19/09/2012

Resenha: Dias Contados, vol. II

Título: Dias Contados, vol. II - Contos sobre o fim do mundo
Autor: Vários autores
Editora: Andross
Páginas: 96

Nos séculos que se passaram, eventos naturais como eclipses, erupções vulcânicas e maremotos foram encarados como sinais do fim dos tempos. Houve pânico e suicídios na passagem do ano 999 para o 1000. Mas a aurora surgiu, e então, tempos depois, uma suposta profecia, atribuída a Michel de Nostradamus, sobressaltou novamente os crédulos: De 1000 passarás, mas em 2000 não chegarás… Entretanto o Sol nasceu no primeiro dia do ano que não chegaria. Agora o mundo volta seus olhos para 2012, o último ano do calendário maia. Segundo alguns estudiosos, quando esse ano chegar, o planeta sofrerá transformações até então desconhecidas e uma nova era surgirá. Os alarmistas já se preparam literalmente para o fim do mundo. Neste novo volume do Dias Contados, escritores visionários trazem à tona mais argumentos para aguçar as expectativas dos crédulos nas transformações desta era. Não deixe de ler este livro. Afinal, ele pode ser sua última leitura.

Eu não costumo ler muitos livros de contos, porém quando surge oportunidade de ler algum, não costumo dispensar. Acho que todo mundo tem que sair da sua “zona de conforto” de vez em quando e ler outros estilos.
Li esse livro no começo do ano, eu acho, fiz a resenha, mas acabei não postando por causa da falta de tempo mesmo. Então tive que reformular e bom, aqui está.

Dias Contados II, é uma antologia da editora Andross que tem como foco o fim do mundo. Nos contos, várias são as causas para esta calamidade e todas acabam trazendo alguma surpresa no final.

Segundo a profecia, uma mudança aconteceria entre 1950 e o ano 2000, e quem não ouvisse a palavra de Deus iria sofrer com os males causados pela falta da fé. Metade da população mundial perderia a vida pelo simples fato de não crer. As pessoas materialistas padeceriam. p. 37
O que me chama mais atenção em uma antologia é que encontramos diversos estilos de narrativa por serem vários autores e isso faz com que você não se canse dos contos, apesar de todos terem o mesmo plano de fundo.
Outra coisa é que, por serem curtos, você pode ler um conto agora, outro daqui a pouco, outro amanhã e isso não vai fazer com que você perca a continuidade do livro, já que eu sei que essa característica é muito importante para muitos leitores – inclusive para mim.

Não vou falar sobre cada conto, pois sei que vocês vão acabar achando isso chato e eu não quero deixar a resenha entediante. Mas é claro que tem alguns que se destacam, e não, não é pelo fato de eu conhecer os autores... Mas isso não está em questão (risos). O que importa aqui é que eu recomendo principalmente os contos Holocausto do Gabriel Valeriolete e A Profecia Não Se Realizará do Ricardo Biazotto.

Particularmente, eu não sou aquelas que gostam muito de livros sobre o fim do mundo. Entendam: não é que eu não leia, só não é meu estilo favorito. Porém eu gostei muito de Dias Contados, nesse ponto os contos foram muito bem vindos porque não é um livro com um enredo central que vai se desenvolvendo ao longo das páginas. O conto tem cinco páginas e acaba ali. Então a temática acabou caindo bem melhor nessa organização para mim.

Atordoados, voltaram seus olhos para os céus uma última vez. Entretanto, já não se viam olhares de esperança ou de oração, apenas súplicas e pedidos de piedade, exclamando pelos olhares, numa gritaria ensurdecedora velada no silêncio insano daquele instante. O silêncio da espera, o silêncio do fim. p. 67
Para aqueles que nunca leram um livro de contos – e eu sei que são muitos – uma recomendação é começar a ler antologias o quanto antes. É diferente, é gostoso... Enfim, não importa, vocês vão gostar, desde que seja com uma temática que vocês gostem e a gama de estilos é enorme. Então não tem desculpa, viu?

Recomendo Dias Contados principalmente para quem gosta de livros nesse estilo. Com certeza essas pessoas vão gostar. Para aqueles que não gostam, bom, aí não vai ser uma boa pedida. Vão por mim: anotem a dica.   

38 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Luara! Estou ansiosa para ler Dias Contados 2! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Luara,

    Não conhecia esse livro e achei bem interessante, que sabe eu não arrisco algum dia nesse estilo...parabéns pela resenha....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu nao sei se esse seria um livro q eu leria, mas curti a resenha

    ResponderExcluir
  4. Olá Luara!
    Nossa, só com essa sinopse já fiquei com medinho. Calma, deixe que eu explique! Faz três dias que não para de chover onde moro, dois que não vou ao colégio e um que não saio do meu próprio bairro pois a ponte que nos liga à "civilização" está com o nível de água superior a ela mesma. Compreende agora? Fala em fim do mundo pra ver se eu não acredito que isso é MESMO possível... hahahah
    Mesmo com esse 'medinho', achei genial a criação de uma antologia com esse tema. Aprecio muito contos, mas nunca havia encontrado um livro que me deixasse tão curiosa quanto este. Já o acrescentei na lista de compras, pois o livro parece ser realmente muito bom!
    Os pequenos trechos que tu acrescentaste a resenha, me deixaram mais ansiosa em relação a narrativa que me pareceu super deliciosa e interessante.
    Só tenho a dizer que eu preciso pra ontem deste livro! hahaha
    Parabéns pela belíssima resenha, Luara! ;)

    Beijos,
    Samy Aquino.
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto muito de livros assim não... contos na verdade.. e também não gosto desse tema, fim do mundo, porque meu pensamento vai em sentido contrário a isso. Mas uma coisa diferentge é sempre uma boa pedida mesmo, concordo com você!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. esses livros dão uma angustia né? rsrs
    não conhecia a série. vou procurar!
    adorei a resenha
    bjs

    www.amodernpinup.com

    ResponderExcluir
  7. Curti a resneha dele, mas nao sei se é um livro pra ir pra estante... tenho tanta coisa ja na lista..

    beijoss futura engenheira igual eu :D


    Me visita?
    Guilherme Kunz
    http://tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa só a capa do livro já causa impacto RSR Não conhecia.

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Luara,

    Também gosto de contos, mas é tão difícil falar sobre eles, rs. E o melhor de se ler antologias é que você acaba conhecendo novos autores e amplia seus horizontes literários, e isso é muito bom, numa dessas pode descobrir um novo autor favorito.

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi Luara, sabe que eu sou uma das que nunca leu contos, pelo menos nao lembro de ter lido nenhum.. Tenho até um ou outro em casa.. hehe
    Adorei a dica, não conhecia esses autores que citou..

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ai, eu morro de medo de livros, contos, documentários e afins sobre o fim do mundo! Hahaha, me dá um nervoso que só!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  12. Oii Luu...amei sua resenha.
    Não conhecia esse livro. Nunca nem tinha ouvido falar. rsrs
    Mas gostei da resenha, vou procurar o primeiro.

    Beijooos!

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  13. Eu não gosto muito de sair da minha zona de conforto, como vc disse, mas realmente isso é uma coisa que todos nós devíamos fazer de vez em quando. Eu gostei da sua dica, e ultimamente procuro ler gêneros que eu desconheço, como por exemplo 'Cinquenta Tons de Cinza', nunca tinha lido livro erótico. É legal conhecer coisas novas, e eu vou procurar ler contos também, assim que possível. Ultimamente ando vendo muita resenha de livros falando sobre o fim do mundo, dá até medo ... shauhsauh ... brincadeira, mas verdade seja dita, eu odiei a capa deste livro Lu. Dá medo sabia? Se fosse pela capa eu passaria longe com certeza ... kkkk

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Luara!
    Amiga sinceramente não me agrado muito com antologias, já tentei ler mas acho muito superficial por serem várias narrativas. Mas como sempre adoro suas resenhas!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?
    Não sou muito chegada a livros de crônicas ou poesia (Até tento ler, mas a falta de uma história maior me desestimula), mas acho que posso gostar bastante de livros de contos. Por serem histórias, acho que posso vencer esse meu "trauma" com coletâneas hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Luara!!!!

    Nossa, faz um tempinho já que não leio um livro de contos, e ja tinha ouvido falar deste livro em algum lugar, só não lembro aonde. Só lembro que fiquei com muita vontade de lê-lo. Adorei a sua resenha. Adoro livro sobre fim de mundo kkkkkkk.

    BJKS
    Paty
    ABajur de PApel

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ter um enredo bom.
    Dica anotada!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  18. Nunca li um livro de contos kkkk, mas irei seguir os seus conselhor e procurarei um que seja recomendado para ler. Não me interessei mt por esse, mas quem sabe né? rs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Eu já li alguns livros de contos, mas nunca gostei muito porque eu me apego demais as personagens e não dá pra fazer isso em contos ):
    Beeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  20. Já li alguns livros de contos e gosto muito, pelo fato que você mesma disse de ser vários autores, então não fica chato, cansativo e nem maçante.
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  21. Bem legal a resenha, porq eu gosto e acho bem interessante historias falando sobre o fim do mundo \O/

    rockdeverdadeeatitude.blogspot.com/ bjs

    ResponderExcluir
  22. Não sei se sairia da minha zona de conforto para ler esse livro, rsrsrs.
    Também não gosto de contos, já histórias sobre o fim do mundo são bem interessantes se forem bem contadas.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro livros de contos. Li "Coisas Frágeis" do Neil Gaiman e me apaixonei.
    Não conhecia esse livro, achei bem legal sua resenha. Vou adicionar na minha listinha rsrs
    Beijinhos,
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oii
    Eu não gostava muito de livros de contos, mas como você mesma disse: temos que sair da zona de conforto. Agora que passei a incluir alguns contos entre minhas leituras, passei a gostar mais!

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde :)
    Como vai?
    Não sou muito de ler contos mas parece interessante este livro *-*
    Contos sobre o fim do mundo?Adorei saber disso >.<

    Beijos bom final de semana
    Cuide-se

    ResponderExcluir
  26. Uau! Adorei sua resenha, mas não sei se leria o livro :S
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi amiga, amei a dica e a sua resenha. Esse livro parece ser muito interessante e eu amei a capa! E vou seguir seu conselho sim, já está na hora de eu mudar um pouco de estilo e dar uma chance aos livros de contos. Afinal , nunca se sabe, quando um livro pode nos surpreender, não é mesmo?! Ahhhhh tem resenha de P.S: Eu te amo lá no meu blog passa lá: http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi Luh, então flor tmbm acho que devemos sair da nossa zona de conforto e começar a nos aventurar por outros gêneros e estilos.
    Eu sinceramente, não leio muitos livros de contos, até hoje só li 4, mas concordo que a vantagem desse tipo de texto é o dinamismo e a pouca extensão, já que as histórias são curtas e podemos ler uma inteira em poucos minutos ou horas...
    Estou super curiosa pra ler os contos do Rick, que modéstia a parte, são bons mesmo. Vejo isso pelos posts do blog dele. Sempre tão bem escritos e tal. Então a minha curiosidade está aguçada.
    Fora que tmbm será uma ótima oportunidade de conhecer os livros da Andross que tanto tem se esforçado para que esse gênero bombe entre os leitores.
    Ótima dica flor. Bjus grandes.

    ResponderExcluir
  29. Olá Lu,
    Primeiramente Parabéns pelo blog, ele tá fazendo um ano, né? Tão feliz por isso, é uma data muiiiiito importante, amo quando venho aqui.

    Também li Dias Contados e confesso que eu não curto muito contos sobre o fim do mundo, mas fiquei bastante surpresa com os que foram apresentados nessa coletânia, foram ótimas escolhas. Claro que tem um que para mim é mais que especial:

    A Profecia Não Se Realizará

    Pois é do meu queriiido Ricardo Biazotto e sou Tiete dele. Se tem uma coisa que posso afirmar é que se ele escrevesse sobre Protozoários eu leria, e mais: leria com um sorriso bobo estampado de ponta a ponta em minha face, porque tudo o que ele escreve me deixa muito feliz. :-)

    Bj,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  30. Leio poucas antologias de contos, coisa que deveria corrigir. Adorei a premissa desse, super... eu! HDUASDHAS Fim do mundo é minha praia (com personagens ficcionais, claro, não no mundo de verdade).
    Beijo!

    ResponderExcluir
  31. a ultima vez que eu li um conto foi no meio do ano, foi um livro da martin claret. Que até gostei bastante!
    Não sou muito fã de contos, mas como você disse é sempre bom sair dda nossa zona de leitura rsrs, eu por exemplo nunca li uma distopia e estou ansioso para ler Jogos Vorazes hehe, para ver se eu aprovo.
    Adorei a resenha Luara
    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  32. Não acredito em fim do mundo e tal, mas parece ser um livro muito emocionante... ^^
    Acho que gosto de contos :)
    Beijos, ótimo FDS!
    Loucos Informados

    ResponderExcluir
  33. Gostei da resenha, mas acho que é um estilo que não me agrada muito... Talvez eu leria se a fila não fosse tão gigantesca rsrsrsrs
    Parabens!!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  34. Oi Lu, adorei a resenha, mas não acredito nesse fim do mundo previsto, e também nunca li nenhum livro de contos, talvez eu dê uma chance :)

    beijo
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  35. Nunca terminei um livro de contos, parece que em alguns a estória passa rápida de mais não dá para aproveitar ):


    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi Lu! Adorei a resenha, não sei se leria o livro, mas acho essa temática legal e por ser fininho deve ser uma leitura de um dia.
    Gosto bastante de livros de contos, mesmo tendo lido poucos, só que estilo os livros que eu li - Formaturas Infernais e Imortal - nunca são totalmente bons, pelo menos para mim.
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Hey Lu! Ótima resenha, hein! :D O livro parece bacana, mas não curto muito essa temática, fim do mundo e coisa e tal... Gosto de contos, mas sei lá.... Não está na minha meta de leitura, mas se surgir a oportunidade, eu LEIO! :D

    Beijão!

    @mariapsalles

    ResponderExcluir
  38. Lu, muito obrigado por citar meu conto em sua resenha. Posso dizer que fiquei muito feliz por isso, assim como fiquei na primeira vez que você deu sua opinião sobre o mesmo. O tempo passou e você passou a ler tudo em primeira mão e bem sabe que sua opinião é sempre muito importante, ou seja, impossível não gostar de ler sua opinião aqui.
    Espero que continue lendo e opinando sobre meu trabalho :D

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir