03/01/2013

Resenha: Quem poderia ser a uma hora dessas?

Título: Quem poderia ser a uma hora dessas?
Autor: Lemony Snicket
Série: Só Perguntas Erradas #1
Editora: Seguinte
Páginas: 240
Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.

Eu ainda estou tentando definir Quem poderia ser a uma hora dessas? Um livro infanto-juvenil, com certeza, e que é a especialidade do autor, Lemony Snicket. Mas ao mesmo tempo, pessoas como eu, que nem sempre gostam de livros nessa temática, se encantarão ao ler. Snicket conseguiu reunir elementos que tornam Quem poderia ser a uma hora dessas? um livro para todas as idades.

Lemony Snicket – sim, neste livro o autor se coloca como o protagonista – é aprendiz de uma organização secreta e tem a incrível capacidade de só fazer as perguntas erradas. Para que pudesse fazer coisas além do que um aprendiz faz, ele escolheu a pior tutora de uma lista de cinquenta e dois nomes: S. Teodora Markson. O que ele não poderia prever é que essa seria uma das piores escolhas que poderia fazer e que ele iria parar em um vilarejo chamado Manchado-pelo-Mar, que é um lugar esquecido pelo mundo, onde quase não se vê mais pessoas andando pela rua e tudo parece parado no tempo.
É lá que ele recebe sua primeira missão: recuperar um objetivo que foi roubado. Para resolver esse mistério, ele terá que confiar em algumas pessoas e desconfiar de outras e principalmente, aturar as manias irritantes de S. Teodora Markson.

Havia um vilarejo, uma garota e também um roubo. Eu estava no vilarejo, fora contratado para investigar o roubo, e achava que a garota não tinha nada a ver com aquilo. Eu tinha quase treze anos e estava errado. Sobre tudo. Eu devia ter feito a pergunta: “Por que alguém diria que roubaram uma coisa que nunca foi sua, pra começar?”. Em vez disso, fiz a pergunta errada – quatro perguntas erradas, mais ou menos. Esta é a história da primeira delas. p. 13
Esse foi o primeiro livro que li do autor como Lemony Snicket – já o tinha lido sob o nome de Daniel Handler, seu nome verdadeiro, em Por isso a gente acabou – adorei! Não tinha grandes expectativas já que me decepcionei com o único livro que li dele, e quando me deparei com aquele tom de mistério e diria até de espionagem foi incrível, uma vez que eu realmente não esperava isso – apesar de todo o suspense que a sinopse faz.

Apesar de o protagonista ter apenas 13 anos – normalmente eu me irrito muito com personagens com essa idade – foi com ele que eu mais simpatizei. O tom da narrativa que ele assume, como se aquilo fosse algo proibido de ser contado, dá um clima bem característico de livros que envolvem mistérios e principalmente, memórias que só foram reveladas por algum motivo.

Lemony Snicket é um autor diferenciado. Ao mesmo tempo em que ele consegue construir cenários maravilhosos – o vilarejo de Manchado-pelo-Mar é descrito de uma forma excepcional, apesar de ser totalmente excêntrico –, os personagens secundários são muito bem construídos e são não só importantes, mas essenciais para o desenvolvimento do enredo.
Personagens como S. Teodora Markson – esse S. é um grande mistério que perdura durante toda a trama –, que tem como mania explicar o sentido cada termo gramatical ao Snicket; Qwerty (quem ficar chocado com a escolha desse nome, pode falar nos comentários), o sub-bibliotecário que o ajuda a encontrar respostas para todos os seus mistérios nos livros; Chico e Juca, irmãos que levam o protagonista a todos os lugares, Moxie, uma pseudo-jornalista que vive escrevendo tudo o que acontece no vilarejo. Todos esses personagens são adoráveis, apesar de estarem estranhamente em Manchado-pelo-Mar.

Ali, parados na porta errada do lugar errado, parecia a coisa errada a se fazer. Mas fizemos mesmo assim. Saber que uma coisa está errada e mesmo assim fazê-la é algo que acontece com bastante frequência na vida, e duvido que algum dia eu saiba o porquê. p. 40
Além de todas as qualidades que o enredo tem, ele é enriquecido com ilustrações incríveis feitas por Seth (sim, só Seth), que deixam o livro muito mais bonito visualmente. A Editora Seguinte também fez um excelente trabalho na diagramação, que conta com letras em um tamanho e um espaçamento maravilhosos (minha visão agradece!).


Eu estava e estou fugindo de qualquer livro que seja ou que possa vir a se tornar uma série – Só Perguntas Erradas terá quatro livros –, mas não pude resistir e não me arrependo de jeito nenhum. Lemony Snicket me ganhou e com certeza vai conquistar tanto os fãs de Desventuras em série assim como novos leitores. Podem ir com coragem: vocês vão adorar as aventuras de Snicket. 

53 comentários:

  1. Não sabia que esse era o mesmo autor de Por isso a gente acababou (livro que quero muito ler, desde de todo o alvoroço). Eu achei a premissa desse livro bem interessante e fiquei com vontade de ler (:

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. oi querida,
    adorei a resenha. Era super fã do lemony na epoca das desventuras, marcaram muito a minha infancia. Os livros dele sempre são divertidos, fiquei com muita vontade de ler este.
    boa semana
    :*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Luh! FEliz Ano novo pra vc!
    Ai flor, e gosto muito de ler livros juvenis, não sei se por eles serem mais leves e divertidos ou por me lembrarem da minha adolescência quando eu lia sem parar, mas o fato é que este tipo de literatura muito me interessa.
    E como eu sou louquíssima por mistérios tmbm, a história desse aprendiz a Sherlock logo atiçou a minha curiosidade.
    Vou anotar o título e procurar depois, pq tmbm será uma ótima dica pro meu filho que já começou a selecionar mais os livros que lê.
    Bjus flor.

    ResponderExcluir
  4. Tinha visto a divulgação desse livro no face da editora e ja achei a capa um barato!
    Lendo a resenha então, nem preciso dizer que já quero, e logo! Ainda mais pq tem ilustrações!! Adorooo

    Vai pra lista de desejados e entrar na proxima compra, se possivel hehehe

    Bjokas e parabens pela resenha! Adorei

    Fla - LC

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ser infanto-juvenil gostei muito, deve ser uma aventura e tanto! Eu só não gosto de livros de romance infanto-juvenis, não tenho muita paciencia para garotas choramingando sabe? rs
    Gostei dos traços do personagem, parece ter algo bem cômico nele e corajoso.

    ResponderExcluir
  6. Também estou correndo das séries... rsrs
    Mas esse livro me chamou a atenção, parece muito bom!
    Adorei sua resenha, ficou muito boa, parabéns!
    Grande Beijos!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Lu,
    Ainda não li nada do autor, mas ganhei no meu niver a série Desventuras em Série e pretendo começar a ler agora em janeiro (mas não sei se vou conseguir), espero gostar.
    Sua resenha me deixou bem curiosa e quando vi a sinopse e o booktrailer desse livro confesso que a fiquei curiosa também. Vai pra lista.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  8. Eu também não gosto muito de leituras desse tipo.
    Mas pela sua resenha, esse parece ser legal =)

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua resenha.
    Ainda não me animei o suficiente para comprar o livro...
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hey
    Adorei a resenha, primeira que li sobre o livro.
    Achei bem legal do autor 'se colocar no livro'

    Mas confesso que estou mais curiosa para ler o outro livro dele..

    Feliz 2013
    Muito sucesso para seu blog!
    Abs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Luara, eu já tinha lido um livro da "Desventuras em Série", por isso já conhecia um pouco do estilo do Snicket, mas aqui ele se supera. Adorei o livro, a forma como é narrado lembra aqueles filmes de espionagem antigos, com o agente narrando os fatos para um superior, enfim, vale muito ler, é o tipo de livro que mesmo os mais velhos vão adorar.

    Excelente resenha ;) mal posso esperar pela próxima aventura em Manchado-pelo-Mar.

    ResponderExcluir
  12. Que legal!
    Adorei a história!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Desde o princípio achei que esse livro poderia ser interessante e agora com sua resenha isso apenas se confirmou. Acho que pelo gênero e o que envolve a história pode vir a agradar, mas uma série é realmente um problema :x Pelo menos a quantidade de livros é menor do que a outra série do Lemony Snicket - série essa que, aproveitando o comentário da Mila, estou esperando ansiosamente pelas resenhas dela :)
    Gostei da parte gráfica do livro!

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  14. Pouquíssimos autores conseguem escrever um livro para todas as idades né. Não conhecia esse autor, obrigada Luara pela leitura compartilhada.

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olha, o que me fez ler a resenha foi a capa, acredita! Eu ache bem interessante o enredo que é trabalhado, mas seria mais juvenil...certo?

    Beijinhos e bom final de semana para vc e sua família.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro esse tipo de livro e adorei sua resenha, foi a maior e mais interessante que vi até agora.
    Deve ser bem divertido ler esse livro mesmo, e pelo que vi da foto, as imagens devem ser ótimas também.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. que legal Lu! adorei a resenha :)
    não conhecia o livro, mas agora fiquei curiosa, mesmo estando tentando fugir de séries kkk


    beeeijo!
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Luara,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e pela sua resenha vi que vale a leitura...boa dica...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, assim que li o nome do autor me veio o livro a sala dos repteis ai eu fiquei em dúvida se era o mesmo, ai no fim da resenha vi. Eu adoro a série desventura em série e com certeza esse deve ser a mesma genialidade d escrita dele, com certeza irei ler esse livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Acho que personagens jovens podem nos surpreender, comecei a ler com os livros do Pedro Bandeira e todos os personagens principais era pré-adolescentes, acho que isso deixa a leitura divertida.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Luara,tudo joia?
    Eu muitas vezes não tenho paciência com personagems pré-adolescentes, mas costumo curtir os livros infanto-juvenis, e esse parece uam excelente pedida, pelo menos foi o que senti lendo sua adorável resenha.
    Adoro como você expõe seus sentimentos ao escrever sobre um livro que leu, é fundamental não é? Isso instiga, agora estou doida pra saber o resto da história, vou ter de comprar o livro, foi para lista de 2013, pois compras só depois de março =/
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  22. Que livro legal, adorei a resenha, pretendo ler ele.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa sobre ele, parece ser muito legal!

    Ah, adorei seu blog, viu?

    Um grande beijo :)

    Camila - Ninho de Fogo

    ResponderExcluir
  24. Adore adorei adorei sua resenha!
    Parece ser um livro muito bom, e eu adoro livros juvenis rsrs
    Já adicionei como vou ler :)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  25. É muito relativo. Eu sou adulta, e vez ou outra leia alguma coisa infanto-juvenil. Acho que precisa ter talento para escrever pra essa faixa etária porque não é qualquer autor que se desponta. E o mais legal, a leveza com que a escrita é feita. É para eles (jovens),mas a gente também pode ler porque flui. Fiquei curiosa. Sempre tive vontade de ter a coleção "Desventuras Em Série". Mas,os livros separados são caros U_U.Quem sabe um dia encontre todos por um preço bacanudo...
    ~Blog~ | fanpagerwitter

    ResponderExcluir
  26. Ai, esse é topo da wishlist. Desventuras em série é uma das minhas séries preferidas de tipo, todos os tempos, e estou ansiosa para ver como o Lemony se sai nesse novo trabalho.
    Bom, os livros dele são meio inclassificaveis mesmo. Uma criança de, sei lá, nove anos pode ler tranquilamente, mas tem umas sutilezas no enredo que só mais velho mesmo...

    ResponderExcluir
  27. Oi, Luara!

    Gosto bastante dele, apesar de não ter apreciado nem um pouquinho o livro "Por isso a gente acabou". =/ Uma pena, porque eu estava com grandes expectativas.
    Mas enfim, adorei sua resenha e fiquei louca de vontade de lê-lo! =) Parece ótimo! Além de ter uma capa muito bonita.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Lu,
    Não conhecia ainda esse livro, gostei muito desse enredo, sua resenha me deixou bem curiosa, amei essa ilustração o livro deve ter muitas outras.
    beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. OI Lu! Tbm não me dou muito bem com livro Infanto-juvenil! Porém não me recuso a ler eles. Mas acho que nunca me senti tão bem com uma leitura desse gênero como vc sentiu com esse. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve também!! Adorei a foto que vc colocou na resenha ;)


    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oie Lu
    tmb não sou muito fã de personagens adolescentes, pois muitas atitudes me irritam ao extremo, mas geralmente me dou bem com esses livros infanto. Foi assim com Cósmico, e agora fiquei louca para ler este livro.
    bjos

    ResponderExcluir
  31. Oi,eu sempre serei fã de coisas adolescentes,acho que esse é uma grande defeito literário meu -ou qualidade,não sei- ,mas adorei a história,gostei do trecho que você citou,me deu vontade de ler afinal,quem nunca fez perguntas erradas né?rs
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    O sorteio foi prorrogado não deixe de participar http://vestindo-ideias.blogspot.com.br/2012/12/sorteio.html

    ResponderExcluir
  32. Eu lembro que tinha participado do sorteio no skoob, mais ai ao ler sua resenha e não sei seria um livro pegaria para ler...Talvez eu não iria gostar. Mais só lendo pra saber né?!
    beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  33. Já tinha visto a capa do livro e adorado, mas nunca tinha parado para me interar sobre o assunto do livro, sabe? E adorei. Acho que o lerei.

    Beijos

    O mundo sob o meu olhar

    ResponderExcluir
  34. Olá,
    Gosto de livros nesse gênero,creio que não iria me decepcionar.. o livro tem uma sinopse bacana e sua resenha está ótima! Com certeza irei procurar ele e arriscar a leitura.
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Bom!!! E gostei do estilo de resenha e do conteúdo do blog...acho que este tipo de coisa nos orienta de modo a evitarmos "experimentações" desagradáveis...rs

    []s

    ResponderExcluir
  36. Não conhecia esse livro e a sinopse me despertou interesse, e sua resenha então, preciso nem comentar!! Fiquei muito curiosa para lê-lo! Sua resenha está incrível, parabéns!
    beijos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Lu, olá!

    Olha, não conhecia o livro. :O Engraçado porque o autor é familiar... bem, o fato é que parece mesmo interessante e bacana de ser lido. Fico contente que não tenha se arrependido... assim como você tenho evitado a qualquer custo leituras que venham a ter uma continuação, mas parece que grande parte das obras atuais do mercado literário são assim. :\ Enfim... adorei a resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Oi Luara, tudo bem flor?
    Nossa gostei e muito da dica. Acho que ainda tenho uma adolescente dentro de mim porque gosto de de vez em quando ler livros infanto-juvenis. Esse me chamou e muito a atenção porquê gosto de investigação e ele já está na minha lista de leituras e aquizições.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  39. Oi Luara!!!
    Fiquei curiosa com este livro, viu?
    Adoro suspense e um livro bem excêntrico eu gosto também.
    Acho que eu relação ao nome Qwerty, provavelmente o autor olhou por teclado e viu que as letras ficavam uma ao lado da outra. Ele não ia esquecer esse nome nunca kkkkk
    Realmente fiquei curiosa com este livro, pois eu também gosto de livros infanto-juvenis \o/ kkkk
    Adorei a sua resenha
    Bjks

    ResponderExcluir
  40. Oi, Luara!
    Eu também estou fugindo de séries, mas achei muito interessante essa excentricidade, todas essas coisas erradas e a missão diferente. Boa dica ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  41. Ahá, peguei! Lendo séries às escondidas, né? Danada!

    Hauhsuhuhsuh
    Brincadeiras à parte, eu já tinha ouvido falar bem desse livro, mas não sabia direito do que se tratava. Gostei bastante da premissa, e das ilustrações -quem não gosta?
    Também não sabia que era o mesmo autor de Por Isso a gente Acabou, que tenho na estante mas não li ainda com medo de decepcionar também.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  42. Acho que irei gostar desse livro sei la apenas sinto que irei gostar bastante, apesar do único livro que tentei e falhei ler dele foi Por Isso a Gente Acabo.

    Beijos!
    http://docetimidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Oi Lu! Eu tenho muita vontade de conhecer o trabalho deste autor, Desventuras é um sonho de consumo. Gostei da temática deste aqui e não havia escutado falar deste livro ainda.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  44. OI Luara!
    Não conhecia este livro..Gosto quando o autor trabalha também os personagens secundários. A ilustração parece muito bem feita. Muita gente tá fugindo das séries rsrs

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  45. Oi, Lu.

    Amei a resenha! Parece um livro ótimo, e eu gosto muito de protagonistas atrapalhados, eles são incríveis. Gostei muito do fato de o autor valorizar as descrições e os personagens secundários, isso não é muito comum, nem fácil.

    Obrigada pela ótima dica. A diagramação ficou mesmo maravilhosa!

    Feliz 2013,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  46. Oi, Luara!
    O único contato que tive com o Snicket foi através do filme para 'Desventuras em Série', mas nem mesmo assim gostei a ponto de ler os livros, mas este parece ser interessante! A capa é realmente incrível!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  47. Olá, apesar do enredo que o esse livro tem, não tenho tanto interesse assim em lê-lo, mas ler livros com personagens meio atrapalhados desse tipo é bom de vez em quando.

    beijos

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  48. Nossa, o título e a capa do livro não me chamaram a atenção, mas a sua resenha me deixou curiosa. Adorei a história, parece ser bem divertida, e gostei muito da foto da diagramação. Meus olhos também agradecem espacejamentos grandes, hehe!
    Adoro ilustrações no meio dos livros também, mas o que me deixa mais desanimada é a série - assim como você, também estou fugindo delas.
    Amei sua resenha, como sempre :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  49. Nunca li nada desse autor, nem mesmo Desventuras Em Série, infelizmente.
    Mas estou LOUCA por esse livro (e por DES)!
    Parece muito original.
    Ótima resenha, Luara!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  50. Não sabia que ele é o autor de Por Isso a Gente Acabou oO Que, aliás, quero ler desde o lançamento. Esse novo livro dele está dando o que falar, e, nossa, agora é mesmo que estou com vontade de lê-lo. Ain, alguém me dá esse livro? *---*

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  51. Ao ler a resenha, fiquei interessada nessa série. De Lemony Snicket, li apenas "Desventuras em Série", mas gosto muito da maneira como ele escreve, como por exemplo em um trecho que você citou: "Ali, parados na porta errada do lugar errado, parecia a coisa errada a se fazer."

    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Olá!
    Eu acabava associando esse livro as das Desventuras em Série, que bom que é do mesmo autor.
    Parabéns pelo post.

    Agnes (Guii)
    http://www.literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir