26/12/2012

Resenha: Não me abandone jamais

Título: Não me abandone jamais
Autor: Kazuo Ishiguro
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 344

Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de "cuidadora". Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados. No entanto esse internato idílico esconde uma terrível verdade: todos os "alunos" de Hailsham são clones, produzidos com a única finalidade de servir de peças de reposição. 
Assim que atingirem a idade adulta, e depois de cumprido um período como cuidadores, todos terão o mesmo destino - doar seus órgãos até "concluir". Embora à primeira vista pareça pertencer ao terreno da ficção científica, o livro de Ishiguro lança mão desses "doadores", em tudo e por tudo idênticos a nós, para falar da existência. Pela voz ingênua e contida de Kathy, somos conduzidos até o terreno pantanoso da solidão e da desilusão onde, vez por outra, nos sentimos prestes a atolar.

Vi a adaptação cinematográfica desde livro em 2011 e desde então ele está no topo dos meus desejados. Quando finalmente surgiu uma oportunidade de lê-lo, não pude deixar passar. Apesar de ter me decepcionado em algumas partes, tive uma grande surpresa, principalmente com a narrativa do autor.

Com um enredo totalmente inovador, Não me abandone jamais é considerado uma distopia, só que é melhor não ir esperando algo como Jogos Vorazes. O livro de Kazuo Ishiguro consegue através de algo aparentemente mórbido nos tocar com suas lições sobre o que é ser humano.

Me chamo Kathy H. Tenho trinta e um anos e sou cuidadora há mais de onze. Tempo demais, eu sei, mas eles querem que eu fique mais oito meses, até o fim do ano. O que dará quase exatos doze anos de serviço.Sei que o fato de ser cuidadora há tanto tempo não significa necessariamente que meu trabalho seja considerado fantástico. p. 9
O ponto alto do livro é a narrativa. Com uma narrativa em primeira pessoa do ponto de vista da Kathy H. com seus 31 anos, o livro todo é baseado nas suas memórias. Somos levados por sua infância na escola de Hailsham, por sua adolescência partilhada com Ruth e Tommy e por seus últimos anos como cuidadora. Todos esses fatos ficam se alternando, passado e presente contados ao mesmo tempo. A cada situação nos deparamos com perguntas sobre o que é certo e o que não é, sobre o que é feito e sobre o que deveria ser feito.

O livro demora um pouco para se desenrolar e isso até o deixa um pouco carregado para aqueles que não estão acostumados com o estilo de narrativa que mais escreve nas entrelinhas do que nas linhas propriamente ditas. É uma narrativa leve e que conta as coisas aos poucos, uma narrativa que pede paciência ao leitor.

Talvez o maior problema que eu tive com relação a esse livro foi ter visto o filme antes. É claro que sem ele muito provavelmente eu não teria lido o livro, mas isso fez com que grande parte da emoção do livro fosse perdida, até porque eu não tive aquela surpresa quando alguns fatos apareceram no livro.

Deve ser por isso que eu achei que o romance envolvido (não, não vou contar quem é o casal, ou os casais) um pouco forçado demais. Não senti a atmosfera de romance. E eu esperava bem mais nesse quesito do livro, uma vez que no filme isso é bem destacado. Uma baita decepção, mas que foi superada por todo o contexto geral de Não me abandone jamais.

A teoria de Tommy, no entanto, cheira demais a conspiração, no meu entender – não creio que nossos guardiões fossem tão habilidosos assim –, mas sem dúvida existe nela um fundo de verdade. De fato, parece que eu sempre soube das doações, ainda que de maneira muito vaga, mesmo com apenas seis ou sete anos de idade. E é curioso que, quando ficamos mais velhos e os guardiões vieram fazer aquelas preleções todas, nada constituísse surpresa total para nós. Era como se já tivéssemos escutado tudo antes, em algum lugar. p. 105
Para aqueles que têm a intenção de ler o livro sem nenhum spoiler, recomendo que passem longe de qualquer coisa relacionada ao filme. Até mesmo o próprio trailer conta em pouco mais de 2 minutos coisas que só ficamos sabendo em meados do livro.

Não é uma leitura que eu recomendaria para todos. Quem não está acostumado com um livro lento com certeza não vai apreciar a leitura e vai achá-lo chato, o que pra mim seria um desperdício enorme! Vão esperando algo que vai pedir muita sensibilidade e principalmente paciência do leitor, ok?

69 comentários:

  1. Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro desde que vi o filme também. Ainda não comprei porque está muito caro. A resenha me fez pensar bastante se eu compro ou não o livro, talvez eu espere mais um pouco, mas ainda penso muito em ler o livro...Espero não me decepcionar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga sempre fala desse filme... Vive dizendo para eu assistir que eu ia adorar!
    Mas nunca consegui assistir e não sabia que havia livro dele! Agora fiquei na dúvida se leio ou assisto primeiro...

    A sinopse me lembrou um pouco um outro filme, mas que agora não lembro, que tem a mesma sistemática de clones e substituição.

    Beijo grande :*
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Li em algum lugar que é um livro para ser lido, digamos assim, "em colheradas", de forma tão lenta qnt o desenvolvimento do enredo. Também assisti ao filme e por isso me interessei pelo livro, pela parte poética da coisa, sabe? Não comprei porque nunca acho por um preço decente. Uma pena saber que o romance não permanece o mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei bastante do filme. A história é muito interessante, mas não pretendo ler o livro. O filme já foi o suficiente. :)
    Mas parabéns pela resenha!

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um lindo livro
    Eu não conhecia
    Mas parece ser muito bom
    A resenha esta otima

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Acho que ouvi falar do livro em algum lugar há pouco tempo. Acho que não estou com paciência para lê-lo agora, hahaha :) Ótima resenha!
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Minha prima assistiu o filme e eu fui baixar, quando descobri que era uma adaptação desse livro eu fiquei louca para ler, tá na minha lista! :-)
    Ótima resenha e realmente eu já sei o que esperar dele e isso estraga a surpresa, mas vou ler e assistir,porque só fiz baixar e minha prima me falou algumas coisas, então...

    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um ótimo livro.
    Ainda não conhecia
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. nao sei se eu leria mas ele parece ser bom, entao me esforçaria para ter paciencia com a lentidao xp

    ResponderExcluir
  10. Aaah, finalmente vc conseguiu ler o livro... rs.
    Eu gostei do livro, é bom, nada brilhante, mas bom. Não vi o filme e talvez nem veja... rs
    Bjos.

    Feliz 2013!

    ResponderExcluir
  11. Conheço o autor há muito tempo e tenho a versão do livro inglesa em casa, mas nunca cheguei a ler. Parece ser uma obra bastante bonita, a história parece-me interessante e não o típico romance chato sem quaisquer apelo à ficção.
    Não sabia que havia uma adaptação para filme, deve ser bastante interessante.
    Não sei se irei ler o livro, mas talvez assista ao filme. Usualmente tendo a gostar mais de uma história no ecrã do que nos livros, sinceramente. Mas de um modo ou de outro, tenho a certeza de que é uma história criativa muito bem elaborada.

    Até mais!
    sorvete--de--morango.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Fiquei realmente curiosa pra ler esse livro.
    Vi o trailer do filme já faz algum tempo numa das minhas aventuras pelo youtube, mas o livro sempre parece mais tentador.
    Nada melhor do que ler o livro e depois ver a adaptação cinematográfica e ficar apontando as falhas dos roteiristas, eu me divirto horrores com isso...rsrs

    Amei a resenha Flor!
    Parabéns!
    Bjux!

    http://apequenaquele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Fiquei com bastante vontade de ler.
    Não vi o filme e agora só quero ver depois de ler o livro, mas não sei se vou conseguir.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Luara!
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha. O livro pelo visto é bom.

    Feliz ano novo!!! *--*

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Luara,

    Não conhecia esse livro e achei bem interessante e com certeza vai para a minha lista....parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Luara, eu tenho uma dívida enorme com autores orientais -exceto os russos -e em especial os japoneses. Fiquei mais do que interessado em ler o livro, estou numa fase que livros que exigem mais do leitor estão me caindo bem, e não sei a razão, mas acho que os japoneses conseguem trabalhar muito bem questões mais introspectivas. Agora vou ficar esperto e não assistir o filme antes de ler ;)

    Excelente resenha, como sempre.

    Beijos e, desde já, te desejo um feliz ano novo, repleto de realizações e boas leituras :D

    ResponderExcluir
  17. Quando eu comecei a ler a sinopse, logo me veio na cabeça o filme "A Ilha", que também aborda sobre clones. Assim como nesse livro, o filme te leva a uma reflexão também. Me pareceu um livro muito muito bom, de verdade, mas eu não sei se eu leria. Sou meio impaciente sabe? Aliás, eu AMEI esse papai noel passando. Ficou muito divo haha.

    Beijos!
    http://www.bagacodelaranja.com

    ResponderExcluir
  18. Que bom ler a sua resenha desse livro, Luara, porque ele é um dos mais desejados da minha lista atualmente. Ouvi falar muito bem, e acho que até já vi o trailer, mas foi há muito tempo, e já não me lembro mais. Vou tomar cuidado de não ver mais nada sobre o filme, e vou assistir só depois de ter lido o livro. Gostei da tua resenha sincera, me cativou mesmo assim :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Nossa Luara amei a resenha, eu estou ansiosa para ler esse livro. Obrigado pelo alerta não vou ver nada sobre o filme até que possa ler este livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Tenho o filme mas ainda não assisti. Não sei se faz o meu estilo mas agora que você falou que adorou, estou um pouco mais entusiasmada. Pode ser que se eu ver o filme primeiro eu goste :)

    Beijocas,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi tem meme para ti no meu blog!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. oi querida,
    adorei a resenha. Confesso que quase assisti ao filme mas "me poupei' porque queria ler o livro primeiro. Me parece ser uma leitura um pouco densa e não sei se eu teria muita paciência, mas acho que vale a tentativa.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu sou do grupo que iria achar o livro chato, não gosto de leituras lentas ><

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  24. Luara adorei a resenha, gostei da narrativa desse livro, em primeira pessoa e gosto de ler memórias, acho que é um livro bem gostoso de ler, apesar de lento, perfeita sua resenha :)

    ResponderExcluir
  25. adorei a resenha, parece fazer meu tipo de livro, vou procurar na biblioteca

    Beijo e feliz 2013! <3
    http://quaseatoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Não tenho muita vontade de ler esse livro já que eu não gostei muito do enredo, mas talvez eu assista ao filme.
    Feliz 2013!!

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  27. Eu quero muito ler esse livro, amei sua resenha.
    boas festas
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Acho que nunca li uma distopia, estão falando tanto nesse genero....

    Gostei da dica do livro *-*

    ResponderExcluir
  29. Leitura lenta se não tiver narrativa instigante me cansa. Eu fico tensa com livro assim porque quero saber o final e fico cansada de ler, enfim...
    Acho que este não entra em minha lista pra 2013, mas a resenha está ótima, aliás, como sempre!

    Beijos e excelente 2013 pra você!
    Pâmela Rodrigues
    http://listerealize.blogspot.com
    https://www.facebook.com/blog.listerealize

    ResponderExcluir
  30. Oi Lu! Eu acho que no momento não é o tipo de livro que procuro, estou em um momento de livros de aventura, mais dinâmicos. Vou guardar a dica, quem sabe futuramente.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  31. Gostei do titulo desse livro, mas acho que por ser lento não vou gostar muito da leitura, mas quem sabe mais pra frente eu não o leia ^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Ha eu sei bem como é isso Lu! Perdi o 'tesão' com o livro Água para Elefantes por causa do filme, porém assisti Memórias de uma Gueixa antes de ler o livro, e mesmo assim consegui coloca-lo na lista dos melhores livros que li até agora. Então é uma coisa complicada mesmo, mas eu prefiro sempre assistir os filmes depois de ler os livros, mas ai vem aquela sensação horrível de que o filme foi mal feito. É uma coisa louca isso! rsrs ... gostei da sua resenha, espero um dia poder ler este livro também!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Esse não seria um livro que e pegaria para ler, motivo não curto leitura lenta, me distraio muito facil. Mais eu leria de bom grado :)
    Beijos
    Brubs
    Feliz 2013

    ResponderExcluir
  34. Oi flor,
    Não conhecia esse livro ainda, mas acho que passo ele, não gosto de leituras lentas não :/
    Mas sua resenha me deixou curiosa...
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  35. Oie Luara!

    O titulo desse livro não me é estranho, mas não tenho certeza se já cheguei ou não a assistir ao filme.

    A sua resenha me deixou bastante curiosa, mas acho que não ando com muita paciencia e tempo para livros lentos rs... ando precisando de coisas mais leves no momento.

    Mas vou cedo ou tarde vou ter que tirar a dúvida se já vi ou não o filme =)

    Ótima resenha!

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  36. Eu assisti a esse filme meio sem querer era um filme pelo qual eu não dava nada e de repente me levou em um espiral de reflexões e leves angústias... Discute temas difíceis e não é para todo mundo... Imagina o livro?!?! Não sabia que a história derivava do livro, mas adorei saber, anotei e quando cruzar com ele já sei!!!

    E sim, ótima resenha!!! Cheros nega, se não passar por aqui até o dia 31 já deixo meu desejo de Feliz Ano Novo e adorei esse efeito de fogos de artificio na tela do blog \o/

    ResponderExcluir
  37. Olá Laura!
    Eu estou com o filme aqui a um bom tempo, mas estou correndo de filme "triste" e ele e me parecer ser bem triste!
    Mas depois de ler a sua resenha fiquei com um vontade de ver o filme!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Tahis
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Não conhecia o livro, e nem assisti ao filme, mas me interessou. Ainda bem que você falou do filme, odeio assistir ao filme e depois ficar sabendo que tinha o livro rs
    Ótima resenha!

    xoxo

    lepetit-mari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Olá :)
    Eu vi o filme passando esses dias em um canal da tv a cabo, mas não assisti. O livro parece bem interessante, gostaria de ler se tivesse uma oportunidade. Então não vou assistir o
    filme antes UAHSUAHSUAHS Adorei a resenha ;)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    Um ótimo 2013 :)

    ResponderExcluir
  40. Laura,
    Acho que já assisti alguns pedaços do filme, se é o que estou pensando. Vi na TV a cabo. Não sabia que tinha o livro. Mas imagino como deve ser mesmo lento, principalmente quem já viu o filme e já sabe o que se trata. Mas se um dia esse livro cair nas minhas mãos lerei com certeza!
    Beijos e Feliz 2013!
    Adriana

    ResponderExcluir
  41. O nome me lembrou de chimarruts, disfarça... :P

    Mas a resenha ficou ótima, quem sabe eu não leio em breve? Precisava de umas dicas msm.

    Um Bj, Babi

    A Viajante dos Livros

    ResponderExcluir
  42. Esse livro parece ser incrível... a história parece envolvente.
    Sua resenha ficou muito boa.
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pela resenha, parece ser um livro incrível!
    http://paraleloindie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Olá Luara ((:
    Como você viu, estou no mundo das distopias hahaahah.
    Sério que quando li o título do livro, lembrei de uma musica, que até agora estou pensando de que cantor é kkkkkkkk.
    Como você disse que a leitura é um pouco "lerda", acho que vou ver o filme primeiro (:
    Beijão

    Niki, Edição Literária

    ResponderExcluir
  45. Oii! *-*
    Adorei sua resenha!!
    Não conhecia o livro, mas me interessei. Claro que eu não faço o estilo de leitora paciente...kkk...mas posso dar uma chance pra ele...kkk

    Beijos!!

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. Lura, eu tenho muita, muita curiosidade mesmo de ler esse livro. Já vi resenhas bem positivas dizendo que, apesar de triste e de ter um ritmo lento, é garantia de uma bela história. Vi que o filme estava passando um dia desses na TV, mas, por instinto ou preguiça, resolvi que deveria ler o livro primeiro, como você aconselhou.
    Uma pena que você não tenha ficado completamente satisfeita com ele. Mas gostei da resenha, bem sincera.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  47. Eu não assisti ao filme e nem sabia desse livro... Na verdade, fiquei curiosa quanto a esses "cuidadores", mas o fato do livro ser lento me abusa muito, não sei se me animo a comprar um livro que já sei que vai demorar a desenrolar =S
    Mas acho que vou acabar comprando sim, só que não com prioridade, ainda mais com o pessoal falando que está caro...
    Mas enquanto isso nem pensar em assistir o filme, porque aí estraga a surpresa toda do livro... Fiz isso com alguns e é um saco mesmo.

    Beijos

    http://livrosebatons.blogspot.com.br/ (Vai lá?)

    ResponderExcluir
  48. eu não consigo lembrar em que filme vi um roteiro igual...parece ficção científica mesmo.
    ~Emilie Escreve~

    ResponderExcluir
  49. Hey~ Seu é muito bonito ♥ por isso resolvi te convidar a participar no Blog Destaque lá no meu, oque você acha? Se tiver interesse dá uma passadinha rapida lá no meu blog para saber como aparecer lá ^^ mas se não tiver interesse então desculpa o incomodo, tenha uma Boa Semana!

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Não conhecia nem o livro, nem o filme - não, que eu me lembre. Só uma música mesmo com esse titulo, rs
    O fato de ele ser uma distopia me interessa, portanto, vou anotar a dica aqui e esperar uma oportunidade.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  51. ainda não vi o filme, fiquei com vontade de ler o livro. honestamente nem sabia que tinha.

    ResponderExcluir
  52. Olá Lu.
    Gostei da resenha, mesmo você não tendo falo nada sobre o livro hehe, distopia é um tema que me deixa curiosa.
    Vai para a lista :)

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Adoro livros que requerem muito da minha paciência e de minha sensibilidade, não conheço o filme e nem o livro, agora vão pra minha lista, é claro.
    Adorei sua resenha, achoq ue vou me apaixonar pela história.
    Beijos e desde já lhe desejo FELIZ ANO NOVO e muita prosperidade Luara.
    Beijão e boas festas
    Viviane
    RR

    ResponderExcluir
  54. Olá, Luara! Tudo bem?
    Detesto quando o autor tenta criar um romance forçado, mas o bom é que ele conseguiu construir uma trama interessante e complexa, né?
    Tenha um maravilhoso 2013!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  55. Esse livro tem um enredo totalmente diferente do que eu tinha imaginado pelo título... Mas não fiquei com vontade de ler...

    Beijinhos!
    meumundoecolorido.blogspot.com
    @mmecolorido

    ResponderExcluir
  56. Eu nuuuuuuuuuuuuuuuunca ouvi falar sobre esse livro, ok, pode rir. Mas gostei da resenha, mesmo ele não tendo me chamado muita atenção KKKKKKKKKK

    ☠ ‏Vitamina de Pimenta ☠

    ResponderExcluir
  57. Vi o filme sem saber que era distopia. Achei um pouco "estranho" o que tava acontecendo, pois dava a impressão de acontecer no passado (pelas roupas e tal), e dei uma pesquisada na internet, daí descobri o livro! Na hora fiquei louca pra ler, mas agora estou na dúvida, ainda mais pelo preço do livro...

    ResponderExcluir
  58. Não conhecia nem o livro, nem o filme - Só uma música mesmo com esse titulo. Uma distopia sempre me interessa, mais vou esperar uma oportunidade. Quem sabe quando a lista de leitura estiver adianta - embora nunca esteja -
    Beijos

    Feliz Ano Novo
    Cintia
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  59. Oi Laura! Ainda não assisti ao filme, nem li o livro, mas sua resenha me deixou extremamente curiosa para conhecê-los. Não sabia muito sobre o livro, mas algumas pessoas já haviam me falado que era uma obra maravilhosa, por isso já deixei marcado no meus desejados. Enfim, finalmente tenho uma base sobre de que se trata a trama, e estou bem interessada!
    Adoro suas resenhas... Sempre saio daqui com vontade de ler algum livro o mais rápido possível, hahaha

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  60. Como você disse, não é um livro para todos. As coisas acontecem em um ritmo lento, mais parecido com a realidade do que com filmes de ação. Eu li o livro primeiro porque adoro autores orientais e já sabia que o foco não é o romance (como o filme e os trailers insistem em destacar). Portanto, não tive expectativas frustradas com o livro. Já com o filme... melhor nem comentar.
    Beijo e um ótimo 2013!

    ResponderExcluir
  61. Olá :D
    Interessante a história. Nunca tinha ouvido falar do livro e do filme até o momento; vou procurar ler e depois assistir o filme por conta dos spoilers (obrigada pelo aviso ^^)
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos e feliz ano novo :D
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  62. Olá!
    Nunca ouvi falar nesse livro. A estória até parece atraente, mas acabei de sair de uma ressaca literária e não estou pronta para pegar um livro tão lento novamente.
    Beijos


    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  63. Título interessante. Achei a sinopse dele um pouco estranha, diferente. Nunca vi nada do tipo, nem ouvi falar do livro antes de ler a resenha dele aqui. Livros lentos... não sei se estaria pronta para um assim no momento, mas acho que vou apostar nele nesse ano que está chegando. Vamos ver o que vou achar!
    Beijo,
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  64. Oi, Luara!
    Eu assisti até a metade do filme, mais ou menos, mas não acho que tenha visto muitos spoilers (fiquei meio chocada com o enredo).
    Mas, desde então, tenho vontade de ler o livro, pq no próprio filme tem este ar mais arrastado, mas também melancólico.
    Bom, espero que consiga ler e 2013 rs

    Beijo!
    estejali.com

    ResponderExcluir
  65. Olá Luara!
    Jamais havia ouvido falar deste livro e por mais interessante que eu o tenha achado, não entrará na lista de futuras leituras. Não possuo muita paciência e fico com uma vontade imensa de abandonar a leitura, algo que sempre torna-a desagradável. Talvez o filme desperte o meu interesse e realmente me instigue a ler.
    Tua resenha ficou realmente boa e até me surpreendeu, pois não esperava nada deste tipo do livro. Adorei a forma com que explicaste mais sobre o livro e nos revelou esta história tão diferente!

    Beijocas,
    Samy Aquino - samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  66. Hmmm, acho que não vou gostar ): Não tenho muita paciência shaushau

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  67. Não conhecia o livro e nem o filme. Talvez eu de uma chance para a história.
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  68. Oi, feliz ano novo ! E ainda não conhecia esse livro mas achei ele bem interessante.
    Vou ver se o leio!
    Beijos
    neversaynever-believe. blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  69. Lembro que quando eu estava começando a me ausentar da blogosfera, eu vi que você tinha escrito uma resenha sobre esse livro, mas eu acabei não tendo tempo para vir aqui e ler. Não esqueci, viu?, hahaha.
    Eu quero ler esse livro há bastante tempo já e por isso eu não assisti o filme ainda. A única coisa que me impede de lê-lo é o preço absurdo e eu tinha um pouco de medo de não gostar justamente por causa da escrita. Não o fato de ser um pouco lenta, porque acho que não vou ter problemas com isso, mas sim, porque eu acreditava que a escrita fosse chata e desprovida de sentimentos, mas vi pelos quotes que você colocou que não é nada disso. :)
    Beijinhos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir