06/08/2012

Resenha: O Amor nos Tempos do Blog


Título: O Amor nos Tempos do Blog
Autor: Vinicius Campos
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 96
Ariza tem treze anos, acabou de chegar à nova escola e já está perdidamente apaixonado. Para expressar o seu amor, além de tudo o que vive e sente, ele decide escrever um blog, “porque escrever [...] é a única maneira que encontrou para fazer com que os outros o escutem”. Lá, ele pode falar livremente sobre a garota de sorriso encantador que encontrou na biblioteca da escola, quando ia devolver O amor nos tempos do cólera, sua leitura de férias de que tanto gostou.
Assim começa a trama de O amor nos tempos do blog, um romance que se constrói de blog em blog, em que, depois de muitos desencontros, três histórias se cruzam, culminando em um final surpreendente. Além do blog de Ariza, há também o da Deusa Cibernética, uma garota que, segundo sua própria descrição, é divina, divertida e popular, gosta de frequentar o shopping com as amigas e está sempre de olho no menino mais gato do momento, e o de Cinderela Virtual, “uma adolescente que acredita no amor”, não liga para a aparência e espera encontrar o seu príncipe encantado.
É a linguagem rápida e dinâmica da internet que une os três personagens desta história e vai aos poucos revelando semelhanças e ligações inesperadas entre estes três adolescentes aparentemente tão diferentes, com características muitas vezes opostas e particularidades que se revelarão só ao fim da narrativa.

Esse é provavelmente um dos livros mais lindos e fofos que eu li esse ano. Com um enredo que, à primeira vista, pode parecer totalmente clichê, ele te surpreende e muito. E, apesar de seu tamanho bem reduzido, ele te deixa suspirando.

Como é um livro bem pequeno, não vou fazer aquele resumo da sinopse que eu costumo fazer para não correr o risco de dar nenhum spoiler. Então, se quiserem saber mais, leiam a sinopse logo acima, ok?

Acho que o que mais me dói é pensar que talvez os amores verdadeiros e que são para toda a vida, como o amor de Ariza e Fermina em O amor nos tempos do cólera, só existam nos livros. Mas não vou perder minhas esperanças, afinal o que mais quero é poder viver um amor de verdade. p. 18
Com a premissa de fazer um livro bem jovial e mostrar as dificuldades que qualquer adolescente passa com seus amores platônicos, o autor conseguiu um grande feito. Retratando uma fase entre adolescentes de 13 anos, Vinícius Campos conseguiu, em menos de 100 páginas, fazer com que esse livro se tornasse realmente especial.

Eu tive muitas decepções esse ano com personagens pré-adolescentes. Na maioria das vezes, estes ou eram crianças ou adultos demais. Nunca no ponto certo. Mas esse livro conseguiu me surpreender nesse sentido. São personagens muito bem construídos, apesar de não termos noção sobre aspectos físicos deles, já que cada um deles faz posts em seu blog sobre o que está acontecendo. O livro é baseado somente na personalidade que cada um põe em seu blog. Gente, isso é genial! Se um livro consegue te prender mesmo com essa escassez de detalhes – que em nenhum momento fazem falta – é porque o autor conseguiu fazer com que os personagens tivessem algum toque especial, não é mesmo?

Por ser uma leitura bem rápida, acabei lendo em uma noite em que eu não estava conseguindo dormir e acabei apaixonada por ele. O livro me arrancou suspiros, já que se trata de um amor tão inocente, tão verdadeiro para aqueles que estão envolvidos. Foi aquele livro que me livrou daquela bendita ressaca literária que estava me atingindo.

Enquanto olhava as estantes, vi em um dos corredores um garoto que também procurava algum livro. Pelo espaço entre os livros e a estante, consegui ver os seus olhos, grandes, que pareciam amêndoas atentas tentando encontrar o que buscavam. Ele não me viu, estava muito concentrado nos livros, e eu concentrada nele.

Não sei o que, mas alguma coisa me fazia querer estar perto para conhecer melhor o dono daqueles olhos. p. 57
Além do enredo maravilhoso, outra coisa que chama a atenção no livro é a diagramação. É linda demais! Cada blog é diferenciado por seu layout, assim como os nossos amados blogs. Ideia genial tanto do autor quanto da editora. Além de deixar o livro muito bonito, isso deu uma visualização melhor ao leitor na hora de distinguir as narrativas.

Um livro mais do que recomendado por ser uma leitura muito gostosa, pela excelente mensagem que ele tem a passar e pelo romance mais fofo e lindo do ano. 

O autor Vinicus Campos esteve no Programa do Jô na semana passada e foi uma entrevista muito legal. Segue o vídeo da entrevista para quem quiser ver:

63 comentários:

  1. Oi flor,
    Adorei a resenha...esse livro deve ser bem interessante mesmo ainda mais por causa dos layouts diferentes dos blogs como tu comentou acho livros que tem isso com um diferencial a mais...ehehe se tiver a oportunidade quero folhea=lo para ver...
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Luara,

    Não conhecia esse livro e nem o autor e fiquei bastante curioso....parabéns pela excelente resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo um livro bem difícil no momento, depois dele quero algo mais leve para clarear as ideias. É muito bom quando um livro atende às nossas expectativas, mas é muito mais saboroso quando não esperamos nada e ele nos entrega tanto. Fiquei curioso com o formato, e a forma como disse que o autor consegue prender com tão poucos detalhes - temos que aprender que muitas das vezes menos é bem mais.

    Me interessei. Os autores nacionais tem me encantado este ano. Já li bons livros, espero que este venha a sr mais um deles.

    Adorei a resenha ;) Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar do livro, mas não dava muita bola pra ele (talvez por ser fininho ou por trazer personagens tão novinhos), mas você conseguiu me fazer repensar isso. A história parece trazer bem mais do que parece, com algum significado, né? Gostei bastante da visão que você teve do livro e estou ansiosa para lê-lo, afinal o "romance mais fofo e lindo do ano" não é pouca coisa :)

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha foi fofa assim como vc definiu o livro.
    Ainda não o conhecia, mas agora preciso lê-lo.
    Tenho um garoto de 11 anos, acho que esse livro vai até me ajudar daqui uns dois anos ...rsrsrs
    E a ele tb, ele adora ler e com certeza vai ler este.
    Beijos Luara.
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  6. Oi Luara!
    Eu ainda não li este livro, embora tenha visto em muitas caixas de correio (do blog inclusive, se não me engano), e ele me chamou a atenção por justamente ser todo trabalhado em postagens e layouts de blogs! Deve ser realmente perfeito!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  7. Eu não esperava que esse livro fosse tão curto, já andam falando bastante nele nos últimos tempos e eu fiquei relativamente curioso com ele, a diagramação dele é bem criativa, sempre diferenciando os vlogs com seus respectivos layouts, no entanto o enredo não me chamou muito a atenção, parece ser infantil demais.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luara!
    Não conhecia esse livro. Após ler a sua resenha, fiquei com vontade de conferir a trama! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olha gostei, já li o primeiro capitulo que a editora disponibilizou parar ebook. Eu to doido parar ler ele inteiro e depois de uma resenha tão positiva aumentou minha vontade de ler
    Bejo
    Raphael - http://loucoporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Owwwn, sua resenha me cativou :)
    A história parece muito fofa!
    Apesar de não ser um livro que no primeiro momento eu leria, mas depois da sua resenha fiquei com vontade! ;)

    Beijão, adoro passar por aqui!
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Gente, adorei o livro! Muito divertido, ainda mais para os dias de hoje haha =)

    ResponderExcluir
  12. (*.*) Ohhhhh já quero ler.
    Quando você mostrou esse livro na caixinha de correio e vi a diagramação já fiquei com vontade de tê-lo e agora então... precisoooo.

    Ótima resenha flor, ameih, ameih!

    bjs.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu!
    Não imaginava que o livro fosse tão fofo como você disse, julgando pela capa, que pelo menos pra mim não disse muito.
    Mas, fiquei bastante curiosa pra lê-lo.
    Ótima resenha :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!
    não conhecia esse livro, nem o autor, mas o livro deve mesmo ser ótimo, já que você gostou tanto! Estou ansiosa pra lê-lo :)

    beijo,
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu,

    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas cara, fiquei super curiosa depois de ler a sua resenha. Adorei a ideia da diagramação, super criativa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Luara!
    Fiquei com vontade de ler esse livro. É bom suspirar algumas vezes com um livro facinho de ler, só para se recuperar um pouquinho daqueles livro "complexos" de mais. Adorei sua resenha.
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Parece ser uma história bem bonitinha *O*

    ResponderExcluir
  18. Luuu, que resenha empolgante! Nunca dei bola para esse livro pela sinopse e pelo próprio título, que parece contar uma paródia mal feita. Ledo engano!
    Morri de curiosidade agora, quero conhecer logo esses personagens tão fofos e apaixonantes :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Luara!

    Eu adoro todos os ingredientes contidos neste livros! Pré-adolescentes, romance, blogs... adoro! Deve ser mesmo uma leitura maravilhoasa!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Esse livro sempre me chamou a atenção, quase compro na minha última comprinha. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa de ler, parece ser super fofo e como ele diz na entrevista, também nos traz valores. Amei a resenha!

    Beijos, Izabela :)

    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Ótima resenha. Eu não tenho muito interesse nesse livro não, mas suas resenha foi muito boa e... quem sabe, né? Se algum dia eu tiver a oportunidade de comprar e ler, opa, com certeza :D Adorei, que bom que gostou do livro. Fofo, é? Que graça, gostei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu!
    Que legal, um livro sobre blogs!
    Fiquei curiosa para conhecer a diagramação, que você gostou tanto.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  23. Own, que fofo. Adorei sua resenha, e o livro parece ser bem legal mesmo!

    www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  24. O livro parece ser uma graça, adorei sua resenha ><
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    O livro parece ser muito bom e com uma narrativa bem leve.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  26. Oie!
    Não conhecia este livro, mas sua resenha me incentivou e fiquei bem curiosa pra ler. Pelo que diz o livro deve ser bom!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Luara!
    Serião, adorei sua resenha! Seu jeito pra escrever resenhas é bem bacana, parece que você tá conversando mesmo, mas sabendo o que fala (escreve, no caso) rs
    Os quotes são uma das partes mais importantes de uma boa crítica de livro, eu ainda tô melhorando essa parte nas minhas resenhas, rs

    Eu to querendo ler esse livro faz um tempo, não só pela temática, como também é pequeno e, na minha situação atual, é o tipo de leitura que posso encaixar nos meus intervalos durante a faculdade (quando a greve acabar, claro hahaha)

    ótimo post!
    Fica na Paz!

    Pedro Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Hey,
    omg... li a sinopse e me apaixonei. Parece ser bem legal, quero ler *--*

    Bye,
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Awn, logo quando vi o nome desse livro na época do lançamento, já me interessei por ele por ter uma ideia do que ele aborda, lendo sua resenha, confirmei que PRECISO ler esse livro, mesmo tendo personagens muito novos que geralmente não me identifico, o livro parece mesmo ser fofo *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Cara, que genial! Quero muito ler esse livro! Preciso! Adoro blogar,amor a linguagem que alguns blogs admitem. E não estou falando de internetês. E criar um livro que fale do amor em tempos de blog é muito legal,porque se você for notar é o tema preferidos da maioria dos blogs. Pegue pra ver os blogs portugueses.Há toda uma delicadeza,os textos são praticamente poesia,falam de amor,falam da vida,tem uma música ao fundo (tá,eles são péssimos pra responder comentários,e retribuir. mas,eu admiro essa parte). da parte brasileira a coisa é muito confusa, há coisas sobre o coração. mas,são estranhas,a gente se perde.
    Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  32. Já vi muitas resenhas negativas desse livro, mas a sua me deixou curiosa para lê-lo. É sempre bom tirar suas próprias conclusões, né?

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olha eu jurava que esse livro era tipo auto- ajuda, ou coisa do tipo, nunca me passou pela cabela que seria de romance. Mas também né eu nem fui atras pra ver sinopse e nada. O que me fez achar isso foi a capa, parece aquelas de livros de escola primária. Enfim, gostei muito da resenha e me interessei muito, vou tentar achar ele na bienal e leva-lo pra casa :)
    Beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  34. Oie =)

    O livro parece bem fofo mesmo, deve ser uma ótima leitura *-*

    Bejinhos

    ResponderExcluir
  35. Oi Lu, querida, quanto tempo, né? rs
    Adorei a resenha. Parabéns!
    Não conhecia a obra até então.

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  36. Adorei hihi
    agora quero ler, achei engraçadinha :D

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. love your blog<3 It's really fantastics <3 ps: let me know if we can follow each other :D It will be a great pleasure to me :D

    ResponderExcluir
  38. Lu, amei muito a sua resenha. Quando vi o livro pela primeira vez não consegui achar nele nada que me agradasse ao extremos para chegar ao ponto de querer lê-lo. Creio, inclusive, que até então nunca tinha lido uma resenha do mesmo com tanta atenção... adorei cada palavra sua, e posso afirmar que estou interessada e muito pela leitura. :)
    Parabéns! E sucesso ao autor...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oi Lu!
    Pelo visto não é só a história que é fofa,sua resenha tb está Lu,adorei.Parece ser um livro leve e muito romântico.
    Já está anotado.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Oi Luara!
    Já tinha lido algumas resenhas não tão positivas quanto a sua que tinham me desanimado um pouco. O que me chmou a atenção na verdade foi realmente essa questão do livro todo ser contado através de posts - coisa que nós fazemos realmente.

    ResponderExcluir
  41. Oi Luara, adorei o enredo do livro, vai entrar pra minha lista de desejados, muito fofo ^^
    bjs, Juh - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  42. Oun, necessito deste livro Lu, vc me deixou na vontade!! Parabéns pela resenha ;)

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  43. Flor, se o livro for tao bom quanto vc diz, com certeza lerei :D
    Principalmente pq amo livros com diagramaçoes especiais :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Luara :)
    Como vai?
    Esse livro parece ser bom mesmo,já tinha lido umas resenhas antes:)
    Ms menos de 100 páginas...deve deixar um gostinho de "quero mais" não?

    Beijos e cuide-se
    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  45. Luara!!
    Como sempre suas resenhas são fanstásticas!
    Eu nunca ia imaginar que uma capa e sinopse como essa teria tanta qualidade assim...eu tb tenho receios com personagens adolescentes. Espero gostar desse livro.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. nossa amei a resenha, acho bem legal livros em que o autor consegue passar essa satisfação no final da leitura, mesmo o livro sendo pequeno ele consegue deixar a leitura leve e satisfatória
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Olá Luara! Já tinha lido antes uma outra resenha falando super bem deste livro! Ele parece tão fofinho né? amei demais e fiquei com muita vontade de lê-lo! E com certeza é um daqueles livros que você consegue ler em apenas uma noite! Bem fininho! ;D

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. Só leio maravilhas desse livro, e como ele é pequeno deve ser ótimo ler rapidinho. Vou ver o vídeo da entrevista.

    ResponderExcluir
  49. owwn, tem cara de ser lindo mesmo!
    esses livros curtinhos enganam a gene, hein?
    quero muito ler ^^

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  50. Eu quero tanto ler! A cada resenha tenho mais vontade ):

    ResponderExcluir
  51. Oii! Que livro pequeno... parece ser muito bom esse livro!
    Gostei da estória.
    Ele fica com a que nao liga para a aparência?! ahn ah ahn!
    uhahua
    beijos
    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  52. Oi Luara!

    Tão fininho ele, acredito que quando o livro nos faz gostar tantos dos personagens, e nos faz suspirar, acho que não dá pra dormir sem antes terminá-lo. Uma história de amor puro sempre é cativante..E quando diz clichê, isso nem sempre é bom, as pessoas tendem a generalizar e pensar que clichê é ruim.Eu gosto rs. As vezes não damos sore com personagens, eles não conseguem nos cativar, e quando encontramos uma leitura que isso aconteça, o livro fica em nosso coração. Até agora só resenhas positivas..

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  53. oi Lu, eu vi esse livro nas caixinhas de correio e fiquei com vontade de o ler só porque ele é bonitinho haha, e parceia ser tão fofo, e agora você me confirmou isso! Estou com mais vontade ainda de ler!


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  54. Olá!
    Já li resenhas que falam maravilhosamente bem desse livro e estou realmente curiosa pra lê-lo! POr ser um livro relativamente pequeno, deve ser uma leitura mais gostosa ainda né!
    Parabéns pela resenha,
    Beijos!

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  55. Ainda não li este livro, mas você me deixou com muita vontade.
    Estou louca para ler um romance no momento.
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  56. Ah eu vi a entrevista super adorei e fiquei na maior vontade de ler o livro dele! Beijinhos

    http://www.wefoundmoda.com/

    ResponderExcluir
  57. Oi, Lu já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas a sua resenha realmente nos deixa apaixonados! Qual blogueiro não ia querer ler um livro assim? Eu quero! Muito obrigada pela resenha, ótima dica. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  58. Lu amei esse livro, ótima resenha, me deu uma vontade grande de ler, parece ser bem gostoso de ler :)

    beijinhos

    deborah-alana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  59. Aaah, Lu, que lindo! *-* Personagens pre-adolescentes que eu tenha gostado, até agora, só HP e PJ! ahah E ainda mais se tratando de histórias contadas por meio de blogs, o nosso meio! *-* Deu uma vontade LOUCA de ler agora, vou até adicionar no skoob como desejado! Amei a resenha! <3

    Beijão

    @mariapsalles

    ResponderExcluir
  60. que gracinha de livro! adorei a resenha também! Parabéns!
    me deu mta vontade de leeer, vou procurá-lo!

    beeeijos!

    2 Book Girls:
    2bookgirls.blogspot.com
    facebook.com/2bookgirls

    ResponderExcluir
  61. Adorei a resenha!
    Gostei da estória do livro! Mas um livro pra minha lista de desejados! Parabéns!

    Beijão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  62. Super fofinho o livro..
    Quero ler, sem dúvidas!
    Parabéns, o blog ta lindo =)
    http://2bookgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  63. Não Luara, não vou reclamar de novo. Esse livro parece ser interessante, principalmente por ter esse amor platônico (amor platônico, entende né? kkkkk parei :x). A ideia dos layouts também é bacana e também leria, até porque é uma leitura rápida.

    Pena que o autor foi ao Jô justamente na semana que eu não estava assitindo por causa das Olimpíadas :/ Isso sempre acontece.

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir