02/01/2012

Resenha: Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar

Título: Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar
Autor: Joseph Jacobs
Editora: Martin Claret
Páginas: 136
Bruxas... Algumas são más, terrivelmente más! Outras, nem tanto. E existem ainda algumas que são verdadeiras heroínas. É uma pena que só se conheçam as más. Elas foram as que ficaram mais famosas na história da humanidade, afinal, fizeram tantas coisas terríveis que é difícil de esquecer. Mas existem também as boas. E há os feiticeiros... Quem nunca ouviu falar de Merlin, por exemplo – o mago celta que ajudou o Rei Artur? Pois então deixe de lado o preconceito e abra este livro. Nele, você encontrará 10 contos sobre bruxas, bruxos e seus feitiços extraordinários. São contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Você pode acabar descobrindo que feitiços são muito interessantes – às vezes cruéis, outras, divertidos. Mas tome cuidado! Entre um conto e outro, sem que se dê conta, você pode acabar completamente encantado.
Bruxos, bruxas e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar é um livro composto por dez contos de fadas celtas.
Como a maioria de vocês deve saber, contos são narrativas curtas, que funcionam como unidade de efeito, ou seja, ele causa em você uma impressão forte, deixam uma mensagem para você levar para a sua vida.

Como eu não leio muitos contos, resolvi arriscar e pedi para a editora Martin Claret um exemplar desse livro. Foi um tipo de leitura muito novo pra mim, estranhei um pouco no início, mas depois, a leitura fluiu facilmente.

Eu não conhecia nenhum conto celta, na verdade. Então pra mim foi meio que um choque cultural em vários contos, o que eu achei bem legal, uma vez que isso é uma ótima oportunidade para conhecermos coisas novas.

"Assim, uma explicação para a atualidade dos contos de fadas está na riqueza de elementos psiquicos que eles possuem e dialogam, de alguma forma, com a mente humana. Eles são uma das nossas principais heranças psíquicas. E são tão antigos e tão presentes em tantas culturas diferentes que é impossível precisar sua origem."
O livro começa com a importância dos contos de fadas. E afinal, todos sabem que eles são muito importantes para desenvolvermos nossa personalidade, não? Afinal, você confia em uma velhinha na rua te oferecendo uma maçã? Taís Gasparetti nos leva a ter questionamentos sobre como esses contos influenciaram e continuam influenciando em nossa vida.

Durante o livro, nos deparamos com 10 contos. Todos se baseiam em zonas rurais e palácios. Desses, posso citar os que eu mais gostei: Os Filhos de Lir, As Mulheres de Chifres e Morraha.

"De fato, todos que viam aquelas quatro crianças não conseguiam deixar de amá-las profundamente. Lir os protegia, deixando-os sempre dormir em leitos que ficavam diante do seu. Costumava levantar-se cedo a cada manhã e deitar-se entre os filhos. Logo, por conta desses cuidados paternos, o dardo do ciúme atingiu Oifa, que passou a sentir pelas crianças ódio e inimizade."
Os contos são da tradição oral celta (aquelas histórias passadas de pai para filho) e, apesar de serem pequenos e o livro ser bem fino, todas as histórias terminam com uma moral. E não se enganem: o livro tem muito conteúdo!

A diagramação do livro é bem legal, ele é cheio de imagens, o que faz com que possamos visualizar todas as cenas com mais precisão. E só para não passar em branco, eu tenho que comentar: a capa é linda, não é?

O livro é o segundo de uma série, que inclui:

  • Princesas e damas encantadas
  • Heróis muito espertos 
  • Duendes, gigantes e outros seres mágicos.

Então, para aqueles que querem se aventurar em algo diferente do que vocês estão acostumados a ler, eu recomendo esse livro. É incrível. 

30 comentários:

  1. *-* Parece ser muito legal! Eu gosto muito de contos, e esses parecem incríveis, vou com certeza procurar mais sobre ele.

    beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luara!
    Não gosto de contos, nunca gostei, na verdade. Mas nunca conheci nenhum conto celta.

    Beijos e Feliz Ano Novo,
    Bianca - Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  4. Eu amei as mudanças que você fez no blog! Ficaram ótimas!
    Confesso que depois que eu escrevi alguns contos acabei gostando.
    Vou conhecer esse livro também!
    Beijos
    http://www.giselecarmona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. eu também nao leio muitos contos, para falar a verdade, nem sou muito fan
    beijos,
    http://s2juuh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que deve ser um livro bem legal. Quero muito ler, já que amo contos de fadas.

    Beijos!!

    Feliz 2012!

    @carissinha
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  7. Faz um bom tempo que não leio contos, mas este livro parece ser bem interessante! Quem sabe me animo?
    Feliz 2012 linda! E obrigado pela visitinha lá no blog. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sou muito fã de contos, mas ainda não li nada parecido com esse livro... Depois de ler sua resenha bateu aquela curiosidade, sabe? Acho que vou dar uma olhada na livraria perto daqui e ver se consigo comprá-lo!



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  9. Luara, resenhei esse livro no meu blog tb, é uma resenha um tanto complexa, pois temos de condensar o que achamos num apanhado de contos diversos, mas vc resenhou magnificamente bem, adorei. Beijinhos!!!

    Vivi
    Razão e Resenhas
    Promoção relâmpago lá no blog, conto com vc.

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/01/promocao-relampago.html

    ResponderExcluir
  10. Tbm não sou lá muito fã de contos, não leio muito deles, mas até que gosto. De vez em quanto dou uma lida em alguns, só que não com muita freqüência. Muitos interessante contos que rodam esse tema meio místico, eu já fiquei curiosa :D
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  11. obrigada, desejo tudo em dobro amor ;D

    OMG, que lindo aqui, amei *-*

    2bgs ;*
    - crazyteens-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ahhhhhhhhhhh tu mudou o visual do blog que coisa mais lindaaaaaaaaaaaaaa eu amei! Seu blog ficou ainda mais perfeito! Ótima resenha flor! Ahhhhhhh quer fazer parceria com o meu blog? Mil Beijos! *-*
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ter achado interessante essa coisa de conto de fadas celta, não gosto de livros de contos, então não tenho vontade de ler esse =/
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    já Princesas e Damas encantadas e amei!! Os contos são bem diferentes do que a gente costuma ver por aí!

    E as capas são mesmo lindas!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Assim como você, não tenho costume de ler livros deste estilo, na verdade nunca me interessei por literaturas de contos.
    Mas também procuro mistificar meus costumes de leitura.

    Gostei bastante da resenha, e por ser um livro pequeno, assim como você disse, parece ser um livro com bastante conteúdo.
    Parece interessante livros de lendas celtas, as vickins parecem boas.

    Gostei da sua visita lá no blog...

    Dieison C.

    aviadorread.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não acredito que nunca tinha ouvido falar nesse livro... Adoro contos e esse tipo de histórias. *-*
    Fiquei muito curiosa, espero ter oportunidade de lê-lo. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Luara!

    Estou tentando parceria com a Editora Draco, coloquei lá que vc indica o Best therapy para parceria, ok? Não briga comigo... rsrsrs

    Beijos!

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Que legal, um livro sobre contos celtas! Acho muito interessante este assunto, o livro deve ser bom mesmo! rs

    Beijos!

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá :)
    Adorei conhecer este livro *-*
    Luara,voltei a postar...
    Desejo a ti um Feliz 2012 e tudo de bom em sua vida e aqui no blog :p

    Beijos

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    O livro parece ser legal para conhecer. Eu achei interessante!

    BJos

    ResponderExcluir
  21. Adorei...estou louca para ler esse livros...parece ser muito bom mesmo. Se puder participa dos sorteio de um Kit que estou fazendo no blog. Seguindo as regras pode preencher o formulário quantas vezes quiser.Bjus!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Luara!!
    É a primeira vez que visito o seu blog, eu adorei ele *-* Eu ficaria super feliz com a sua visita ao meu blog e eu te convido para conhecê-lo ^^

    Beijos!
    Jaqueline - Misterio das Páginas
    http://misteriodapaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Não sabia que esse livro era de contos, parece ser bem legal, eu adoro contos! *-*

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Que massa, vei!! (Pareci um baiano agora!)
    Enfim, esse livro de contos parece ser bom demais. Eu costumo ler livros de contos, e este está na lista a partir de agora.
    Um grande beijo, Luara. ;*

    satierff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto de contos, acho que são uma boa pedida quando voce quer ler algo mais curtinho - já que da para parar mais facilmente, ao final de cada conto. Não costumo gostar de coisas com bruxas e sobrenaturais, mas me interessei por esse livro. Ele é, no minimo, interessante. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia o livro mas gosto de ler algo assim as vezes.

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Eu meio que peguei trauma de livros de contos, mas gosto que as pessoas gostem (?) kkk'
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  28. Oi Luara!!
    Eu também não li nenhum conto celta ainda. Fiquei interessada nesse livro!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  29. Também não gosto muito de contos , mas tem alguns que simplesmente acabam me agradando, esse por exemplo é um livro que me chamou a atenção principalmente por se tratar de contos celtas que nunca cheguei a conhecer.
    Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  30. AAAA ESSE É UM DOS LIVROS QUE PRETENDO PEDIR PARA A MARTIN CLARET....
    MUITO BOA A SUA RESENHA LINDA!!!
    BEIJAO
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir