21/04/2012

Resenha: Se Eu Morrer Antes de Você

Título: Se Eu Morrer Antes de Você
Autora: Allison Brennan
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 480

Há seis anos, Lucy Kincaid conheceu pela Internet um homem que parecia ser o tipo ideal. Porém, após ser atacada brutalmente no primeiro encontro, ela viu que tinha se envolvido com um psicopata muito perigoso. Contrariando o histórico das vítimas desse maníaco, ela conseguiu sobreviver. Após anos de dor e sofrimento pela lembrança das atrocidades que sofreu, ela descobre um jeito de dar a volta por cima trabalhando como voluntária no departamento encarregado de investigar esse tipo de crime. Seu papel é rastrear pela Internet psicopatas e maníacos sexuais para que sejam presos. Porém, tudo muda quando ela descobre que vários desses maníacos, que ela ajudou a localizar, estão sendo mortos desde que deixaram a prisão, incluindo o homem que destruiu a sua vida. Algum assassino estaria seguindo seus passos? Lucy se vê envolvida em uma trama de suspense que poderá deixá-la novamente face a face com um psicopata.

Eu não tinha nenhuma expectativa ao ler esse livro. Tinha lido algumas resenhas há algum tempo, mas não me lembrava muito do enredo ou do que esperar a respeito dele. E sinceramente? Isso foi muito bom.

Lucy Kincaid é uma aspirante à agente do FBI. Ela trabalha no PMC – Prioridade Para Mulheres e Crianças – onde rastreia e manda de volta para a cadeia os criminosos sexuais que estão em condicional que estão quebrando o acordo e voltando a praticar as antigas ações.
Só que Lucy tem um diferencial: ela também foi uma vítima de um criminoso sexual e este, do nada, aparece morto. E a partir desse ponto o enredo se desenrola.

Lucy era a mulher mais forte que ele já conheceu. Ela havia conquistado muito em pouco tempo, e com o peso do passado nos ombros. Mas, maldição, ela não deveria nem ter passado por tudo aquilo! Nenhuma mulher deveria ter sofrido nas mãos de Scott e de Morton. O sistema judiciário era uma droga, e Sean queria bater em alguma coisa. p. 108
Se Eu Morrer Antes de Você é um thriller bem legal, mas sem picos de emoção. Não há aquela sensação de “quem será que está por trás de tudo isso?”. A história vai se desenrolando e indo para um ponto esperado. Isso não faz o livro ser ruim, pois o desenvolvimento é bem legal. Mas não é um livro de muitas surpresas.

Com a narrativa em terceira pessoa, é possível ver todos os lados do enredo – inclusive o lado do antagonista, que tem capítulos próprios narrados em primeira pessoa.
A autora fez uso de algumas poucas cenas mais fortes para dar veracidade ao enredo. Essas cenas não chegam a ser fortes para aplicar uma censura ao livro, mas vale a pena ser comentada a existência delas.

Os personagens acabam nos encantando pela coragem e força deles, principalmente a de Lucy. Depois de ter sofrido tudo o que sofreu, ela quis ser agente do FBI para trabalhar todos os dias com aquilo que atormentou o passado dela. Acho que eu não seria capaz disso.
Outros personagens como Sean – sócio do irmão de Lucy – também tem um destaque merecido.

Não foi o risco que Kate corria que fez Lucy ficar tensa; foi a repentina compreensão de que aquilo nunca terminaria. Que o estupro voltaria à tona a qualquer momento, não só em seus pensamentos e pesadelos, mas publicamente, na Internet. p. 111
Um problema que eu encontrei na edição do livro: no começo do livro há muitos problemas de espaçamento. Eu realmente não comentaria isso aqui se fossem problemas isolados que não atrapalhassem a leitura. Mas isso ocorre muitas vezes, principalmente no começo do livro. No final eu não encontrei muito desses erros, mas foi uma coisa que me chateou bastante no começo da leitura.

Mas fora isso, a diagramação está maravilhosa. Eu gosto muito da capa, apesar de ainda não ter encontrado a relação dela com o enredo do livro. A relação do enredo com o nome do livro – mesmo com o nome em inglês – é mais uma coisa que eu ainda não achei explicação. Para quem for ver só a capa e o título, vai achar que é um romance daqueles carregados de drama e não um suspense. Então, fica a pergunta pra quem já leu ok?

Em linhas gerais, foi uma leitura muito agradável. Quando eu disse que foi bom não lembrar muito das resenhas que eu tinha lido, foi porque eu não tinha nenhuma expectativa em relação a ele, o que fez o livro se tornar uma incógnita para mim.
Foi uma leitura que fluiu muito bem e rapidamente, apesar das quase 500 páginas. Apesar dos probleminhas que eu falei, é um livro muito bom para quem quiser um livro policial bem leve regado com um romance que vai encantar muita gente.

E pra quem não sabe o livro tem uma continuação chamada Kiss Me, Kill Me. Mas para aqueles que não querem entrar em uma série, fiquem tranquilos: não é uma continuação dessa história, mas outro caso com os mesmos personagens. Se Eu Morrer Antes de Você tem um final bem definido, mas vai ser muito interessante ver os Kincaid de novo em outro livro. 

57 comentários:

  1. Gosto de leituras leves, assim como você descreveu este. Já tinha visto o livro, mas nunca havia lido uma resenha dele. Confesso que a capa não é tão convidativa, mas sua resenha me deixou curiosa. Gostei dos quotes selecionados...
    Beijos

    Tem resenha nova no blog. Passa lá!
    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelsa resenha maravilhosa. Nunca tinha ovuido falar sobre esse livro, mas confesso que agora estou muito curiosa para saber mais sobre a trama. Sou louca por livros misteriosos, policiais e drama, apesar de não ser meu foco na leitura. Mas é sempre bom mudar, não é?
    Outro ponto é que eu adoro narrativas em terceira pessoa, dão uma emoção muito legal ao livro lido.
    Achei chato esses problemas de espaçamento, mas creio que mesmo assim, vale a pena ler o livro.
    Já está na minha lista de leitura.
    Beijos, Stéphanie.
    Teenage Dreams

    ResponderExcluir
  3. Ah é tão bom quando a gente pega um livro e se surpreende com a historia, ainda mais quando não estamos esperando grande coisa.
    Eu não conhecia essa historia, parece boa. Apesar de eu gostar de historias com grandes suspenses/mistérios, também gosto de histórias mais tranquilas.

    Beijos
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Gostei do livro, ele parece bom. Mesmo, nunca li livros assim do tipo, mas gostei da sua resenha dele k

    Bjs, tem post novo no meu blog ^^
    http://darkening.freetzi.com/

    ResponderExcluir
  5. O que me deixa ainda com mais vontade de ler esse livro é essa "falsa ideia" que temos com o título e a capa, realmente não parece se tratar de um suspense. No entanto, não achei que o livro fosse pobre em surpresas, mas ainda assim não fiquei desanimada, continuo curiosa e querendo lê-lo. Ter um final definido é um aspecto que eu particularmente gosto, mesmo se se tratasse de uma série com continuação. Odeio quando as coisas não são esclarecidas no fim.

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. a capa me lembrou bastante 'and both were young'. nossa, a capa e título não se conectam nada com o que você falou do enredo! também detesto esses probleminhas de diagramação. sei lá, é algo tão simples e que conta tanto, sabe? não custa muito para a editora fazer direitinho...

    ResponderExcluir
  7. Ah, faz um bom tempinho que eu queria ler esse livro e estou com as expectativas bem altas, mas sei que devo baixá-las um pouco, porque mesmo o livro sendo muito bom, não tem exatamente uma estória que eu achava que teria.
    Beijos Lu!

    http://thebooksthief.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que legal!! Quero ler também!

    Abraços!

    Pri

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro
    E o titulo é bem forte eim
    Fiquei interessada, pois faz tempo que não leio nada desse genero

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. E eu já levaria o livro só pelo nome que é forte, dá a impressão de ser um romance daqueles cheios de ápices e que faz a gente ficar mal no final. Doce engano.

    Gostei da sinopse, é bem interessante, e a resenha ficou ótima. Entretanto, prefiro romances policias com bastante altos e intrigas e esse "quem será o assassino?" HSUHAUSHA '

    - Um Livro Secreto
    www.umlivrosecreto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olha, vou dizer uma coisa que talvez vai fazer muita gente, mas eu achava que este livro era um romance sobrenatural sobre fantasmas... É sério.

    Eu nunca tinha lido a sinopse, muito menos uma única resenha (a sua foi a primeira!). Imagina o meu choque se eu comprasse o livro e visse que na verdade ele era um policial - sim, às vezes sou um leitor muito #FAIL!

    Rsrsrs

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  12. Ahh, admito que fiquei um pouco decepcionada com esse livro, realmente a capa deixa muito a desejar na relação com a história, e acho que minhas preferências para livros policiais são do tipo, 'meu Deus, quem será o assassino?!?!' hahahha, bom, quem sabe um dia eu amadureça meu pensamento em relação a isso!
    Beijos
    Amanda D.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Luara,

    Esse é um livro que esta na minha estante no Skoob como desejados, gostei da sua resenha e fiquei curioso...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii Luara!!

    Hum, eu adoro livros desse tipo, até hoje eu ainda não tinha ouvido falar deste, mas me interessei demais, e mais um pra lista!! =)

    Bjãao!
    http://my-literarylife.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tinha nem ouvido falar nesse livro e sua resenha me deixou curiosíssima. O livro não faz muito meu estilo, mas essa trama despertou meu interesse de alguma forma. Já entrou para a minha lista! :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, ontem vi um filme que tem a história bem parecida! :O
    Adoro esse tipo, preciso lê-lo! *-*

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - eu voltei! rs

    ResponderExcluir
  17. Pelo título eu nem poderia imaginar a história. Já tive minha cota esse semestre de livros nesse estilo, mas com certeza lerei um dia.

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  18. Ei Lu!

    Realmente, quando eu vi o título e a capa pensei "Ownt, deve ser esses romances que vão me fazer chorar *-*" kkkkkkkkk
    Acho muito chato quando a capa e, pior, o título não condizem com a história. De qualquer forma eu adoro livros policiais, e o enredo deste me interessou.
    Se um dia eu tiver a oportunidade lerei (:
    Ótima resenha ;)

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  19. Oi flor, eu já li alguma resenha desse livro por aí, mas me surpreendi novamente. Cada vez que olho pra ele, penso que é um romance (assim como você disse), bem meloso e tals, aí vou lendo a sinopse de novo e as resenhas e fico: Estão falando do livro certo mesmo? rsrs
    Eu realmente não sei se é bom ou se é ruim essa falta de ligação entre titulo/capa e estória, acho meio chatinho as vezes, já que você pega esperando uma coisa e lê outra.
    Adorei a resenha, mas não sei se é um livro que eu compraria, já que ultimamente estou mais romântica mesmo, rsrs.
    Beijos.
    Se puder, dá uma passadinha lá no blog.
    http://serietrinita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiii Luuu...
    Já tinha visto o livro, mais não tinha parado para ler resenha nenhuma. Deve ser bem legal o livro, mais infelizmente não me interessou.
    Sua resenha está otima, como sempre.
    Parabéns
    Beijos
    Brubs-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu
    Eu li, mas não consegui amar a história, até porque é tudo tão previsível e o relacionamento dos dois tão forçado, que não consegui curtir tanto. Embora eu tenha gostado de algumas partes, especiamente as hots rs
    A capa e o nome realmente não tem nada a ver, mas eu acho bonitinha.
    Não sei se irei ler a continuação, porque o mistério não me prendeu, e dei uma espiadinha no primeiro capítulo e não curti, mas quem sabe rs
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Conheço o livro, mas ainda não li.
    Sua resenha despertou a minha curiosidade! rs

    Amore têm 3 PROMOÇÕES lá no Blog recheadas de LIVROS! Depois passe por lá e confira!!!

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Luara,

    Concordo com você que este título nos dá impressão de um outro tipo de enredo, e quando li a primeira resenha percebi que não tinha nada a ver com o que eu havia pensado. Gostei muito da sua resenha, pois apontou as partes positivas e negativas, assim podemos ponderar os dois lados.

    Beijinhos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Já faz um tempinho que eu tenho vontade de ler este livro. E a sua resenha me deixou mais curiso! rsrs
    Amei a resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  25. Eu não conhecia esse livro, mas eu achei esse tema bem interessante acho que é um livro que eu gostaria de ler! A capa é muito bonita e eu gostei da maneira como você descreveu a história *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Luana! :)

    Sinceramente, li algumas resenhas desse livro e não senti vontade de lê-lo. A primeira coisa que me incomodou é que, dado a capa e o título, achamos que é um romance e não um thriller. Pode ser um motivo bobo, mas pela sinopse e todas as resenhas que eu li, realmente não parece ser uma leitura genial do gênero!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  27. Interessante o livro.Acho o nome bem chamativo,mas essa é a primeiro resenha que leio dele. Se conseguir parceria com a editora, que nunca me responde...kkkkkkkkk Talvez eu leia!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi, Luara!

    já tinha visto o título (bem interessante) por aí, mas não tinha lido nenhuma resenha. Como assim um thriller sem um ápice? Isso me fez perder o clima que o título me transmitia :s
    Não tava na minha lista de desejados e não vai.

    Millena Bezzerra
    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  29. Oie Luara!

    Uma amiga minha leu este livro, e chegou a comentar comigo que ele é um pouco pesado. Particularmente não gosto deste tipo de livro rs...

    Ele realmente parece ser bem legal, mas evito livros que possam me deixar baixo astral.

    Parabéns pela resenha!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  30. Hmm ,fiqueei curiosa pra ler! rs
    Ameei seu blog flor ;*

    http://apequena-travessa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Primeira vez que leio uma resenha desse livro e achei enredo interessante. Em relação á capa, simplesmente não conseguir realizar o enredo ao olhar para ela, na verdade pareceu mais um romance do estilo reencontro.
    Ótima resenha!!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  33. Oi! Adorei seu comentário no meu blog. Já o respondi lá mesmo. Confira =)

    Sobre a resenha, acredito que este não seja um livro "daqueles". Nem suas palavras me passaram isso :0
    Mas quem sabe um dia ? Ganhei um livro enorme e com uma capa sem graça. Não me despertou interesse, mas um dia , do nada, o comecei e não descansei até terminá-lo! Acho que foi o mesmo com você.

    Boas leituras!
    ROBERTA RIBEIRO
    No Meu Quarto Eu Leio Muito

    ResponderExcluir
  34. A história parece ser bem bonita, mesmo.


    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Não sabia que esse livro tinha quase 500 páginas! Jurava que ele era bem fininho. Adoro uma boa investigação policial e com certeza pretendo ler esse livro em breve. Sério que o nome do livro não tem relação com a história? É bem estranho mesmo quando isso acontece.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Adoro livro policial com suspense, essa é uma otima dica.
    Add meu blog
    bonequinhadepixe.blogspot.com
    Dá uma espiada na loja
    bonequinhadepixe.tanlup.com
    Beijocas

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Eu não sou muito chegada a livros policiais. Acho que um livro com poucos momentos fortes que dão movimento à história não me agradaria.
    Uma pena o nome do livro não ter uma grande relação com o enredo, porque uma das coisas que mais me chamava a atenção era o título.

    Beijos
    www.mentalmorfose.com

    ResponderExcluir
  38. Bom dia :)
    Investigação Policial + Suspense?
    Tenho que ler *--*

    Ah fiz um poema baseado neste titulo do livro mas nunca o postei :(

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  39. Ei Lu, eu sou uma que pensei que era um romance, quando vi a capa e o nome do livro. Por se tratar de uma suspense, não tenho estado muito no clima para esse tipo de leitura, então acho que não me agradaria no momento.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho muita curiosidade do livro, sua resenha só reforçou minha vontade em lê-lo viu flor?
    vamos papiar sobre ele '-' kkk
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  41. Oi Luara!
    Vejo algumas pessoas comentarem sobre o livro e nunca tive muita curiosidade de lê-lo. Acho que é sempre bom não criar expectativas em cima das leituras, querendo ou não acabamos quase sempre nos decepcionando e estou aprendendo a não fazer isso também.
    Uma pena o problema dos espaçamentos, acho muito ruim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  42. Nossa! Eu adoro ler, e com certeza irei ler este livro.Me parece bem interessante, mas ao ler o titulo imaginei que se tratava de um romance, mas me parece que irá além de um simples romance!

    ResponderExcluir
  43. Oi Laura!
    Obrigado pela visita.Este livro já está na minha estante,acredito que seja uma história envolvente.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Olá (:
    Ótima resenha. Pois é, quando o pessoal vê essa capa dá mesmo a impressão de que é um romance, mas não é UAHSAUS Tenho vontade de ler, mas com quase 500 páginas, ain céus. Ultimamente to sofrendo até para ler um de 100, juro UAHSUAHSUAS Mas enfim, quando eu ler, espero que eu goste. E ainda bem que não é série, fique feliz já q

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  45. Esse livro divide opiniões, muitos gostam e outros ñ. Lendo sua resenha, acho que vou gostar, parce ser um livro mais denso e gosto de livros assim. Anotado na minha litinha aqui. =D

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Noossa que interessante *-* parece ser legal o livro, confesso que não sou fã de resenhas, gosto de ter uma ideia apenas pela sinopse >.< o que me deixou super curiosa!!

    Boa semana pra você flor :*
    Não esquece de conferir a entrevista do blog com a Banda Scalene ;)
    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/2012/04/entrevista-com-banda-scalene.html

    ResponderExcluir
  47. Wow, o livro tem uma sinopse bem criativa.

    Gostei do blog e já estou seguindo *--------*

    Tenha uma ótima semana!

    Bjonas e fique com Deus ♥

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  48. Olá, Luara :)
    Eu tinha CERTEZA que era um romance ou algo parecido com isso e pelo nome/capa, nunca imaginaria que fosse um thriller. Pelo menos isso não é tão estranho kkkkk
    Gostei da história - mais do que imaginaria. Não descartaria uma possível leitura.

    Parabéns pela resenha, Lu.
    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Parabéns pela resenha! Gostei do tipo de leitura que parece ser o livro, um suspense leve. Só não curti muito a capa, me passou a impressão de que se tratava de romance dramático.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  50. Oi luara
    Pois é, estava lendo sua resenha e tentando relacionar com o nome do livro....
    500 páginas, que isso, me assustou =O

    Hehe
    Adorei sua resenha, pena que os erros atrapalharam um pouco,,,

    Tem post novo no blog
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Capa linda e enredo interessante, tenho muita vontade de ler esse livro, já o coloquei algumas vezes nos meus carrinhos de compra, mas nunca compro =/
    Gostei da resenha, flor. É sempre bom quando pegamos um livro pra ler, sem muitas expectativas e acabamos adorando a história!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  52. Oi flor,
    Nao tinha ouvido falar deste livro ainda mas achei interessante mas pelo titulo tambem imaginei algo como romance não é??? As vezes a diagramação peca mesmo e acaba atrapalhando ne isso e uma pena.
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  53. A sinopse desse livro me atrai, acho que vou gostar bastante dele, até hj só li um livro que era um thriller policial e adorei, quero ler mais assim.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  54. Sempre tive muita vontade de ler esse livro, mas nunca soube o que esperar dele. Quase ganhei em uma promoção e fiquei super triste quando não consegui.
    Pretendo ler assim que der e evitarei mais resenhas pra que a leitura tão boa quanto foi a sua.

    Beijos.
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  55. Eu li o livro e curti bastante, só achei que faltaram um pouco mais de cenas violentas e tals ~.~ , até porque o assunto que o livro aborta é um assunto forte então para ele ficar melhor ficou faltando mesmo algumas cenas mais fortes ~.~ . Quanta a capa eu, particularmente, interpreto como sendo o momento em que a Lucy começa a se envolver com a Adam, lembra que ela fala que viajou durante mais de um mês cento e tantos quilômetros para encontrar a Adam? Então, vejo que a garota andando de mãos dadas é justamente a Lucy, ela se deixando envolver por um cara bem mais velho que ela. Ou então de uma forma mais geral, mostra uma garota achando que está saindo com um cara legal, mas na real ele é maníaco sexual ^^'.

    Beijão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  56. Nossa, fiquei super curiosa para ler o livro, mas nem vou me arriscar a ler pois sei que vou ficar com medo depois (é, sou medrosa hahah). E realmente, pelo nome do livro imaginei um drama ou sei lá :p
    É muito bom quando não esperamos "nada" de um livro e nos surpreendemos, né? :)

    ResponderExcluir