08/04/2012

Resenha: Os Três Mosqueteiros

Título: Os Três Mosqueteiros
Autor: Alexandre Dumas
Editora: Generale
Páginas: 536
O jovem d'Artagnan deixa sua terra natal no interior da França e chega a Paris para se tornar membro dos mosqueteiros, a tropa especial do Rei Luís XIII. Após alguns acontecimentos, vê-se em meio a um embate com três mosqueteiros, os amigos Athos, Porthos e Aramis. Os duelos, porém, estão proibidos na França. Assim, inesperadamente, eles são flagrados pelos guardas do Cardeal Richelieu, que os atacam impiedosamente.

Nesse momento, d'Artagnan se une aos três destemidos mosqueteiros, e, juntos, saem vitoriosos do combate. Os quatro se tornam companheiros inseparáveis e adotam o lema "Um por todos, todos por um!". Eles combatem em nome do rei e pela defesa da honra da rainha, vivendo uma sequência de momentos de tensão, ameaças e aventuras eletrizantes. As suas vidas estão sempre por um fio. Entre lutas de espadas memoráveis e perseguições alucinantes, os quatro bravos guerreiros correm contra o tempo para deter os avanços de Richelieu e se defender das armações da bela Milady e do Duque de Buckingham.
Recheado de intrigas, romance, bom humor, suspense e batalhas espetaculares, Os Três Mosqueteiros é um clássico da literatura mundial que continua encantando gerações de leitores.

Os Três Mosqueteiros era um livro que eu queria muito ler. Conhecia algumas adaptações para o cinema como a de 1993, mas nunca tive a chance de conhecer o verdadeiro enredo. E a leitura foi bem mais do que eu esperava.

D’Artagnan vai à Paris com o intuito de se tornar mosqueteiro assim como seu pai fora um dia. Ao chegar, conhece Athos, Porthos e Aramis. Então os quatro se juntam para defender a honra do rei, da rainha e é claro, para pregar algumas peças no cardeal.

De uma forma geral, as pessoas pedem conselhos somente para não segui-los; ou se elas o seguem, querem somente alguém para culpar por tê-los dado.
A narrativa no começo do livro é um pouco arrastada devido à falta de ação e à falta de visualização do cenário, uma vez que há muitas referências sobre as ruas de Paris. Quando a ação começa, o livro fica mais dinâmico e você começa a se sentir mais familiarizado com os personagens.

Com uma narrativa em terceira pessoa, é um livro cheio de detalhes. E o mais importante: esses detalhes não tornam a leitura cansativa. O que a torna cansativa é a narrativa um pouco rebuscada devido à época em que o livro foi escrito e isso incomoda um pouco no começo, mas depois isso vai se tornando natural.

Os personagens são encantadores, cada um tem uma característica pessoal e você sempre acaba se identificando com algum. D’Artagnan, nosso personagem principal, é um jovem corajoso, perspicaz. Athos, o mais velho dos mosqueteiros, é reservado e um líder de natureza. Porthos, o mais vaidoso e sempre querendo se mostrar para todos. Aramis, muito religioso e inteligente.

O contexto histórico retratado é um dos pontos que eu tenho que destacar. Como o livro se passa no começo do século XVII, os costumes são totalmente diferentes. As intrigas políticas, amorosas ou religiosas são as principais causas dos problemas na Europa nesse século.

Por sua parte, os três mosqueteiros tinham a maior estima pelo companheiro. A amizade que unia todos os quatro e a necessidade de se verem muitas vezes ao dia, fosse para duelos, fosse para negócios, fosse para se divertirem, fazia com que andassem uns atrás dos outros, como sombras, e encontravam-se sempre os inseparáveis à procura de um ou de outro, do Luxembourg até a Praça Saint-Sulpice, ou da Rua Du Vieux-Colombier ao Luxembourg.
Sei que muita gente só viu a adaptação lançada ano passado com o Logan Lerman como D’Artagnan, então eu assisti assim que terminei de ler o livro para fazer uma comparação e eu posso dizer: é totalmente diferente. Não digo que é um filme ruim, é muito bom para quem gosta de um bom filme de aventura, mas não é nada em comparação ao livro.

Enfim, é um livro que me surpreendeu muito, especialmente o final. Apesar de o livro ser bem extenso e com uma narrativa um pouco rebuscada, é uma excelente leitura para todos aqueles que gostam de uma boa aventura. 

44 comentários:

  1. Um verdadeiro classico da literatura, muito bom
    ótima resenha,
    Bjs

    Lucas / Era uma vez...
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    p.s: o blog, tá com aparencia nova, da uma olhada lá *_*

    ResponderExcluir
  2. Você leu o livro mais extenso né? Eu agora, estou louca para ler esse livro, você viu pelo meu post sobre Os três mosqueteiros que li um livro bem pequeno, de outra editora. rs Mas por ele já deu pra perceber as características que você escreve que tem no livro. Pode soar estranho, mas eu amo leitura rebuscada, então, é mais um item que me faz querer ler esse livro. Não posso falar muito sobre o filme em comparação com o livro, mas achei o filme dando mais ênfase nas aventuras e efeitos das lutas do que outra coisa, apesar de ter gostado dele. Mas só vou poder fazer uma comparação boa mesmo, quando ler todas as histórias desses três mosqueteiros.

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Clássico!! A linguagem atrapalha um pouco no começo, realmente, mas depois a coisa vai que é uma maravilha hahaha Livro Excelente!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho boas lembranças da adaptação de 1993, um dos responsáveis para me fazer amar historia.
    Eu ainda não li o livro, mais com certeza eu quero ler né por que você sabe que estou nessa viagem em busca dos clássicos.
    Eu nem sabia dessa nova produção até ler sobre ele esses dias, confesso que me deu vontade de ver para ver o Orlando Gostoso Bloom.

    Beijos
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, primeira vez que venho aqui e já amei, estou seguindo.
    Muito boa a sua resenha, e livros desse tipo me chamam bastante atenção. Quero muito ler ele *-*

    Beijo, Giih
    CafofodaGiih - http://cafofodagiihf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    eu nunca li nenhum livro com referencia as três mosqueteiros!
    Sempre assisti as várias versões do filme, mas da maneira como me pareceu a sua resenha, o livro realmente é cheio de aventuras!
    beijos

    memorynina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Laura sua resenha,como sempre, tá ótima. Não conheço o livro e sobre a história só conheço as dos filmes,fiquei super curiosa para conhecer o livro, mas esse vai para o finalzinho da imensa lista que tenho.

    Bjks.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acredito que esse seja um clássico que todos conhecem a história - independente de filmes -, mas nem todos tiveram a oportunidade de ler. Pelo menos este é o meu caso.
    Sem dúvidas é um livro que pretendo ler, apesar de tudo que possa ser visto como ponto prejudicial. Pena que o filme não teve esse pequeno problema.

    Beijos, Lu.
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adoro os três mosqueteiros ♥
    Também vi o filme com o Logan, e mesmo sem ler, de fato achei meio fraquinho. (mas convenhamos, tinha o Logan, já era tudo de bom *w*)

    Queria muito ler o livro *-*
    Parece ser muito interessante e eu já adoro a história.

    (Fato irrelevante: Sabia que eu tinha três periquitos que se chamavam Athos, Porthos e Aramis? Eles eram lindos ♥)

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar desse livro, mais ainda não li, na verdade só conheço os três mosqueteiros, porque assistir ao filme dos anos noventa. Acho o enredo bem interessante, gosto de estórias com intrigas palacianas.
    Ótima resenha!!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  11. Luara :)
    Como vai?
    Excelente resenha *-*
    Esse livro acho que é um dos primeiros que li...faz tempo! kkkkkkk

    Beijos e tenha uma excelente semana
    ________________
    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  12. Olá Luara! Como você tá?

    A história dos Três Mosqueteiros é tão clássica que a gente pensa que já deu o que tinha que dá! Mas pela sua resenha deu pra perceber que não. Fiquei mega curiosa para ler o livro, já que até agora só assisti o filme.

    Amei sua resenha!

    Beijos.

    http://linhasdeencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muiiiito ler esse livro, e não é de hoje e espero que assim como você, eu consiga. :) Mas por enquanto vai o filme mesmo
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  14. Oiii ^^
    Eu não tenho vontade de ler o livro, pra ser sincera. Mas realmente imagino que deva ser bem melhor que o filme - que eu tbm não vi e não me sinto mt curiosa por , rs. -, claro, deve ser legal e tal mas realmente não me chama atenção pelo trailer, acho que sou mais dos romances e das adaptações do que eu gosto pra valer x) Até mesmo pq achei o Logam muito estranho com o cabelo que colocaram nele (aquilo era peruca né? HAISUEHA ).

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Parece ser legal!
    Eu faço parte das muitas pessoas que não viram a adaptação. :/
    Mas é melhor assim. Quando puder ler o livo, assistirei ao filme depois.
    Beijo, Lu.

    ResponderExcluir
  16. Nem sabia que tinha livro desse filme, mas sempre que passo em frente a locadora, e vejo o pôster do filme fico louca para pegar.
    Não sei se leria o livro,especialmente por ser muito extenso, mas quero assistir ao filme.
    bjos

    ResponderExcluir
  17. òtima resenha amiga, pra falar a verdade eu nunca li o livro, entao o que conheco é o que vi do filme e agora o que li de sua resenha, e agora eu quero ler ^^

    beijosss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Lu, sou louca para ler esse livro. Os três mosqueteiros era uma história que me acompanhava na infância, apesar de até hoje eu não saber o nome deles ;x
    Para ser sincera, nem sabia se seria fácil encontrar esse livro por aí hoje, mas espero poder ler um dia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Luara!
    Eu adoro aventura e aquelas épocas antigas, mas pra ler o livro com uma linguagem rebuscada é diferente, deve se ter muita força de vontade pra ler..rsrs..eu preciso ler uns clássicos que tenho vontade mas sempre fico adiando esse dia com medo de me entediar pela forma de leitura...mas uma hora eu leio..rsrs...não lembro de ter assistido o filme..só lembro que tinha algo sobre mosqueteiros no filme o homem da máscara de ferro com Leonardo de Caprio. Adoro suas resenhas por ser bem crítica analisando todos os elementos da leitura.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha pensado em ler os três mosqueteiros mas acho que seria bem legal, adoro livros com ação e tudo mais. Posso confessar uma coisa? Nunca vi nenhum filme também oO só conheço a história meio por cima mesmo rs

    Bruna
    http://sojustsmilee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Talvez eu não leia. Não sinto curiosidade em lê-lo. Mas a sua resenha ficou ótima!
    Parabéns pela resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Esse é um livro, que eu sempre tive vontade de ler mas nunca tive a oportunidade! Eu amei a sua resenha e agora eu me sinto mais confiante em ler o livro, pois eu sei que eu devo gostar! Parabéns pela resenha tu escreve muito bem! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Esse eu quero ler, deve ser muito bom!
    Obrigada pela visitinha no blog, se puder visite minha loja virtual: http://www.elo7.com.br/fashionarts

    bjoooo

    ResponderExcluir
  24. Oi Lu, sou eu de volta na blogsfera depois de um mês de reclusão... Desculpe ficar ausente, mas cm vc sabe meu pc tinha queimado, agora que ele foi consertado, eu estou de volta com a corda toda...
    Gostei muito da sua resenha, aliás, eu tmbm nunca li o livro dos Três Mosqueteiros, só vi as adaptações, que por sinal foram duas. Mas tenho muita curiosidade de ler.
    Natural os livros clássicos serem meio parados no início, mas qndo eles ganham fluidez aí nem dá mais vontade de parar de ler né?
    O ruim é que a maioria das pessoas não aguentam chegar até o ponto certo do livro, pois logo ficam entediadas com a liguagem mais puxada e deixa a leitura por completar, mas tenho certeza que se aguentarem firmes vão notar que os clássicos são realmente muito bons não é?
    Ótima resenha flor, um super beijo e até mais.

    ResponderExcluir
  25. Esse é um dos clássicos que quero muito ler. Mas ler a versão original sabe, essa de linguagem rebuscada mesmo - e acredito que a gente se acostuma com essas leituras, sim. Sinto muito mais curiosidade em ler depois da tua resenha, que, por sinal, ficou ótima!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Aii adorei a resenha! Pena que ainda não li esse livro! :( Mas, parece ser muito bom!
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Um livro super classico, que ainda não tive oportunidade de ler
    E que ate meu professor de literatura vive falando

    Seguindo aqui *

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Luu!!! Se é assim eu vou comer esse livro, eu estrava esperando para achar um livro dos três mosqueteiros sem adaptação alguma, não sendo aqueles pequenininhos sobre a história. Eu queria quele com capa legitima daquela época, sem nenhum desenho e sim detalhes em outro em uma capa verde ou vinho *-* Louquinha para comprar. Desde sempre eu gosto deles, e sou totalmente amaixonada pelo D'artanhan, não por ele ser o Logan Leman e sim porque eu me identifico muito com ele, sendo atrevida, curiosa e corajosa (Pelo que as pessoas dizem). Enfim... amei a resenha e mal posso esperar para fazer a minha.

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Quero tanto ler esse livro...
    Acho que esse clássico vale bem a pena =]
    Ótima resenha ^^

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  30. Oi,
    acredito que todos já ouviram falar dessa história, mas poucos leram realmente. Sou uma dessas pessoas. Eu sempre tive curiosidade pra saber realmente e tal, mas nunca li ou vi :/

    Bjs,
    http://darkening.freetzi.com

    ResponderExcluir
  31. Oiie Lu, que boa resenha, não li o livro, mas como ele é bem falado, dá uma vontade de conhecer, por enquanto minha lista de livros tá cheia e uns já estou lendo, mas esse é um dos que quero ler para matar minha curiosidade, beijos

    ResponderExcluir
  32. Adorei sua resenha!
    Confesso que ainda não li nem assisti ao filme, mais vc já me deixou cm vontade de ler!
    obg pela visita lá no blog!
    tem nossa primeira caixinha de correio lá no blog se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    http://falleninme.blogspot.com
    Bjão

    ResponderExcluir
  33. Pra falar a verdade, nunca li Os Três Mosqueteiros... mas, pela sua resenha, é um livro muito bom, deu vontade de ler! ^^
    Bjus
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  34. Adoro esse livro, já o li a muitos anos atrás! Essa nova capa eu achei muito legal, tive a sorte de ganhar esse livro. É muito bom divulgar clássicos da literatura.

    adorei seu blog, já estou te seguindo.
    obrigada por visitar o meu blog
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  35. Boa noite Luara,

    Esse livro deve ser ótimo, mas gostaria de te-lo com outra capa, não gosto delivros com capas de filme, parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Luuuuu...Tdo bem??
    Caraca que livro heim kkk'
    Não li o livro, até queria mais de tanto ver filme e tralalalalala eu desisti :)
    Otima resenha, como sempre.
    Beiijos
    Bru-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  37. Oi Luara! Faz tempo que sou louca para ler esse livro. Imagino mesmo que deve ser bem melhor que o filme, apesar de eu ter gostado da adaptação para os cinemas ^^
    Meu namorado comprou, com certeza vou pegá-lo emprestado para ler. Deve ser muito bom acompanhar todos os fatos históricos que caracterizavam a época em questão, e mesmo meio parado em algumas partes, imagino que em outras deve ser pura ação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Ah eu quero a edição com essa capa, só por causa do Orlando Bloom haha

    Assisti um filme antigo, mas nem todo.. achei meio tedioso.
    Espero que o livro não seja..

    Ótima resenha

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  39. Hummm, eu vi o filme há pouco tempo, umas duas semanas mais ou menos e pensei que o livro fosse praticamente a mesma coisa, ja que é uma história tão antiga né, não esperava que tivessem diferenças. Comcordo com a Nana, só pelo Orlando Bloom ja vale a compra, rsrs.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  40. Também nunca tive a oportunidade de conhcer a história. Só vi uma versão que passou há um tempão na televisão, mas eu nem lembro mais. A versão do Mickey conta? kkkkk'
    Vou assistir a versão com o Logan Lerman... Deixa eu achar tempo :P rsrs'

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Oi Luara!
    Nunca lio livro mas já vi o trailer do filme e não tinha me empolgado muito. Tenho muita vontade de ler esse. Vai pra lista infinita de livros bons, nãos ei onde vou parar rsrsr
    Bjos

    ResponderExcluir
  42. Oiee!
    Lindo, lindo, lindo seu blog!
    Tão meiguinho...
    Não tinha ouvido falar desse livro, mas conheço a história, já assisti o filme quase novo (tô esperando lançar em DVD normal a versão com o meu lindo Logan Lerman ♥) e etc.
    Li a sua resenha de outro post, o de Estilhaça-me. Eu quero MUITO ler esse livro! Li o primeiro capítulo, agora fiquei curiosa!!!
    Sucesso XOXO

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  43. Nossaaaaaaaaa... quero muito essa edição com a capa do filme. Porque eu amei o filme né? E sempre estive atrás de comprar a história.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  44. Oi Lu!! Eu vi o filme e tudo mais e achei muito legal, mas ainda estou com a pulga atras da orelha para ler o livro, tenho certeza de que vou gostar mais *-*
    Beijãão!

    ResponderExcluir