03/09/2012

Resenha: A Idade dos Milagres

Título: A Idade dos Milagres
Autora: Karen Thompson Walker
Editora: Paralela
Páginas: 216
Em um sábado aparentemente comum, na Califórnia, Júlia e sua família acordam e descobrem, com o resto do mundo, que a velocidade de rotação da Terra está diminuindo. Os dias e as noites vão ficando mais longos, fazendo com que a gravidade seja afetada e o meio ambiente entre em colapso. Pássaros desorientados caem mortos do céu, centenas de baleias encalham na praia, as marés saem de controle. Enquanto alguns entram em pânico, outros procuram viver como se nada estivesse acontecendo, agarrando-se a qualquer custo à sua rotina e ignorando a evidência de que o fim do mundo se aproxima. Ao mesmo tempo que luta para sobreviver às mudanças e se adaptar à nova "normalidade", Júlia tem que lidar com os problemas típicos da adolescência e os desastres do cotidiano: a crise no casamento de seus pais, a perda de antigos amigos, as amarguras do primeiro amor e o estranho comportamento de seu avô, que acredita que tudo se trata de uma conspiração do governo e passa os dias catalogando suas posses obsessivamente. Com uma prosa econômica e prazerosa e a sabedoria emocional de uma contadora de histórias nata, Karen Thompson Walker criou uma narradora singular em Júlia, uma garota forte e perspicaz. Entre as tradições do romance de formação e do filme catástrofe, A Idade dos Milagres é uma obra visionária que discute a capacidade de adaptação do homem, traçando um retrato comovente da vida familiar em um mundo gravemente alterado. 

Estava bem ansiosa para ler A Idade dos Milagres. A sinopse prometia um enredo original e, além disso, já tinha lido algumas resenhas bem positivas – e tive que ouvir certa pessoa me falando: Leia, leia! Só que, no final das contas, o livro revelou-se não apenas bom, mas maravilhoso.

A notícia veio quando a população menos esperava: a velocidade da rotação da Terra está diminuindo. Os dias estão ganhando alguns minutos a mais, ficando cada vez mais longos. O equilíbrio natural está comprometido e todos estão à procura de uma solução para encarar essa nova realidade. Enquanto isso, Julia, que está com 11 anos, a famosa idade dos milagres, passa pelas transformações que a adolescência traz em meio a todo esse caos.

A notícia chegou num sábado.
Na nossa casa, ao menos, a mudança havia passado despercebida. Ainda dormíamos quando o sol surgiu naquela manhã, de modo que não percebemos nada diferente no horário do alvorecer. Aquelas últimas horas antes de ficar sabendo da desaceleração permanecem na minha memória – mesmo depois de tantos anos –, como se estivessem aprisionadas em um pote de vidro. p. 9
O tom realista do enredo é um ponto que deve ser destacado. Karen Thompson Walker conseguiu mostrar uma realidade quase apocalíptica que uma alteração nos nossos padrões pode gerar. Era agonizante ver tudo o que eu conhecia – desde a concepção de o que é dia e o que é noite, até a morte dos pássaros e a mudança das marés – simplesmente desmoronar. Conseguir misturar toda essa situação com a vida de uma adolescente é ainda mais legal, pois, por mais inocente que a visão dela possa parecer, o novo mundo é retratado de uma maneira sem igual.

Por mais que haja poucos diálogos, coisa que eu acabei sentindo falta, a narrativa feita pela Julia é suficiente para termos uma visão completa desse mundo onde nada do que a gente sabe faz mais sentido. Mas era comum eu chegar a um momento que essa escassez de diálogos me cansava, mas isso no final foi necessário, já que, como são poucas páginas, as muitas explicações para alterar nosso modo de ver o novo cenário precisaram ser condensadas nelas. É claro que só percebemos isso no final da leitura, então, até lá, foi preciso encarar esses momentos monótonos.

O que não me fez achar esse livro ótimo foi que o enredo seguiu um rumo que eu não esperava e não queria. Torcia para que acontecesse algo totalmente diferente, mas infelizmente o livro não seguiu como eu esperava. Isso acabou me decepcionando, já que eu tinha grandes expectativas para o final que eu queria. Mas, dependendo do ponto de vista, isso pode ser encarado como algo bom também, já que a autora conseguiu me surpreender.

Os dias se passaram. Manhãs e noites no Horário do Relógio. Trevas e luz cruzavam o céu feito de tempestades, sem ter mais ligação com nossos dias ou nossas noites. O crepúsculo chegava, às vezes, ao meio-dia; outras vezes, o sol não se levantava até o entardecer e atingia o zênite no meio da noite do relógio. Dormir era difícil. Acordar, mais ainda. Insones andavam pelas ruas. E a Terra continuava a girar, cada vez mais lentamente. p. 81
Preciso comentar: a capa do livro brilha no escuro! E não, não é história de pescador! A capa, além de ter me chamado muito a atenção pela arte, ainda vem com esse detalhe incrível que faz todo sentido ao ler a sinopse e ainda mais depois que vocês leem o livro.

Para aqueles que estão pensaram ao ver a capa: esse livro parece ser muito adolescente... Fica a dica: ele não é. É claro que ele pode ser lido por qualquer um, mas não é um daqueles livros que você já classifica como adolescente e já tira da lista de leitura. É um enredo original e que merece ser lido. 

56 comentários:

  1. Haha' Apesar de minha lista enorme de livros que preciso ler, acho que botarei mais esse! Sua resenha me deixou realmente interessada ^^
    E, já que você acrescentou que o livro possui cara de ser adolescente, mas não o é... Isso me deixa mais próxima de lê-lo!

    Ótima resenha, como sempre. ^^
    Parabéns.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oie Lu
    primeiro a resenha da Lu e agora a sua, e eu estou ansiosa para conhecer essa história. Eu não curto muito livros que tem muita narração e pouco diálogo,mas desde que a história seja boa, acho que isso acaba nem fazendo diferença para mim.
    Adorei os quotes
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, eu até gosto de histórias assim meio apocalípticas, apesar delas me darem pesadelos, vou resevar um lugar na minha wishlist para esse livro.

    Beijokas

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. A história é bem diferente dos livros que já li.
    Parece bem legal!!

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante! E acho tão legal quando os autores escrevem do ponto de vista de crianças. Vou procurar ver se acho por aqui!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro
    E eu prefiro mais dialogos
    Mas parece ser muito bom, que chega a valer a pena

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Luara!
    Não conhecia este livro.. Eu adoro diálogos e quando os autores diminui ele, eu sinto falta. A capa eu n~~ao gostei, mas como assim ela brilha no escuro? rs..diferente! Eu não retiro um livro da minha lista só pq ele é adolescente, eu adoro alguns por sinal, se a história for boa, ou bem contada, acho que merecedor de ser lido, independente de ser teen ou não.

    Beijos :D
    tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luara.
    Quando conheci esse livro achei que poderia ser muito interessante e isso se confirmou com sua resenha. Até que ponto a falta de diálogos pode atrapalhar só lendo para saber, mas acredito que o enredo deve superar qualquer pequeno detalhe, afinal, como você sabe, gosto de histórias que mostram o mundo apocalíptico.
    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Luara,
    Bem, eu gostei da sinopse do livro e fiquei curiosa, após sua resenha fiquei ainda mais curiosa, acredito que esse livro me agradaria.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  10. Luara,

    Eu gostei muito deste livro pelo que li da sinopse e fiquei muito interessado nele. Parece inteligente e bem escrito - e ainda foi publicado no selo Paralela, que tem títulos excelentes. Sua resenha me deixou ainda mais interessado, livros em que o ser humano é levado a se repensar sempre me atraem, mas confesso, também não me dou lá muito bem com textos sem muitos diálogos...

    Espero poder ler A Idade dos Milagres em breve ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Só de ler a sinopse em algum outro lugar eu já tive vontade de ler, está nos meus desejados. E a sua resenha me deu mais vontade ainda. Parce um livro que li há um tempo, onde uma menina contava a estória, mas o livro não era nada infantil.

    Beijos,

    Marcelle
    Best Therapy

    ResponderExcluir
  12. ótima postagem!! :)

    Bjs

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Luara :)
    Como vai?
    A sinopse é bem chamativa e a sua resenha ficou bem legal.
    Sabe,eu gosto de livros que tenham pouco dialogo..alguns tem uns diálogos tão sem lógica,desnecessários sabe?
    A capa brilha no escuro? *------*

    Beijos e cuide-se

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!
    Tudo bem!
    Gostei da sinopse,mas achoque até hoje não li um livro que tivesse poucos diálogos,acho que se bem escrito deve ser bem interessante,pq as vezes o excesso deles acaba atrapalhando o entendimento da história.Jura que a capa brilha no escuro?Não tenho nenhum livro que brilhe no escuro,gostei de tudo,da resenha,capa e sinopse.
    Ótima dica.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Já comprei esse livro, esperando chegar... rs. Eu que adoro escrever histórias desconexas, ou que se passam no futuro, irei adorar com certeza... Adorei a resenha.. Quando eu ler meu livro, talvez coloque em sorteio... rs

    Bjos
    http://www.grobsch.com.br

    P.S.: E com poucos diálogos? Meu estilo de livro predileto, quanto mais diálogos menos gosto do livro... kkk

    ResponderExcluir
  16. O enredo é bem original mesmo, nunca tinha lido sobre uma história assim. Existem milhares de livros que contam diversas formas de apocalipse, mas este parece ter todo um charme único na forma de contar.
    Valeu a dica, Lu! ;)

    Já recebeste minha cartinha com os marcadores?

    Beijos.

    www.doseliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ola!

    O tema do livro é bem interessante!

    O fato de o autor misturar um assunto tão importante com os problemas da adolescencia com certeza é um ponto alto!

    E enquanto eu lia a sinopse e a resenha, fiquei imaginando a sensação de ler um livro desse tipo. Como você disse, deve ser agonizante ver tudo isso acontecendo.

    Está na lista!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que história original, não tão original mais mesmo assim é, adorei sua resenha e fiquei empolgada em ler, porque adoro este tipo de livro..
    E nem conhecia ^^

    bjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece muito interessante. Essa história toda da Terra girar mais devagar e o dia ganhar alguns minutos a mais seria bem útil as vezes hahah Tenho problemas com livros com diálogos demais, mas nunca com diálogos de menos, então talvez eu me adapte ao livro bem :)
    http://trouxesteachave.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro e para ser sincera eu não gostei muito da capa, mas depois de ler sua resenha, fiquei interessada pelo enredo.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu! Fiquei ansiosa para ler esse livro agora. Eu ainda não conhecia, e acho que não existem muitas pessoas que conhecem, o que é uma pena porque parece ser maravilhoso mesmo.
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Sei lá, mas esse livro não me chamou muita atenção! Acredito que só lendo para ter uma ideia certa dele mesmo...mas não me interessa muito!^^ Entretanto sua resenha ficou bem clara e eu gostei.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  23. Sei lá, vi a resenha da Luana e agora a sua. Talvez eu vá ler, mais pra frente :) Não no animo de ler um livro assim...
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  24. Oie...
    Simplesmente amei sua resenha! =]
    A estória me interessou bastante... e bem diferente de tudo que se lê atualmente *_*
    E essa capa que brilha no escuro... gente! amei quero para ontem
    dica anotada!

    Obg pela visita lá no blog!
    tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    http://falleninme.blogspot.com
    Bjão

    ResponderExcluir
  25. Primeira resenha que leio do livro e gostei bastante. Confesso que no começo nem tinha dado muita bola pra ele, a sinopse não tinha me agradado, mas depois de ler sua resenha, fiquei com uma vontade de ler sim. Seria bem estranho se nossos dias tivessem mais horas. Tirando esse descontrole total da natureza, seria bacana ter "mais tempo", sei lá...
    Fiquei curiosa para saber quais os acontecimentos na vida dessa garota, já que eu nos meus onze anos não tive nada de interessante, AUSHUASHUASH

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito da história e da capa, parece mesmo algo bem original! Bom saber que ele vale a pena!

    ResponderExcluir
  27. Me pareceu ser um livro totalmente original e desapegado dos modismos atuais.O post ficou excelente.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Aaah que demais, quero ler ele sim! E, nossa, para tudo: que história é essa dele brilhar no escuro? Se eu não gostar da história, só pela capa já tá valendo! *O*

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  29. Achei a sinopse muito interessante. Já conhecia o livro pela capa, mas não cheguei a prestar atenção na história e me surpreendi!
    O problema é que não sei se a leitura iria fluir bem comigo, justamente por essa escassez de diálogos... Só para quando eu estivesse mesmo no clima rs

    Adorei saber que a capa tem esse diferencial! Queria poder ver!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Luara,

    Não conhecia o livro e achei bem interessante...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Está na minha lista, parece bem interessante!

    =D

    ResponderExcluir
  32. Adorei o enredo, fiquei hiper curiosa para ler esse livro
    *-*
    Sua resenha está ótima!!

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  33. Nossa, preciso ler! hahahah, não é bem o meu estilo de livro, mas adorei esse!

    http://rendasdecetim.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  34. Luara, adorei a história desse livro, à primeira vista pensei que fosse um livro de 'adolescente' mesmo, mas depois de ler sua resenha, tem uma voz na minha cabeça falando: leia, leia! hehe :)
    Parabéns pela resenha, está impecável.
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  35. Oi linda amei a sua resenha, eu achei o enredo desse livro muito interessante me deu muita vontade de ler livro. Acho que eu vou gostar dessa história sim, é um tema bem diferente daqueles que te prendem no decorrer da trama! Amei saber que a capa brilha no escuro! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Luara!

    Sim! Ao ver a capa eu pensei que seria um livro infanto-juvenil (nada contra, eu gosto deles também), mas quando li a sinopse percebi que a coisa ia muito além! E gostei bastante.
    Esta é a primeira resenha que eu leio deste livro, e fiquei encantada. A história parece ser maravilhosa e bem diferente - apesar de não ter muitos diálogos, como você disse. Enfim, já está anotado!
    Ah, que incrível... A capa brilhando no escuro! =)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Até salvei esse post nos meus favoritos por que é OBRIGATÓRIO, eu preciso desse livro, a estória me parece muito interessante e eu fiquei louca quando você disse que a capa brilha no escuro. COMO ASSIM? Preciso. RIGHT NOW.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  38. Ah mais um livro que entrou para lista dos desejados!
    Amei a resenha! É bem o tipo de história que estou precisando ler =)
    Sério que a capa brilha no escuro?! Deve ser linda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  39. Nossa é eu preciso desse livro, eu gosto de ler e ver coisas sobre desastres naturais.
    Você sempre com ótimas novidades. Beijos

    ResponderExcluir
  40. nao tinha conhecimento sobre este livro.
    curti o enredo entao quem sabe eu leia sim
    adorei a capa brilhar no escuro!! :O
    beijos
    - No Limite da Leitura

    ResponderExcluir
  41. Realmente, a capa parece ser bem de adolescente

    Beijos,
    http://labellejournal.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Hey,
    OMG, eu tenho esse livro aqui que ganhei e não me interessei muito. Depois dessa resenha eu vou pegar pra ler (depois de terminar esses que tô lendo, kk) *-*

    Bye,
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Uma capa que brilha no escuro,deve ser muito linda mesmo *.*
    Mais um livro que fiquei interessada! rsrsrs Bjs

    ResponderExcluir
  45. Eu já tinha lido boas resenhas deste livro também, mas a sua está maravilhosa, totalmente cativante. Estou adicionando agorinha mesmo na minha Wishlist Lu!! Parabéns, quero muito esse livro ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Não conhecia o livro, fiquei sabendo aqui, gostei bem da sinopse, mas foi sua resenha quem me fascinou.
    Fiquei bastante curiosa, vou colocar na lista de compras.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  47. Oi!
    Falam tão bem desse livro que tenho vontade de lê-lo. Parece ter uma história interessante. E a capa deve ficar linda no escuro. rs
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  48. Eu quero muito ler esse livro! Pena que a história não tomou o rumo que você esperava, acho isso chato quando acontece e espero que não aconteça comigo!

    ResponderExcluir
  49. Gostei muito dessa resenha,me deu uma super vontade de ler *-*
    wolftheideia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Não conhecia esse livro. Adorei a sinopse e os trechos. E realmente parece ser adolescente. Acho que vou ler, porque estou precisando de livros menos infantis, mais maduros. Adorei!

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  51. Sinto que sempre sou citada nas suas resenhas ultimamente hein? haha
    Eu disse que era ótimo, mesmo você não tendo amado tanto quanto eu amei, as vezes o final nem sempre é o que a gente quer, e na vida real também é assim, temos que lidar com isso haha

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  52. Oi flor,
    Nao conhecia esse livro e devo dizer que achei no mínimo interessante apesar de não ter lido tantos livros assim que dizem respeito ao fim do mundo...a capa brilha no escuro mesmo???ehehe legal isso.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  53. Oi Lu, achei tudo bem diferente e interessnte, fiquei com vontade de ler. Pena não ter tido o final que você queria :/

    beijos,
    Letícia - umceudeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Achei a imagem da capa normal mas brilhar no escuro é legal, a principal é nova mas pelo que você disse não é uma estoria adolescente e me pareceu muito interessante

    bjos

    ResponderExcluir
  55. verdade. a capa engana. parece adolescente.
    e,ao que consta,você curtiu mesmo a história.

    ResponderExcluir
  56. O meeu exemplar chegou, mas tou tão a fim de ler o livroo que deixei pra depois... kkkk

    ResponderExcluir