31/01/2012

Resenha: Glimmerglass - O encontro de dois mundos

Título: Glimmerglass - O encontro de dois mundos
Autora: Jenna Black
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 296
Dana Hathaway ainda não sabe, mas vai acabar se metendo em apuros quando decide que é a hora de fugir de casa para encontrar seu misterioso pai na cidade de Avalon: o único lugar na Terra onde o mundo real e o mágico se cruzam. No entanto, assim que Dana põe os pés em Avalon, tudo começa a dar errado, pois ela não é uma adolescente comum – ela é uma faeriewalker, um indivíduo raro que pode viajar entre os dois mundos e a única pessoa que pode levar magia ao mundo humano e tecnologia a cidade de Faerie. . Não demora muito e Dana envolve-se no jogo implacável da política do mundo da magia. Alguém está tentando matá-la, e todos parecem querer alguma coisa dela, desde seus novos amigos e da família até Ethan, o lindo garoto com poderes fantásticos com quem Dana acha que nunca terá uma chance… Até ter uma. Presa entre esses dois mundos, Dana não sabe bem onde se encaixa ou em quem pode confiar;muito menos se sua vida um dia voltará a ser normal.

Glimmerglass é um livro daqueles que a gente espera uma coisa e quando lê, acaba se surpreendendo. E sinceramente, não dá para descrever a grandeza que essa surpresa tem.

Não vou falar muito do enredo, pois eu acho que a sinopse do livro já faz isso. Mas vou tentar descrever um pouco a história para vocês não ficarem perdidos.
Dana vive com sua mãe e cansada das suas bebedeiras resolve fugir para encontrar o pai em Avalon, que é um lugar onde o mundo humano e o mundo mágico se cruzam.

Para a maioria das pessoas, essa pequena descrição pode parecer um tanto clichê. E se você se basear só na sinopse, ela realmente é. Mas claro que não podemos julgar o livro só pela sinopse, não é mesmo leitores?

- Você enxergou o que os faeriewalkers chamam de Glimmerglass – a janela que conduz ao mundo mortal e à Faerie ao mesmo tempo. Ouvi dizer que é...desorientador.
O livro já começa bem diferentes dos livros YA que a gente vê por aí. Enquanto em outros livros o protagonista acaba descobrindo ao acaso que tem poderes (ou qualquer outra coisa sobrenatural) – o que faz com que o autor desperdice muitas páginas explicando como tudo de sucedeu e como o personagem descobriu sua verdadeira origem -, em Glimmerglass, Dana já sabe que ela é filha de uma humana com um feérico (pessoas provenientes de Faerie) muito poderoso.

Com o desenrolar da história, percebemos que a intenção inicial de Dana de fugir de seus problemas é substituída pela preocupação com a sua própria vida. Como eu já disse, o pai de Dana é um feérico muito poderoso e, ao chegar a Avalon, ela se vê no meio de um jogo político.
Por ser uma faeriewalker, um ser metade humano e metade feérico, ela carrega consigo muitos poderes e todos aqueles que concorrem à vaga de Cônsul em Avalon a querem ao seu lado para demonstrar seu poder.

Mas no meio de toda essa confusão política, tem sempre um lugarzinho para um romance, não é? O tão lindo Ethan (suspiros...) consegue mexer com Dana assim que ela coloca os olhos nele. No começo da história, ele é um cara tão legal... no meio, já não sabemos mais o que esperar dele. Já no final, ele acaba nos surpreendendo de novo.

Eu queria que cuidassem de mim, que tirassem as responsabilidades dos meus ombros, que houvesse alguém para tomar as decisões difíceis por mim.
Com Glimmerglass aquela velha história de “só vou ler mais um capítulo” não funciona. Digo isso por experiência própria. Tenho o costume de ler a noite por causa do silêncio e enquanto estava lendo esse livro, só parava de ler quando eu olhava para o relógio e me perguntava como eu ia acordar cedo no dia seguinte de tão tarde que já era.

Como o livro é narrado por Dana, algumas coisas ainda ficam confusas já que ela está vivendo em um novo lugar, com novas pessoas ao seu redor – muitas delas tentando matá-la. Isso é inclusive um ponto que eu quero destacar. A personagem, por ter tantas ameaças ao seu redor, acaba desconfiando de tudo e de todos (o que todos nós faríamos, certo?) e a autora conseguiu traduzir essa desconfiança muito bem, fazendo com que os próprios leitores acabassem lendo o livro e tentando adivinhar o que certo personagem estava armando.

As páginas amarelas e a letra em um bom tamanho ajudaram muito na leitura. Acho que, para todo leitor, o tamanho da letra principalmente é um ponto muito positivo em um livro. E eu preciso comentar do principal: a capa. Muitos leitores já devem ter reparado que essa capa é realmente muito linda. Aqueles pontinhos que vocês estão vendo na imagem são brilhinhos. Sim, são brilhinhos! E eles dão um charme todo especial para a capa, concordam?

Senti a respiração presa na garganta, e um tremor agradável percorreu minha espinha. Seus olhos, normalmente claros, estavam escuros e com as pupilas dilatadas, e ele olhava para mim como se eu fosse um bocado de doce que ele estava morto de vontade de comer.
Enfim, para fechar a resenha, eu preciso dizer mais uma vez que esse livro me surpreendeu e muito. Assim que vocês tiverem a oportunidade de ler o livro, agarre-a. E agarrem com força! É um livro muito recomendado, tanto por mim quanto por tantos outros leitores que adoraram o livro.

A série Faeriewalker está sendo lançada no Brasil pela Universo dos Livros, que acabou de lançar o segundo livro da trilogia. 

40 comentários:

  1. Já estou interessada nesse livro desde que lançou, só que estava muito caro. Agora que abaixou o preço, vou comprar hahahah. \o/

    http://www.letrasefolhas.com

    ResponderExcluir
  2. Assim você me mata... rsrsrs
    Eu entro aqui e só encontro dicas e resenhas de livros maravilhosos, e com sua maneira de descrever aumenta ainda mais a minha vontade louca de sair comprando os livros que nem maluca.Tem um tempo que estou lendo só coisas ótimas a respeito dessa série, desse primeiro volume em particular. Então vim comentar sua postagem e me deparo com essa resenha deliciosa de ler, fiquei muito curiosa( sempre fico né?), e estou com ele no topo da minha lista de comprinhas pra daqui a um tempinho.
    Parabéns Luara, continue cativando assim , e sendo essa formadora de opinião talentosa que você é.

    Beijos

    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/01/entrevista-ruta-sepetys-vida-em-tons-de.html

    ResponderExcluir
  3. Hey o/
    Ain, to com muita vontade de ler esse livro. Já vi tantas resenhas positivas e tantas negativa, mas eu quero ler do mesmo jeito UAHSUAHS Adorei a sua. E claro, todo livro tem que ter um espacinho pra um romance básico, né? <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  4. Lu, me arrepiei toda aqui agora, acabei de comentar aqui em seu blog, corro no meu pra olhar uma coisinha e vejo seu comentário tb lá, acho que postamos juntinhas uma no blog da outra o.O

    rsrsrs

    Quanto ao layout, não se preocupe, quando der você faz pra mm então, se preocupe primeiro com suas provas, claro, e desejo sorte pra você . \o
    Daí quando puder fazer você me explica direitinho e te passo as coisas que precisar.Beijão e muito obrigada pelo carinho .

    Vivi
    ]Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Oi Laura,
    Adorei o layout novo!! ^^
    E este livro, eu quero muito e sua resenha, haaa é 10!!!
    Não quero perder a oportunidade de te-lo nas minhas mãos como vc mesma disse e vou agarra-lo com força hehe

    Tem news no blog, aparece la
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com/
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Só ando vendo resenhas positivas desse livro!

    Acho a capa linda demais, quem olha acha que é bolinhas e não brilhinhos rs

    Mais um livro para minha lista (enormes) de desejados!

    Parabéns pela resenha Luara!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu, tudo bom?
    Desculpe a demora para aparecer, mas seu blog está lindo mesmo, a garota é toda vc kkkk.
    Esse livro eu sou louca para ler, e sua resenha me deixou mais curiosa ainda, não vejo a hora de comprar e ler por mim mesma.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a história, e a proposta do livro, vou colocar ele na minha listinha (que de inha não tem nada) de desejados, vai que alguma alma boa resolve me dar. A sua resenha conseguiu me convencer que tenho que ler esse livro.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  9. Oi
    HAHA comigo nunca rola esse 'só vou ler mais um capítulo', sério às vezes vai até 6 da manhã, acredite!
    Eu amo fadas, então gostarei desse livro de graça haha
    Fora essa capa lindona dele né?

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Esse livro já está na minha listinha! Ainda não li nada sobre fadas!

    Adorei a resenha, Lu!!!

    Beijocas,

    Lu
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Luara! Estou ansiosa para ler Glimmerglass! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu, estou com esse livro em casa, mas ainda não li, pela sua resenha parece ser muito bom, quero ler ainda este mês para comprar o 2° volume da série.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Lu!! que bom que voce gostou *-* Eu também achei MUUUUITO SURPREENDENTE eu nao esperava que o livro fosse ser, bom, o que ele é kkkk foi um surpresa beem legal, não vejo a hora de ler o segundo e ver se o Keane tem mais destaque (odieeeeei o ethan kkkkk)
    Beijãão!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Esse livro até parece ser legal, mas não faz muito o meu estilo, mas de qualquer forma gostei muito da sua resenha e de conhecer melhor a obra. Eu posso não ter gostado muito do livro, mas sei de quem gosta e que poderia presentear ou indicar.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda vou ler esse livro. Na maioria, sempre são metade humanos e metade sobrenatural. Personagem fofo, opa;;quem não adora né. E claro que no meio da confusão teria romance só pra deixar a coitada da Dana tensa rs. Páginas amarelas, é o melhor. E essa apa , lindona!Compraria só pela capa rsrs.

    Beijos querida!
    :D

    ResponderExcluir
  16. Eu já queria esse livro somente pela capa
    (É lindaaa amo brilhinhos rs) But depois da sua resenha eu quero desesperadamente! Adorei o fato da história se passar em Avalon!

    Seguindo aqui, se quiser passar lá comentar,e/ou seguir pode ok ;) rs

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu!
    O livro parece mesmo ser muito bom!!
    E a capa é muito linda!
    Beijos

    http://giselecarmona.blogspot.com/
    @giselecarmona

    ResponderExcluir
  18. Heey, adorei o seu blog! Estou seguindo, segue o meu também?
    http://estanteseletiva.blogspot.com/

    Beijos,
    Wanessa Guimarães

    ResponderExcluir
  19. Eu só me interessei nesse livro depois de muitas resenhas, mas uma pessoa que leu me falou que achou muitas semelhanças com a série "Os encantadores de ferro" que eu adoro, e acho que eu não vou gostar muito dessas comparações :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  20. Eu também me surpreendi muito com o livro ^^ Imaginei uma coisa com a sinopse e o livro acabou sendo algo bem diferente. E tem essa coisa de desconfiar da própria sombra o livro inteiro, os personagens te surpreendem tanto que quando algum novo aparece você já fica com o pé atrás. Já comprei o meu segundo volume Shadowspell. Estou doida pra ler *-*

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  21. Oiii *-*
    Esse livro realmente é maravilhoso! Li há pouco tempo e estou louca pela continuação, que já está aqui em casa! haha' acho que é o próximo que vou ler, porque eu to realmente ansiosa :D Adoreeeeei a sua resenha (L)~

    Beeeijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Lu!
    Quando entrei no seu blog dei logo de cara com essa resenha (maravilhosa, por sinal). Linda capa, lindo comentário, e principalmente, LINDA OPINIÃO.
    Eu adoro quando eu chego em um blog e vejo o incentivo que o blogueiro passa para o leitor. A vontade que ele faz o leitor ter de pegar aquele livro correndo e ler. E foi exatamente isso que você fez comigo.
    Primeiramente gostaria de acrescentar que a capa (de qualquer livro) me chama muita atenção. Acho que eu posso ser chamada de 'a menina que julga pela capa'. Mas essa combinação de capa+sinopse+sua resenha maravilhosa me despertaram um interesse imenso em ler!
    Com certeza vou atrás de ler este livro, e espero poder fazer uma resenha a altura, como a sua!

    Sucesso de blog, sempre!
    http://bestherapy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Lu, é impossível não ficar louca para ler esse livro logo depois de ler essa resenha. Sorte minha que hoje sou uma pessoa controlada e consigo me segurar quando não quero comprar (aham, jura). ;x
    Mas falando sério, me obriguei a ler tudo o que tinha em casa antes de comprar qualquer coisa, então, vou ter que adiar essa leitura mais um pouco.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Curti muito a resenha!
    E agora preciso ler este livro.
    Parece ser uma estória ótima.
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha.
    Mas tenho que admitir que tenho receio de ler esse livro, pois não sei se a história iria me agradar completamente, porém não custa tentar né? E quem sabe eu não me surpreendo assim como você?
    Beijos.
    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Em primeiro legar, eu tenho que dizer, que a sua resenha ficou impecável! Em segundo que a capa desse livro é uma das mais lindas que eu já vi! (Sim eu amo capas de livros) Nossa eu fiquei encantada por essa história quero ler em breve! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Nossa, gostei muito, sua resenha tá ótima!
    E a capa é muito linda mesmo, acho que vou acabar comprando! hahah =)
    http://walkonthemean.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  28. Que resenha perfeita *--* Já vi a capa dele ao vivo e é impecável :D Me interessei com certeza!

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Pequena impressão que todos estão lendo este livro menos eu. rsrs

    Já vi várias resenhas boas deste livro, mas também negativas.

    Estou com o pé atrás mas com certeza amo essa capa!

    Não li nada de fadas ainda, acho que vou ver se consigo este de estréia!

    Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas e a primeira vez que vejo uma resenha sobre ele.
    Por falar em resenha, a sua me deixou super curiosa.
    *Bye*

    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Incrivel como sua opinião foi diferente da minha, Luara. Eu achei esse livro um saco. Não que faltasse ação, mas a estória não me parecia plausivel. E não falo do fato do sobrenatural, falo dos sentimentos, das incertezas. Ela ficou praticamente apaixonada pelo Ethan depois de dois dias que eles se conheciam, achei tão forçado... Ela nunca tinha falado com o pai dela NA VIDA e de repente ele pede pra ela visitar ele e ela vai, sendo que ela é menor e a mãe nem tinha noção disso. Não curti mesmo. A capa é incrivel e eu achei impecavel a diagramação, mas fora isso, o livro não rolou pra mim.

    Mas que bom que você curtiu! :)

    Beijos
    www.mulhergostadefalar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. A minha amiga já leu o livro e até resenhou o mesmo no blog. Eu já o queria faz um tempinho, mas fui o deixandod e lado e agora voltei a ter interesse por ele. Acho que eu pedirei emprestado para a minha aiga, essa que eu disse no começo. :) A capa é absurdamente linda e esses brilhinhos são tão fofos! HAUHUA. Já leu 'Terrível Encanto"? A personagem principal também sabe que tem poderes e sabe da história da família, como a Dana.
    Adorei a resenha! Foi muito bem escrita! :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Luara!
    A história desse livro parece ser muito legal!
    E o tamanho da letra é importante sim, ainda mais para quem usa óculos (como eu!).

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  34. Oi Lu, esse livro é mesmo todo charmoso... a capa dele é sem coments.
    Estou super curiosa pra lê-lo, pq só ouço falar bem dele e tmbm quero ler alguma coisa que fale de Avalon, pois sinceramente, muita gente fala desse mundo, reino ou sei lá o que ele seja e eu fico boiando no assunto. =(
    Então como surgiu a oportunidade de conhecer, quero agarrá-la com tudo!
    Ótima resenha. Beijos..

    ResponderExcluir
  35. Ah, é tão bom livros que nos surpreendem né?! Eu estou louca para ler Glimmerglass desde o lançamento, porém ainda não tive oportunidade. Enfim, adorei sua resenha ficou realmente ótima :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  36. Bem, depois da resenha a única coisa que posso faze é colocá-lo na minha lista de futuras leituras hehe
    Espero que ele me surpreenda tbm e me prenda as paginas como te prendeu.
    O gênero já me encanta... Aí, que curiosidade tremenda :P
    Ótima resenha!!
    =* Lu!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde,

    Gosti muito da sinopse e fiquei curioso, não conhecia o livro e sua resenha me deixou com mais curiosidade, parabéns pelo layout novo do blog.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Estou louca para ler este livro! Tenho lido resenhas maravilhosas, incluindo a sua, que tem me mostrado um universo imaginário que eu nunca havia pensado que existisse! :D

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  39. Quero muito ler esse livro :)
    A capa me atraiu muito hehehe ... É linda !!
    E eu nunca li nada sobre fadas então estou bem curiosa :)
    Adorei a resenha !!
    Beijos

    Letícia
    Blog Literário "Louca por Livros"
    http://www.louca-por-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Ainda não consegui me interessar pelo livro, apesar de tudo. Tenho uma mania bem chata de torcer o nariz para livros sobrenaturais que não tratem de fantasmas HAHAHAHA! Já estou meio saturada de anjos, vampiros, e outros seres nunca me chamaram a atenção. Mas um dia, quem sabe? Já que você gostou tanto, também posso acabar me surpreendendo :)
    xo, Ni
    Ninhada Literária

    ResponderExcluir