26/05/2012

Resenha: Amigas da Ioga

Título: Amigas da Ioga
Autora: Rain Mitchell
Editora: Lua de Papel
Páginas: 256
A história de cinco mulheres no momento mais decisivo de suas vidas. Amigas da ioga é um romance sobre desafios e conquistas de cinco mulheres absolutamente diferentes, mas que aceitam reaprender com suas novas experiências e constroem, pouco a pouco, um novo horizonte para suas vidas. É na ioga que as preocupações diárias são deixadas de lado, os colchonetes são abertos e o esforço físico promove bem-estar, renovação e cumplicidade. Enquanto, em Los Angeles, os professores de ioga se tornaram verdadeiras celebridades, algumas alunas ainda preferem o discreto estúdio Endedale Yoga, no afastado bairro de Silver Lake. É lá que Lee usa suas habilidades extraordinárias e sua empatia incomum para ajudar seus alunos a tomarem consciência de seus corpos, o que produz efeitos em suas vidas. Aqui estão cinco amigas incríveis que você jamais esquecerá. Katherine, a massagista do estúdio, está se esforçando para não sabotar o que pode vir a ser um relacionamento perfeito. Graciela, uma excelente dançarina, precisa vencer uma séria lesão para conquistar o trabalho que será sua grande chance. Imani, uma atriz bem casada e bem-sucedida, luta para superar a grande perda de sua vida. Stephanie, talentosa autora e produtora, tenta evitar que uma crise possa pôr o esforço dos últimos anos a perder. Mas será que as alunas de Lee aprenderam o suficiente com a professora, que tem de enfrentar problemas financeiros e sua própria crise conjugal? 

Sabe quando você sente uma necessidade de ler um livro tranquilo? Daqueles que não há nada forçado, aonde você simplesmente vai deslizando junto com as linhas? Pois é. Eu estava assim. Estava vindo de uma série de livros pesados ou então que me decepcionaram e, com isso, eu precisava de algum que fizesse com que eu me sentisse leve... e bom, nada podia ser melhor do que Amigas da Ioga, não é mesmo?

A sinopse do livro já fala bastante coisa, então não vou me prender muito à explicação do enredo.
O livro é sobre cinco mulheres que são unidas por uma única coisa: o fato de praticarem ioga.  Ao longo da leitura, acompanhamos essas mulheres, cada uma com seus problemas e superações.

“Vocês não podem controlar as outras pessoas em suas vidas. Mas podem controlar suas reações em relação a elas. Não podem prever que diabos elas subitamente podem fazer, do nada, sem qualquer alerta, justo quando vocês pensavam que estava tudo bem e perfeito, então... Êpa. Tenham uma ótima tarde, pessoal. Não saiam da linha. Namastê.” – p. 9
Muita gente – eu me incluo – colocou esse livro na lista de chick-lits clichês assim que o livro foi lançado. Mas eu preciso dizer: eu me surpreendi e muito com a leitura. Ele tem uma mistura ideal de diversão, romance, drama... tudo na medida certa para fazer você se apaixonar pela narrativa.

A narrativa, em terceira pessoa, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, não torna o livro impessoal de jeito nenhum! Você acaba se apegando tanto aos personagens – e aos problemas deles também – que, no final, ter que se despedir foi um triste pesar.

O livro é disposto em três partes e conta com capítulos curtos, o que como eu já disse aqui, sempre me conquista. E acho que esse foi um ponto crucial para que o livro não se tornasse cansativo, já que nele encontramos várias partes relativas a pratica da ioga – e tenho certeza que a maioria das pessoas que irão lê-lo não tem nenhum conhecimento na área – então, os capítulos curtos fizeram com que o livro fosse dinâmico o suficiente para que isso não acontecesse.

“Qualquer sensação que lhe venha, quando estiver nessas posições, tente ignorar. Talvez ansiedade? Talvez tristeza? Raiva? São apenas pensamentos. Deixe-os ir. Eles só te controlam, te dominam, se você deixar. São parasitas – não têm vida própria.” – p. 66
A diagramação é simples, mas é muito convidativa. As páginas amarelas – amor da vida de muitos leitores, isso eu posso garantir – e as letras em tamanho agradável tornam a leitura muito mais confortável.
E eu gostaria de destacar dois detalhes: adorei a divisão das partes do livro, pois, a cada parte, aparece um boneco em uma posição de ioga. E nas divisões dos capítulos, tem uma flor muito delicada - acredito que seja a flor de lótus. Sim, esses detalhes me conquistaram!

Enfim, essa é uma leitura indicada para todos aqueles que querem fugir um pouco das leituras pesadas, ou simplesmente para aqueles que gostem de uma leitura mais leve e divertida. E para aqueles que não sabem, a autora já lançou uma continuação, chamada Head Over Heels, ainda sem previsão de lançamento no Brasil. Mas não se preocupem: Amigas da Ioga tem um final definido. É só um livro que conta com os mesmos personagens – e devo dizer que adorei saber disso, já estava sentindo falta das minhas amigas.

Observação: depois de ler o livro, fiquei com muita vontade de começar a praticar ioga. Alguém pratica ou já praticou? Preciso de dicas e incentivos – positivos ou não. 


58 comentários:

  1. Oi, Luara!
    Estou justamente num momento super necessitado de um livro como esse. Terminei Guerra dos Tronos essa semana e não consigo me prender a mais nenhuma leitura, preciso de algo leve e tranquilo.
    Nunca fiz ioga e acho que não conseguiria fazer metade daquelas posições.rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luara!
    O livro parece ser super legal, e até eu que não dava muito por ele, fiquei com muita de vontade de ler! ^^
    Quando a gente sente falta dos personagens é porque ele realmente conseguiu nos conquistar, e também não sei nada sobre ioga, mas é sempre bom conhecer algo que não é muito comum no nosso dia a dia, e quem sabe, até nos incentivar a praticar, como aconteceu com você. Gosto muito de capítulos curtos, dá uma maior agilidade a história, né?
    Gostei muito da resenha!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Confesso que se eu passasse por ele numa livraria não iria dar muita atenção. Mas gostei muito da sua resenha e, com certeza, pretendo pôr na minha lista de leitura. Não sei pq mas lembrei instintivamente de Comer Rezar Amar, gosto muito desse livro.
    Beijos !

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Se fosse apenas pela capa, ela não me interessaria, mais depois de saber um pouco mais do enredo eu gostei. A trama parece ser bem leve e tranquila. Com a relação á Ioga, eu nunca pratiquei, mais tenho vontade de conhecer mais sobre o assunto.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  5. Oi Luara,
    Há tanta gente falando bem desse
    livro. Mas dá para perceber que
    o livro é bem leve mesmo e não
    poderia ser diferente né.
    Ótima resenha =D

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Luara,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, como sempre trazendo novidades, a capa não me chama a atenção, mais pela a sua resenha perece ser interessante....parabéns.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Realmente parece um livro leve.
    Espero lê-lo brevemente.
    Adorei a resenha.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Lu, estou exatamente assim, precisando de algum livro leve para diversificar e espairecer. Ando realizando leituras bem pesadas e acho que uma breve mudança tem se tornado uma necessidade. A obra resenhada da vez, portanto, se tornou uma ótima indicação para mim, ainda mais porque ela parece mesmo ter te surpreendido. Acho maravilhoso quando isso acontece... quando o enredo nos prende e nos deixa apaixonada; não há coisa melhor.

    Ótima resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Wow Lu sua resenha me deixou zein... fiquei com vontade tão grande de ler esse livro... Assim que eu tiver oportunidade não vou desperdiça-la.

    Beijos,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu,
    Eu entro no grupo que pensava que colocou livro na lista chick-lits clichês, mas como li sua resenha já não vou pensar dessa forma rs.
    O livro pela capa simples já me ganhou e depois de usa resenha, claro que vou comprar para ter um momento tranquilo de leitura.
    Eu ainda não pratiquei Ioga, mas morro de vontade também ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Hey Lu!
    Eu também peguei esse livro pra resenha, e nossa, como me senti zen xD
    É exatamente o que você disse, um livro leve pra você descontrair. Também gostei muito, e a diagramação ficou mesmo muito bonita.

    Eu tive vontade de dar mais uma chance à Ioga quando li, mas isso de ficar quietinho respirando não é comigo. Sou muito elétrica, expurgo meus problemas dançando feito louca no quarto. (ok, detalhes desnecessários)

    Haha' Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu ando precisando mesmo ler livros mais leves. Tenho que terminar Guerra dos Tronos (ó, livrinho longo!) e depois já embarco no dramático "A Lista Negra", que é um livro que estou ansiosa demais para ler. Sempre entro aqui no blog para conferir suas sugestões e resenhas, e adoro todas. Você escreve super bem.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  14. Estou precisando de livros leves mesmo. Esse parece ser ótimo. Ultimamente meus amigos estão no meu pé pra que eu leia livros de terror, de monstros e tal. EU PRECISO DE LIVROS DIVERTIDOS, poxa. Esse parece ser bom.
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  15. Eu achei o tema desse livro sensacional olha, só de ter lido a sua resenha eu já fiquei morrendo de vontade de praticar ioga! Amei o tema do tema do livro, a sua resenha e astral do post que ficou leve e gostoso de ler!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sinto vontade de praticar ioga desde que eu era criança e encontrei um livro de ioga aqui em casa e quando vi aquelas posições morri de vontade de fazer igual heheh. Não sei o porque, mas até hoje não comecei a fazer ioga ¬¬ mas um dia ainda farei! :p
    Livros assim mais leves são ótimos mesmo e estou precisando deles no momento hahah
    Esse livro entrou pra minha listinha de "quero ler", nem sei porque escolhi Queria que estivesse aqui ao invés de Amigas da ioga heheheheh

    ResponderExcluir
  17. Sou desse jeito, adoro capítulos curtos, e detalhes também me conquistam, o livro parece ser leve, do tipo que eu to precisando agora, um livro bem leve, engraçado e romântico, você não sabe como eu to curiosa pra ler!

    E eu tenho que falar, eu achei muito fofa a foto do teu perfil que tu ta com um cachorrindo *-* fofos, sério.

    ''O Mistério do Chocolate'' O livro todo da vontade de ir catar um chocolate AHSUAHSUAHSUAHSUAHSU

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  18. Flor, nao li a sinopse do livro, pq odeio ler sinopses, mas adorei sua resenha, pelo jeito o livro é otimo, já adicionei ele na minha lista de desejados.
    beijoos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiie, adorei a resenha, adorei a sinopse. ADORO IOGA õ/
    Relaxa bastante, suuuper recomento. Adorei esse livro, vou comprar... Fácil e 'pequeno', hehe

    Beijoos

    Tem um post novinho lá no blog, dá uma passadinha lá??
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/2012/05/genero-literario-romance.html

    ResponderExcluir
  20. nossa esse livro agora me consquistou quero lelo urgente shasuahsua

    http://blogdamazzei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, Luara!
    Não conhecia esse livro até ler a sua resenha, rs.
    Também preciso de livros calmos - estou lendo muitas sagas ao mesmo tempo. :/
    Tenha um maravilhoso fim de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Confesso que ainda não conhecia o livro!

    http://world-cutest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adorei o livro, não conhecia e fiquei louca pra conhecer! hihihi

    Beijos

    http://depoisquecrescemos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Não é o meu estilo de livro, ñ gostei muito da capa e nem do que propõe. Não diria que nunca vou ler, mas só se ganhar por exemplo. Mesmo assim vc fez uma otima resenha, explico de forma bacana o livro.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Esse livro parece ser bem legal e como vc falou na resenha é importante intercalar nossas leituras com livros mais leves, tbém faço isso. Ótima dica e obrigada pela visita no meu blog LVP.

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bom?
    Eu adoro ler resenhas, e fazer a minha curiosidade pelo livro aumentar.
    Esse livro não conhecia muito bem, mas atiçou minha curiosidade, gostei muito da história.
    Obrigada pela ótima resenha.
    Bom fim de semana!
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Olha só, somente lendo a sinopse achei que esse livro é super indicado pra mim, eu preciso muito desses conceitos de relaxamento, eu sou ansiosa demais .
    Então fui lendo sua resenha e acabei de anotar esse livro na minha lista, quero ele, é até uma questão de saúde, vou unir o útil ao agradável lendo e me entretendo, descobrindo essa história que parece ser maravilhosa.
    Parabéns por essa dica e resenha Luara, adorei .

    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/05/resenha-estilhaca-me-tahereh-mafi.html#more

    ResponderExcluir
  28. Acho que eu preciso ler um livro assim, e talvez esse fosse perfeito, estou lendo ainda um livro policial que não é meu gênero preferido, mas me prende na leitura, mesmo sendo meio pesada e preciso de algo mais leve ou mais emocional, gostei da descrição dos detalhes nos capítulos também, a diagramação também me chama atenção <3

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Adorei a resenha, o livro parecer ser muito bom, a escrita é perfeita, eu amei. :)


    Beijos; @Raah_Castro
    http://vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá, Luara.
    Não é um livro que chamou a atenção no começo, mas com sua resenha isso mudou. Se tiver a oportunidade, não deixaria de ler :)

    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi Luara!
    Adorei a resenha. A capa e o nome do livro me chamaram bem atenção. Achei bastante criativo. E, depois de ler a resenha me encantei *---* Logo de inicio achei também que fosse um chick lit, mas a sinopse me surpreendeu.
    Já fiz ioga por um tempo e, confesso, foi a época em que fiquei mais "zen" (pq as vezes sou muito estressada). rsrs
    Parabéns pela excelente resenha!
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Se tem uma coisa que nunca tive vontade de fazer é ioga... Sério! Gostei da ideia do livro, acho que deve ótimo para fazer pessoas como eu mudarem de ideia... kkk

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Olá :)
    Gostei da dica de leitura(eu mesmo não conhecia a obra) >.<

    Eu nunca tive vontade de fazer ioga mas respeito quem goste e faça.

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  34. Eu estou querendo ler esse livro. Achei a sinopse bem legal, apesar de achar que ele seria bem clichê mesmo. Mas, eu sou daquelas que gosta de clichê KKKKKK É fofo. Enfim, adorei a resenha *-* Espero conseguir ler em breve.

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  35. Oi Lu
    parece ser uma leitura bem leve para ler a tardinha. Tô precisando de uma leitura assim,quero fugir das histórias densas.
    bjos

    ResponderExcluir
  36. Oi flor! Tem um meme que deixei pra vc lá no meu blog! Bjuusss

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2012/05/meme-minha-lista-de-nao-lidos.html

    ResponderExcluir
  37. Oii
    Amei a sua resenha, provavelmente um livro que eu leria (:

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  38. minha mãe fazia e adoraaaaava! era uma atividade ao mesmo tempo relaxante e estimulante. :)

    ResponderExcluir
  39. Hei Luara!
    Quando estiver precisando de um livro tranquilo, também tem A Jornada, publicado pela NC. Conhece?

    Tenho muita vontade de fazer ioga, mas no momento tô aproveitando minhas energias pra praticar vôlei!
    Meu maior incentivo é a Lisa Cuddy, de House. Quando eu via, ela fazia sempre antes de sair pra trabalhar, e achei aquilo uma boa maneira de começar o dia.

    Vou anotar o nome do livro para quando precisar de algo mais zen!

    Beijos,
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
  40. Esse parecer ser um livro totalmente despretensioso e por isso mesmo uma leitura leve e agradável, ideal para relaxar, se divertir e se emocionar, assim como certos filmes que você assiste só para passar o tempo e depois percebe que valeu muito mais a pena do que poderia imaginar acredito que esse tipo de leitura é muito válida pois nos permite refletir sobre questões do dia a dia, e no final a sensação é a mesma de ter batido um bom papo com as amigas.

    ResponderExcluir
  41. Oi Luara!
    Esse livro parece ser ótimo. Adoro leituras leves e divertidas, realmente é bom para fugir um pouco.
    Nunca pratiquei ioga e não tenho vontade, mas gostaria de ler o livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  42. Achei bem legal a sua resenha e me deu vontade de ler esse livro, principalmente porque estou precisando de uma leitura mais leve e mais tranquila!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  43. Já vi alguns blogs comentando sobre esse livro
    E parece ser bom, com um estilo bem levinho
    E gosto de estorias assim

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Ei Lu, eu podia pensar qualquer coisa desse livro, menos que era um chick-lit ;x hehe
    Achei que era um drama, mas fiquei com ainda mais vontade de ler! Adorei saber um pouquinho mais do que a história passa na leitura, espero ter oportunidade em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Oi Lú,
    Ontem fiquei sabendo que vamos participar do mesmo book tour e eu vou te passar o livro, fiquei super feliz de ser vc.
    É o meu primeiro aí achei legal mandar o livro pra quem já conheço, virtualmente, mesmo assim já faz parte do dia a dia =D
    bjocas e boa semana

    ResponderExcluir
  46. Oi Lu!
    Então é uma ótima indicação para mim,estou precisando de uma leitura mais leve.
    Adorei a resenha.

    http://roubando-livros.blogspot.com.br
    Bjos Fabi

    ResponderExcluir
  47. Oi Luara, tudo bem?
    Gostei muito da resenha do livro, e confesso que seria mais provável que eu nem notasse esse livro em uma livraria. Gostei do enredo, parece ser uma leitura bem gostosa. e concordo, de vez em quando livros leves fazem muito bem.
    abraços, ótima semana.
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  48. Fiquei com tanta vontade de ler o livro agora.
    Parece tão fofo.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. não parece meu estilo favorito de historia, mas por ser uma leitura relaxante acho que vou querer :3

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Fiquei curiosa sobre o livro...
    Aproveito para convidá-la a conhecer o meu cantinho! hihi
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  51. Nunca tinha ouvido falar, e é o tipico livro pra se distrair lendo!

    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. ioga, tá ai algo que eu não tenho vontade de fazer, como qualquer exercicio! HUASDHFAHUAHFUDS
    Mas fiquei bem interessada pelo livro, tenho tido também umas leituras decepcionantes.

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  53. Adorei sua resenha, o livro me pareceu bem interessante.
    Eu nunca tive a oportunidade de praticar Ioga mas tenho vontade, parece ser bem relaxante

    ResponderExcluir
  54. o livro parece ser bem interessante mesmo *--*

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  55. Oi flor, nossa o livro parece ter uma leitura bem gostosa mesmo e todas temos momentos em que precisamos de leituras assim, e você tem razão, são os pequenos detalhes que conquistam, não é só uma capa maravilhosa que faz o livro perfeito, é preciso de um cuidado especial com as páginas e os capítulos e cada coisa original já dá um ponto ao livro!
    Confesso que quando vi o título da resenha eu não me interessei muito, mas agora, depois de lê-la, bem, começo a ficar curiosa e penso em comprá-lo pra quando eu precisar de uma válvula de escape sabe? rsrs
    Obrigada pela visitinha lá no blog e já tem postagem nova quer ver?
    Beijos.
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  56. Oie Luara ;)

    Eu adoro livros assim sabia? É aquele tipo de leitura sem compromisso que você lê rapidinho e acaba gostando mais do livro do que imaginava gostar.

    Pelo titulo eu jamais imaginaria que o livro era assim tão leve e divertida. Vou ter que colocá-lo na minha lista rs...

    Ah! Eu adoraria fazer yoga também, mas é tão caro =/

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  57. Oi Lu!

    Confesso que pelo título do livro não dava nada por ele. Já tinha passado por aqui algumas vezes, olhado para a resenha e desistido de ler, porque não achei o título muito convidativo. Olhei e pensei "Deve ser um tipo de 'Autoajuda Ioga'. Eu passo!" rsrs. Mas aí, hoje decidi dar uma chance. "Vai que eu estou enganada?". E estava.

    Realmente me pareceu um livro bem leve, gostoso e fácil de ler. Daquele tipo de leitura que te acalma, te faz rir de maneira sutil. Apaixonei-me perdidamente! *-*

    ResponderExcluir
  58. Oi Luara a verdade é que eu adoro histórias clichês, não tenho nada contra, mas é claro que elas precisam ser bem escritas.
    Estou precisando exatamente de um livro tranquilo, tenho me decepcionado bastante com alguns e outros são bons mas meio pesados.
    Ótima resenha.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir