10/08/2012

Resenha: Cosmópolis

Título: Cosmópolis
Autor: Don DeLillo
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 200
Encontre: SkoobSubmarino - Saraiva - Cultura
Aos 28 anos, o empresário Eric Michael Packer fez fortuna com a especulação nas bolsas de valores de todo o mundo. Num certo dia do ano 2000, ele acorda e contempla a cidade de seu triplex no prédio residencial mais alto do mundo, em Nova York. Decide cortar o cabelo. O presidente da República está na cidade, os mercados estão nervosos, um protesto antiglobalização toma conta de Times Square e o trânsito está abarrotado. Acompanhado do motorista e de seguranças, Eric demora o dia inteiro para percorrer dez quarteirões de Manhattan em sua limusine equipada com bar, banheiro, monitores conectados à internet e câmaras de vídeo. Eric especula contra o iene, cuja cotação, segundo seus cálculos, deve começar a cair a qualquer momento. A moeda japonesa, porém, sobe sem parar. Durante a viagem, Eric encontra várias vezes por acaso a mulher com quem se casara poucos dias antes, a também milionária Elise. A relação deteriora a cada encontro, pois ela percebe que ele a trai sucessivas vezes ao longo do caminho. No decorrer do dia, as certezas e os valores de Eric se mostram vazios e sua vida entra em colapso. O empresário perde mais e mais dinheiro - e também toda a fortuna de Elise -, até que o sistema financeiro global é arrastado para uma grave crise. A história revela mais do que a falta de sentido de uma existência individual: ela aponta para o caráter perigosamente ilusório das bases que sustentam o mundo contemporâneo.

Na época em que li esse livro, eu estava querendo algo diferente. Minhas leituras estavam seguindo só aquele padrão young adult e sobrenatural. Então assim que a oportunidade de ler Cosmópolis, eu sabia que era esse livro que eu estava precisando no momento.

O enredo se passa em um dia na vida de Eric no ano 2000. Eric é um prodígio no setor financeiro, conseguindo prever o comportamento das moedas ao redor do mundo com maior antecedência que qualquer um. Por causa disso, Eric ficou multimilionário e agora vive uma relação de amor e ódio com todos e também consigo.
No dia em que o presidente da república está na cidade – um dia particularmente confuso – ele resolve sair com a sua limusine e atravessar a cidade, tudo para conseguir um corte de cabelo. Ao mesmo tempo, sua última previsão parece estar totalmente errada e ele já perdeu milhões, mesmo antes de chegar à próxima avenida.
Ao decorrer do dia, Eric passa por diversos acontecimentos, alguns mudando completamente o rumo de sua vida.

O conceito de propriedade está mudando a cada dia, a cada hora. As fortunas que as pessoas gastam em terras, casas, iates, aviões. Isso não tem nada a ver com as tradicionais formas de auto-afirmação, pois é. Propriedade não tem mais nenhuma ligação com poder, personalidade e autoridade. Nem exibicionismo, vulgar ou de bom gosto. Porque não tem mais peso nem forma. A única coisa que importa é o preço que se paga. p. 79
Eric é um dos personagens mais complexos que eu já tive que lidar. É claro que, com um enredo complexo, o protagonista também seria, mas o Eric é diferente. Tive uma relação de amor e ódio com ele por todo o livro. O odiei na maior parte, porque ele tem algumas manias chatas de divagar sobre tudo, de estar sempre questionando todas as coisas que acontecem, ele é obcecado por sua saúde e por vezes vemos que ele já perdeu o prazer no que faz. Mas, ao mesmo tempo em que via todas essas atitudes nele, eu via aquele humor irônico que eu tanto gosto em personagens.

A narrativa tem um ritmo estranho. Com poucos diálogos e falta de pontuação, vemos que esta segue o próprio ritmo do capitalismo, porque, querendo ou não, temos um estudo aprofundado desse sistema econômico no livro. E além do ritmo, a própria narrativa é estranha. Muitos detalhes e muitas divagações filosóficas não fazem sentido e nem constroem o enredo, fazendo o livro só ter seu ápice mesmo no final, onde vários eventos acontecem para que tal coisa acontecesse.

Se formos fazer uma análise mais profunda, o que me encantou mesmo foi como o autor se mostrou visionário na obra. Don DeLillo, em 2003, previu coisas que estão acontecendo hoje! O ritmo que a economia impôs na nossa sociedade é aterrorizante. E, na época, o autor foi muito criticado por ter visto coisas que nunca iriam acontecer. E lendo o livro, percebemos que tudo que está ali é real.

As pessoas não vão morrer. Não é esse o credo da nova cultura? As pessoas vão ser absorvidas em fluxos de informações. Não entendo nada disso. Os computadores vão morrer. Já estão morrendo na sua forma atual. Estão praticamente mortos como unidades distintas. Uma caixa, uma tela, um teclado. Eles estão se dissolvendo na textura da vida cotidiana. É ou não é? p. 103
Mas tenho que dar um aviso: é uma leitura muito complicada. Muitas vezes eu tive que parar e ler o capítulo em que eu estava de novo – capítulo esses que são divididos apenas por um espaço e em quatro partes durante o livro – já que uma pequena distração põe tudo a perder.
É por essa razão que eu não indicaria esse livro para qualquer pessoa, já que é uma leitura mais pesada e nem todo mundo está preparado para um livro como esse.

Para aqueles que não têm medo de encarar uma leitura diferente, preparem-se: vocês vão encontrar um livro mais do que brilhante: é uma obra genial. 

Obs.: Em setembro será lançado nos cinemas a adaptação do livro. O filme contará com Robert Pattinson no elenco. Fica o trailer para quem ainda não viu:

70 comentários:

  1. Tenho vontade de ler esse livro mesmo com as ressalvas... sei lá, gostei da ideia dele.

    ResponderExcluir
  2. Como você disse,é uma leitura diferente,já ouvi falar dele,me parece ser bom.
    wolftheideia.blogspot.com.br

    Está rolando o primeiro sorteio do meu blog,não deixe de participar!
    http://wolftheideia.blogspot.com.br/2012/07/1-sorteio-do-mippc.html

    ResponderExcluir
  3. Eu vi uma resenha desse livro há muito tempo atrás, mas a história não me chamou muito atenção, eu achei interessante, mas nada que me fizesse arrancar os cabelos.
    Eu vi o trailer do filme e achei bem legal, eu adoro personagens sarcásticos, e fiquei bem interessada no livro a partir de então.
    Gosto de livros com ritmo frenético, e fiquei interessada para saber qual as colocações do autor acerca do capitalismo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu só tenho que tirar o chapéu para essa resenha!
    Ficou ótima!
    Gostaria de ler esse livro algum dia. É bem interessante ;)

    ResponderExcluir
  5. Apesar de complexo parece interessante. Vou colocar na minha lista.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu gosto desse tipo de livro, só não dou uma chance à ele porque tenho muitas leituras me esperando.. Mas não vou esquecer o nome, até porque não tem como.
    Parabéns pela resenha, imagino que tenha sido difícil de escrever.
    Estou seguindo o blog em todas as redes sociais!
    beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Vi algumas resenhas desse livro e não me chamou tanta atenção, acho que principalmente devida a longa lista de leitura mais quem sabe depois e não ganha uma chance! Parabens pela resenha.
    Beijos

    Xintia
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esses teus "avisos" só me animaram, porque eu considero a literatura atual muito água com açúcar em termos de temática, enredo e texto. Bom saber que temos livros complexos a disposição... rs

    P.S.: Metade do que eu escrevo não precisa ter compreendido... Precisamos perder a mania de querer compreender tudo, tem coisas que são ditas para serem sentidas e não entendidas ao pé da letra... rs

    ResponderExcluir
  9. Gostei e não gostei do enredo. Parece empolgante e ao mesmo tempo desestimulador sobre o futuro. Mas no mínimo desperta a curiosidade, pelo tom enigmático que tem.

    Beijos, Izabela :)

    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir
  10. Oi Luara!
    Mesmo com um filme saindo sobre o livro com o Robert Pattinson, não me interessei pela história!
    Não gosto dessas coisas muito filosóficas... Mas você fez uma ótima resenha!
    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha me fez pensar no livro 'A Janela de Overton', não sei se faz sentido essa relação, mas foi o que me veio a cabeça. Quando eu fiquei sabendo do filme com Pattinson, logo me interessei em ler o livro, mas nada desesperador. Agora com sua resenha fiquei meio desencorajada, mas quem sabe um dia, não é mesmo?! Parabéns pela resenha Lu!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Pela sua resenha e pela sinopse, deu pra perceber que não é um livro pra qualquer um mesmo.. assisti ao trailer e já achei um pouco confuso mesmo.. Deve ser um livro um tanto desesperador! Parabéns pela resenha ;)

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! Apesar do livro ter uma pegada diferente, ele parece muito bom!
    Vamos esperar que o filme seja fiel ao livro né!? :)

    Beijão
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Eu quero muito ler esse livro, ou ver o filme né! Adorei sua resenha.
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Achei bem legal a sinopse e a resenha, não é um gênero que estou acostumada a ler, mas se achá-lo por aí vou dar uma chance ao livro.

    Beijos
    garotasemasas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu não sabia que tinha livro de Cosmópolis! Só fiquei sabendo do filme do Rob... hehe Amei! Quero ler :)
    Beijos! Raquel
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. será que o filme vai ser bom? :P
    vamos esperar para ver..
    a história parece até interessante..

    ResponderExcluir
  18. Não é o genêro que eu costumo ler, mas achei bem interessante o tema, e sua resenha ta muito boa como todos que leio quando passo por aqui, rsrsrs.

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não costumo ler livros assim... Acho que seria uma leitura bem diferente. O livro parece ser muito bom!

    Beijos,
    http://meumundoecolorido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Luara, minha última leitura também foi uma fuga dos gêneros que vinha lendo até então. Às vezes temos que respirar um pouco ares diferentes, e arejar as ideias.

    Me interessei pelo livro, economia e mercado tem a ver com minha área de formação e sempre foram assuntos que me atraíram. Gostei muito da resenha, de novo, rs. Admiro a forma como você consegue expressar o que achou do livro de forma clara, para o bem ou para o mal, sempre com muito bom gosto. Gosto de quem resenha assim ;)

    Grande beijo ;)

    ResponderExcluir
  21. Pela sua resenha tão bem feita parece ser um livro para poucos gostos. Eu leria se caísse em minhas mão, vamos ver...
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  22. Gente, se nem o Rob que ta fzendo o papel do Eric entendeu o livro quemdirá a gente kkkkkkkkkkk Ainda ñ li, mas juntando a sua resenha mais o que saiu sobre o filme, vou ter que ler varias vezes para entender. Vou ler sim, só esperando o preço baixar um pouco.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Luara!
    Já ouvi falar deste livro, mas confesso que foi no meu círculo de amizades por causa do Rob. hahahah Quero muito lê-lo antes de assistir o filme, mas principalmente por essa visão do que está ocorrendo com a nossa sociedade.
    É realmente intrigante essa obra e mesmo que não seja para todos, em algum momento da vida será. Acho que mesmo que haja dificuldades agora, em outro momento será exatamente disto que se precise. Se é que me entendes!
    Resenha maravilhosamente adorável! Consegue nos deixar extremamente empolgados com o livro. ;)

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá! Parece ser muito interessante... Não era o que eu tinha em mente quando li o título, mas fiquei com uma enorme vontade de lê-lo! Apesar de ser complicado de ler e complexo, como você disse, vou tentar comprar (: Parece ser realmente muito bom! ótima resenha, como sempre. Beijos http://doceescrita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Luara,

    Não conhecia este livro e confesso que fiquei um tanto curioso....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Que vontade de ler este livro .

    meus-pensamentos.com

    ResponderExcluir
  27. Ei Lu!

    Nunca tinha ouvido falar no livro, mas achei muito bacana!
    Estou estudando Capitalismo em geografia, e embora minhas aulas sempre me deem sono, é um assunto muitíssimo interessante e essencial hoje em dia - afinal, TUDO é capitalismo hoje em dia, (infelizmente, ou felizmente, quem sabe).
    Vou ler o livro sim, mesmo sendo uma leitura complicada e eu não sendo lá a pessoa mais concentrada do mundo, HUSUHAHUS Acho que vale a pena um esforcinho ;)

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  28. Hmm apesar do livro ser diferente me pareeceu interessante segundo a sua resenha, moça *-* Vou marcar no skoob, mas.. .Se eu ler nao vou querer ver o filme KKK isso sempre acontece comigo, fazer o que? :T
    AAH vai na bienal? *o*
    Um beeeijo pra você :D

    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. amei a resenha, nossa que livro legal, não conhecia ele agora já vai é lançar o filme rs
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Amei a sua resenha, ficou ótima. Apesar do livro ser mais pesado, eu fiquei com muita vontade de lê-lo, o livro parece ser muito bom.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Ainda não tinha ouvido falar desse livro e não sei se seria uma boa opção para mim. Não tenho problemas com leituras pesadas, mas o tema "capitalismo" não me atrai muito em livros. Mas, ainda assim, o livro parece ter seu lado interessante.
    Ótima resenha. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  32. Gostei do fato do autor ter previstos coisas, sempre gosto de livro asssim!
    Confesso q nunca tinha ouvido falar deste livro antes :s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Sem dúvida tbm é diferente do que estou acostumada a ler, obrigada pela dica.
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Quando eu soube que o Rob ia fazer esse filme, eu fiquei com muita vontade de ler esse livro. Eu amei a sua resenha, sempre soube que é uma leitura mais complicada e ao mesmo tempo, é uma história brilhante. Fiquei ainda com mais vontade de ler esse livro depois do seu post, parabéns!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Logo que vi o titulo pensei "já vi esse titulo em algum lugar". No final da postagem tive a certeza (o filme).

    Como você citou, a linguagem e falta de diálogos podem atrapalhar a leitura, mas acho que vale a pena (pelo enredo).

    Beijos,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Eu estou em busca de novos gêneros agora, eu sou como você lendo young adult e sobrenatural. A história parece ser muito boa, acho que eu ia gostar do livro, apesar de não gostar muito de livros "complicados" e preferir quando a história é mais leve, vou ver se consigo ler depois. Ou pelo menos ver o filme... Não tinha visto o trailer ainda, nem sabia que tinha saido, na verdade. Enfim, gostei muito *-* Obrigada pela indicação.

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  37. Oi Lu, tudo bem? Eu não sabia que esse filme do Robert Pattinson tinha livro, mas não sei se é algo que eu leria. Não é bem o meu tipo de leitura, mesmo que algumas vezes eu goste de livros assim mais complexos envolvendo política e economia.
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Não conhecia o livro.. Esse negócio de ele ter a narrativa diferente me chamou atenção

    Fiquei curiosa pra ler!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  39. Eu sabia que o filme era baseado em livro, mas nunca procurei saber nada dele, até dar de cara com ele aqui no seu blog, parece que vou gostar dessa narrativa, vou tentar ler antes da estreia do filme rsrs

    Bjs
    Idelmária - Nunca desista de seus sonhos

    ResponderExcluir
  40. Opa! Robert lindo xDDD

    Já gostei vamos esperar agora.

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  41. Luara adorei sua resenha, acho que me enrolaria nessa leitura, pelo que vc falou parece complicada :* beijinhoos :)

    http://deborah-alana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Adorei a resenha! Acho que esse é um livro que temos que começar a ler consciente de que se trata de uma leitura mais complicada, mas me interessei por ele, acho que posso gostar.

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  43. Eu sinceramente não gosto desse tipo de livro, é um pouco complicado e como a Naty disse: quando a gente pegar para ler tem que ter a consciência do que estará lendo é mais complicado.

    Beijos, Juliana.
    http://bloggirlpop.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oii Luara!
    Eu sou dessas que leem mais pra relaxar, então, provavelmente não leria esse livro, apesar de ter ficado bastante curiosa com a história. Essa coisa do autor usar a forma da narrativa meio que misturando com a história (ele escrever sem pontuação, sendo tudo rápido e tal como o ritmo do capitalismo que você disse) me fascina, acho mesmo genial! E poucas pessoas percebem :D
    Não sei se leria mesmo, mas talvez veja o filme pra ver se aumenta minha curiosidade, haha;

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  45. Oi Lu!

    Sua resenha está ótima, mas não estou buscando esta leitura diferente no momento, anotei a dica, pois confio na sua opinião.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  46. Eu não sei se gostaria de ler esse livro. Eu gosto de ler para me divertir ou relaxar. Não me agrada muito esses livros que você tem que prestar muita atenção ou que é bem sério.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. O livro é bem fino e parece diferente mesmo do que está rolando no mercado literário ultimamente. Me interessei e também não é de série. Se virou filme é porque fez sucesso. Se tiver oportunidade lerei.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  48. O enredo até parece interessante, mas não tenho muita curiosidade de ler esse livro no momento.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  49. Agora sei mais um pouco sobre esse livro, não tinha lido uma resenha ainda dele, achei interessante o enredo diferente, o personagem tendo uma relação de amor e ódio com o leitor, no caso, você. Acho que me arriscaria sim a ler esse livro, ainda mais que quero ver o filme e seria bem melhor ler o livro antes ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  50. Acredita que eu ainda não tinha ouvido falar neste livro? E já vai ter filme, to bem por fora mesmo, rsrs.

    Vanessa - Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Eu amo romance e livros sobrenaturais e ainda não me cansei deles, mas sinto uma vontade de ler algo diferente sabe, tipo esse livro, é sempre bom saber sobre todos os assuntos e ler coisas diferentes, esse é minha meta pra esse ano , tentar varia e sair só dos romances.

    Beijos Bruna.
    Sweet Shyness

    ResponderExcluir
  52. Não conhecia esse livro, me chamou muita atenção a história parece ser muito bom, o estilo de narração diferente que você citou parece interessante,mas em alguns livros essas narrativas acabam me confundindo e me fazendo reler tudo de novo kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  53. Parece um livro muito bom, com uma história bem complexa... apesar de não ser do estilo literário que costumo ler, às vezes é bom dar uma variada! ^^
    Ótima resenha! Bjus,
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  54. oi querida,
    não conhecia o livro, mas fiquei curiosa. Confesso que fiquei com um pé atras em relação aos poucos diálogos. As vezes acabo cansando com livros assim :S
    ótima resenha.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  55. Não sabia que esse filme era sobre capitalismo. Achei que era alguma coisa histórica! E também não sabia que era adaptação de um romance. Quero te pedir um favor: quando estrear, você pode fazer uma resenha dele? Atualmente, algumas adaptações estão tão boas quanto as obras nas quais foram inspiradas, mas sabemos que na maioria das vezes não é assim.

    Um beijo!
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  56. Sério na boa!?
    Nem quero ler esse livro. hahahhaa
    Tipo não faz muito meu estilo e não leria nem se me desse de presente.
    Lu, sua resenha esta de parabéns como sempre ^^
    Beijos
    Bruna

    ResponderExcluir
  57. Nossa, pensei na história diferente, mas gostei mesmo assim.
    Estou bem curiosa para ler esse livro, hehe.

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  58. Oiii passando para agradecer o comentário feito lá no blog. Thaks florzinha.

    Esse tipo de livro não faz o meu estilo, mas apesar, fiquei um tanto curiosa para lê-lo, quem sabe um dia eu dê uma chance á ele...

    Beijos

    Táta
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  59. Oi Lu, eu gostei bastante do enredo e quero ler com certeza! Sobretudo por ser um livro diferente, porque há uns temas que já estão meio saturados né? Então, já tinha ouvido falar no título do filme, porém não tinha procurado algo sobre ele. Beijos, Juh - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  60. Robert Pattinson agora tá em todas né?

    Adorei o livro, já ouvi falar dele, acho que minha irmã até já leu!

    Beijos,
    http://labellejournal.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  61. Oi!
    Eu quero ler esse livro só porque terá filme e inclusive, Robert é o ator principal. *-*
    Espero gostar muito do livro.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  62. Oi Luara!!
    Já que o livro é estranho e pesado acho que vou conferir só o filme mesmo que aliás Robert está lindo!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  63. Acredita que eu nunca tinha ouvido falar
    Mas ameu ainda mais com o Robert, que descobrir ser um ótimo ator

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  64. Acho importante variar o tipo de leitura. Nem sempre gostamos do novo gênero experimentado, mas ainda assim é interessante.
    Também não gosto quando não tem divisão bem marcada entre os capítulos. É ruim para estabelecer uma pausa e também para retomar a leitura.
    No momento não coloco esse aí na minha lista de leitura.
    Acho que vou ver o filme para ter uma ideia melhor da trama.
    bjo

    ResponderExcluir
  65. Oi Lu, realmente um livro bem diferente, eu não conhecia, mas já achei o enredo fantástico. Acho que são poucos os que conseguem abordar todo o sistema em que vivemos de forma interessante e sem causar bocejos, e já que você não citou isso, acredito que não seja assim.
    Deixo essa leitura para um outro momento, pois diferente de você, vim de uma série de leituras mais sérias.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  66. Oi, Lu.

    Também tô com saudade de você - e de todos os colegas que não pude visitar por esses dias. Minha net continua estranha... Ora funciona, ora não. E não para de chover em Salvador, então, a mim, resta exercitar a paciência.

    Assim que comecei a ler a resenha, pensei "deve ser um livro bastante complexo". Não sei se eu teria muita paciência para lê-lo, mas gostei do personagem. É verdade que não aprecio divagações filosóficas, mas acho o humor irônico muito inteligente.

    Ótima resenha, querida. Amei! =D

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  67. Confesso que não sabia da existência desse livro. Já de cara a capa e a sinopse me deixou um pouco receosa, mas sua resenha despertou minha curiosidade, não é o tipo de livro que leria nesse momento, aliás, na ressaca literária que estou acho que se começar um livro desse gênero não iria terminar nunca, mas não é uma leitura que descarto, se um dia surgir a oportunidade sem dúvida irei lê-lo.

    Beijos&beijos

    Book is life

    ResponderExcluir
  68. OMG. OMG. Adivinha quem acabou de criar uma nova necessidade literária? ahah Sério, me interessei MUITO!

    ResponderExcluir
  69. Olá.
    Legal, gostei muito,parabéns.
    Divulgue seu blog grátis no Portal Teia,você é nosso convidado.
    Se interessar é só dar uma passadinha lá.
    Até mais

    ResponderExcluir
  70. Luara, os primeiros comentários e a primeira resenha do livro partiu de você, e história não me chamou a atenção em nenhum momento. Só não me pergunte o motivo rs
    Até iria gostar de conhecer uma leitura diferente, como você diz, mas acho que não seria o caso.

    Beijos!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir