13/07/2012

Resenha: Por Isso a Gente Acabou

Título: Por Isso a Gente Acabou
Autor: Daniel Handler
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 368
Min Green e Ed Slaterton estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.


Esse era um livro que muita gente estava esperando, inclusive eu. Do mesmo autor de Desventuras em Série, que escreve esse livro sob o nome de Daniel Handler, esse era um livro muito aguardado por fãs e também por aqueles que queriam conhecer outra face do autor. Mas preciso dizer: que decepção!

Min e Ed formam um casal improvável: uma cinéfila e o jogador de basquete mais popular da escola. Só que, por diversos motivos, o romance entre eles acaba. Então Min coloca todos os objetos que marcaram o namoro em uma caixa junto com uma carta enorme que explica o motivo desses objetos terem marcado e ajudado no fim da relação. E o livro é essa carta que a Min escreve.

Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais. p. 9
Vou direto ao ponto: que personagens chatos! Gente, não sei como eu aguentei lidar com a Min e com o Ed até o final do livro. A Min tem uma mania obsessiva de guardar todos os objetos de uma determinada cena. Até a tampa da garrafa de cerveja que o Ed bebeu ela guarda. Não conseguia aceitar isso. Além disso, ela tem uma mania irritante de comparar todo fato com algum filme. O problema é que o autor ainda utilizou filmes que não existem, deixando isso ainda mais chato, já que não reconhecíamos nenhum. O Ed é uma lesma morta, sem nenhum sal.

Vamos falar sobre a parte boa: a narrativa. Em primeira pessoa, Daniel Handler conseguiu mostrar o que aconteceu sob o ponto de vista de uma adolescente de uma maneira espetacular. Apesar de que algumas vezes a narrativa fica monótona, com alguns parágrafos que chegam a ocupar mais de uma página com divagações chatas da Min, a narrativa é ótima, fazendo com que sintamos a raiva e a decepção da Min ao contar o motivo do namoro ter acabado.

A gente tinha que ter os dias também, os belos e impacientes dias que estragavam tudo com os cronogramas inevitáveis, os horários obrigatórios que não se cruzavam, os amigos leais que não se gostavam, os absurdos imperdoáveis rasgados da parede independentemente das promessas feitas depois da meia-noite, e foi por isso que a gente acabou. p. 94
O que eu mais gostei no livro foi a parte gráfica. Há imagens de todos os objetos mostrados pela Min e isso deixou o livro lindo e até melhor, já que com isso, temos uma melhor visualização de todos esses objetos que acabaram marcando, positiva ou negativamente, essa relação.

O enredo não me ganhou e eu sabia desde o primeiro objeto que ele não ia ser aquilo tudo. O legal do livro é ver como tudo, cada detalhe, foi decisivo para que tudo acabasse. Mas é só isso, nada que acabasse nos surpreendendo. É só uma história de como tudo acabou, nada além.

Devido a minha experiência com o livro, eu não o recomendo. Mas eu sei que muitos de vocês já conhecem o trabalho do autor e podem acabar se surpreendendo com essa nova face dele, então pode ser legal ler. Então, fica a conta e risco de vocês.


60 comentários:

  1. Além da sua, já li uma outra resenha negativa do livro, mas ainda quero ler. Primeiro porque eu gosto de tirar minhas próprias conclusões e segundo porque eu me apaixonei pelas imagens, sério! hahahah
    Pelo que você falou, é bem capaz que eu também não goste dos personagens e sério, que estranho alguém guardar um monte de bugigangas, né? Agora uma coisa foi ainda pior, por que o autor comparou com cenas de filmes que não existem? Se existissem eu acharia a ideia até legal.
    Enfim, ainda vou ler o livro, só não sei quando heheheh

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Eu estava doida por esse livro, desde que tinha visto o autor no metrô divulgando, achai ele tão engraçado que pensava que o livro tb deveria ser ótimo.
    Poxa desisti completamente... Fora que a garota guarda tudo? Nossa eu ia ficar muito sem saco de alguém assim... Junta tralha total rsrs
    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Já é a segunda resenha negativa que leio, mas ainda não me convenceu de querer menos esse livro. Peguei outro dia ele nas mãos e quase chorei porque não podia comprar.

    Algumas pessoas julgaram ser uma boa ideia do autor "criar" filmes e eu acho isso legal, mostra que ele tem MAIS criatividade do que um simples livros.

    Eu sou do tipo que guarda/valoriza coisas que tem uma função de memória. E vejo isso por um olhar acadêmico.

    "É só uma história de como tudo acabou, nada além." Mas era isso que título/sinopse propunham, né? Falar sobre o motivo do fim de um relacionamento. Acho que revisitar os objetos é uma retrospectiva.

    Continuo ansiosa para ler este livro!!!

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  4. Hooy!
    Puxa, eu acho que este livro é legal. Já vi várias resenhas de pessoas elogiando, e estou muito curiosa. Pena que você se decepcionou né! Isso dela ficar guardando tudo parece bonitinho, mais guardar até a tampinha da garrafa de cerveja que ele tomou é meio louco, haha.
    Um beijinho. <3

    agarotaqueamaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Luara,

    É muito bom ler uma resenha que nem a sua, muito sincera e nos esclarece bastante sobre o livro, parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Foi a primeira resenha negativa que li sobre esse livro, as outras que li (não foram tantas assim, rs) falam muito bem dele e me deixaram super afim de ler. Acho que ainda estou curiosa depois que li sua opinião, quero saber o que vou pensar sobre ele, de que lado vou ficar. Parabéns pela resenha fiel ao que penso, acho que resenha é isso mesmo.

    Beijos, Izabela :)

    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir
  7. Boa noite :)
    Tenho uma amiga que queria muito ler este livro...mas vou falar da sua resenha e dos pontos negativos da obra haha

    Ficou legal a resenha,meus parabéns :)

    Desejo a ti um excelente final de semana
    Cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  8. Eu já sabia que esse livro tinha te decepcionado, mas cara, eu ainda quero ler, não com aquela vontade de antes, mas ainda assim eu quero, porque quero ter a minha opinião sabe?
    Muito boa a resenha.

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu!
    Desde que li a resenha da Juh Sutti, dos Livros e blablablá, que estou querendo esse livro lindo para ler!!
    Pelo visto ele é um charme por dentro, né? Rsrs...
    Tenho post novo também! Comenta?
    http://www.livroserabiscos.com/2012/07/stacey-jay-julieta-imortal.html

    ResponderExcluir
  10. Não sei o que pensar sobre o livro. Ao mesmo tempo que ma parece entediante, me parece interessante. Acho que só lendo para saber não?

    Gostei bastante da sua resenha, está ótima. Você foi sincera com o que achou do livro, e isso é bom.

    Um beijo flor, obrigada pela visitinha lá no blog.

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  11. Jesus D: Primeira resenha negativa que leio sobre esse livro, depois de ler umas três super elogiando ele e com uma das blogueiras dizendo que se tornou um dos livros favoritos dela, etc. Nossa, não sei o que comentar, o fato da Min guardar tudo do Ed pra mim ficaria meio estranho, acho que até irritante. Mas ainda quero sim ler esse livro, já tinha ideia de que a parte gráfica dele é o que chama mais atenção ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Parece ser meio meloso!!
    Mas acho que encararia a leitura.

    http://4demarco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. A maioria das resenhas que eu leio sobre esse livro são positivas, acho que além da sua eu só li mais uma resenha negativa dele, mas devo dizer que até agora as resenhas negativas me convenceram mais.
    Eu já tive a oportunidade de folhear o livro na livraria e percebi como a diagramação dele é bonita, mas parece que esse é o único atrativo do livro, quero dizer, parece que tudo o que o autor fez foi encher linguiça por quase 400 páginas só com a protagonista falando sobre o termino do namoro.
    Não estou anioso para lê-lo.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Aiaiai... entendo como você se sentiu ao ler então. Eu também tenho um pouco e aflição de personagens lerdos e monótonos, uma pena.
    Quando leio preciso me sentir enlevada, cativada ao menos . Ás vezes fico até querendo pegar um livro que me decepcione, pois assim sei lá... mas ando lendo somente livros ótimos, ou no mínimo bons, então nem vou arriscar com esse. A não ser que o ganhe de presente, pois assim leio mesmo, caiu na minha estante é peixinho de Vivi ...rs

    Beijão querida, resenha perfeita .

    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  15. Sério que não te agradou?
    Li uma resenha super positiva dele, esses dias..
    Tinha me animado até..

    Odeio personagem sem sal rs.. irrita demais!

    Mas espero ler, e ter uma opinião =D

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo falando do livro = eu quero também uahsu.
    Não gostasse do livro? agora fiquei na dúvida de vou querer lê-lo.
    Realmente, personagem sem sal irrita muuito -como disse a NANA acima- usha
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu comecei a ler ele por curiosidade na livraria, justamente por tanta gente estar esperando ele e comentarem sobre. Achei legal... só não comprei ainda por causa do preço.
    Agora, se você diz que é apenas uma história de como tudo acabou... vou preferir pegar emprestado. ;|

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. ok, ainda não li esse livro e o meu comentário será apenas baseado no que acabei de ver na sua resenha:
    o Daniel (nossa,como eu preferia o pseudônimo que ele usava - muito mais legal) parece ter preferência por personagens estranhos [vide Desventuras em Série].O que parece que não ter caído no seu gosto XD. O mais curioso é que tudo que foge do habitual eu acabo gostando (então,imagine a minha curiosidade em saber mais sobre esse livro...se estiver com um preço bacana,até compro...).
    Sobre essa personagem, a menina em especial...você já assistiu "Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual"? No filme, os personagens adquirem "certas paranoias" depois do término de um relacionamento. pode não ter nada a ver, pode ser que essa personagem seja só estranha e ponto. Mas, eu lembrei. E vale a pena assistir ao filme,tá?
    Emilie Escreve || Fanpage || @blogabs

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma certa curiosidade por esse livro... até tolero personagens chatos se a narrativa for boa. Mas pelo jeito tem mais pontos contra do que a favor, né? Não vou colocar como prioridade na leitura por enquanto!

    ResponderExcluir
  20. Olá! :)

    Olha eu já tinha visto o livro, mas nunca tinha senti vontade de ler. Sempre achei que seria meio bobinho e chato. hehe
    Agora, depois de ler o que vc escreveu, ai mesmo que não leio!

    Beijão, até mais!

    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  21. Esse livro não me chamou muito a atenção, não. Mas quem sabe não dê para se surpreender, né? Quem sabe um dia eu o leia.

    ResponderExcluir
  22. Eu estava super ansiosa para ler este livro, mas agora fiquei um pouco desanimada... Ainda pretendo lê-lo, mas vou deixar mais para frente...

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  23. Essa é a primeira resenha negativa que leio e agora fiquei com medo de não gostar dos personagens. Porque, parece mesmo um casal improvável, apesar de lembrar muito aqueles clichês em que o jogador de futebol e bad boy se apaixona pela garota inteligente.
    Mas mesmo assim vou ler :)
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Todos estão adorando esse livro, mas fico feliz por vc sempre nos apresentar todos os lados da moeda. Isso é bom pq gera polêmica e todos ficam querendo ler, mas dever ser chato mesmo essa garota se lamentando etc.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  25. Sinceramente não quero me arriscar. Assim que anunciaram o lançamento desse livro, me empolguei. Nossa, pensei até em comprar na pré-venda mas acabei desistindo por causa do preço.
    Agora nem pensar que eu vou comprar. Essa não é a primeira resenha negativa que eu leio sobre ele e apesar de existirem mais resenhas positivas, as negativas estão bem mais convincentes.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  26. aaaaaaaah não fala isso!
    eu estava tão louca pra ler o livro =// vi tanta gente falando bem dele, chorando por causa dele, ai deus...

    ResponderExcluir
  27. Confesso que a sua resenha me desanimou bastante para ler este livro porque eu odeio personagens chatos haha, só quero ler este livro ainda por causa da parte gráfica que sempre me deixou bastante curiosa.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Ahhhhhhhh puxa, eu achava que esse livro era totalmente diferente, do que tu falou nessa resenha! Confesso que eu estava morrendo de vontade de ler. Mas a sua resenha me desanimou bastante, o que foi bom, pois eu prefiro me desapontar antes de ler do que depois. Acho que o autor poderia ter explorado essa história de outra maneira!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Sério? Tanta gente já postou que esse era um livro muito esperado... Mas pela sua resenha ele parece chato... Decepção. Nem vou comprar...

    Beijos!
    http://meumundoecolorido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Estou com esse livro na minha lista de desejados, mesmo com os pontos negativos ainda acho que posso gostar.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. esse livro é engraçado, uns falam bem outros falam mal, outros falam as duas coisas... então não sei bem o que esperar dele, mas realmente quero ler LOGO!! Principalmente pelo autor, li as desventuras em serie (os 13 volumes) em uma semana praticamente e amo amo amo o jeito que ele escreve!

    ResponderExcluir
  32. Cara, que estranho! Minha irmã o comprou hoje, e será uma das minhas próximas leituras. Não espero nada parecido com Desventuras, já que Desventuras é "infantil" - e ele não escreveria com pseudônimo se não fossem duas faces diferentes dele. Mas enfim, que péssimo que vc não gostou :/

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Muita gente se decepcionou com esse livro! Vi algumas resenhas positivas, mas a maioria esmagadora foi negativa. Eu troquei o livro com uma amiga, e paguei pra ver (ou quase) e vamos ver no que dá. Mas as ilustrações são mesmo um show ;)

    Beijitos

    ResponderExcluir
  35. Pra ser bem sincera pela capa não dava nada por esse livro, mas a sinopse a resenha do blog me deixaram bastante interessada e curiosa pra ler.
    Adorei!
    Postada nova Caixinha de Correios lá no Blog.
    Passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  36. Aleluia alguém que não está rasgando seda pra esse livro.
    Mas não vou negar, ainda tenho vontade de ler.

    Parabéns por ter sido sincera e por ter escrito uma resenha bem argumentada.

    Beijos :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  37. O livro não me decepcionou tanto assim não, mas confesso que foi menos do que eu esperava, ainda sim é um queridinho meu. A narrativa ganha tudo, já o enredo, os personagens, o desfecho, tenho que concordar com você , são entediantes. Ainda assim, o livro é um queridinho meu. Também amei a parte gráfica, realmente melhorou o livro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Olá,deixei um meme pra você lá no meu blog! :)
    depois olha lá

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Minha primeira impressão antes de ler sua resenha foi boa. O nome me chamou a atenção, a capa e depois a sinopse. Mas agora depois de ter lido sua resenha, me deu medo de um dia ir lê-lo, já que eu sou uma pessoa que se estressa facilmente com personagens, principalmente protagonistas enjoadas e chatas. Eu parei de ler Para Sempre da série Os Imortais, porque aquela protagonista é o fim do mundo. Então já viu né. Sei lá, pode ser que eu goste né? Vai saber.

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  40. nossa tinha expectativas tao altas qnto a esse livro ;s é uma pena q o enredo nao tenha te agradado taaanto ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Acho que é a primeira que eu vi rasgar o verbo contra o livro. Não havia me interessado em ler, agora com o que você disse, perdi ainda mais o interesse, que coisa.

    Estou seguindo o blog, nem sei pq nao tava. é muito bom

    tematoa.blogspot.com.br

    aguardo sua visita :D

    ResponderExcluir
  42. Adorei a sua resenha, achei muito sincera! Confesso que foi a primeira resenha negativa que li sobre esse livro, mas me fez perder a vontade de ler. Não gosto de livros com descrições e divagações exageradas!

    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Ahh, estou chateada agora, comecei a ler essa postagem pensando: "putz gostei desse livro, gostei da ideia, não é suuuper inovador, mas é diferente". Aí você disse que foi uma decepção *-* me desiludiu totalmente, rsrs, mas eu agradeço por isso, resenhas sinceras são que nem bons conselhos: difíceis de se encontrar, mas valem muito. Talvez se a Min não fosse tão er... maníaca e obcecada a coisa ficasse melhor de ser lida não é mesmo? Ou se o livro não tivesse 300 e lá vai cacetada de páginas a leitura seria mais gostosa né? Porque convenhamos, nenhuma pessoa normal escreveria uma carta tão grande. Voltando: eu gostei da ideia, mas acho que o autor pecou em algumas coisas (essa opinião com base na sua resenha ok? Não li o livro).
    Enfim, ótima resenha, livro mais ou menos.
    Tem post novo lá no blog dá uma passadinha?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Oii, tudo bem? adorei seu blog e ahh, tem meme pra você lá no meu cantinho. Venha conferir: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2012/07/meme-02.html
    Bjs *-*

    ResponderExcluir
  45. Eu já li Desventuras em Série e achei uma pena eles não terem continuado contando a estória no cinema. Apesar do final não ter sido lá muito explicativo, gostei de viver as aventuras com os irmãos Baudelaire.
    Esse livro eu não conhecia, mas não faz muito meu gênero. Vou lembrar da sua opinião se um dia for lê-lo, mas não acredito que isso aconteça!!

    Gosta muito do Lupin? Então somos duas!!!!!
    Meu padrinho de coração que eu amo demais!!!!!
    Amanha tem mais um post do desafio!
    Espero que goste!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Poxa, uma pena que esse livro é tão chato assim! ;s eu ainda não li, mas pela sua resenha ele parece ser bem paradão... uma pena, porque a sinopse tinha me deixado interessada. Quem sabe eu não leio para dar a minha opinião também??

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  47. eu tinha esse livro lá no blog clube da meia noite, e só pela sinopse gostei do livro. o ruim mesmo é essas frescuras dos personagens né rsrsss . mais pra mim isso é o de menos eu gosto de um pouco de comédia no livro sabe rs

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. Vi algumas divulgações em blogs e fiquei com vontade de ler
    este livro.

    Essa Min é meio tragicamente exagerada, não? hahaha

    Mesmo autor de Desventuras Em Série? Sou doida para
    ler essa coleção *_*

    Hahahaha uma lesma morta.

    Quando a história não é lá grandes coisas, o pessoal
    capricha na diagramação, é que nem algumas obras da NC.

    Hahaha perdi a vontade de ler o livro, odeio personagens
    chatos.

    Adorei a resenha.

    Beijos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Lu, vi diversos comentários positivos sobre esse livro e acredito que a sua seja a primeira negativa. Ainda assim, vejo a premissa bem interessante e pode ser uma ótima leitura para quem gosta - apesar desses parágrafos, que acho bem desnecessários :x
    Beijos!
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Esse é um dos livros que está na minha wish, Luara. Talvez acabe não me agradando também mas é como você disse, é uma nova faceta do autor. Só por isso já vale a pena *-*

    ;*
    Gabi - www.livrosecitacoes.com

    ResponderExcluir
  51. Ei Lu!

    Realmente, minha expectativa é/era grande quanto ao livro. A capa é tão linda e parece ser tão legal...
    Mas eu já vi outras resenhas negativas e infelizmente (ou felizmente) minha expectativa abaixou bastaaante. Se eu ler um dia, lerei sem maiores expectativas, rs.
    Muito boa a resenha!

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  52. Ah não sei se eu leria, primeiro pq a sinopse não me conquistou e depois lendo sua resenha me interessei menos ainda. Mas quem sabe um dia eu leia...
    Gostei da sua resenha sincera.

    Beijinhos

    Artesanatos, Livros e Outras Coisas

    ResponderExcluir
  53. Não sei em que mundo estava mas não sabia que este livro havia sido escrito pelo Snicket! Mas talvez isso tenha acontecido por eu ter sido um dos poucos por aqui que leu Desventuras em Séries e não gostou... E sabe que a sinopse é até interessante! Quem sabe me encontre com ele algum dia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  54. Oi Laura,
    Então, eu gostei do livro. A forma como o autor resolveu contar o relacionamento - obejto por objeto - achei muito interessante. Claro, que eu queria muito o saber o motivo do que tinha acontecido e até chegar a parte em questão, ele enrolou demais.
    Min é um porre de menina. Chata com divagações que só com muita paciência para aguentar. Não gostei do livro por causa dele e nem do Ed #fato.
    Gostei mesmo, como disse, da estrutura da história.

    Bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  55. Pelo jeito, a história deste livro não é tão boa assim afinal... mas pelo menos aparentemente, a narrativa divertida do Daniel se mantém, né? Porque era isso que mais me agradava na série Desventuras em Série, o jeito como a trama era narrada...
    Ainda não sei se leria este livro, mas quem sbe um dia... ;o)
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  56. Ixi... Nem vou ler então =/
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  57. Oi flor,
    Sabe que esse e um livro que não me chama atenção porque não sou la muito fã de fantasia e tendo em vista o tal desventuras em série já vi que não vai me agradar muito não.
    Bjkss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  58. Oii
    Eu ainda não tinha visto esse livro, nem lido nada a respeito. A capa me chamou a atenção, e pensei que seria um bom livro. Li a resenha e percebi que é totalmente ao contrário. Uma pena...

    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  59. Ai, que tenso! Enredo é tudo num livro! Vou passar então... Quem sabe, um dia, se eu ganhar eu leio! :P Não dá pra perder tempo comprando livros fracos. ._.

    Bjs Luara! :*

    ResponderExcluir