02/11/2012

Resenha: Escuridão

Título: Escuridão
Autora: Elena P. Melodia
Editora: Suma das Letras
Série: My Land #1
Páginas: 332

Alma tem 17 anos, e nada em sua vida difere das meninas de sua idade: escola, programas com seu grupo de amigas, tédio e impaciência na relação com a família. Até o dia em que vê um caderno roxo numa vitrine e, por puro impulso, o compra. A partir daí, acontecimentos horripilantes começam a se suceder. Todos descritos em detalhes nas páginas do caderno...antes de acontecerem. Com a letra dela. Que não se lembra de ter escrito nada. Quem é Alma, na verdade? Quem é Morgan, seu misterioso amigo de escola, que parece ter respostas para o que está acontecendo? E como impedir que as forças do mal se aproximem dela e de quem ela ama?

Sempre que eu leio algum livro muito pesado, como foi o caso de Lolita, eu preciso ler um livro um pouco mais leve. Também não costumo exagerar: se eu pegar um chick-lit depois de um livro que me marcou tanto, com certeza o chick-lit vai se tornar uma leitura superficial demais e eu não vou gostar.
Resolvi então pegar um livro que parecia ser um sobrenatural um pouco mais pesadinho, só que foi totalmente diferente do que eu esperava. E acabou se enquadrando na categoria: “é bom, mas...”.

Alma é uma garota de 17 anos e é considerada por muitos a mais bonita da escola. Sua vida muda drasticamente quando ela compra um caderno e começa a escrever nele contos sobre mortes de pessoas desconhecidas enquanto está dormindo. O pesadelo vem à tona quando ela descobre que seus contos estão virando realidade e ela precisa descobrir o que está causando isto.

Acordo sobressaltada. Tudo escuro.
Que horas serão?
O despertador marca meia-noite. Acendo a luz e vejo meu caderno roxo. Está ali no chão, ao pé da cama, na mesma posição em que o deixei.
Como se esperasse por mim, com aquela página cheia de uma caligrafia que não me lembro de ter escrito. p. 27
Eu pensei que, por ser o primeiro livro de uma trilogia, ele seria mais introdutório. Bom, em muitos aspectos ele é, porém não se resume a isso. Muitas coisas já são reveladas nesse primeiro livro, o que me deixou super empolgada, pois eu não via isso há muito tempo em trilogias. Ponto positivo!

Mas, pra mim, o livro poderia ser reduzido pela metade. Muitos capítulos ficaram meio que soltos no livro, com os pensamentos e sentimentos da Alma. Não é algo cansativo, de ficar três capítulos diretos só nisso. Mas em algumas situações você para e pensa: “isso é tão desnecessário!”, como se aqueles capítulos estivessem ali só para encher as páginas, entendem?

Como disse no começo, pensei que o livro fosse ser um pouco mais pesado, o que infelizmente não é. Pelo menos não esse primeiro livro. Os contos e as situações das mortes é que o tem de mais pesado nele. Isso me deixou um pouco decepcionada, tenho que admitir, pois não esperava ter que lidar com adolescentes cheios de dúvidas logo depois de ter lido Lolita.

Depois de ter escrito o primeiro conto, iludi-me que se tratasse de um horrível engano, de uma obscura coincidência do destino, de uma brincadeira cruel do meu sonambulismo. Mas agora não posso mais fingir que não é nada. Alguém ou alguma coisa está me atraindo para sua armadilha de horrores. Sinto como se fosse uma marionete em suas mãos de morte. p. 173
Mas, apesar das dúvidas de adolescente e dos capítulos remanescentes com as coisas da Alma, eu estava sentindo falta de me envolver tanto com uma narrativa de primeira pessoa. Não que eu goste da protagonista – não gosto nem desgosto –, mas ela tem algo que me atraiu, e é por isso que eu considero o livro bom, uma vez que o enredo em si não é algo muito original.

Uma boa leitura, mas não passa disso. Já estou lendo o segundo livro da trilogia – Sombra – e está no mesmo nível deste. Mas isso fica para outra resenha, certo?

-

Vocês devem ter percebido que eu sumi nos últimos dias, não é verdade? Estava super enrolada com as provas da escola e isso acabou tirando todo o meu tempo.
Mas fiquem tranquilos, já estou voltando com tudo! 

60 comentários:

  1. que bom que você está voltando Lu :D:D

    adorei a resenha, esse não é um livro que me chamaria a atenção de início e não sei se eu leri >< talvez sim kkk

    beeeijo!
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  2. Oi Luara!
    Eu também achei muitos capítulos desse livro totalmente desnecessários. Nem me preocupei em ler a continuação pq a história não me prendeu em nenhum momento. Achei a Alma totalmente sem sal. Depois quero ver o que você achou do segundo livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei este livro na Bienal e não tinha a menor expectativa, pra falar a verdade. Acho esta capa muito estranha, comprei mesmo pelo preço u_u

    Uma pena tanta coisa para pouca "ação", é ruim, pq vc pega uma parte, uma fala e presta atenção achando que aquilo iria influenciar e depois, de nada serve =[

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luara...parabéns pela resenha maravilhosa! Tbm procuro "alternar" o tipo literário de acordo com o último livro lido ;] O livro parece interessante, ñ gosto de livros mto introdutórios...mas ao que parece a protagonista não é muito simpática aos leitores. Bjo FRAN

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu! ^^
    Eu li esse livro assim que foi lançando. A capa nem é essa, aliás eu prefiro a primeira capa, mas enfim.
    Estava empolgada. Normalmente lemos títulos de autores americanos, e como Elena é italiana estava curiosa para conhecer a escrita dela.
    Eu gostei do livro, mas não tanto. Dei 3 estrelas.
    Achei o livro interessante no inicio, mas conforme a leitura evoluía ele ia se tornando maçante. Não lembro mais de como termina, mas lembro de não ter gostado do fim. :/
    Vou leu Lolita?! É forte, né? Marca.
    Beijos, Lu.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, ai menina, tenho que ver depois a sua resenha de Lolita, pra saber o que vc achou.
    Mas falando de Escuridão, vc queria algo mais leve, mas nem tanto, entretanto acho que apesar de todos os prós e contras, o livro por todos não foi tão ruim, pois te deixou empolgada para já iniciar o segundo...
    Espero que ele esteja valendo a pena.
    O duro foi encontrar alguns aspectos que fizessem vc relembrar Lolita, pq sinceramente falando, é difícil se livrar da sensação estranha que a história nos deixa né?
    Bem, não fiquei tão animada pra ler o livro por agora, melhor deixar pra ler sua segunda resenha, quem sabe lá fico cativada por ele.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!
    Tenho que começar dizendo que já desgostei completamente da capa desse livro, viu... Que capa mais feia!
    Acredito que colocando em uma balança os pontos positivos e negativos do livro que você citou não é um livro que eu fiquei muita animado para ler não.
    De qualquer forma gostei bastante da sua resenha, como você soube falar de ambos os pontos de livro. Isso foi ótimo!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Olá Luara,

    Maisum livroque fico conhecendo aqui o seu blog e achei interessante, apesar de não gostar da capa...parabéns pela resenha.


    Se puder conferir essa resenha ficarei feliz : http://devoradordeletras.blogspot.com.br/2012/10/a-incrivel-viagem-de-shackleton-mais.html


    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha, a historia do livro parece aquela lenda urbana e aquele filme da barbie. vou lê-lo.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse não é um livro que me chama a atenção e nem tenho vontade de ler, mas quem sabe um dia né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Não conhecia esse livro... mais adorei a resenha e o título tbm é muito legal!
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    -fallen In Me
    Bjão

    ResponderExcluir
  12. Luara,

    Também gosto de variar as leituras, dá para dar uma respirada e limpar os poros. Eu não li o livro ou o mangá Death Note, mas o enredo me pareceu bem parecido... Mas também leria o livro, gosto deste tipo de literatura, não é algo que procuramos para ficarmos mais cultos, é uma distração, pra relaxar (esse argumento ficou ruim, rsrs) e bem que precisamos deles às vezes.

    Bem vinda de volta! Às vezes a vida nos cobra um pouco mais de tempo, mas é sempre bom contar com o blog pra fugir de tudo isso, principalmente excelentes blogs como o seu ;)

    abraços.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece se enquadrar nisso mesmo: apenas bom, pelo que eu pesquisei dele. Odeio quando um livro é para ter um sobrenatural "forte", mas acaba fugindo disso e se saindo mal. Mas gostei de sua resenha!
    Bjss

    ResponderExcluir
  14. A proposta parece muito boa, pena que não passa de uma boa leitura :(

    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não é nenhuma novidade se eu falar que não conhecia o livro, não é?
    Primeira coisa que tenho que dizer é que não gostei nada da capa. Até tem um clima interessante, mas não é o tipo de capa que me atrairia.
    Já a história parece ser bacana, apesar de não ser nada original. Pena que o livro não passa de uma boa leitura. Talvez nem dê chance a ele por enquanto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Ah, eu tenho vontade de ler esse livro. Não é uma leitura que eu desejo muuuuito, mas achei interessante. Se não me engano, gosto mais da capa da outra edição... Essa é meio estranha.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  17. O livro parece bem legal. Só achei meio clichê o fato da Alma ser uma garota normal e sua vida mudar drasticamente de uma hora pra outra. Esse assunto já está muito tratado nos livros, portanto não me chama mais atenção.

    Beijos,
    Natália - Pitorescamente

    ResponderExcluir
  18. Nunca ouvi falar desse livro, mas ele parece legal.
    Difícil ler um livro assim, não sendo aquela coisa que você esperava. Claro, depois de ler Lolita, que por sinal pretendo ler depois da sua resenha, qualquer livro mais leve aliviaria as coisas.

    Bjks
    Paty
    http://abajurdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Já tinha visto o livro em alguma livraria e confesso que essa capa não dá vontade de comprar, sei lá, parece novela mexicana. LOL
    Mas a sinopse me atraiu, mas por você falar que há capítulos desnecessários e blablablás de adolescentes, isso tira um pouco a minha vontade de ler o livro, odeio enrolação. haha
    Mas se aparecer a chance de lê-lo, vou dar uma chance. :B

    Beijo, Mari.
    Papers Blood

    ResponderExcluir
  20. Pensei nos livros imensos da Marian Keyes... Que podiam ser reduzidos pela metade praticamente por causa da encheção de linguiça rsrsrs

    Sei la se leria esse livro... E a capa não me agradou muito tb...

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  21. Eu sempre fico meio em dúvida em comprar esse livro.. já encontrei ele até por cinco reais, mas sei lá, tem algo que me impede de comprá-lo e eu não sei o que é! Hahaha... tipo o impulso dela para comprar o caderno, só que ao contrário. Gostei da resenha e acredito que talveeez eu compre, algum dia.

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  22. hm...livro infanto-juvenil com mistério... Essa é uma jogada perigosa da autora. pode ser bom ou ruim. fico na dúvida.
    ~Emilie Escreve~ FanpageTwitter

    ResponderExcluir
  23. Ultimamente eu tenho me interessado muito por livros de mistério pra mudar um pouco o estilo de livros que eu ando lendo. Essa história me chamou atenção assim, mas também não é algo que sairia correndo pra ler. Mas que eu fiquei curiosa, isso eu fiquei! hahahahaha Também amei a capa então: quem sabe um dia eu dou uma chance né?! hahahaha
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. já li escuridão e sombra, e apesar de ter gostado dos 2 achei o 1° melhor! ;P

    ResponderExcluir
  25. Humm ótimo ler sua resenha, pq a algum tempinho eu queria ler este livro, e ler sua resenha me deu mais certeza apesar de vc falar que o livro é bom e tal, gostei da sinopse e adoro livros assim... Já tinha ouvido falar de sombras tb, vou aguardar sua resenha, pq por enquanto nao posso comprar nenhum dos dois..

    Amiga do meu core!!
    Tem promoção nova no blog e vai ter muito mais durante a semana, sabe pq?
    Pq o Daily completa 1 ano!!! \o/
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oii Lu!!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, rs. O que você falou é bem verdade, se pegarmos um livro água com açucar depois de um bem forte, este perderá o valor quando comparado aquele, não é verdade? Gostei bastante da sua escolha para balancear, rs, o livro parece interessante, mas nada muito empolgante, ou cinco estrelas, haha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  27. Adorei a resenha Lu (cheia das intimidade)rsrsr mas um detalhe que não posso deixar passar é essa capa, que coisa feia!
    rsrs
    beijos
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  28. Apesar de ter gostado do assunto do livro, percebi que acaba se tornando um tanto "comum", ao menos no meu ponto de vista, já que tenho visto vários livros com semelhanças! Mas de qualquer forma, parece um leitura interessante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. NUnca tinha ouvido falar desse livro
    E fiquei um pouquinho curiosa para ler, mascomo não foi muito, dapara viver sem

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Luara!
    A capa do livro não é das melhores,pesando na balança os pontos positivos e negativos que você apontou no post eu leria para tirar minhas conclusões.
    Que bom que voltou a ativa...Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Luara!
    Eu realmente tenho preguiça de livros assim. Sei lá, parecem tão... Sem graça. Acho que Imortais tirou minha razão de viver.
    Beeeeeijos!

    ResponderExcluir
  32. Luara, eu já havia visto este livro e também já ouvi falara da trilogia, mas este não me atrai tanto, mesmo que sua sinopse seja bem legal. Na minha opinião, a editora deveria dar uma valorizada na capa deste livro, sinceramente está parecendo biografia de bandas de rock (nada contra, mas sei lá..).

    Parabéns pela resenha.

    Beijos :*
    Natalia - ELL
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Oi Luara,
    Confesso que sou assim tab´me depois de um livro um tanto pesado tenho que ler algo leve, e geralmente os click lit resolvei meu problema rs.

    Não conhecia essa livro até então, essa é a primeira resenha que leio.
    Gostei bastante da sinopse, mas não gosto de livros que tem um monte capítulos meio soltos... mas vou dar uma oportunidade pra ele depois de outra resenha do 2º volume rs.

    beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. É bom ler algo mais leve, depois de ter que ler um livro com um peso..Bastante gratificante postar as resenhas dos livros, para mim serve para definir se vou comprar ou não. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  35. Oie Lu amei a resenha, gostei do livro, tem um ar de suspense que eu amo :) adorei a dica, beijinhos, senti sua falta Lu :)

    ResponderExcluir
  36. Olá Luara, quando leio livros pesados, gosto muito de pegar um livro bem leve em seguida, esse livro que você resenhou tem algo que me deu vontade de lê-lo, gostei bastante da resenha. beijos!

    ps: Quando será divulgado o resultado do sorteio de aniversário? Estou bem ansiosa para o resultado rsrs

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  37. Eu gostei de Escuridão, mas ele deixa muitas coisinhas no ar, acho que Sombra vai falar mais sobre porque ela tem premonições.

    Bjinhos
    Letas & Versos
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Oi, Luara, tudo bom? Juro que a primeira coisa que pensei quando li a sinopse desse livro foi de Harry Potter e a Câmara Secreta hahah Bom, a história parece ser interessante e eu, certamente, esperaria algo um pouco pesado diante da sinopse e ainda não entendi muito bem como isso pode não acontecer...

    ResponderExcluir
  39. Oie Luara =)

    Todo mundo fala muito bem deste livro, mas dizem que a continuação da série não é tão boa assim.

    Enfim a história parece ser bem interessante, até por que eu gosto desse tipo de enredo sobrenatural. O que desanima são os comentários a respeito da continuação mesmo rs...

    Ótima resenha flor!

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  40. Interessante o livro, mas para ser sincero, não sei se leria.

    Gostei bastante da resenha.

    Beijos

    O mundo sob o meu olhar

    ResponderExcluir
  41. Olá tem selinho no meu blog pra você

    bjos

    ResponderExcluir
  42. Oi
    Que legal a história desse livro, essa ideia do tal livro roxo é bem estranha o.O
    Gostei da resenha, ficou ótima

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  43. Pela resenha o livro parece ser otimo :)

    rockdeverdadeeatitude.blogspot.com/ bj

    ResponderExcluir
  44. Já tinha visto resenhas desse livro e meu não curti. Começando pela capa, muito estranha e agora vendo sua resenha só conclui que não vou ler :)
    Beijos
    brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  45. Olá Luara.
    Pela sua resenha o livro me lembrou um filme - O Diario do Diabo. Apesar de você ter dito que não é um livro “é bom, mas...”. e o filme ter sido um dos mais de "terror" que assisti.

    Ótima resenha

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  46. Antes eu tinha muita vontade de ler este livro por ter lido a sinopse porque a capa mesmo eu acho horrorosa, não tenho mais tanta vontade de lê-lo, mas tenho certa curiosidade. Adorei a resenha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Não ame o livro, mas tb considero uma boa leitura. Eu, ao contrário de muita gente, prefiro quando a narrativa é em primeira pessoa rs

    Enfim, queria ler Sombra, sei que já foi lançado há séculos e não faço ideia de quando poderei comprar, mas ainda quero ler... Vamos ver rs.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  48. Olá,adorei a resenha, esse não é um livro que me chamaria a atenção de início,mas pela sua resenha fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  49. OI Luara!

    Tenho vontade de ler este livro, antes era muita vontade. Mas não gosto desta capa, prefiro a outra..

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  50. Oi Luara.
    Eu não sei se gostei muito da história.
    Fiquei em dúvida, acho que só lendo para saber haha
    Se eu visse esse livro em uma livraria nunca que me interessaria de saber sobre o que é. Meu Deus, essa capa é horrorosa kkk
    Mas, vai que eu gosto da história né?! rsrs
    Vou ficar esperando a resenha do segundo livro :)
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  51. Hey lu *-*
    Eu não sei se leria o livro, fiquei meio em duvida, em certos momentos senti vontade, afinal vc destacou pontos positivos, como ele não ser só a introdução em uma serie. Mas, ficou aquela coisa, será que não vou me irritar com ele? ><

    Beijos,
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  52. Apesar das suas críticas eu fiquei com vontade de ler.

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Oi, Lu.

    Não conhecia esse livro, mas ele também não é do tipo que me atrai, então, se eu fosse lê-lo, seria mesmo para passar o tempo. Gosto muito de me envolver com os personagens, é frustrante quando o narrador não consegue me cativar.

    Ah, tenho andado sumida também. Além da correria do cotidiano, ficar à frente do computador por muito tempo está me provocando dores, sintomas de tendinite. Que você vá muito bem nas provas. =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  54. Oii
    Eu sempre fico com "um pé atrás" quando se trata de livros sobrenaturais, pois morro de medo! haha Mas sua resenha despertou minha curiosidade e já quero saber mais sobre o livro. Apesar dos pontos negativos que você citou, acho que eu leria.

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  55. Oi!
    Esse livro não me atrai nenhum pouco. A capa é muito estranha e a sinopse parece ser mais do mesmo. Pelo o que você citou, eu acredito que se tivesse oportunidade, leria-o sim. Porém, acredito que teria a mesma opinião que você: seria apenas um bom livro e nada mais.
    Gostei muito da resenha, Luara! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  56. Oi flo,r
    EU tinha muitas expectativas em cima desse livro e o que eu posso dizer e que me frustei totalmente ao ler o mesmo...odiei a protagonista e a historia que para mim prometia se tornou enrolada e tipo ate agora não entendi direito tudo sim talvez porque não se explique no primeiro livro mas não tenho vontade de ler o restante não. boa sorte com suas provas.
    Bjss
    Raquel Machaod
    Leitua Kriativ
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  57. Oie
    mesmo com as criticas, eu irei ler para ver o que eu acho dele, mas confesso que tô meio desanimada.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  58. Olá Luara!
    Acho essa capa tão estranha e nem sabia o que esperar do livro, mas não apreciei muito a história, pois acabou não me conquistando ou despertando a minha curiosidade. Talvez eu leia, mas não em breve. Se a tua avaliação melhorar no decorrer da série, talvez eu arrisque. hahahah

    Beijos,
    Samy Aquino - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  59. Oi!
    A capa desse livro é tão esquisita. Tem alguma coisa a ver com a história? :S
    Eu também costumo fazer isso, pegar um livro mais leve depois de um pesado :)
    Que pena que Escuridão não foi uma leitura tão boa assim.. :/
    A sinopse deste livro, apesar de tudo, me intrigou bastante.
    Gostei da sua resenha. Falou sobre os pontos do livro de uma maneira bem clara.
    Sucesso!

    Bjs :*

    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  60. Realmente a capa é estranha, eu tenho as vezes essa mania de julgar o livro pela capa.
    Não me interessou muito. beijos

    ResponderExcluir