21/01/2013

Resenha: A Mulher de Preto

Título: A Mulher de Preto
Autora: Susan Hill
Editora: Galera
Páginas: 208
O jovem advogado Arthur Kipps, foi enviado a cidade mercante de Crythin Gifford para verificar os documentos e os papéis particulares da recém-falecida Sra. Alice Drablow, uma viúva idosa que vivia sozinha na solitária e afastada Casa do Brejo de Enguia. Enquanto trabalha na casa, Kipps começa a descobrir seus trágicos segredos. A situação piora quando ele entende que o vilarejo é refém do fantasma de uma mulher magoada, em busca de vingança.




Não tão fã assim de livros de terror. Me impressiono muito fácil e isso acaba comigo, no sentido de não conseguir dormir e de imaginar coisas onde não existem (principalmente imagens em espelhos). Mas, como eu estava precisando de alguma coisa diferente das temáticas que eu estava lendo, eis que surge A Mulher de Preto. Só que eu não esperava me decepcionar tanto.

Arthur Kipps está começando em sua carreira de advogado e é mandado para uma cidade no interior para fazer uma busca nos documentos de uma senhora que acabara de falecer. Ao chegar, Arthur descobre que a senhora, além de ser muito excêntrica, morava em uma casa que guardava muitos segredos – inclusive a presença do fantasma de uma mulher misteriosa que assombra todos na cidade.

Se a aversão e a maldade eram dirigidos a mim, eu não tinha como saber. Não tinha motivo algum para supor que pudessem ser, mas naquele momento estava longe de ser capaz de basear minhas reações em razão e lógica, pois a combinação do local isolado e peculiar com a aparição repentina da mulher e o horror de sua expressão começou a me encher de medo. Sem dúvidas, nunca em minha vida havia sido tão dominado por ele, nunca sentira meus joelhos tão trêmulos e tamanha apreensão. p. 85
O que você faz quando você encontra algo totalmente diferente daquilo que você esperava em um livro? Você respira e continua lendo, não é mesmo? Eu fiz isso. E acredito que essa foi uma das piores escolhas que eu fiz.

Assim que eu comecei a ler A Mulher de Preto, notei um detalhe que me incomodou e muito: o excesso de descrição. A autora tenta desesperadamente criar uma aura de mistério que envolva o enredo, porém isso não acontece. O resultado é que o leitor fica cansado de toda aquela enrolação – porque é isso que o excesso de descrição é – e simplesmente desiste. Mas esperando uma melhora na narrativa, continuei lendo, afinal, eram pouco mais de 200 páginas. Grande ilusão.

Além de a narrativa permanecer exatamente igual do início ao fim, o que nesse livro foi uma coisa extremamente negativa, o que a gente realmente quer que aconteça – mais aparições da Mulher de Preto ou mais explicações – só acontecem mesmo nas páginas finais. Até esse ponto, tudo gira em torno da tentativa frustrada de criar algum suspense.

O Arthur é um personagem com quem eu criei uma relação de amor e ódio. Por vezes tive uma compaixão imensa com seus medos e tudo mais, mas, na maioria dos casos, tive raiva. Como alguém, mesmo na ficção, pode ser tão estúpido a ponto de ir para uma casa que todos ficam com medo e o alertaram para não ir? Acho que é por isso que o livro se tornou uma difícil tarefa para mim: o protagonista parece aquelas garotas que morrem primeiro em filmes de terror, que em vez de fugir e se salvar, vão na direção do assassino. É, assim fica difícil.

Eu não acreditava em fantasmas. Ou melhor, até aquele dia, não só não acreditava, como considerava qualquer história que ouvia sobre eles - como a maioria dos jovens racionais e sensíveis - nada mais do que simplesmente isso, histórias. Sabia, é claro, que certas pessoas alegavam ter uma intuição mais forte do que o normal em relação a essas coisas, e que certos lugares antigos eram tido como assombrados, mas resistia em admitir que realmente pudesse haver algo assim, mesmo que fosse apresentada alguma prova. E eu nunca havia tido provas. p. 87
Já tinha visto algumas pessoas comentarem que tanto o livro quanto o filme são decepcionantes nessa parte do suspense. E bom, comprovei. Nem o final consegue ser inesperado e eu fechei o livro pensando: por que eu fui escolher logo esse livro para ler?
Preciso admitir: fui totalmente enganada pela capa. Eu esperava algo mais substancial no livro.

Se fosse pela minha opinião, eu não recomendaria esse livro aos que gostam de um terror bem escrito, daqueles que te deixam morrendo de medo de ler durante a noite. É claro que quem nunca leu nada no estilo e não tem nada para comparar, pode se dar bem com esse tipo de livro. Então fica a critério e a gosto mesmo. 

63 comentários:

  1. Oi Lu!
    Eu cheguei a comprar esse livro, mas acabei indo ver o filme antes e bem... odiei o filme haha Desisti completamente do livro depois de assistir, sabe? E pelo visto fiz bem.
    Depois de ter assistido, eu fui ler o final do livro para comparar, e sabia que eles são diferentes? Porém, os dois são péssimos mesmo assim. rs Enfim, realmente também não recomendo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Luara! Já li A Mulher de Preto e confesso que também não gostei. Esperava mais suspense e ação, e o final então? Completamente decepcionante... Beijo!

    ResponderExcluir
  3. E agora? Sou fã do suspense e terror e sinto uma vontade forte de ler esse livro. Sua resenha deixou claro que ele não é tão legal. Mas vou querer ler ;D

    ResponderExcluir
  4. Eu fujo de qualquer coisa que envolva terror, seja filme, seria ou livro haha Uma droga quando, mesmo sem vontade, continuamos a ler um livro esperando que melhore, mas chega no final e tudo continua a mesma coisa, né? :/

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  5. Oi Luara, quanto tempo ^^
    Eu vi somente o filme, e como vi algumas resenhas negativas, e claro em sua maioria, eu não me interessei..
    Não gosto muito de livros com excesso de descrição, assim como vc comentou. Acho que deixa a leitura cansativa..
    Bom como vc comentou do filme, vou dar minha opnião.. eu gostei, mais esperava mais..
    Beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Luara, tudo bem?
    Bem, depois da sua resenha, se eu tinha minhas reservas quanto ao livro e ao filme, acho que agora vou passar correndo dele. Gosto de suspense, mas um suspense bem elaborado, e se não é tão bom assim, bem, melhor nem tentar.
    Abraços,
    Amanda Almeida.

    ResponderExcluir
  7. Luara, eu gosto muito de livros de suspense, mas, já tendo lido HP Lovecraft - que consegue criar tensão sem descrever detalhadamente o "monstro" da vez - acho que este também me decepcionaria bastante. E também me incomoda alguns porotagonistas burros os autores tentam nos enfiar goela abaixo. Faz um bom tempo que não leio nada nesta linha, mas, se o fizesse hoje, investiria nos clássicos.

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  8. Vixiiii tremi na base, esse livro está na lista dos meus desejados lá no skoob, com certeza ia comprá-lo e agora vou pensar duas vezes... Sabe aqueles livros que me cativaram pela capa e pelo título... foi esse, mas após ler a sua resenha fiquei frustrada... pensarei e repensarei se vale mesmo a pena ler.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  9. Oi Luara,
    Também me impressiono fácil, pricipalmente com filmes de terror, depois não consigo dormir.
    Eu já tinho lido algumas coisas negativas sobre o filme e o livro, agora depois q li tua resenha fiquei bem decepcionada. Vou passar longe dele.
    Beijos,
    Katielle
    http://leituramaravilhosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Também não sou fã de livros de terror, pelo mesmo motivo que você! Fico morrendo de medo de tudo!

    Mas em qualquer livro, o excesso de descrição me incomoda muito, principalmente quando parece forçado!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  11. Fiquei na expectativa para ver o filme e não gostei nem um pouco. Pensei em ler o livro, mas como vc vi comentários que não me agradaram. Depois de sua resenha, totalmente: não lerei!

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii Luara! Ja li a mulher de preto também e não era bem o que eu esperava, bem cansativo mesmo e o suspense que é bom nada =/
    Ah tem um meme pra você lá no blog! Fique a vontade para pegá-lo ou não *-*
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/2013/01/selinho-leia-sempre.html

    ResponderExcluir
  13. Oiii Lu! Eu assisti o filme! Quer dizer, tentei!!
    Vou confessar, eu sou uma patife!! Não consigo ver filme de terror, principalmente os que mexem com espiritismo, pois na hora de dormir eu começo a pensar em coisas também! Eu não leria nem a pau este livro, não faz o meu tipo mesmo!! E lamento por vc amiga, é tão triste ler uma coisa que não esta agradando né.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tem um selinho para você, dá uma olhada ;)
    http://umalivromaniaca.blogspot.com.br/2013/01/primeiro-selinho-do-blog.html?showComment=1358871691986#c4187685540471321302

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu, me identifico com isso que você falou sobre livros de terror lhe perturbar, acontece o mesmo comigo. Mas pelo visto nem isso este livro conseguiu, odeio quando me sinto assim frustrada em uma leitura ;\ Se não tinha curiosidade de ler, agora mesmo, nem pensar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu ;DDD

    Menina... eu não li o livro.. mas cometi o grave erro de assistir o filme.. conclusão.. super decepcionada e não sei se quero ler o livro rsrsrsrs...

    Achei o filme bobo...demais.. eu detesto filme de terror ou suspense e morro de medo.. mas com esse eu não senti nada... e olha que assisti sozinha em casa rsrsrsrsrs.. não sei o que me deu nesse dia.. mas enfim.. fiquei igual a vc.. pq eu fui assistir esse filme? rsrsrsrsrs

    Ainda bem que não cometi o erro de comprar o livro kkk peninha de quem comprou =(((

    bom flor.. bjokas e até breve.. boas leituras da próxima vez xDDD

    Roberta Sheyler
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Tenho vontade de assistir ao filme, mas depois de sua resenha vou demorar um tempo para assisti-lo.

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu!
    Eu estava querendo muito ler esse livro, mas excesso de descrições me cansam tanto que tenho vontade de fechar o livro e jogá-lo longe!
    O filme eu gostei em partes. Deu para tomar bons sustos (e pagar micos por pular da cadeira e agarrar o braço da mulher que estava ao meu lado), mas achei a história um pouco confusa e o final, bem, eu nem vou comentar sobre ele. rs
    Gostei bastante da resenha!
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ótima resenha, mas esse livro, assim como o filme não me instigaram :S

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  20. Fiquei magoada com isso. Puxa, um livro com uma sinopse legal e dai não é tudo aquilo? Nos deixa muito decepcionados certamente.

    Beijos
    Helana O'hara
    http://www.intheskyblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oiiii

    Ei ainda nao tinha lido nenhuma resenha desse livro.
    Eu vi o filme e gostei, por isso comprei o livro. Nao é o tipo de livro que costumo ler, mas nao sei se gosto do gênero, entao resolvi arriscar.

    Pelos seus comentarios nao foi uma escolha muito boa rs. Vai descer ainda mais na minha pilha :/

    Bjoo
    Tati Oliveira
    http://frasesrabiscadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Luara. Pena que o livro não agradou tanto.
    Eu até gosto de histórias de terror, mas pelas resenhas que li desse livro, não me interessei. O filme achei muito sem sal, não gostei muito.

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu já li o livro e gostei bastante, é um livro antigo, por isso não é aquela coisa sobre nos dar medo, mas sim de causar um suspense no leitor.
    O filme também não assusta nada, é apenas um suspense forte. Se formos levar em conta a época em que foi lançado, era algo forte.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Luara,

    Não conhecia o livro e pela a sua excelente resenha ele não faz o meu estilo...parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu adoro terror, é um dos meus gêneros preferidos, mas de filmes. Nunca li um livro de terror... Mas eu tenho vontade de ler esse.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  26. Oi Lu! Eu fiquei decepcionada com o livro, entre ele e o filme, achei pela primeira vez que o filme foi melhor. Eu esperava um livro de dar medo, mas não encontrei nada disso. Foi uma pena.Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  27. Oi, Luara!
    Olha, desde o início beeem no início mesmo quando o livro foi lançado fiquei louca para lê-lo \õ. A sinopse me deixou muito curiosa para vê o que realmente acontece no livro. Pode ser que eu já tenha lido alguma resenha desse livro, mas francamente eu não me recordo D; Gostei bastante da sua resenha. Pode ser que algum dia eu possa lê-lo. Parabéns pela resenha!

    Até o próximo comentário!
    Abraços! \õ.
    Natalia, Entre Livros e Livros
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Ahh, eu tenho esse marcador \o/ rsrsr mas nem li o livro e nem vi o filme, muuuita gente falando que é ruim =(. Mas quero ver o Harry fingindo ser esse tal de Daniel ai ¬¬ rsrsrs
    Adorei a resenha, sempre bom confirmar.

    Bjinhos
    http://omarcapaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Ah, eu amo terror, mas que pena que esse livro é tão ruim... :/
    Mesmo assim pretendo ler ele e tirar minhas próprias conclusões, não sabia que tinha um filme também. Mas acho melhor ler primeiro!

    Como sempre, ótima resenha!
    Obrigada por votar lá no blog!

    Beijos
    http://livrosebatons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Luara, tudo bem?
    Que pena que a leitura foi um tanto decepcionante para você. Também ouvi muita gente comentando que o filme era ruim, mas nunca ouvi nada sobre o livro.
    Fico com um graaande pé atrás quando vejo uma resenha citando que há muita enrolação por parte da autora. A leitura deve ter sido muito cansativa, e realmente não sei como você conseguiu terminar rsrs
    Não gosto muito deste gênero, mas já sei que se for começar algum livro de Terror, com certeza não escolherei "A Mulher de Preto".

    Beijos :*
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oie,
    Eu postei sobre o filme A Mulher de Preto, eu assisti com uma expectativa enorme e ainda bem que eu não quis nem ler o livro porque já me decepcionei bastante com o filme. Poderia ter dado certo, mas não flui e o final é decepcionante.
    Também não acho que ele pode ser classificado como terror, está mais para um suspense meia boca. :/
    Beeijoo!!!

    MeusAntidotos(blogspot)

    ResponderExcluir
  32. Oi Lu... não conhecia o livro e também não vi o filme. Mas pela sua resenha e os demais relatos, nem me empolgo em ver ou ler. rs
    Mas a resenha ficou ótima, obrigada por nos esclarecer! rs

    Beijos
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  33. Oi Lu.
    Eu tenho este livro na estante, mas ainda não li. Mas vi o filme.
    Então, acho que ele não pode ser caracterizado como terror. A Mulher de Preto é uma literatura gótica. Tem sua pitada de suspense, mas não dá medo.
    Creio que este livro só serve pra quem curte literatura gótica mesmo.

    Mas adorei a resenha.

    Bjkas

    ResponderExcluir
  34. Eu queria ver o filme mas agora acho que já desanimei tanto em assistir quanto em ler o livro.
    Desanima saber que o livro é decepcionante e que é fraco na parte do suspense :/

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Olá!!
    Eu sou super fã de história de terror e suspense, quero muito assistir o filme e obviamente ler o livro, talvez realmente seja decepcionante quanto ao suspense que se propõe a fazer, mas mesmo assim quero conhecer melhor a história ;)
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi, Luara.
    Eu estava louca para ler esse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha dele.
    Agora estou um pouco frustrada, acho que não irei gostar muito dele rsrs
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Luara! Não sabia que existia o livro, pensava que tinha só o filme. Enfim, não sou fã de terror, e confesso que não me senti atraída por esse, então provavelmente esse seria um livro que eu não leria. Não assistir ao filme todo por achar bem fraco, e lamento que o livro também siga essa ritmo. :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Não tenho interesse em ler esse livro. Gosto muito do gener, mas são poucos autores que o escrevem bem. Uma amiga assistiu o filme e se decepcionou bastante com ele.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Se eu não me engano esse livro foi baseado no filme, né?
    Eu tenho um grande problema com esse tipo de livro porque sempre acho eles meio cru, pouco desenvolvidos sabe?

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho vontade de ler simplesmente porque sou curiosa em relação ao filme e não curto assistir filmes antes de ler o livro. ://

    ☠ ‏Vitamina de Pimenta ☠
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir
  41. Oi!
    Estou bem louca pra ler esse livro, eu vi o filme, mas não achei lá grande coisa.
    Gostei da resenha, meio frustrada rs.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - Insta

    ResponderExcluir
  42. Adorei a resenha, parabéns!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  43. Oi Lu, só vejo comentários ruins desse livro/filme mesmo. Decepcionada antes de ler :(

    beeeijo!
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  44. Não li o livro, mas vi o filme e sinceramente não foi o melhor, mas talvez embora o livro não seja bom, ele explique o que realmente aconteceu na estória.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. Oi,
    Primeiramente parabéns pela resenha,eu acho que não leria esse livros pois não curto muitos detalhes(somente os necessários),
    e também porque eu já tinha ouvido algums comentarios não
    tão agradavéis sobre o filme.A única coisa que me chamou
    atenção foi a capa.

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Oi Lu.
    Adorei a resenha.
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já assisti o filme e o achei um pouco fraco, esperava um final daqueles, mas não foi bem isso o que aconteceu, por isso não sei se eu leria o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  47. Estou super curioso para ler esse livo, embora estou meio com medo da sua estória rsrsrs

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. O filme não é dos melhores que já vi, mas até que gostei!!
    Ainda não li o livro, e pelo que você falou, não sei se lerei.

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Oi Laura, joia?
    Bom acho que não tenho interesse nesse, filme ruim, livro pouco recomendado... acho melhor não.
    Tem Meme para você no blog.
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/2013/01/meme-6.html

    ResponderExcluir
  50. Eu nunca li nada do gênero porque sou muito medrosa, depois de um filme de suspense fraco eu já fico imaginando coisa.
    Enfim, o livro não me atrai e não é o meu estilo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  51. Eu não tenho vontade de ler esse livro e muito menos ver o filme mas gostei de ler o seu post! Tem meme para ti no meu blog corre lá! http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  52. Eu já não tinha vontade de ler esse livro, depois da resenha, menos ainda haha

    help-adolecentro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  53. Olá, boa tarde ^^
    Puxa, eu queria muito ler esse livro, mas agora nem sei mais... :S Quem sabe algum dia eu ainda leio?! XD
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Poxa, que peninha, eu queria muito ler o livro, até "estava" na minha lista de compras, mas retirei, afinal respeito sua opinião, e terror tem de ter terror trincante.
    O filme eu assisti e dou nota 3.
    Passável, tive momentos de medo.
    Beijos Luara e grata pela sinceridade
    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Pronto, decidido, não irei ler esse livro! Já assisti o filme e é um desperdício de tempo. Nossa, horrível. Mas fiquei na dúvida: "será se o livro é assim também?". Agora já decidi que não irei nem tocar nele.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  56. Eu não li o livro, mas assisti o filme, então esperava que o livro fosse melhor - como na maioria dos casos. Mas com a sua resenha dá pra perceber que é quase a mesma coisa, então... Vou admitir que, no filme, só tomei um sustinho no final, quando a mulher de preto aparece na estação de trem - não sei se no livro termina assim. Enfim, adorei sua resenha e desisti de comprar esse livro. Chega de leituras frustrantes!
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  57. Eu não sabia desse livro! haha' Mas também, mesmo se soubesse, não me arriscaria a ler... Não gosto do gênero, e nem mesmo me importei em ver o filme, quando lançou. Sua resenha só me fez ver que, talvez, não seja bom mesmo eu me aventurar para ler o livro...
    Ótima resenha, como sempre ^^'

    Beijos!

    ResponderExcluir
  58. Eu assisti ao filme,mas não sabia que também tinha um livro.
    Não gostei do filme,e como vc disse,não tem mistério algum !
    Pelo filme imagino que o livro seja ruim,porque no filme Arthur fala muito pouco,e o livro é narrado por ele.
    Eu tenho muita vontade de ler um livro de algum filme de terror,porque acho que não dá pra assustar tanto quanto o filme;mas vou escolher outro livro haha
    beijos =)
    Brenda
    modiceselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  59. Eu assisti o filme tbm, e não sabia que tinha o livro ._.
    eu achei o filme fraco, mas talvez goste do livro :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  60. Estou seguindo seu blog- por falar nisso, amei seu jeito de resenhar-, pode seguir o meu de volta?

    Kisses on your heart,
    Letícia <3
    http://coracaodeescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  61. Oi Lu
    Ahn, esses dias uma amiga me contou sobre o filme, não me empolguei por que não gosto de terror, na verdade sou bem medrosa pra essas coisas...

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  62. Eu já tinha ouvido um ou outro comentário sobre esse livro. Alguns bons, outros nem tanto. Eu a-do-ro esses tipo de terror psicológico que me deixa morrendo de medo durante a noite. Estou com esse livro na estante também, e com medo de me sentir frustrada como você. Mas é a vida, né? Vamos ver no que dá

    Beijitos

    ResponderExcluir
  63. Bah, eu adorei o livro. Não é para ter medo, nem nada, mas gostei do final (aliás, essa parte do final, é algo que me incomoda, pois sou totalmente à favor aos finais trágicos, desde que eles caibam bem no contexto) e deu para ter calafrios, só faltou ela alastrar o suspense pro livro inteiro, não apenas para o finalzinho . Só achei a autora repetitiva e, como você disse, descrevia demais as cenas.

    ResponderExcluir