16/03/2012

Resenha: Um Mundo Brilhante

Título: Um Mundo Brilhante
Autora: T. Greenwood
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.

Antes de ler este livro, confesso que li diversas resenhas nos blogs que eu costumo visitar e posso afirmar: eu não sabia exatamente o que esperar dele. Muitos criticaram, muitos amaram.
Nessa resenha, não me prenderei muito ao enredo, já que a sinopse diz o suficiente sobre o livro.

Sabe quando você termina de ler um livro e fica tentando decifrar se você gostou ou não? Pois é, isso aconteceu comigo ao terminar esse livro.
Mesmo assim eu vou tentar construir minha opinião ao longo da resenha e descobrir junto com vocês o que eu realmente achei.

“Segredos. Como pequenos sapos escondidos em seu bolso. Não se pode esquecer deles porque estão sempre se mexendo ali dentro, contorcendo-se, tentando escapar.” p. 285
Eu achei o enredo em geral merecia um desenvolvimento melhor. A cultura dos índios navajos poderia ter sido mais bem explicada, a investigação sobre a morte do índio a porta de Ben poderia ter tido mais emoção. Mas não podemos considerar o livro como sendo cultural ou investigativo e é quando percebemos isso que ele fica surpreendente.

Esse é um daqueles livros que até você ler a última página, você não sabe o que vai acontecer. Confesso que eu esperei que o final fosse diferente, mas acho que a autora conseguiu fazer com que seu personagem e a sua história se tornassem verdadeiros, humanos.

Sobre o Ben, eu ainda não tenho uma opinião formada. Ele me despertou várias emoções: raiva, compreensão, compaixão. Achei o protagonista muito conformado com as coisas da vida dele. Se ele achava as coisas ao seu redor tão ruins, por que então ele não mudava?

“Quando se abraçaram, Bem sentiu sua garganta se apertar. E, ao mesmo tempo, se sentiu feliz por eles e desapontado consigo mesmo. Triste por tudo o que não tinha e por aquilo que nunca viria a sentir.” p. 294
Um dos pontos super positivos do livro foi a diagramação. A divisão entre as fases do livro feitas com “Mundo Azul”, “Mundo Vermelho”, “Mundo Amarelo”, “Mundo Preto e Branco” e por fim “Mundo Brilhante” fizeram com que o livro se tornasse mais dinâmico uma vez que você associa o significado de cada cor com a fase que o Ben está passando.

A narrativa é feita em terceira pessoa, mas é totalmente voltada ao Ben. Posso dizer que parecia uma narrativa feita pelo próprio personagem principal de tão boa que ficou.

Sobre a capa, preciso dizer: a Novo Conceito arrasou! É linda! Pra quem ainda não viu a capa de perto, vou explicar para vocês: ela é cheia de glitter! E a melhor parte é que ele não sai na mão enquanto manuseamos o livro. Acertou em cheio, NC!

Em resumo, achei um livro muito bom, mas que deixou um pouco a desejar na questão de desenvolvimento do enredo, que poderia ter sido enriquecido caso a autora acrescentasse mais detalhes.
Mas, assim como já diz a sinopse, o livro é mais uma reflexão sobre as decisões que tomamos, e que cada uma delas tem um preço. 

Então gente, fica a dica de leitura para o final de semana!

56 comentários:

  1. Eu amei esse livro, mas depois de muito refletir sobre ele, no final eu também fiquei pensando se gostava ou não, Ben não é o personagem ideal, mas eu acho que ele tem como objetivo apenas representar os nossos defeitos, é como se ele fosse um pouco de cada um de nós, a pior parte sabe, em um personagem só. Sem dúvida é mais um livro de reflexão. Adorei a sua resenha.

    Beijos, Lu.
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Eu ainda nao li, mas acabei de ganhar um *comemora* e estou participando de um BookTour dele tb. Mas até agora nao entendi muito bem pq o kit da NC vem com uma capa de chuva.

    Beijos e otimas leituras

    ResponderExcluir
  3. Já li muitas resenhas sobre esse livro, tanto positivas, quanto negativas, que só fizeram aumentar a minha vontade de ler “Um Mundo Brilhante”.
    Ótima resenha !!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  4. Estou louca pra ler esse livro. To torcendo pra ganhá-lo numa promoção em 2 blogs que tenho como parceiros.
    Já li muitas resenhas também em outros blogs e posso afirmar que só ta me deixando ainda mais curiosa rs.

    Passa lá no blog? Resenha do livro Destinada da P.C. Cast.
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, parabéns. Confesso que já li muitas desse livro e também não sei o que achar, mas ele não me chama muita atenção, mas quem sabe eu não me surpreenda?
    Também adorei as citações, a dos segredos foi minha favorita.
    Beijos, Stéphanie
    Teenage Dreams

    ResponderExcluir
  6. Em todos os comentários que eu faço em resenhas desse livro falo a mesma coisa, e também não tem como eu falar outra coisa a não ser isso; fico completamente dividida. Alguns falam que o livro não é bom e outros falam que o livro é bom, igual a você que falou que é bom, mas o enredo não. Mas em breve lerei e estarei tirando minhas próprias conclusões.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  7. Não tenho vontade de ler esse livro, não. Já vi resenhas positivas e outras nem tanto, mas mesmo assim; acho que é o gênero que não me chama muito a atenção. Parece que não vai me 'prender' se eu ler, sabe?
    Beijos e adorei a resenha ^^

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu!!!
    Como sempre amo as tuas resenhas e essa não foi diferente!
    Estou com o meu livro(lindo) aqui e ainda não li, mas logo, logo, lerei.
    Adorei a opinião que você expôs.
    Um super Beijo*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de livros que nos fazem pensar, mas por alguma razão não tenho muita vontade de ler esse livro. A capa é realmente linda até não poder mais, e achei muito interessante isso das "cores do mundo". Também não sou fã de personagens conformados, o que depois de várias resenhas que eu li, não está assomando pontos para o livro ;)
    Mas quem sabe, talvez, eu dê uma chance.

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Luara!!

    Concordo totalmente com você! O que faz Um mundo brilhante ser tão especial, realmente são os personagens humanos e a história verossímil!

    Beijão!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  11. Também fiquei meio sem saber se gostei do livro ou não
    E fiquei muito triste com as coisas que a Sara tinha que sofrer por causa do Ben, principalmente o final...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    ainda não li esse livro... mas parece bom ^^

    Passei só pra avisar que te indiquei pra fazer um meme lá no meu blog ^^' Se não tiver feito e quiser fazer (:

    Bjs,
    http://darkening.freetzi.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Luara a Nc fez realmente um trabalho maravilhoso na diagramação, pena que o livro não tendeu as minhas expectativas.
    É um livro que mistura de tudo um pouco, mas acreditei que ele fosse ser mais profundo e com uma carga dramática maior.

    Que bom que você gostou.
    Enfim, não foi o que eu esperava mas é uma boa leitura.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  14. Oi Luara!
    Obrigada pela visita lá no meu blog, fiquei muito feliz. Já li esse livro e apesar de a história não ter me encantado tanto, eu amei a mensagem transmitida pela autora, e a capa dispensa comentários é absolutamente linda; a Novo Conceito sempre arrasa.
    Parabéns pelo seu blog, já me tornei seguidora.
    beijos.

    Rafa Vieira.
    http://fascinadaporhistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Luara,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei bastante e concordo com a sua opinião...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Resenha muito...muito bem feita.Vocês descreveu exatamente o que senti ao ler o livro, não sabia na verdade se tinha gostado ou se não
    Mas depois, analisando e escrevendo a minha resenha as coisas foram se encaixando e vi a linda leitura que fiz.
    A capa é sem dúvidas magnífica, e a diagramação tb, vc falou tudo, \o
    Beijinhos Luara.

    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/p/blogs-parceiros.html

    ResponderExcluir
  17. Bom, eu ainda vou ler esse livro...não tenho muito o que comentar! kk Mas, em si parece que a história é boa...vou ver quando ler! kk
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Luara
    eu gostei muito do livro, acho que justamente porque a autora deixou tanta coisa em aberto para o leitor decifrar, que isso me encantou.E a narrativa fluiu tão bem, que eu não conseguia largar o livro até terminar.
    amei a resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  19. Ahh, eu já vi milhões de vezes esse livro em blogs e afins, mas nunca peguei pra ler a sinopse, nem me aprofundei direito no que se trata. Mas depois de ler sua resenha já deu pra entender um pouco e tenho de dizer, fiquei surpresa, jurava que a história se desenvolvia ao redor de uma menina como principal, mas enfim... Quero muito ter esse livro, não só pela história, mas também pela capa com glitter u.u Amei!
    Obrigada por dar uma passadinha lá no blog, e já estou seguindo aqui. Seu cantinho é maravilhoso viu?
    Beijos
    http://serietrinita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ainda não conhecia esse livro, mas apesar de não ser muito o meu estilo, parece ser - no mínimo - interessante. Quem sabe um dia, né?!

    =)


    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  21. Oie!

    Vim retribuir o comentário lá no meu blog :)

    Olha, eu li Um Mundo Brilhante, e não gostei não :S hahahaha
    Achei a história bem fraquinha e tudo que eu senti durante o livro foi tédio e raiva pelo Ben '-' hahahahaha

    Acho que se autora queria dar uma lição sobre nossas escolhas e nossa vida, podia ter deixado o livro mais dramático, ou sei lá... O livro é morno o tempo todo, sabe? Me decepcionei :( hahaha

    Ótima resenha ;)

    Beijooo!

    Ju
    julanagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  22. Não consegui ler a sua resenha! É que já comprei ele esse mês e achei que estragaria a surpresa do livro. mas enfim, assim que eu ler, contarei o que achei e claro, vou ler a sua resenha para discutirmos a respeito u.u rs


    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - espero sua visita rs

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não li esse livro, mas tenho ouvido muitos comentários sobre ele. Esse é um livro bastante resenhado, acho que a Novo Conceito tem feito um bom trabalho com blogueiros e afins para difundir o lançamento. Como você mesma colocou na sua resenha, as opiniões sobre esse livro são divididas. Tem muita gente que diz que adorou, mas li também alguns comentários negativos... Vou comprá-lo e tirar as minhas conclusões.
    PS: Adorei o blog, não conhecia! Vou voltar mais aqui. Depois dá uma passadinha lá no meu, eu to começando agora, mas o espaço já tá ficando bacana!
    http://letrasnodiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha!
    Ainda não li, mas estou louca por ele!

    ^^

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Já li muitos comentários (tanto positivos quando negativos) do livro, e confesso que tenho vontade de lê-lo mesmo assim. Adorei o seu ponto de vista. Não fala muito, mas também deixa aquela pontadinha de curiosidade.
    Vou procurar lê-lo, com certeza. Um conhecimento a mais, o que nunca é demais, hehe.

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. OI!
    estou louca para ler esse livro, li varias resenhas otimas sobre ele, mas ainda estou completamente sem tempo!

    p.s: indiquei você para um meme no meu blog linda!

    xoxo

    ResponderExcluir
  27. Olá Luara;
    Como já lhe disse, gostei do livro, mas concordo com seus pontos em relação ao desenvolvimento da história. Disse também que esperava algo mais investigativo e a surpresa foi gostar mesmo não sendo como esperava. Vá entender kkkkk
    Até agora, Ben é o personagem mais complexo que li este ano e acho dificil isso mudar, até por que, as personagens de Um Mundo Brilhante são reais e isso faz a diferença.

    Beijos e parabéns pela resenha \o/
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oie Luara =)

    Um Mundo Brilhante é uma das minhas proxima leituras. Quando eu li a sinopse eu achei que o livro ia ter uma temática mais espiritual mesmo, algo que já me agradou de cara.

    Mas é super complicado quando vc termina um livro e não sabe direito se gostou ou não.

    Me senti assim com Julieta Imortal, e é horrivel essa sensação por que parece que alguma coisa ficou faltando...

    O fato dos personagens serem bem reais me agrada muito. O que também me faz ter mais vontade de ler o livro ^^

    Gostei muito da sua resenha ela serviu para mim não ir com muita sede ao pote =)

    Parabéns!

    bjus e uma ótima semana para você!

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  29. Hey (:
    Muito bacana sua resenha. Eu também não sei o que esperar desse livro, espero gostar mais ou menos Q AUSHAUSHA Vi mais resenhas negativas do que positivas, mas enfim, vou dar uma chance.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  30. Também estou sem o que achar sobre esse livro. Em alguns blogs vejo que a opinião não foi tão positivas, já em outros a ideia é completamente diferente... Só lendo para saber *-*

    Ps: Que medo do link que você me mandou! Eu não ia naquele lugar de jeito nenhum! kkkkk'

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Ei Lu!

    Bem, esta sinopse me faz pensar que é um livro legal, mas tedioso. Sabe, essa coisa de "lições de moral" não me agradam muito.
    Não sabia que o livro era dividido em partes. Provavelmente isso ajuda mesmo na leitura (:
    A capa é LINDA, e talvez valha a pena tê-lo na estante por isso u.u kkkkkkkkkkkkkk
    Muito boa a resenha!

    Bjoos'
    Lets
    http://leiauch.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Luara, gostei da resenha! Estou muito curiosa para ler esse título da Novo Conceito e suas observações me deixaram ainda mais ansiosa!

    Sobre a capa, concordo com você, ela está linda mesmo! :}

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  33. Até hoje ainda não sei qual é minha real relação com o livro. Também achei o Ben um cara muito arredio, não tinha voz e nem atitude, acho que conformismo é a palavra dele. As mentiras me incomodaram um pouco, mas isso fazia parte do carater de Ben. E também acho que o enrede deveria ter sido melhor desenvolvido e acrescido maiores detalhes, principalmente sobre o Ricky, já que Ben conheceu a irmã dele, né?

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  34. Já aconteceu comigo isso, não saber se gostei de verdade do livro.
    Já li algumas resenhas deste livro e continuo não interessada:)
    O visual do seu blog é lindo.

    ResponderExcluir
  35. Não li este livro ainda, na verdade nem conhecia, mas fiquei curiosa para ler e saber o que eu acho. Amei a resenha.
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  36. Oi Luara!!!

    ADOREI a sua resenha... Sério mesmo, muito boa!!!
    Ainda não li esse livro da NC, mas já tenho ele aqui tbm.
    Odeio sentir isso... Não saber se gostei ou não do livro. Me senti assim com Julieta Imortal.
    Vamos ver se terei o msm sentimento qdo eu ler esse aí...

    Beijos, Karina!
    Walking in Bookland

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Luara,

    Já já tem meme pra vc lá no blog...abçs.

    ResponderExcluir
  38. Então, eu li este livro e até gostei, mas preciso dizer que esperava bem mais dele, não sei, não me emocionei ao extremo como eu queria...rsrs.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  39. Oi Lu!
    Eu já gritei aos quatro ventos que esse foi minha melhor leitura do mês. Acho que o que me tocou no livro, foi a humanidade do personagem, a imperfeição dele. Tinha momentos que eu o amava, o odiava, o entendia, assim como você. Quanto ao final, bom, se acontecesse comigo, eu talvez tivesse agido de forma egoísta, mas a autora foi corajosa ao compor um final diferente do tradicional.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Oi Lu,

    Eu tenho esse livro mas ainda não o li, minha amiga já leu e adorou e por termos gostos parecidos eu acho que também vou gostar. Bom, entendo quando você gosta de uma estória, mas acha que ela poderia ter um desenvolvimento melhor, aconteceu o mesmo comigo quando li O Preço de Uma Lição. E realmente, a capa é linda, eu já achava antes, mas quando chegou em casa e eu percebi que ela era toda cheia de glitter eu fiquei maravilhada falando pra todo mundo: Nossa, que capa linda!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  41. Já vi diversas resenhas sobre esse livro também. Umas falando muito bem sobre a obra, outras de pessoas que não haviam gostado muito do livro, o que faz com que, assim como você, não saiba o que esperar quando for lê-lo. E isso me deixa masi curiosa ainda para ler e tirar minhas próprias conclusões. Apesar do que você falou, de o enredo não ser muito bem trabalhado, fiquei com muita vontade de ler Um mundo Brilhante, e realmente, a capa desse livro é muito linda.

    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Muito legal seu ponto de vista, adoro qnd encontro algo diferente nos blogs tipo o que vc fez parabéns!!!
    Espero que a editora passe a exigir melhores estória de seus autores e não apenas fazer uma boa diagramação e divulgação de seus livros =)

    ResponderExcluir
  43. Já recebi o livro da NC, mas ainda não o li. Gostei bastante da sua resenha, o modo como exprimiu suas opiniões e etc. Às vezes também não consigo definir ao certo a minha opinião final do livro... hahah
    Gostei dos pontos que você ressaltou. Ainda não sei muito bem o que esperar, já que você falou do desenvolvimento, mas o que mais importa, na minha opinião, é a narração, e como você a elogiou, fiquei empolgada :D

    Beijoss
    Thaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir
  44. Sinceramente estou "curioso" para ler esse livro. Já ouvi falar tanto e não sei o que pensar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Quando um livro deixa o leitor no escuro, sem saber muito bem o que se esperar dele, é complicado. A história tem que ser muito boa para manter o ritmo e o interesse de quem está lendo. Mas gostei da sua opinião final. Vc gostou, porém não amou.

    O livro está aqui na fila pra ler, devo pegar em breve nele e estou bem curiosa. Como vc comentou no início da resenha, ele tem dividido bastante as opiniões pela blogosfera. Só mesmo lendo pra saber, né?

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  46. Oi, Luara!
    Confesso que estou adiando um pouco a leitura desse livro. Já vi tantas criticas negativas que desanimei um pouco. A capa é realmente linda, isso não tem como negar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  47. Oi Luara, então tá dificil de saber se o livro é bom ou nao viu?! Mtas resenhas divididas rsrs
    Eu ainda nao o li, acho que será uma das minhas proximas leituras, daí finalmente vou ter minha propria opiniao!

    O bom é que eu nao estou com mta expectativa, então pode ser que me surpreenda ;D

    Beijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  48. Primeiramente, esse livro me parece bem legal no que diz a sinopse. Desde que li a sinopse pela primeira vez eu não me senti realmente interessada nele, mas eu até que criei uma expectativa, pequena, mas ainda sim uma expectativa. Mas quem sabe quando eu lê-lo isso não se torne uma certa satisfação.

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. O que eu gostei neste livro foi o fato de ele ser simples e humano, não aconteceu nenhum milagre irreal, ninguém ali era bom ou mau, santo ou pecador, todos tinhas suas culpas, seus segredos e foram vítimas.
    Senti raiva de Ben porque ele fazia Sara infeliz, mas ela era conformada com isso. O livro faz refletir sobre as decisões que tomamos!
    E a capa é linda!

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  50. Eu amei este livro!
    E acho até que a autora deixou algumas coisas em aberto, justamente para o leitor tentar decifrar.
    Parabéns pela resenha!
    Gostei muito.
    Grande Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Assim como você falou, já çi várias resenhas tanto negativas como positivas sobre este livro. Quero ler e tirar minhas próprias conclusões... Pois gostos são diferentes né? Adoro a capa deste livro! rsrsrs
    Sua resenha ficou bem sincera e gostei disso! Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Estou me mordendo para ler esse livro desde a primeira vez em que vi a sinópse. Quem sabe um dia né? haha
    Amei a resenha, muito bem escrita.
    Ah, tem meme pra você lá no blog... se quiser fazer http://velha-estante.blogspot.com.br/2012/03/meme-das-11-coisas.html

    Besos, Bia.
    velha-estante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Esse livro esta caindo na minha lista de desejados, são muitas resenhas que dizem que ele é decepcionante, ou como você, dizem que deixam á desejar. Já não tenho mais tanta vontade de ler, mas irei ler.

    Beijos; Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  54. É tanto gente falando que essa narrativa é meio lenta que eu tenho medo de pegar pra ler e bater uma ressaca literária! rs Mas a capa é incrível mesmo, vai ser uma das minhas próximas leituras... :P Beijos!

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  55. Ultimamente os livros que eu li eu demorei um tempo para descobrir se gostei ou não.

    Eu acho que o pessoal tá deixando os personagens cada vez mais realistas e próximos da nossa realidade, e não tão fantasioso.

    Não sei se me expressei corretamente, e se entendeu, mas é o que eu estou achando.

    Bjoos
    entreumlivroeoutro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  56. Sou uma das pessoas que não gostaram desse livro. E isso se dá por um único e simples fato: o Ben. Simplesmente odiei esse personagem, achei ele covarde ao extremo, egoísta, muito conformado... Enfim, ler tudo quase que somente sob a perspectiva de Ben foi quase que uma tortura pra mim. :x

    Beijão ♥
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir