09/10/2012

Resenha: A Escada dos Anos

Título: A Escada dos Anos
Autora: Anne Tyler
Editora: Record
Páginas: 446

A polícia do estado de Delaware emitiu hoje pela manhã um comunicado. Cordelia Grinstead desapareceu. Ela é uma mulher de compleição miúda e cabelos castanhos. O informe policial só não soube precisar a cor dos olhos da desaparecida, que se confunde entre verde e azul. Na verdade, a polícia errou também ao afirmar que a vítima simplesmente desaparecera. Cordelia resolveu colocar a vida debaixo do braço e recomeçá-la em outro lugar, longe da família que a atormentava.

Não consigo pensar em forma melhor de começar essa resenha do que me declarando para a autora desse livro. Estou apaixonada por você, Anne Tyler! Sinto como se tivesse perdido um tempo precioso em que poderia estar lendo outros livros seus.

Delia é uma mãe de família, que já está casada há mais de vinte anos e sua vida segue uma rotina sem fim. Seu marido já não a olha com os mesmos olhos e seus filhos não lhe dão a mínima atenção.
Certo dia, sua vida muda quando ela se encontra com um jovem no supermercado e se dá conta do que está perdendo em sua vida: grandes emoções, aventuras, novas sensações. Então, durante as férias da família, ela pega uma carona e vai parar em outra cidade, onde vai recomeçar a sua vida e reavaliar o que fez com que ela chegasse ao ponto que chegou.

Em todas as brigas que tinham ele sempre se afastava antes de solucionar o problema. Deixava-a exasperada e saía, dando a impressão de que pelo menos ele podia comportar-se como um adulto. Adulto? Velho seria melhor. Quem mais entraria na água com tênis? Quem mais jogaria água no peito e nos braços antes de mergulhar na água? Para Delia parecia que ele estava calculando as ondas, envolvido em algum ritual de precisão que a deixava irritada. p. 103
Se eu pudesse definir A Escada dos Anos em uma frase, seria: um livro para se ler entrelinhas. E, infelizmente, poucas pessoas o conseguem fazer. Os livros da Anne Tyler são para aqueles que têm a sensibilidade suficiente para ver o que não está exposto, para ir além dos seus padrões do que é certo ou errado. Só que somente quem já teve experiências com livros com uma temática mais densa terá essa capacidade de gostar daquilo que provavelmente não vai ser o que você quer, mas aquilo que é certo para o enredo.

Por esse motivo, muita gente vai detestar o livro. Talvez o achem parado demais, como se não tivesse um rumo a seguir. Mas é aí que está a magia do enredo: ele não é de jeito nenhum esperado e ao mesmo tempo, ele soa tão natural! Tyler nos conduz pela vida de uma mulher sem nada especial e, ao criarmos uma intimidade com ela, vemos que ao mesmo tempo em que pareça errado ela deixar os filhos e o marido para trás, ela está fazendo o que é certo para ela e isso acaba refletindo um aspecto na vida de muita gente: colocar o bem dos outros acima do seu.

A relação que estabelecemos com Delia é fascinante. Talvez por ela não ser algo inatingível ou inimaginável. Existem várias Delias por aí, só que nem todas tem coragem de fazer o que a personagem fez. É isso que me encantou no livro: ser tão real e com aquela pegada de ficção que é o que nos atrai em um livro.

O que é mais legal é o livro ser escrito em terceira pessoa. É difícil eu encontrar um livro com esse estilo de narrativa e que consiga nos atrelar tanto ao protagonista como aconteceu em A Escada dos Anos.

Sempre imaginei a vida como uma dessas escadas que existem nos escorregas dos playgrounds, uma espécie de escada dos anos, onde você sobe cada vez mais alto e de repente cai e outros tomam o seu lugar. p. 265
Não é um livro que eu recomendaria para qualquer pessoa. Muitos não vão entender ou não vão aceitar os rumos que o livro tomou. Na verdade, logo assim que eu o terminei de ler, o primeiro pensamento que me ocorreu foi: Não era isso que tinha que acontecer. Mas com o passar dos dias, percebi que era exatamente o que era certo acontecer, o que a autora queria mostrar desde o início.

