31/01/2013

Sobre leitura dinâmica


Por esses dias tenho visto muita gente falando da famosa leitura dinâmica. Como eu tenho minhas opiniões a respeito disso, resolvi fazer esse post.
Para os que desconhecem o termo, aqui vai sua definição:

Leitura dinâmica (também chamada leitura rápida) constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações.
Ultimamente andam rolando nas redes sociais algumas dicas para que você se torne um leitor dinâmico. Algumas dicas prometem fazer um leitor comum, que lê cerca de 100 palavras por minuto, ler até 900 palavras neste mesmo período de tempo. Mas será que isso dá certo?

(Não vou levar em consideração aqueles que fazem disso um trabalho, mas sim leitores como eu, que leem por prazer.)

Um leitor dinâmico pode até reter a maior parte das informações de um livro, mas será que ele vai captar a essência deste? A meu ver, essas pessoas acabam perdendo o que é de grande importância: o sentimento que o autor empregou ao escrever aquelas linhas. De que adianta você ler o livro em duas horas e não sentir pelo menos um pouquinho de emoção do romance, ou aquele suspense de querer saber quem é o assassino, de sentir a tristeza dos dramas?

Muita gente se importa mais com a quantidade de livros que lê do que com a qualidade da leitura em si. Para que ter uma quantidade imensa de lidos no Skoob se no final das contas nenhum livro vai ter aquele toque especial, nenhum vai se tornar seu favorito? Só para parecer um super leitor? Não vale a pena!

Cada detalhe que você deixa de reparar (uma das dicas que eu vi sugeria que você parasse de se ater a detalhes, passando assim a só reter as informações mais importantes de cada página para acelerar a leitura) pode fazer uma diferença significante no final das contas, pelo menos eu acredito nisso. Existem livros que exigem do leitor tanta atenção que se você não reparar em cada informação, pode acabar perdendo todo o fio da meada. 

É lógico que eu fiz uma generalização daquelas, com certeza existem leitores dinâmicos por aí que conseguem sim tirar todo o proveito da leitura, assim como alguém que presta atenção nos mínimos detalhes. Só que isso é bem raro de se encontrar e exige muita prática.

Claro que muita gente utiliza a leitura dinâmica para otimizar sua leitura, para não ficar muito tempo em um livro, principalmente se este não tiver agradando. Pra mim, se você empregar a leitura dinâmica como algo que vai te auxiliar como leitor, não vejo nenhum mal. Inclusive eu mesma a utilizo, principalmente naqueles livros bem lentos, em que o enredo demora para se desenvolver e nas partes que eu sei que não irão me prejudicar no final de tudo. 

Para tudo existe uma boa utilização, inclusive para o tema desta coluna. É claro que isso vai depender da intenção de cada um.

E qual é a sua opinião? Você concorda ou não com a leitura dinâmica?

66 comentários:

  1. Acho interessante ler dinamicamente, mas sempre li devagar e prestando atenção em cada detalhe (e mesmo assim algumas vezes eu fico vagando na minha mente e leio automaticamente e tenho que voltar haha Mas faz parte xD) Acho que cada um tem seu jeito de ler e não deve mudá-lo só pra aumentar os livros no skoob =D
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Conheço uma Professora, doutora, que pratica leitura dinâmica desde criança, aprendeu com o pai. Ela é apaixonada por livros e costuma ler um livro por noite, antes de dormir. Ela comprava comigo durante a tarde e no outro dia chegava dizendo que queria outro pq aquele ela já tinha lido, que tinha amado, que queria a continuação, enfim. Ela lê super rápido e consegue sentir a história. Lê numa sentada. Contava detalhes dos livros, ela entendia, não perdia sua essência. Ela consegue e não é para fazer números, têm mais de 4.000 livros, literários e técnicos, e nem conhece Skoob! rsrs

    Já eu bem que tentei aprender leitura dinâmica, mas não tem jeito, não aprendo! Vou continuar lendo devagar e fazendo releitura. Acho que quem sabe realmente ler de forma dinâmica consegue aproveitar tudo de bom que a leitura pode oferecer.

    ResponderExcluir
  3. Não acho a ideia muito legal não. Tem livros que precisam ser "mastigados" aos poucos. Alguns trechos a gente lê e relê. E tem coisas que você só entende quando faz uma pausa e volta ao começo do livro. Eu sou dessas que leva um bom tempo pra ler. Não consigo correr com a leitura e não tenho pretensão também. Ser um leitor dinâmico pode significar ser também um leitor vazio. Muita palavra, pouca essência.

    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho mais ou menos.Mais porque serve para aquela prova com aqueles textos enormes, e acho MENOS porque em uma leitura que seria feita por prazer,da aparecer algo feito por obrigação.

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Concordo! Dizem que eu leio muito rápido e que faço leitura dinâmica, mas não concordo, leio rápido porque estou tão envolvida na história que passo a maior parte do tempo lendo, mas não o faço simplesmente para ter número de livros em vez de conteúdo. Adorei o post e retribuindo a visita, o blog é lindo! Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Não pretendo aumentar o meu ritmo de leitura, prefiro saborear as palavras.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já utilizei esse tipo de leitura para uma resenha que tive que entregar no mesmo dia de um artigo enorme. Fiquei com consciência pesada por achar que estava enganando a mim mesma sobre o meu entendimento do artigo e li palavra por palavra. Poderia ter diminuído meu tempo mas meu entendimento sobre o assunto foi ampliado.
    É muito satisfatório terminar um livro, mas não acho que valha a pena pular detalhes cruciais para ter mais um livro lido. Acho uma trapaça com o próprio livro, mas as vezes essa leitura se faz necessária para alguns e não cabe a mim julgar.
    Bjs, adorei o post! Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Como você mesma disse, Luara, depende muito do intuito da pessoa. Acredito que se você está lendo um livro por obrigação, por exemplo, a leitura dinâmica é bem válida. E também é algo que varia de pessoa para pessoa, algumas conseguem ler super rápido e captar a essência, porém a grande parte não, e na verdade, a grande parte nem se importa com isso, seus valores são totalmente diferentes. Bem, confesso que consigo ler dinamicamente algumas vezes, porém só utilizo deste recurso quando estou lendo algum xerox e procurando uma informação precisa ou algo parecido. Quando leio por hobby, quero todo o tempo do mundo para me ater a história e não quero terminar de ler o livro nunquinha, hehe.
    Beijos,
    Alana
    Acompanhada pelos Livros

    ResponderExcluir
  9. nao é uma coisa que eu pretende aprender sabe '-' sei lá, nao acho legal.

    ResponderExcluir
  10. eu tinha um blog, e, não sei se podiam me chamar de leitor dinâmico, mas eu lia livros muito rápido. passava um tempo eu olhava para o livro e nem lembrava mais sobre o que falava. larguei desta vida! hahaha
    claro, consigo ler um livro super rápido, se eu quiser, mas não consigo captar a mensagem que ele quer transmitir.
    hoje, não me importo em demorar 1 mês para ler determinado livro. prefiro isso do que ler ele em 1 semana e não sugar nada de bom do livro.

    ResponderExcluir
  11. Amei a sua matéria! Eu particularmente não gosto de leitura dinâmica, pois como você mesma disse, perde grande parte da essência do livro! Eu costuma ler muitos livros por ano, muitos mesmo, mas sempre leio com grande atenção, sempre fazendo pausas para refletir a respeito daquilo que acabei de ler, pois é isso que vejo como um verdadeiro leitor.

    Abraços,
    http://therevolucaonerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não tenho nada contra a leitores dinâmicos, mas não me vejo fazendo isso gosto de ler o livro sem pressa observando e sentindo cada página. acho que se ler rápido demais perde os sentimentos escritos e que nos faz definitivamente entrar e casa página.
    Parece se besteria mais não é o que adianta ler vários livros e não ter sentido a emoção que autor queria passar a cada página? .
    http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Acredito que sempre estar a ler, exemplo numa fila de banco, no bus, enfim, sempre comprando tempo p/ leitura. É um exercício e quando vc nota esta lendo rápido sem pular nada.
    Percebo isso comigo o tempo que tenho leio, claro amo cinema séries (antigas) de tv (Dallas),(pioneiros),(Bonanza)... rsrs
    Quando não estou trabalhando ou assistindo minhas séries e desenhos (antigos), Flisntons, Os jacksons...(rs)Estou lendo daí a pratica e a rapidez.
    Abç ae
    e boas leituras!!
    PS: No momento estou lendo Divergente e a gostar imenso, terminando O Físico livro show tb!!!

    ResponderExcluir
  14. Olha eu não posso dizer que concordo e discordo, mas acho que cada pessoa possui o seu ritmo de leitura, aquela que mais lhe agrada. Eu, por exemplo, leio um capítulo por noite, as vezes quando a história está muito envolvente eu continuo lendo até umas duas da manhã. O que estou querendo dizer é que, se o leitor gosta da leitura dinâmica,então que faça uso dela, mas sempre respeitando o seu próprio tempo.

    Gostei muito do Post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Sabe que eu não conhecia esse termo? Interessante. Não me aprofundei no assunto, mas até agora concordo com você. A magia dos livros é essa mesma: deixar você suspirando a partir da sua essência. Ou nos emociona ou nos choca, ou os dois ao mesmo tempo. E para isso, só lendo com a calma de parar e pensar no que realmente está acontecendo na história. Sabe, sentir o que o autor quis passar com todas aquelas páginas.
    Eu adooooro quando estou lendo um livro e uma frase me faz fechar o livro e pensar como ela é verdadeira e se encaixa direitinho na minha vida.
    Cada um lê da forma que achar certa, mas acredito que a vida é muita curta para se ler um livro sem senti-lo no coração.
    Beijos,
    Pri
    Se quiser visitar meus blogs, fique à vontade: www.multicromatica.blogspot.com e www.gostosurasmaistravessuras.blogspot.com. Entre lá e divirta-se! =)

    ResponderExcluir
  16. Olá Luara! Gostei do conteúdo do post, e concordo bastante com você quando diz que um leitor com leitura dinâmica pode até conseguir reter parte de muitas informações do livro, mas que isso não quer dizer que ele consiga capturar a essência, e isso pra mim é muito importante, principalmente em livros que possui uma leitura mais detalhada, cheio de descrições e etc... gosto de prestar atenção nos detalhes ^^

    Jéssica - strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie Lu, acho que pra quem gosta mesmo de ler, essa leitura dinâmica não é boa não, é muito rápido, não dá nem pra curtir o livro, aproveitar a leitura, sabe? acho que só vale a pena se alguém tiver que ler algo obrigado ou algo que nem seja livro e que tem por obrigação ler, beeeijinhos amiga

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que depende. Como você disse, para aqueles livros mais lentos, é bom ter uma leitura dinâmica até porque se não demora muito para ler e isso pode afetar a relação do leitor com o livro. Por exemplo, estou lendo um livro que está monótono demais e mesmo lendo bem rapido, não estou me sentindo conectada aos personagens e não sei se estou curtindo a trama.
    Mas confesso que tem livro que precisam MUITO da atenção total do leitor, porque se não, como você disse, pode perder a essência do livro, perder detalhes fundamentais para o entendimento da trama.
    Eu acho que consigo diferenciar bem para qual livro terei uma leitura mais dinâmica e para qual não. Geralmente, livros sobre fantasias eu leio devagar pois tem muitos detalhes. Sou aquele tipo de leitora que gosta de tentar descobrir os mistérios e então tenho que fazer pausas para pensar em teorias e tal.
    Então, acho que é bem assim: a leitura dinâmica não é uma coisa má, só acho que depende do livro que está sendo lido e do porquê do uso desta leitura dinâmica. Acho que leitura dinâmica só para no final do ano ter lido uma enorme quantidade de livros não vale a pena.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Conheço pessoas que fazem essa leitura principalmete em polígrafos de trabalhos.
    Eu já tentei e não consigo, não adianta.
    Adoreii o post.

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  20. Oi flor, legal seu post..
    Eu não sei se sou um leitora assim, tem livros que eu devoro, mais nunca em 2 horas, mais tem livros que levo 1 semana.. O que é o normal para mim... Mais existem livros que te cativam e vc não consegue parar de ler, e isso é tão bom!! Não sei se perco algo com isso do livro, eu acho que não.. Sei lá...
    Beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Concordo com o que você disse sobre ser um leitor dinâmico nas partes lentas ou em um livro que não esta agradando tanto assim.
    Eu mesma demoro bastante para ler, tanto é que não passo muito de 40 livros por ano. Eu gosto de ler bem devagar para aproveitar cada detalhe, é muito gostoso você ler palavra por palavra sem engolir nada.
    Bjos
    http://bibliotecavirtu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. É uma questão interessante e acredito que não tenha o certo ou o errado. Concordo com você, a leitura dinâmica quando utilizada apenas para mostrar que leu, que é um super leitor, que lê rápido e tal não compensa. Eu amo ler e gosto de ler com calma. Muitas vezes, quando estou tão envolvida no livro, tento desacelerar a leitura, justamente para o livro não acabar. Mas também utilizo a leitura dinâmica quando um livro não é interessante ou não agrada.

    Tem meme para você lá no blog. Espero que você goste.

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Luara, eu não acho que dá muito certo: a pessoa pode até reter a ideia geral, mas é só, não aproveita as nuances do texto não. Pessoalmente, não consigo ler rápido, e paro repetidas vezes pra digerir o que leio, então fico com o pé atrás com quem diz conseguir ler tão rápido.

    Mas sabe que, considerando minha fila de leitura, até que seria bom se eu conseguisse?

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  24. Oi Luara,
    A leitura dinâmica não funciona muito bem comigo. Gosto de me ater aos detalhes e aos sentimentos dos personagens, na verdade acho que essa é a parte mais gostosa de um livro. É claro que em alguns momentos a leitura mais dinâmica acaba sendo favorável, mas acredito que usar esse método sempre acaba empobrecendo a compreensão do leitor e ele só vai ficar com uma base superficial do que aquela história poderia passar.
    Adorei a discussão sobre esse tema.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Boas mesmo são as leituras que nos cativam, que prendem nossa atenção em cada página e nos surpreende a cada capítulo *-*

    Ótimo blog, leitura é uma paixãao !
    (seguindo_

    http://www.osolnasceu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Luara! Estou retribuindo a visita que você fez lá no Literatura & Eu, muito obrigada por nos seguir, já estou te seguindo tbm.
    Com relação ao tema do post, eu acho que um livro de literatura é como um bom vinho, ou um bom prato, deve ser degustado, com calma, saboreando cada palavra, como se fosse única.
    A leitura dinâmica é melhor quando usada em outros textos, como advogados e juizes que tem que ler enormes processos. Textos da faculdade, artigos científicos ou até mesmo noticias.
    Já pra literatura acho que quando usada, a leitura dinâmica deixa tudo muito superficial.
    Ainda mais pra nós blogueiros e resenhistas, algumas vezes precisamos degustar a história para melhor resenhá-la.
    Beijos!!
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Concordo com você. Não adianta nada ter lido 500 livros no ano sendo que não se absorveu quase nada de cada título que teve em mãos. Isso é bem comum na blogosfera literária. Acaba se tornando algo mecânico, e não prazeroso.
    Prefiro ler 1 ou 2 livros por semana, mas ler realmente. Sentindo e torcendo por cada personagem :)

    Texto muito interessante!

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Não é algo que eu consiga fazer, sou muito detalhista e quando percebo estou olhando pro teto analisando uma cena e a imaginando nos mínimos detalhes.
    Conheço algumas pessoas que leem muito rápido e um pouco depois que termina já esquece quase tudo que leu, mas varia de pessoa pra pessoa né.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Leitura dinâmica, pra mim, é sinônimo de não estou curtindo esse livro nem a pau!

    Eu leio razoavelmente rápido dependendo do livro, e me considero bem detalhista, adoooro detalhes. Mas há uma diferença gritante entre escrita detalhista e encheção de linguiça.

    Você sabe bem quando o autor está só focando no romance de enrolação e deixando 20 páginas de história de verdade. Todo mundo percebe quando a informação é desnecessária e só esta lá pra encher página.

    Portanto, nesses casos, leitura dinâmica sem dó. ;)

    ResponderExcluir
  30. Eu prefiro saborear o livro, ler com ccalma sabe.
    Não sou a favor dessa leitura dinâmica não.
    Aliás, conheci o termo aqui. rsrs

    Bjos.

    ResponderExcluir
  31. Eu gosto de ler um livro com calma, sem pressa (às vezes gosto tanto do momento que releio). Nunca li um livro em um dia, ou em algumas horas. Não gosto de me despedir de personagens tão rápido, aproveito o máximo que posso, rs. Aliás adoro detalhes.

    xoxo
    lepetit-mari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Acredito que dependa mesmo. Antigamente eu lia um livro em 2 ou 3 dias, mas eu não determinava tempo para isso. Gosto de ler com calma, sem pressa. Mas em parte, não concordo com a leitura dinâmica, apenas para ter dezenas, centenas de livros lidos? Nã.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. a melhor coisa que tem é ler sem pressão, sem meta, com isso chegamos ao fim do livro aliviada e sem tensão. Prefiro ficar tranquila, mas tem livros que leio bem rapidinho.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Eu tenho umas meia leitura dinâmica. Na verdade eu não consigo ler devagar, minha média é 500 palavras por minuto. Já cheguei a ler livros de 500 páginas, com mais de 130 mil palavras em 3 horas... Na verdade eu acho que depende da leitura.
    Ah, não tenho problema nenhum quanto a reter informações sobre os mesmos.

    Ótimo post :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  35. Não acho que leia muito rápido, mas também não leio devagar, mas acho que o importante na leitura é você entender o que o autor quis passar quando colocou tal cena. Eu gosto de prestar atenção nos mínimos detalhes, vai que aquela coisinha insignificante que aconteceu no início tem um valor enorme no final da história? Não tenho a menor ideia de quantas palavras eu leio por minuto (sério que tem gente que conta?). Pra mim o que importa é desfrutar do livro ao máximo, porque tem sempre aquele livro maravilhoso que você está lendo e quer prolongar a leitura dele ao máximo para não chegar no fim.
    Adorei o post.
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Quando eu estou na internet, nas redes sociais ou em sites de notícias, eu faço leitura dinâmica... Até mesmo lendo algumas apostilas da faculdade eu faço leitura dinâmica, kkk
    Mas eu não conseguiria ler um livro assim, exatamente por isso eu gosto de ler quando eu estou com tempo, não ler às pressas... Acredito que leio rápido naturalmente, mas tento prestar atenção nos detalhes!!

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Não sou uma leitora dinâmica não. Primeiro porque tem dias que não leio por ficar cansada demais.
    E porque tenho dislexia, o que impede bastante.
    Outro dia me chamou atenção uma menina que ficou se gabando por ler 9 livros e ainda disse "que pobreza" não acho isso bonito, principalmente com aqueles que não conseguem ler com tanta velocidade. Leio em média 6 livros por mês.
    Ok, acho que leio rápido, mas creio que a história do livro tem que ajudar, de nada adianta se o livro não agradar o leitor.
    Dai vai passar de leitura dinâmica para leitura chata.

    Helana Ohara
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Isso é mt relativo...Vai de pessoa pra pessoa. Tem gente que demora eras pra ler um livro e msm assim não capta sentimento algum, muito menos entende o livro...

    Acho que, com disciplina, a pessoa consegue ler mts livros. Reserve duas horas do dia e faça aquela leitura atenta, que consegue ler fácil 15 livros em um mês. Meu caso.

    Abs,

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  39. Olá
    Acho que depende muito de pessoa para pessoa e da leitura.
    Se a leitura não esta me agradando eu começo a ler mal vendo a hora de terminar, rs.
    Já se a leitura está boa eu não desgrudo do livro, por estar amando ele.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Olha, acho que não importa a velocidade com a qual se lê, e sim que se leia e se entenda a essência do livro. É isso que importa. Não adianta nada ler um livro em x horas e não entender bulhufas e não sentir a emoção que o livro quis passar. Eu não leio loucamente rápido, apenas leio no ritmo que consigo, num ritmo que me permite compreender e sentir o que autor quis passar.
    Se leitura dinâmica for capaz disso, eu apoio essa ideia. Do contrário, eu a acho desnecessária.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  41. Oi,Luara!
    Eu não importo com a quantidade. Gosto é de viajar na leitura, sentir a sua essência. Acho que o ritmo pode nos favorecer se o intuito for no sentido de que podemos conhecer mais histórias. Fora isso, esse negócio de ler rápido para ler mais livros não tá com nada. Cada um tem seu ritmo e se, o leitor está compreendo a leitura e fazendo isso com prazer isso sim, é o que realmente deve ser levado em conta.
    Adorei o post!

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  42. Oi, Luara! Acho que depende de pessoa pra pessoa. O máximo que eu consigo ler por mês é de 4 a 5 livros, isso levando em conta a quantidade de páginas. Prefiro ler um livro em 2 semana e no fim lembrar de tudo do que ler em 2 dias e depois não lembrar grande parte. O legal da leitura é você se envolver e ela se tornar prazerosa. Nada por pressão é legal. :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  43. Acho até interessante, mas gosto de ler com calma, com prazer, saborear as palavras, parar imaginar, pensar e refletir ... enfim, leio o livro com a intenção de me divertir e caso seja rápido demais, nem da pra curtir o livro direito

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  44. Oi Luara, tudo bem?
    Eu concordo com você. As vezes eu prefiro ler menos e absorver plenamente a leitura, do que ler muitos livros e no fim acabar esquecendo deles. eu tenho esse problema. Mas as vezes eu utilizo de leitura dinâmica, principalmente quando o livro esta me desagradando.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  45. Eu leio rápido, mas presto atenção aos detalhes. Quando leio não penso em terminar logo o livro para ler outro e aumentar a minha lista de livros lidos no ano, me delicio com a leitura, não acho que fazendo essa leitura dinâmica a pessoa aproveita muito a história, aposto que depois de 2 dias ou menos ela vai esquecer o que aconteceu no livro. Concordo com você. Não vale a pena!

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  46. Não concordo muito não, o negócio é sentar e ler o livro sem pressa!

    Tava com saudades de visitar aqui já *-*

    Beijos ♥

    Sugar Dance (clique no perfil para visitar

    ResponderExcluir
  47. Eu sou uma leitora dinâmica sem sombra de dúvidas! hahahaha Livros de 500e poucos páginas em um dia quando é interessante pra mim não é problema. E também sou do tipo que consegue ler com barulho e tudo mas,é claro que eu prefiro meu quarto e pá (:

    Bjs,
    Dani| www.avidaemletras.com

    ResponderExcluir
  48. Já vi muitas dicas da leitra dinâmica, não gosto disso porque você não consegue sentir a emoção da estória como você mesma falou, prefiro ler bem divagar saboreando a leitura do que devorar vários livros por semana e nem lembrar quais os nomes de cada protagonista...

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Sinceramente, não gosto disso. Eu leio pelo prazer de ler e viajar na história não pra acumular livros lidos e sair contando pra todo mundo. Leitura dinamica não me interessa em nada.
    :)
    bjs
    naquelemomentoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Gostei muito do texto. Eu acho que praticaria isso a depender do livro... mas existem alguns em que a necessidade de saboreá-lo é maior. Às vezes a pressa atrapalha... a impressão que tenho é que dessa forma criarei apenas números de livros, mas e a essência? Não discordo da prática, porém, no meu caso, vai a depender do livro... aí avalio e vejo qual é a melhor forma de realizar a leitura naquele momento. ;)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Lendo seu texto, fiquei pensando - usar ou não a leitura dinamica? Quando eu percebo que o livro está bem lento e não está me agradando, confesso que tambem faço uso. Mas quando é uma leitura que está me agradando, eu tento aproveitar um pouco mais, apesar de que acabo lendo mais rapido :C E mesmo assim é diferente, nao sei explicar!
    gostei do post ;)
    Verdadde!! *_*
    uM BEEEIJO!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Oii!!
    Parabéns pelo texto!!
    Não sou muito adepta da leitura dinâmica, sempre tento captar toda a essência do livro, gosto de ler devagar, e entender toda a história! :)
    E o importante é a qualidade dos livros, e não a quantidade que você lê, como você mesmo disse!
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  53. Oii Lu,
    Muito interessante o post.
    Uma vez cai de paraquedas em uma palestra sobre leitura dinâmica e não achei nada nada interessante. Acho que pra quem precisa ler mto, e mto rápido até que vai, mas pra gente nada a ver, pra que a pressa?rss. Tenho a mesma opinião que vc. Prefiro aproveitar cada detalhinho!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  54. Sou daquelas que lê o mesmo parágrafo umas quinhentas vezes por minuto. Nunca tentei ler dinamicamente, até porque não acho que importe o tempo médio que um leitor termina de ler um livro, mas sim se nesse tempo ele conseguiu mastigar, engolir e absorver a estória por completo. Mas enfim, tenho curiosidade de tentar leitura dinâmica qualquer dia desses...

    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  55. Oi Lu!!
    Eu concordo com o que você disse, o que importa é a qualidade e não a quantidade de livros que nós lemos. Eu por exemplo não consigo fazer essa leitura dinâmica, parece que falta uma parte do livro, não sei explicar bem, mas prefiro demorar um mês e falar "Nossa, eu entendi esse livro, e é muito bom" do que simplesmente não entender a essencia da história! Amei o post, parabéns flor!
    estou aqui pra avisar que te indiquei pra dois memes lá no blog! Dá uma passadinha por lá?
    http://www.pensamentosdeumagarotaqueadoravaler.blogspot.com.br/2013/02/memes-selinhos.html
    Beijinhos
    Mari Checoni

    ResponderExcluir
  56. Adorei o post, e concordo com você. Livro tem que ser sentido, tem que ser vivido. Acho que quando você lê rápido demais, acaba esquecendo rápido, sei lá, não dá.
    Beijos,

    Gustavo Valim
    Jantando Livros
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  57. Oi Luara!
    Muito legal esse post! Eu não tenho muita vontade de aprender leitura dinâmica, pois acho que, se ler rápido demais, acabaria me envolvendo menos com o livro... Gosto de ler pra entrar no livro mesmo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  58. Oi Luara,
    Bom eu particularmente sou daquelas leitoras que gosto de capta cada sentimento que o autor colocou no livro, mesmo lendo as vezes bem rápido consigo captar, não me importo com a quantidade de livros que li, mais com a qualidade.
    Concordo com você que muitas pessoas estão preocupas com a quantidade de lidos no skoob, mas acredito que essa leitura dinâmica funcione depende da pessoa.
    Gostei do post.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  59. Oieee!

    Adorei o assunto!

    Comentei algo parecido ontem, não falando de leitura dinamica, mas do quanto as pessoas gostam de dizer "li tantos livros", e eu penso "vc leu de verdade? aproveitou tudo que ele podia oferecer?". Acho que a maior parte dos livros vc tem que ler com calma pra absorver tudo.

    No final eu acabo fazendo que nem vc, quando uma historia demora pra comecar, ou estou lendo um livro que não ta me agradando muito, eu utilizo algumas técnicas de leitura dinamica, só pegando o principal e vamos indo, mas realmente não acho que seja o adequado pra se fazer normalmente, ou vc nao absorve tudo que o livro tem a te oferecer.

    Bjoo

    ResponderExcluir
  60. Também acho que o importante é a qualidade da leitura e do livro também. Eu costumo ler meus livros com calma, prestando atenção nos detalhes e tal. Mas realmente às vezes é preciso integrar a leitura dinâmica naqueles livros mais fraquinhos (se bem que é aí mesmo que eu não consigo ler rápido).

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  61. Oi flor,
    Adorei o post eu não conhecia essa tal leitura dinamica não como voce acho que o que vale e a qualidade e não quantidade porque se pararmos de prestar atenção no livro que lemos então porque ler? E uma besteira se você não souber dizer qual livro gostou porque gostou não tem o porque ne?
    Enfim adorei saber mais.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  62. Boa noite Luara,


    Gostei muito do post e achei interessante, mas estou bem da minha maneira....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  63. Acho que você conseguiu abordar tudo o que é importante em seu post. A Leitura Dinâmica é muito útil no trabalho (uso sempre) e ajuda a avançar naqueles livros que não estão agradando, mas, em outros casos, acho despropositada. Ler por prazer é justamente se dar um tempo para mergulhar na história, conhecer seus detalhes, perceber suas nuances, interpretar, dar atenção às palavras, às pausas, às entrelinhas. Se é só para acumular leitura, perde o sentido.
    bjo

    ResponderExcluir
  64. Olha eu sinceramente gosto de sentir aquele gosto,de estar dentro da história e acho que este tipo de leitura não se consegue isto!
    Amei e muito bom saber mais das coisas e obrigada por visitar meu cantinho!
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/
    Bjs Tamires C.

    ResponderExcluir
  65. Oi Lu, eu super concordo com você. Acho que a chamada "leitura dinâmica" para a maioria não funciona. Pra mim com certeza, não!
    É como você disse, é bem difícil alguém ler "correndo" e conseguir captar a essência do livro.
    Não acho uma boa essa história, mas como tudo na vida existem as exceções a regra.

    Beijokas

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  66. Amei o post e concordo com vc, muitas vezes uma leitura mais lenta te envolve mais. Bjinhos

    ResponderExcluir