07/07/2012

Relatos de Uma Leitora #2

Esses dias eu estava discutindo no meu clube de leitura – para aqueles que não sabem, sou presidente de um na minha escola e vice do grupo de escritores – sobre a preferência de leitura das pessoas. A pergunta foi: na hora de escolher um livro, você leva mais em conta a proposta de enredo da sinopse ou um livro de um autor que você já conhece e gosta da narrativa?

Por mais que uma experiência boa com um autor sempre nos chame atenção, a maioria das pessoas acaba escolhendo o enredo. E a questão é: por quê?



Em minha opinião, isso acontece porque nós leitores sempre queremos vivenciar algo novo, algo que ainda não tivemos contato. O desconhecido sempre acaba atraindo a nossa curiosidade.

Mas pra mim, autor e enredo se entrelaçam, fica muito difícil a gente escolher só um lado. É claro que o autor é totalmente responsável pelo enredo, mas a forma que ele nos conta esse enredo é o ponto que eu quero chegar.

Como já disse por aqui, não adianta o enredo ter uma proposta maravilhosa se o autor não sabe conduzi-lo. Então, às vezes, é mais fácil escolher a narrativa de um autor que você sabe que vai conduzir a história de um jeito legal e que te prenda a atenção, do que se arriscar e comprar um livro só pelo enredo.

E você leitor, qual das duas vertentes você escolhe?

86 comentários:

  1. Que difícil, as vezes eu arrisco, as vezes eu compro pelo autor, tem autores, eu acho que depende muito.


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima questão a discutir. Eu, quando vou ás compras de livros em lojas que não são virtuais, raramente encontro livros de autores que eu gosto e dou preferência, mas quando encontro, eu até posso levar um dele, mas a proposta de um enredo de um autor desconhecido é tentador pra mim, então tenho balancear sempre lendo algo de um autor que eu conheço e que gosto de sua narrativa mas também ler um outro livro que a proposta de um enredo me interessou, mesmo o autor sendo desconhecido por mim.

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você que o desconhecido atiça nossa curiosidade, também escolho muitos livros pelo enredo, mas também pelo autor, tem vários de quem gosto muito e acabo sempre indo atrás de livros dos mesmos.

    Adorei o post :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Com toda certeza o livro de um autor que eu conheça tem maiores chances de ir para casa comigo do que um outro que apenas possua uma sinopse legal. Claro que ousar as vezes é preciso, mas um bom enredo com um autor ruim não adianta muita coisa, né?

    Beijos
    http://trouxesteachave.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Um autor faz muita diferença pra mim. Gosto de ler livros de autores que conheço, mas também leio livros de desconhecidos apenas por uma sinopse que me interesse.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente eu vou em um livro pela sinopse e enredo, qd assimilo tudo claro que se eu simpatizei com o modo de escrever do autor vou sempre buscar ler obras dele, mas no geral coo sou compulsiva literária do bom sentido da expressão eu dou chance a todos os tipos de livros e sempre quero conhecer novos aurores também .
    Essa postagem em deu ideias para o projeto de leitura que estou idealizando na escola no meu filho . \o

    Beijos
    Vivi

    Ps.: Luara, estava te devendo algumas visitas e participar da promoção, agora estou em dia com "estante".

    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que escolheria pela enredo da sinopse, que nem sempre aquele autor conhecido, escreveu um livro com uma história que me interesse ou que me dê vontade de ler.Bom mesmo é livro com temáticas diferentes que chame minha atenção para o que é novo.O conhecido é bom, mas o novo é surpreendente *-*
    Bjs de Uma menina leitora
    umameninaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu costumo comprar pela sinopse, mas quando vejo um livro de um autor que conheço e gostei de algum livro dele eu compro por gostar dele mesmo as vezes me decepcionando.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luara!
    Que legal ter um clube de leitura na sua escola! Na minha não tinha isso :/ Enfim, normalmente eu escolho os livros pelo autor, mas quando o enredo é de um estilo que eu gosto, eu procuro resenhas para saber a opinião dos outros e decido se vou ler ou não.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  10. Lu, acho que o autor ajuda na escolha, mesmo quando o enredo não seja aquilo que esperamos, mas concordo quando você diz sobre o desconhecido. Existe muitos autores bons que nos chama a atenção, mesmo ainda desconhecidos :) Acho que é um tema que gera grandes "brigas" rs

    Beijos e parabéns pelo post
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. As Vezes eu arrisco, realmente... Mas vou mais pelo autor, existem enredos perfeitos e mau elaborados, então, para não perder a paciência, aposto no ator !!


    Barbara Sá - Segredos Entre Amigas

    ResponderExcluir
  12. Eu também considero as duas partes. Rick Riordan, por exemplo, compro de olhos fechados. E também nunca me arrisco a ler algo de um autor que eu não tenha gostado. Mas na maioria das vezes compro pelo enredo mesmo sem saber se o autor é iniciante ou quais os livros que já escreveu. Na verdade, muitas vezes acabo comprando só pela capa! rs.
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu prefiro pelo enredo. Não tenho essas experiências todas com autor pra prestar atenção nisso, sabe?
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Concordo com vc =)
    Muitas vezes compro um livro pelo seu enredo, mas se eu já conhecer o autor e gostar fico fiel e saio comprando tudo que ele lançar, sou fiel =)

    Adorei o texto!!!

    ResponderExcluir
  15. Ah quem me dera ter um grupo desses na minha época de colégio.

    Concordo com sua opinião não é um autor que faz o livro ser bom e sim o enredo

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto quando escontro livros com uma temática que me chame atenção. De nada adianta ir pelo autor: às vezes aquela pessoa que escreveu um livro fantástico (coisa que não gosto muito) escreverá um próximo numa temática totalmente diferente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre tento dar preferências a autores já conhecidos pois as chances de não gostar do livro são menores mas quando o livro recebe ótimas críticas eu acabo dando preferência para ele.
    Abraços,
    Luciano Andrade

    ResponderExcluir
  18. Boa pergunta!Eu costumo escolher pelo enredo ou ate pelo autor!

    Bjks da Bia;http://leitoradoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi flor,
    Ah concordo com você viu, os dois estão lado a lado,quando escolho um livro pelo enredo sei que estou me ariscando a não gosta tanto do livro como imaginei, mas as vezes me decepciono tanto.
    Gostei da ideia desse post ^^

    Beijos
    Bom final de semana.
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  20. Oi, Luara!
    Eu, particularmente, me guio pelo enredo. Com certeza, o nome do autor faz toda a diferença. Mas já me decepcionei muitas vezes com autores preferidos. Da mesma forma, já descobri muitos bons escritores buscando livros com enredo interessante, porém com nomes pouco conhecidos.
    Na minha opinião, não há um jeito certo, e sim o seu jeito. Eu, por exemplo, prefiro me guiar pelo enredo. Assim eu não me decepciono caso o autor seja meu preferido (como aconteceu comigo quando comprei o livro do Laurie - Dr. House), ou mesmo posso me surpreender se o autor desconhecido se mostrar incrível. Enfim, acho que é isso. Ótimo post, gostei muito do debate =)


    Pedro Almada - Inspirados, O Berço das Grandes Ideias!
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Que legal vc estudar em uma escola que tem clube de leitura e ainda por cima vc ser a presidente.
    queria que no meu tempo de escola tivesse isso também.

    Está rolando sorteio de uma sapatilha rosé Moleca lá no blog. Vem participar.
    Beijos e bom domingo

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu!
    Ah como eu gostaria de ter um clube de leitura!!!

    Bem acho que enredo e autorsão fundamentais. Um enredo interessante cativa, mas o autor conduzi-lo bem é essêncial.
    Mas também antes de escolher uma leitura sempre procuro resenhas sobre o livro, de preferencia dou mais atenção a resenhas que citam pontos positivos e negativos e assim posso pesar os dois lados e decidir que quero ou não ler o livro.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Que pena que não sou da sua escola, eu ia adorar fazer parte do seu clube de leitura :) Enfim, eu costumo escolher pelo enredo. Não tenho muitos autores favoritos, normalmente os meus favoritos são aqueles das trilogias, sagas e séries que eu leio. Por exemplo se tivesse um livro da Richelle Mead e de um outro que eu não conheço, eu sem dúvidas ia na titia Richelle. Mas se for ambos desconhecidos para mim, eu vou no que mais me chamar a atenção. Adorei o tema do post :D

    AI, finalmente estou respondendo os comentários do seculo passado. Desculpa a demora para retribuir, viu? Agora vou por minha vida em ordem. KKKKKK

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  24. Pergunta difícil. Mas acho que escolho mais enredo do que autor, entretanto quando eu gosto de um autor, eu compro seus livros sem saber nem mesmo do que se trata ou quando vou ler [por exemplo, li 1 livro da Thrity Umrigar e tenho outros 3, sem previsão de leitura].

    Não acho que buscar novidades signifique variar os autores, John Boyne é um ótimo autor que escreve livros diferentes uns dos outros.

    Beijocas!

    www.amorpoclassico.com

    ResponderExcluir
  25. Sempre procuro ler autores diferentes porque é ótimo conhecer novas formas de escrita, mas entre um livro de um autor que eu conheço e gosto e entre um que eu não conheço, eu escolho a primeira opção.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  26. Ameei o blog só pelo nome, é um paraíso de palavras. Um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  27. gostei muito do post, eu não tenho uma medida para escolher, se a historia do mesmo autor for interessante, vou nele, senão parto para outro. Leio o que me interessa.

    http://tematoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu sempre faço opção pela sinopse e pela capa. Se me agrada um dos dois eu levo, nunca me arrependi de ter levado um livro somente pela capa, tive sorte rs.
    PROMOÇÃO - CILADA
    Participe!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  29. Eu gosto de conhecer novos autores, por isso levo mais em consideração o enredo do livro. Se eu não conhecer o autor, mas gostar da sinopse, eu, provavelmente, vou comprar. Mas é claro que também fico bem curiosa quando meu autor (no caso, autores) favorito lança um livro novo. Acho que vou mais pelas duas coisas - não deixo de conhecer algo novo e nem fico sem os livros de um autor já conhecido.

    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Ei Lu!
    Eu também adoro conhecer novas narrativas, mesmo adorando um autor e seu tipo de enredo!
    Um exemplo?
    Eu tive duas escolhas à minha frente: O Filho de Netuno, do Rick Riordan, e um do qual nunca tinha ouvido falar, Maze Runner.
    Qual acabei levando? O segundo.
    Amo Riordan, mas pensei que podia esperar...
    Queria algo inédito, para me surpreender.
    Ótima ideia para a coluna Relatos de uma leitora!
    Beijos!!
    http://livroserabiscos.com

    ResponderExcluir
  31. Depende muito... tenho meus autores preferidos, mas vou mesmo pelo enredo. Não adianta o autor ser querido, se a história não parece interessante. Não tem autor bom que segure um enredo mal feito.

    ResponderExcluir
  32. se o autor não comandar direitinho a narrativa, o livro não segue bem.
    faço minhas, suas palavras.:)


    to te seguindo ok??
    bjs

    http://www.amodernpinup.com/

    ResponderExcluir
  33. eu escolho pelo autor, mas se eu pegar um livro de um autor novo ai eu escolho pela sinopse, mas tem vezes que eu escolho pela capa rs
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá, Luara primeiramente quero agradecer pelo comentário no meu blog , foi muito importante para mim.
    Eu na maioria das vezes fico indecisa quando vou comprar um livro , quando olho a capa e é linda mais o enredo não é interessante eu fico " mais a capa é tão linda" ou vice - versa " é tão legal mais a capa é tão feia". Eu tambem tenho um dilema , eu quero conhecer varios autores , mais toda vez que vou comprar um livro e fico querendo do autor que eu ja conheço . Claro que eu opto, pelo conteudo melhor , mesmo que seja um autor diferente, mais existem alguns que não sabem escrever uma historia.
    Bjs , amy heyme!

    ResponderExcluir
  35. Olha Luara quando leio um livro de algum escritor, e esse mesmo me seduz de uma forma que eu não consiga me desgrudar do livro..estou conquistada, então farei pesquisas a respeito do escritor e verei se tem mais algum livro que possa adquirir e vou querer todos que for publicado...Mas isso não quer dizer que no goste de novidades..sempre...vou estar sempre aberta a conhecer novos escritores e formas de escrita, pois cada um tem sua forma toda peculiar de nos passar suas estórias e enredos...concluindo..amo ler....

    ResponderExcluir
  36. Ooi, muito legal seu blog, parabéns!
    Deixei um meme pra vc no meu blog, dá uma passada por lá para ver :D

    http://pcliterario.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Eu sou completamente maluca ao escolher um livro, pq geralmente, olho pra capa... se ela me agrada eu compro.
    Só depois é que vou ver do que se trata, ler a sinopse, saber quem é o autor e etc...
    Mas claro que quando o autor já é conhecido, já dá pra ter uma ideia de como é a condução.. a Meg Cabot, por exemplo. Não digo que todos os livros dela são bons, pq alguns não são, mas vindo dela, já dá pra ter noção do que esperar.

    Bjokas e adorei o assunto!

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  38. Gostei muito do texto. Desejo um bom final de semana para você, repleto de leitura!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Oi,

    tem selinho para você lá no blog:

    http://bit.ly/LAkNq2

    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Gostei do texto!
    Acho que acabo analisando tudo, mas quando você já leu algo do autor e conhece a narrativa do mesmo, fica mais fácil ter uma noção se vai gostar ou não dos próximos livros do autor.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Oie!

    Ótima questão para se debater, muito boa mesmo. Concordo com o que você disse, para mim enredo e autor se entrelaçam. Quando um enredo é muito bom, mesmo que você não conheça o autor, chama a atenção e te faz ficar interessada pelo livro. E quando um autor que você já conhece e sabe como ele escreve, mesmo que o enredo não seja um dos melhores, você dá uma chance ao livro porque gosta do autor - ou quando enredo e autor são brilhantes, melhor ainda!

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Heey! Amei o assunto pra debate! Bom, eu acho que iria pelo autor - tenho uma base de como ele vai conduzir a história, sei os pontos fracos e os pontos fortes,aqueles que me fazem querer ler suas obras. Aí tem que ver a proposta, se os pontos fortes forem em maior quantia que os pontos fracos, acho que vale a pena observar. Geralmente é assim, quando eu vou numa livraria e vejo livros de um autor que eu gosto, eu fico "OH Meu Deus! Preciso ler esse livro do Nicholas Sparks! E o Nicholas Sparks!", por exemplo. Maas se arriscar também é muito bom ,se o enredo parece ter uma proposta inicial bem legal, né? Tudo depende...

    Vamos esperar que Sangue Quente faça sucesso - é o tipo de livro que tem frases impactantes e tudo o mais, sabe? - mas eu não sei se vai ter uma aceitação muito boa :T espero que sim :3 Afinal o zumbi principal (R) é um nenem! rs

    Um beeijo,Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. "não adianta o enredo ter uma proposta maravilhosa se o autor não sabe conduzi-lo." Concordo plenamente com essa parte e com o resto do texto todo. Amei!

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  44. Também me apoiaria nos dois, mas quando você adquire uma certa bagagem - e aqui nada tem a ver com idade, mas sim com o tempo de "leitor" que a pessoa tem - acaba dando mais valor aos nomes, aos grandes autores, aqueles que te agradaram e de cujos livros se recorda com um sentimento bom. É normal que passe a buscar experiências parecidas, e, de uma forma ou de outra, enredo e autor passam a se confundir, pois todo autor imprime sua marca à sua criação, e, caso gostemos dela, passamos a procurar por experiências semelhantes.

    Gostei da questão. É muito fácil se perder nelas ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  45. Sou um pouco diferente, confesso que a capa conta mais na hora de escolher um livro e depois o enredo, por último o autor.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Concordo. Tem livros que eu leria por causa do autor, admito. Mas, a verdade é que não dá para separar um do outro. Autores que eu amo já escreveram livros TAO sem graça! E muitos desconhecidos escreveram livros maravilhosos! Então eu vou primeiro no enredo, leio um trecho e se gostar da narrativa, caio dentro xP
    http://porfavorsenhorita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. Já escolhi pelas duas vertentes.
    Tem um livro (que eu comprei mas ainda não li - Coroa de Landes - Catherine Fisher), que comprei porque além da estória parecer boa, me apaixonei pelo livro Círculo Negro, da mesma autora.

    Mas também as vezes (na maioria dos casos), me aventuro por terrenos completamente desconhecidos. Acho que esse é o maior barato na hora de ler!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    P.S.: Curti a página do seu blog e deixei o link da página do meu lá! ^^

    ResponderExcluir
  49. Oi Luara!!!
    Concordo com você
    Tem vários livros por ai que, por mais que a temática tenha sido boa pra cacete, é o autor que não sabe conduzir a história com maestria. E também, por mais que uma história seja fraca e previsível, o autor que souber o que esta fazendo não vai decepcionar o leitor de maneira alguma. É imprevisível o jeito que isso vai acontecer, e é justamente por isso que leio a orelha do livro, se tiver, e e se aquilo me agradar, tento ler o primeiro capitulo (se der, se não, é a capa que me ganha). Não dá pra prever essa coisas kkkk
    Bjks
    Paty
    http://abajurdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Eu concordo com você, embora eu opte pelos autores na maioria das vezes... é que como eu já gosto do estilo do autor, quando vejo uma proposta de enredo diferente dele, já sei que só por ser ele que escreve, já tem um ponto positivo, embora eu me decepcione as vezes. Uso como exemplo alguns livros da Meg Cabot que me decepcionaram.. Adoro esses posts de discussão! :D hahaha

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  51. Eu gosto de apostar, costumo comprar de autores que eu conheço, mas também não resisto e sempre compro livros pela sinopse (enredo,tema e tudo mais).
    Gosto de descobrir coisas diferentes,leituras diferentes, mesmo que as vezes algumas possam me desagradar, outras podem vir a ser uma grande surpresa de tão boa e isso eu acho super legal!!

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  52. Oi, como vai?
    Eu gosto de comprar pelos dois, por exemplo o livro que a J.K. Rowling vai lançar; eu li o enredo, mas é a J.K. Rowling!
    Mas, também fico lendo o enredo da história e as resenhas - por isso que adoro blogs literários - antes de comprar.
    Acho que fico com os dois. Pode? hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  53. Ah, os dois tem seus pontos positivos e negativos, mas eu não consigo escolher um dos dois haha, fico entre os dois, sabe haha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Olá.
    Ótimo post. Poxa, agora você me pegou .-. UAHSUAHSU Eu fico um pouco confusa quando vou comprar um livro, mas se eu vejo um novo de um autor que eu gosto, provavelmente vou comprar. Mas leio a sinopse antes, claro. Na maioria das vezes UAHSUAHSUAHUSAHUS É difícil.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  55. Oi Luara, tudo bem?
    Olha é complicado porque às vezes compro livros por impulso, porque o enredo me cativou, ou porque amo determinado escritor. Acredito que ambas as escolhas são seguras e perigosas às vezes. Porque se você não conhece um determinado autor, mas o enredo da estória parece legal então, você nunca vai saber se ele é bom ou não se não ler, o mesmo pode acontecer com um autor que você conhece, nem todos os livros são best-sellers, e ele pode desenvolver melhor determinado estória do que outra, o fato é que comprar livros, acredito, sempre é um risco que se corre. Mas no fim é maravilhoso e sempre temos ajuda, para isso existem os blogs literários, para nos apresentar suas opiniões sobre os livros e nos instigarem a comprá-los, ou não rsrs.
    Abraços,
    Amanda.

    ResponderExcluir
  56. Oie Luara =)

    Essa é uma questão bem complicada mesmo, tanto que a muito tempo deixei de comprar livros pelo puro impulso e comecei a compra-los mais pelas criticas positivas que leio deles, principalmente quando não conheço o autor.

    Já li livros de autores conhecidos e que particularmente sou fã e me decepcionei bastante por que o enredo era fraco, como já aconteceu o inverso tb.

    Bem é realmente um assunto complicado rs...

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  57. Quando eu gosto de um autor, sempre procuro conhecer todas as suas obras. Mas isso não impede que eu venha a escolher outros livros de autores que não conheço porque gostei do enredo. É um pouco complicado, as vezes eu simplesmente escolho pelo preço hehehe, é difícil eu não gostar de um livro. Gosto de todos que leio, mesmo que de maneira diferente...

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde :)

    Eu olho o enredo :)
    Não que o autor não seja importante mas sei lá,eu começo a me identificar com um livro primeiro pela capa e depois pelo enredo.

    Beijos e tenha uma excelente semana

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  59. Gosto de ler livros de autores que eu já conheço por apreciar a forma com que ele conta a história, e isso pode ser até um ponto considerável na minha escolha do próximo livro a ler. Já ter uma certa "confiança" no autor, acho que dá mais segurança na hora da compra para não se decepcionar depois.
    Maaass, devo salientar que, eu prezo mais o enredo, o que a história vai contar, na hora da escolha. Mesmo o autor sendo desconhecido pra mim, pode ser que ele me surpreenda e eu goste muuito da história.

    Beijinhos
    Daisy
    Nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Hum, é um tema bem interessante mesmo a ser abordado. Eu confesso que não tenho muito isso de predileção por autores, só há 2 que, se eu puder, leio tudo que escrevem: que é Anne Rice e Meg Cabot. Mas mesmo assim, mesmo adorando a mente dessas duas, ainda há livros publicados por elas que não me agradam muito. O mais importante mesmo é a pessoa ler algo que tenha interesse, um enredo que atraia. Pq senão, a leitura acaba ficando forçada.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  61. Nossa, vou ser bem fútil aqui, mas o fato é que eu escolho um livro mesmo pela capa... Tenho vários livros em casa que eu nem ao menos sei da sinopse... Mesmo assim se eu gosto de um autor, de verdade, como é o caso da Richelle Mead, eu compro o livro sem pensar duas vezes e sem ler o enredo também... acho que o enredo é a última coisa que eu olho, apesar de ser uma das partes mais importantes do livro.
    Enfim, adorei a coluna viu? Primeira vez que eu vejo ela por aqui.
    Ah, dá uma passadinha lá no blog? Tem post novo!
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  62. Eu costumo ir pelos autores que já conheço ou me recomendam. Sobre o enredo, eu gosto de saber só o básico do básico, pra não ter muitos spoilers...

    Conta muito a indicação dos meus amigos também e os comentários gerais. Uma das coisas que faço nas livrarias é dizer: "ah, tal blog fez resenha daquele livro!"

    Beijos!
    Miriam, Booker Queen!

    ResponderExcluir
  63. Oi lú, a maioria dos livros que eu leio são recomendações, ou escritores que conheço, as vezes um ou outro são pela sinopse ><
    Um beijo
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  64. Eu sempre vou pelo enredo, na maioria das vezes *-*

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  65. Ah, eu vou pelo enredo (apesar de ter os autores que eu confie e sempre coloque em prioridade). É porque assim, a gente nunca conhece todos os autores, não dá pra nos fecharmos naquele autor, tem tantos outros que podemos conhecer!

    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  66. Olá Luara! Sempre que vou comprar um livro levo em consideração o autor. Claro que a capa também ajuda, mas sempre escolho pelo autor. Prova disso, é que na maioria das vezes nem leio a sinopse ao comprar um livro!

    Beijos e boa semana!
    http://mapetiit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  67. Na maioria das vezes, eu vou pelo enredo mesmo. Porque ás vezes, um autor pode ser brilhante em um tipo de história e não ser em outro tipo. Então, o enredo faz toda a diferença. Mas é claro, que eu tenho meus autores favoritos sim, mas se o enredo não chamar minha atenção eu não leio, só por causa do autor. A sua opinião sobre o tema também é bem interessante e faz muito sentido! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  68. Eu acho que as duas questões são paralelas. Sempre que quero ler um livro, primeiro vejo o autor e caso eu já tenha tido uma boa experiência com ele antes, logicamente fico ainda com mais vontade de ler. Mas o enredo também é essencial! Dependendo do que o livro se trata, mesmo que de um bom autor, não me interesse...
    Mas assim como você, acho que os dois são necessários! ;)

    ResponderExcluir
  69. Ah, nem ligo pra isso, se eu gostar do livro, eu leio qualquer um. kk ~ Nada haver, né? ~ :/

    http://vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  70. Lu, adorei essa ''discussão''. Interessantíssima, diga-se de passagem. No meu caso eu considero muito o momento. Concordo contigo quando nós, leitores, estamos sempre buscando algo novo. Acho que diversificar a leitura e viajar por novos mundos sempre acabam vencendo, mas também não podemos desconsiderar aquela paixonite aguda por determinado autor, o que nos faz querer ler todos os livros dele, independente do que se trate. Enfim, como eu disse, acredito que depende do momento.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  71. Muitas vezes compro pelo enredo, ou pelo autor, outras até só por causa da capa, eu se, loucura.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br

    bjos

    ResponderExcluir
  72. Oi flor,
    Adorei o post. Então e complicado isso mesmo sabe que eu vejo muito o enredo da historia antes de mais nada...porém concordo contigo em partes mas nem sempre porque já peguei alguns livros de autores que eu conhecia e adoro que a história não conseguiu me envolver na verdade acho que é uma junção de tudo ne...enfim para nós que temos blog ainda fica mais dificil ainda ficar procurando somente pessoas conhecidas já que na maioria das vezes temos que divulgar coisas que não são conhecidas é acho que precisamos de sorte muita sorte mesmo para conseguirmos pegar coisas interessantes ehehe
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  73. Eu não sou muito de ler livros de história. leio mais livros direcionados aos meus estudos. mas mesmo assim adoro ler :D

    ResponderExcluir
  74. Eu vou por autor.
    Tenho uma lista básica de autores em quem confio MUITO, e sempre que eu vejo um livro desse autor que eu não conheço, eu acabo comprando no lugar de um autor desconhecido.
    Considero isso até chato da minha parte, por que eu acabo conhecendo novos autores, somente através de blogs... Mas acabei me habituando, só se um livro me chamar MUITO a atenção, e não houver nenhum de um autor conhecido na lista, pra eu comprar assim aleatoriamente... hehehe
    Gostei muito do seu blog (site?), bem, tem uma promoção no meu rolando, quem sabe você não passa por lá?

    Já estou te seguindo, esse seu cantinho, gostei bastante mesmo.
    Beijos ;*
    Carol,
    http://caixa-a-a.blogspot.com

    ResponderExcluir
  75. Depende muito, aliás, acho que sou a pessoa mais complexa no que concerne a escolha de livros para ler. Eu compro, ganho e depois eu escolho dependendo do humor, do dia, do que preciso fazer (se tenho trabalhos grandes na facul, quero leveza), então às vezes por autor, às vezes por enredo.

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  76. Adorei o post e o blog!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  77. Vou mais pelo enredo, mas depende muito também do momento em que me encontro pra fazer a leitura.

    Beijos! Iza :)

    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir
  78. Oi, Lu.

    Por mais incrível que pareça, tenho poucos autores favoritos, então, se souber que algum deles está lançando título (Jill Mansell, por exemplo), escolho pelo autor. Mas, como tenho poucos autores favoritos, geralmente, escolho pela sinopse. Antes de comprar o livro, procuro ler um trechinho da obra e folhear as páginas para saber se tem diálogos. Caso a linguagem, a fluidez da narração e a dinâmica dos diálogos me atraiam, fico com o livro.

    Sou exigente, né? rsrs...

    Ah, tem selinho no meu blog pra você: http://isiefernandes.blogspot.com.br/2012/07/selinho-meu-blog-e-divo.html

    Beijos,

    Isie Fernandes

    ResponderExcluir
  79. Boa noite Luara,

    Autor e enredo andam junto é fato, mas tem autores que sabemos que sempre escreverá uma excelente obra, Jane Austen, John Boyle e Markus Zusak são uns deles, gostei do post....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  80. Caso me dessem dois livros com duas sinopses super legais, eu acabaria escolhendo aquele cujo autor conheço e gosto. Concordo com o que você disse!
    Beijos, Ni
    www.ninhadaliteraria.com

    ResponderExcluir
  81. Concordo com vc Luara, para mim escolher um livro novo eu levo em conta os dois lados, tanto o autor como a sinopse!
    Lógico que os blogs literários me ajudam muito antes de comprar um livro novo né ;)

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  82. Eu escolho o livro pelo enredo mesmo, mesmo se o autor for desconhecido. É claro que se eu gostar de um livro de determinado autor eu vou atrás dos outros livros dele mas já aconteceu de eu gostar só de alguns livros do mesmo autor.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  83. Para mim depende muito, quando eu gosto muito de um escritor eu com certeza vou procurar saber sobre outras obras dele, mas se eu não gostei da sinopse eu não compraria de imediato, eu daria prioridade para aqueles livros que eu gostasse da história.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  84. Eu escolho pelo enredo, mas se conheço e gosto de um autor, leio o livro dele sem nem ler a sinopse.

    ResponderExcluir
  85. Eu sou das duas vertentes!
    Tem alguns autores que eu leio tudo o que eles publicam, sem nem ler a sinopse, como Meg Cabot e Rick Riordan... Eles podem até escrever bula de remédio que eu vou ler!
    Mas tem certos livros que a sinopse me chama atenção e por isso eu compro...

    ResponderExcluir
  86. Oi! Tudo bem?! Achei super interessante essa reflexão. Eu mesma nunca parei para pensar no porquê de ler determinados livros. Então... Acho que enredo pesa muito, porém devo confessar que autor para mim, as vezes inconscientemente, pesa muito mais.
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir