30/03/2013

Resenha: Como reconquistar seu ex-namorado

Título: Como reconquistar seu ex-namorado
Autora: Janette Rallison
Editora: Farol
Páginas: 272
Depois de três anos morando no Texas, Giovanna Petrizzi, dezesseis anos, ainda é considerada novata em comparação a qualquer um da escola. Ter “roubado” sapos mortos do laboratório de biologia e estar fazendo serviços comunitários também não a torna a garota mais popular. E ela ainda se pergunta por que a madrasta torna sua vida tão complicada e para Dante,seu irmão gêmeo, tudo é muito mais simples. Mas nada disso tem importância quando Dante quer bater de frente com Wilson, o filho do prefeito, na corrida pela presidência do grêmio da escola. Giovanna resolve que fará de tudo para ajudá-lo nesse embate contra os conhecidos “mauricinhos”. O mínimo que ela poderia esperar do próprio namorado, Jesse, era o apoio à sua causa. Porém o garoto resolve virar gerente da campanha de Wilson, o que deixa Giovanna em uma montanha-russa emocional, em dúvida entre o irmão e o namorado. E, antes que perceba ela transforma o garoto dos seus sonhos em um ex-namorado que sonha reconquistar.

Antes de tudo, tenho que falar: vi algumas pessoas achando que esse era um livro de auto-ajuda. Ok, o título até dá para confundir. Mas ele NÃO é, ok? É um livro de ficção.

Ultimamente livros adolescentes demais não têm me atraído muito. Não sei se é a idade que ta chegando (aquela data que marca nossos anos de vida está chegando pra mim) ou então é porque eu tenho lido livros com temáticas tão diferentes que esses se tornaram muito comuns pra mim. Então o que eu deveria esperar de Como reconquistar seu ex-namorado? Algo comum, sem nada especial. Mas quando comecei a ler, notei que esse tinha algo diferente. O peguei e terminei em questão de horas, de tanto que eu me diverti. E esse é o ponto alto do livro: ele te faz rir do começo ao final.

Giovana e Jesse são totalmente diferentes. Ela é vista como a delinquente da escola e ele é da turma dos populares. Mas, apesar de todos os obstáculos, os dois namoram. Mas é quando Wilson, um amigo de Jesse e o irmão de Giovana, Dante, resolvem competir pela presidência do grêmio estudantil que essa relação fica conturbada. Por Jesse não querer apoiar Dante nas eleições, Giovana termina com ele e começa uma disputa muito divertida na corrida das eleições. E agora, quem vai vencer? Será que o amor vai prevalecer?

Fiquei encarando Wilson. Aquilo não fazia sentido. Esperava que ele completasse a frase – a parte do desfecho que sinalizaria a todos que ele só estava brincando. Não podia ser. Jesse já tinha concordado em apoiar Dante.
Mas então Wilson continuou falando da eleição, e Jesse não o contradisse. Olhei para Jesse, esperando encontrar um sinal de surpresa ou confusão, algo que indicasse que Wilson havia se enganado.
Jesse não olhava pra mim.
E daí eu soube que era verdade. p. 51
Eu fiz uma pequena adaptação naquela antiga frase e agora meu lema é: falta de expectativa é uma benção! Como peguei o livro sem esperar absolutamente nada de diferente, foi uma surpresa quando eu me vi dando altas risadas com as situações criadas por Jesse e Giovana. Esses dois fizeram com que o enredo rendesse tanto que o livro poderia ter muito mais páginas que ainda assim eu leria e não veria as veria passar.

Tudo bem que o enredo não é nada muito original, afinal, nesses livros juvenis sempre tem esse casal “diferente”, no qual um é dos grupos dos rejeitados e um dos populares. Mas nesse eu senti aquele toque diferente que tanto vinha faltando em livros nessa temática: a diversão. Por favor, chega de personagens dramáticas e ai, eu sou tão horrível que perdi meu namorado! Estava mesmo precisando de uma personagem como a Giovana!

E era aqui que eu queria chegar: os personagens fizeram o livro tão bom quanto ele é. A autora Janette Rallison conseguiu colocar nesses personagens características típicas de adolescentes: paixão, intrigas, competições. Com certeza algum aspecto que a autora colocou se encaixará na sua vida e você se lembrará de alguma história parecida que já aconteceu com você. Não tem como não se colocar no lugar da Giovana durante as confusões em que ela se mete ou então quando ela recebe broncas e mais broncas da madrasta ou até mesmo nos desentendimentos com seu irmão.

– Estou apoiando meu irmão. Ele vai ser um ótimo presidente
Jesse me lançou um sorrisinho desafiador:
– Isso não vai acontecer.
– Quando Dante ganhar, você terá de pagar sua língua.
– Se ele ganhar, eu como minhas botas.
Apontei em sua direção:
– Vou cobrar! p. 75
Além de tudo isso, tem uma parte que eu amei: a diagramação. A editora Farol colocou detalhes tão fofos que eu cheguei a ficar com os olhos brilhando. É uma pena que o livro seja com páginas brancas (elas refletem tanto a luz :/), mas isso é um detalhe que dá para superar, até porque li o livro em tão pouco tempo que nem deu tempo de sentir as implicações disso.



Mas o que importa aqui é que eu realmente gostei de Como reconquistar seu ex-namorado. Foi uma leitura bem rápida, muito gostosa e bem mais leve do que o último livro que eu li, A filha da feiticeira. Para quem está procurando um romance bem juvenil, tenho que dizer: coloque esse livro entre suas primeiras opções. Tenho certeza de que vocês vão adorar. 

45 comentários:

  1. Parece ser um livro realmente bom, hein??? Pena que estou correndo na linha contrária: Sem paciência pra romances adolescentes (e olha que eu sou um, rsrsrs. Mas como você disse, pra quem esta atrás de um, esse livro parece ser uma boa opção!

    Cafe-elivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoreei sua resenha me deu mt vontade de ler esse livro agora..adoro livro que me faz rir da primeira pagina a última =D
    linkei seu blog no meu...

    http://www.livroaoavesso.blogspot.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Faz um tempo que quero ler. Eu adoro livros divertidos e esse realmente parece ser bastante engraçado.

    Beijos,

    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Esse livro parece ser bom bonitinho, com aquelas histórias leves e divertidas. Adorei a dica, pois não conhecia esse livro!
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  5. Oie! Fiz um meme no meu blog e tagueei o seu. Espero que esteja tudo bem :3

    Kisses on your heart,
    Letícia <3
    http://coracaodeescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiêh!
    ADOREI sua resenha, acho que ficou mega boa!
    O livro não faz meu tipo XD mas tenho que reconhecer que para o gênero ele parece ser bem legal! hihihi

    Um beijão!
    TAG EM VÍDEO!!!
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho que vou fazer uma lista do que tá faltando em livros para jovens qualquer dia desses, e personagens que não liguem tanto assim para o namorado (ou nem o tenham) vai estar no topo. Poxa poxa, a vida real NÃO É ASSIM, insisto! Existem milhares de garotas (que na minha opinião denuncia falta de personalidade, mas é uma escolha que deve ser respeitada) que vivem para homem (ou outras garotas, mas nunca conheci uma lésbica que fosse assim na verdade - enfim) mas a maior parte de nós tem amigos, família, uma vida... Enfim, pelo que você falou da personagem, esse livro acaba destoando um pouquinho disso - ao menos da parte "drama". Isso é bom. Muito bom :)

    ResponderExcluir
  8. Eu também não tenho me agradado muito com esses livros juvenis não, são tão comuns, mas às vezes acontece de aparecer um que vale mesmo a pena. Fiquei curiosaa respeito dele, afinal você falou tão bem! Entretanto, não fiquei tão louca pra ler.

    Bj.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Amiga achei bem interessante a sinopse desse livro e sinceramente é um estilo de leitura que eu gosto bastante. Colocarei na minha lista de desejos concerteza, mas primeiro vou acabar de colocar em ordem a minha estante, porque eu já estou com tantos livros pendentes para ler que vou ficar MALUCA desse jeito (risos)
    Agora com as parcerias das autoras nacionais, vou ter ainda mais trabalho ainda. Lógico, tudo irei ler com calma e com muito carinho, mas são bastante livros, por isso vou fazer tudo ao meu ritmo, porque não gosto de ler as pressas, pois leitura é um lazer que deve sempre ser apreciado né ? Mas enfim...Gostei da sua sugestão do livro. Vou ler ele concerteza. Obrigada =]]]

    E olha linda, passa em meu blog que tem mais novidades de livros novos. É tanta parceria que fico doida hahahaha...mas enfim...vale a pena conhecer os autores pelo menos, pois são todos muito amavéis. Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu simplesmente adoro livros com temáticas assim rsrs E saber que este livro é leve, muito divertido, e ainda tem romance me deixou bem animada!
    Achei a diagramação da editora bem legal também. Acho ótimo quando as editoras se preocupam em dar certa "fofura" as páginas. Pena que são brancas :(
    Mais um para a minha listinha ;)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Aii que demais! Não conhecia esse livro! E agora mesmo ele já está na minhas lista no skoob!! Fiquei com muita vontade de ler!! Adorei sua resenha!!
    beijos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha.

    Um livro adolescente diferente...fiquei curiosa pra conhecer. E não passou pela minha cabeça que era auto-ajuda não...hehe

    Megaa bjo
    ;*

    ResponderExcluir
  16. Lu querida amei sua resenha e concordo com essa questão de evitar criar expectativas altas, assim lemos de coração aberto e observamos o que o livro tem de bom sem preconceitos.
    A capa e a diagramação estão perfeitas mesmo, valeu pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da resenha e dica de leitura, ando lendo bastante os livros juvenis e estou comprando alguns para minha filha, sim, eu já compro e guardo livro pra minha baixinha de 5 aninhos*.*
    Enfim... tenho paciência para esse tipo de leitura e acho bastante interessante, gostei da capa, muito lindinha mesmo, anotado.
    Beijos
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/04/foto-correio-2-novo-conceito-surpresa.html#more

    ResponderExcluir
  18. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs & Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    - Estante Vertical -

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  19. serio que é um livro de ficção? :O
    odeio livros com páginas brancas :(
    é a primeira ver que tenho contato com este livro, e admito que só essa sinopse dele já me deixou babando!
    adorei sua resenha *-*
    fiquei morrendo de vontade de lê-lo! :D

    ResponderExcluir
  20. Queria MUITO ler esse livro! Foi engraçado, porque quando eu conheci este título, tive muita vontade de comprar porque tinha saído de um relacionamento que eu gostava demais do garoto, então queria muito que ele voltasse rs

    Mas aí a gente voltou e eu desanimei pra ler ele, acredita? HSUAHSUAH nem precisei do livro, amém!

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  21. Falta de expectativa é realmente uma benção. Não existe nada melhor do que começar uma leitura sem esperar nada e se surpreender positivamente. Ando meio enjoada pra livros muito adolescente também, principalmente depois de Belo Desastre. Esses adolescentes são tão bobinhos que as crianças estão se mostrando mais espevitadas do que eles.
    Adorei sua crítica do livro e fiquei bem curiosa sobre ele. Quem sabe um dia não tenho a chance de ler também? Parece ser super divertido pelo que você contou aqui.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  22. Que bom quando as expectativas são superadas!! Ando sem paciencia pra livros adolescentes, até mesmo de continuar umas series.

    beijos

    www.livredujour.worpress.com

    ResponderExcluir
  23. O livro parece muito bom, eu não tive a oportunidade de ler ainda mas é um estilo que me chama muita atenção.

    ResponderExcluir
  24. OLá Luara,

    Mais um livro que fico conhecendo no seu blog, gostei muito da sua resenha que me deixou curioso e a capa desse livro é muito legal....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ótima resenha hein! E pela foto que você colocou, ele parece ser lindo!
    Pena que eu não gosto muito de romances, mas esse parece ser bom.

    Micael.
    http://resenhandolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi, Luara.
    Eu nunca leria um livro com esse título se não soubesse do que se trata hehe. Parece mesmo auto ajuda rs.
    Realmente ler sem esperar muito é bem melhor do que ter grandes expectativas e se decepcionar. Aliás isso serve pra tudo na vida! :)
    Ando mesmo precisando de leituras leves, divertidas e românticas pra variar. Quem sabe eu leia esse.

    Beijos. :**

    ResponderExcluir
  27. Ah fala sério!! Eu só leria esse livro por tudo que você disse na resenha. Jamais compraria um livro assim, o nome de me afasta um pouco, rsrsrsrs, pra que eu iria querer um ex?? Mas com tantos elogios e tudo mais, mudei de ideia.
    Filha da mãe, agora tenho mais um na lista!!!

    Adoreeeeeeeiiiiiiiiiiiii

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Bom, eu gosto de livros com essa temática jovem, acho que um ótima leitura quando estamos de ressaca. Não conhecia o livro, na verdade, vi vc falando desse livro no tuito em interessei, apesar de ter achado auto-ajuda, maaas OK!!! Vou dar mais uma pesquisa e quem dar muitas risadas com os personagens ^^
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  29. Oie,
    nossa não conhecia o livro, mas parece ser bem legal, gosto de livros leves :) Ele me lembrou um pouco meu próprio livro rsrsrs

    Dica anotada rs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Luara, tudo bem flor?
    Eu concordo plenamente com você! Começar um livro sem expectativas é a melhor coisa do mundo, além do fato de você não se decepcionar com a leitura. Fiquei curiosa quanto ao livro e vou procurar. Estou precisando de livros para rir.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  31. Ai, já ouvi falarem tanto desse livro, estava sem coragem de ler...mas acho que vc me convenceu...kkkk

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas adorei tua resenha!!!
    Assim que achar na livraria eu vou comprar =D

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  33. Ai Lu, se você está ficando velha eu sou uma anciã com 28 anos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    mas eu ao contrário, amo essa temática adolescente com muitos hormônios, intrigas e competições. Até as protagonistas que costumam ser cabeça de vento eu sinto uma conexão, pois fico dando bronca como se fosse mãe delas kkkkkkkkkkkkkkk
    não conhecia o livro, mas adorei sua resenha, você sempre consegue me fazer ficar com vontade de ler qualquer livro rs
    bjos

    ResponderExcluir
  34. Vi esse livro na Livraria, peguei ele na mão e a moça disse "olha tenho 33 anos e achei a história hilária" dai eu pensei que era algo chick-lit sabe?
    Fiquei naquilo vai ou não vai. Não comprei, se tu disse que ele é bom então vou dar uma chance. Não curtooooooooooooooo muito ler livros teens porque geralmente é aquelas come´dias água com açúcar bem obvias.

    ResponderExcluir
  35. Tem selinho pra você no blog.

    Beijos.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Comigo, acontece o contrário do que acontece com você. Fiz 18 anos há pouco tempo, mas sempre gostei filmes e séries de drama, mais maduros e intensos. Mas não consigo ser assim com livros! Gosto muito mais de YAs do que romances, chick-lits e afins. Claro que ás vezes os protagonistas são péssimos e nem eu, que adoro livros do gênero, consigo aguentar, mas continuo lendo todos que aparecem pela frente, haha. Mas você está certa quanto ao lance da expectativa. Como dizia Shakespeare: "Expectation is the root of heartache."
    Infelizmente, por causa da sua ótima e positiva resenha que você fez. É verdade que muitos desses livros YA são muito clichês e parecidos, mas esse parece ser diferente tanto por ser engraçado quanto pela protagonista estar em pé de guerra com o ex-namorado. Apenas preciso ler!!!
    PS: o nome pode parecer de auto-ajuda, mas acho que a capa diz o contrário

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  37. Eu levo todo o crédito por você ter lido esse livro ok? foi eu que escolhi ele para você haha, fiquei com vontade de ler, é aquele tipo de leitura que eu gosto de ter entre uma leitura e outra, e você não tinha me contado dessa diagramação linda! Adorei mesmo Lu.

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  38. Oi flor,
    Sabe que gosto desses livros mais infanto pois eles me fazem rir e isso as vezes e necessario ne...esse parece ser super fofo vou colocar na minha lista.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. não conhecia esse livro, adorei, muito fofo!! vou procurar por ele.
    amei a resenha!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  40. O livro parece ser bem legal! Eu gostaria de lê-lo!!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @alyneadriana

    ResponderExcluir
  41. Tbm detesto personagens dramáticas de mais! Diversão é muito bom quando estamos lendo, só pela sua resenha já me deu vontade de ler este livro Lu! Vou por ele na minha lista de compras *-*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Confesso que ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas a capa dele e a diagramação são bem lindas. Você falando que o livro é um pouco previsível não me agradou muito, só que se os personagens valem a pena, a gente acaba relevando isso.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  44. Pois é, também tenho sentido a mesma coisa com esses livros mais adolescentes nos últimos tempos. Tanto que estou dando um tempo neles, apesar de me interessar pelas histórias que anos atrás me divertiriam muito, acho que vou tentar chegar neles com menos expectativas. Parece um livro muito divertido e eu realmente acho que vai me agradar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  45. que livro fofo!! A diagramação das páginas com esses corações me lembra bastante P.S Eu Te Amo. Esse livro parece mesmo ser daqueles que tem leitura rápida e fácil. Que bom que vc gostou, adorei a sua resenha e super me interessei pelo livro, não tinha lido nada sobre ele até então. Só não sei se meu namorado ia gostar de me ver lendo um livro com esse título huahuahua

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir