/ , mas se bem que essa é uma caracteristica dos livros do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira ç_ç , as capas são de matar, mas a diagramação não tem praticamente detalhe nenhum ç_ç .

    ____________

    Menina que reforma foi essa que você fez no blog ? *O* , adorei ! *O*O* hahaha'.


    Beijos,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  42. Parece ser um livro legal!
    Eu já tinha o visto pela blogosfera, mas ainda não tinha me interessado.
    E depois da sua resenha, juro que fiquei tentado a lê-lo.
    Parabéns pela resenha!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir