11/04/2012

Resultado: Pesquisa de Opinião #3

Olá leitores! Demorei um pouquinho para postar essa semana, pois minhas aulas começaram e está uma correria daquelas por aqui. 
Essa provavelmente é a última parte da pesquisa de opinião e ela já entra em assuntos sobre blogs. Então fiquem ligados blogueiros!



Minha opinião: Acho que todas as coisas são importantes em um blog literário. Afinal, um blog é um conjunto de coisas, não é verdade? Para não saturarmos o leitor só com alguma coisa e assim prejudicarmos a dinâmica do blog, temos que variar nos assuntos que são abordados e estar sempre trazendo alguma coisa nova para incrementar esse conjunto.


Entenda: O que é o captcha? "Em linhas gerais, os captcha servem como uma ferramenta auxiliar para evitar spams ou mensagens disparadas por outros computadores ou robôs." - Tecmundo.
Exemplo:

Minha opinião: eu sou totalmente contra o captcha. Acho que isso acaba com a nossa vontade de comentar em algum blog. Se a pessoa quer moderar os comentários, não é necessário o captcha. Simplesmente coloque o comentário para aparecer somente quando for aprovado por você. 
Os captchas, na maioria das vezes, são confusos e a gente demora mais decifrando essas palavras do que comentando em um blog. Para mim, é um item desnecessário.

Opiniões dos leitores que são a favor e contra o uso do captcha:

"Porque se o comentário for com conteúdo a pessoa não se importa em digitar o captcha."

"Porque é irritante, cansativo e desnecessário. É possível evitar spam e coisas do gênero apenas moderando os comentários e facilitando a vida de quem comenta."


Minha opinião: Não acho mesmo que a credibilidade venha das parcerias. Acho que você FAZ a sua credibilidade a partir dos seus posts. Se você faz um post bacana, com uma temática que agrade e de uma forma que prenda o leitor, isso acaba dando credibilidade ao seu blog. As parcerias são consequências daquilo que torna o seu blog bom: o que você FAZ.


Minha opinião: Acho que é através dessas promoções que muitas pessoas acabam chegando no nosso blog. Eu mesma conheci vários blogs através dessas promoções - principalmente quando eu ainda não tinha o blog e gostava de ler a opinião das pessoas a respeito de algum livro e não tinha com quem falar - e continuo visitando a maioria até hoje. Mas infelizmente, não é isso o que acontece na maioria das vezes. É normal você ver uma pessoa no seu blog só quando tem uma promoção. Não é nada legal.


Então gente, essa foi a terceira - e provavelmente última - parte dos resultados da pesquisa de opinião. E aí, vocês concordam com as opiniões dadas?

50 comentários:

  1. Odeio captcha também, principalmente quando estou atolada de comentários pra responder, sempre acabo errando na hora de digitar e isso atrasa tudo, as vezes tenho que sair e só dá tempo de comentar depois... E adoro resenhas, me interesso pelos livros principalmente por conta delas e quanto a promoç~]ao, penso seriamente em fazer uma pra dar mais ibop pro blog.

    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da terceira parte o/ Acho também que em um blog literário, ou não, qualquer blog o importante é tudo, o que ele posta, sobre o quê, por que ás vezes é chato um blog literário SÓ postar resenhas, de vez em quando inovar os posts com assuntos relacionados a livros, mas não necessariamente resenhas, acho importante.
    Sobre o captcha, ODEIO. Eu relevo na hora de comentar, por que ás vezes eu preciso comentar mesmo ou eu quero mesmo comentar, então escrevo nele, mas desanima mesmo, a desculpa de usar essa ferramenta em falar que é pra evitar spam, eu acho inválida. A moderação de comentários é bem melhor.
    Eu já conheci váarios blogs por causa de promoções, alguns eu me interessei pelo resto do conteúdo e segui e até hoje visito, comento, acompanho; outros eu confesso que deixei de seguir após a promoção, não vou seguir um blog que não me interessa no conteúdo abordado nem em nada mais a não ser a promoção que rolou nele, então deixo de seguir.

    Enfim, gostei dos resultados da pesquisa, são bem interessantes mesmo e esse principalmente ajuda os blogueiros a saber um pouco sobre as preferências do público ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não lembrar quais foram os votos exatos - até porque acho todos importantes -, acho que a resenha, os lançamentos e as curiosidades são essenciais.
    Já o captcha é unanime. A pior coisa que inventaram em um blog :x Realmente desanima quando encontro isso, mas...
    E também acho que os posts e a qualidade é melhor do que as parcerias. Claro que isso ajuda, mas não é essencial.

    Já dise que gostei da pesquisa de opinião? hmm

    Beijos, Luara.
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii, adorei o post, já vi a segunda parte da pesquisa tbm e volto a comentar, é bom esse tipo de coisa porque por exemplo os captchas as vezes, nós blogueiros não nos importamos com isso, mas muitos leitores acabam desgostando do blog por esse motivo. É bom pra abrirmos a mente e vermos o que podemos melhorar no blog. ^^
    Beijos
    http://serietrinita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo o post.
    o captcha é mt chatoo, as vezes perde até a vontade de comentar.
    Resenha é essencial sim, mas tem que diversificar

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa pesquisa, você disse tudo, amei o post e concordo com tudo sobre o Captcha, também detesto!


    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como nas outras partes da pesquisa eu adorei o resultado desta parte, parabéns novamente Luara, bom saber que tenho muito em comum com vários dos outros seguidores do seu blog, que sempre arrasa, tenho dito .
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/04/resenha-draco-saga.html

    ResponderExcluir
  8. Adoro suas pesquisas hauhauhua
    Eu odeio captcha. Acho que blogs literários devem apresentar conteúdos dinamizados: resenhas, promoções, curiosidades etc...
    Acho que a credibilidade não vem das parcerias, mas realmente de quem bloga e da comunicação entre o blogueiro e os seguidores!

    Abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Lu, adorei a sua pesquisa, achei ela bem interessante, já anotei umas coisinhas aqui, para melhorar, concordo com você é o blogueiro que faz a credibilidade dele, editoras e promoções são apenas um a mais, para te ajudar a entrar nesse mundo, e não o que fazem o seu blog.

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post, concordo com quase tudo.
    Também odeio o captcha, acho chato e desnecessário, mas acho que se o comentário tem conteúdo, uma pessoa não vai desistir dele por algo tão pequeno.
    Sobre as promoções, eu confesso que a maioria dos blogs que sigo, eu conheci por causa de promoções, e não me arrependo, pois eles são incríveis.
    Sobre a parceria com autores e editoras, eu acho muito importante sim, porque dessa forma, as pessoas podem ver que esses autores e editoras confiaram no trabalho do blogueiro, mas também concordo que a credibilidade vem principalmente da qualidade dos posts do próprio blogueiro.
    Beijos, Stéphanie.
    Teenage Dreams

    ResponderExcluir
  11. Eu odeio o captcha rsrs Na maioria das vezes eu erro o código e tenho que digitar de novo, pq essas desgraças de letras são muito confusas. Acho bem mais válido msm deixar o comentário moderado, mas... Cada blog é um blog.

    E besteira mesmo esse lance da credibilidade do blog estar ligada a parcerias. Conheço blogs excelentes que possuem parceria com 3, 4 editoras no máximo, enquanto tem blog por aí com 20 editoras que é uma porcaria rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Luara.

    Concordo totalmente com a parte dos captchas: detesto ter que decifrar esses códigos na hora de comentar. Tenho mais vontade é de fechar a janela. Só que tem muitas blogs que acho que nem percebem o quão chato isso é. Eu nunca tinha percebido, até me falarem para tirar, pois estava atrapalhando muito.
    Também concordo que o conhecimento de blogs através de promoções é o mais fácil. Eu mesma conhecia a blogosfera literária através de uma promoção em um deles e é o que chama atenção à primeira vista.
    Muio legal o post!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Lu, acho que não tem como não se irritar com esses captchas. Eu muitas vezes tenho que passar em um blog rapidinho e lá vem essas coisas ;/
    Quanto à qualidade e confiabilidade do blog, só depende das pessoas que trabalham nele.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Lu :)
    Como vai?

    Adorei a pesquisa *-*

    Ein,odeio este Captcha kkkkkkkkkkkk
    Só faz a gente perder tempo :(

    Beijos e cuide-se

    ResponderExcluir
  15. Oi Luara!
    Ei, que legal você divulgar e opinar os resultados.
    (eu não lembro se eu participei da pesquisa D:)
    Também acho que o mais importante são as resenhas, afinal é desse modo que sabemos se o autor do blog gostou ou não de um livro.
    E concordo com você: a credibilidade não vem das parcerias, é o dono do blog quem faz! Parcerias são legais pois geram mais resenhas e sorteios (eu mesma não teria lido vários livros se não fossem as parcerias), mas não são essenciais para o blog. Se não tivesse nenhuma parceria, eu continuaria blogando do mesmo jeito.
    Eu já conheci blogs através de promoções, mas tento visitá-los depois também. É legal continuar esse vínculo com o blog. Agora que tenho menos tempo só estou participando de algumas promoções, e só de blogs que eu já visito regularmente.
    Acho que escrevi muito O_o

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Acho o captcha muito irritante, muitas vezes erro as letrinhas e tenho que ficar tentando algumas vezes até conseguir acertar =S
    Também concordo que as resenhas são mais importantes, mas gosto de ler outras coisas também, a variedade deixa os blogs mais dinâmicos.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  17. Juro que toda vez que aperto no botão de comentar rezo para não aparecer uma janelinha de captcha! Teve uma vez que as letrinhas eram uns borrões e eu fiquei olhando com cara de taxo pra tela. >.<

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
  18. Essa pesquisa é muito interessante! Também não gosto do captcha! Acho muito chato...
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Muito interessante essa pesquisa!
    Sinceramente, não gosto do captcha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Oi amiga, eu concordo o captcha é mesmo chato...
    adorei a pesquisa!!

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei a pesquisa de opinião, é sempre bom saber o que as pessoas pensam sobre certas coisas. Afinal, temos que agradar nossos leitores também, né?

    Não gosto do captcha, é chato... perco até a vontade de comentar '---' Prefiro aquelas continhas kkk

    Bjs, tem post novo no meu blog (:
    http://darkening.freetzi.com/

    ResponderExcluir
  22. Pesquisas de opinião, ADORO!

    Não gosto de captchas, acho desnecessário, bom, no FB é necessário, mas em blogs é fazer com que o leitor que vem pela primeira vez não querer voltar. Acho que só tem uns 4 blogs que possuem captcha e não me importo em ter que me torturar pra decifrar PQ adoro eles!
    Acho que o mais importante num blog que se proponha em falar de livros é resenha mesmo, promoções são necessárias para agradecer aos leitores, eles comentam, dão força aos blogueiros para continuarem, né?
    Olha, esse lance de parceria trazer credibilidade a blog, besteira, traz leitores, credibilidade você que constrói ao longo do tempo.
    Ah, o mais importante... Conheci dezenas de blogs pq vi promoção e decidi participar, alguns gostei e me tornei leitora!

    Beigos!

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito dessas pesquisas. Também sou contra essas letrinhas chatas nos comentários e acho que tudo é importante mesmo em um blog literário o conjunto faz a obra!^^
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Eu ODEIO o captcha, ou sei lá como é que se chama aquilo. É, realmente um porre, depois de ter feito um cometário muito bom e cheio de conteúdo, ter que decifrar aquelas letrinhas chatas (para não dizer outra coisa). E o pior que, quando aquela coisa dá erro, a gente perde o comentário e acaba ficando sem vontade de fazer outro. Lamento, mas acho que comentário, com ou sem conteúdo, deveriam passar por uma moderação minima, e não por isso. E ,sinceramente, eu não sabia o que era blog literário até saber que eles davam livros de graça na internet kkkkkkk

    Bjs
    Paty
    http://abajurdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Laura!
    Adorei essa pesquisa, concordo com tudo. Blog tem mesmo que ser bem variado nos conteúdos, para não se tornar massante. Apesar que as resenhas são sempre (ou devem ser) o foco. Detesto captcha, sério isso nem devia existir! Existe um modelo de comentário que precisa arrumar o nome e e-mail e depois os captchas. Ninguém merece!! DJASDKALS Também conheci muitos blogs por causa de promoções, mas o bacana é quando o vinculo entre os blogs continua, depois da promoção :D

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Adorei a pesquisa!! Concordo com você, tem que ter variedade de conteúdo pro blog não cair na mesmice! E parcerias são um sinal de que o blog é de qualidade e a Editora/autor confia no blogueiro, mas o que dá credibilidade mesmo é o conteúdo!
    Ahh, eu detesto Captcha, eita coisinha que irrita! =S
    Conheci muitos blogs por causa de promoções, e muita gente passou a visitar meu blog com frequência depois de participar de promos! O ruim é quando só vão pelo sorteio e esquecem de visitar depois...
    Bjuss
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  27. Ah, eu também não gosto nada nada do captcha, ja deixei de comentar em muito blog por causa dele, não dá né gente, é muita perda de tempo e a gente ta sempre correndo, espero que os blogs se liguem.

    Sua pesquisa foi bem útil, vai abrir a mente de muita gente por aí.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  28. Captcha é chato, irritante e já me fez desistir de comentar em alguns blogs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  29. faz tempo que não venho aqui, foi você quem promoveu a pesquisa? gostei, ficou bem detalhada, parabéns =)

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oii!
    Eu concordo totalmente! Acho captcha uma coisa muito desnecessária e chata, pft. Realmente tira a vontade de comentar, principalmente se o comentário for pequeno! Realmente a credibilidade vem com o tempo, você pode até ter parcerias e mesmo assim não ser um blog daqueles que as pessoas citam o tempo todo. Mas acho que são necessárias por conta da divulgação, porque realmente ajuda, ainda mais quando falamos de livros, tem tempos que eu não compro livros e continuo tendo o que resenhar por conta das parcerias e booktours!
    E sobre as promoções, acho chato isso de abandonar um blog depois que a promoção acaba, mas eu mesma já fiz isso várias vezes pelo blog não chamar atenção, por isso sou a favor de sempre, principalmente durante promoções, postar conteúdo mais legal ainda, já que é ai que tem mais gente visualizando o blog, dai esse povo pode ficar depois por conta do conteúdo que leu durante a promo :D

    Beijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Amei a pesquisa de opinião
    E eu ODEIO captcha, e descordo com essa opinião da pessoa não se importar, pois eu me importo muito em ter que parar para escrever essas coisas
    E é bom quando a pessoa conhece o blog atraves das promoções, mas continua visitando

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Em primeiro lugar, parabéns por essa pesquisa, tu mandou muito bem! Eu acho, que isso aliás, é o mais importante em um blog, saber do que os leitores gostam e isso essa pesquisa fez muito bem. Eu concordo com a sua opinião, não podemos lotar o blog com um tema só, isso deixa o leitor entediado é sempre bom uma novidade pra animar o blog. Seu blog está ótimo flor tu está de parabéns! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Eu adoro essas suas pesquisas, são ótimas!
    Quanto a pesquisa ali sobre parceria. Acho ridículo alguém achar que por causa de parceria com editoras os blogs tem mais credibilidade e são mais importantes, eu nunca corri atrás de parceria, não acho que seja um bom momento para fazer isso, mas eai? Isso quer dizer que meu blog não é bom? :// Isso é muito triste.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  34. Ah, o importante de um blog de resenhas se resume a conteúdo,
    e creio que una todos os quesitos daí *-*
    Sou totalmente CONTRA o captcha, pelo menos este do blogger!
    Tem outros muito melhores e menos cansativos, eu simplesmente o detesto.
    Eu desisto, muitas vezes nos comentários, por ter captcha. Me mata de raiva,
    trava, perco o que eu escrevi, enfim q
    Não precisa ter parcerias com autores e editoras, creio que isto é meio "branco", né?
    E eu já conheci blogs bons por promoções, ora. É pela divulgação que você conhece!
    Adorei sua pesquisa de opinião, pena que eu creia não ter participado ><
    Beijones, querida <3

    Chel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  35. Concordo com vc, tudo é importante =)
    bjos e sucesso no crescimento do seu blog!!!

    ResponderExcluir
  36. AMEI a pesquisa!
    Odeio mais que tudo essas merdas de catcha (não sei como se escreve rs), nem fico com vontade de comentar.
    Isso é uma maravilha pq vou aderir aos % das pesquisas, pra melhora do meu blog.
    Novo post no blog, passa lá?
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite Luara,

    Também não gosto dos capcha, as vezes não tenho paciencia, belo post...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Achei o post super interessante...Mas eu continuo não gostando do captcha.
    bjs Nati

    ResponderExcluir
  39. Oi Luara!
    Achei muito interessante a pesquisa de opinião.
    Também sou contra o uso do captcha (não sabia que tinha esse nome). Acho que só dá mais trabalho para quem quer comentar, as vezes passo tanto tempo apertando naquela setinha para mudar as letras que dá até raiva, é completamente desnecessário - não deixo de comentar por causa disso, mas acho bem chato!
    Quanto as parcerias, me admira que alguém ache que ter parceiro é sinônimo de qualidade ou credibilidade. O que traz credibilidade a um blog é a forma como você escreve a avalia os livros, é a forma em geral como você prepara, se dedica e coloca o melhor de si em cada postagem; parceria é a última coisa que deveria ser levada em consideração para avaliar tal coisa, até porque tem gente que simplesmente não quer ter muitas editoras parceiras justamente para ter mais liberdade na escolha de seus livros. Inclusive, a maioria dos blogs americanos nem sequer tem ou aceitam parcerias.
    Sempre achei que as parcerias são supervalorizadas pela blogosfera brasileira - é bom? É! Mas não fundamental, muito menos critério de avaliação para saber se determinado blog é bom ou não.
    Também penso que um blog é um conjunto de coisas, mas se fosse para dizer o que é mais importante, sem dúvida seriam as resenhas. Até porque, afinal, é justamente para isso que queremos visitá-los primeiramente: para conhecer opiniões/dicas sobre livros.
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  40. Oi Luara!
    Realmente o captcha é muito chato, sem falar que as vezes vc faz seu comentário todo bacana, ai dá um erro no captcha e o blogger tá afim de te irritar e seu comentário não é postado, e vc tem que refazer..Assim oomo vc acho que tudo em um blog é importante, pois quanto mais coisa, mais pesoas satisfeitas..

    Bom FDS! Beijos :D

    ResponderExcluir
  41. Eu realmente odeio o captcha, enche o saco ficar escrevendo aquelas letrinhas distorcidas.
    Enfim... eu acho que o blog literário é conjunto de coisas que vai desde resenhas, promoções que eu acho supérfluo, lançamento, curiosidades e outras coisas.
    A pessoas que faz é do de blog, na minha opinião tem ser ela mesma, ter um jeitinho só dela que é isso que agrada os leitores. Ser você e não personagem. Apesar que tem blogs específico para cada tema.
    Bom, isso é o que eu peno :)
    Bruuna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  42. Adorei saber o resultado e a opinião (inclusive minha) foi da maioria kkkk
    beijos

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  43. Eu detesto esse captcha, fiquei até pensando se meu blog está com isso, não sei onde configura essas coisa, vou lá procurar agora rsrsrsrs
    Bjos Lú e bom final de semana

    ResponderExcluir
  44. Desculpa a demora, meu pc havia quebrado, mas já está melhor.
    Agora vim retribuir.
    Posso dizer que estava anciosa para este post, que finalmente saiu kkkkkk
    E percebi que fui com a maioria, que bom acho que é assim que andamos por este mundo literário, sempre procurando, encontrando,mudando.
    Muito bom o post Lu.
    Parabéns pela iniciativa, esperamos que nossa opinião um dia seja levada em consideração.
    Voltarei mais vezes com certeza.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  45. Oie Luara!
    Obrigada pelo comentário!
    Então, o livro da Thalita é bem legal, super recomendo!

    Acho que os resultados das pesquisas estão de acordo com a minha opinião. Menos a primeira, que eu acho que tudo aquilo é importante em um blog literário. Mas como é uma pesquisa, tem que ter um que vai "ganhar", né?

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  46. Que legal essa pesquisa! Mto bacana!
    Ótimo post!
    Obrigada pela visitinha no blog!
    Em breve novidades!
    bjosss

    ResponderExcluir
  47. Adorei ver o resultado, adoro ver resenhas, mas acho que o mix de tudo é que deixa legal, agora não curto mesmo a verificação de palavras :( beijinhoooos Lu

    ResponderExcluir
  48. Amei o resultado e aquelas caixinhas de textos antes dos comenta rios são realmente irritantes. Eles servem para que? Saber se nós sabemos ler e escrever?

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Oi, Luara!

    Deu para notar o quanto você se dedicou aos resultados da pesquisa de opinião ao fazer uma postagem tão completa, com gráficos e tudo o mais.
    De minha parte, também acho que o mais importante em um blog literário é a resenha, a única postagem que é, de certa forma, constante em todos os outros do gênero. É a nossa caracterização, certo?
    Detesto captcha e nunca o utilizei em meu blog, nem mesmo quando o sistema de comentários era o do Blogger mesmo. Hoje uso Disqus, sem captcha e sem moderação. Acho que todos têm o direito de comentar o que quiserem. Caso eu me sinta ofendida, prefiro alertar sobre a falta de educação e avisar sobre a exclusão. Gosto de ser democrática. A gente também não pode ficar deixando só os comentários com elogios passar, é um tanto quanto narcisista, creio eu.
    Quanto às parcerias, não creio também que elas, propriamente, diminuam ou aumentem a credibilidade do blog, mas sim o conteúdo que, como resultado, ocasiona em uma prosperidade e sucesso maior entre as grandes editoras.

    Beijos!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  50. Adoro essas pesquisas que você faz, pena que foi a última, apesar que eu não lembro de ter lido 3, vou procurar a outra depois :)
    Esse negócio de captcha me irrita demais, sério. É totalmente desnecessário o uso dele.
    Não sei se é minha memória ruim, mas não lembro de ter conhecido algum blog por causa de promoção tanto pq eu raramente participo delas, sou muito azarada pra ganhar alguma hahahaahh
    Esse negócio de parcerias é muito absurdo, não sei se eu sou a chata, mas acho muito sem noção alguém pensar que um blog é melhor ou pior que outro por ter parceria com editoras/autores e o mesmo vale para o número de seguidores, que coisa mais ridícula. No meu tempo de blog não existia isso, vai ver por isso eu não entendo a lógica dessa coisa de seguidores heheh

    ResponderExcluir