04/01/2012

Você conhece a história do livro?

Com certeza você leitor compartilha conosco uma paixão: a leitura.
Mas você conhece a história do nascimento do LIVRO?
Em um post super divertido você conhecerá como chegamos a estes companheiros de todas as horas que nos transportam para outros ‘mundos’ e nos levam a deliciosas aventuras...


ERA UMA VEZ...

Há muito, muito tempo atrás um povo que se chama Sumérios e eles muito sabiamente desenvolveram a primeira forma de escrita, chamada de ‘Cuneiforme’, este foi o ponta pé inicial para que tudo se desenvolvesse, porque depois disso a escrita se tornou essencial ao homem e evoluiu junto com ele e suas civilizações.


Foi no Egito que a escrita, denominada hierógrafos, conheceu uma espécie de papel: os papiros. Eles eram enrolados e formavam pergaminhos.


Mas foram os romanos que deram o primeiro delinear dos livros que hoje conhecemos, eles também utilizavam o papiro para seus textos, mas desenvolveram uma nova forma de manuseá-los. Eles passaram a dobrar os papiros em quatro ou oito, tipo um caderno, e denominaram de “volumem”, (isso nos lembra a expressão de ‘volume’ quando nos referimos a livros em série).
Porém nossos amados livros, tal como conhecemos hoje só foi possível por um conjunto de criações de diversas partes do mundo.


Porque para sua evolução foi preciso surgir a impressão (Alemanha, 1442); o desenvolvimento das tintas e a criação do papel, que se deu na China, com uma mistura de casca de amora, bambu e grama chinesa.
Enfim, o primeiro livro a ser impresso e semelhante aos que temos nos dias atuais, com capa e encadernado foi a Bíblia de 42 linhas, publicado em 1454 na Alemanha.


Graças a toda esta evolução, hoje temos lindos livros sendo lançados todos os meses com capas incríveis, detalhes maravilhosos e narrativas que nos proporcionam uma ótima diversão.

E esta evolução não para... estamos entrando na era dos ‘e-books’ ou como são chamados, ‘livros digitais’. Não há como negar que este é o futuro dos livros, mas seria este o fim dos livros tradicionais?





A tecnologia trouxe maior comunicação e interação entre as pessoas e destas com o mundo literário. Podemos ver pelo meio virtual ‘fanfics’, os chamados ‘microcontos’, que são estórias escritas via twitter, além de gêneros literários rápidos como o ‘blog’ e inúmeras ‘crônicas’.

E você, o que pensa sobre os livros e o futuro?



Fran, 21 anos, colunista quinzenal. Sempre leva um livro consigo, ama músicas e seriados, curte filmes, mas sua paixão principal é escrever, e pretende fazer muito isso por aqui!  

15 comentários:

  1. Que post legal!
    Gostei de saber a origem dos livros. rsrs
    Com a tecnologia a tendência é que os livros físicos (em papel) acabem, mas para mim nada melhor que ter o livro em mãos e sentir o cheirinho de livro (velho ou novo).

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei. A História do livro é fascinante. Incrível como a mente humana, por mais primitiva que seja, é capaz de inventar coisas magníficas.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  3. Hey :)
    Eu conhecia a historia do livro....
    Eu estudei pro meu vest *-*

    Beijos e tudo de bom

    ResponderExcluir
  4. Quem diria que o nosso querido amiguinho tem uma história de vida tão longa e até mesmo complicada! Ah, pra mim o livro tradicional não vai acabar. Pra mim. Mas se algum dia acontecer de o e-book ter a sorte de substituí-lo, esse dia ainda está muito longe de chegar, pois conheço vários bookaholics que nunca trocariam um tradicional por um digital.

    Tefinha - Blog A Minha Dimensão (http://aminhadimensao.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  5. Eu já conhecia superficialmente a origem dos livros, mas o post deu mais informações bacanas. Valeu, Fran, agora tenho assunto na roda de amigos nerds rsrs

    Um outro excelente post! É importante mesmo sabermos sobre a história dos livros, afinal, como assim a gente gostar de uma coisa e não saber nada sobre ela, certo?

    Aliás, o visu do blog tá muito bacana!xD

    Grande abraço! O Blog tá show!!

    @Pedro_Almada
    @InspiradosOBDGI
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/2012/01/eu-li-em-2011.html

    ResponderExcluir
  6. Amei saber sobre a história do livro!
    Post maravilhoso!!!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu já conhecia a história.Mas,amei o post ficou lindo!!Caprichadíssimo!!
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post !!!
    *_* Bye
    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran!
    Eu conhecia parte da história..há quem diga que os livros digitais possam substituir os de papel, coisa que eu acho difícil..pois muito de nós preferem ter um livro nas mãos..

    Ótimo post!

    Beijos meninas!

    ResponderExcluir
  10. Oii Fran...
    Adorei o post... já conhecia a história porque indiretamente aprendi na faculdade..
    Espero somente que no futuro continuemos tendo os livros fisicos... pra mim poder encher minha biblioteca... porque arquivo de computador não é palpável..hehehe

    Beijosss

    Tela
    penseiraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Noooooooossa que post interessante eu amei conhecer um pouco mais sobra a história do livro! Amei o post parabéns!
    Mil Beijos! *--------*
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. KKKKKKK EU JA SABIA SOBRE ISSO FAZ ANOS \O/,MAS AMEI O JEITINHO QUE VOCÊ ESCREVEU FRAN...
    TA DE PARABENS MENINA...MAIS UMA VEZ!!!

    ResponderExcluir
  13. Se eu pudesse voltar no tempo eu ia la só pra abraças cada uma das pessoas que ajudaram a construir essa maravilha que temos hj.
    Adorei o post e a seleção das imagens foi perfeita e caiu como uma liva XD

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  14. É realmente uma história magnífica e uma história da evolução humana.Amo livros, e ler até me emocionou um pouco, verdade.
    Adorei esse post.
    Parabéns Fran, sua fofa *.*

    Beijão

    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  15. Oie Fran,

    como eu estou Comunicação Socila, eu já sabia dessa história, mas tem várias pessoas que não conhecem e é um ótimo tema, já que vários blogs vivem agora de livros!


    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir