01/05/2012

Dia da Literatura Brasileira


O dia 1º de maio é conhecido como o dia do trabalho. Aliás, parabéns a todos os trabalhadores! Aqueles que trabalham o dia inteiro, chegam em casa, cuidam dos filhos e ainda tem tempo para cuidar do blog. É, eu admiro muito vocês! E claro, a nós, estudantes, que perdemos a matéria, mas não deixamos o blog sem atualizar. Pois é.

Deixando de lado o papo furado, vamos ao que interessa. Além de comemorarmos esse dia, também comemoramos o Dia da Literatura Brasileira. As comemorações se dão nesse dia pois foi nele em que José de Alencar, grande autor do Romantismo Brasileiro com obras como Lucíola e O Guarani, nasceu.



Sim, aquele autor que fez tanta gente se descabelar na escola ou correr atrás de algum livro correndo porque era preciso para o vestibular.
Seria essa obrigatoriedade a causa de várias pessoas terem se afastado da leitura?

Em minha opinião, essa é uma das grandes causas sim! Para um adolescente, em uma época considerada a “rebelde” de todos nós, um livro clássico, cheio de paradigmas e com uma linguagem rebuscada de se ler, não vai agradar. Desde pequenos somos acostumados a ler livros com um entendimento fácil – afinal, que pai leria um livro cheio de palavras difíceis para seu filho? Então esse “choque cultural” com certeza vai afetar um futuro leitor.

Literatura nacional é um assunto que há algum tempo eu não podia nem ouvir falar, tinha um ódio mortal, mas isso se deve principalmente ao trauma do vestibular, aqueles livro um tanto complicados de se ler para uma menina que só gostava de chick-lit não eram exatamente o ideal, tanto que digo que não são livros para se incentivar a leitura, fazem parte de uma história, mas não dão o gosto da leitura para a maioria dos jovens. Agora já gosto. O primeiro livro que li e gostei foi O Filho Eterno, do Chistovão Tezza, que eu posso dizer que foi o primeiro livro a tirar o meu receio. E depois disso eventualmente vieram outros livros, não sou uma conhecedora dessa literatura, mas já a aceito, tanto que uma das minhas melhores leituras desse ano foi de autor nacional, Dragões de Éter, do Raphael Draccon. - Luana, Lendo ao Luar. 
Mas nós deveríamos parar de estudar os marcos em nossa história literária? Não! De forma alguma. Eu só considero que, se de alguma forma fosse implantando um novo jeito de ensinar a literatura brasileira, de uma maneira que fosse interessante de aprender, isso com certeza faria com que o brasileiro lesse mais.

Deixando de lado as questões polêmicas de ensino, considero a literatura brasileira riquíssima. Há tanto para descobrir! E estamos caminhando para um futuro em que teremos muito mais leitores do que temos hoje! É claro que a nossa literatura tem que ser muito mais valorizada do que já é, mas se compararmos com alguns anos atrás,  veremos que temos muitos mais leitores hoje em dia.

Então, que tal fazer sua parte e colaborar com o crescimento do número de leitores de livros nacionais? Dê um livro nacional de sua preferência de presente. Conte sobre algum livro nacional que você leu, quem sabe outra pessoa não se interesse?

Ajude na difusão da literatura brasileira! 

63 comentários:

  1. Muito legal o post, gostei muito, e nem sabia que hoje se comemorava isso, nunca ouvi falar disso mesmo.

    Quanto a literatura brasileira, realmente é um assunto complicado, forçar jovens a ler determinados dificeis que necessitam de uma certa bagagem literaria dificulta muito a sua aceitação e acaba gerando uma certa resistencia futura. Mas os professores tem que saber como alcancar seus alunos e utilizar da maneira certa os titulos que eles resolvam trabalhar.

    Abraços.

    ^PAR^

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu.

    Adorei o post.

    Eu ainda não comecei a ler esses clássicos porque acho muito difícil, mas tenho vontade e tenho certeza de que eles são muito importantes.

    Não sabia que hoje era o dia da literatura brasileira e achei bem interessante e importante a existência desse dia.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. olha, eu não sabia disso rs
    muito legal o post. Eu confesso que só passei a gostar mesmo de literatura nacional lá pelos meus 16 anos, quando comecei a ler algumas biografias e livros interessantes como: feliz ano velho, o canto dos malditos e alguns do Paulo Coelho. Mas depois do blog o amor pela literatura nacional só aumentou!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua postagem, eu não sabia que dia 1º de maio se comemorava o dia da literatura brasileira, não mesmo, que vergonha .
    Sempre que posso estou ajudando a divulgar a literatura do nosso país, que é tão desvalorizada, tão subestimada.
    Você em seu post falou sobre coisas imprescindíveis,que devemos levar adiante, falar com nossos filhos, falar a todos, a importância da literatura em geral, o prazer da leitura acima de tudo, sempre .
    Parabéns Luara.

    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Haha Esse mês eu resolvi ler apenas livros nacionais. Se pararmos para analisar, os novos livros nacionais não são tão diferentes dos estrangeiros que são publicados por aqui. Talvez tenham apenas um pouco mais o jeitinho brazuca, o que deixa a leitura ainda mais gostosa. Li "Como (Quase) Namorei Robert Pattinson" da Carol Sabar e achei MA-RA-VI-LHO-SO! Muito gostoso. Chick-lit com jeitinho brasileiro! Esse é um livro que eu duvido que uma pessoa que o leia fale novamente a frase "Eu não gosto de ler". Para o público mais jovem, as escolas poderiam indicar Thalita Rebouças ou Ana Maria Machado. Quem sabe talvez o bom e sempre eterno Monteiro Lobato? Seria uma ótima maneira de fazer os pequeninos se interessarem pela leitura. :)

    Tefinha - http://aminhadimensao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Amei saber, o post ficou demais, gostei. c:

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ótima argumentação, Luara!
    Tirou as palavras da minha boca!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns aos autores brasileiros \o/
    Adorei o post, estou cada vez mais apaixonada pela literatura brasileira, cada vez que leio um livro nacional, me apaixono mais e mais rsrsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gostei da ideia. Especialmente porque eu sou apaixonada pela literatura brasileira. A escola literária que eu mais gosto é o romantismo - ultrarromantismo e romances urbanos -
    Tenho uma coleção dos clássicos e dentre eles o que mais prezo é " A Moreninha" . Eu acho que os jovens não gostam porque têm algum receio quanto a linguagem adotada. Realmente Machado de Assis às vezes da no nervos!! Mas Joaquim Manoel de Macedo tem uma literatura mais leve e mais jovem.
    beiijoos!

    ResponderExcluir
  10. Òtimo post Luara, fiquei maravilhada com suas palavras, parabéns!!

    Beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post Luara, eu acho que um problema no Brasil é que a gente passa a vida escolar inteira estudando muita gramática, e só ouvindo os professores dizerem que nós precisamos ler mais. Porém não existe um isentivo de verdade, e quando chega o vestibular, mandam os estudantes que nunca leram nenhum livro, ler um clássico super complicado de entender, se tornando assim uma leitura cansativa e demorada. o isentivo deveria começar desde cedo nas escolas e acompanhando a faixa etária dos estudantes.


    Bjs
    Amanda
    http://leituraentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Super concordei com o teu texto.
    Não sabia que hoje é dia da Literatura Nacional :(
    Se soubesse teria comemorado de forma especial rsrs.
    Acho que existem belíssimas obras em nossa literatura além das que somos obrigados a ler por causa do vestibular. Acho que é isso que deve ser apresentado aos jovens, e depois evoluir para leituras mais clássicas.

    http://gabipuppe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Luara!
    Que post bacana!
    Realmente livros nacionais, dependendo da época em que foram escritos, não são para qualquer adolescente...
    Eu considerava vários livros, que hoje adoro, extremamente chatos!
    Tudo sem o seu momento. :)
    Beijooo!

    ResponderExcluir
  14. Me identifiquei tanto na parte em que vc diz: "nós estudantes, que perdemos a matéria, mas não deixamos o blog sem atualizar", eu perdi a conta de quantas vezes eu deixei de estudar pra ficar no meu blog.

    Bem, quanto à obrigatoriedade dos clássicos nas escolas é algo que ninguém pode discordar de vc, eu já gostava de ler naquela época por causa de Harry Potter mas mesmo assim eu não encarava esses clássicos, eu só fui gostar deles agora que terminei o ensino médio, eu li Dom Casmurro e Memórias de um Sargento de Milícias sem incentivo, e quer saber eu adorei Dom Casmurro, é um dos meus preferidos atualmente.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Literatura nacional é dificil e é complicado forçar esse tipo de literatura nos jovens. Deveria dar a opção para se escolher entre os autores nacionais qual livros se quer ler.
    quando se lê obligado, raramente alguem faz com prazer.
    lembro no tempo de escola, que eu odiava literatura brasileira e portuguesa.
    Hoje em dia, já vejo com outros olhos alguns autores que passei a gostar.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    @lostgirlygirl

    bjos

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bom?
    Agora que estou melhor, espero passar mais vezes por aqui, muito obrigada por seu comentário lá no blog.
    ME lembro da época de correr atrás de livros nacionais, acho que a escola se fixa muito só nestes autores e não procuram os novos, mas respeito é respeito né?
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    eu juro que não sabia disso,
    confesso tbm que não sou lá fã da
    literatura nacional. Mas tem sim,
    vários livros, que eu curto, temos
    grande nomes na literatura brasileira.

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  18. Sou um grande fã e eterno defensor da nossa literatura. Quase pulo em pescoços por aí quando ouço que literatura brasileira é chata. Como você bem disse, é uma literatura rebuscada, o que torna difícil o entendimento para quem tem preguiça de pensar. Contudo, nossa literatura, modéstia parte, é bem mais ricas que muitas outras por aí e não é nem um pouco tão valorizada como estas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. nossa não sabia que era hoje.
    acho que muitas pessoas não gostam da literatura brasileira nem das mais antigas nem das de hoje em dia, acho que o estrangeirismo ataca tanto o Brasil que quando se vai ler um livro nacional não se acha o sentido certo e a leitura acaba ficando chata. confesso que não leio muito os livros mais antigos dos grandes autores mais os livros mais atuais eu leio sim e são ótimos.
    amei o post
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nós aos pouquinhos vamos implementando na cabeça de nossos leitores a importância da leitura e como ela faz bem e nos desenvolve como seres humanos. Ainda creio que com nossas palavras podemos mudar e motivar.
    Sem pensar nisso, não sei se vale a pena ter um blog kkkk a interatividade é tudo!
    beijos

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  21. Rá!!! Eu não sabia disso.
    Eu tbm tinha preconceito com a literatura brasileira, mais hoje não mais...Ainda acho que a escrita da literatura estrangeira é bem melhor, FATO! Mais a brasileira está bem melhor, os autores nacionais estão bombando cada vez melhor.
    Hoje de cada 10 livros que leio 4 são nacionais e pretendendo aumentar esse numero cada vez mais.
    Faço das palavras da Luana as minhas ;)
    Parabéns pelo post
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  22. Literatura brasileira, a matéria escolar, é muito chata! A getne lê livros com uma linguagem rebuscada, precisando muitas vezes do dicionário pra entender o que o autor diz >.<
    Os novos autores de nossa literatura vieram pra acabar com esse mito de que tudo que é brasileiro é ruim. Tenho lido muitos livros nacionais e estou adorando! Autoras como Vanessa Bosso, Tammy Luciano, Adriana Vargas e Rosane Fantin são ótimas representantes dessa nova safra de autores :)
    Ótimo post!
    Beijos, linda semana =*

    @morenalilica
    http://doceinsensatez.com/blog

    ResponderExcluir
  23. Confesso que não sabia dessa data =x
    Achei muito boa sua argumentação e post! Acredito que a literatura brasileira esteja sendo difundida cada vez mais com esses novos autores, pena os livros serem tão caros e pena que clássicos estejam sendo vendidos tão baratos em edições tão bizarras...

    Beijão
    Nati

    ResponderExcluir
  24. Oi!!
    Nossa, eu não sabia disso!!

    Ótima idéia de post, adorei.
    Concordo que fazer adolescente lerem clássicos só causa um barreira, um trauma, que é dificil de quebrar.

    Com muito esforço consegui superar o meu, pelo visto vc tbm está conseguindo! =)

    Bjoos!
    http://my-literarylife.blogspot.com.br/2012/05/amor-fora-de-hora.html

    ResponderExcluir
  25. Eu sempre tive um certo preconceito com a literatura nacional exatamente por causa dos livros exigidos pelo vestibular. Não que eles sejam ruins, um pecado dizer isso! Mas exatamente porque são livros que não incentivam a leitura para um adolescente. Só comecei a me interessar pela literatura nacional depois do blog e hoje em dia me sinto mais confortável e adoro ler os livros nacionais! Ainda não peguei os clássicos, mas vou em breve! :)

    Beijos!!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Nossa, eu também não sabia disso e super a apoio a literatura brasileira, acho que há muito preconceito quanto a isso.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  27. Nunca fui forçada a ler José de Alencar; comecei por Senhora e AMEI, e estou lendo Lucíola no momento.
    Bom saber que comemorei o dia da Literatura Brasileira lendo uma das obras do homenageado!

    Quanto à rebeldia adolescente, eu sou do contra: me forçava a ler e achar bom os livros clássicos obrigatórios. E gosto mesmo! O único que eu não consegui gostar neem um pouco foi Vidas Secas! =X

    Ah, super me identifiquei com o primeiro parágrafo... Fica sem dormir, mas atualiza o blog! xD

    Beijos!
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
  28. Eu comecei a gostar de literatura nacional ainda muito novinha com os livros da série vaga-lume, acho até que deveriam relançar essa coleção, era maravilhosa!

    Também acho que a obrigatoriedade tira o interesse pela leitura, concordo com a Mirian, odiei vidas secas, foi um dos poucos livros que eu abandonei.

    Seguindo aqui =)

    Beijinhos.

    Flavinha - Chara dos Livros
    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Ei Lu, acho que o que você comentou é essencial. Ler os marcos históricos da nossa literatura é sim importante, mas é preciso saber em qual tempo cada um pode se deparar com um livro assim sem criar nenhum tipo de desconforto ou até medo, né? Eu hoje leio bastante desse tipo de livro, e até gosto :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. "perdemos a matéria, mas não deixamos o blog sem atualizar." Nem me fale! Haha' Mas super concordo com você, eu também tinha muito preconceito e receio em relação à literatura brasileira. Vem melhorando, de fato, venho esbarrando em ótimos autores brasileiros e tenho adorado isso. Acho que deviam despertar o gosto pela leitura primeiro, antes de forçar a gente a ler os livros mais "complicados".

    Ótimo post.
    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Luara,
    Concordo com você essa obrigatoriedade afastar diversas pessoas dos livros em sua maioria das vezes, uma vez uma professora disse na sala como é importante a leitura, que não precisava ler somente esses clássicos da literatura, mas que é para ler aquilo que te agrade, poderia ser gibi, jornal enfim, eu concordo com ela também pois querendo ou não a pessoa iria está lendo algo.
    Adorei esse post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Eu confesso que os livros que chamam mais a minha atenção são da Literatura estrangeira! Mas eu reconheço que aqui no Brasil tem escritores muito bons que merecem ser valorizados!*---*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá, Luara.
    Dia 01 de maio é mais do que importante né? Acho que a nossa literatura, felizmente, está em constante crescimento e espero que continue assim. De fato os livros obrigatórios assustam um pouco, mas acho que quando a pessoa passa a se interessar, nada impede que a literatura brasileira ganhe novos leitores.

    Parabéns pelo post \o/

    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Os jovens de hoje em dia - incluindo eu rs - acabam tendo um certo pré-conceito com a literatura brasileira, pois muitos títulos são cobrados em vestibulares e etc. Não sabemos o que estamos perdendo, pois tem muuuuita coisa boa! *-*

    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Super certa!!!! Eu também fiquei com alergia a livros nacionais durante muito tempo por isso mesmo.
    achei muito interessante, não sabia que era dia primeiro, aliás sem vergonha digo que desconhecia essa data kkkkk
    Gostei muito do post.
    bjos

    ResponderExcluir
  36. Apoiada! É verdade, o modo como ensinam a literatura brasileira afasta os adolescentes da leitura de forma geral, eu mesma tive um tempo que não lia, mas graças a minha irmã eu li e amei (: também admito que desconhecia a data

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  37. Noosa, já passei muito por isso na época da escola. sempre era pedido pelos professores alguma obra desse autor rs.
    Adorei!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  38. Bacana o post. Concordo plenamente! Também passei por isso, mas graças a Deus não perdir o amor pelos livros. Mais já vi vários jovens que deixaram de gostar dos livros por causa disso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Oi!
    Amei o post. Inclusive, eu até gosto de divulgar livros nacionais, pelo fato de que há muitos livros bons.
    Enfim, concordo plenamente com o post.
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  40. Muito legal o seu post.
    Essa época de colégio era muito legal e sempre com ótimos livros. Enquanto eu adorava quando tinha livro do colégio para ler outros colegas não gostavam rsrs

    Bjs
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  41. Realmente a obrigação em ler determinados livros no colégio, tornam esse hábito um pouco traumatizante, mas não sei... Eu, por exemplo, amo ler, mas alguns livros eu com certeza não teria lido quando era mais nova (e nem mesmo atualmente) se não tivesse sido obrigada a isso. Portanto, eu não acho que a ideia da obrigatoriedade seja ruim, mas o interessante seria incluir livros diversificados. Há tantos livros aí até mesmo sobrenaturais que conseguem passar várias lições ao leitor...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  42. Adorei o post! Não sabia que se comemorava o dia da literatura brasileira...
    Ler no colégio por obrigação realmente não é nada legal, confesso que algumas vezes nem mesmo lia o livro, só o resumo. Mas depois que tomei gosto pela leitura (depois de ler Harry Potter), reli muitos deles e adorei!

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  43. Ahh, parabéns aos trabalhadores de blogueiros que perdem as matérias do colégio se dedicando aos seus blogs. hehehe' Mas enfim, sobre a literatura brasileira, ela ainda precisa ser e muito incentivada, e acredito também que ela não é tão difundida por aí, principalmente entre os jovens por causa dessa obrigatoriedade que temos no colégio e no vestibular. Meu primeiro livro, sem ser infantil, que li na adolescência foi uma 'leitura obrigatória', mas não foi por causa do vestibular nem nada, minha professora só o citou na sala de aula e eu decidi comprar e ler, e Memórias Póstumas de Brás Cubas se tornou um dos meus favoritos, e abriu as portas para eu amar Literatura em si, não só a brasileira como a estrangeira. Enfim, é preciso ter outros métodos mesmo de ensino da Literatura nacional, leituras obrigatórias são obrigatórias e não valorizadas :X

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  44. Nossa adorei o post e entendo e concordo com tudo que vc falou. Mas acredito que fui uma das poucas pessoas que não teve esse problema com a literatura já que meu professor era totalmente fascinante, ele nos transmitia uma paixão tão grande pelos autores e obras, que liamos os livros sem problema além de fazer uns debates em sala de aula =)
    O primeiro livro que li foi "Senhora" de José de Alencar e até hoje lembro =) Lembro tbém que qnd chegou a época do vestibular eu já tinha lido todos os livros necessários e até mais, enfim uma paixão com raizes!!!
    Mas concordo que a nova literatura tbém deve ser incentivada =)
    Lindo seu post parabéns!!!

    ResponderExcluir
  45. Boa noite Luara,

    Gostei muito do seus post, concordo plenamente com você, adoro literatura clássica, gosto dessa linguagem rebuscada, muito sábia as suas palavras...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Que interessante, eu não sabia desse dia. As pessoas costumam a não gostar da literatura brasileira, mas existem muitos clássicos bons demais. E até os mais modernos...
    beijos.
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  47. Oi flor,
    Adorei seu post e sabe que concordo contigo porque tudo que e obrigatorio e ruim e ainda mais sendo adolescente eu mesma odiava ler esses livros de vestibular achava um pe no saco mesmo pois e linguagem e bem diferente mesmo como voce mesma disse...mas sabe que temos coisa bem diferentes hoje ne...bom se e para indicar algum livro nacional nem penso duas vezes e indico paula pimenta que possui uma das capas mais criativas que eu ja vi e uma historia super fofa...super recomendo.
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  48. Oi querida, obrigada pela passadinha lá no blog, nossa te admiro muito, com tantos comentários ainda tem tempo pra retribuir! Aah, não pude deixar de notar a coincidência quando você falou: Nós estudantes que perdemos a matéria, mas não deixamos de atualizar o blog. rsrs. Hoje fiz 3 resenhas durante a aula, acho que posso dizer que sou desse tipo também. kk.
    Quanto a literatura no Brasil, pois é, você está certa, temos pouca gente interessada nela, acho que se talvez adaptassem essas obras antigas que tanto caem no vestibular pra um vocabulário mais fácil, a coisa toda seria melhor e mais interessante.
    Fico feliz por ter aumentado o número de leitores por aqui, já que com isso vemos mais escritores e esses (os atuais), escrevem sobre temas que agradam os jovens e com uma linguagem mais usual. E é tudo um ciclo, conforme melhora a produção textual, mais leitores, mais escritores e melhores obras. ^^
    Adorei a postagem.
    Beijos.
    http://serietrinita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. OI! Que post legal.
    Eu acho que seria muito mais eficiente estimular a leitura dos alunos com livros atuais e relevantes: Cristiane F (...), O Diário de Anny Frank, O menino do pijama Listrado, entre outros. Todos com bons temas pra serem estudados. Só então, depois de garantir o hábito da leitura, passar a estudar os clássicos.

    Eu amo clássicos nacionais, li por conta própria mtos títulos. Estudei com afinco todas as características do Romantismo, Realismo, Naturalismo... mas acho que se eu não tivesse o hábito de ler, não aconteceria isso.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  50. Bom dia :)
    Nem sabia que terça foi dia da literatura brasileira :O
    Aliás,no Brasil acho que não damos tanto valor aos autores como eles merecem.

    Excelente post :)
    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  51. Adorei o post!!
    Sempre que posso, recomendo livros nacionais!! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  52. Vou ser sincera, eu não gosto da literatura brasileira, eu sei que ela é rica e não é ruim, mas pra pegar assim, eu não gosto, porém, adoro os livros do Pedro Bandeira

    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Eu nunca fui de ler livros nacionais, só li Thalita Rebouças até hoje e Nina Auras, mas estou querendo ler outros nacionais agora. Acho que tem muita gente talentosa pelo Brasil a fora e eu preciso dar uma chance. Alias, estou louca pra ler Dragões de Éter!

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  54. Já indiquei muitos livros brasileiros, mas não acho que tenha adiantado muita coisa. Não sei qual seria a melhor solução mas definitivamente obrigar a ler não é a melhor solução

    ResponderExcluir
  55. Muito interessante, dessa eu não sabia
    A gente só associa esse dia ao dia do trabalhador, mal sabendo que outra comemoração tão importante quanto essa por trás

    Beijos
    @pocketlibo
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  56. Adorei a potagem e não sabia da data. Aii eu amo José de Alencar...lindos os livros dele! Eu estou dentro e ajudo com certeza á divulgar a literatura brasileira com toda força.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  57. Também não sabia da data. Sinceramente, era difícil ler os livros que minhas professoras de literatura indicavam, depois comecei a ler alguns por conta própria e achei muito bom. Sem dúvida, a rebeldia adolescente e a dificuldade de compreender certas palavras é mesmo o que provoca essa preguiça no leitor secundarista - compreensível, visto a evolução da língua.

    Temos grandes escritores nacionais, inclusive, espalhados pela net. Que possamos lê-los e divulgá-los sempre, eles têm muito valor!

    http://isiefernandes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  58. Oi Lu!
    Pra falar a verdade eu não gosto muito da literatura Brasileira esses livro, o guarani, luciola e tal tem uma linguagem bem difícil de entender, por isso não não consegui sair dos primeiros capitulos..rsrs, acho que eles deveriam adaptar aos dias atuais, talvez assim os estudantes tivessem mais entusiasmo na hora de ler.

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  59. Adoreei! Concordo com você sobre o afastamento dos adolescentes em relação a leitura...a escola quer nos aproximar mas acaba fazendo o contrário. Acho que deveriam ser feitas aulas mais 'práticas' onde os livros fossem apresentados de forma mais divertida e informal...o problema é que a própria escola nos passa a leitura como algo 'chato e obrigatório'! Uma peeena mesmo...=/

    Beeijo!
    http://www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  60. Olá,tudo bem? Estou passando para lhe convidar a participar de um Sarau Online pelo Skype. O Sarau será organizado e produzido pelo meu blog. Se tiver interesse me fala.

    http://lugardoleitor.blogspot.com.br/

    João Gomes.

    ResponderExcluir
  61. Temos que valorizar mesmo o que é nosso!! :D
    Acabo de ler Possuida da Vanessa Bosso, livro muito bom! Adorei! Não deixa em nada a desejar! :D

    beijinhos
    Lovely Read

    ResponderExcluir
  62. Oi Lu... primeiro... feliz aniversário *-*

    E digo que comecei a gostar da literatura brasileira por causa de alguns livros brilhantes como Capitães de Areia *-*

    Possuem histórias totalmente diferentes das que costumamos ler, mas vale muito a pena ler ^^

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  63. Estou com muitos livros nacionais aqui. Temos que valorizá-los, assim como nossos cartunistas! Nós temos muito que oferecer e se estamos dispostos a conhecer a literatura de outros países, porque não propagamos a nossa literatura para que eles possam conhecer-nos?

    ResponderExcluir