08/06/2012

Hora da Pipoca #8: Diamante de Sangue


Oi galera do EV, preparados para mais uma indicação? Então vamos lá!
O filme de hoje é mega especial pra mim, digo especial não só pelo ator que sou fã incondicional, mas por ser um filme que me cativou muito, tanto pela história, como pela intensidade dela.

Já faz um tempinho que queria indicar este filme pra vocês, mas fiquei bem relutante, até assisti-lo pela 12ª vez e ter a certeza de que eu queria escrever sobre ele. Por isso peço que vocês apreciem a indicação de hoje já sabendo que o filme em questão é um dos meus pupilos. Aquele tipo de filme que eu tenho em minha coleção e que não importa a quantidade de vezes que já tenha visto, sempre curto, choro e me emociono como se fosse a primeira vez.

Título: Diamante de Sangue
Ano: 2006
Duração: 143 min.
Direção: Edward Zwick
Elenco: Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou, Jennifer Conelly
Gênero: Drama, Aventura
Serra Leoa, final da década de 90. O país está em plena guerra civil, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Quando uma tropa da FUR invade uma aldeia da etnia Mende, o pescador Solomon Vandy (Djimon Hounson) é separado de sua família, que consegue fugir. Solomon é levado a um campo de mineração de diamantes, onde é obrigado a trabalhar. Lá ele encontra um diamante cor-de-rosa, que tem cerca de 100 quilates. Solomon consegue escondê-lo em um pedaço de pano e o enterra, mas é descoberto por um integrante da FUR. Neste exato momento ocorre um ataque do governo, que faz com que Solomon e vários dos presentes sejam presos. Ao chegar na cadeia lá está Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário nascido no Zimbábue que se dedica a contrabandear diamantes para a Libéria, de onde são vendidos a grandes corporações. Danny ouve um integrante da FUR acusar Solomon de ter escondido o diamante e se interessa pela história. Ao deixar a prisão Danny faz com que Solomon também saia, propondo-lhe um trato: que ele mostre onde o diamante está escondido, em troca de ajuda para que possa encontrar sua família. Solomon não acredita em Danny mas, sem saída, aceita o acordo. 

Sempre gostei dos filmes que tem como plano de fundo o continente africano. Não sei se por ser um continente muito carente, repleto de histórias tristes e chocantes que este interesse se mantém vivo até hoje, mas o fato é que todos os filmes relacionados à África, de um modo geral, são bem proveitosos. Isso, por que trazem uma bagagem histórica imensa em seus roteiros e nos ajudam a conhecer, mesmo que pela perspectiva de um diretor cinematográfico, as muitas histórias deste lugar.
Diamante de Sangue conta uma história intensa e envolvente, passada em Serra Leoa (África) em meio ao caos e a guerra civil que dominou o país nos anos 90. Através de Danny Archer (Leonardo DiCaprio) e Solomon Vandy (Djimon Hounson), vamos conhecer como os diamantes de sangue, vindos das áreas de conflito, eram usados para financiar a compra de armas utilizadas na guerra, fazendo com que a mesma nunca tivesse fim.

A produção do diretor Edward Zwick é repleta de ação e momentos dramáticos, além de cenas muito fortes que deixam os nervos à flor da pele. Por isso é bem difícil conseguir chegar ao fim do filme sem sentir uma sensação estranha, um frio na barriga ou um embrulho no estômago.  Então já vão se preparando, por que o impacto é garantido.
Não posso deixar de comentar a magnífica atuação de Leonardo DiCaprio como Danny Archer, que na minha opinião, foi uma das melhores de sua carreira. Posso dizer isso com propriedade, pois desde adolescente acompanho o trabalho do ator e apesar de ser muito fã dele, sei que DiCaprio não é só um rostinho bonito na telinha do cinema, seu trabalho é realmente muito bom e deve ser valorizado com o potencial que ele merece. 
O ator deu vida ao personagem de maneira indescritível, tanto que não consegui segurar a emoção ao saber o final de Danny, que por sinal foi brilhante. E claro que o trabalho perfeito de DiCaprio não passou despercebido e ele foi indicado em vários prêmios do ramo cinematográfico, na categoria de melhor ator, pela excelente atuação em Diamante de Sangue.

Com tantos pontos a favor, não resta dúvida que a dica de hoje é perfeita para aqueles fins de semana, em que só nos resta sentar em frente à TV com um balde de pipocas e apreciar um bom filme.

Espero que tenham curtido galera, um beijo grande até a próxima indicação!



Gilciany, colunista cinematográfica Mãe de um menino lindo, apaixonada por livros, escrita e literatura. Neurótica pra caramba, viciada em net, filmes, músicas e fotos. Extremamente careta, medrosa e incorrigivelmente romântica.

44 comentários:

  1. já assisti este filme, é muito bom *-*

    ResponderExcluir
  2. já me falaram muito sobre este filme, mas ainda assim nunca tive tempo pra assistí-lo ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá e ai como vai?
    Excelente dica :)
    Já vi esse filme e é muito bom :)

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muit deste film,tem uma história que me emociona.Ótima dica. Bjos!!!

    Katielle

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar no livro, mais já anotei ele na lista ^^
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca cheguei a assistir esse filme inteiro, não sei porque, mas eu já acertei uma questão de vestibular só por causa dele .õ/ Muito legal ^^

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti a esse filme a algum tempo atras, e te confesso é muuuiiitooo bom, muito emocionnte e com muita ação. Vc tem razão de coloca-lo como favoritos, também colocaria.

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Lara,

    Não assito filmes, mas essa história parece ser muito boa, lembra do Livro O dia da Caça....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estou querendo assistir esse filme,, como faz???? hehehe

    bjos

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  10. ja tinha ouvido falar desse filme >< vou assisti-lo em breve

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Hey
    Nossa eu aluguei esse filme uma vez mais nem assisti.
    Meu pai vive assistindo quando passa na TNT, eu só vi partes.
    Mas gostei do que vi, o Leo anda me surpreendendo cada vez mais em suas atuações.

    Ótima indicação.

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Acredita q eu ainda não vi esse filme?
    (eu sei estava em outro planeta só pode rs)
    Adorei a dica, eu gosto bastante do Leo (A Ilha do Medo e O Homem da Mascara de Ferro são meus favoritos)Com certeza a dica está anotada ;)

    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  13. Concordo com tudo o que vc disse sobre o filme, eu vi ele pela rimeira vez no ensino médio para fazer uma redação sobre a África, a história é muito emocionante e dramática e é um dos melhores filmes sobre a África que já vi, e ele tbm é um dos meus filmes preferidos já vi ele umas 10 vezes. Não só o DiCaprio mas os outros dois protagonistas tbm estavam excelentes, a Jennifer e o Djimon.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Filme muuuito bom (:
    Assisti umas 800x

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  15. É, já quero muito assistir esse filme.
    Mais um na minha lista, né? rs.
    beijos.
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  16. Ótima dica!
    Já assistir esse filme umas três vezes, e adorei a interpretação de Leonardo DiCaprio de quem sou fã.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  17. Eu já tinha visto esse filme na locadora mas nunca tinha parado para ler a sinopse. Gostei, desse ser muito bom. Assim que der vou assistir.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Vim apenas agradecer pelos votos de parabéns querida. Muito obrigada <3

    http://world-cutest.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Já assisti esse filme e não gostei muito.
    Não faz muito o meu gênero.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca vi esse filme. Mas, vejo muita gente falando bastante, tanto mal como bem!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Hey (: Já vi o filme, muito muito bom *O* haha Adorei o Leonardo DiCaprio nesse papel rs Beijão http://doceescrita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Esse filme é muito tenso! Mas adorei quando assisti, também adoro filmes que mencionam o continente africano, tenho muita vontade de conhecer algum país da Africa. Achei esse filme incrível, a atuação de Leo é impecável, concordo.Sou fãzona dele, consegui a proeza de ter visto todos os filmes que ele já fez haha♥ Mas a minha atuação preferida foi em Gilbert Grape, Aprendiz de Sonhador.

    Beijos :)
    Mi - http://CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho esse filme e já assisti muito na escola, pelo menos ele mostra a realidade certo? Gostei bastante dele e obrigada por comentar no meu blog, percebi que você também tem uma resenha do livro a menina que não sabia ler, estou produzindo a minha desde ontem porque achei o livro muito bom. Parabéns pelo blog. Bjs. http://anonimadavoz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Já vi esse filme a muito tempo e ele é bem legal mesmo!!!

    ResponderExcluir
  25. Olá!!


    Você relatou um ponto crucial do filme e que também acho muito importante, que é a bagagem cultural. (:


    Eu não conhecia o filme, mas vou procurar ver ele em breve! Deve ser mesmo muito bom! *o*


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Luara!
    Eu ainda não vi esse filme,pra falar a verdade nunca me entusiasmei em assisti-lo,mas saiba que após ler seu post fiquei mais interessado.
    Um Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Nunca vi o filme. Mas parece ser interessante. ^^

    Seguindo seu blog, segue o meu também? Agradeço ^^
    http://www.chegamaisamiga.tk/

    ResponderExcluir
  28. Achei bem interessante a história,
    gosto desses filmes de guerra...
    Vou passar na locadora (coisa antiga)

    Beijoos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Nossa, a historia é bem atrativa! tb gosto de filmes que se passam na Africa!
    :D

    Beijinhos
    Relicário Azul

    ResponderExcluir
  30. Diamante de Sangue é bem intenso, o assisti faz pouco tempo, acho que na TNT e fiquei muito tensa enquanto assistia... Como em Senhor das Armas, a ganância e a cobiça do ser humano financiam a morte de milhares de pessoas.

    Beigos!

    ResponderExcluir
  31. Não conhecia esse filme, mas o nome não me é estranho ><' Gosto das atuações do Leonardo DiCaprio, quero ver *---*

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, parece ser DEMAIS esse filme. Minha mãe já viu e, do jeito que ela gosta do Leonardo, ela gostou bastante.

    Bjonas, fique com Deus e tenha um ótimo domingo!

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  33. Own já vi esse filme e adorei *------* .

    Beijão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  34. Olá
    o filme é muito bom, tem ótimos atores!
    Super indicação

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. eu estou a um bom tempo querendo ver esse filme, agora lembrei novamente que quero vê-lo, vou ver se aproveito o final de semana.
    Beijos :*
    http://pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Leonardo DiCaprio é realmente um ator e tanto, até agora não assisti a nenhum filme que ele não tenha dado um show de interpretação.
    Nunca assisti esse filme mas os comentários sobre ele são sempre muito positivos.
    Vou assistir ele com muito carinho e espero gostar tanto quando você gostou.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  37. Maravilhosa indicação de filme, eu meio que sofro vendo filmes sobre o continente africano, por ser um continente carente, quase sempre são filmes dramáticos que me fazem chorar por horas depois de ver o final. Esse filme é um deles, gosto muito do Dicaprio, conheço alguns filmes que ele fez que a maioria não viu e que me surpreendeu pela ótima atuação e por provar que não é só mais um rostinho bonito nos cinemas, como você mesma disse.

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  38. Olá :D
    Eu acho que já assisti esse filme, mas não me lembro dele D: comofas? Tenho que assistir de novo e ver se é tudo de bom mesmo. Adorei o post e a indicação.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  39. Sou fã incondicional desse filme! Ao mesmo tempo que nos emocionamos com a história, aprendemos muito... Já assisti ele a umas três vezes - duas na escola e uma em casa - e não me canso haha

    ResponderExcluir
  40. Curto muito as resenhas do blog porque são bem detalhistas! Eu adoro os filmes do Léo DiCaprio, ele só está em produções legais, com boa história e sempre interpreta muito bem. Ia ser interessante ver mais vezes essa seção no site!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  41. Nossa! Nunca assisti esse filme, porém, morro de vontade de ver. Acho que é pura questão de oportunidade!
    bjaooo

    http://olhosleem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Ahhhhhhhhh eu assisti esse filme quando eu estava na escola muito bom! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Olá meninas!
    Eu assisti esse filme umas 3 vezes e não foi pelo Leonardo,eu simplesmente amo esse tipo de filme que nos trazem,não só entretenimento,mas tb conhecimento,adorei esse filme.Para quem não viu é uma ótima pedida.

    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. SOU APAIXONADA POR DIAMANTE DE SANGUE!
    Acho um filme lindo, emocionante... E foi ele que me inspirou a paixão por Jornalismo.

    Jennifer Conelly está perfeita e é um dos poucos filmes que eu não tenho o que reclamar de Leo diCaprio.

    =*

    ResponderExcluir