29/03/2012

Resultado: Pesquisa de Opinião #2

Olá leitores! Como eu tinha dito na primeira parte dos resultados da pesquisa de opinião, aqui está a continuação.


Minha opinião: Essa pergunta é muito interessante. Como vocês podem ver, as opiniões ficaram bem dividas nela. Sinceramente, eu não acho que a editora possa definir um livro. É claro que coisas como diagramação, capa, revisão são coisas muito importantes em um livro, mas o conteúdo dele não pode ser definido porque ele é de tal editora. Mas também não posso negar que quando uma editora que eu gosto anuncia o lançamento de um livro, eu acabo ficando realmente empolgada. Só que, em questão de definição, não acredito que uma editora possa interferir.


Minha opinião: Essa pergunta é mais sobre gosto pessoal mesmo. Eu por exemplo, não tenho tempo para ler e-books, mas não tenho nada contra quem lê. Mas o interessante da pesquisa é que dá para ver que ainda há uma taxa de "rejeição" muito grande em relação aos e-books. O que era tido como um "avanço tecnológico" ainda não conquistou muitos. E acho que todos preferimos pegar um livro, sentir sua textura, cheirar suas páginas do que ler pelo computador, não?


Minha opinião: Preços de e-books, isso é bem interessante de se falar. Gente, eu já vi e-books que custavam mais do livros físicos! Eu acho isso um absurdo! Claro que já vi e-books com preços bem mais em conta, como em alguns sites que vendem estes por U$0.99. Mas é claro que eu não vou comprar caso o ache gratuito na internet. 
Claro que o dinheiro é o de vocês e ninguém tem que se intrometer naquilo que vocês compram, mas eu não compraria e-books por causa do que eu já disse a vocês - não tenho tempo - e eu também acho que esse dinheiro seria melhor empregado em um livro físico que pode me proporcionar muito mais sensações do que um e-book.


Minha opinião: Pra mim, os preços dos livros melhoraram e muito! Eu lembro que há alguns anos atrás era muito difícil eu chegar em uma livraria e sair de lá com algum livro. Então só entrava para ficar admirando as prateleiras, as capas, ler as sinopses... Minha mãe sempre me falava: se você comprar o livro, fica sem roupa pra vestir. Hoje tem tanta promoção por aí, que o acesso ao livro ficou bem fácil. E nem preciso dizer que mesmo sem promoção, os livros ficaram bem mais em conta, não é pessoal?


Minha opinião: Eu acho tão legal que o número de pessoas que querem escrever seus próprios livros esteja crescendo! Isso mostra que o mercado literário brasileiro está crescendo cada vez mais e isso não se deve somente ao fato de termos mais autores e sim ao fato de o número de leitores estar crescendo! Muito legal mesmo.


Então gente, essa foi a segunda parte da pesquisa de opinião. Acho que eu só vou trazer mais uma ou duas partes que faltam pra vocês, que são perguntas mais técnicas sobre blogs e afins. Espero que gostem.
E também quero saber a opinião de vocês sobre esses resultados. O que vocês acham?


36 comentários:

  1. Os livros no Brasil, de modo geral, são caros sim. E isso acaba deixando os leitores com um pé atrás. E os possíveis leitores também.
    Tem gente, acredito eu, que deve acordar com 10 reais no bolso e pensar: Hum, vou ali na livraria olhar um livro pra mim. Mas o único que encontra é o livro do Padre Marcelo... :S
    Sei lá, acho que os valores são altos sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vamos por partes, Lu:
    1-Na minha opinião a editora pode, sim, definir um livro, o trabalho de divulgação, diagramação e afins são ótimo atrativos.
    2- Não costumo ler ebook porque não acho atrativo, não consigo me concentrar na leitura, e como tenho problema de vista, minha visão dói. O que me leva a questão 3- eu não pagaria por ebook, por não gostar de leituras assim.
    4- O preço dos livros já foi mais caro, e levando em conta o trabalho feito neles, acho o preço consideravelmente bom.
    5- Já escrevi um livro, e mês que vêm ou depois ele será publicado. E seu exemplar já está garantido, Lu!
    Enfim, adorei essa pesquisa, pena que não vi, e sendo assim, não participei, mas achei sua ideia fabulosa!
    Beijos, flor! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu!

    Olha, adorei o seu post. Além de ser muito interessante, serve como porta de entrada para diversos debates sobre os temas abordados na pesquisa. Os e-books, por exemplo, que tendem a crescer com o tempo no mercado literário, é um ótimo assunto a ser discutido. Assim como você não concordo com o preço absurdo que muitos deles possuem... eu até gostaria de ler dessa forma, mas não é possível. O primeiro motivo é que eu realmente não posso (recomendação médica), mas convenhamos que o que fala mais alto mesmo é o amor que tenho (temos, na realidade) pelos livros físicos. Nada se compara a eles, por mais avançado tecnologicamente que seja. Sou dessas que ama o convencional, e que não é de trocar paixões antigas por novidades muito facilmente... enfim.

    Adorei! Parabéns. :D

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu!!!

    Amei as pesquisas!
    Nos mostram muito sobre a opinião atual dos leitores. E isso é tão importante para os blogs, quanto para as editoras.
    Um Super Beijo*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa sua ideia de pesquisa. Eu não gosto nenhum um pouco de e-books e não pagaria por eles não. E eu ainda acho os preços do livros caro, principalmente os da Rocco! Mas concordo com você, melhoraram bastante!

    http://almanaquedeescape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, obrigado pela visita, prazer em conhece-la. ja que gostou do meme vou indicar seu blog para receber o meme com o selinho. passe pra pegar ele completo tá . aqui: http://ler-romances.blogspot.com.br/2012/03/selinhos-e-memes.html

    bjus geane
    http://ler-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que pesquisa interessante, amei!!! gostei de todas elas, curti muito, embora eu nao tenha participado, eu nao compro e-books, não tenho tempo tb, só compro livros quando eles estão com preço razoavel de 29,90 pra baixo, as vezes abro uma exceção... E claro que adoraria escrever um livro!! hehe
    Beijos amiga
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei tanto responder a essa pesquisa qt ver o resultado dela, e suas considerações finais foram muito interessantes também Luara.
    Adorei os gráficos, ficaram muito caprichados.
    Parabéns por postagem tão útil e bem elaborada .*.*

    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  9. Acho que o resultado mostra realmente como esta a atual situação no mundo literário.

    http://aleitoracassia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Luuu *-*
    Acho que editoras não podem definir um livro, mas algumas editoras podem deixá-lo melhor do que se estivesse sendo lançado em outra editora. Talvez seja besteira, mas...
    Li apenas 2 e-books e há muito tempo atrás. Não vejo graça e realmente prefiro o livro físico, senti-lo e afins. É legal a tecnologia e pode proporcionar muita coisa, mas essa eu prefiro que não seja "um sucesso absoluto" rsrs
    E pagaria por e-books, afinal, são livros, mas preferiria o livro físico, mesmo que seja para esperar por ele.
    Acho que os preços melhoraram e acho muito legal ver o interesse das pessoas em escrever um livro.

    Resultados interessantes!!

    Beijos Lu :)
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Luara!
    Eu adorei sua pesquisa só fiquei triste pq muita gnt não lê e-books eu sou apaixonada mas nada como ter em mãos é claro. Parabéns pelo trabalho.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sua mãe é bem minha mãe. O problema é que ela fala isso de "se comprar livro, fica sem roupa pra vestir" até hoje... suhahus Eu acho que com o tempo a gente se acostuma com os ebooks, quando todo mundo tiver seu tablet/e-reader... Mas não há comparação com o físico, né...:D Beijos!

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  13. Oi flor,
    Então...primeiro acho que uma editora não defini um livro porém como voce se alguma editora que eu gosto vai lançar algum livro eu já fico esperat para ver se vai ser algo que eu va gostar. Não leio e-books mas e por minha causa mesmo ja passo tanto tempo no PC a leitura e um tempo off computador. Não pagaria por e-books e acho que alguns livros aind apossuem preços altos demais apesar de ainda ter livros com promoção ainda bem senão o que seria de nos ne...rsr.s..sobre escrever um livro e um sonho quem sabe um dia ne...
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Laura,
    Vim agradecer e retribuir a visita lá no meu blog, adorei, espero que vc volte mais vezes ;)
    Seu blog é muito legal e já estou te seguindo, tá?

    Beijos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu
    acho que não respondi essa pesquisa, mas gostei das perguntas.
    Tem livro em e-book que realmente não vale o preço. Muitas das vezes custa um pouco menos que o livro físico, sendo assim, não compensa comprá-lo (especialmente eu, que gosto de sentir o cheirinho das páginas e apreciar o trabalho gráfico).
    Concordo que uma editora "define" um livro. Eu mesma quando vejo os lançamentos da Intrinseca, Novo Conceito e Galera, já fico mais curiosa rs
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Laura adorei a pesquisa, pena que não participei.
    Não acho que a editora define livro, e não costumo ler e-books, mas caso fosse ler preferia os que estão disponiveis gratuitamente. Interessante muitas pessoas quererem escrever seus próprios livros, acho o máximo.

    Desde agora estou lhe seguindo viu, adoooorei seu blog! liiiiindo!

    Abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Ei Lu, muito legal essa pesquisa de opinião ^^
    Gostei de saber dos resultados, as questões abordaram coisas bem interessantes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Que pesquisa interessante! Bom, eu realmente não pagaria para ler E-book...só se fosse muito interessante mesmo e não tivesse como ler impresso. Os livros no Brasil são caros mesmo...e vejo muitas pessoas querendo escrever o delas!^^Muitoo legal o post!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Interessante as respostas! Queria muito escrever um livro, mais Deus só me deu o dom de apreciar e gostar de leitura. rsrsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Amei a pesquisa!
    E eu não leio e-books. Detesto na verdade!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. Lu :)
    Como vai?
    Gostei da pesquisa :)
    Bom,eu leio Ebooks e já até pensei em um dia fazer um livro >.<
    Deve ser legal né? rsrs

    Beijos e bom final de semana


    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  22. Concordo com todos dos resultados, exceto dois.
    O primeiro é sobre a definição do livro pela editora, assim como você, acredito que a editora não defina um livro, apesar de alterar elementos importantes para a apresentação dele.
    E o segundo, é o de escrever um livro. Não tenho vontade mais, já tive, mas há algum tempo comecei a entender que não é uma coisa pra mim, entende? Não tenho o talento nem a peciencia necessária.

    Beijo
    http://semquerermeintrometer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Oie flor, adorei a pesquisa. Sinceramente, eu não pagaria por um e-book já que existe muitos disponibilizados gratuitamente pela internet, além disso, também prefiro os livros físicos, mas tenho de admitir, foi graças aos e-books que hoje eu gosto tanto de literatura. Foi num dia sem nada pra fazer que eu resolvi baixar um livro e aí começou o meu vicio! rsrs.
    Bem bacana suas perguntas.
    Beijos
    http://serietrinita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi (:

    Gostei bastante da pesquisa. Acredito que não pagaria por um e-book, já que não sou fã de ler por computador e tal. E além do mais, tem muitos livros digitais grátis KKKK

    Bjs, tem post novo no meu blog ^-^

    ResponderExcluir
  25. Bem legal essa pesquisa
    Realmente os livros são bem caros! Um absurdo que tenha livro no Brasil custando mais de 50 reais. Depois querem incentivar a leitura..

    Eu leio e-books sem problema nenhum, e mas não pagaria por 'e-books' eles que deem um jeito de colocar um preço justo nos livros hahaha
    Quando eu gosto eu compro após a leitura.. quando posso.

    beijos e um excelente final de semana pra você
    NANA - OBSESSION VALLEY

    ResponderExcluir
  26. Concordo com você sobre uma Editora não definir um livro. Acho que ela pode ser especial no seu jeito de fazê-los, mas não definir um. Sobre os e-books. Eu não acho legal comprá-los, porque é o mesmo preço de um livro "de verdade" praticamente. Acho que perde a magia. Se for para comprar, que compre direito. Mas, eu leio mais pela internet os livros que eu baixo, porque se fosse comprar todos que eu quero, Senhor me ajuda.

    Adorei a pesquisa!
    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  27. Muito legal essa pesquisa.
    Concordo muito com os resultados que deram :)

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  28. Gostei bastante dessa sua pesquisa, muito interessante
    E eu também me encanto com o livro de determinada editora, pelo nome que ela tem...
    E sobre pagar e-books, não tenho coragem!
    É uma coisa virtual que pode se perder facilmente e não temos aquele contato
    Mas os livors, são maravilhosos

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Bem legal a pesquisa!
    Acho que lá fora os e-books são bem mais lidos que aqui. A moda do tablet pra ler e-book acho que ainda não pegou. Eu msm comprei um tablet só pra poder ler e essa é a coisa que menos faço nele rs

    A editora só vai definir um livro, na minha opinião, se for uma editora cara. Nós sabemos quais são as editoras nacionais que cobram mais de 40,00 no livro, né? Então... eu não leio mesmo, só se ganhar ou trocar.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  30. Menina, adorei a ideia de fazer pesquisa de opinião. Sabe, pra mim e-book é meio que "não ter o livro". Sério! Pra mim tem que ser físico! rs
    Quanto ao escrever, eu já escrevi, estou escrevendo mas nunca publiquei. Quem sabe um dia né? :3
    Esperarei ansiosa pelas outras partes!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Ei Lu!

    Ah, não acho que deve-se julgar um livro pela editora não. É claro que um livro de uma editora mais conceituada tem mais chances de ter capa bonita, diagramação boa e menos erros de português. Mas nada impede que uma editora menos conhecida surpreenda com ótimos livros!

    Eu odeio e-books. Me dói a vista, fico entediada, e parece que uma única página demora séculos para acabar. O único livro que finalizei em e-book foi "P.S. Eu te amo", porque eu não o encontrava físico e é um livro muito muito bom!

    Pagar por e-book? hahaha, conta outra. Sou a maior mão de vaca em relação a isso. Se eu posso baixar de graça, por que vou pagar? Eu sei que tem toda essa história de "Ah, coitado do autor, ele não vai ganhar dinheiro com o seu download gratuito". Mas, poxa, como você disse, tem e-books mais caros que livros físicos!

    Pra mim, livros acima de R$30 são um absurdo. Tenho MUITA dó de pagar isso em um livro. Mas realmente os preços diminuíram muito! Hoje em dia vira e mexe a gente acha livros (bons, por sinal) por R$10 *-*

    Eu AMO escrever. É uma paixão. Mas não que eu sonhe em escrever meu livro e publicá-lo. Não não, eu gosto mesmo é de deixar minhas histórias guardadinhas só para mim no computador rs

    Adorei a pesquisa Lu ;D

    Bjoos'
    Lets
    http://leiauch.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. A questão do ebook é mais por necessidade mesmo, quando sei que o preço está muito caro, e acho que não conseguir comprar logo, devoro o ebook sem dó nem piedade... kkkk'Os preços dos livros melhoraram bastante, mas ainda acho que esse tipo de cultura devia ainda mais incentivada à todas as idades, além da diminuição do preço... Quem sabe um dia *--*

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Adorei essa pesquisa... e concordo com a maior parte das pessoas...
    Só quero salientar que a editora pode sim tornar o livro bom ou ruim dependendo da revisão e tradução...
    As vezes eles carregam em gírias ou a tradução não é muito boa e isso influencia na qualidade do livro...
    Adorei o seu blog.
    Estou te seguindo...

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  34. Oi Luara!

    Claro que a situação em relação a preços já fui bem pior, mas hoje ainda temos livros que são bem caros. Eu já paguei 35 em um livro, mas hoje em dia, fico apenas nos 30, espero o preço cair.

    Não vi a primeira parte, vou procurar, pois estava curiosa sobre os resultados desta pesquisa.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  35. Gostei das perguntas e da sua opinião sobre a maioria delas.
    Em relação aos e-books, também não os leio. E quanto à editora, concordo com a Carol, elas podem acabar destruindo um livro a depender da tradução ou da escolha da capa.
    Enfim.

    Grande beijo ;*
    satierff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Oi Lu.
    Gostei das perguntas e do resultado.
    Eu até leio e-books mas prefiro ter o livro em mãos. Já respeito dos preços, acho que estão altos demais,tem livros que custam 45,sinceramente acho um absurdo e não pago isso, espero diminuir o preço para compra-lo, mas é claro que em relação à alguns anos o preço melhorou, porém deveria melhorar mais.rs
    Beijos.

    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir