25/11/2012

Resenha: O Caminho

Título: O Caminho
Autor: Richard Paul Evans
Série: The Walk #2
Editora: Lua de Papel
Páginas: 292
Alan Christoffersen, um publicitário bem-sucedido, acorda uma manhã e encontra-se ferido, sozinho e preso a uma cama de hospital em uma pequena cidade de Washington. Ele já havia passado por situações extremas quando decidiu atravessar o estado de Washington. Em busca de respostas, essa longa caminhada poderia ser um recomeço para sua vida. Mas, quando encontra-se imobilizado, ele percebe o quanto a vida ainda tem a lhe mostrar e ensinar. A segunda jornada da série Walk traz ainda mais lições para um homem que busca incansavelmente por esperança e que está disposto a retomar a sua vida de onde parou. Um romance inspirador sobre a esperança e o significado da vida.

ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DO LIVRO ANTERIOR – O ENCONTRO

Quem não gosta de sentir que um livro está mudando nossa vida? Era isso o que eu sentia a cada linha de O Caminho. A caminhada de Alan Christoffersen mais uma vez me fez refletir sobre o meu próprio caminho e me botou em uma tremenda encruzilhada: não vou conseguir transmitir a vocês o quanto esse livro me marcou.

Após ser esfaqueado na saída da cidade de Spokane, em Washington, Alan foi parar em um hospital de tratamento intensivo. É lá que ele encontra Angel, uma mulher que ele ajudou durante a primeira parte de sua caminhada. A relação entre os dois começa a ficar cada vez mais forte, uma vez que cada um carrega uma história de sofrimento e perda. E essa amizade será muito importante nessa parte da caminhada de Alan.

Conforme um amigo recentemente me disse, não importa o que eu faça, McKale sempre será parte de mim. A questão é que parte: uma fonte de gratidão ou de amargura? Algum dia terei de decidir. Algum dia o sol voltará a levantar. A única incerteza é se me levantarei para saudá-lo.
Enquanto isso, o que mais espero é ter esperança. Caminhar ajuda. p. 10

Se existe um autor que conseguiu me ganhar completamente nos últimos meses, esse foi o Richard Paul Evans. Colocando uma carga grande de sensibilidade em seus livros, ele consegue fazer isso sem deixá-los dramáticos demais. Ao ler, a leveza que preenche as páginas acaba te atingindo e, sem ao menos perceber, você já foi tocado pela história de Alan.

E esse é um dos pontos altos dos dois livros: você tem um grande envolvimento com o personagem. Não importa se você ache que as atitudes dele são impensadas ou impulsivas demais, ou se você nunca passou pelas situações que o próprio enfrentou; no final das contas, sempre haverá um grande sentimento de compaixão em relação ao Alan e isso faz com que você se sinta íntimo dos seus sentimentos.

A caminhada do Alan para atravessar o continente se transformou tanto em uma busca do autoconhecimento para o personagem quanto para o leitor. Qualquer pessoa que for ler a história do Alan irá tomar certos conceitos de superação e do que é a vida para si. Não tem como fugir disso.

É por esse motivo que eu tenho que confessar: a trilogia Caminhos acabou se tornando uma das minhas preferidas. Eu não sei se fico feliz ou triste com o próximo volume. Não acompanharei mais o Alan e isso deixará saudades. Mas esse sempre foi o objetivo: uma saga que busca o crescimento pessoal do personagem.

Nós humanos, nascemos egocêntricos. O céu troveja e as crianças acham que Deus está zangado com elas por algo que fizeram. Os pais se separam e as crianças acham que é culpa delas, por não terem se comportado bem. Crescer significa deixar de lado nosso egocentrismo pela verdade. Ainda assim, algumas pessoas se atêm a essa postura mental. Por mais doloroso que seja seu autoflagelo, elas preferem acreditar que a crise é culpa delas, para acreditarem que têm o controle. Ao fazê-lo, elas se tornam tolas e falsos deuses. p. 110
E mais uma vez eu comprovo: é praticamente impossível colocar todos os seus sentimentos em uma resenha quando o livro te marcou demais. É como se nenhuma palavra conseguisse definir o quanto O Caminho é incrível.

Para aqueles que estão receosos quanto a começar a ler a trilogia, fica a dica: leiam! Leiam agora! Tenho certeza que a história do Alan vai tocar a todos vocês assim como me tocou e que isso será uma experiência maravilhosa para todos vocês. 

62 comentários:

  1. Não gosto muito de ler resenhas de livros que são sequencias e que eu ainda não li, então vou deixar para ler esse post em uma outra ocasião, enquanto isso vou dar um tour aqui no blog, pq faz tempo que não apareço por aqui!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. já que contem spoiler nem vou ler kkk
    comprei o Caminho semana passada e só quando fui ler algumas resenhas descobri que existe um antes dele :(

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu.

    Também não li a resenha pelo mesmo motivo da colega acima - só pesquei a frase que diz que o livro "O Caminho" mudou sua vida. rsrs... Agora terei que ler os dois. =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  4. Oi Luara, tenho muita vontade de ler essa trilogia desde que eu ganhei um marcador do primeiro livro "O Encontro", confesso que eu li a resenha mesmo não tenho lido o primeiro livro (ok, pode brigar comigo por isso kk), sou muito curiosa então não tive como evitar kkkkkkkk Depois da sua resenha eu fiquei triste por não ter comprado esse livro na bienal, afinal parece ser um livro que eu vou amar demais, sei que gosto de livros desse tipo (e tem como não gostar?), Adorei a resenha!

    Tem resenha lá no blog, quer ler? Obrigada desde de já!
    Fallen In Me
    -Mica

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!
    Tô até arrependida de não ter aproveitado uma promoção que vi do primeiro livro. Já tinha gostado da sua primeira resenha (e mesmo sabendo dos spoilers não consegui resistir e li essa também rs) e agora, adorei a segunda e só comprovou que o livro/trilogia apenas fica melhor.
    Adoro livros reflexivos que não são forçados, que trazem indagações aos leitores de uma forma natural e envolvente. Principalmente, gosto muito quando conseguimos nos conectar com o personagem e a sua jornada.
    A resenha está ótima! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tive a oportunidade de ler este livro/trilogia. Mas ele esta na minha lista do ler nas férias... Adorei a sua resenha e a sensibilidade que colocou nela, por este trecho que citou a cima do livro já me fez ficar com mais vontade ainda de ler. Eu gosto quando o autor deixa a emoção envolver sua obra, sem ficar muito dramática. Adoro histórias de superação e ver que o personagem às supera.

    Beijos flor
    http://drerodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Luara, eu confesso que "O Encontro" me atraiu só um pouquinho, mas agora já me sinto bem mais inclinado a pegá-lo pra ler, pois parece que as coisas são bem trabalhadas. É muito bom quando um autor nos cativa, quando personagens nos são caros, essa é toda a graça de se ler, as razões por que valem tão a pena.

    Excelente resenha ;) Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Lu, já que contém spoilers (e eu os evito a qualquer custo), resolvi ler sua resenha apenas nas entrelinhas, pois pretendo conferir o enredo um dia. Bem, saber que vários sentimentos seus foram despertados, e ver que a obra como um todo foi marcante já são motivos suficientes para me fazerem querer parar e conferir de fato. Para ser tão sublime e encantador... ain ain. Pior - ou não - é ter que escrever uma resenha de um livro tão bom... a gente acha que nunca argumentou o bastante, pois a vontade é fazer que todos leiam. Hahaha. Adorei!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros assim, que nos envolvem, que nos fazem torcer ou odiar muito o personagem, e eu sinceramente gostei muito dessa dica de leitura, Lu, já está anotadinha. ;)
    Estou precisando ler um romance, uma história assim que flui fácil, ultimamente tenho me prendido à outros gêneros e estou "realista" demais. rs

    Beijão. :-*

    ResponderExcluir
  10. Oi Luara...
    Eu já li o primeiro livro e me marcou muito ele é lindo.
    Já estou com o segundo aqui para eu ler.
    A história é maravilhosa, da pra fazer uma reflexão da nossa própria vida. Estou torcendo para que de tudo certo da vida de Alan.
    Beijos
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Luara, tudo bem?
    Nossa, que resenha!!! Entendo o que você quer dizer, as vezes não importa o quanto você fale, nunca é o suficiente para expressar o que se sente, só lendo mesmo pra saber. Amei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler essa trilogia.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  12. Boa arde Luara,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog...achei interessante...quem sabe um dia eu leia...parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha, me interessei pelo livro!
    Beijocas e boa semana!

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler!
    Ainda não li!
    Ótima resenha
    Beijinhos
    Rízia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha! Não sei se faz o tipo de leitura que eu gosto,mas eu adoraria ler!
    wolftheideia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Mesmo com spoiler eu li!
    Não conhecia o livro e até gostei, não é meu tipo de leitura, mas achei esse bem interessante mesmo. Os spoilers ajudaram a entender melhor... rs

    Bjos!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Luara! Você avisou do spoiler então li só a sinopse rsrs
    Não conhecia esse livro, vou procurar saber mais
    Bjão

    Samantha
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. NOSSA,Lu.. esse livro parece ser ótimo! Li só algumas partes da resenha,fiquei com medo de pegar spoiler =x
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu! Eu fiquei decepcionada com o primeiro livro, não que a história seja ruim, tem conteúdo, mas não consegui conexão com Alan, mas quem sabe mais a frente eu leia este. A resenha está ótima.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse livro, mas adorei a resenha ;)

    http://cafecomistura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu,
    Não conhecia esse livro, mas ele já me ganhou, por se um trilogia vou deixa mais pra frente essa leitura.
    Realmente é muito difícil fazer uma resenha de um livro que nos marca tanto.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  22. Amei a resenha,eu não acredito nisso que se você ler uma resenha o livro perde a graça acho que cada pessoa que lê sente algo diferente por causa do momento...
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi! Mil desculpas, mas não vou ler a sua resenha porque esses livros me chamam muito a atenção e um dia ainda quero ler. Só li a primeira frase, onde você diz que o livro mudou a sua vida. Meu Deus, preciso dele pra ontem! Amo livros que fazem isso com a gente, vou ler!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Saber que a história é tão tocante é um incentivo a mais para a leitura e acho que poucos livros conseguem fazer isso com o leitor, mesmo quando a história tem seu lado positivo, por exemplo. Sei o quanto você gostou dos livros e por isso não descartaria a possibilidade disso também acontecer comigo, apesar de não ser meu gênero favorito.

    Tem nova promoção vindo? Quem sabe a sorte não volte a sorrir para mim e eu ganhe O Caminho também né? \o/ Difícil, mas...

    Beijos!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  25. Lu, flor :)

    Não li a resenha, como tinha um aviso beeem grande falando em POILERS revolvi ler só o finalzinho com a sua opinião, mas fiquei morrendo de vontade de ler tudo!
    Ahh tem livros que tocam a gente tao profundamente né? Histórias não apenas comoventes, mas que mexem aqui dentro...
    Despertou minha vontade em ler :)

    Beijuu
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  26. **SPOILERS rsrsrs (pequena correção) ;D

    ResponderExcluir
  27. Gostei da dica, ando viciada em trilogias =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  28. Essa capa me chamou a atenção só não sei se vou gostar do gênero =(

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oiie!!! Lu...
    Já a segunda resenhada desse livro que fico com àgua na boca para devorar, sabe?!
    Mais como trata de uma trilogia(eu acho) vou deixar mais para frente.
    Mesmo sendo difícil transmitir tudo o que vc sentiu, deu pra sentir sim :)
    Parabéns
    Brubs

    ResponderExcluir
  30. Oi Lu!
    Estou super ansiosa para ler esse livro do Richard Paul Evans Tenho dois livros dele (A promessa e O encontro) e sou apaixonada pela forma como ele escreve. E como esse é uma continuação de O encontro, sinto que vou amar ainda mais.
    Adorei sua resenha!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Ain, morro de vontade de ler algo do Richard *-* Todas as resenhas são tão positivas... Não sabia que era uma série D:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. eu tenho que parar de ler resenhas, minha lista de livros pra ler já tá enorme :(
    beijos

    ResponderExcluir
  33. Nossa, vocês falam tão bem desse cara que eu já estou ficando com vontade de ler o livro. Meu medo é que ele seja muito "Sparks", sabe? Detesto esse tipo de livro, mas pelo que eu li, aparentemente não é bem assim, né?
    Enfim, acho que se o livro cair na minha mão eu vou acabar lendo ;)

    Beijitos

    ResponderExcluir
  34. Vendo de longe, esse livro parece muito com os do Nicholas
    E eu gostei bastante da resenha, me interessou bastante


    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Eu não conhecia essa saga mas tu falou tão bem desse livro que eu agora eu fiquei muito curiosa para ler! Não se faz isso com uma geminiana! hahaahahhaaha
    Ameeei a resenha e a capa e o enredo do livro!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Como a resenha é do segundo livro eu só a sua opinião aqui no final e percebi que amo, então vou ler com certeza e marca ele no skoob para não esquecer *-*

    Beijos - Doce Timidez

    ResponderExcluir
  37. Você sempre me convencendo a comprar mais livros kkkk.
    Eu nunca tinha ouvi falar dessa trilogia, mas parece ser realemnte perfeita *-*
    eu quero!!
    Acho que já sei o que pedir de Natal.
    beijos

    ResponderExcluir
  38. Aiii é muito difícil mesmo escrever sobre um livro que marca demais, mas é preciso, para mostrar as outras pessoas que elas devem ler a obra e conferir a emoção que sentimos de perto. Esse livro parece ser muitoooo bom. Louca para ler esse e o primeiro.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  39. Eu não tinha nunca ouvido falar desse livro e me interessei por causa da sua resenha! haha, minha wishlist de natal tá aumentando! hahaha

    Bom, tem resenha nova lá no blog e espero que você de uma olhadinha!

    Beijos :*

    http://raiseyourheadandread.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Por o mesmo motivo das meninas lá em cima, não vou ler a resenha ... somente o final dela!
    E pelo visto você gostou. Esse autor aparentemente me lembra o Nicholas Sparks, os romances dele devem ser bons mesmo.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  41. Olá!
    Eu ainda não li O Encontro, por isso não posso falar nada sobre esse livro. Mas a verdade é que eu não tenho muita vontade de lê-los, não gosto muito do tema.
    Parabéns pela resenha
    Beijos!

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Acredito que estou no momento de ler esse livro Caminho, é uma trilogia..bastante interessante!! Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  43. Oii Lu!!
    Nossa, sua resenha está linda, cheia de sentimentos e emoções.
    O livro realmente te marcou, não é? Fico imaginando quão bom ele deve ser, quão tocante, emocionante e tudo mais. Li apenas uma outra resenha desse livro, e nela a autora dizia que tinha chorado durante a leitura. Imagine o quanto estou louca para ler a série agora? Principalmente depois de saber que se tornou uma de suas favoritas, rs.
    Adorei!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  44. Eu estava mó animada pra ler a sua resenha quando: "ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DO LIVRO ANTERIOR – O ENCONTRO"
    Pensei: Poxa vida.... :(

    Preciso ler O encontro! ^^

    Beijokas
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  45. O que eu posso dizer? Quando li A Promessa de Richard Paul Evans, tive a certeza absoluta que ele é o máximo *-* Ele escreve muito bem, muito docemente, e ainda por cima, ele surpreende, adorei a resenha, me atiçou a curiosidade!

    ResponderExcluir
  46. Não li o livro anterior, por isso não vou ler a resenha... Spoilers. rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  47. Oi Luara!
    Eu li O Encontro e adorei! Não sabia que já tinham lançado a continuação. Pela sa resenha parece ser igualmente bom... Não vejo a hora de ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  48. Oi lindona!
    Nem pude ler sua resenha, porque ainda não li O Encontro. To louca pra ler essa série.
    Beijos

    Cintia
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Que legal, não sabia que o livro se tratava de uma continuação.
    Não li O Encontro e nem sei se vou ler. Tenho muita coisa pendente e a história não parece ser das minhas preferidas. Já a sinopse de O Caminho, me interessou mais rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  50. Acabei de comprar esse livro e estou esperando chegar, mega anciosa. Fico feliz em saber o qnt ele é maravilhoso. Parabéns pela ótima resenha!!!

    ResponderExcluir
  51. gostei da resenha, acho que vou adorar ler!

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. adorei a resenha, não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante! e este tipo de livros que fazem a gente refletir e pensar na vida é demais!

    vou anotar esse livro, pra comprar depois :D

    e eu gostei do que você falou "Mas esse sempre foi o objetivo: uma saga em busca de um objetivo que é o crescimento pessoal do personagem."

    beijinhos :*
    http://japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  53. Ainda não comecei a ler a trilogia. Mas não pude evitar de ler a resenha, agora eu sei mais do que nunca que preciso ler o livro.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  54. oi,
    ai, tenho que ler primeiro o outro livro, para poder dar minha opinião aqui.
    mas posso falar que achei a capa desse lindaaaaa

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  55. Oi Lu, eu tenho o primeiro livro (que me encantou só pela capa), mas ainda não tive oportunidade de ler... Só que depois de ver uma resenha tão encantada como essa, fica impossível não querer correr para ler a série logo.
    Pena que tenho tantos livros para ler antes com prazos, mas com certeza estará entre minhas próximas leituras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  56. Ainda não li O encontro, mas tenho muita vontade.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  57. Oi flor,
    Vim te dar um oi como não li o primeiro livro ainda e pretendo ler ele algum dia por achar interessante não li sua resenha...affs alias tenho que parar de desejar tantos livros já não tenho aonde colocar eles....rsrs.
    Bjssss
    raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  58. Adorei a resenha, não li o primeiro livro, e como estou deixando de começar a ler novas séries, trilogias e afins esse terá de ficar lá para meados de 2013.
    Mas é bem meu estilo de leitura, lindo...lindo *.*

    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  59. Oi Luara!
    Amei sua resenha, confesso que estou longe desse tipo de leitura com autoconhecimento. Mas gostei na parte do romance...
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Suas resenhas geralmente me fazem ter outra visao dos livros, e essa nao foi diferente, eu q nao estava nem ai pra essa serie passei a me interessar agora q eu li sobre o segundo volume hahaha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  61. Sinceramente, não li a resenha porque estou lendo O Encontro... Gosto do modo como o autor escreve.

    Beijos!
    meumundoecolorido.blogspot.com.br
    @mmecolorido

    ResponderExcluir
  62. Ei Lu!

    Não li a resenha completa porque fiquei com medo dos spoilers, rs. Mas morro de vontade de ler a trilogia, sem dúvidas parece ser incrível mesmo.

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir