19/11/2012

Resenha: Adormecida

Título: Adormecida
Autora: Anna Sheehan
Editora: Lua de Papel
Páginas: 272

Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência. Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.

Antes de começar a leitura de Adormecida, eu pensei que era uma simples releitura do conto A Bela Adormecida. Mas fui surpreendida ao me deparar com uma distopia.
E tenho que admitir: essa temática tem ganhado cada vez mais espaço na minha estante, uma vez que não tenho me decepcionado. E com Adormecida não foi diferente.

Após sessenta e dois anos, Rose Fitzroy foi acordada de um processo químico que a deixou adormecida durante todo este tempo. Ao acordar, ela é informada que é a única herdeira de uma grande empresa. Ao mesmo tempo, descobre que toda sua família está morta junto com todas as pessoas que ela amava.
Rose terá que se adaptar a essa nova realidade e enfrentar os perigos que surgiram por causa do seu retorno.

Apesar dos seus dias no hospital e mais vinte e quatro horas me produzindo, dos monitores de saúde, injeções de vitalidade e um milhão de outros tratamentos que fui submetida, meu cabelo ainda estava liso e quebradiço, minha pele inchada e sensível e meus ossos estavam tão protuberantes que eu parecia um esqueleto dentro de um saco. Minha visão estava turva, a respiração fraca e me sentia enjoada quando tentava comer. Eu me sentia como uma velha. Tecnicamente, eu era. Tinha quase oitenta anos com apenas dezesseis. Nunca passei tanto tempo em estase. p. 14
O fator surpresa foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido nesse livro. Não esperar uma distopia e sim algo mais simples fez com que a leitura fosse ainda mais proveitosa porque descobrir um mundo novo de uma forma inesperada é ainda mais legal. Ainda mais quando este é distópico.
Não sei se isso acontece só comigo, mas toda a tecnologia super desenvolvida sempre me encanta nesses livros. Claro que eu não gosto das conseqüências que ela normalmente traz neles, mas é tão surpreendente como os autores estão conseguindo detalhar cada vez mais possível essa revolução tecnológica! Enfim...

O enredo de Adormecida, apesar de não ser muito original – uma herdeira volta e as pessoas com medo de perder o poder começam a armar coisas contra ela. Nada original –, consegue encantar por causa do sentimento envolvido na trama.
Imaginem a situação: você acorda no futuro com o mesmo corpo e idade que tem hoje e descobre que o mundo inteiro mudou e todos que você conhece morreram? É para acabar com qualquer um.

Isso é ainda mais enfatizado com a narrativa em primeira pessoa, com a Rose narrando todos os seus anseios e expectativas.
Normalmente eu teria achado bem chato um personagem que ficava remoendo toda hora o passado, com medo de encarar o presente. Porém isso não aconteceu com a Rose, uma vez que ela em nenhum momento é retratada como uma garota totalmente frágil.

Mas que escolha eu tinha, presa em um mundo que não era meu, com a minha vida nas mãos de outros? Jantar, falar com uma psicóloga, preparar-me para as aulas. Fiz tudo o que me disseram para fazer. Pois era tudo o que eu podia fazer. p. 30
Algo que eu não gostei foi que as explicações demoraram a surgir no livro. O termo estase – que era usado para designar o período em ela passava adormecida por causa do processo químico – ficou suspenso até que o próprio contexto te disse o que ele significava para então, só após disso, vir a explicação propriamente dita.

Apesar desse pequeno fato, não me decepcionei com o livro. Inclusive, li que nem uma desesperada a segunda metade do livro, precisava saber o que ia acontecer. E preciso confessar: eu chorei nas últimas páginas. Não que o livro seja tão emotivo, mas é que eu acabei me envolvendo tanto na história da Rose e dos personagens secundários que eu adorei aquele final.

Um livro mais do que indicado para aqueles que estão à procura de uma excelente distopia ou até mesmo um romance. Tenho certeza que vocês não irão se decepcionar.

58 comentários:

  1. Adorei a resenha!
    O livro parece ótimo e fiquei morrendo de curiosidade!
    Quero MUITO ler!!

    Beijos
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo parece gostar desse livro... quero ler em breve!

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Todas as resenhas que li desse livro falaram super bem dele. Estou super ansiosa para lê-lo, Lu. Que bom que ele te emocionou a esse ponto, rs, adoro me envolver tanto numa história a ponto de cair lágrimas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Estou precisando de leituras como essa pra me distrair um pouco!!
    Não aguento mais livros acadêmicos e não ter tempo pra ler o que eu quero =/

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Luara, somos duas então, encantadas com as distopias. Adoro.
    Tinha lido uma resenha desse livro e gostado muito do enredo escolhido pela autora. Sua resenha só veio confirmar que preciso ler , quero o livro, vou ver se compro de natal pra mim ...rs
    Obrigada pela resenha e dica de leitura querida, amei \o
    Beijinhos
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  6. EU nem sabia que esse livro é uma distopia mas pela capa já fiquei querendo... Essa é a primeira resenha que leio e fiquei ainda mais animada!
    Claro que quero!!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  7. Luara, eu gostei muito do livro, també me surpreendi achando que era uma coisa e quando vi me peguei lendo uma distopia, mas foi muito bom!

    Gosto de fc como um todo, é sempre interessante ler sobre os avanços e seus prejuízos, ainda mais quando eles parecem falar tanto sobre o futuro quanto o que vivemos o hoje.

    O final nos deixa querendo mais, não é, e espero que a autora nos atenda.

    ResponderExcluir
  8. Quando vi este livro pela primeira vez achei que fosse uma releitura de A Bela Adormecida também, mas sua resenha foi bem esclarecedora, gostei do livro e estou curioso para ler agora também.
    Deve ser mesmo uma ótima leitura.

    Bjos!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, amei a resenha. ^^
    Já tinha visto esse livro em outros lugares, mas nunca tive interesse de saber mais sobre ele. Adorei seus pontos de vista. É bem provável que eu o coloque na minha listinha!! kkk

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. gosto de livros com o tema distopia faz pensar em sei la...algumas coisa hehe e gostei muito da sua resenha pois contou so o que precisamos saber par querer ou não ler o livro...é que na verdade não gosto nadinha de resenhas contando parte fundamentais de livro e quem morre e tal faz eu perde o tesão de ler o livro e tal. esse livro ja esta na minha lista de desejados junto com luxuria hehe

    bjãoooo

    sonhos-perdiidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu quero tanto ler adormecida, também pensei que seria uma releitura do conto, mas em saber que é uma distopia minha vontade de ler se tornou cada vez maior.

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  12. no começo tbm pensei que fosse uma releitura, mas parece ser bem diferente mesmo
    acho a capa do livro linda, e tenho muita vontade de ler!
    adorei os quotes que você escolheu *-*

    ResponderExcluir
  13. Lu, eu achei a proposta do livro e interessante, e após ler algumas resenhas fiquei bastante interessada na leitura. Sua resenha não me diz diferente, e é bom saber que o enredo te agradou. Acho que seria, com toda a certeza, o tipo de leitura que eu iria adorar conferir. Adorei seus comentários e parabéns... está na minha lista de desejados, hein!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu! Eu imaginava mais uma releitura de contos de fada, agora ao saber que é uma distopia fiquei bem mais animada em ler. Também estou gostando deste estilo no momento e tendo ótimas surpresas.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Olá :)
    Uh, distópico, deve ser bacana mesmo. Já vi boas resenhas para esse livro. Antes estava mais curiosa para lê-lo, agora... sei lá, ainda quero ler, mas nem tanto. Adorei a resenha. Também adoro as tecnologias dos livros assim, mas tenho muito medo .-. UAHSUAHSUAHSU

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha, só que agora já sabemos que se trata de uma distopia! Ahahaha =) Parece ser bem interessante. Faz parte de uma série? Vou pôr na minha lista de leitura (só não sei quando vou ler).

    Abraços
    Clara
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu,
    Excelente resenha, eu estou lendo só resenhas positivas desse livro e confesso que imaginava o mesmo que você, belo engano não.
    Esses livros com distopia também estão ganhado um espaço na minha estante, esse com toda certeza vai pra minha lista :D
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Esse é o único livro que já saiu que eu quero muito e ainda não comprei!! Preciso desse livro!!
    Adorei sua resenha e vou dar um jeito de procurar esse livro pra comprar!! Preciso!!!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ain, distopia <3 Li muitas resenhas positivas desse livro. Lendo a sinopse, de fato imaginei uma releitura de A bela adormecida - então meio que sai melhor do que a encomenda.

    ResponderExcluir
  20. Oii Lú,
    Aiii este livro é tãaaooo lindooo! Amei demais!!

    E eu tbm chorei no final...hehe.
    Perfeito!!

    beijoos!

    ResponderExcluir
  21. Aaaaaaaaaaaaahhhh!! Eu quero chorar no final também!
    Ótima resenha e Obrigada pela dica.
    Bjo
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  22. Amei a resenha, já estou a seculos querendo esse livro :)
    estou doida pro todos os livros de releitura dos contos de fadas
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Mais uma distopia que está sendo bem comentada; mais uma distopia que preciso ler, afinal, li poucos do gênero, mas isso foi suficiente pra gostar de todo esse novo mundo. Também acho incrível a maneira como os autores estão desenvolvendo a tecnologia e todo esse mundo futuro. Talvez isso esteja fazendo toda a diferença.

    Espero ter a oportunidade da leitura!!
    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  24. Essa capa não dá nenhuma impressão de ser uma distopia. Eu acho a proposta do livro tão legal, mas nunca chego a comprar :/ Também não gosto muito de quando um autor demora demais para explicar algo, e também ADORO me envolver com os personagens! Nada melhor do que um bom final, né? Ainda mais quando a gente se emociona :D
    Adorei a resenha!
    Beijinho, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Nossa li muitas resenhas positivas sobre esse livro, parece ser ótimo.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. A história do conto um tanto diferente....

    ResponderExcluir
  27. esse livro parece ser bem legal, mas eu ameeei muito a capa dele *-*

    Beijos.
    Saindo da Realidade

    ResponderExcluir
  28. OMG! Não conhecia o livro e fiquei completamente encantada por ele *---*
    Adorei a resenha.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTA do Blog: marinahgattuso

    ResponderExcluir
  29. Eu ando procurando uns livros que não são muito falados nos blogs e que vejo nos blogs que confio nas resenhas, portanto me interessei muito por esse. Fiquei com vontade de ler justamente pra saber pq ela acorda depois de 60 anos e é herdeira, é com certeza um mundo diferente, mas ela envelheceu normalmente, eu não entendi muito bem, acho que terei de ler o livro mesmo. UASHUAUHSUAUHSHUA

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  30. Suas resenhas me piram... Eu estava namorando esse livro a um tempão, agora vou ter que comprar, hsuahusa.
    Curti esse negócio dela acordar depois de muito tempo e se descobrir herdeira de algo grande... Definitivamente é o tipo de história que me cativa.

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Esse livro parece ser muito interessante, e essa capa é muito linda. Acho que leria este livro, ele parece ser bem legal. Ótima resenha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Lu, parece ser uma história incrível. Eu adoro a Bela Adormecida, e essa releitura que mistura um gênero que venho amando deve ser algo que provavelmente me agradará.
    Os comentários positivos, que são maioria, dão ainda mais curiosidade, e só pela capa já valeria o livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Olá, bom dia ^^
    Quero muito ler esse livro. Me encantei logo pela capa, e depois pela sinopse ^^'
    Amei a resenha. Me deu mais vontade de ler o livro.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Não esperava tanto do livro, muito menos que fosse uma distopia, confesso que isso me fez me interessar bastante pelo livro, pretendo lê-lo, ainda mais depois de ler sua resenha!

    beijos!

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  35. Luara, confesso que tô meio cansada de distopias por causa da série Jogos Vorazes, tô lendo os três em sequência e minhas próximas leituras vão ser SE DEUS QUISER um romance bem mamão-com-açúcar hahahaha :D Mas tenho que confessar também que eu ADORO essa capa e a sinopse me deixou bem curiosa :)
    Parabéns pela resenha,

    elaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Eu tenho bastante vontade de ler esse livro desde que fiquei sabendo do lançamento. Além de ser sobre um tema que eu gosto, também possui uma capa linda!
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Eu imaginaria qualquer gênero pra esse livro, menos distopia haha Acho que só li a série Jogos Vorazes com essa temática, não tive tempo de explorá-la porque realmente não curto muito, mas Adormecida parece valer a pena. Preciso anotar pra comprar porque essa é a segunda resenha que leio e que me mais ficar mais interessada nele.

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  38. O livro parece interessante, um pouco inovador, mais ainda não é original. Contudo, parece ser bom.

    Beijo

    O mundo sob o meu olhar

    ResponderExcluir
  39. Ah, se você gosta da descrição do mundo tecnológico, com certeza vai gostar do livro Vida de Leandro Marcolino, aliás, tem resenha dele lá no blog!

    Ah, o livro até que me chamou a atenção, vou tentar ler ele o mais rápido possível! :D

    Tem selinho pra você lá no blog!! \o

    Te espero lá e me desculpa se você já recebeu o selinho ou se não gosta dessas coisas!

    Beijos!

    http://raiseyourheadandread.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Ameeeeeeeeeeei o enredo desse livro, eu achei o tema incrível e adoraria ler. Tu me deixou bem curiosa acho que realmente ia gostar dessa história. Além disso, a capa é linda! Mil Beijos! ♥
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Oi Lu!
    Já li Adormecida e tenho de concordar com você em TUDO!
    Quando li sobre o livro pela primeira vez também achei que só seria uma releitura do clássico de A Bela Adormecida, mas como antes de lê-lo já havia lido alguma resenha dele a surpresa nem foi tão grande.
    Mas gostei muito do cenário criado pela autora e de fato, ela conseguiu explicar tudo de maneira bastante crível tudo, mesmo que alguma coisas tenham demorados mais a aparecerem!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  42. Acabei me surpreendendo, quando li a primeira resenha sobre esse livro, já eu pensava que o enredo dele era totalmente diferente do que ele realmente é, apesar disso à vontade de lê-lo continua a mesma.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  43. Comprei este livro semana passada, e estou louca para ler.

    ResponderExcluir
  44. Adorei a resenha! Pela capa eu achei que era um romance sobrenatural. Adorei todos os livros de distopia que já li e esse parece ser muito bom, fiquei louca pra ler!
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  45. Eu tenho vontade de ler esse livro. Logo de cara já me encantei pela capa e a sinopse é tão boa...
    Adorei a resenha!
    Fiquei feliz em saber que mesmo algumas questões terem demorado a serem esclarecidas (tb me incomodo um pouco quando isso acontece), você conseguiu devorar o livro rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  46. Eu acho que sou o único ser nesse mundo que ama livros e ainda não leu uma Distopia. E não foi por não ter, pois tenho a trilogia dos jogos vorazes e Estilhaça-me! Acho que me falta vontade ... mas não vou julgar sem ler esse tipo de livro né?!
    A capa desse livro é realmente bonitinha. E as vezes quando a gente se envolve tanto com a história, os personagens, acabamos chorando com o livro acaba. O que já aconteceu comigo varias vezes!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  47. Luara você não sabe na vontade que tive de ler depois de ler sua resenha, adoro livros assim que nos surpreendem, beijinhos amiga

    ResponderExcluir
  48. Eu ADOREI esse livro. Foi uma das melhores surpresas este ano, pois, assim como você, não imaginava o que ia encontrar. Chorei litros no final, fazia tempo que eu não chorava tanto. A autora é muito talentosa e soube desenvolver a história muito bem, até porque não estava esperando toda aquela carga de sentimentos e emoções quando ela chegou.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  49. Esse livro eu quero ler, mas é mais pelo romance e pela semelhança com a nosso querido conto de fadas infantil do que pelo fato de ser uma distopia. Acho na verdade que quero mesmo é ver se não acabaram com uma das minhas histórias infantis preferidas, colocando nessa nova linguagem e no hit do momento: a distopia.

    ResponderExcluir
  50. Oi flor,
    Adorei a resenha esse livro me chama muito a atenção ainda mais por ser uma releitura da disney e tambem ando gostando de distopias então já ganhou dois pontos comigo...agora ele te fez chorar???nossa deve ser muito bom mesmo. Esta na minha lista de adquirir vamos ver.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Ei Lu!

    Desde que vi esse livro fiquei em êxtase. A história realmente me pareceu ótima, e essa capa...Nem preciso dizer nada né?! hahaha
    Eu também estou adorando as distopias, sempre fico pensando "caramba, já pensou se isso acontece?!". E até agora nenhuma distopia me decepcionou também. Espero que eu goste de Adormecida tanto quanto você! *-*

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  52. Oii Luara!
    Li a resenha desse livro em outro blog e fiquei: PRECISO desse livro. Ai no mesmo dia vi que você postou, e fiquei curiosa para saber sua opinião. Hoje consegui vir conferir e fiquei ainda mais convencida de que tenho que ler urgentemente esse livro. To encantada com o enredo!

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  53. Parabéns pela ótima resenha. Esse livro já está na minha lista de desejos!!! Linda capa!!!!

    ResponderExcluir
  54. oi,
    distopia e romance? bem, esse é pra mim
    quero ler!!
    adorei a resenha!!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  55. Quando vi essa capa pela primeira vez já tinha ficado louquinha pelo livro, depois de ler a sinopse, eu tinha certeza que precisava comprá-lo o mais rápido possível, e agora, após ler a sua resenha eu simplesmente PRECISO desse livro! *o* ahsudihsuidhiuashdiusd

    Beeeeeeeeeeijinhos :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  56. Jura que é uma distopia???
    Nunca passou pela minha mente que fosse o.O
    Pensei numa coisa puxada para o sobrenatural...
    Mas gosto, assim, continuo louca pra ler. E a capa é linda, né?
    Ótima resenha!
    Bjss!!!

    ResponderExcluir
  57. Fiquei interessada nesse livro. A Nadia já tinha falado em distopias, e achei interessante, mas misturar a Bella adormecida com esse estilo me pareceu bem bacana.

    ResponderExcluir
  58. Eu ia levando esse livro uma vez, mas com essa resenha me deu muita vontade de ler. Obrigada!

    Beijo.

    ResponderExcluir