21/08/2012

Resenha: Helena de Troia

Título: Helena de Troia - Memórias da mulher mais desejada no mundo
Autora: Francesca Petrizzo
Editora: Lua de Papel
Páginas: 208

Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo, a disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida à paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos. 

Eu esperava uma coisa totalmente diferente desse livro. Por se tratar de Helena, a causa de uma das guerras mais conhecidas de todo o mundo, pensei que a própria guerra em si iria ter um grande foco no livro, mas não foi isso o que aconteceu. Mas felizmente, foi uma surpresa muito boa.

Para aqueles que não sabem, vamos dar uma visão (bem) rápida do que marcou essa personagem: por ser considerada a mais bela entre muitas, Helena é obrigada a se casar com Menelau, irmão de Agamenon, o rei de Micenas. Só que Helena acaba conhecendo Páris, príncipe de Troia, e se apaixona. Por causa disso, eles acabam fugindo juntos. Isso acarreta uma guerra entre os territórios conquistados por Agamenon – o que compreendia praticamente toda a Grécia – e Troia. É claro que essa guerra também teve um aspecto político e econômico, pois Troia era um dos únicos territórios que o rei de Micenas ainda não havia conquistado.

Era uma ordem, a do grande rei. Uma ordem contra a qual não era possível rebelar-se. As saudações de minha irmã e todo o seu afeto feriam como chicotadas. Viriam a Esparta somente para o casamento, não antes. p. 48
Como eu disse, eu achei que esse aspecto mais épico da história ganharia um grande, mas é o que a gente menos encontra. Acompanhamos toda a vida de Helena – como o próprio título e subtítulo sugerem –, desde sua infância traumática, passando por sua adolescência perturbada e sua vida adulta cheia de amantes. O livro é dividido em duas partes: a primeira retratando sua vida em Esparta e a segunda em Troia.

A narrativa, com a própria Helena contando como tudo aconteceu na visão dela, não é uma das mais atrativas no começo do livro. Ela é excessivamente poética, então acaba demorando um pouco para se acostumar com isso. Mas, depois que nos acostumamos, isso acaba dando um toque bem especial na trama.

Uma coisa que eu notei – e que não sei até que ponto isso é bom – é que os personagens foram muito humanizados. Claro que é bom você ter um contato mais pessoal com uma história que é famosa no mundo todo, mas ao mesmo tempo é estranho, já que isso faz com que toda aquela magia envolvendo a história, entendem?

Começaram as manobras. Despertamos pela manhã depois dos gritos dos oficiais, enquanto no pátio a cavalaria reunia os corcéis. De pés descalços alcancei a janela. Heitor, que montava a pelo, as feições ocultadas por um elmo de bronze, gritava ordens, a espada desembainhada. O exército troiano, que ele jamais deixara no ócio, respondia a seus comandos, se perfilava em colunas para além da porta. p. 116
Senti que muitas coisas da mitologia foram alteradas ou deixadas de lado, como o fato de Helena ser filha de deuses. Isso não é nem citado no livro. Tudo bem que isso acabou não fazendo falta no enredo, já que como eu disse, a história foi humanizada, mas pra mim, o livro deixou essa brecha.

Mas não é à toa que o livro está fazendo um sucesso estrondoso na Europa e em outras partes do mundo. É uma visão diferente da história que conhecemos, o que o torna inovador.
Para os fãs dessa história, pode causar tanto amor quanto ódio, já que uns podem achar interessante essa nova visão e outros podem achar que o livro destruiu a história.
Já para aqueles que só conhecem por alto ou desconhecem a guerra entre a Grécia e Troia, é um livro super recomendando. 

64 comentários:

  1. Quero muito ler este livro, principalmente por poder saber a visão de Helena sobre a guerra, os mitos, enfim; mas pelo que tenho lido nas resenhas não é bem isso que encontramos no livro. Mas ainda assim quero ler, sua resenha é a segunda que li que aponta para o estilo poético da narrativa, e isso me deixou ainda mais curioso sobre o título. Espero conseguir ler ainda este ano.

    Grande beijo ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!
    Gosto do tema, acho bem legal a história de Helena, mas este livro não conseguiu me conquistar. Li outras resenhas que também citaram que não foi muito fiel a história original e acho que isso me desanimou mais.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Adoro essas historias sobre mitologia, grecia antiga, e etc e tal. Qdo assisti a Troia não gostei muito pq tb inventaram muita bobagem na historia que nao tinha nada a ver.
    O livro parece ser interessante e fiquei curiosa pra ler mesmo com vc tendo dito que a historia desviou um pouco do original.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  4. Lu, sempre que existe uma surpresa positiva em relação a alguma livro é bacana. Alguns detalhes, como a versão humanizada, também não era esperado por mim (mesmo não lendo) e isso chama mais do que atenção. Parece ser bacana.

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não li esse livro ainda,mais ouço bons comentários a respeito. É uma pena que humanizaram o livro/ deixaram a mitologia de lado, pois isso só enriqueceria o texto.
    Bom saber que a linguagem é rica, é sempre um desafio ler um livro com 'um que' poético, mas vale a pena!

    Eu deixei umas perguntinha pra vc responder, quando der dê uma conferida:
    http://oceano-literario.blogspot.com.br/2012/08/tag-11-perguntas-literarias.html

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro mas já fiquei super interessada. Ver essa personagem tão famoso de Homero, Helena de Troia, contar sua história me deixou bem curiosa.
    E sem falar que a capa é um encanto *.*

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia esse livro até ver ele na sua caixinha de correio, eu fiquei interessada dele, o tema me chama atenção e parece ser um bom livro.

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. Adorei!
    O livro parece realmente muito bom! Gosto de livros assim!
    Claro que, quando ja conhecemos um pouco da história e partes não são contadas, isso frustra um pouco, afinal esperamos por aquilo que conhecemos!
    Mas gostei!

    Beijão Lu,
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá :)
    Boa resenha. Esse livro parece ser interessante, mas não tenho taaanto interesse nele, sabe? Não gosto muito dela pra falar a verdade UAHSUAHSUA Enfim, esse lance de personagens humanizados é bom as vezes, mas acaba deixando algumas coisas de fora, como essa de ser filha dos deuses. Apesar dos pesares, que bom que gostou do livro. Se eu tiver uma oportunidade, talvez leia. Talvez.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser interessante, já li uma livro que fala sobre a guerra de troia propriamente dita, mas fiquei curiosa.

    http://www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Luara!
    Esse livro será uma das minhas próximas compras, fiquei muito curiosa para saber como essa história está sendo contada. Só a questão de ele ser narrado de forma poética me deixou com um pé atrás, livros assim não me agradam muito, mas mesmo assim vou dar uma chance a ele. ;)
    Beijos.

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito de história e grécia antiga sempre foi uma das minhas matérias favoritas e, justamente por isso, estou com certo receio em relação a esse livro. A proposta do livro parece ser muito interessante, mas não sei até que ponto isso pode me agradar ou desagradar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga, olha no atual momento eu não leria o livro não, e nem compraria, pq to de greve hehe eu li uma resenha super negativa do livro esses dias.. e fiquei confusa agora... mais vou deixar no ar e se tiver que comprar e ler um dia, vai ser né..

    beijoss,
    tem promoção de 20 livros lá no blog
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2012/08/promocao-engorde-sua-estante-ola-meus.html#links

    ResponderExcluir
  14. Hum, tinha visto este livro em algumas caixas de correios, mas não tinha topado com resenhas dele ainda. Gosto de livros com guerras épicas, mas também gosto de livros que retratam de uma forma menos famosa um personagem famoso. Deve ser interessante ver Helena humanizada e numa perspectiva diferente da que todos conhecemos. Com certeza leria.
    Li um assim "O filósofo e o imperador" que falava sobre Alexandre e Aristóteles, amei!

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu, fiquei curiosa pra ler o livro agora, mesmo você tendo dito que fugiu um pouco da história original... Mas enfim, eu adoro coisas sobre grécia antiga e tudo mais kk, então acho que o livro deve ser bom :)

    beijos,
    Letícia - umceudeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Linda parabéns pela ótima leitura e resenha, adorei. Acho o máximo seu jeito de expor sua visão critica dos livros. Essa é a segunda tenha que leio desse livro e achei bem curioso esse jeito de mostrar uma personagem tão famosa por um outro angulo,deve ser interessante a leitura.
    Valeu pela dica!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Luara!
    Eu li horrores sobre esse livro! Mas da sua perspectiva parece bom, eu não me interessei muito pela estória apesar de adorar mitologias. Gosto de mais adrenalina, mais paixão..rsrs

    Adorei a resenha.
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Luara,
    essa é uma das resenhas que eu mais aguardava, ficou ótima e realmente quero ler esse livro, para conhecer o outro lado da história, mesmo que ela tenha sido humanizada. Mitoligia é um gênero a parte que me chama atenção. bjs

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  19. Ótima resenha. Nunca tinha ouvido falar desse livro.

    http://naomeentendamal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Heei, adorei o post, te indiquei pra um selinho, fique a vontade para responder ou não
    Bjoos
    Misturando Palavras

    ResponderExcluir
  21. ainda não tinha ouvido falar desse livro, já amei de cara por falar da mitologia e da Helena.
    a resenha ficou incrível
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Heey,
    já tinha lido uma resenha desse livro mas não me recordo em que blog foi. Enfim, ele parece ser bacana, mas não me interessou muito. Gostei da resenha ^^

    Bye (tem resenha nova),
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Luara.
    Já tinha lido uma resenha sobre esse livro, mas foi bem diferente da sua. Não me interessei por ele de qualquer forma, pois como você disse, não aborda aquele contexto histórico que eu esperava ter. Enfim, quem sabe eu leia... Não está na minha lista. ;)

    beijos!
    http://www.etecetera-e-tals.com/

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda nao tinha visto e lido ; ( mais agora vou procurar aq na minha cidad ; D a historia tm um bom enredo!
    gosta de rock? Entao acessa rockdeverdadeeatitude.blogspot.com/ comenta e se gostar siga!bj

    ResponderExcluir
  25. Apesar de gostar da história de Tróia, não tenho muito interesse em ler esse livro.
    Um enredo contado pela visão de Helena não me despertou nenhuma curiosidade.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Luara,

    Fiquei super interessado no livro...achei bem interessante e a sua resenha esta bem esclarecedora...parabéns...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Lu, adorei a resenha. Principalmente em saber que o livro te causou uma surpresa muito boa. Infelizmente este é o tipo de livro que não me desperta um extremo interesse, mas me senti instigada, sim. Vou buscar saber mais... quem sabe um dia eu não encare a leitura?

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá boa resenha, o livro parece interessante mesmo que humanize muito os personagens, ultimamente eles estão fazendo isso com todos os contos

    bjos

    http://oincrivelmundodapotinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Já visto esse livro por aí, mas sua resenha me animou. Vou ver mais algumas opiniões, já que não é meu tipo preferido de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Sei lá, eu tinha umas suspeitas estranhas sobre este livro. Agora eu não sei mesmo se quero ler.
    Adho que este livro tem muita página pra pouca história.
    Adorei a sinceridade da resenha. Se eu tivesse lido o livro tbm não ia gostar de nem tocarem no assunto mitologia.
    Mas enfim, um dia eu leio, quem sabe...
    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi, Lu!
    Confesso que fiquei com medo de ler o livro, por causa do que você falou sobre humanizar os personagens. Acho que as lendas da mitologia grega não podem simplesmente desaparecem, principalmente se tratando de uma história épica =/

    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com
    {ah, segui aqui, pode retribuir? ;D}

    ResponderExcluir
  32. Aff, eu sou fã da mitologia, então quando subtraem os detalhes mitológicos assim, fico chateado. ://
    Adorei a resenha, parabéns!
    Post novo lá!
    Beijos! :**

    ResponderExcluir
  33. Nossa Lu esse livro deve ser sensacional, eu gosto muito de livros épicos.
    Mesmo que os personagem tenham sido humanizados eu quero ler esse livro.
    Obs. A capa é maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Como a Juliana disse acima, também gosto de livros épicos. "Os Gladiadores" de Arthur Koestler é um daqueles que eu não dava nada pra ele quando o comprei, e depois de ler se tornou um dos meus preferidos sobre o assunto.
    Sem contar os filmes baseados nessas histórias, coisa rica aos olhos!

    Agora, eu acho interessante essas versões modificadas e humanizadas como vc disse, sobre histórias mitológicas, claro que nem todas ficam boas, existem umas completamente dispensáveis, mas o "Helena de Tróia" em especial parece ser uma dessas versões bem feitas que merecem ser lidas. Torcendo para que um dia eu o encontre naquelas promoções do submarino e possa comprar um exemplar. rsrs ^.^

    Beijão Lu! :-*

    ResponderExcluir
  35. Eu sempre vejo esse livro por ai, mas nunca tive curiosidade ao ponto de querer ler não. Esse tipo de história não faz muito meu gênero, sou chatinha com alguns assuntos. Mas, lendo sua resenha até que parece ser legal. Quem sabe um dia, né? Nunca diga nunca :P

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  36. Nossa que interessante, eu não tinha ouvido falar deste livro ainda, mas sei que vou ler assim que puder. Gostei da resenha e gosto deste tema.
    Ah, deu pra perceber mesmo que narração dela é poética pelos trechos que vc colocou rsrs.
    Bjs,
    Idelmária
    www.idelmaria.com

    ResponderExcluir
  37. Eu amo essas estórias reinventadas, por assim dizer.
    Esse livro me chamou muito a atenção qd o vi lá no facebook, numa divulgação da editora, mas ainda não o comprei, lendo sua resenha fiquei bem animada.
    Fiquei curiosa em saber como foi a vida de Helena na versão
    dessa autora.

    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  38. Oi Lu.
    Posso dizer que antes de ter lido Percy Jackson, nunca havia me interessado por mitologia grega ... mas depois de ter lido até que me simpatizei com a coisa viu ^^

    Desde aquela sua caixinha do correio somente para esse livro, eu já estava meio que curioso enquanto a história. E já a capa nao precisa dizer nada viu, achei linda mesmo ^^

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Eu tinha me interesso por esse livro desde da caixinha de correio, mais agora que eu li sua resenha só aumentou. Sei que se caso eu for ler, eu demorarei a ler o livro, mas tenho certeza que vou gosta ^^
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  40. Eu adoro mitologia e sou fã de romances em plena a uma guerra, então ter isso tudo em um livo só me parece maravilhoso! Parabéns pela resenha Lu, eu vou comprar o meu com certeza!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Eu sou uma destas que só conhece por alto então creio que vou gostar - apesar de não apreciar muito quando autores recontam histórias e tiram as partes épicas e detalhes importantes. Nunca li nenhum livro sobre Helena, acredita? Esta parte da história nunca me interessou muuito não, mas eu vou pegar para ler. Ótima resenha! Beijos,

    Chel Lima - http://corujando.org

    ResponderExcluir
  42. nunca ouvi falar, adorei a resenha

    -Participe você também do novo sorteio que está rolando lá no blog :
    http://umanoitemparis.blogspot.com.br/2012/08/mimo-e-sorteio-blog-babi-oriani.html

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  43. Queeria ler. ;s
    Sou apaixonada pro esse tipo de historia / estoria.

    Muito legal sua resenha.

    beijos
    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  44. Oi, Lu!
    Nunca ouvir falar desse livro e, ele também não me animou muito. Confesso que não curto livros com esse tipo de história. Quem sabe um dia mude de opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Adoro Helena de Tróia e, mesmo você dizendo que não é uma reescrita moderna da obra e algo totalmente diferente do esperado, sou aficionado por livros que retratam ou remetem à era Clássica grega e com certeza gostarei deste!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  46. Oi Luara!
    Já li o livro e também estava esperando algo maior, com mais ação e mais focado na guerra de Troia. Com isso acabei me decepcionando um pouco, porque achei a história mais cansativa em alguns momentos. Mas é um livro bom, nada mais nada menos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  47. Resenha - Cinquenta Tons de Cinza.
    Passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  48. Não li o livro mas pelas resenha que ando lendo, a sua é a segunda, também me surpreendi pela narrativa ser completamente diferente do que eu esperava. Também imaginava que a guerra teria um foco maior, e mesmo que em ambas as resenhas os comentários tenham sido positivos sobre o livro, isso me desanimou um pouco para comprar e ler Helena de Troia, mesmo que a história pareça ser interessante!
    Beijão, Luara!

    www.livreiromaluco.com

    ResponderExcluir

  49. Oii,
    Eu particularmente fiquei um pouco desapontada em saber
    que o livro não retrata certos assuntos que de certa forma
    seriam fundamentais.Mais em contra partida achei muito
    interessante o livro ser escrito segundo a visão dela.

    Eu gostaria de ler esse livro:)

    paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  50. Oi Luh, vi este livro num outro blog, mas não foi resenhado, apenas apresentado e adorei a capa dele. Mas confesso que fiquei mais animada para lê-lo agora, pois gostei de saber que o livro é praticamente uma releitura da história original. O que na minha visão, deixa a história mais leve.
    Eu conheço o enredo original e quero ler esta adaptação, já que vc diz que os personagens estão mais humanizados, acredito que este seja um ponto fortíssimo do livro e por conta disso, nos deixa mais interessados na leitura.
    Super anotei sua dica. Bjus querida.

    ResponderExcluir
  51. Já li algumas resenhas negativas desse livro
    E apesar de amar fatos historicos
    Me desanimei com isso

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  52. Essa resenha ficou muito boa, mas não sei mais se quero ler o livro. Queria mesmo era que focasse na guerra, uasuahsua'
    Parece ser bom, mesmo assim :*
    beijo.
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  53. Oi Luara!
    Eu estava super empolgada com esse livro no início, mas acabei lendo algumas coisas sobre ele que me desanimaram por completo. Acho que o próprio título dele em inglês já diz muito do que podemos esperar encontrar pelas páginas.
    A resenha ficou ótima, mas o livro vai ficar na lista de espera por um longo tempo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  54. Fiquei decepcionada em saber que o lado épico é pouco explorado pois é justamente o que mais me interessava para comprar este livo, mas mesmo assim me parece uma ótima obra.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  55. Oooi, adorei a resenha, mas o livro não me convenceu, tantas mudanças e essa história de humanizar tanto os personagens, é para mim como você disse, tirar um pouco da magia em torno de toda mitologia[que acho super interessante], e ainda sou louca por história [matéria], 'mudar' a história e humanizar personagens mitológicos para mim não foi um atrativo kkkk.
    Beeijo Lu!
    Adoro aqui, obg por comentar lá sempre :**

    ResponderExcluir
  56. Lu adorei a resenha, esse livro parece trazer um versão bem interessante :) gostei muito, beijinhos


    deborah-alana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  57. Olá!
    Não conhecia o livro. Mas fiquei bem curiosa. Adorei sua resenha
    Esta capa é linda.

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  58. Oii Luara! =]

    Acho que entendi o que você quis dizer sobre o livro. Pelo fato da gente já conhecer parcialmente a história de uma forma fica meio estanho ver ela sendo contada de uma outra né? Mas ao que parece, no caso de Helena d Tróia, essa surpresa foi até agradável. Vou adiciona-lo à minha lista! Deu vontade de assistir o filme Tróia de novo, mesmo que ele não foque muito em Helena.

    Adorei aqui!
    Muito obrigada pela visita! Estou te seguindo!! ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  59. Fiquei com muita vontade de ler. Gosto da história dela, então me interesso pelo livro.
    Adorei sua resenha. deu uma ideia clara de como é a leitura.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Eu sou MUITO apaixonada por tudo relacionado a Troia. Acho que vou amar o livro ;)
    Eu lembro de quanto lançou o filme em 2004, como eu fiquei louca por toda a saga, pelo romance, magia, por tudo. Agora fiquei louca pra ler!!
    Beeeeeijos.

    ResponderExcluir
  61. Sou apaixonada por História, mas não sei muita coisa, principalmente dessa guerra, mas amei a humanização no enredo, quero ler *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  62. Já vi algumas resenhas críticas positivas e negativas sobre esse livro. Parece ser interessante, mas não é o tipo de livro que eu fico ansiosa para ler, pois não é de uma temática que eu curto muito.

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  63. nossa, adorei o livro.
    antes eu pensava igual a vc, q o livro trataria sobre a guerra.
    agora fiquei ainda mais ansiosa para le-lo.
    obrigada pela dica e resenha :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  64. É comum ver livros épicos, escritos por mulheres, voltados mais para o romance. Vi isso em As Brumas de Avalon - comparando com "As Crônicas de Artur(Bernard Cornwell). Então esse livro não seria muito diferente. Mas gosto de ver guerras e tals nas narrativas hahaha

    ResponderExcluir