05/03/2012

Biografias #2: J. R. R. Tolkien


Nascido na África do Sul em 1892, J. R. R. Tolkien era escritor, professor universitário e filósofo.
Muitos não sabem que o escritor é africano pois aos três anos de idade mudou-se para a Inglaterra onde cursou a faculdade de Letras. Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os rascunhos de seus livros.

Tornou-se famoso com o mundo complexo e cheio de vida que criou em livros como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e o Silmarillion.
No Brasil, sua obra mais conhecida é O Senhor dos Anéis, pois foram lançados filmes dos livros e esse meio de comunicação é bem mais abrangente e digamos que também seja mais democrático do que o acesso ao livro.


Seu livro O Hobbit que mostra o início da história de O Senhor dos Anéis está virando um filme que tem a sua estréia marcada para o fim desse ano. Muitos fãs estão roendo as unhas para que o dia 14 de dezembro chegue logo. E para a alegria de muitos, a história foi divida em duas partes para deixar todos os fãs satisfeitos. A previsão é que a segunda parte seja lançada dia 13 de dezembro de 2013.

  • Grande influência
Mesmo 39 anos após a sua morte, Tolkien continua exercendo grande influência nas obras de fantasia no mundo todo. Muitos tentam criar mundos tão ou mais complexos aos que foram criados por Tolkien, já que suas obras são consideradas sagradas na literatura fantástica.

29 comentários:

  1. Adorei o post! Não conhecia o escritor de senhor dos aneis...mas adorei conhecer!

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Luara :)
    Excelente post *-*
    Semana passada mesmo estava passando um documentário sobre ele no History Channel :)
    Eu vi e assisti Senhor do Anéis *-*
    Adorei :)
    Beijos e tenha uma excelente semana

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Amiga, sabe não gosto muito desse autor, eu até vi os filmes, mais achei td muito longo, muito cansativo, não é para mim, ja meu namorado ama, ama td relacionado ao livro, ao filme... hehe

    Poxa, mil perdoes eu sempre te chamei de Laura, e nem é né., Luara.. só esses dias fui perceber meu engano Oo

    Beijosss
    http://dailyofbooks.blogspot.com/2012/03/lancamento-modo-editora-normal-0-21.html#links

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post Luara :D
    Infelizmente ainda não li nada do Tolkien, mas sua história é fantástica, por diversos motivos e sem dúvidas merece ser lembrado.
    Aos fãs, resta esperar a chegada do filme né? :D

    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Assim vc me mata Luara ...kkkkkkkkkk
    Tipo, ontem a noite eu estava vendo as coleções de Tolkien no submarino, quero muito comprar, dos livros não tenho nenhum dele, e nem li ainda, o que me causa vergonha e fico triste, pois amo as histórias, assisti os filmes inúmeras vezes.
    De fato, não sabia que Tolkien era africanos, que coisa linda, heim? Povo primordial, cheio de sabedoria, a raça humana pura e sem misturas... um povo cheio de cultura e história interessantíssimas.
    Agora está explicado essa genialidade criadora desse escritor maravilhoso.
    Parabéns por esse post tão lindo e informativo, valeu mesmo.
    Beijos
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/03/box-of-books-caixa-de-correio-5.html#comment-form

    ResponderExcluir
  6. Genteeee esse post ficou divino! Eu não conhecia esse escritor e foi muito bom conhecê-lo. Eu gosto muito desse tipo de post! Parabéns! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito gênio! Sou louca por Senhor dos Anéis e estou aqui muito ansiosa por O Hobbit!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  8. Que legal eu não fazia ideia que o autor era africano, filosofo e que participou da Primeira Guerra Mundial! A série ainda não li, só assisti aos filmes e gostei.
    Beijos.

    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu só li um livro do Tolkien. E o livro que eu li foi "O Senhor dos Anéis - A sociedade do Anel" e não curti muito.
    Esperava mais, sabe?
    Mas estou com quatro livros dele para ler, mas me falta coragem para começar a leitura.
    Amei o post!
    Grande Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Também não sabia que o autor era africano. Aliás, não sabia quase nada dele, e nunca li nenhum livro dele, nem assisti aos filmes. Mas tenho a trilogia em livros e quero ler ainda esse ano, ler O Hobbit também e depois assistir tudo! Com direito a cinema em 14 de dezembro! Há!
    Adorei o trailer, achei bem colorido, tem tudo pra ser um sucesso!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não li nada dele ainda e não sabia nada dele também! rs
    Achei bem interessante o fato dele ter nascido na África do Sul e, ainda mais interessante ele ter escrito rascunhos dos seus livros na Primeira Guerra Mundial!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom esse post, adorei! Eu já li O hobbit e gostei muito, estou ansiosa para o filme! Já O senhor dos anéis, eu já li o primeiro, achei bom, mas acho uma leitura péssima, muito cansativa, demorada ):

    Beijos, Bi
    behindenemyline8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito desse post, esse autor é ''o cara'' muito inteligente, pois soube criar todos esses livros que fizeram um grande sucesso por serem algo da vasta imaginação e conhecimento, alem do poder de criação que esse autor deu a todas as suas obras, incluindo o Hobbit e o famoso Senhor dos Aneis.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Esse é o autor mais foda do mundo sem mais nem menos. Tudo o que ele criou o universo só dele tão COMPLETO cara.. eu viajei muito lendo Senhor dos Aneis e o Hobbit, são livros magníficos *-*
    Acho que a coisa mais legal sobre ele é que ele era amigo do C.S. Lewis meu autor favorito só por ter escrito Nárnia *-*
    Não sabia desse lance da africa também! kk
    Beijooos Lu!

    ResponderExcluir
  15. Ele é o cara. Adoro o trabalho dele, é impressionante como ele consegue nos envolver nas histórias.
    Eu fico abismada com O Senhor dos Aneis, esse cara é um gênio! Amigo do C.S Lewis? Adorei! hahahah
    E o fato de ser am
    Também não sabia desse negócio de Africa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Luara!
    Nunca li nada dele, apenas vi os filmes, mas se fosse ler leria senhor dos anéis..

    beijos :D

    ResponderExcluir
  17. Adorei saber um pouco mais sobre o autor. Quero muito ler "O Hobbit".

    Beijo,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Nem sabia que o Tolkien era africano.
    Só li o livro O Hobbit dele e ainda não vi O Senhor dos Anéis.
    Achei muita sacanagem o filme só estrear no final deste ano, kkk. E tipo o Hobbit é um livro até rapidnho, pq 2 partes?! Aff... kk

    Lipe Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Não posso falar pessoalmente sobre o autor e sua obra pois ainda não pude apreciar, mas pelo respeito que todos no mundo literário têm por ele, deve ser mesmo um mestre da escrita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Ele é um gênio, criou um dos mundos mais mágicos e únicos de todo o mundo literário, é tudo muito bem estruturado! um escritor incrível! Tó TÃO ansiosa pra esse filme... quando eu ouvi a voz do smigol eu quase morri, que saudade, awn.

    Que bom que gostou da resenha!
    e então? vai ler ou não? (:

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  21. Adoro os filmes, mas ainda não tive a oportunidade ler os livros.
    E acho que eu também faço parte das pessoas que não sabiam que ele era africano.
    Ótimo post.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Ah, eu particularmente adoro posts sobre autores. Confesso que nunca li nenhum livro do J.R.R. Tolkien e também não assisti os filmes, o que de fato é uma vergonha, porém tenho muita curiosidade. Só me falta tempo :( Enfim, ótimo post.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  23. Nunca li um livro do Tolkien. Eu fui no cinema quando estreou o primeiro filme do senhor dos anéis, mas... dormi =/.
    Meu irmão tem todos os livros dele, talvez eu pega emprestado pra ler. Prefiro os livros ao filme.

    Bjinho,
    pirigueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. J. R. R. Tolkien o maior escritor de fantasia de todos os tempos ^^
    Tio Tolkien, obrigada por tudo, sem você acho que a literatura fantástica seria um fracasso.
    Ele é realmente um escritor fantástico, um gênio da literatura.

    Bianca Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
  25. Ei Lu!

    Ai ai, como eu NECESSITO conseguir ler Tolkien! Já tentei ler O Senhor dos Anéis, mas épicos sempre são difíceis pra mim :/ Tentarei ler esse ano!

    Bjoos'
    Lets
    http://leiauch.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi Luara!

    Eu tenho tido muita vontade de ler Senhor dos Aneis. Antigamente eu não tinha um pingo de vontade nem de ler nem de assistir os filmes, tanto que até hoje não vi nenhum, o que é bom, pois assim lerei os livros primeiro.

    beijos, Carol.
    www.perdidanaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Um gênio da literatura, com toda certeza!

    E ainda foi amigo do C.S.Lewis!! *o*
    Muito boa a coluna, Luara! :D

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  28. Acho que os adjetivos mais grandiosos de nossa rica língua portuguesa ainda não são, em suma, suficientes para definir o grande mestre que é J.R.R. Tolkien.
    Grande postagem!

    Abraços,
    Mateus Lins - http://reinodemira.blogspot.com/
    http://curiosoinovador.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Adoro J.R.R.Tolkien como se fosse meu mestre!
    E depois que descobri que ele era amigo de C.S.Lewis resolvi comprar As Crônicas de Nárnia.

    Seu legendarium é lindo, fantástico, maravilhoso! E me inspira na criação do meu próprio ^^


    Como todos os demais fãs também estou extremamente ansioso pelos filme d'O Hobbit!!!

    ResponderExcluir