Fica uma excelente dica para quem está procurando algo mais sensível, algo que foge dos sobrenaturais ou dos romances água com açúcar de sempre. Anne Tyler consegue surpreender a todos que se arriscam e conseguem compreender suas histórias. 

62 comentários:

  1. Oi flor,
    Não conhecia essa autora mas parece que ela te ganhou hein???rsrs...não sei se esse seria um livro para mim por tudo que você disse então acho que deixarei em stand by por enquanto.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  2. Luara, fiquei emocionado com sua resenha. Mesmo. Anne Tyler também me ganhou e não demorou muito pra acontecer não, já sou dela e ponto. Esta forma de conversar com o leitor que me surpreende, de se ligar a ele, e se de alguma forma ela é semelhante - em intensidade - com o que se vê em "O Começo do Adeus", bem, então tenho de ler este livro o quanto antes.

    Mais uma vez, adorei sua resenha, muito bem escrita, ponderada, redondinha ;) Dois abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Luara
    Não sei se o livro seria aconselhado para mim. rs
    Por que não gosto de leituras paradas, mas quem sabe se o livro parar na minha mão, eu acabe lendo.
    Acho que nunca se deve despensar uma oportunidade como essa. Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  4. Hey
    Não conhecia esse livro, ainda, é lançamento?
    Achei interessante.. creio que prefiro essa coisa sem sobrenatural, na maioria das vezes.
    Fica mais perto da realidade :D

    Ótima resenha

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Oi Luara, tudo bem?
    Ainda não li nada da autora, mas pela sua resenha me pareceu ser um ótimo livro. Sensível e que de alguma forma faz quem o leia, e assim como você afirmou, e que consegue compreender aquilo que não esta sem explicito, acabe refletindo em alguns aspectos. Gostei muito da sua resenha e já coloquei na minha lista de livros, espero poder ler em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  6. Nao tinha lido e visto nada desse livro, mais pela sua bela resenha deve ser otimo :)!!

    rockdeverdadeeatitude.blogspot.com/ bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Luara!

    Ah, que resenha adorável. Assim como esse livro parece ser. A história me agradou. Estou inclinada para esse tipo de leitura de uns tempos para cá, acho que adentrar o íntimo de uma pessoa, como ela se sente a respeito de certas coisas reais, como você ressaltou, é maravilhoso. Adorei a dica.

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Luara, o livro me ganhou pela sinopse e a capa tb é linda, a sua resenha está ótima, só fiquei receosa se vou gostar do livro, pelos fatos apresentados no final da resenha.. será?! hehe
    Acho que estou disposta a tentar a leitura..


    beijos
    Pássa lá tem trechos de quarta
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Escada dos Anos é um livro que tenho buscado, afinal é bom sair um pouco da rotina de certos gêneros, e nos deparamos com algo diferente do comum, que vai nos encantar de modo único! Gostei bastante da resenha, e com certeza vou estar lendo o livro em breve =D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada dessa autora, e confesso que quando vi a capa do livro pensei que o enredo era algo totalmente diferente.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  11. Ha, sei como você se sente quanto a autora do livro! Sério, quando terminei As vantagens de ser invisível, eu queria ter os filhos metafóricos do Stephen Chbosky HDUAHDAS
    Enfim, postei a resenha de Cosmopolis segunda :)

    ResponderExcluir
  12. Nossa Luara! Que resenha é essa menina?! MARAVILHOSA. Fiquei muito curioso em relação aos livros dessa Anne, quero lê-los o mais rápido possível, assim saber se tenho ou não capacidade para ler uma temática densa.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  13. Que resenha awesome! Eu to louca atras de um livro novo que seja mais profundo e denso. Acho que encontrei o perfeito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Lú!!!
    Que capa mais linda!!!!!!!!!!!!!!!
    Amei!! Inclusive usaria esse casaco hoje se aqui não estivesse fazendo 40 graus na sombra kkkkkk
    Adorei a resenha, nunca tinha ouvido falar do livro e da autora. boa dica!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Luara,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e fiquei super curioso...parabéns pela sua resenha....boa dica....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Lu :)

    O livro parece daqueles em vc não pode ter pressa de ler. Que vc lê, relê e lê de novo para digerir tudo o que ele está passando. Gosto de livros assim.
    Obrigada pela dica! ;)

    Beijo
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Fiquei bem curioso para ler esse livro!
    Realmente não sei dizer se vou gostar ou não. Talvez eu não tenha a mesma sensibilidade que você teve em relação a ele, mas mesmo assim, só em ver o como ele conseguiu despertar tantos ótimos sentimentos em você já me deixa extremamente curioso para lê-lo.
    Abraço! :D

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lu.

    Não conhecia o livro nem a autora. Eu me empolguei tanto no início da resenha, depois fui ficando com a pulga atrás da orelha. Não consegui terminar "Comer, Rezar, Amar" por considerar a personagem fútil. Será que eu pensaria o mesmo dessa personagem? Bem, há casos e casos, e talvez ela tivesse motivos reais para mudar o rumo de sua vida.

    Estou curiosa pelo livro e pela narração da autora. Gosto de narrações em terceira pessoa, embora ache que muitos autores não conseguem essa façanha: aproximar mais o leitor dos personagens.

    PS. Tem sorteio da "Série Cinquenta Tons de Cinza" em meu blog, completa!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  19. Nao conhecia o livro nem a autora, e pela resenha to me sentindo uma afastada rsrsrs
    Fiquei super curiosa pra esse livro. Adorei a resenha e a forma como vc colocou os pontos sobre a narrativa.
    Tem livro que realmente não é pra qualquer um.
    Adorei a dica!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  20. Oiii, o blog está ótimo.
    Passei para avisar que o blog Meus Romances está com promoção nova para seguidores. Vou sortear a coleção da Academia de Vampiros e mais um livro surpresa com marcador personalizado. Participe!
    Bjs
    Nathal
    http://mromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Nao conhecia o livro nem a autora...

    Fiquei interessada em lê-lo, por ser um tema diferente. Estou cansada de tantos lançamentos "iguais".

    ResponderExcluir
  22. Luara, é exatamente isso que estou tentando fazer: "algo que foge dos sobrenaturais ou dos romances água com açúcar de sempre", haha! Gosto de livros assim, sempre aprendemos mais, rsrs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Fiquei apaixonada pelo livro só de ler a resenha,vou comprar esse livro com certeza!
    Estou à procura de livros assim, fugir um pouco da modinha atual é bom, muito bom...
    As editoras deviam divulgar mais livros assim. Beijokas
    www.idelmaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Amei a resenha, estou lendo um livro mais ou menos assim só na parte que a mulher foge rs, vou colocar esse na minha lista
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Oie Lu
    eu tenho sério problemas com enredos parados rs mas como a sua resenha está tão empolgada, vou dar uma chance ao livro. Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oii Luara, acho bacana ler esse tipo de livro. Li "Escola dos sabores" e bem nesse estilo. Não é uma história mirabolante, cheia de ação ou mistérios, mas é tão encantadora quanto, ou mais. Conquista o leitor por sua simplicidade.
    Adorei a dica!
    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Puxa amiga que resenha incrível! Pelo seu texto esse livro deve ser bom demais. Eu achei o enredo fascinante e fiquei com muita vontade de ler sim amei a dica e a capa é linda!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Que demais! Gostei da capa, da sinopse e da sua resenha!
    Caramba preciso ler esse livro, fiquei bem empolgada!
    Vou anotar para comprar em breve ;)
    Valeu a dica

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  29. Não sei se eu teria paciência, mas parece ser um bom livro sim. Tudo bem que a resenha me deixou super na duvida, mas quem sabe um dia eu decida optar por esta leitura. Parabéns pela resenha Lu, vc deixou bem claro que o livro pode ter reações diferentes para cada tipo de pessoa, e que nem sempre o que queremos é o certo a fazer.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. ain que fofa
    sério, adorei a resenha
    eu sei bem como eh quando vc se apixona pelo autor/autora
    *-----------*
    ADOREI a capa e fiquei apaixonado pelo livro, ja quero ler

    ResponderExcluir
  31. O Luciano me indicou essa resenha tão sensível tão cálida quanto a própria narrativa da Anne, também sou uma apaixonada por ela. E o que me surpreende é que com o passar do anos, cada vez mais os personagens dela se tornam parte de mim e suas reflexões me acompanham... É engraçado ler uma autora assim porque de repente ela nos faz pensar que cada um de nós em nossa singularidade, dor, medo, alegrias, certezas e incertezas somos potenciais personagens de livros.

    ResponderExcluir
  32. Oii Luu!
    A leitura deve ser mesmo maravilhosa, apesar de não ser leve ou um chick-lit aparenta ser bastante empolgante e envolvente. Só acho que precisamos estar com a mente aberta para entender o que levou a personagem a tomar certos caminhos sem julgá-la ou odiá-la por isso, rs.
    Beijo flor!

    ResponderExcluir
  33. É algo extremamente diferente, como você mesma disse existem várias Delias por ai, mas nem todas possuem a mesma coragem. Até porque deixa a família e os filhos é algo muito doloroso para uma mãe, porém é fácil perceber que para ela ter chegado a tal ponto, sofrera grande opressão. Não li o livro ainda, mas amei a dica.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Bem, se eu apenas lesse a resenha, com certeza não teria a menor vontade de ler o livro. Mas gostei bastante do que eu li na resenha. Como vc disse, não é um livro para qualquer pessoa e pode até ser que eu acabe não curtindo, mas a forma como vc passou a história me deu vontade de conhecer mais. Achei interessante e nunca tinha ouvido falar nele.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  35. Muito legal isso de você falar que não indicaria pra qualquer pessoa, soa como se você estivesse se preocupando com quem não gosta desse tipo de livro. haha
    Eu infelizmente não sou muito fã desse tipo de livro, mas vou dar uma chance. Sua declaração à autora no começo do post ajudou! haha

    Beijo, Mari.
    http://www.papersblood.com/

    ResponderExcluir
  36. Oie Luara =D

    O que mais adoro no Estante Virtual é que sempre que entro aqui dou de cara com um livro que não conhecia e fico super curiosa para conhecer.

    Eu acabei de ler O Começo do Adeus dessa mesma autora e confesso que não me apaixonei muito pela escrita dela, mas quem sabe eu não comecei pelo livro errado rs...

    Parabéns pela resenha!

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  37. Oi Luara!
    Gostei da resenha e fiquei com vontade de ler o livro justamente por você falar que ele não iria agradar a todos. Acho que todo mundo já teve vontade de recomeçar a vida, por isso, quero ler esse livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  38. Hey, não conhecia o livro, ele traz uma temática que nunca li em nenhum livro, seria interessante a leitura dele, seria uma novidade pra mim. Me interessei sim, ainda mais um livro para ler nas entrelinhas, gosto de livros assim <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  39. Caramba, Lu, que resenha mais intensa. Senti toda a sua vibração por meio das suas palavras. Sério! Impressionante a sensação que temos ao ler um livro assim... é tão maravilhoso. Olha, estou MUITO interessada nessa leitura. Acho que cairia bem no meu atual momento... sem contar que a temática me chama muito a atenção. Enfim... maravilhoso. Vou pesquisar mais e buscar ler. Amei a dica!

    P.S.: Adoro suas resenhas porque são sempre de livros novos e diferentes. Parabéns!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi Luara,

    Não conhecia esse livro e achei interessante....gostei da sua resenha....seguindo o seu blog, sou esposa do Marco Antonio do devorador de letras...abçs.

    http://blogdamajorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Oie Lu, ótima resenha, o livro mostra um lado de interpretação bem grande neh? no qual tem que está atendo os detalhes que estão nas entrelinhas, parece um bom livro, beijinhos amiga

    ResponderExcluir
  42. Oi Luara! Excelente resenha! O livro parece conter realmente um tema bem diferente de outros livros, talvez por isso não agrade tanto a todos, mas um dia ainda pretendo lê-lo!

    beijos

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  43. Tem um livro lançado pela NC que é dessa autora né? O começo do adeus? Fiquei até animada para lê-lo agora. Esse daí parece ser muito bom também.

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Oi Luara, tudo bem?
    Gosto desse tipo de livro. A gente lê e passa mais de um mês refletindo sobre os rumos que ele tomou. São ótimos pra nos fazer aprender sobre os valores da vida.
    Não sei se consigo ler o livro nas entrelinhas, mas vou tentar.

    Beijos, desculpe a demora para responder.
    Pitorescamente

    ResponderExcluir
  45. Adorei sua declaração para a autora. O livro realmente parece ser ótimo só pela sua resenha me apaixonei por ele a capa e a historia são lindas.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Faz um tempão que não leio livros com um tema tão profundo... Acho que vou colocá-lo nos meus desejados...

    Beijos!
    http://meumundoecolorido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Que resenha incrível! Gostei muito, já vou acrescentar esse livro à minha lista!
    Amei seu blog, todo lindo e o lay é maravilhoso. Já estou seguindo.
    Obrigada pela visita. :)
    Beijo.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. Nunca tinha ouvido falar da autora ou do livro, mas deu uma vontade imensa de ler. É bom se entregar a um livro incerto como a vida, diferente daquelas fórmulas certas de sucesso.

    Quero muito ler este livro, muito mesmo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  49. Oie...
    Amei sua resenha !
    Não conhecia o livro mais me pareceu ser bem interessante, mesmo não sendo meu tipo de livro favorito.
    Dica anotada!
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    -fallen In Me
    Bjão

    ResponderExcluir
  50. Então necessito ler esse livro Lu...
    Estou a procura de livro assim, que foge de todos os temas atuais. :)
    Não conheci esse livro, valeu pela dica.
    Beijos
    Brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  51. Você disse que achava que muitas pessoas podem não gostar do livro, mas sua resenha é tão boa e nos convence de que vale a pena ler, mesmo ele não sendo 'normal'. hahaha Acho que todos vão querer ler, sério. (:
    The Bluberry *

    ResponderExcluir
  52. Primeiramente adorei sua resenha, você conseguiu passar perfeitamente o que você sentiu com o livro. Acredito que eu ia gostar da leitura, porém não ia concordar com as atitudes. Realmente não sou a favor de pessoas que abandonam tudo, mesmo que seja para seguir a sua felicidade, porque a partir do momento que não é só você no mundo, você não pode pensar em apenas ser feliz,mas também nos outros, mas é o que você falou, a autora provavelmente levou o livro da forma que tinha que ser, e bem fiquei com vontade de ler hahaha'
    Beijnhos :*

    ResponderExcluir
  53. Oi Luara!
    Eu tenho certeza que vou gostar desse livro,já li O Turista Acidental dessa autora e curti bastante.
    Ótima resenha.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Hey,
    nunca li nada dessa autora, mas pelo que me falaram parece legal.
    Li a sinopse e gostei, mas acho que não compraria e tal.

    Bye,
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  55. Não conhecia essa autora,não sei se compraria esse livro,estou procurando coisas com a temática mais leve e que eu não precise pensar muito. Os livros de vestibular estão me deixando louca :X
    wolftheideia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  56. Não conhecia esse livro, me deixou curiosa, apesar de saber que acho que é uma história um pouco complexa para entendimento, segundo sua resenha. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  57. Oi flor,
    Ah tenho um livro dessa autora e não vejo a hora de ler.
    Confesso que sua resenha me deixou bastante curiosa, gosto de livros desse estilo que foge desses mais comuns e com um final que conseguimos refleti.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  58. Olá achei a estoria bem interessante, essa moça é da Coreia? Se for eu já vi a resenha desse livro em outro lugar mas não conseguia lembrar do nome do livro hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  59. Nao conhecia esse livro. Eu gosto de ler livros assim as vezes. Algo alem do que todo mundo ta lendo.
    Vlw pela dica.

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Não conhecia mas amei sua resenha e vou adicionar ele a minha lista de desejos!!!! Valeu por mais essa dica!!

    ResponderExcluir
  61. Ei Lu!

    Ai meu Deus, assim que vi a capa e o título logo pensei "deve ser um livro maravilhoso!". Nunca tinha ouvido falar, mas sua resenha me deixou com água na boca.
    Estou de tpm e muito sensível, então talvez seja um excelente livro para mim neste momento hahahaha

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir