11/03/2012

Resultado: Pesquisa de Opinião #1

Olá leitores! Alguns de vocês devem ter me visto divulgando no twitter uma pequena pesquisa de opinião que eu fiz entre alguns leitores. Gostaria primeiro de agradecer às 55 pessoas que deram sua opinião nessa pesquisa que é bem grandinha e vocês aceitaram encarar o desafio. Muito obrigada!

Vou mostrar os resultados para vocês por partes, fazendo assim com que os posts fiquem menores e vocês possam opinar com mais tranquilidade.
Então vamos lá!



Minha opinião: Como a pesquisa foi feita essencialmente com blogueiros literários, eu já esperava esse resultado. A maioria das pessoas leem mais de 4 livros por mês, o que eu acho um máximo! Eu percebo esse aumento na minha escola. Hoje eu vejo muitas pessoas lendo algum livro, o que era raro há alguns anos.


Observação: nessa pergunta, os leitores podiam marcar mais de uma opção, logo, o total passa de 100%.

Minha opinião: Eu já tinha uma certa noção que os livros românticos iriam ganhar, até porque esse estilo de leitura é bem difundido. Mas eu achei bem legal que os livros de suspense estejam tão em alta. Isso quer dizer que os leitores estão abertos a outros estilos de leitura, o que é interessante. 
O que deu pra perceber na pesquisa também é que os leitores ainda não são adeptos aos livros de auto-ajuda, biografias e poesia. Posso dizer que eu também não leio muito esses estilos, mas eu vi que esse ano muitos livros biográficos foram e vão ser lançados, então será que os leitores vão se adaptar a esse estilo? Só esperando mesmo para ter certeza.


Minha opinião: Essa é uma pergunta que deixou muita gente em dúvida. Gostei do resultado, até porque a sinopse é o fator que me deixa com mais vontade de ler um livro. A capa pode ter um apelo visual, mas se a sinopse não me conquistar, é difícil que eu leia tal livro. Logo depois, eu vejo o enredo. Mas se a narrativa não for boa e não conseguir desenvolver o enredo, o livro acaba se tornando ruim.


Minha opinião: Eu acho a parte visual de um livro muito importante. Sempre que eu vejo algum livro em sites de compra ou até mesmo em alguma livraria, a capa sempre acaba me chamando a atenção. Depois, é claro, leio a sinopse e decido se compro o livro ou não. 
Mas se a capa não me atrai, vai depender somente da sinopse, fazendo com que seu papel de me instigar seja maior ainda. 


Minha opinião: É fato que a maioria das pessoas já leram um livro só pela capa, até porque estamos de certa forma, acostumados ao apelo visual que elas nos causam. Então, se uma capa é chamativa, isso vai acabar atraindo a nossa atenção para aquele livro em especial e nos fazendo pensar: "Essa capa é tão bonita!". Isso atrai a grande maioria dos consumidores de livros.

Então é isso. Espero que vocês tenham gostado dessa primeira parte da pesquisa de opinião. Em alguns dias eu vou trazer o resto da pesquisa, ok?
Mas antes eu quero saber a opinião de vocês sobre esses resultados. Vocês concordam? 

30 comentários:

  1. Oi Luara! :)

    Não participei da pesquisa, mas acho sempre interessante acompanhar os resultados...percebemos que as pessoas estão lendo mais, e isso é motivo de alegria para todos os que de alguma maneira estão envolvidos com a disseminação da leitura! (e incluo os blogueiros aqui!).

    Grande beijo!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  2. Gostei da pesquisa, queria ter participado dela :/ rs Mas enfim, me identifiquei com os resultados, acho que eu leio mais de 4 livros por mês,mas isso é recente(tipo desde o ano passado),e sim, sou apaixonada por livros de romance romântico,mas como mostrou a pesquisa, os de suspense e principalmente policiais à lá Agatha Christie me cativaram <3 Faltou os românticos sobrenaturais né :/ Mas enfim,a sinopse também é o que me leva a querer ler um livro, e as resenhas que leio nos blogs por aí, claro, e também acho que capa,diagramação é importante, é como quase tudo nessa vida, a beleza á primeira vista importa sim,mas não deixando de lado a sinopse, o autor,etc. E eu não me lembro de ter um lido um livro só pela capa D: Sério, se li agora não estou lembrada, sempre são livros que já vi alguém falando/recomendando,ou que eu me interessei pesquisando por aí.

    Enfim, aguardarei pela outra parte da pesquisa, gostei muito ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sobre a questão do qual fator na hora de comprar o livro? Confesso que quando é livro da galera record eu já acho que é bom. Tem um grande apelo para mim. Eu sempre leio mais de quatro livros por mes, mesmo trabalhando, estudando sempre arranjo um tempo para ler nem que seja no onibus. Meu estilo preferido de leitura é aventura fantastica/fantasia, pode ter romance, mas não gosto de historias que sejam exclusivas romanticas.
    Achei bem legal a pesquisa, parabéns.

    Beijos

    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. aah não participei da enquete, mas queria deixar minha respostas pra duas questões *-*
    Quando tenho aulas eu acabo diminuindo bastante o meu ritmo para 2 ou 3 livros por mês e nas férias é mais de 4 ! rs
    Eu gosto de livros românticos mas o meu preferido mesmo é poesia. Simplesmente amo poesia. E fico até sem entender às vezes porq as pessoas não gostam rs mas cada um tem seu gosto *-*

    ResponderExcluir
  5. Rsrsrsrsrs. Eu amei essa pesquisa por que é sempre bom saber a opinião dos leitores que as vezes são surpreendentes. ^^

    E é verdade, os livros se suspense estão em alta, eu, por exemplo, amo o livro de Sherlock Holmes.

    Amei o post Laura ^^

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli

    ResponderExcluir
  6. Oi Luara!

    Que post bem desenvolvido! Adoro saber os resultados finais de opiniões é sempre enriquecedor!

    A maioria lê romances, gosta de sinopse e compra livros pela capa, legal hein?

    Bjoooo ;**

    ResponderExcluir
  7. Oii Luara!
    Poxa, achei super interessante essa sua pesquisa *-* Nem vi você falando dela no twitter, pq nem tenho entrado direito :( Pena, se tivesse visto teria respondido, com certeza, rs. *-*
    Interessantes os resultados mesmo! Eu tbm acho super importante uma capa para um livro, por que dificilmente eu vou pegar um livro com uma capa que não tenha me chamado atenção dentro de uma livraria, nem pra ler a sinopse, até mesmo, por que dentro do mundo de livros de uma livraria, por que eu pegaria um feinho visualmente com outros tão bem trabalhados a volta? Acho que as editoras tem percebido isso e caprichado cada vez mais! rs. Romances são meus favoritos tbm, mas suspenses sÃo fantásticos tbm *-*. Eu detesto auto-ajuda, acho.. sie lá. bom, pra quem precisa acho bom, mas eu, até hoje, nao precisei, HAUHAUAH ainda bem XD

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ah, essas pesquisas são ótimas, adorei que você tenha feito uma, postado e colocado a sua opinião, primeira vez que vejo isso em um blog e adorei. Isso é bom para conhecer melhor os leitores.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  9. Oi,

    Nossa, bem legal você ter feito essas pesquisas variadas, achei isso bem interessante e também é interessante ver os resultados.

    Beijos, Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  10. Eu fui um dos que responderam a pesquisa. E venho aqui só para lhe parabenizar pela iniciativa da mesma. Pois é muito legal conhecer a sugestão e a preferência de outros leitores.
    E parabéns também pelo blog, ele tem particularidades que não encontramos em outros.

    Sucesso.

    Abraço

    papos literários

    http://paposliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Geeeeeeeeeente que pesquisa incrível! Eu adorei essa iniciativa! Não fiquei sabendo que tu estava fazendo essa pesquisa se não teria participado eu amo responder essas enquetes! Na próxima pode me chamar! kkkkkk *-----*
    Gostei que tu colocou a sua opinião no final de cada tópico, amei as perguntas também! Sério muito interessante esse post! Espero que isso se repita mais vezes! Ahhhhhhh eu fiz uma resenha do livro Para Sempre no meu blog: http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não sei se cheguei a comentar que sua pesquisa é muito bacana, mas deixo aqui minha opinião rsrs
    O mais legal desse resultado, acredito que seja o número de pessoa que leem um número grande de livros. Claro que muitos blogueiros responderam, mas como você disse, anos atrás esse número seria raro.
    Já a biografia, apesar de não ler muitas - não lembro se coloquei essa opção :x -, acho que é um gênero bem bacana, que também pode crescer com o passar dos anos.

    Beijos Luara e mais uma vez, parabéns pela ideia :D
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Não participei da revista tb, mas o que deu foi a bem a minha opinião. Em 90% dos casos, compro o livro pela cada. Não vou dizer que é sempre pq ja aconteceu de eu dar uma segunda chance pra capa e ler a sinopse e comprar.

    Diagramação pra mim tb é importante, raramente compro livro com folha branca por exemplo.

    Bjus, @dnisin (to seguindo de volta =D)
    http://diamanteliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Ei Lu!

    Ah, eu super concordo com tudo.
    E é muito legal saber que hoje em dia as pessoas (principalmente os adolescentes) leem mais. No meu colégio também, sempre vejo meus colegas com livros! E é tão legal, porque a gente sempre troca livros emprestados (e eu adoro isso kkkkkkk).
    Quanto ao gênero, acho que Biografia e Autoajuda estão fora de cogitação! Ao menos na minha lista de leituras, não consigo encaixar esses livros. Não gosto, não gosto mesmo.
    Achei muito boa a pesquisa \o Da próxima vez deixa um link aqui no blog, porque pelo twitter eu sempre perco as coisas :/ kkkkkkkkkkkkkk

    Bjoos'
    Lets
    http://leiauch.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Luara!
    Gostei muito desta pesquisa de opinião. Também leio em média 4 livros. Se a preguiça bater o tempo ficar curto a coisa muda. Meu estilo favorito com certeza é romance. rsrsrs
    Tenho o defeito de as vezes ler um livro só por causa da capa. isso é errado... Já me decepcionei várias vezes por causa disso. Mais sempre faço isso! :P
    Abraços...

    http://pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Que legal sua iniciativa, Luara. Muito interessante e inovador, apesar de os resultados já serem esperados. Os romanticos lideram a lista, dá pra notar pelos blogs alheios. A media é a mesma da minha, impossivel ler mais que isso sendo estudante, haha. Comprei uma vez pela capa e foi uma infeliz surpresa. O livro era tão ruim, que nem continuei. Será que isso é uma estratégia? "O livro é um cocô, vamos colocar uma capa bem maravilhosa que impulsione o leitor a comprar" haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Luara, eu adorei esse post!

    Além de informativo, a realização dessa pesquisa acaba se tornando uma ótima forma de conhecer melhor as pessoas que cultivam o habito da leitura.

    É fantástico saber que a cada dia, mais e mais pessoas acabam por aumentar a quantidade de livros lidos, e 4 livros por mês realmente é um ótimo número!

    Os romances claramente são a preferencia, mas acho bacana a sua observação: os leitores estão aderindo e descobrindo outros gêneros!

    Parabéns pela iniciativa, o post ficou extremamente interessante e agradável de ler! Os gráficos também estão bem claros e de fácil entendimento!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  18. A pesquisa foi boa e saiu o resultado que eu imaginava. Só esperava que mais pessoas lessem livros por causa do autor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Muito legal a pesquisa! Num geral concordo bastante, as capas dos livros de fato é o que mais atrai, se eu não gosto da capa, só leio a sinopse se alguém comentou sobre o livro hahah mas dificilmente eu leio um livro SÓ pela capa. E infelizmente o brasileiro ainda lê muito pouco =(

    ResponderExcluir
  20. Que bacana a pesquisa, não fiquei sabendo antes, se não teria respondido também. Mas eu concordo com o resultado, quase todos batem com o que eu penso. Só no caso do gênero que eu prefiro ação e suspense do que romance.
    E quanto a capa pra mim conta muito. Se uma capa não me chama a atenção eu nem pego pra ler a sinopse, só se alguém tiver me indicado ou coisa assim.
    Bjo

    ResponderExcluir
  21. Que pesquisa interessante Luara.
    Fico feliz quando vejo jovens 'ganhando' tempo pensando na leitura como um todo. Adorei saber que você se preocupa com o assunto ao ponto de fazer uma análise profunda a respeito

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  22. Hey ^^

    Q bacana a pesquisa, interessante de fato.
    Esta estaria em todas as porcentagens altas.
    Tenho que concordar contigo o número de leitores está crescendo!! é muito mais fácil "ver" alguém com um livro nas mãos hoje em dia... (locais públicos define kk).

    Xxx

    :: Loma

    ResponderExcluir
  23. Achei muito interessante a pesquisa, principalmente os resultados. Fiquei surpresa em saber que o romance é o estilo mais lido, pois imaginava que ganharia de ação.
    E também é ótimo ver que o numero de leitores está aumentando cada vez mais.
    Beijinhos.

    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá! Adorei a pesquisa haha Quem não gosta de romance, né? Mas eu prefiro suspense risos *O* E em uma livraria, primeiramente eu olho a capa. Pego o livro e leio a sinopse. Se eu gostar eu compro haha Por iss eu acho que a Capa é muito importante. Tem que se destacar do lado dos outros livros :) Beijos http://doceescrita.blogspot.com x

    ResponderExcluir
  25. Amei a pesquisa! Eu a considerei bem interessante. E fiquei surpreso que "Romance" era o gênero mais lido. Pensei que fosse ação.
    Grande Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi flor,
    Adorei a pesquisa hhuhua e me encontro na maioria também lendo mais de 4 livros e a maioria e romance...mas sabe que comecei a dar uma chance para as biografias e estou gostando....agora ler um livro so pela capa acho que não..rsrs..pode até ser que ela chame a atenção mas como a amaioria o que me ganha e a sinopse...
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Lu.
    Concordo plenamente com o que você escreveu: "Hoje eu vejo muitas pessoas lendo algum livro, o que era raro há alguns anos.".
    Fico muito feliz em ver que o suspense é um gênero que vem crescendo.
    Quando a comprar e ler um livro pela capa, muitas pessoas fazem, mas acho que outras tantas se arrependem, digo por experiência própria. :P
    Achei interessantíssima sua pesquisa. Quero ver a segunda parte.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Wow! Grande pesquisa, bem completa. Parabéns.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Luara,

    Gostei demais dessa pesquisa, muito interessante...parabéns!

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Achei a parte 1..
    Não há quem não tenha lido só pela capa rsrs, claro que quando a história não é boa não vale a pena rs. Sobre quantos livros no mês, isso é bem relativo, esse ano está sendo bem proveitoso,neste mês até passei da minha média \0/

    Bom FDS! Beijos :D

    ResponderExcluir