11/11/2012

Resenha: Sombra

Título: Sombra
Autora: Elena P. Melodia
Editora: Suma de Letras
Série: My Land #2
Páginas: 340

No segundo capítulo da trilogia da escritora italiana Elena P. Melodia, que terá seu desfecho com o livro Luz, a trama segue, envolta por mistérios, a todo vapor. Logo nas primeiras páginas, Alma recobra a consciência no piso de madeira de uma papelaria. Incrédula, com a cabeça doendo, a protagonista depara-se, a seu lado, com o corpo morto do velho dono da loja. Não há dúvidas: trata-se da nona vítima dos Master, criaturas saídas de um mundo maléfico que lançam sua sombra sobre a cidade. A jovem não tem outra saída a não ser fugir. Morgan, o enigmático rapaz de olhos cor de violeta, o único que parecia compreendê-la, não está ao seu lado e seu paradeiro é desconhecido. Sem ele, a protagonista sente-se perdida. E questiona-se sobre quando foi a última vez que se sentiu feliz e como é possível que, aos 17 anos, nunca tenha se sentido atraída por alguém antes de Morgan. As respostas estão relacionadas à sua própria identidade e natureza. Alma não decifra a fotografia de uma menina absolutamente idêntica a ela e se pergunta: seria apenas uma sósia ou algo mais sinistro? Os mistérios não se encerram por aí. Morgan, seu confidente desaparecido, ressurge. Ele marca um encontro com a amiga num esconderijo subterrâneo debaixo de um velho aqueduto. Teria algo a ver com os assassinatos que ocorrem na cidade? Ou com as vozes na cabeça de Alma? O que a jovem não espera é que todos os mistérios ao redor, que a intrigam e amedrontam, são indícios de algo ainda mais surpreendente e que apontam para a própria origem de Alma e de seu amigo. 

Assim que terminei de ler Escuridão, fui logo ler a continuação, aproveitando que já tinha aqui comigo. Como já tinha citado na outra resenha, esse livro estava mantendo o nível do primeiro, mas de alguma forma ele conseguiu me decepcionar ainda mais.

Em Sombra, Alma está prestes a descobrir o motivo de todos os seus contos premonitórios. Tudo o que ela considera normal está indo por água abaixo e a única coisa que a liga é sua vida antiga é Morgan, que também é a porta para o seu temido futuro.

Sinto o chão sumir debaixo dos meus pés. Minha cabeça gira tão forte que não consigo mais nem saber onde estou. p. 143
Eu realmente pensei que esse livro iria fazer com que eu tivesse aquela vontade de ler o último livro da trilogia, mas aconteceu justamente o contrário. Foi uma decepção tão grande que não faço questão de terminar.

Não se iludam: a explicação para a Alma ter os contos premonitórios não é original. Simples assim. Era algo que eu já esperava desde que li a sinopse do primeiro livro e em nada me surpreendeu. Imaginem a minha decepção ao perceber que a autora não conseguiu fazer algo diferente?

Uma coisa que me agradou é que nesse livro o romance é um pouquinho mais acentuado. Não é lá essas coisas – o que é explicado no livro – mas foi o que me agradou em Sombra. De resto, nada me chamou tanto a atenção. A Alma continua aquela personagem que apesar de ser interessante é sem sal e não muda nem evolui em nada nesse.

A evolução do enredo é algo que nem se nota. Você não chega a um clímax; o enredo segue um mesmo nível durante todo o livro e isso também não foi legal. Ao terminar de ler, foi como se não tivesse acontecido nada que realmente valesse a pena ficar pensando depois ou que me deixasse com vontade de saber o que vai acontecer depois daquilo.

Aperto os dentes, anulo os pensamentos, fecho os lábios. A água lambe meus ombros bem na base do pescoço. Não sinto mais nada, nem meu corpo, nem minha mente. O terror desapareceu. Tudo é silêncio e paz, pela primeira vez desde que cheguei nesta terra. p. 222
Infelizmente não foi um livro tão legal. Me arrisco a dizer que Escuridão, o livro introdutório foi melhor do que a continuação. Acho essa é a primeira vez que isso acontece comigo e foi uma grande decepção.

Como disse no começo da resenha, não tenho intenção de ler o último livro da trilogia, a não ser que ele eventualmente apareça aqui em casa e eu não tenha nada além para ler. É uma pena, mas eu não realmente não gostei. :(

61 comentários:

  1. A resenha está fabulosa, pois você escreve muito bem. Estou lhe seguindo, um beijo!
    PS~> É só eu que acho essa garota esquisita? O.O Primeira coisa que me chamou a atenção nela, foi o nariz. ~Nãomejulguem~ Xoxoo

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Ainda nem comprei Escuridão, mas ele já esta na minha lista no skoob faz um tempo.

    Beijos

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda não fui arrebatada por essa série! O principal motivo deve ser porque eu não gosto dessas capas e minha pilha de leitura tá enorme... HAHAHAHA Gostei muito da sua resenha.
    Beijos

    Cintia
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mais decepção amiga?? puxa que chato, agora fiquei confusa,
    sera que vou gostar?!
    Acho que talvez vou arriscar a ler o primeiro só pela
    curiosidade né e depois eu vejo hehee
    Amiga, agora é meu blog que fez aniversário...


    Beijoss

    Promoção de niver 3
    Participa?
    http://migre.me/bKBuq

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Luara,


    Não conhecia esse livro, mas a sinopse não me agradou e a sua resenha só confirma isso....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Querida, quanto tempooo ;)
    Não li o primeiro livro e por esse motivo não li a sua resenha ... me perdoa?!
    Adoro aqui demais

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTAGRAM: marinahgattuso

    ResponderExcluir
  7. que resenha mais ÁGUA NA BOCA *.* ADOREI! Esse livro está na minha listinha :) Espero lê-lo em breve.
    Adorei seu blog.. irei ficar acompanhando.
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Luara!

    Ahhh, uma pena mesmo! porque eu achei que Escuridão já foi meio assim né... sem graça. Algumas partes valiam a pena, tinham um suspense legal, mas outras... de qualquer forma, tenho Sombra aqui em casa e vou ler, porque não faço idéia da origem desse dom de Alma, por mais que não seja nada original. Muito boa a resenha, como sempre! *-*

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que pena que você não gostou. Amo series, mas quando me decepciono, como aconteceu com Os Imortais da Alisson Noel,eu nem passo perto.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Lu
    é uma pena quando a continuação decepciona. Eu ia ler o primeiro livro, mas depois da sua resenha, vou deixá-lo para o ano que vem, já que minha lista tá cheia de boas leituras rs
    bjos

    ResponderExcluir
  11. tbm nao gostei muito deste mas adorei o primeiro!
    quanto a continuação, lerei se acontecer o mesmo que vc :P

    ResponderExcluir
  12. Que pena que você não gostou! As vezes acontece do primeiro ser melhor, mas a tendência deveria ser melhorar cada vez mais né?! Enfim... fiquei curiosa pra ler :)
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa e eu estava querendo ler... que pena, tinha tudo para ser bom. Isso tbm já aconteceu comigo =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  14. Oie Lu :)
    Ai um livro que eu me enganaria pela capa.;.. Parece legal né?!
    Pena que a história seja tão deficiente.
    Ainda bem que estou fugindo de séries e trilogias, hehe.

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gosto daqui, pois já pego as resenhas dos livros..Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  16. Oi Luara!

    Ainda não li o primeiro da série, as capas não me chamam muito a atenção. Mas pela sinopse e resenhas que já vi do primeiro, a série parece ser bem legal.
    Espero um dia poder lê-la!

    Beijos
    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  17. Luara, é muito chato quando isso acontece, quando esperamos algo do livro e ele nos entrega outra coisa, e ainda não completamente. Acho que, por mim, se a série regredisse desta forma não teria ânimo para continuar - e se o fizesse desgostaria ainda mais.

    Quem sabe o terceiro volume seja redentor. Quem sabe, né?

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  18. É uma pena que tenha se decepcionado tanto com o livro, pretendia lê-lo ainda, mas detesto livros que não me surpreendem em nada =/ ótima resenha!

    beijos

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  19. Oi flor.
    Eu li a resenha do primeiro livro e não gostei muito.
    E como eu disse no anterior, repito, essas capas são muito feias rsrs
    Sim, eu sou chata e AMO uma capa bonita.
    Claro que a história tem que ser boa, livro não sobrevive só de capa, mas ajuda muito a chamar a atenção rsrs
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Não li a resenha pois ainda estou terminando de ler "Escuridão", mas estou achando o livro bom, apesar que confesso sinto falta de romance RSRSRrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Já tinha ouvido falar sobre esse livro(e os demais da série)mais ainda não tive a oportunidade de ler.
    Conheço algumas pessoas que expressaram a mesma decepção que você teve em relação a "Sombra",o que é uma pena:(

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. oie,o seu blog é incrivel!Vc o deixou uma certa personalidae sem igual ,eu A-D-O-R-E-I o post ,BJBJB/purplefazhion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi amiga então, eu achei a capa desse livro linda mas apesar de gostar de livros de mistério esse não me chamou a atenção não! ):
    Então fica para próxima! hahahahaha Mesmo assim, eu gostei muito da sua resenha! Tu explicou muito bem! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Estou retornando a sua visitinha lá do blog! Vish, se te decepcionou, será que eu vou gostar? Terminei de ler escuridão e ainda não li sombra porque não estou com ele em mãos!
    ótima resenha, parabéns!

    Te espero lá no blog, viu?

    Beijos.
    Raise Your Head and Read

    http://raiseyourheadandread.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. eu ia ler escuridão mas fiquei enrolando, acontece muito do primeiro livro ser bom e o segundo ruim lembra da maldição onde o primeiro livro é bom e o segundo tem grandes chances de ser ruim? então mas vai que o terceiro seja bom né nunca se sabe, amei a resenha beijos

    ResponderExcluir
  26. Pelo menos dessa vez a capa do livro é mais legal do que o primeiro, porém com sua resenha a minha vontade apenas diminuiu, afinal não é normal um segundo livro de uma série ser pior do que o anterior. Provavelmente nem vou tentar dar a chance rs

    Beijos!!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  27. Não curti a capa (achei que fosse a Stewart!) e acho compreensível que o livro introdutório tenha sido mais interessante, já que, comercialmente falando, é ele quem abre as portas, né?

    E novembro já está sendo um mês MUITO melhor!

    @enriquecoimbra (Enrique-Sem-H), da Terra do Nunca.
    www.discipulosdepeterpan.com.br

    ResponderExcluir
  28. flor, nao sei mto sobre esta serie, mas acho q eu gostaria mto de le-la :D
    sóq nao agora haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adorei a resenha!
    Não conheço muito a série!
    Beijos
    Rízia Castro - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. gente é muito ruim vc ler o primeiro livro e quando vai ler a continuaçao é horrivel.
    mas acontece né.

    ResponderExcluir
  31. Não gostei muito do enredo, mas ao mesmo tempo fiquei curiosa para descobrir, qual o mistério de Alma, então acabarei lendo o livro só por isso.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho vontade de ler essa trilogia, aí você vai e fala que esse te decepcionou mais. Então o primeiro é ruim? Vish... Desanimei. Mas ainda tenho uma pitadinha de curiosidade.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  33. Eu li escuridão e sombra, também acho que o livro tem um ritmo lento demais tem partes que quase chega a ser óbvio... mais mesmo assim...eu vou ler o último!!!
    Um beijo florzinha!!
    http://em-momentos-assim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Eu li escuridão e sombra e também acho que segue em um ritmo muito lento...mais mesmo assim quero ler o último da triologia.Um beijo florzinha! obrigada por passar em meu blog! vou sempre estar por aqui!
    http://em-momentos-assim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. nossa eu nunca li essa trilogia mais depois da sua resenha nem faço mais questão odeio liros previsiveis, gosto quando aquela mocinha bobinha e chorana na verdade é a verdadeira vilã ou o mocinho morre no final rs
    beijos

    ResponderExcluir
  36. Oi Luara!
    Super chato quando isso acontece, né?! A capa desse livro é até bonitinha, mas como você mesma disse, quando se trata da história... Deixa muito a desejar. Não tenho vontade de ler essa série, mas caso eu ganhasse o livro ou tivesse oportunidade de lê-lo, leria.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  37. Nossa Luara, que pena que você não gostou da leitura. Quando li a resenha do primeiro fiquei até curiosa, mas acho que nem vale a pena começar a série, né?!

    Beijos e boa semana! :)
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Oi Luu!!
    Que pena que tenha te decepcionado. Acho um saco quando o autor não consegue inovar, trazer algo novo, surpreender. Você sabe tanto como vai terminar aquilo tudo que quando acaba só vem à cabeça algo parecido com: "Que merda, só isso?". Se um dia você tiver mesmo a oportunidade de ler o terceiro, torço apenas para que esse compense toda essa decepção e fuja do prevísivel.
    Beijoo!!
    tem post novo lá, :*

    ResponderExcluir
  39. Odeio quando uma sequencia decepciona a gente :/ Porque você sempre bota mt expectativa quer queira quer nao queira :(
    Beijos, LU!

    ResponderExcluir
  40. Um que chato o livro não ser tão legal conforme vc imaginou, né? Ainda mais sendo o segundo de uma trilogia.
    Espero que o terceiro seja melhor.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  41. É realmente raro o primeiro livro ser melhor que o segundo, geralmente as coisas vão melhorando com o tempo. Mesmo assim acho que arriscaria ler o último livro só pra saber como as coisas terminam.
    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  42. Nossa, fiquei até triste depois dessa.. Comecei a ler Escuridão, mas achei simplesmente um saco, odiei a personagem principal e parei um pouco e ia voltar a ler novamente depois, pois achei que eu que não tava mto inspirada no momento rsrs.. mas pela sua resenha nem vale a pena continuar. Vou pensar seriamente se continuo a leitura..
    bjss

    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Tinha ouvido algumas pessoas falando bem desse livro, mas depois de sua resenha me desanimei um pouco de ler a série hm A própria sinopse do livro não me chamou muita atenção :/
    uma pena a autora não ter feito algo diferente.

    xoxo, ta rolando sorteio lá no blog.
    http://www.chovendoalgodaodoce.com

    ResponderExcluir
  44. Oi Luara. Então, a primeira vez que leio sobre o livro, e tenho que confessar que não gostei, sua resenha está ótima, mas o interesse pelo livro não veio. Quem sabe mais pra frente eu tenha a chance de ler ele, mas, no momento não.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Gostei da sua resenha, mas ainda não sei o motivo dessa série não chamar muito a minha atenção. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Eu nunca li o primeiro livro. Ganhei meio que sem querer em um sorteio e, apesar de ter cogitado a leitura diversas vezes, ela nunca realmente aconteceu. Ler sua resenha me deixou com menos vontade ainda :x

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  47. Eu já tive muita vontade de ler essa trilogia mas, depois de umas resenhas negativas desanimei ):

    beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. É tão ruim quando a gente se decepciona assim com um livro de uma série que gostamos!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Fiquei com muita vontade de ler o primeiro livro por causa de uma resenha sua, mas ainda não li, então não li toda a resenha.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Poxa, bom pra vc que é a primeira vez rsrs. Geralmente isso sempre acontece comigo. Leio o primeiro livro, fico empolgada e a continuação nem chega aos pés do primeiro.
    Bem, eu gostei de Escuridão, mas não amei. Até tinha vontade de ler Sombra na época, mas além da sua, vi outras resenhas que me fizeram mudar de ideia. Tem muita série boa rolando por aí pra perder tempo com algo que eu sei que não tem muito futuro rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  51. Boa noite :)
    Como vai?

    Gostei da resenha,pena que o li a decepcionou.
    Mas sabe,não sou fã de livros assim em trilogias e tal-raras exceções- então,não coloquei a obra na minha lista :(

    Mas mesmo assim,meus parabéns pela resenha :)
    Beijos e cuide-se

    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  52. Olá!
    Antigamente eu tinha os dois livros na minha estante de desejados, mas os tirei depois de ler tantas resenhas desfavoráveis à ambos. É, parece que a autora não acertou mesmo na escolha.
    Parabéns pela resenha sincera!
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Oi flor,
    Concordo contigo em genero numero e grau e dou graças a deus por ter pego esse livro na biblioteca da faculdade e não ter gasto dinheiro com ele...porque eu esperava algo tão tãoooo e no final achei uma grande porcaria tudo desculpe a palavra mas foi isso sim...tirando o caderno roxoooo o resto podia nem ter existido a tal alma me deu nos nervos e seu dom no final das contas so me irritou então não li sombras e nem lerei mais nenhum desses infelizmente a mim tambem não agradou.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  55. Nossa, é uma pena ler isso porque eu gostei muito de Escuridão e queria muito mesmo ler Sombra. Sua resenha me desanimou, mas não vou deixar de querer ler pra ver o que acontece assim de tão ruim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  56. Primeiramente, tenho que dizer o quanto tenho vontade de chorar quando me lembro que trocaram as capas originais por essas horríveis. u.u
    Já tenho Escuridão e com bastante vontade de lê-lo, parece ser ótimo. Uma pena você não ter gostado da continuação. :(
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  57. Oi Luara, tudo bem?
    Ainda não li nenhum dos livros,e pra ser sincera não tive muita vontade. No últimos tempos tenho dado um tempo pra livros do gênero. Gostei da sua resenha, bem sincera, e é isso mesmo. Nem todos os livros vão nos agradar, infelizmente né?
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  58. O segundo melhora bastante em relação ao primeiro mesmo =D
    Realmente, que bom! ;D

    Ahh leia sim, são bem legais =D
    E me conte o que achar deles =)

    ResponderExcluir
  59. Nossa eu nunca tinha ouvido falar nesse livro mais depois da sua resenha me interessei beijos ! ( mesmo ela não sendo muito positiva rs. )

    euvivolendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Nossa, que chato!!
    Tão ruim quando acontece isso.
    Na outra resenha já tinha confirmado que não iria ler agora lacrou tudo ^^
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  61. Eu ainda a não li nenhum livro dessa série, mas parece ser ótima.
    Estou evitando comprar livros de séries estou tentando economizar um pouco.
    beijos

    ResponderExcluir