26/03/2012

Resenha: O Palácio de Inverno

Título: O Palácio de Inverno
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 456
Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública? Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais. Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior. A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor, Zoia. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família do czar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido a fim de salvar a si e a Zoia. A vida com ela lhe custaria pátria, família e prestígio, e ele jamais se arrependeu disso - mas e para Zoia, o que teria custado? Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história.  

Se eu tivesse que resumir esse livro em uma palavra, com certeza essa palavra seria incrível.

O enredo é baseado da história de vida de Geórgui Jachmenev. Ele tem 80 anos e vê a sua mulher à beira da morte. Com isso, Geórgui passa a nos contar toda a sua trajetória, desde que ele era um simples camponês na Rússia até os dias de hoje.

O autor deste livro é o mesmo do livro O menino do pijama listrado, do qual eu já ouvi diversas críticas maravilhosas. Todos me diziam que a narrativa era maravilhosa, mas não acreditei até que vi com meus próprios olhos.
Acho que se eu dissesse que a narrativa do John Boyne é incrível, seria pouco.

“E de qualquer forma, todos nós estamos escondendo alguma coisa. Todos, sem exceção. Nossos superiores, nossos iguais. Os que não tiveram nossas oportunidades. Ninguém gosta de revelar seu verdadeiro ser; nós nos atiraríamos uns contra os outros se revelássemos.” Padre Grigori, p. 288 
Ao longo do livro, vamos passando por diversas épocas e por mais que essas épocas sejam aleatórias – em um capítulo estamos em 1917 e no outro estamos em 1980 – a narrativa faz com que tenhamos total entendimento sobre qual ano estamos. Claro que cada capítulo tem o ano especificado, mas ao longo da leitura você acaba esquecendo o ano e com isso, a narrativa acaba te lembrando.

No livro, os fatos se misturam com a ficção. A base do livro é a Rússia do começo do século XX e seu governo. A grande parte dos personagens do livro realmente existiu, o que faz com que a leitura seja ainda mais interessante.

Para quem conhece a história da Rússia ou pelo menos tem uma base, acho que o livro dá margem para várias teorias, já que como eu disse, o autor mistura ficção com realidade. Para aqueles que não conhecem nada, leiam o livro sem medo. A história vai se tornar ainda mais encantadora, já que aquilo ali vai ser totalmente novo para vocês.

“Naquele momento, como dois amantes empenhados na mais graciosa dança, dei-lhe um rodopio e suas costas se comprimiram contra a grande porta de carvalho que se erguia atrás de nós.” Geórgui Jachmenev, p. 130
Tudo o que eu falar aqui não vai chegar aos pés do que eu senti lendo esse livro. É doce, é fascinante, é fantástico!
Acho que a história da Rússia nunca me interessou tanto quanto agora. É uma história realmente fascinante. Tanto que, ao terminar a leitura, acabei indo pesquisar sobre a Dinastia Romanov – época em que se passa grande parte do livro – e como é interessante conhecer todas aquelas pessoas com quem eu tive tanta intimidade durante o livro.

Esse é um livro daqueles que eu colocaria como leitura obrigatória para todos os amantes de histórias envolventes, que fazem você se apaixonar mais pelo enredo a cada página.
Se eu disser que esse livro entrou para a minha categoria de favoritos, ainda vai ser pouco. Esse com certeza vai ser um dos livros pelo qual eu sempre terei sentimentos fortes, tanto pelo enredo quanto pelos personagens. 

65 comentários:

  1. Já achava que ia gostar desse livro quando comecei a ler a resenha, ao terminá-la tive certeza pois acho a historia da Rússia fascinante. Adoro ler essas resenhas onde fica claramente exposto o amor que se sentiu ao ler o livro, você conseguiu transmitir tanta paixão pela historia que eu preciso sair urgente para comprar esse livro. Eu ainda não li O menino do pijama listrado, apesar de ter ele, pelo simples motivo de estar com medo pela quantidade de lágrimas que eu tenho certeza que vou derramar, historias que se passam na Alemanha nazista fazem isso comigo. Vou procurar mais livros do autor, que parecem tão fascinantes e profundos quanto os livros do Carlos Ruiz Zafon.

    Beijos e parabéns pela resenha, ficou incrível!

    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Uh, eu necessito ler este livro, Lu! *-*
    Já ouvi falar do autor, mas nunca tinha dado a devida atenção ao livros dele.
    Esse primeiro quote é perfeito.
    Sério, sua resenha me conquistou!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ai Lu, a sua resenha ficou perfeita, preciso desesperadamente desse livro agora, confesso que não gostei de O menino do pijama listrado, não que seja ruim, mas sei lá para mim não teve aquela emoção que todo mundo fala, mas para O Palácio de Inverno a situação muda completamente, porque uma vez uma amiga minha disse: "Você tem que ler esse livro", mas não li ainda, porque né? ele é super caro, mas vou ler um dia, está entre os meus desejados a muito tempo.

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  4. Interessante demais sua resenha. Eu tinha colocado esse livro no carrinho de comprar lá no submarino a um tempo atrás, mas desisti pois tive de comprar outra coisa =/
    Mas eu ainda não tinha lido nada a não ser a sinopse dele, que já tinha me interessado, pois é o estilo de história que eu adoro, mas agora... lendo sua opinião, que para mim é tão válida vou ver se encomendo de fato.
    Obrigada Luarinha, muito bem feita sua resenha, como sempre e sempre *.*

    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Oiie adorei a resenha, tipow deu vontade de comprar o livro agora, adorei seu blog, adoro esse estilo de blog :* beijinhos e já sigo

    ResponderExcluir
  6. Que resenha linda Lu *.* , fiquei mega curiosa para ler o livro, só não vou procurar ele por hora, pois estou em uma fase meio obscura e estou prefiro livros de terror u.u ...rsrs.

    Beijão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar desse livro, mas nunca tinha lido uma resenha. Gostei, confesso que nunca me interessei muito pela Rússia, mas, pelos trechos, gostei da forma que o livro é escrito.

    Beijo
    http://semquerermeintrometer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. O que é uma vida sem segredos, nunca nos mostramos ao mundo de verdade e se isso acontecesse o mundo nos julgaria, esse livro parece ser o tipo de livro que vai me emocionar, adoraria lê-lo

    http://aleitoracassia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, você amou mesmo hein menina? Confesso que no começo da resenha eu já pensei assim: bem, ela até que gostou... mas não me desceu muito bem essa do cara ter 80 anos.
    Pois é, não me desceu mesmo, mas mesmo assim, decidi que vou pelo menos dar uma olhadinha nos preços desse livro porque você me encantou com seu encantamento, viu? rsrs.
    Fiquei bastante curiosa, apesar de frisar que sou meio avessa a esse tipo de narrativa (por simples e puro preconceito, eu sei).
    Enfim, óoooootima resenha!
    Beijos
    http://serietrinita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito ler O Menino do Pijama Listrado há algum tempo, mas ainda não tive a oportunidade. Devo dizer que amei essa resenha. O livro me chamou atenção logo pela capa e depois pelo nome. Quero muito ler agora. Fiquei curiosa. Vou adicionar no skoob pra não esquecer! Oh droga, mais um livro pra coleção. Está ficando cada vez maior, viu? KKKK

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, porém vc me deixou com a água na boca com sua resenha maravilhosa.
    Ou livro que tbm não li mais muita vontade é O Menino do Pijama Listrado...
    Olha vc reclamando ontem no tuito dos coments e olha o tanto que vc já tem, Ingrata!!!
    Parabéns pela resenha :)
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  12. Já tinha vontade de fazer essa leitura, por ter lido o menino do pijama listrado e achado a narrativa e o enredo maravilhosos. Agora que li sua resenha, anotei o livro aqui como uma das minhas próximas compras porque ele parece perfeito. Adoro os livros dele sempre embasados em algum contexto histórico *-*

    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Luara!
    Adorei sua resenha! Vc soube passar de modo sutil o quanto esse livro pode ser bom...eu não tinha muita curiosidade com esse livro e já li resenhas que não entendi nada...mas com a sua vi com uma nova perspectiva e quem sabe eu leio ele algum dia desses?

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Hey ^^

    Convenceu acabei de colocar na lista "desejo" - fiquei feliz por não precisar saber muito sobre a Russia.
    Sua resenha foi o principal motivo para esta colocar na lista - obrigado!! kkk

    Xxx ótima semana

    :: Loma

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha amiga, e ainda mais me encantei com a sinopse, eu não conhecia este livro, e vou add no skoob!!

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Luara.
    Interessante este livros. Sua animação na resenha despertou minha curiosidade. Gostei bastante da resenha amiga.
    Abraços...

    http://pollymomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Só de saber que ele é o mesmo escritor do menino de pijama listrado, já me interessei bastante pelo livro
    E além disso parece ser muito bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha Luara :)
    Voce já havia comentando e senti como você realmente gostou do livro, e de fato, quando tem a história de um país envolvido, tudo fica ainda melhor. Gosto quando os livros tem esse detalhe e provavelmente irei gostar esse também.

    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Menina, eu tenho fascinação por esse escritor desde que li O menino do pijama listrado. Nossa, é muito, bom. A narrativa dele é super leve e gostosa. Parece meio, sei lá, figurativamente falando, macia.
    Adorei a resenha, mais um livro pra lista de desejados! rs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Luara :)
    Confesso que não conhecia a obra :O
    Mas foi uma excelente resenha *-*
    Meus parabéns :)

    Beijos e tenha uma excelente semana

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu
    Eu não conhecia o livro, mas do autor só conhecia o O menino do pijama listrado, que inclusive li muitas críticas positivas, dizendo que o livro é de levar às lágrimas.
    Amei a resenha. Entrou para a minha listinha
    bjos

    ResponderExcluir
  22. Já li um livro do John Boyne e amei. Ele emprega muita emoção no que escreve, mas acho que no momento eu não leria esse livro... Não estou com clima para histórias desse estilo, sabe? Ando muito sobrecarregada na leitura e tenho procurado por algo mais leve...
    Bela resenha!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  23. Só tenho lido criticas boas sobre esse livro, eu estou querendo muito ler! Estou implorando para comprarem para mim! E lendo sua resenha, deu mais vontade ainda. Você ficou tão cativada com o livro, sério. Me impressionou!

    http://almanaquedeescape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler esse livro, justamente porque amo história =]
    Ótima resenha...

    beijos
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro, mas conheço o autor pelo livro O Menino do Pijama Listrado. Acho bem interessante misturar realidade com ficção, confesso que não sei muita coisa sobre a história da Rússia, mas seria legal aprender um pouco mais, principalmente se for lendo um bom livro!

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Confesso que quando li a sinopse a achei muito longa e cansativa, mais após ler a sua resenha, a minha curiosidade foi despertada. Achei super interessante, o fato do enredo do livro envolver a realidade e a ficção. Fiquei super curiosa para ler O Palácio de Inverno.
    *bye*

    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelo blog!
    Sua resenha esta ótima, parece um bom livro, vou tentar lê-lo (Eu amo ler) hihi *--*
    XOXO
    http://allornothingsz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Eu simplesmente amei a sua resenha e acho que você conseguiu transmitir o quanto você gostou do livro em palavras de um jeito muito legal. Eu já li O menino do pijama listrado e amei, e sempre tive vontade de ler mais livros do John Boyne, mas nunca corri atrás de verdade haha, mas esse livro parece ser muito bom mesmo, vou correr atrás para lê-lo.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. No começo da resenha pensei que o livro seria chato, mas no final... fiquei "que incrivel, preciso ler". Nunca li nenhum livro do John Boyne, mas sempre admirei seu trabalho ^^

    Bjs ;*

    ResponderExcluir
  30. Essa é a segunda vez que leio resenha desse livro e minha vontade só aumenta. Ouvi maravilhas da escrita de John, também e o carater que O palacio do inverno parece ter, muito me agrada. A estetica da capa também chama minha atenção. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Que show! O livro parece ser ótimo...e pelas suas palavras vi que gostou bastante. Adorei a dica e a resenha.
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Ao ler a sinopse me interessei, pois adoro livros que retratam a Guerra e a Rússia. E fiquei mais curiosa ainda de conhecer essa história depois de ler sua resenha animada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  33. Oi Luara!
    Só tinha visto um blog falar desse livro até agora, e nem foi em um resenha então não sabia muito bem o que pensar dele. Mas eu adoro livros mais históricos, principalmente na época em que esse se passa e acho que iria gostar muito desse também.
    Ótima resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  34. Hey
    Amei a capa!
    Não conhecia o livro e não sei se leria.
    Tenho super cuidado com livros históricos pois traumatizei com um hahaha
    Mas são legais para imaginar o lugar e tals.

    Parabéns pela resenha

    Uma ótima quarta pra você
    NANA - OBSESSION VALLEY

    ResponderExcluir
  35. Oi, Luara!
    Eu li O Menino do Pijama Listrado e já tinha me apaixonado pela escrita do John Boyne. Fiquei encantada com a sinopse e mais ainda com a sua resenha. Com certeza vou ler O Palácio de Inverno muito em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Você conseguiu me convencer a ler este livro com a resenha. Só de saber que é do mesmo autor de "O Menino do Pijama Listrado" já dá vontade de devorar este livro.

    Espero lê-lo em breve.

    Beijo

    ResponderExcluir
  37. Eu adooooooooro história e o livro promete ser mais do que uma historinha de ficção, se eu não tivesse uma pilha enorme pra ler eu compraria imediatamente :D

    ResponderExcluir
  38. Nossa, eu não conhecia o livro e pelo tanto que você elogiou o livro parece ser muito bom. Eu amo narrativas que fluem bem, e para mim é um dos pontos mais importantes de um livro (se não o mais importante). Acho que iria gostar de ler!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  39. parece ser ótimo mesmo! Tenho vontade e ler este e o menino do pijama listrado *-*
    adorei a resenha :D

    ResponderExcluir
  40. Não conhecia este livro, a história parece ser bem envolvente.
    Parabéns pela sua resenha, ficou realmente muito boa.
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  41. Oi Luara,

    Eu não conhecia esse livro, mas gosto de livro desse gênero. To curiosa para ler O Menino do Pijama Listrado faz muito tempo pois só ouvi criticas boas dele, e por ser o mesmo autor dá para ter uma ideia de como esse livro parece ser bom.

    Beijos,
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  42. Olá.
    Já tinha ouvido muito falar sobre esse livro, e achei a capa linda. Com certeza sua resenha melhorou muito meu conceito sobre ele, hehehe.
    Só de saber que indica para amantes das leituras (histórias) envolventes, ja me cativou.

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Linda, tem selinho pra vc no blog...

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    bjsss

    ResponderExcluir
  44. Nossa eu nem sabia que esse livro existia! Vamos lá: eu achei a capa muito interessante e o título também! Adorei a sua resenha e se tu achou esse livro tão bom assim, eu acredito, afinal tu tem bom gosto! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Oii Lu,

    Eu li há pouco tempo O Menino do Pijama Listrado, e concordo com você sobre a narrativa é realmente muito fácil ler um livro do John Boyne, ele nos envolve como poucos. Eu fiquei bem curiosa em relação a este livro que parece ser bem interessante.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  46. Então esse livro é meio que um romance? Amei... Antes eu não gostava de romances por serem melosos e tudo mais, e eu ainda detesto aqueles romances melosos demais, porém eu estou começando a me interessar cada vez mais pelo romance.

    Já adicionei ele na minha lista no skoob ^^

    Beijinhos,
    Kimy Gabrilli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Esse livro me chamou tanta atenção que eu já estou o colocando na minha wishlist, de verdade. Adorei, nunca ouvi falar e agora estou super interessada, a história é bem diferente. Beijos.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  48. Oi Laura!
    Não conhecia esse livro, gostei dele e da ideia da trama.
    Ótima resenha!

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Tantos livros bons por aí, que fica meio difícil escolher.
    Amei a resenha, parece prender a atenção.
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite Luara,

    Não preciso nem falar o que eu acho desse livro, você viu a minha resenha e sabe que como voc~e gostei demais e concordo com a sua opinião sobre leitura obrigatória ou melhor autor obrigatório, já resenhei todos os livros dele no blog, parabéns pela resenha.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Eu adoro livros q tenhas história envolvida!
    A capa é linda e o nome do livro me encantou ^^
    Me deu muita curiosidade de ler! ;)

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  52. É o segundo blog onde leio a resenha desse livro, e só quero mais ainda lê-lo. É encantador simplesmente pelo que já li sobre ele e a história do livro, o autor escreveu outro livro que quero MUITO ler e há muito tempo, então com certeza os dois livros dele estão na minha lista de desejados *O*
    No mais, sua resenha foi muito boa *___*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  53. Não conhecia o livro, mas achei interessantíssimo!
    Seguindo aqui, tah...^^
    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  54. Ei Lu, já tinha ouvido falarem sobre o livro, e ainda mais sobre o autor. Não li nada dele, mas acho que não se pode fugir da leitura de um autor tão elogiado como este, seria até crime. Espero poder ler esse livro em breve ;) Já que eu não conheço nada da Rússia, pode ser uma boa oportunidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  55. Oi Luara!
    Não conhecia esse livro, mas já tinha ouvido falar no autor por causa de O menino do pijama listrado (apesar de ainda não ter lido).
    Pelo que você contou, o livro deve ser ótimo mesmo! Adoro quando misturam fatos históricos com ficção.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  56. Oi Luara!

    esse livro é bem grosso, e a capa é bonita.Nunca li um livro que fale somente da Rússia, já li alguns onde a história em algum momento passou lá e só. Sobre a Dinastia Romanov, conheço apenas de nome. É bom quando a narrativa por si só nos deixa por dentro, sem nos perder, principalmente por este passar em vários anos diferentes.

    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  57. Flor tem meme pra ti lá no meu blog: http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  58. Hey (:
    Sempre tive muita vontade de ler esse livro, mas nunca tive a oportunidade .-. Triste história, mas enfim. Adorei sua resenha, muito boa. Agora preciso ler esse livro de qualquer jeito UAHSAUS

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  59. Aiiii já coloquei na minha lista de livros desejados!!!
    Sempre imaginei que John Boyne escrevesse bem e desde que assisti ao filme O Menino do Pijama Listrado e me emocionei descontroladamente desejei ler o livro, mas ainda não tive oportunidade. Ao O Menino do Pijama Listrado também acrescentei O Garoto do Convés do mesmo autor e agora já quero também O Palácio de Inverno!!!

    Bjkas
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  60. Oi!
    Já faz um tempo que eu vi este livro e fiquei tentado a lê-lo.
    Parece ser bem interessante!
    Amei a resenha!
    Parabéns pela resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  61. Muito, Muito bom a resenha!
    E o livro, realmente me parece incrivel.
    bjs
    Lucas, Era uma vez...
    [http://livrosecontos.blogspot.com.br/]

    ResponderExcluir
  62. Ei Lu!

    CARAMBA! o.O Eu não daria NADA por esse livro. Capa sem graça, título nada atrativo. Não sabia que era do mesmo autor de O menino de pijama listrado (que eu nunca li, mas acho que deve ser ótimo), mas mesmo assim...
    Eu AMO história, adoro conhecer a cultura de outros países e tudo o mais. Então com certeza acho que esse seria um excelente livro! E tendo uma narrativa envolvente então... *-*
    Assim que tiver a oportunidade lerei, com certeza!
    Excelente resenha ;)

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  63. Ah como eu quero ler esse livro! Ainda mais porque o autor é o John Boyne e também pelo fato de se passar e outros países pois adoro livros que mostram outras culturas.Imagino que a história deve ser empolgante e bem desenvolvida.
    Pretendo lê-lo este ano.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  64. Eu me apaixonei por este livro desde a primeira vez que vi a capa dele. E quanto mais resenhas leio mais certeza tenho que preciso comprar ele. Ameiiiiii o post!

    ResponderExcluir