21/03/2012

Manias de leitor

Olá amados leitores!
Inicialmente gostaria de agradecer todo o carinho que a coluna vem recebendo, vocês tem me deixado muito feliz e motivada! Também quero agradecer a Luara, por abrir este espaço e me dar a oportunidade de escrever por aqui, estou amando! Vamos ao que interessa?

Hoje eu vou falar de manias, vícios que adquirimos durante a leitura. Conforme vamos criando o hábito de ler, também desenvolvemos algumas manias, não é verdade?


Manias estas que limitam a forma que vamos ler um livro, e o mais engraçado é que nos prendemos àquelas regrinhas como se não fosse possível ler caso não a seguíssemos... Acredito que exemplificando vocês entenderão melhor o que estou dizendo.

Eu tenho manias, além de carregar livros por toda a parte junto comigo, eu amo cheirar meus livros, quando eu compro, antes de ler, às vezes no meio da leitura. Antes de começar um livro eu tenho que ler a sinopse, a contracapa, o textinho sobre o autor, os agradecimentos, a tradutora, editora, tudinho! É quase um ritual de iniciação!
Ah, outra coisa: não abro o livro totalmente na hora da leitura para não danificá-lo.
Pois é, se você ainda não reparou nas suas, preste atenção, me arrisco a dizer que todos têm uma ou mais!

Há quem goste de ler capítulo por capítulo, quem verifica a textura da página, que precise de uma trilha sonora para acompanhar a leitura ou que tudo esteja em pleno silêncio, há quem leia mais de um livro ao mesmo tempo, tem até quem leia o final primeiro... Esta eu nunca testei, tem que ter coragem, né? Será que não acaba com a surpresa do livro?!

Quando falo em manias, eu sempre me lembro de uma personagem que eu sou apaixonada, Georgina Kincaid, da série de livros Succubus (no Brasil o primeiro volume da série é “A Canção do Súcubo”), escritos por Richelle Mead.
Ela trabalha em uma livraria e ama ler, seu autor preferido é Seth Mortensen, só que os livros dele demoram muito para serem publicados, em média 1 por ano, é por isso que ela tem uma técnica, não ler mais que 5 páginas por dia, assim o prazer da leitura será prolongado ao máximo! 

Enfim vocês já reparam nas manias que possuem?  



Fran, 21 anos, colunista. Sempre leva um livro consigo, ama músicas e seriados, curte filmes, mas sua paixão principal é escrever, e pretende fazer muito isso por aqui!  

63 comentários:

  1. É verdade, quando a gente para pra pensar percebe esse tipo de coisa... Também tenho a mania de antes de começar uma leitura, ler a contracapa, sinopse, etc. Só leio livros quando tem silêncio, absoluto. Meu horário preferido é de madrugada, isso tudo além da mania de cheirar livros, que é a maior.

    Parabéns pela coluna.

    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran/Luara :)

    As manias estão com todos os leitores, e talvez cada dia aparece uma nova rsrs Não abro o livro totalmente e não gosto quando alguém faz isso perto de mim, tento ler pelo menos uma determinada quantidade de páginas diárias (apesar de não ser só 5 rsrs), entre outras. Mas como disse, sempre surgem novas manias.

    Ótimo post *-*

    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a coluna, Fran!
    Ok, tenho muitas manias de leitura e uma delas é que quando estou na rua, no ônibus, na escola ou qualquer lugar que tenha outras pessoas, eu preciso de música para ler. Sem música eu leio trezentas vezes a mesma página e não consigo prosseguir com a leitura. Porém caso eu esteja em casa, é silêncio total mesmo!! HAHAH
    Gosto de ler a última página do livro, porém confesso que isso é bem arriscado, principalmente se for uma série... HAHAH
    Carrego sempre um livro comigo e tenho mania de acariciar a capa do livro sempre antes de abri-lo.
    Enfim, essas são apenas algumas... as menos piores! hahah

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    Cheirar o livro..também faço isso kkkkkkkkk
    Excelente texto :)

    Beijos e cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  5. Também tenho essa mania de ler primeiro a contracapa e sinopse! E gosto do cheiro dos livros HAHAHA

    Beijo
    http://semquerermeintrometer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran!
    Coluna ótima, adorei!
    Eu tenho tantas manias LKAJSLKDSJA quando começo a ler um livro, vou direto para a leitura dele. Não leio sinopse, nem nenhum comentário. Não gosto de criar expectativas JSDJAS dai depois que leio ele, corro e leio tudo que tem escrito nele :B
    Amo cheirar meus livros, principalmente os novos, tão bom *-* Nunca abro ele por completo, pois estraga mesmo, e nunca dobro a capa dele, NOSSA, NUNCA MESMO! AKSDJKSAJ
    E sem falar, que leio capitulo por capitulo. As vezes ponho até metas no dia, tipo "hoje, irei ler do capitulo 5 ao 7" JSAKDHAJS
    Loucura não? Quantas manias!


    Tem promoção de Páscoa lá no blog, dê uma conferida! (:

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho manias também! Carrego um livro para qualquer lugar, nunca marco as páginas com a orelha, converso com os personagens mentalmente e preciso ter todos meus livros organizados em casa :D

    Gabi

    ResponderExcluir
  8. Olá Fran,
    Muito interessante o post, me fez pensar em minhas próprias manias, que não são poucas, como por exemplo, também adoro o cheirinho de livro novo e nunca, nunca mesmo consigo ler um livro sem ter papel e caneta na mão.
    *bye*

    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Vim retribuir o comentário lá no meu blog! :D

    Eu tenho mania de ler no silêncio, porque qualquer barulho me distrai! haha
    Também ADORO cheiro de livro novo <33333
    E eu também tenho mania de ficar fechando o livro enquanto leio pra poder ver a capa *-* hahahaha

    Mas acho que é só :)

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  10. Sempre que eu compro um livro também acabo cheirando ele XD
    E faço novamente quando começo a ler (já que quase sempre tem outros ha mais tempo na fila de espera)
    E mais uma vez ao terminar, pra saber se continua com o cheirinho bom.

    Também tenho o ritual de ler a sinopse, contracapa, orelhas, etc, antes de começar a ler realmente o livro XD

    É verdade que o barulho me distrai, mas consigo me concentrar bem mesmo nos corredores quentes e barulhentos da faculdade.


    Quando eu leio um livro, levo ele a todo lugar. E muitas vezes me pego imaginando o que eu faria se estivesse no livro, ou então viajo completamente se ler algo que dê uma ideia pras minhas histórias XD

    Outra coisa que faço é deixar sempre um certo lado do marcador de paginas como o da frente, pra depois saber de que lado eu parei a leitura. Eu não gosto de parar sem ser ao final do capítulo, mas quando leio na sala de aula não posso evitar.

    ResponderExcluir
  11. Provavelmente eu devo ter alguma mania, mas nunca notei. :|
    Adorei o texto. E citar Gerogina Kincaid me fez lembrar que eu ainda não comprei este livro. :/ #momentotriste.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Também tenho mania de ler tudo o que tem no livro antes de começar a leitura, porque eu sei que depois que eu começar a ler eu não ou parar pra ler essas coisas e é um desperdício não ler né? ahuahuahu
    Agora não lembro de mais nenhuma mania, mas vou começar a reparar!

    ResponderExcluir
  13. Tenho a mania tb de cheirar o livro qndo compro, durante e depois da leitura, não abro ele muito pra não danificar, tb leio tudo que o livro traz nas abas.
    Vícios perfeitos rs.
    Amo cheiro de livro.
    Passa lá no blog? Resenha do livro Imortal.
    manuscritodecabeceira.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Pois é, eu tenho a péssima mania de marcar passagens nos livros com caneta marca texto!!!!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  15. Tenho tantas que até perco a conta!
    Só leio um livro de cada vez, carrego ele pra onde for, arrumo obsessivamente na estante até que fique de um jeito específico... Nossa, e tantas outras!

    Leitor é um bicho estranho ;D

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  16. Amei o post! Todo leitor tem sua mania mesmo, hahaha. Bom demais.

    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  17. Agora que você falou não consigo me lembrar de nenhuma mania que possuo. Mas, vou prestar atenção e depois volto aqui para contar.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  18. Frannn, alegria você aqui no blog da Luarinha, vocês juntas não tem pra ninguém né?
    Amei seu post sobre manias, eu tenho algumas, tipo, cheiro meus livros tb, e muito, adoro, e quando os livros chegam aqui em casa tenho de me sentar na cama e ler a sinopse, e depois já corro e coloco um marcador dentro, faço isso com todos. Já um local específico eu não tenho muito, pq como sou mãe tenho de me adequar as necessidades deles e de meu tempo pra ler, mas leio melhor na minha cadeira rede, durante o dia, e na minha cama, deitada com um travesseiro a mais, pra apoiar o livro, a noite .

    Beijinhos Fran e Luarinha, adoro vocês e seus blogs lindos .*.*

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/03/resenhas-presentes-da-vida.html#more

    ResponderExcluir
  19. Adorei esse post :)
    Minha manias? Huuum?!
    Cheirar o livro(acho que todos temos), ler a sinopse antes de começar a leitura, ver qtos capítulos existem, ficar fazendo carinho na capa e toda ficar observando se está riscado, antes de começar a leitura ler o ultimo parágrafo do livro.
    Com certeza deve ter mais manias , não lembro no momento.
    Parabéns pelo post.
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  20. Nossa, adorei e me identifiquei muito com o post. Tenho muitas manias. Também não abro totalmente o livro para não estragar, preciso ler a sinopse e as contra-capas primeiro. E sempre quando estou mais ou menos no meio, leio a última linha do livro.
    Também carrego meus livro pra todos os lugares, mesmo sabendo que não vai dar tempo de ler.
    Stéphanie.
    Teenage Dreams

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post, muito legal!
    Tenho uma boa parte das manias que você tem (não abrir o livro totalmente, ler sinopse, contra-capa, informações etc antes de começar... e além do mais tenho uma mania (que mesmo eu acho muito estranha! o.O) de ler uns trechos do final do livro... sei lá, acho que a curiosidade é tão grande que não consigo guentar! =P
    Bjus
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  22. Que post lindo!!!
    Eu nunca reparei nas minhas manias!!! sera que tenho alguma?!!! hehehehe
    Vou pensar....

    Beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Rsrsr me achei nesse post!
    Ai como é bom saber que não é só eu que tenho manias!!!
    As minha são: Ler capa, comtra-capa, orelha, e o ultimo paragrafo livro e tbm vejo se não tem nenhuma imperfeição ( Isso qdo vou comprar) Qdo o livro já está na minha casa eu coloco-o numa caixa e cada vez que eu vou ler , lavo as mãos antes, cheiro e abro ele a 90° ( mais do que isso eu não abro rsrs) e lavo as mão varias vezes emqto leio. E outra coisa que eu acho egoismo da minha parte, mas eu não me sinto bem e de emprestar os meus livro, tenho vergonha de dizer mais eu não empresto pra ninguem. Mas é assim cada um com a sua mania!!

    ResponderExcluir
  24. Haha Eu cheiro livros! Mas, fala sério, os livros não têm um cheiro bom? Eia algumas das minhas manias:

    1. Eu cheiro livros.
    2. Eu não abro de mais o livro.
    3. O marcador do livro que estou lendo, enquanto não está sendo usado, eu deixo-o marcando a primeira página do livro.
    4. Faço exercícios na esteira lendo um livro.
    5. Não guardo livro na mochila sem que este esteja dentro de uma sacola ou qualquer coisa que o proteja contra chuvas ou impacto. (a não ser que esteja chovendo na hora, é claro)

    Tefinha - http://aminhadimensao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Quando eu era adolescente eu adorava ler a última frase do livro antes de iniciar a leitura, achava o máximo hahaha
    Mas teve vezes em que acabei recebendo surpresas desagradáveis fazendo isso, aí parei :x

    E também tenho mania de ler tudo (sinopse, orelhas, agradecimentos), antes de começar. É ritual msm! rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  26. Fran!

    Eu realmente gostei dessa postagem, e é verdade, nunca tinha reparado nessas coisas de manias sendo que eu tenho muitas.

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ei Fran!

    Ah, muito legal a coluna!
    Eu também tenho esse vício de cheirar o livro a todo instante HAHA E não saio sem um livro, claro. Também não abro todo o livro para que ele fique intacto! Ai, somos um pouco paranoicas kkkkkkkkkkk
    E eu ainda tenho um ritual de praxe: meu marcador TEM que combinar com a capa do livro u.u Se eu não tiver um marcador que combine com o livro, faço um e imprimo, porque acho tão bonitinho quando a pontinha do marcador fica pra fora e é parecido com a capa *-* kkkkkkkkkkkkk
    Bem, é isso!

    Bjoos'
    Lets
    http://leiauch.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Também não abro o livro totalmente para não danificar! Minha mãe ficava agoniada porque quando ela pegava um livro meu para ler, eu pedia para ela ter muito cuidado ao abrir e ela dizia que se sentia limitada, hauah. Sempre cheiro os livros, também e quando vejo que a capa tá meio pra cima, coloco outro livro em cima para ele sempre ficar bonitinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Faço igual o que você disse: "não abro o livro totalmente na hora da leitura para não danificá-lo." haha, não abro e não deixo ninguém abrir muito! Cuido de meus livros como se fossem bebês :)

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  30. KKKKKKK SUPER A MINHA CARA FAZER O QUE VOCÊ FAZ FRAN! TENHO QUE TER ESSE RITUAL QUANDO COMPRO LIVROS SENÃO EU NÃO COMPRO E MINHA MÃE VIVE DIZENDO QUE PARECE QUE VOU COMPRAR OURO!KKKKK MAS LIVROS SÃO OURO PRA MIM ORAS!
    AMEI MUITO O TEXTO E ESTAVA COM SAUDADES SUA JA POXA =(
    BEIJOKAS...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Todos temos manias mesmo! Eu gosto de parar a leitura sempre no começo de capítulos...se parar na metade de algum me da nervoso. Também gosto de ler tudinho, as orelhas, agradecimentos e afins.
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Achei as manias citadas super normais, pelo menos pra quem gosta e muito de ler livros. Eu tenho mania de cheirar meus livros, novos ou antigos, de ler sempre a sinopse e saber quem é o autor do livro, de ler capítulo por capítulo, quando vou parar uma leitura, não consigo parar no meio de um capítulo, eu preciso terminar um capítulo inteiro, e foi até citado aí no post. rs Enfim,achei interessante a mania da personagem do livro citado no final, deve ser péssimo ter um autor favorito que tem seus livros publicados só de ano em ano :/

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Nossa, eu tenho tantas manias!
    E também cheio muito meus livros. Gosto de sempre estar perto deles. Enfim, são muitas! rsrs
    Amei o post!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  34. MANIAS *o* Eu sou cheia dessas. Leio tudinho antes de começar também, contracapa, texto do autor, agradecimentos, sinopse e sim... Leio o fim do livro antes de começar ele. rsrs só que na MAIORIA das vezes não estraga a surpresa não, só instiga a gente, lembrando que eu tenho uma regra, só ler a ultima página, não importa se ela só tenha uma linha, não leio a penúltima nem a antepenúltima; nem o ultimo capítulo antes de começar o livro, só a ultima página. rsrs Pois é! Também carrego o livro pra todo lugar e sempre que tô lendo, tenho que balançar o pé!(geeente, sou muito estranha!) rsrs
    Enfim, ótima coluna.
    Beijos
    http://serietrinita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Adorei o post!
    Não tenho muitas manias, acho que só de não abrir muito o livro para não danificar. Antigamente eu só conseguia parar de ler quando terminasse o capítulo, hoje eu já consigo parar antes caso seja necessário. Outra coisa é que por mais que eu adore ler, em qualquer lugar, eu odeio ter que carregá-lo na bolsa, por exemplo, pq pode estragar hahahahah
    Ler o fim antes deve perder a graça, mas já vi histórias que começavam com o fim, então...

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Fran,

    Gostei demais do post,eu em particular só leio livros que são meus, e antes de ler analiso a capa,sinopse e sobre o autor, e gosto de ler aonde eu vou...abçs.

    Tem resenha no blog e algumas promos, passa lá.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Olá!

    Que delícia de coluna. Tenho quase as mesmas manias que você... tem coisa melhor do que cheira livros? É viciante! KKKKKKKKKK *o* Adorei.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Oi flor,
    Adorei a coluna e tipo tenho que me acusar sim eu leio sempre um capitulo por vez e se não acabar o capitulo não paro de ler...huahua...e sempre que compro um livro tiro do plástico e cheiro ele...rsrs..sim sim meu namorado acha isso hilário mas fazer o que ne..são nossas manias...
    Bjksss
    Raquel machado
    Leitura Kriativa
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Bem legal seu blog!
    Nunca reparei nas minhas manias. Sempre vejo que foi o tradutor e o título original antes de começar a ler. É claro que so o livro estiver em inglês eu acho que só vejo o ano de publicação. Não sei se é mania, mas quando leio em casa, fico fazendo carinho na minha coelha...acho que é só hehehe

    ResponderExcluir
  40. Amei, amei o seu texto, e eu o achei muito verdadeiro haha, e eu também não abro o livro totalmente na hora da leitura para não danificar o livro haha.
    E achei muito legal você citar a Georgina Kincaid porque neste momento, estou lendo “A Canção do Súcubo” haha e estou amanda a Georgina e seu hábito de leitura. E eu simplesmente não consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo, já tentei, mas não consigo :s
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Adorei o texto da Fran. Eu realmente tenho algumas manias, como: Verificar quantas páginas tem geralmente cada capitulo do livro, as textura das folhas, o cheiro principalmente, o acabamento do livro e não consigo ficar sem música para a trilha sonora. Todos temos uma mania assim, acho que é normal.

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  42. Eu tenho essas manias também UAHUAUUHAU, achei super legal essa coluna. Me identifiquei pois sempre leio os textos das capas e das abinhas. UAUAUUAHUHA

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  43. Realmente, todos temos manias
    Eu só leio por capitulos, não gosto de parar no meio de um capitulo
    E eu leio o livro e depois que acabo que vou ler a orela...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Eu não costumo cheirar o livro. Mas leito todas as informações da capa antes de começar... já fico meio inteirada do assunto e já me preparo pro que há por vir.
    '-'
    gostei bastante do post. '-'
    beijos
    boa sexta

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  45. hahahah
    eu tenho essas e muitas outras manias.
    Cheirar é a primeira delas...rs
    e tmb não consigo abrir o livro totalmente, morro de medo de ficar tudo arregaçado rs
    bjs

    ResponderExcluir
  46. Acho que não tenho mania... ACHO, rs.

    Gostei do post! :)

    Beijos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  47. Eu sempre gosto de parar a leitura depois de terminar o capítulo. Também cheiro o livro.

    Adorei o post.

    Beijos!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  48. Oi Fran!
    Eu também adorei essa coluna!
    Tenho minhas manias...
    Leio tudo antes de começar a história: sinopse, orelha, tudinho!
    Gosto de ver as texturas da páginas, ficar analisando a capa...
    Muito legal essa coluna!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  49. Adorei a coluna!!!
    Tbm tenho algumas manias, como: Ficar alisando e namorando a capa do livro durante dias antes de começar a lê-loe Nunca abro o livro totalmente quando vou lê-lo.
    E tbm tenho mania para ler ebook, tipo: Não tem a menhor condição de ler um ebook que não tenho o texto Justificado (estilo de formatação) e até o espaçamento entre as frases tbm importa. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Essas são as minhas manias.
    Bjuxxxxxxxxxxxxx

    @jujubalex
    http://overdosedebeladona.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Oi Fran!!

    Nossa, adorei a coluna! A minha mania, ao menos a que reparei ate, é que eu não leio sinopse nem contra capa, mas a partir da primeira página leio tudo, os dados da edição, a quem o livro é dedicado, se tem alguma frase... tudinho.. rsrs

    Adorei mesmo o post!!

    Beijos,

    Marcelle.
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Ain, adoooooooooro. Tenho essas manias também. Pego o livro, cheiro, leio a sinopse, leio as abas, leio a dedicatória, leio as informações, vejo tudo e só depois começo UASHUAHSUS Se não for assim não dá, tem que ser e pronto acabou. Adorei, adorei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  52. Mania de ler o final o livroo, kkkk, não todos, mas essa é uma das minha manias, não me sinto mal por spoliers e também não saio contando, mas essa sim é a minha super mania.


    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  53. Nossa, é verdade, após ler o post comecei a pensar em possíveis manias que eu possa ter, e não é que eu tenho mesmo? rs. Uma delas é no caso do livro estar muito chatinho, se isso acontecer eu vou pulando as páginas até encontrar algo interessante. Acreditem, dá certo, se torna um impulso para continuar a leitura ;) E a outra é que eu não consigo marcar as páginas com a orelha do livro, me dá nervoso, então uso os marcadores, por mais bonitinhos que sejam rs. E realmente, tem que ter coragem para ler o final da história primeiro, não consigo rs.

    Um beijo, sucesso para o blog.
    amagicanoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Olá, adorei o post!!!!
    Também leio tudo, sinopse, orelha, sobre o autor, contracapa, tudo antes de começar a ler o livro.
    Jamais uso a orelha para marcar e não gosto de andar com eles na bolsa pra não estragar, levo na mão mesmo.
    Vou me observar para ver se tenho mais manias, kkk

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  55. Minhas manias são muitas. Eu gosto de sempre parar de ler no fim de um capítulo. Tenho dificuldade de me concentrar quando o livro é daquele formato pequeno e com aquelas folhas brancas.
    A textura da folha é muito importante pra mim.
    Sempre carrego o meu pra qualquer canto, tenho meu próprio marca página, uma flor de feltro que fica com um clipe na capa e um fio para colocar dentro do livro. Aqueles marca-textos de papel eu destruo rapidinho... xD

    Adorei o blog, to seguindo!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  56. Owwwwwwwn eu amo a sua coluna flor! E hoje tu estava realmente inspirada! Seu texto ficou muito lindo, eu compartilho da maioria das suas manias! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  57. Linda tem selinho pra ti lá no meu blog: http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  58. rsrsrsrs verdade! Eu tenho a mania de antes de iniciar a leitura,ler a sinopse a contracapa. É um ritual!!!!
    Cada mania viu! kkkk
    Abraços...

    http://pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  59. Oi Luara!
    Adorei a coluna da Fran!
    Cada louco, quer dizer, leitor com suas manias ;)
    Eu preciso estar em silêncio total pra ler... Mas já me acostumei a ler com meu gato ronronando no colo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  60. Olá! Adorei o post! Acho que a minha mania e passar os dedos na capa, sentir qualquer relevo e prestar bem atenção no desenho, arte ou foto! rsrsrsr...

    Bjooos
    entreumlivroeoutro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  61. Também leio sinopse, contracapa, agradecimentos e tudo mais que o livro tenha antes de iniciar a leitura da história em si. Quando preciso parar no meio do livro para fazer alguma outra coisa, eu tenho que, pelo menos, terminar o capítulo, não consigo parar no meio de um capítulo!

    Bjinho,
    pirigueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  62. Nossa! Também tenho várias manias... Leio a sinopse, a contracapa, a minibiografia do autor - e fico olhando a foto, quando tem -, leio os dados da editora, abro o livro com cuidado, reparo na letra e na textura das páginas, observo a diagramação e, de vez em quando, leio o final. Hahaha! Por fim, quando já cumpri todo esse ritual, leio na cama, antes de dormir, e nunca paro no meio de um capítulo. ;)

    Ah, acho que nunca fui de ler os agradecimentos.

    Isie
    http://isiefernandes.blogspot.com

    ResponderExcluir