07/10/2012

Resenha: Os 13 Porquês

Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Eu queria ler esse livro há muito tempo. Estava entre os livros que leria assim que tivesse uma brecha entre os livros de parceria. E foi isso que aconteceu: assim que eu tive um tempinho sobrando, o peguei para ler. E ainda bem que eu posso dizer que não me decepcionei em nenhum momento.

Como a sinopse já diz tudo o que eu iria contar sobre o enredo – até um pouco mais – não vou me concentrar nisso e sim nas minhas impressões sobre o livro, que é o que mais importa aqui.

Olá, meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo.
Não acredito.

Sem promessa de retorno. Sem bis. E, desta vez, sem atender aos pedidos da platéia.

Não posso acreditar. Hannah Baker se matou.
Os 13 Porquês ao mesmo tempo em que é algo diferente, é bem estranho. Imaginem a situação: quem conta a maior parte da história é uma pessoa que já morreu, logo, por mais que você a sinta viva, como se ela de alguma forma não tivesse se matado e estivesse só esperando o final do livro para aparecer e dizer: Oi! Eu não morri!, não é bem assim que as coisas acontecem. É bem estranha essa sensação.

Outra sensação que cerca o livro é uma angústia tremenda. A cada nova razão para que a Hannah cometesse o suicídio, comecei a me dar conta de certas atitudes que a maioria das pessoas toma e nem percebe. São coisas tão simples, mas que, em situações extremas como chegou a situação da nossa protagonista, tomam proporções enormes.

É complicado um livro que nos traz tantos sentimentos que podem ser considerados ruins conseguir nos ganhar. Isso se deve ao fato de que o livro não é tão pesado quanto parece. Inclusive a Hannah tem um senso de humor daqueles bem sarcásticos e por vezes a gente acaba rindo dos devaneios dela – por mais que isso seja um pouco mórbido.

Peguei uma simpatia enorme pelo Clay. Para quem não leu a sinopse, é o garoto que está ouvindo as fitas com os motivos para o suicídio da Hannah. Apesar de ele também ser um desses motivos, era tão ruim vê-lo passando por essa experiência de ter que conviver com a culpa! Sei que eu entro em contradição aqui, afinal, como posso ter simpatizado com alguém que foi uma das causas da morte de alguém? Mas é que ao longo do enredo, vemos um arrependimento tão grande nele que chega a dar pena e com isso gera um sentimento de compaixão, entendem?

Repito suas palavras dentro da minha cabeça. O que tá pegando? O que tá pegando? Ah, já que você perguntou, recebi um pacote de fitas cassete pelo correio hoje, de uma garota que se matou. Parece que eu tive alguma coisa a ver com isso. Não tenho certeza que coisa é essa, por isso fiquei imaginando se poderia pegar seu walkman emprestado para descobrir.
Acho que esse foi o primeiro livro que li em que se fala sobre suicídio, pelo menos que me recordo agora. Foi uma experiência muito boa e com certeza uma ótima recomendação para vocês.

Uma novidade legal: uma adaptação do livro já está sendo encaminhada. Ainda não há data certa para que as gravações sejam iniciadas, mas é bem provável que comecem no começo do ano que vem com a Selena Gomez no elenco. 

61 comentários:

  1. Boa noite Luara,

    Não conhecia o livro e achei interessante...sua resenha me deixou bem curioso...vai pra lista....parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/2012/09/2-promocao-de-aniversario-do-blog.html



    ResponderExcluir
  2. Gostei de sua resenha e me fez querer ler o livro, pq fiquei muito curiosa, adoro tb personagens sarcásticos, e é tb uma história super original, enquanto lia sua resenha só ficava imaginando... queria ler mais..
    Parabéns!!
    Beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu chorei litros lendo esse livro. fim.
    ok vou comentar algo mais substancioso, é só que cara, livro triste pqp
    me fez refletir muito também, sobre uma certa teoria do caos sabe?
    triste, mas muito muito bom

    ResponderExcluir
  4. sabe o meu maior medo dessa adaptação é romancearem a historia e fazer uma historia diferente, sabe onde a menina se salva, morro de medo que façam isso, ainda mais com a Selena Gomez.
    Agora, eu quero muito, muito mesmo ler esse livro, vou ficar emocionada, acho esse assunto tão delicado, tão real, sabe a forma como vc trata alguém é suficiente para mudar a vida dessa pessoa? Acredito que sim.

    #beijokas

    ResponderExcluir
  5. Amo tanto esse livro <3 li totalmente sem querer e me surpreendi muito!

    ResponderExcluir
  6. Está na minha lista. Parece muito bom. Imagino que deve mesmo ser angustiante, mesmo assim maravilhoso.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!
    Nossa, esse livro está nos meus desejados há mais tempo do que posso lembrar - não, estou exagerando um pouco, mas faz um bom tempinho mesmo - e agora com a sua resenha fiquei mais empolgada ainda para lê-lo. Nunca li um livro sobre suicídio e esse seria ótimo para começar, além disso, conflitos psicológicos me encantam, haha.
    Beijinhos!
    The Books Thief.

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha! Não é o tipo de livro que eu leria, mas despertou o meu interesse, e mais ainda com a possibilidade de filme!
    Beijos
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu adoro esse livro! Já li faz um tempinho, em e-book e me apaixonei pela história. É um assunto delicado mas o autor consegue nos passá-lo de forma bem sutil. Não sabia que iria virar filme, que legal!

    Adorei a resenha (:

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar do livro e fiquei curiosa e após ler sua resenha fiquei com vontade de ler e ao mesmo tempo com um pouco de receio do tema.

    http://www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Luara!
    não conhecia o livro e nunca tinha ouvido falar sobre ele, mas fiquei muito interessada. quando li a sinopse já fiquei curiosa e sua resenha fez eu decidi que quero lê-lo em breve.
    beijos chuchu!

    ResponderExcluir
  12. Luara, não conhecia o livro e fiquei bastante curiosa, mas não seria uma das minhas leituras para agora, tô procurando coisas mais leves e que não mecham drasticamente com meu psicológico e sentmentos... acredito que esse livro me deixaria triste, pelo fato de saber q a garoto se matou.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  13. estou morrendo de vontade de ler este livro
    é bem o estilo que eu gosto *-*
    quero muito ler!!! ;~~

    ResponderExcluir
  14. Fiquei curiosa para saber todos os motivos e principalmente para saber como Clay vai se livrar dessa inicial culpa pela morte da narradora, rs.
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  15. Só posso dizer uma coisa:estou muito curiosa para ler esse livro e saber os motivos que levaram a garota a se matar!

    Uma ótima semana!

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Lu,
    Eu não conhecia o livro, mas achei bem interessante. Acredito, pelo que você expôs que embora a temática seja meio forte, é tratado com leveza, fazendo a gente gostar de uma história mesmo que com uma morte, diga-se de passagem, da protagonista.

    òtima resenha... continue nos trazendo novidades!!!

    Beijos
    Chrys
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  17. Oi Luara! Já tinha lido outras resenhas positivas sobre esse livro também, me interessei demais, o livro conta uma história bem diferente do que tudo que vi, com certeza vou lê-lo!

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  18. Oi Luara

    otima resenha! quero ler!

    tem meme para vc no meu blog
    veja

    http://www.lostgirlygirl.com/2012/10/meme-e-o-fim-do-mundo.html

    bjos

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu, não conhecia esse livro e fiquei bastante curiosa depois da resenha. Com certeza é diferente de tudo que já vi e li. Fiquei feliz que vai ter filme também :)

    beijos
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  20. Eu já tinha lido outras resenhas sobre esse livro e toda vez que eu termino de ler, eu fico sempre com a mesma sensação: MUITA VONTADE DE LER ESSE LIVRO! Ameeeeei sua resenha, o enredo do livro é muito interessante e eu gostaria de ler sim!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde :)
    Como vai?
    Tenho uma amiga que leu este livro e adorou também *-*
    Mesmo que o livro conte sobre um tema ruim(morte,suicidio) eu vou ler porque quero ver o que essas pessoas nos tentaram transmitir e tal,seus sentimentos....

    Beijos e cuide-se
    Tenha uma excelente semana

    ResponderExcluir
  22. Me interessei pelo livro, é diferente e se bem executado melhor ainda, mas não queria estar no lugar de Clay, não deve ser fácil ser um dos motivos pelo qual uma pessoa comete suicídio. O tema é bastante espinhoso e difícil de tratar, existe um tabu enorme sobre ele. Vou procurar por este livro, e excelente resenha, como sempre.

    ResponderExcluir
  23. Nunca li este livro
    Mas todas as resenhas são positivas
    E tenho curiosidade em saber o porque

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Gente, adorei demais. E ainda vai virar filme? *-*
    Tenho que ler antes do filme, com toda certeza haha
    Eu gosto de livros que tratem de temas fortes, acho que vou gostar desse :)
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Cara, me interessou demais esse livro! Muito mesmo!
    Já imaginei a adaptação para as telonas! E com a Selena Gomez no elenco ia ficar o máximo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. gente muito legal a história, mega me interessei pelo livro *-* ainda mais com uma resenha legal
    curti muito a resenha

    ResponderExcluir
  27. Devorei esse livro em mais ou menos uma noite. É tão angustiante saber que Hannah está morta por uma série de besteirinhas que foram se acumulando e acumulando...

    ResponderExcluir
  28. A única coisa que envolve Os 13 Porquês e não me agrada é Selena Gomez no elenco da adaptação :/ Tenho um fraco por livro com temas, digamos, mórbidos, então foi muito fácil gostar do livro. Mas esse meu interesse não tira o mérito dele, nada disso. Apesar de não concordar com muita coisa, eu tiro meu chapéu para Jay Asher.

    http://www.ultimoromance.com/

    ResponderExcluir
  29. Essa capa é fantástica! *-*
    Não sei, acho que não faz muito o meu estilo de leitura, mas gosto da sinopse e a resenha me deixou curiosa... Não dá pra dizer que vou correr pra comprar, mas fica aquela dica pra deixar nos desejados. Quem sabe, né?

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  30. Já li os 13 porquês.
    Concordo com tudo o que você disse a respeito do livro.
    Gosto bastante da capa.
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Já vi vários elogios sobre este livro, espero em breve ter a oportunidade de lê-lo.

    http://devaneioselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Sério que esse livro parece ser ótimo assim!? Tipo, fiquei louco para lê-lo agora. Não havia ficado interessado nele antes, mas agora... Mudei completamente minha ideia inicial.
    Adorei a resenha e quero muito lê-lo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  33. Desde que ouvi falar desse livro pela primeira vez tenho muita vontade de ler. Esse livro e A Lista Negra parecem ser excelentes livros, pelo menos só vejo resenhas bem positivas a respeito dos dois. Ainda bem que você disse que o clima do livro não é tão pesado assim, na medida do possível, afinal, o livro tem uma protagonista suicida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Já respirei o ar de cultura ao chegar no seu blog!! Amei e gostei muito dos posts..já estou te seguindo. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  35. Uauu, bem diferente não!? rs
    Mas mesmo assim, adorei a resenha. Achei a história muito interessante, mesmo com o tema sendo tão forte.
    Puxa, quero muito ler agora!

    Beijo
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  36. Excelente a sua resenha!
    Me lembrou o livro "Em Busca de Zoe", onde a leitura intercala entre os dias atuais e o diário de Zoe. Na parte do diário, temos a sensação de que ela está nos contando a vida dela, é bem bacana.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  37. Ja tinha lido uma resenha desse livro e como achei o tema bem interessante, ja fiquei curiosa. Lendo a sua, minha curiosidade só aumentou!

    Adorei!
    Parabens pela resenha perfeita!

    Bjokas
    Flavia - LC

    ResponderExcluir
  38. Esse livro parece ser bem legal. Adoro esse tipo de mistério..

    ResponderExcluir
  39. Oii Luara!
    Eu ainda não conhecia o livro mas fiquei bem interessada na história.
    Parece ser um livro que depois de começado, impossível parar. Já fiquei imaginando o que o Clay fez...
    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Olá Luara!

    Já tinha ouvido falar, até conhecia a história, mas confesso que não me chamou muita atenção! Com certeza (como amo um suspense, e similares) entrou para os desejados!

    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Olá Luara!
    Você já leu Antes que eu vá? Sei que não se trata de suicídio como os livro que você resenhou agora, mas também é estranho pois sabemos que a protagonista acabará morrendo no final. E como eu torci para que ela aparecesse no fim do livro dizendo "Oi, eu não morri", mas não é assim que acontece. Adorei Antes que eu vá e acho que será exatamente assim com Os 13 porquês.
    Com certeza irei procurar para ler, beijo!

    ResponderExcluir
  42. Esse livro esta na minha estante de desejados ha um tempo ja, mas ainda não tive a chance de compra-lo. Parece ser muito bom, especialmente por abordar um tema tão delicado.

    Nao sabia que viraria filme, fiquei com mais vontade de ler por isso rs.

    bjoo

    ResponderExcluir
  43. Tem meme pra ti no meu blog: http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  44. Olá flor!

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, ele deve ser muito bom, interessnte demais! Gosto de livros assim. E a sua resenha está ótima, adorei!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. olá, adorei seu blog, perfeito, mas vim te fazer um convite, da uma passada no garotos modernos e se gostar pode segui-lo que logo farei o mesmo beijos...

    ResponderExcluir
  46. Parece ser muito bom.
    Fiquei curiosa para ler.

    Beijos :)
    http://itgirl-sweet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Eu sou louca pra ler esse livro e depois da sua resenha a vontade só aumentou (apesar de eu ser daquele tipo que só gosta dos finais felizes e com certeza, quando ler vou ficar esperando a Hannah falar que não morreu :x kkkk )
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  48. Quando eu conheci esse livro alguns meses atrás eu podia jurar que ele não era nada de mais, o seu nome e capa eram bem esquisitos, mas algumas resenhas me fizeram mudar de ideia, eu gosto quando um livro é capaz de me emocionar profundamente, e pelo o que dizem esse livro consegue fazer isso com louvor, sem mencionar que ele trata de um assunto muito delicado que é o suicídio, e mostra como os mais simples atos podem ser devastadores para algumas pessoas, e que devemos pensar duas vezes antes de pensar em fazer algo contra alguém.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  49. Definitivamente esse livro é o que mais quero ler desde o inicio do ano até hoje. Conheci ele há alguns meses e de lá pra cá só comentários positivos e a história, até onde li (aquele velho pdf de 10 páginas, só pra deixar com água na boca) me prendeu bastante. Em breve, na minha estante.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Eu só leio resenhas positivas desse livro, e cada dia fico mais curiosa. Espero conseguir ler!

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  51. Oie Luara!
    Gostei da resenha, quero ler o livro, dizem coisas boas sobre ele! E ver o filme ainda mais! Depois que vi o trailer, fiquei com mais vontade ainda, porque tem o Logan-Lindo-Lerman como protagonista... rsrsrs..

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  52. Oi flor,
    Não conhecia esse titulo mas parece ser bem interessante porem e complicado isso quando o personagem ja esta morto e vc quer que ele viva aconteceu isso comigo em um dos livros que li mes passado...tipo ela não morreu ela vai viver no final e que nada ne...deixa uma sensação de vazio na gente...rsrs
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  53. Olá legal sua resenha, a estoria é diferente do que eu costumo ler mas parece muito interessante

    bjos

    ResponderExcluir
  54. Oi Lu!
    Já havia lido algumas resenhas desse livro e desde que li a primeira ele está na minha lista de leitura, só estou esperando a oportunidade de comprá-lo ainda.
    Acredito que ainda não li nado que trate de suicídio, então minha curiosidade em lê-lo já é enorme!
    Acho que vou gostar dele. Abraço!

    ResponderExcluir
  55. Oi, Lu.

    Também não conhecia o livro. Ah, por mais que a personagem esteja expondo seus motivos, não acho que sejam plausíveis, quero dizer, não penso que alguém deva se sentir culpado pelos atos insanos de outros. Para mim, somos responsáveis pelas nossas decisões, então, talvez eu nem ficasse tocada pelas autocomiserações dela. rsrs... Quem entende?

    Ótima resenha, como sempre. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  56. Aiii Luuuu, eu queroooo!!
    não precisa dizer nada né?!
    Brubs.

    ResponderExcluir
  57. Nossa, eu também estava COMPLETAMENTE MALUCA para ler este livro! Também espero não me decepcionar! Depois de mil anos babando por ele, finalmente o tenho em minha estante <3 *-*

    ResponderExcluir
  58. Nossa!!! Fiquei muito interessada em ler este livro!!! Vou coloar na minha lista!!!

    ResponderExcluir
  59. Parabéns pela bela resenha, vc sempre critica mas justa, admiro isso em vc!!!
    Não sabia que esse livro era tão tenso, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  60. Eu tambéém amei esse livro, muuuuito bom!
    A Selena Gomez no elenco? Hmm...

    www.estantecolorida.com

    ResponderExcluir
  61. Não conhecia o livro, mas gostei da ideia principal (por isso vou colocar no Skoob) e acho que tem tudo para ser uma ótima leitura. É interessante saber que a personagem que ajuda em tudo não está viva, apesar de demonstrar estar.
    Assim que possível vou ler, pode ter certeza :)

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir