01/08/2012

Resenha: Jogos Vorazes

Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Série: Jogos Vorazes, livro 1
Editora: Rocco
Páginas: 397
Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'? 

Eu não estava tão ansiosa para ler esse livro como muitas pessoas estavam/estão. O motivo que me fez ter certa curiosidade a respeito dele foi ter visto o filme primeiro – por pura e espontânea pressão de amigos – e eu queria saber como a autora teria colocado em um livro tudo aquilo que eu vi. Então surgiu uma oportunidade através do book tour do blog Lendo & Comentando e eu acabei me surpreendendo.

Em um futuro distante, existem 12 distritos sob o comando da Capital. Todos os anos, em represália a uma guerra civil dos distritos contra a capital, cada distrito tem que enviar dois concorrentes aos Jogos Vorazes, que é um jogo hoje quem for o último a ficar vivo, vence. 
Katniss vive uma vida pacata no Distrito 12. Só que o dia em que os tributos – escolhidos para ir aos Jogos Vorazes – serão escolhidos se aproxima e o medo assola todo o distrito.  E é a partir desse dia que o enredo se desenrola.

Effie Trinket cruza novamente o palco, alisa o papelzinho e lê o nome com uma voz alta e clara. E não sou eu.
É Primrose Everdeen. p. 27
Por já ter visto o filme, eu já tinha base sobre o que o enredo se tratava e sabia o que viria a seguir em cada cena. Mas mesmo com tudo isso, eu me surpreendi! É claro que a adaptação foi muito bem feita – pelo menos sob meu ponto de vista – mas como a maioria, deixou passar diversos detalhes. E foram esses detalhes que acabaram fazendo muita diferença na minha leitura, eles trouxeram aquela expectativa de querer saber mais de volta.

A narrativa é em primeira pessoa, com a Katniss narrando todos os fatos. Eu não sei se já disse isso por aqui – devo ter dito – mas eu gosto muito desse estilo de narrativa quando o autor consegue fazer um bom trabalho em cima disso, fazendo com que acompanhar o mesmo personagem durante toda a narrativa não se torne cansativo. E a Suzanne conseguiu fazer isso. Conseguimos sentir toda a atmosfera dos Jogos Vorazes e o desespero que este acaba trazendo.

Mas se tem uma coisa que me encantou mesmo, foram os personagens secundários. Muito bem construídos, fizeram um grande diferencial em todo o enredo. E preciso dizer que ainda estou em dúvida entre o Gayle e o Peeta – quem já leu vai entender o que eu estou dizendo. E mais uma vez me emocionei com a Rue.

Por que ele? Eu me pergunto. Então, tento me convencer de que isso não tem importância. Peeta Mellark e eu não somos amigos. Nem mesmo vizinhos. Nós não conversamos. Nossa única interação real aconteceu anos atrás. Provavelmente ele já até esqueceu. Mas eu não, e jamais esquecerei... p. 33
Alguns ainda acham que o livro pode ser violento e sangrento demais. Mas ele não é. Além é claro da parte em que temos as mortes, o livro é regado à romance, indecisões, desespero. Não dá para transmitir o quanto o livro é inovador nesse sentido, só lendo mesmo para entender.  

Enfim, para aqueles que já leram, espero que vocês tenham gostado do livro tanto quanto eu gostei. Para os que ainda não leram, fica uma ótima dica de leitura para aqueles que estão procurando algo novo para ler. 

79 comentários:

  1. Lu :)
    É verdade, não tive interesse em ler o livro até assistir o filme. Gostei bastante!
    Ainda não li e por enquanto tenho outros livros que pretendo ler primeiro, mas com certeza quero ler essa trilogia tbm!

    Beijo
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  2. Oi Luara
    Eu também não tenho essa vontade de ler Jogos Vorazes. Mas parece que foi uma grata surpresa o livro. O filme ainda não vi, deixando para depois que ler o livro, como sempre.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Já faz um certo tempinho que eu quero ler esta triologia. Eu assisti ao filme e adorei. Imagino que o livro deve ser muito bom!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luara! Eu li "Jogos Vorazes" faz um tempinho já, e também adorei! Por sorte, eu li o livro antes de ver o filme (gosto mais assim)! kkk
    Mas é verdade: quem não leu o livro fica um pouco confuso com o filme, que deixa passar alguns detalhes...

    Ótima resenha!


    Um beijo,
    Inara - Ler, Dormir, Comer...

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, eu tbm assisti o filme primeiro, até o momento não li o livro! Realmente eu achei tudo muito forte, uma brutalidade entre jovens/crianças, uma desejando a morte da outra, e matando outras crianças, aff, não gostei!! Mas tenho curiosidade pelo livro, pois acredito que só assim vou tirar essa impressão que o filme passou e me fez chorar bastante com algumas cenas de morte!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu li o livro pelo mesmo motivo que você, apesar de ter ido no cinema por livre e espontânea curiosidade. Não aguentei esperar a sequência para saber o que aconteceria, mas me propus a ler o primeiro livro antes dos outros 2.

    Eu já me decidi entre Gayle e o Peeta, mas devo confessar que não me decidi sozinha. Na verdade eu concordei com o final que a Suzanne deu para a estória.

    Adorei sua resenha! Concordo com tudo o que você disse!

    Tem um selinho pra você no meu blog:
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/2012/08/selinho-meu-mais-novo-adoravel-vicio.html
    Espero que goste!!
    Beijussss;

    ResponderExcluir
  7. Uma das trilogias que mais gosto! Se já curtiu o primeiro, vale muito a pena ir atrás dos outros!

    ResponderExcluir
  8. Jogos vorazes é muito amor *-*

    Eu simplesmente sou apaixonada pela série. Em relação a adaptação, acredito que ela tenha sido um das melhores até hoje, eu acho que eles conseguiram passar o que o livro passou e eu adorei a interpretação dos atores. Bem, acho um livro ok em relação a brutalidade, de certa forma tinha que ter para o livro mostrar o que queria né? Adorei seu blog, e muito obrigada pela visita no meu blog, volte sempre. Bejinhos :*

    ResponderExcluir
  9. queriia tantoo ler este livro, parece ótimoO!

    luannaravanelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu li o livro e ainda não vi o filme... mas amei o livro,demais! Até escrevi sobre ele brevemente no meu blog! AMEI muito!!! Fiquei por vezes torcendo sem quase respirar... muito lindo!!!

    ResponderExcluir
  11. Vejo muito esse livro na blogosfera literária. Ainda não li nem assisti a filme, mais parece ser um bom enredo para quem curte esse gênero.

    Beijos, Izabela :))

    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li, nem li o livro, mas só escuto comentários positivos. Fiquei super ansiosa para ler, mas passada a euforia estou com medo de criar altas expectativas e me decepcionar. Espero que não seja o caso, já que todo mundo fala como o livro é surpreendente e diferente de tudo. Espero mesmo gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Amo essa trilogia, foi muito bem escrita.
    Acho que o ponto principal que ninguém nunca cita é a critica social e política que o livro nos trás. É a verdadeiro política do "Pão e Circo".
    A autora realmente sabe surpreender.
    Confesso que não gosto do final de "A Esperança", mas eu devorei todos os livros em poucos dias.

    ResponderExcluir
  14. Nunca li esse livro, mas já vi vaaarias resenhas por ai e todos dizem que é um ótimo livro, cada vez que vejo uma resenha linda como essa, fico encantada, louca pra ler também. Parabéns!

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não sinto nenhuma vontade de ler "Jogos vorazes". Não sei por que...
    Não nego que a sua resenha positiva até me deu uma certa curiosidade em lê-lo, mas eu sei que a leitura seria arrastada e difícil por não ser um livro do gênero que eu aprecio.

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  16. Bom, no começo estava louca pra ler pelo fato de tantas pessoas falarem sobre o livro e o filme. Agora nem me interesso tanto.
    Parece ser bem legal, mas meio lento. Foi o que ouvi dizer.
    Adorei a resenha, talvez quando tiver com um preço baixo eu compre.
    Resenha - Beijos Infernais no blog.
    Passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Não, perdi mais uma pra Jogos Vorazes. Eu não aguento, não consigo ver o que de tão brilhante tem nesse livro. Ele chega a ser chato, além de não ter coisas que já vi em outros lugares. Claro, algumas coisas são únicas, mas outras...Distopias acabam ficando um tanto parecidas umas com as outras. E esse gênero é tudo menos novidade, rs. Só está em maior evidência agora.
    Mas você, querida Luara, tem poder nas mãos. Já te disse isso? rs Você defendeu o livro muito bem :D Mais uma ótima resenha. Dá gosto de ler.
    Beijos.

    http://www.ultimoromance.com/

    ResponderExcluir
  18. Sabe qdo vc pega um livro pra ler por indicação, e meio que não espera nada dele? Foi isso que aconteceu qdo peguei JV.
    E tipo... MORRI com esse livro, né?

    É ótimo, intenso e sangrento hehehe

    Bjinhos
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nada da série, nem vi ao filme, pense num sujeito mais por fora. O que me atraiu para buscar mais informações sobre a série foi a semelhança do enredo com uma popular série de mangás, chegaram até a falar em plágio, mas não sei se chega a tanto. Mas a resenha despertou mais meu interesse, ainda quero ler, quando surgir a oportunidade, ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia :)
    Como vai Luara?
    Adorei tua resenha *-*
    Eu já vi o filme e gostei bastante *---*
    Eu tenho os livros (em ebook)mas nem sei se vou ler :(

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  21. Luuuuu,
    Ameih a resenha, mais uma resenha positiva sobre o livro!
    Bem eu tenho os três exemplares, mas ainda não li... ô falta de tempo, ô compromissos para leituras...
    Enfim acho que vou lê-los em breve pois não estou muito romantica, sabe, quero ler algo mais sangrento e com suspense - vivendo essa fase agora.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá,Deixei meme pra você lá no blog flor!
    http://www.strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br/2012/08/memes-selinhos-4.html

    ResponderExcluir
  23. Também achei a adaptação bem feita, apesar dos detalhes excluídos. Ainda assim, prefiro o livro! Ele é mais realista (ainda não me conformei com a pouca quantidade de sangue no filme).
    Espero que você possa ler a trilogia inteira. ;)

    Beijos,
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
  24. Quando se fala em Distopias Jogos Vorazes ganha disparado de qualquer outra que já li, e olhe que já li algumas motivado pela série. Concordo com você que a adaptação é ótima, mas o livro é MUITOOO superior. Ótima resenha! (:

    Abraço!
    http://www.livreiromaluco.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi,

    nunca li, mas tenho vontade. Assisti o filme e gostei bastante da história!

    Amei a resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi linda, esse é um dos melhores livros que eu já li, gostei muito da sua resenha e fico feliz que você tenha gostado desse livro. *---*
    Tem meme pra ti no meu blog: http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  27. oi querida,
    baixei o e-book essa semana mas ainda nao comecei a ler.
    Parece bem bom, adoro essa temática futurista.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá , Vem Visitar meu blog? Já estou participando do seu, espero que voce venha participar do meu Também *-*
    Meu blog: http://umamoruniconavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Simplemente AMO Jogos Vorazes! Quando ouvi falar dele pela primeira vez, achei que fosse beeem violento, mas o que mais chama atenção realmente é o romance e as amizades.
    Adorei!
    Beijos, Raquel - http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oi, Luara!
    Comprei o Box JV. Estou muito ansiosa para começar a ler, gostei muito da escrita da autora, quando tive a oportunidade de ler o primeiro capítulo do livro e me apaixonei, só me resta ler, espero que seja ótimo o livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Sou louca para ler essa serie
    Amo distopias
    Mas nunca me aparece a oportunidade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi Luara!
    Eu só assisti o filme e não achei essa coisa toda que muito comentam, achei que se prendeu muito na estória do que nos jogos. Espero que o livro seja tão bom quanto você diz pois geralmente perco o interesse quando já sei o que vai acontecer.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Jogos vorazes é um dos meus livros preferidos. Gostei muito de ler, ele é bem importante pra mim porque o li depois de um longo tempo sem ler nada. Gostei tempo que virei uma leitora compulsiva rss.

    Beijos :)
    ummundodecomentarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. adorei a dica!

    Aguardo a sua visita, e clique em sorteios, participe ( pulseira corujinha, esmalte, e uma presilha, veja mais no blog!!

    http://larissacanziani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Perfeita, perfeita, perfeita!!
    Perfeita resenha, assim como livro e filme! =)
    Feliz que tenha gostado!
    Beijos...
    http://livroserabiscos.com

    ResponderExcluir
  36. Como sempre Luara, parabéns pela otima resenha :)
    eu assim como vc não tinha taaanta vontade em ler, mais agora que a poeira baixou estou ansiosa por ler, vou ver se tenho a sorte de compra-lo na Bienal \o
    Beijos
    Bruna

    ResponderExcluir
  37. Boa noite Luara,

    Parabéns pela ótima resenha, logo irei ler esse livro e tenho certeza que irei gostar....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi Luara!

    Eu vou ler este livro por curiosidade também, não é aquele livro que vi e logo quis comprar, mas de tanto ouvir falar, me rendi e vou ler.
    Parabéns pela ótima resenha.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  39. Sinto que todo mundo já leu esse livro, menos eu ): Hahahaha.
    Adorei sua resenha. Tenho muita vontade de ler.

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  40. Preciso ler este livro! Deve ser realmente muito bom, pois só vi boas resenhas sobre.
    bjoks

    ResponderExcluir
  41. esse livro está na minha lista de leitura há séculos e ainda nao li '-'

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oii"
    Amei tua sinceridade na resenha!
    :D

    Perfeita!

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  43. amei a resenha, eu ainda não vi o filme para ler o livro primeiro, eu comecei a ler mas parei na página 2 ou 3, vou continuar hoje mesmo :)
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Eu amei esse livro, e assim como você, me encantei com os personagens secundários! A Suzzane soube como me prender :D
    O filme foi muito bem feito mesmo, mas alguns detalhes que eles deixaram escapar me deixaram um pouco chateada :s
    Acho que no segundo livro você já vai conseguir se decidir por um dos dois rs' Eu escolhi o Gale, mas a maioria fica com o Peeta ^^

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Olá!

    Lu, eu estou muito a fim de ler essa trilogia. Primeiro porque o acervo de críticas positivas está extremamente vasto, segundo porque se trata de uma distopia, e eu sinceramente curto muito isso a depender do momento. Enfim... está tudo indo a favor, e sua resenha só confirma isso. Quero muito poder conhecer o universo de Jogos Vorazes e me surpreender como você... e, só depois disso, verei o filme.

    PS: Te indiquei para um meme, mas se não quiser realiza-lo não há problema algum. Sinta-se a vontade e devidamente avisada (http://universoliterario.blogspot.com.br/2012/08/selo-seu-blog-e-divo.html). :)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Oi Lu,
    Jogos vorazes com certeza é um dos meus livros favoritos, assim como Em Chamas :) Também assisti o filme primeiro e me apaixonei pela história mesmo assim. Estou na metade de A Esperança e está ficando cada vez mais fantástico! Os personagens secundários realmente são maravilhosos! A partir de Em Chamas, espero que assim como eu e ao contrário de todo mundo, você escolha o Gale kkkk :)

    beeijo!
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  47. OI LUARA, EU ADOREI O LIVRO TANTO QUANTO VC.. E QUANTO A VIOLENCIA QUE ESTÃO FALANDO, É A REALIDADE DO LIVRO...

    ADOREI A RESENHA,.. ESTOU DOIDA PRA LER O 2 LIVRO
    BEIJOS MILA
    DAILY OF BOOKS

    ResponderExcluir
  48. assisti ao filme e tô louca para ler a série mas esses livros da Rocco são tãããããão caros!!!To seguindo linda beijos!!

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Ain... eu to louca pra ler esse livro faz tempo, mas tenho tantos em espera aqui. Vou esperar mais um pouco. rs
    Parabéns pela resenha, flor!
    Beijoos!

    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  50. Oii!!
    Ainda estou na metade do livro, mas confesso que já estou super envolvida com a história e os personagens! Quero ler o resto da série com certeza! :D
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  51. Já li esse livro e eu adoro ele, aliás, gosto muito da trilogia e eu gostei muito do filme também. Quanto a dúvida entre o Gale ou o Peeta, confesso que a minha dúvida foi bem passageira porque eu adorei o Peeta haha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Eu adooooro JV! *-* Já li toda a trilogia e com certeza: PEETA! :)
    Gostei da resenha, flor ;)

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  53. Tô louca pra ler a trilogia e assistir o filme!

    http://labellejournal.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  54. Estou ansiosa para ler este livro , não vi o filme ainda , porque quero ler o livro primeiro.

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Eu preciso ler esse livro!!! As vezes eu acho que sou a única que ainda não leu :/
    Adorei sua resenha ;)
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  56. Muito boa essa trilogia Já li e também recomendo! eu não nego sou Team Peeta!! adorei a resenha =D
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  57. Lu, eu li esse livro do início do ano, e ainda não consegui descrever em palavras para colocar na resenha, sabia? Me apaixonei pela escrita da Susanne, e ainda mais pelos personagens que ela criou. Também não achei muito sangrento, e olha que sou bem problemática com isso.
    Ainda não sei se prefiro o Gale ou o Peeta também, pode ser os dois, não pode?

    Beijos

    ResponderExcluir
  58. Eu ainda não li e nem vi o filme e admito que não tenho muita vontade também não, mas sei que é um livro que quando ler vou me dizer "Por que demorei tanto pra ler?" hahaha é o meu estilo tenho quase certeza que vou gostar.

    Beijos Bruna.
    Sweet Shyness

    ResponderExcluir
  59. Eu ainda não li esse livro, embora já tenha comprado.. também não estou tão ansiosa assim para ler como tantas pessoas estão, mas confesso que estou curiosa. Ainda não assisti ao filme exatamente para não estragar a surpresa, mas que bom que o livro consegue surpreender mesmo depois de assistir ao filme!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  60. Oi Lu ;D

    Acho que só eu que ainda não li esse livro ¬¬' São ótimos comentários o que me fazem querer ler toda a trilogia.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos :*
    Natalia Dantas
    Um ano do blog Entre Livros e Livros (http://musicaselivros.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  61. Eu também vi o filme primeiro, mas quando peguei o livro para ler, não foi cansativo nem desanimador. Era como se eu estivesse vendo aqueles situações pela primeira vez, porque por mesmo que o filme tenha sido bastante fiel ao livro, a Suzanne sabe narrar uma história muito bem, e "emprestou" esse dom à Katniss, fazendo ela ser uma personagem incrível e humana.
    Gostei bastante da sua resenha. E leia os outros volumes. "Em Chamas" também é incrível e "A Esperança" traz um desfecho emocionante.
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  62. Única coisa que digo, preciso ler esse livro.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  63. Não está dentre minhas distopias preferidas, mas ainda assim amo de paixão. Embora a escrita dela não seja polida, é muito fluida, e a ideia é bastante interessante.

    ResponderExcluir
  64. Eu não li o livro ainda, mas já assisti o filme, não resisti a tentação rsrrs. O filme não me surpreendeu em nada, acho que fui com muita expectativa, mas pra compreender melhor essa febre de Jogos Vorazes preciso ler o livro. Beijos

    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  65. Oi Lu!
    Adorei sua resenha, me deixou mais ansiosa para ler Jogos Vorazes.
    Também já assisti ao filme, e me questionei durante todo o tempo, como seria ver tudo aquilo pelos olhos de Katniss, deve ser muito emocionante!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  66. Oi Luara :)

    Desde que eu assisti ao filme, fiquei com vontade de ler a série. Mas depois me desanimei e agora voltei a me animar (graças a uma amiga minha que é fã e essa resenha incrível).
    Eu também adoro livros narrados em primeira pessoa, mas assim como você disse, quando eles são bem escritos.

    Ps: Darei uma chance ao "Diário de uma paixão". haha ;)
    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  67. ¬¬ Luara, te conheço em partes e quero conhecer ainda mais na Bienal ¬¬

    Tenho certeza de que o que você sentiu vai muitooooo mais alem do que essas meras palavras :P Confessa que você ADOROU o livro vai confessa :P Aha.... Eu também não estava muito interessada nem em ler ou assistir o filme, assisti só porque não tinha nada de legal passando no cinema. Depois me interessei em ler o livro para ver se era melhor que o filme, porque ele foi meio que morninho.

    Quando li fiz da Suzanne uma das minhas escritoras tops. Ela escreve muito bem, e a ideia de jogos vorazes foi uma versão teen de Os 10 condenados (Sim, eu assisti >.< é bemmmm violento) com uma ditadura militar bem forte e extrema. Amei os temas, logo eu que amo história u.u

    Meu coração está disparado, ainda com esse livro, e já pedi para minha amiga, DAII, me emprestar os outros dois da série u.u

    Vou fazer de tudo para ir dia 19 para te conhecer LUUUUU *0*

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    blogkimygabrielli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  68. Como já assistir o filme e não me entusiasmei com enredo, confesso que por isso não tenho muita vontade de ler o livro.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  69. Jogos Vorazes é uma das trilogias que eu mais gosto. Tem o fator realidade, sabe? E depois que eu li 1984 (George Orwell), livro que a autora de JV se inspirou para embalsar o mundo de Katniss, eu gostei ainda mais da história. É diferente, ousado, inovador e intenso. É visceral, pois sentimos os anseios e emoções de Katniss e não nos cansamos. É muitas coisas e eu acho que nunca conseguirei explicar JV em todas as proporções. Eu já li toda a trilogia e são livros marcantes da minha vida, principalmente o segundo volume, Em Chamas.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  70. Ei Lu!

    Ah, Jogos Vorazes! Adoro esse livro, já li a trilogia toda (e LEIA Em chamas, porque é simplesmente DEMAIS!), embora seja um excelente livro, com uma história muito bacana e um enredo inovador que me chama a atenção até hoje, eu adoro a trilogia porque é muito mais que isso...
    É uma crítica imensa contra nossa sociedade, e no último livro tem um quote que mostra bem isso, e me fez reverenciar a Suzanne Collins por ter escrito esses livros *-*
    Acredite em mim, a dúvida entre Gayle e Peeta permanecerá por MUITO tempo ainda HUSHUAHUS
    Ah, eu chorei na parte em que acontece tudo aquilo com a Rue, pobrezinha :/
    O filme é mesmo excelente, uma das melhores adaptações que eu já vi!

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  71. Eu fiquei com esse livro na estante um tempão, e acabei lendo só 2 semanas antes do filme estrear, e no fim das contas acabei nem vendo o filme.
    Eu achei um pouco cansativa a narrativa em primeira pessoa, preferia que fosse em terceira.
    Eu não gosto muito dessa coisa de Team, mas na história toda o meu personagem favorito é o Peeta.


    Bjs

    ResponderExcluir
  72. Oi Luara!!!
    Que bom que você gostou de Jogos Vorazes \o/
    Diferente de você, li o livro sem ver o filme, que por sinal eu não vi até hoje, mas não me arrependo. Sou o tipo de pessoa que fica comparando e se não tiver igual, como nunca fica, eu digo que não gostei. Não achei o livro com violência demais não, ele só é um pouco triste em diversos aspectos e só kkk.
    Também adorei a narrativa de Suzanne. É tão linda
    Parabéns pela resenha
    BjksPaty
    http://abajurdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  73. Adorei esse livro. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  74. Tá aí um livro que todo mundo deveria ler, é simplesmente maravilhoso!
    adorei sua resenha!
    sou mega fã de Jogos jorazes, li em portugue e em ingles, tanto que eu gosto!!!
    e claro que tbm vi o filme.
    Mal posso esperar para ver o proximo filme

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  75. Eu também já vi o filme baseado nesse livro, simplesmente não me conti, e adorei! O filme foi muito bem feito, um dos melhores do ano para mim, agora só falta eu ler a trilogia, mas ela tá tão cara, tinha que ser livro da Rocco mesmo...
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  76. Adorei a resenha, só discordo de duas coisas. Acho que o livro foi sangrento sim e o filme precisou censurar isso por conta dos fãs adolescentes.

    Amo toda a trilogia. Suzanne fez uma crítica muito bem construída à sociedade e à mídia, colocando uma pitadinha de romance pra atrair os mais jovens. Por isso também acho que o triângulo amoroso não tem presença forte, apesar de esse ter sido o destaque na versão cinematográfica.

    Enfim, fico feliz que tenha gostado! Adoro quando mais e mais pessoam elogiam essa série que amo tanto.

    Um beijo!
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  77. Esse livro tinha me interessado mas depois que li comentários do filme (que não vi ainda) fiquei mais interessada em ler, parece que todos gostam desse livro. :)

    ResponderExcluir
  78. Oi, Lu!
    Eu comprei a trilogia numa promoção ótima da submarino nem algum momento do ano passado e eu li rapidinho! ahah O filme é bom, mas sem comparações com o livro. Realmente, os detalhes que eles tem são de tirar o folego, e nem achei tão violento.... A trilogia é muito boa! Só o finalziiiim do último livro que parece meio cuspido. haha Enfim...

    beijão

    @mariapsalles

    ResponderExcluir
  79. Luara, essa é uma dica que cedo ou tarde eu vou seguir e você sabe disso. Sem ler/assistir já dá para saber que a história é muito interessante e que podemos encontrar muita coisa bacana nela. Espero ter a mesma oportunidade que você e a mesma opinião.

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir