02/06/2012

Resenha: A Menina Que Não Sabia Ler

Título: A Menina Que Não Sabia Ler
Autor: John Harding
Editora: Leya Brasil
Páginas: 288

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Se existe um livro que conseguiu me surpreender esse ano, esse foi o livro. Já tinha lido diversas resenhas, mas sinceramente? Nenhuma chegou aos pés da surpresa que foi o livro.

É uma história curiosa a que tenho de contar, uma história de difícil absorção e entendimento, por isso é uma sorte que eu tenha as palavras para cumprir a tarefa. (…) Tal dissimulação transformou-se em hábito e foi motivada pelo medo, pelo grande medo de que, se falasse como penso, ficaria evidente meu contato com os livros e eu seria banida da biblioteca. E, como expliquei para a pobre Sra. Whitaker (pouco antes de sua trágica morte no lago), isso é algo que não acredito que possa suportar.
Florence e Giles são duas crianças que vivem no século 19 na Inglaterra e são sustentados pelo seu misterioso e ausente tio.
Durante uma de suas brincadeiras, Florence acaba encontrando a biblioteca da casa. Como ela é proibida pelo tio de aprender a ler, ela acaba encontrando uma maneira de aprender a ler sozinha e faz da leitura uma grande aventura.

É quando certo dia, aparece uma nova preceptora na casa, que veio para substituir a antiga – que morreu em um trágico acidente no lago da casa.
Desde o primeiro contato, Florence vê nela uma ameaça. Ela não consegue explicar o motivo para isso, mas ela transmite uma energia maligna, como se ela quisesse acabar com sua vida... E a situação fica ainda pior quando Florence vê que seu querido e amado irmão está ficando apegado demais a essa preceptora.

Eu não consigo explicar o quanto esse livro foi impactante para mim. Eu não esperava que autor conseguisse transmitir o estilo gótico de uma forma tão excitante. Tinha horas que eu sentia o medo da personagem, eu tinha aquele sentimento de perseguição e devo confessar que isso acabou deixando o meu sono agitado durante algumas noites.

Quanto aos personagens, eu senti uma profundidade neles. Eu estava sentindo falta de personagens que conseguissem transmitir tanto os seus sentimentos assim. Como eu já disse, eu conseguia sentir o que eles estavam sentindo e isso fez com que eu me encantasse.

Quem narra o livro é a própria Florence e nas primeiras páginas ela já explica que ela é muito mais inteligente do que as meninas da idade dela, então vemos uma narrativa muito mais dinâmica e adulta do que veríamos se ela fosse uma menina de 12 anos “normal”.

E quanto mais andava e pensava, mais parecia haver apenas uma explicação, apesar de parecer impossível, exceto por mecanismos sobrenaturais, e era isto: eu tivera uma premonição. Tinha me avisado nesse sonho a respeito dessa mulher que um dia entraria em nossa vida, e meu sonho tinha um objetivo: salvar meu irmão de qualquer que fosse a maldade que ela havia planejado. 
Não se deixem enganar pela capa: o enredo vai muito além dessa capa fofinha. E o título também engana e muito. Para os que não sabem, o título original do livro é Florence and Giles (nome dos irmãos). Acho que a escolha do nome em português, foi uma tentativa muito bem sucedida de marketing já que o nome é parecido com o de outro livro que foi um sucesso de vendas.

Esse livro está com o troféu de livro surpreendente do ano nas mãos. Mas ainda temos muito tempo até o final do ano, vamos ver o que acontece.
Mas deixo a minha dica: esse livro é super recomendado para todos aqueles que gostam de se surpreender!    

55 comentários:

  1. Que maravilhosa resenha Lu.
    Eu estou uma certa curiosidade por ler esse livro, pois já coisas boas e não tão boas sobre ele. Minha o tem e vou pegar emprestado pra ler, ela mesma não gosto, falou que é merda, maaas enfim...
    Vou tentar ler o mais rápido póssível ^^
    Beijo
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  2. É fantástico quando o autor de um livro consegue transmitir talentosamente todas as emoções que determinado personagem está sentindo e ainda conseguir com que o leitor sinta o mesmo. Adorei sua resenha.
    Acho que eles escolheram esse nome em vez do original é pq lembra A Menina que Roubava Livros, que foi sucesso aqui no Brasil.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu estou com esse livro a pelo menos dois meses na minha estante e depois que li sua resenha fiquei com muita vontade de lê-lo, e logo. Adoro livros que me surpreendam, que tenham personagens com profundidade e que conseguem passar seus sentimentos e angústias para o leitor, e pelo que você disse, esse livro tem tudo isso *-*
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Beijos
    @EntreLeP / @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai, Lu, vim correndo ver sua resenha assim que vi do que se tratava. Comprei esse livro e estou esperando uma folguinha para ler, e admito que não esperava tudo o que você disse. O estilo gótico, a mania de perseguição... tudo me deixou com ainda mais vontade de ler.

    E concordo também quanto a estratégia de marketing, eu sempre confundo os dois livros ;D

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, adorei a sua resenha, ficou muito bem escrita e me deixou com ainda mais vontade de ler este livro, ele parece ser muito bom e eu estou louca para ler algum livro surpreendente, e com certeza, irá ser esse.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu li esse livro a pouco tempo e também fiquei impressionada com o modo como conseguimos sentir exatamente o mesmo que os personagens. Me senti até perseguida pela precptora... rs
    Foi muito surpreendente, e entrou pra minha lista de melhores do ano!
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro no finalzinho do ano passado e vou te confessar odiei o final! E por que o livro se chama assim, ela aprende a ler logo nas primeiras páginas, sinceremente não foi pra mim. E esse foi o primeiro livro que resenhaei no blog, tem resenha nova lá no blog.

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai acho a capa deste livro a coisa mais fofinha.
    Quero lê-lo já tem um tempao, ainda mais agora, mas ainda não tive oportunidade ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Luana! Esse livro chegou pra mim alguns dias atrás, mas não senti vontade de ler. Confesso que li sua resenha por alto, justamente por não ter lido o livro ainda, mas posso dizer que o pouquinho que li me deu uma vontade enorme de ler o livro agora, rs. Lindo blog! Beijos,

    http://mapetiit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Esse livro é espetacular
    é tãoo excelente!
    Me surpreendi mt com ele tbm
    sua resenha ficou dez!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Essa é a segunda resenha maravilhosa que eu li desse livro essa semana.
    Sabe que pela capa eu não daria nada pelo livro. Mas revendo meus conceitos, já esta incluso em minha wishlist.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ola Lu, fico feliz que voc~e tenha gostado do livro, pois é a melhor coisa do mundo quando lemos algo e gostamos.
    Infelizmente "A menina que não sabia ler" não me agradou, na verdade surpreendeu, mas foi uma surpresa ruim. Achei horrivel o procedimento de Florence, uma criança ser daquele jeito é terrivel, e o final horrivel se completa com a falta de respostas para as inúmeras perguntas que surgem durante a narrativa...
    A MENINA QUE NÃO SABIA LER, tem uma capa linda, mas é só para mim. Lá em meu blog (já faz algum tempo) postei resenha e uma coluna chamada 'não recomendo' vou deixar os links e ficaria encantada se vc desse uma olhada, lá justifica melhor minha posição diante desse livro:

    Resenha: http://delivroemlivro.blogspot.com.br/2011/09/resenha-7-menina-que-nao-sabia-ler-de.html

    Não Recomendo: http://delivroemlivro.blogspot.com.br/2011/09/nao-recomendo-menina-que-nao-sabia-ler.html

    Abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Muito boa sua resenha! Eu comprei esse livro semana passada porque achei a sinopse interessante e agora você me deixou louca pra ler! Vou passar ele na frente de alguns livros com certeza.

    Beijos, Bi
    behindenemyline8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia, mas a sinopse do livro chama bem atenção.

    http://www.world-cutest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esse livro me surpreendeu,eu o devorei em apenas dois dias,e achei o máximo.
    Sua resenha ficou incrível e faz jus a essa obra.
    Abraço!!!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Minha amiga leu e disse que é ótimo.
    Sua resenha me encantou.
    Eu preciso ler *-*
    Gosto de personagens profundos, rs.
    beijos.
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  17. minha prima também leu e adorou! vou ver se consigo pegar emprestado com ela... [embora não curta personagens 'exepcionais' hah]

    ResponderExcluir
  18. Nossa, nossa Luh! Esta sua resenha foi a primeira que me deixou completamente extasiada para finalmente ler este livro.
    Já li várias resenhas sobre ele, umas positivas, outras negativas, o que só me deixava na defensiva, será mesmo que devo deixar de lado um livro bem mais bacana que eu tenho certeza de que vou gostar, pra encarar este que fica o tempo todo oscilando nas resenhas?
    Daí vem vc com esta resenha arrebatadora e me diz o quanto emocionou-se e envolveu-se com a narrativa...me deixando mega curiosa.
    Adoro livros que surpreendem. Que vc não dá muito por ele e ele vem e contradiz todas as suas expectativas, é mesmo muito bom!
    Eu tenho este livro desde o final do ano retrasado e ainda não tive coragem de pegá-lo pra ler, mas agora vou ver se finalmente embarco nessa leitura que me pareceu ótima aos seus olhos.
    Bjão flor.

    ResponderExcluir
  19. Ahhh tenho esse livro na minha lista de livros que estão aguardando para serem lidos! Rs... Adorei a resenha!

    Deixei um meme pra vc lá no meu blog! Bjuuss

    http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2012/06/memes-e-selinhos-2.html

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela resenha Luara! Já li A Menina Que Não Sabia Ler e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Eu tinha visto muitas pessoas falar sobre esse livro, umas com recomendações boas e outras nem tanto. Fiquei em dúvida de comprar e acabei comprando Sereia da Tricia, mas acho que vou ter que dar uma chance para esse livro em breve. Amei a sua resenha e me deu muita vontade de ler *-* Muito bom, você arrasa nas resenhas.

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  22. Já li esse livro e até tem resenha dele lá no blog, mas eu não gostei tanto. Pelo contrário, ele me frustrou bastante. Uma pena, pois estava com expectativas muito positivas para ele.

    Beijos
    www.carolinecuri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Eu li esse livro ano passado e fiquei pasma, chocada e tudo o mais com o final! É realmente surpreendente, AMEI! *-*

    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. A capa realmente é muito fofa, e a suspense me deixou interessada tanto pra ler que coloquei ela na minha listinha!

    Even Hurts

    ResponderExcluir
  25. Olá, Luara.
    Ainda não li o livro, mas as críticas são bem variadas - de pessoas que amam e odeiam. Fico feliz que tenha gostado e espero ter a oportunidade um dia.

    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito do enredo, percebi por sua resenha que o livro e super interessante e carregado de mistérios.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  27. Ainda não li esse livro apesar de todas resenhas que ja serem positivas.
    Quero dar uma chance a ele, mas não sei... hahaha

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  28. A capa do livro é lindinha demais mesmo. Eu ainda n li,mas pelas suas palavras é bom mesmo. Quero ler, ele é bem falado por ai.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. OMG! Sempre me da um aperto no coração quando eu percebo que ainda não li esse livro, quero tanto.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  30. Oi Lu...

    Eu fiquei sem palavras ao ler sua resenha, simplesmente ótima. Expressa o livro na medida certa sem postar spoiles. Fiquei mais que curiosa para saber o que tem nas páginas desse livro e já o coloquei na minha lista de leitura.

    Enfim... adorei ^^

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. pelo o que me conta esse livro é bem famoso, tanta gente le ele fala dele quer ler ele jesus sahusahsuha ja ta na minha lista falta só comprar kkkkkkkkkkkkkkk

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Aaaaawn *-* eu quero tanto ler esse livro, é tão linda a capa! Também já li muitas resenhas, mas nenhuma tão boa! Eu concordo com oque você disse na resenha, o nome parece ser marketing muito bem feito pra lembrar A Menina que Roubava Livros, mas isso não tira a qualidade da obra!

    E sobre oque você falou la no blog sobre nunca ter lido nada do Rick, eu digo que você TEM que ler logo, meu autor favorito, pra mim os livros o PJ são os melhores ever, comece com eles e você nunca mais vai conseguir parar HAUSHAUSHAU

    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  33. É a primeira resenha que leio deste livro. Devo dizer que se dependesse da capa e da sinopse eu nunca me interessaria em lê-lo, não sei porque, mas não me estimulou nem um pouco. Mas depois de ler sua resenha fiquei super curiosa, não parece ser nada do que eu esperava. Já coloquei na minha listinha de desejados =D.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  34. Oie Luara ;)

    Nossa eu estou querendo ler este livro a muito tempo, mas nunca consigo =(

    Cada resenha que leio, mas curiosa fico para ler *-*

    Parabéns pela resenha!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  35. Era um livro que eu queria ler há um bom tempo também, enfim, nesse ano comprei, mas ainda não tive oportunidade de continuar a leitura, já que comecei e parei nas primeiras páginas, mas voltarei sim, ainda mais depois dessa sua resenha ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  36. Oi Lu,
    Td bem?

    Nossa, faz uma tempão que eu estou querendo este livro, eu amei a sua resenha, mas por enquanto acho que eu vou passar..rs.
    Últimamente ando lendo muitos livros que deixam minhas noites agitadas, estou descansando um pouco...rs.

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  37. Lu, faz tempo que comprei esse livro e vou sempre deixando para depois, porém depois dessa sua resenha quero ler o mais rápido possível, sério!
    Já imaginava que fosse bom, adoro uma boa atmosfera gótica e misteriosa, mas agora que tenho a certeza de que vai me surpreender - e adoro surpresas - fiquei ainda mais empolgada.
    Também já tinha visto o título original, e acho que o nome em português ficou fora de contexto mesmo e é pura jogada de marketing.
    Beijão! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  38. Lu :)
    Como vai?
    Esse livro parece ser bem legal..já li muitas resenhas e todas positivas >.<
    A capa também é um bom atrativo :)

    Beijos e cuide-se
    Tenha uma excelente semana

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  39. A estratégia de vendas me pegou! Ele me chamou atenção justamente por causa do título.

    Amei o estilo gótico do livro, mas depois de ler o final fiquei CHOCADA! Não consigo amá-lo tanto quanto poderia. Mas não deixarei de revisitá-lo, em uma releitura.

    Beijos,
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
  40. Lu, comprei esse livro há alguns meses, mas ainda não li, e tenho que dizer que é a primeira resenha positiva que leio dele. Estou tentando criar uma versão neutra para iniciar a leitura, deve ser melhor. Pelo menos já sei que tem essa parte sombria, que eu odeio quando acontece sem eu saber.

    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Nunca tive oportunidade de ler este livro
    Mas parece ser bem tenso eim
    E meus parabéns pela resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Ok, é meio difícil não por todos os livros que você resenha na minha listinha, haha! Você sabe descrevê-los super bem e esse é um dos mais pontos mais fortes do blog. Adoro livros surpreendentes, misteriosos e aqueles que te deixam pensando na história um bom tempo antes de dormir. São esses os que mais cativam o leitor.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  43. Uiiiiiiiii eu adoro me surpreender e tu falou tão bem desse livro, que me deu muita vontade de ler quero ver se ele é tão bom quanto parece. Quem sabe eu também não me surpreendo né?! Ameeeei a resenha!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oi Luara!
    Nossa,vc gostou mesmo do livro.Os que nos surpreendem e nos enganam pela capa são sempre os melhores.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Eu já vi taaaanta resenha contraditória sobre este livro, uns dizem que gostaram outros dizem não terem gostado, quase comprei ele, mas fiquei bem na dúvida. Adoro esta capa linda e acho que leria só por ela.

    Vanessa
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Boa noite Luara,

    Essa livro esta na minha lista de desejados, gostei muito da sua resenha e fiquei ainda mais curioso....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. o título já me chamou atenção, a capa realmente é muito fofa. Parabéns pela resenha, você conseguiu me deixar super curiosa para ler, que história sensacional!!!1

    ResponderExcluir
  48. Por isso eu acho que resenha não diz muito sobre o livro, cada um que lê tem uma perspectiva sobre o livro.

    EU AMEI A MENINA QUE NÃO SABIA LER. Sou apaixonada pela história que me surpreendeu completamente.

    =*

    ResponderExcluir
  49. Concordo com você, acho que o nome do livro foi uma jogada de marketing mesmo, quando o vi pela primeira vez lembrei na hora de A menina que roubava livros, que eu adoro e senti vontade de ler esse A menina que não sabia ler.
    Esse livro está na minha listinha faz tempo, espero comprá-lo em breve :)
    Ah, gostei muito da sua resenha!

    Nossa, sua cachorra já tem 15 anos? Acho tão legal isso, porque lendo seu perfil onde diz que você tem 18 anos, então você cresceu com ela e acho isso fantástico! heheeheheh Mas entendo muito bem o que você sente ao pensar nisso e o pior é que quanto mais eu penso que não quero pensar sobre o assunto mais eu penso.

    ResponderExcluir
  50. Ei Lu!

    Sabe que hoje mesmo eu estava olhando para este livro na minha estante e fiquei com vontade de ler uma resenha sobre ele? Não é um livro que seja muito comentado por aí, mas é um dos meus preferidos, e um dos que mais me surpreendeu também!
    De fato a capa tem pouco a ver com a história, e o título muito menos, rs. Embora tenha sido uma jogada de marketing, fico "brava" com títulos que não fazem jus à história, rs.
    Eu lembro que quando li também sentia tudo o que Florence sentia, e tinha horas que me sentia perseguida por aquela preseptora do mal kkkkkkkk

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  51. Parabéns pela resenha. Adorei sua análise do livro e das citações escolhidas. Deu pra ver que foi um livro realmente surpreendente. Eu pessoalmente, nunca tinha me interessado pelo livro até ler sua resenha. Ultimamente tenho lido bastante livros que contam histórias do século passado, ou de outras épocas distantes, e estou adorando, porque até então não tinha lido nada do tipo. Mas o livro parece apresentar mistério e assuntos bem legais que valem muito a pena.
    Já está na lista de leitura.
    Tem resenha nova no meu blog, se pudesse dar uma olhada e dizer o que achou, eu ficaria muito feliz.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/2012/06/resenha-ultima-carta-de-amor.html
    Beijos, Stéphanie.

    ResponderExcluir
  52. Aaaaah, eu AMO esse livro! Pena que li em 2010 quando ainda não escrevia resenhas pro blog. Concordo com sua opinião. O título é marketeiro e engana MUITO, assim como a capa. A capa original é sensacional, quero ter essa edição do livro. É 5 estrelas sem dúvidas! :-)

    Obrigado pelas visitas e comentários no MúsicaTVetc.

    Beijos. :-)
    Gabriel - Música, TV etc.

    ResponderExcluir
  53. Olá!

    Eu não sabia da existência deste livro, a sua resenha foi a primeira que li a respeito dele. Achei o enredo bem interessante e de certo modo eu me identifiquei. E, realmente, a capa do livro pouco faz relação com a história, o que é uma pena, porque as vezes é impossível não nos guiar pela capa de um livro.

    Vou adicionar o livro à minha "lista de espera".

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir

  54. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  55. Que resenha encantadora!
    Eu li esse livro há muito tempo mas ainda hoje, quando lembro da história, fico com saudade. O final foi arrebatador, até me senti confusa nos primeiros momentos, mas logo eu vi qual foi a intensão do autor e achei de uma inteligência extrema.

    Beijos,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir