05/02/2012

Resenha: Vítimas do Silêncio

Título: Vítimas do Silêncio
Autora: Janethe Fontes
Páginas: 187
Editora: Universo dos Livros
Violentada sexualmente, ela preferiu manter o silêncio. Porém, o preço do seu silêncio pode ter-lhe custado alto demais... 
Um caso de abuso sexual... Uma tentativa de fuga... Um novo crime e ameaças... O reencontro com o inimigo... 
Uma garota é vítima de estupro e tenta reconstruir sua vida. Mas, quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela noite fatídica, um novo episódio a faz despertar para a apavorante certeza de que é absolutamente impossível fugir do passado... E só existe uma alternativa para que a paz retorne ao seu coração e se faça prevalecer a justiça: confrontar seu pior e mais temível inimigo.
Com uma narrativa surpreendente, a autora mantém o suspense até o fim, fazendo com que o leitor tenha de prender o fôlego para acompanhar essa aventura que traz, a cada capítulo, novas revelações e emoções de um passado que já parecia esquecido.
"Vítimas do Silêncio combina ingredientes como Romance, Aventura, Suspense, Sedução e Mistério em um livro que vai prendê-lo do começo ao fim, tendo como pano de fundo a questão do abuso sexual." 

Para começar minha resenha, eu posso dizer que esse livro foi uma surpresa muito agradável para mim. E vocês vão entender o porquê disso conforme eu for escrevendo minha opinião sobre o livro.

Com o pretexto de não gostar de seu padrasto, Margarida resolve se mudar para a casa de seus tios no sul do Brasil com 17 anos.
O que ninguém sabia, era que, na verdade, ela tinha sido abusada sexualmente por seu padrasto, mas, por não conseguir se abrir com sua mãe ou com mais ninguém, resolveu sair do lugar onde aquele pesadelo aconteceu.

É aí que o enredo começa a se desenrolar. Margarida passa a viver uma vida agradável com seus tios, até que certo dia, sua mãe vai visitá-la, dizendo que tinha se separado. Então, com idéias de um futuro próspero para sua família, Margarida começa a colocar sua vida no lugar, vivendo em paz com sua mãe e irmã. Mas isso não dura muito. Carlos, seu padrasto, logo reatou com sua mãe.

(...) anestesiada pelo choque, ela quase não sentia dor, apenas vergonha, muita vergonha...
Com medo de que o pesadelo que ela viveu aconteça de novo, ela foge para São Paulo, onde no começo sua vida é muito dura, mas aos poucos, a sua sorte vai mudando.

Eu tenho que confessar que, antes de ler o livro, eu pensei que ele fosse ser muito pesado por causa da temática que ele aborda. Mas não. É um livro que consegue passar a mensagem principal, que é o estupro, mas não se apega a detalhes que poderiam fazer o livro ficar pesado demais e se tornar mais um “documentário” do que um romance.

Todo o livro é cheio de reviravoltas e, Margarida carrega a marca que o estupro deixou nela em todos os momentos e com isso, mostra uma história de luta pela felicidade e superação.

Um dos pontos positivos que eu posso destacar é a narração da história. A autora consegue descrever grandes acontecimentos sem que haja muito detalhamento e mesmo assim, consegue dar o devido impacto que tais acontecimentos deveriam dar. 

William achou que o nome da garota à sua frente combinava inteiramente com ela. Afinal, ela parecia tão delicada e perfeita como uma flor.
O livro é narrado em terceira pessoa e tem poucas páginas, o que faz a leitura ficar bem dinâmica e com isso, faz com que o livro consiga nos passar vários sentimentos.

Sei que muitos leitores talvez fiquem um pouco com o pé atrás com o livro por causa da temática, mas se foi uma surpresa pra mim, também pode ser uma surpresa para vocês, não é mesmo?
Então, leiam o livro assim que tiverem oportunidade pois a história acaba te envolvendo de tal maneira que vocês vão adorar o livro. 

48 comentários:

  1. Poww gostei muito do tema do livro! Parece ser muito interessante! Quando tiver tempo lerei!
    http://olhosleem.blogspot.com/
    Faz uma visita? bjoss

    ResponderExcluir
  2. Parece bem legal, mesmo com a temática forte! Parece também bem sincero! Nunca tinha ouvido façar deste livro, sabia???

    Beijinhoooos

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Eu gosto de livros que trazem uma temática polemica e as vezes até pesada, é bom as vezes saber sobre coisa que pensamos não fazer a miníma direfença em nossa vida.
    Eu leria este livro até por que acho que a escrita da autora é boa pelo que você falou e quando um autor escreve bem ele consegue deixar a estória mais do que interessante.

    Beijos
    Patty - Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  4. Nem tudo na vida são fantasias, como nos livros que gostamos de ler, muitas vezes precisamos de realidade, e esse livro ,pelo que li de sua ótima resenha fala exatamente disso, o que assistimos na tv todos os dias, essa violência muitas vezes calada por quem as sofre, quero ler esse livro, a abordagem me interessou, e como vc disse, o jeito que a escritora o escreveu me chamou a atenção.
    Beijos Luara.

    Viviane

    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/02/caixa-de-correio-3.html

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    A temática do livro realmente é bastante forte, mas fiquei interessada, gosto de livros com reviravoltas e narrativa em terceira pessoa!
    bjs

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  6. Olá :)
    Parece que o texto tem um enredo interessante...

    Beijos e excelente semana

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!
    Eu nunca tinha ouvido falar do livro O.o

    mas parece interessante, e como vc disse que são poucas páginas, talvez eu compre ( um dia... UHASUHAS)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu
    vi esse livro em uma caixinha de correio hoje e me deparo com a sua resenha, bem esclarecedora sobre ele.
    Já tinha me interessado pela capa, e depois da resenha fiquei ainda mais interessada.
    Pretendo ler em breve
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu
    vi esse livro em uma caixinha de correio hoje e me deparo com a sua resenha, bem esclarecedora sobre ele.
    Já tinha me interessado pela capa, e depois da resenha fiquei ainda mais interessada.
    Pretendo ler em breve
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Ei Lu!!
    Sou fã de histórias com temáticas diferentes do habitual sobrenatural ao qual estamos acostumados!!
    Além de ser um livro nacional, pode também ser uma surpresa boa para nós, leitores compulsivos dos infanto-juvenis americanos!!
    Me deixou curioso a respeito!!
    VDC
    sosneurose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa super forte a história do livro!

    Os nacionais estão arrasando, fico feliz com isso!
    Não tenho dúvidas que o livro é surpreendente.

    Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Gostei da temática real do livro!
    Pensei q seria uma leitura pesada pelo tema, mas pela sua resenha me pareceu muito interessante ;)

    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Paty

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha!

    Li recentemente menina morta-viva e meu Deus, quase tive um treco. A história é de violência assim também mas bem pior. Não há momentos felizes.

    Me interessei pelo livro após ler sua resenha, até então o tinha rejeitado por causa da capa. :(

    Espero ler ele um dia.

    Beijos
    Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha Luara :D
    Não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante, até mesmo pela temática abordada, que na maioria das vezes deixa a história "pesada", o que não aconteceu nesse. Sem contar o título, que faz todo o sentido com a mensagem que o livro parece querer mostrar.
    Quem sabe uma leitura para o futuro rsrs

    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha.
    Como gosto de livros com essa temática, esse será um que tentarei ler.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.
    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu
    Não conhecia o livro!
    Mas quando vi o nome já fui caçando informação na sua fichinha ali no topo haha
    Ele parece ser bem forte, daqueles que você termina e a história fica na sua mente por uma semana e tals.

    O que eu li com essa temática, foi Identidade Roubada.

    Parabéns pela resenha

    Vishe nunca assistir Star Wars

    beijos e uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu, não conhecia esse livro, mas gostei muito do tema dele. Adoro histórias que mostram superação e recomeço, e só teria medo de ler esse livro se tratasse do assunto que trata de maneira seca e pesada, mas como você falou que não é o caso, acho que dá pra arriscar.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Parece-me um ótimo livro. O tema é ótimo, a sinopse já me deixou curiosa e mesmo sem ler tive pena da pobre protagonista Margarida, não deve ser fácil e quem faz esse tipo de coisa não é humano e sim um animal sem coração.
    Bjs

    Raquel Miranda
    Nós e Livros

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas parece ser muito interessante! Muito boa sua resenha :)

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Noosa fiquei com mta vontade de ler o livro depois desta resenha, parabéns mto bm escrita!

    http://psicologias2011.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Amei, ta ótima a resenha, amooo suspense!
    http://walkonthemean.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nenhum livro com essa temática. Bom saber que a autora consegue fazer isso de uma forma que não torna a história pesada.

    Adoro história cheia de reviravoltas. Espero que esse padrasto horrível tenha uma final horrível também, rsrsrs.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  23. Realmente a temática parece bem pesada!
    Mas como você leu e viu que a leitura é mais leve do que poderia ter sido, acho que vou acreditar na sua opinião e conhecer esse livro.
    Infelizmente essa é uma situação que pode acontecer com qualquer mulher! A vergonha e a culpa podem ser terríveis inimigos nessa hora.
    Beijos

    http://giselecarmona.blogspot.com/
    @giselecarmona

    ResponderExcluir
  24. oooi Lu, realmente a temática é pesada, mas eu acho que eu leria de boa pelo seu comentário que não fica parecendo um documentário. Sem contar que achei a história original, com a garota fugindo do padrasto e tudo mais.. me interessei bastante!
    Beijooos

    CC
    blogcabelosaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Com a correria de início de ano fica difícil comentar nos blogs, viu =/
    Mas tô aqui porque não pude deixar esse livro passar despercebido de jeito nenhum!
    Eu acho o tema fascinante! É meio que uma maneira de entendermos o que se passa na cabeça de quem sofre e quem comete o estupro, mas achei bem original:
    "E só existe uma alternativa para que a paz retorne ao seu coração e se faça prevalecer a justiça: confrontar seu pior e mais temível inimigo."
    Legal essa de enfrentar seu agressor, deu vontade de ler esse livro! Os livros do Sheldon sempre me provocaram esse fascínio por mulheres com um passado sofrido, mas fortes o suficiente para dar a volta por cima. Depois disso, o tema me agrada e muito ^^

    ótima resenha, Luara! Show de bola xD
    Bjão!

    Pedro Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi Lu! :D
    Ahh, sua resenha ficou muito boa, deu uma ideia bem central do livro. Mas mesmo assim, o enredo não me atraiu muito. Mas acho que é porque é bem diferente do que eu ando lendo ultimamente.
    Mas se um dia eu tiver a oportunidade, lerei. Tenho certeza que é um ótimo livro. ^^

    Beijos,
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, Luara!

    Andei sumida, né? Vida agitada... Mas que grata surpresa ver a cara nova do seu blog e sua resenha maravilhosa. Adorei.

    Beijocas!
    Marina Carvalho
    Instante Literário

    ResponderExcluir
  28. Esse livro tem uma temática bem pesada não faz muito o estilo de livros que eu costumo ler, mas eu AMEI A SUA RESENHA! Eu achei esse livro muito interessante e depois desse post, eu estou até pensando em ler esse livro em breve! Parabéns pela ótima resenha. Ahhhhhh falando em resenha tem resenha nova do livro Elixir lá no meu blog: http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Eu adoro quando as pessoas falam
    q gostaram do nosso blog *-* acho tão lindo!!!
    Brigada! Tbm gostei do seu, é lindo ;)

    Já tó seguindo aqui tbm ^^
    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Paty

    ResponderExcluir
  30. Oiii =D
    Eu tinha bastante curiosidade sobre esse livro e não me lembrava de ter lido nenhuma resenha sobre ele... Essa daí me convenceu de que ele é bom! hahaha' Agora eu quero um ler dia desses *-* Quem sabe? Não sabia que falava sobre estupro, só tinha mesmo visto a capa e não li a sinopse rs. Mas parece muito bacana mesmo.. E aiiiinda bem que não é desses que pegam um tema pesado e transformam o livro em um documentário como você disse, KKKKK Seria chato demais HAISUDHAISUHE


    Beijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Lu!
    Confesso que esse tipo de leitura não faz bem meu estilo..mas obrigada pela dica!

    Beijos
    Amanda

    ResponderExcluir
  32. Um drama, eu diria, e gosto de ler alguns assim de vez em quando.
    ótima resenha, Luara, parabéns.

    grande beijo.
    satierff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Luara!
    O tema do livro é bem forte mesmo, mas pela sua resenha, parece que a autora o trata de um modo menos chocante.
    A história é bem real, gostaria de ler o livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  34. Nossa!!! que História intrigante....
    Gostei demais da sua resenha e da sinopse \o/
    Parabéns!

    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Depois que li a sinopse, fiquei um pouco 'encucada' principalmente pelo tema em si 'pesado'. Pelo que vi pela resenha, não é tanto assim né? xD
    Ótima resenha :D

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Fiquei super curioso para ler este livro, depois da sua resenha!
    Parece ser uma leitura bem impactante.
    Parabéns pela resenha!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.nlogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Oi Lu que livro mara heim?
    Apesar da temática pra muitos ser um tanto pesda, eu gosto muito desse tipo d eleitura. Não sei, acho que me prende muito e eu leio tão rápido que nem vejo o tempo passar.
    Gostei d+ da sua resenha e o livro já vai pro topo da minha lista de desejados.
    Beijos grandes!

    ResponderExcluir
  38. Não conhecia o livro, mas agora adorei o tema, gosto desse tipo de livro, porque mostra que o autor não tem medo de abordar um tema complicado e que ele enfrenta o que vem pela frente, vou adicionar a minha lista de livros, gostei bastante.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  39. Ao ler a sinopse, pensei que não me interessaria pelo livro, mas depois de ler sua resenha, percebi, que apesar, de ter como pano de fundo o abuso sexual, o livro parece bem interesse. Já coloquei ele na minha lista.
    *Bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  40. Eu tinha visto ele,porem não tinha me interecado muito por ler mais ou n]menos a sinopse.Mas amei sua resenha e achei beem explicativaO livro tem uma tematica pouca falado nos livros e fala de uma terrivel vdd tbm,porque realmente muitas adolescente e ate crianças são vitimas de abusos.Eu realmente gostei muito do livro estou pensado em compra-lo.

    Resenha muito boa,sem spoiller tudo de booom.

    ResponderExcluir
  41. O livro parece ser interessante. É uma temática que, ao menos eu, não vejo muito por ai.

    Ótima resenha ;)

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  42. O livro parece ser bommmmmm, quero ler!!!!

    Muito boa a resenha

    beijos

    ResponderExcluir
  43. Já vi várias resenhas positivas sobre esse livro, e meeeu
    só fez aumentar mais o desejo de ler.
    Participando!!!
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  44. Gostei muito da temática do livro. Um assunto forte,envolvente! È realmente não podemos fugir do passado...o melhor é encarar e seguir em frente! Adorei!
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Olá, Luara!

    Adorei seu blog, flor. Ganhou uma nova leitora. o/

    Poxa, esse livro é bem mais do que imaginei ser - e minhas expectativas não eram baixas. Preciso ler algo do tipo! Sua resenha me fez entender a história e mergulhar um pouco no ambiente da obra. Mas só um pouco! Eu quero o resto, aaah! xD

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Se fosse um filme eu não assistiria porque fico muito deprimida com o sofrimento dos outros mas o livro muitas vezes é mais doce e a resenha deixa bem claro que a história não é tão pesada, gostei :)

    ResponderExcluir
  47. nossa esse livro é meio sei lá,mas parece legal,mas eu nao vou ler perto daminha familia pq eles vao falar q eu sou emo.Eu sou o Vi oli

    ResponderExcluir
  48. Pela sua resenha, o livro parece ser bom mesmo!
    Gosto de livros assim, mas na maioria das vezes eles me deixam triste pela personagem kkk
    Acho que a narração em terceira pessoa não deixa pesado, porque se fosse em primeira, estaria focado demais os sentimentos da personagem na hora.
    Quero ler esse livro logo :D

    ResponderExcluir