14/09/2012

Biografias #10: Ian McEwan


Ian McEwan nasceu no dia 21 de junho de 1948, em Aldershot, na Inglaterra.  É conhecido por muitos como Ian Macabro, por causa das temáticas abordadas em suas primeiras obras.
Seu trabalho é aclamado internacionalmente, tendo ganhado diversos prêmios por suas obras, como o Man Booker, um dos prêmios literários mais importantes concedidos na atualidade.
Muitos consideram o livro O fardo do amor, uma obra-prima e um dos melhores livros sobre uma pessoa com síndrome de down.
É dito pelos críticos como um dos melhores autores da nossa geração.
Seu último livro lançado no Brasil pela editora Companhia das Letras é Serena (resenha).


Para quem ainda não sabe, o filme Desejo e Reparação, que conta com a atuação da Keira Knightley, é uma adaptação do livro Reparação, um dos livros mais famosos do McEwan. Fiquem com o trailer:


46 comentários:

  1. Nunca assisti o filme nem li nada dele ¬¬' aquele momento que eu começo a me sentir a fugitiva da escola .. rsrs ... mas graças a você Lu, vou aprimorando minha inteligencia =D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi esse filme e ainda não li nada dele,preciso rever isso urgentemente rs

    ResponderExcluir
  3. Oi! Ahh tenho muita vontade de ler um livro dele, parece muito bom mesmo. E não vi ainda esse filme, mas esse trailer é emocionante, adorei!!

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Luara ^.^ Não conhecia o autor e nunca vi o filme! pelo o que você falou parece que ele é um grande autor e que seus livros são do tipo 'amo, amo e amo' HAUSHAUSHAUSH Vou procurar saber mais sobre ele e sobre suas outras obras ^.^

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -MicaScarcella

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada desse autor... Fiquei curiosa agora. Nem o filme eu assisti. Mas vou dar um jeito nisso já já hehehe

    Bjoka

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum livro desse autor, mas os trabalhos dele me parecem interessantes

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro deste autor, na verdade nem o conhecia :/
    Sou meio desatualizado mesmo rsrs
    Enquanto ao filme MENOS, sou o tipo de pessoa que enquanto nao ler aquele livro, não assiste o filme dele rsrs

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não conhecia o autor, mas conheço o filme "Desejo e Reparação". Fiquei curioso agora.
    Gosto muito dessa coluna aqui no blog; uma das mais interessante para mim.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu sabia que conhecia esse nome, Luara! Fui lendo e confirmei: ele é o autor de Serena, que ainda quero ler.... O filme eu não conhecia, porque não é a minha praia mesmo. Gostei da coluna, não sabia nada do Ian além do nome e que ele é autor de um livro que eu conhecia, rsrs

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia os livros, nem o filme :O
    Vou procurar conhecer! Já vi Serena no Submarino, mas nunca me interessei em comprar ou ler a sinopse, rs.
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  11. Ele está na minha lista de autores-a-conhecer-com-urgência...

    :D

    ResponderExcluir
  12. Acho que vi Serena no Submurino, mas não sabia quem era o autor... O filme nunca vi.

    Beijos!
    Meu mundo é Colorido

    ResponderExcluir
  13. Eu quero ler Serena! Adorei o post!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Grande McEwan, não vou me esquecer de Serena tão cedo, assim como quero urgentemente ler algo mais dele. Muito bom mesmo ;)

    ResponderExcluir
  15. Acho que nunca li nada do autor...
    Gostei da postagem.
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Luara!
    Adorei essa coluna, pois é uma forma de conhecermos novos autores e Ian McEwan parece ser um escritor maravilhoso. Pesquisarei sobre seus livros e espero ler algum deles logo.
    Vejo que também despertaste o interesse de outros leitores. Parabéns pelo blog e pela atitude! :D

    Beijos,
    Samy Aquino - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu, tenho muitva vontade de ler Serena *-* e já assiti Desejo e Reparação e achei excelente! então o livro deve ser melhor ainda :)

    beijos!
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  18. Como eu quero ler Serena Lu, rs, tô louca por esse livro, espero poder matar essa minha vontade rápido, rs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Não acredito que ainda não tinha ouvido falar desse autor. Fiquei curiosa sobre Serena, parece ser muito bom. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Lu.

    Não conhecia o autor, também não conheço o filme. Deu vontade de procurar pelas obras dele, devem ser muito fortes. Ótima dica! ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  21. Nunca vi esse filme, acredita? --'
    Sempre fico imaginando a história dos apelidos das pessoas cujas biografias tem certa importância. É legal xD
    Quero muito ler Serena. Especialmente porque gosto desse nome >.<
    Até mais ;*

    ResponderExcluir
  22. Eu amo esse filme e até conheço o livro de nome, mas não fazia ideia que era ele o autor. Gostei muito de conhecer.

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nenhum de seus livros, mas já ouvi falar, fiquei com vontade de conhecer as obras dele :P

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Luara,

    Muito legal conhecer um pouco mais dos gandes autores...muitas coisas que não sabia...belo post....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei saber mais sobre o Ian!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  26. Ele não é exatamente da minha geração (hahaha) mas é um escritor que tenho bastante vontade de ler! Sabe, não é o gênero que geralmente me foco mais, porém acho importante ler de tudo. Acho que vou começar por Serena, tua resenha me interessou.
    Beijos!
    OBS.: Meu Cosmópolis chegou, e você falou tãão bem do livro que tô ansiosa para terminar Cidade das Cinzas (meu livro atual, geralmente não gosto de largar pela metade) e começar hahah

    ResponderExcluir
  27. Ei Lu!

    Desde a sua resenha de Serena, eu estou necessitando ler algo do Ian hahahaha Não sabia que esse filme era uma adaptação de um de seus livros.

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  28. É considerado um dos melhores escritores da nossa geração e eu não o conheço? Vish, que vergonha. haha
    O máximo que sei é do filme Desejo e Reparação, mas não sabia de mais nada, procurarei livros dele. :)

    Beijo, Mari.
    http://papersblood.com

    ResponderExcluir
  29. Faz muuuito tempo que quero ler alguns livros do McEwan, de verdade. Todas as resenhas que tenho lido de "Serena" têm me deixado louca e desvairada para ler esta obra-prima.

    Amei conhecer um pouco mais sobre o "Mrs. Macabro".

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Luara :)

    Adorei esta coluna, muito bacana e instrutiva.
    Tenho alguns livros do Ian McEwan, mas ainda não os li. =/

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi Lu!
    Conheci este escritor ao ler a resenha de Serena, achei um livro bem interessante, lerei em breve.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  32. É bem bacana ficar conhecendo um pouco mais dos autores que escrevem tantos livros (e as vezes filmes) que nos encantam e também nos fazem refletir. adorei!

    ResponderExcluir
  33. Eu não o conheço :s

    É sério, por alguns comentários me senti do outro mundo agora.

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  34. Gostei de saber um pouco mais desse autor e não sabia da relação entre seu livro e esse filme, fiquei curiosa \o/
    Valeu pela dica querida!!!

    ResponderExcluir
  35. Que vergonha, ainda não li nada deste autor, mas pelo menos vi o filme Desejo e Reparação que por sinal é muito bom.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  36. Para ser sincera, nunca tinha ouvido falar do autor, nunca li nada dele =/
    Também não assisti ao filme, mas parece ser bem interessante.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  37. Não conhecia o autor nem as obras, mas não tenho duvidas de que ele é mais que talentoso.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi linda eu amo essa coluna é muito bom conhecer autores que eu não conhecia e as suas obras! Eu achei o trabalho dele muito interessante amei a escolha! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Que engraçado estava escrevendo um post sobre o começo da carreira dele e deixei em rasunho para ler um pouco mais antes de publicar, cliquei no seu comentário e me deparei com esse post rs ... Gosto muito de Reparação, do filme e do livro.

    ResponderExcluir
  40. Ah, não conhecia o autor! Não me lembrei que ele era autor de Serena, um dos livros de que estou ouvindo comentários super positivos na blogosfera. Vou querer ler o livro mais adiante, porque deve ser maravilhoso mesmo.
    Adoro essa coluna!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  41. Muito bom, não conheia esse autoor...
    seu blog também está super fofo
    Já estou te seguindo...
    Beijos
    Espero sua visita
    www.jmphotosnet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. eita, bem que ja tinha ouvido falar deste autor. Na verdade o nome dele me chamo minha atenção, só não lembrava qual era uma de suas obras, então ao decorre do post pude me lembrar rsrs o Serene \o

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  43. Mais um autor que não conhecia a história e que você colocou no "Biografias". O livro parece ser muito interessante, principalmente após seus comentários, e saber desses detalhes - como o "Macabro" - do autor chamou ainda mais a atenção. Espero ter a oportunidade em breve :D

    Beijos, Luara.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  44. Esse cara é DEMAIS! E esse filme? Fiquei cem anos com os olhos na tela mesmo depois de o filme ter acabado kkkk É dos meus favoritos <3 Mcewan é genial e fim ♥

    Mi - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  45. Esse filme É LIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINDO! D: Fiquei decepcionada quando vi uma matéria dizendo que na verdade eles nunca se reencontraram, só no livro que a guria escreveu. D: Triste demais, e revoltante (fofocas, odeio vcs). Quero ler o livro e outros livros dele! *_*

    Bijos!!
    @mariapsalles

    ResponderExcluir