23/04/2013

23 de abril: Dia internacional do livro



Fiquei o dia inteiro pensando no que eu ia escrever hoje. Como falar de algo tão importante pra mim? É praticamente impossível eu mostrar para vocês tudo o que eu sinto, tudo o que eu quero dizer.
Então eu resolvi não falar exatamente sobre os livros e sim sobre o que eu já vivi com eles. Afinal, há quase dois anos eles são parte constante da minha vida.

Lembro bem quando virei a última página de Harry Potter e as Relíquias da Morte. Por mais que eu tenha esperado tanto por esse final, o último capítulo foi terrivelmente difícil de ler. Foi como se uma grande parte da minha vida tivesse ficado para trás, junto com meus amigos Harry, Rony e Hermione. Minha primeira aventura literária tinha chegado ao fim.

Foi quando minha próxima paixão veio à tona: Edward Cullen. Sim, hoje eu percebo que me apaixonei por um vampiro que brilha. Mas e daí? Quando eu corria de livraria em livraria procurando os livros e quando eu fiquei esperando ansiosamente o lançamento de Amanhecer, isso não me importava. Li os livros em uma velocidade extraordinária, nunca acreditei que um dia que conseguiria ler tão rápido. E foi assim que minha busca por outros amores começou...

Comecei lendo Nicholas Sparks, o que foi uma experiência incrível pra mim. Nunca tinha lido livros que me fizessem chorar de desespero até então. Depois disso fui passando para chick-lits e minha lista de desejados sempre aumentava. Esperei horrores pela Bienal do Livro, que foi quando eu decidi: eu teria um blog literário. Se eu gostava tanto de livros, por que não compartilhar o que eu gostava com pessoas que gostavam das mesmas coisas que eu?

Então eu comecei a ler temáticas diferentes. Ter um blog me motivou tanto a sair da minha zona de conforto que eu finalmente percebi que existia um mundo muito maior do que eu esperava nos livros. Afinal, eu não me apaixonaria só pelo Edward, viriam muitos John’s, Luke’s, Jason’s. Eu passaria por mais situações do que eu poderia prever. Fugiria não só de vampiros e lobisomens ou então de bruxos do mal, mas também de serial killers e (quem poderia imaginar!) da minha própria mente.

Depois de um bom tempo, encontrei nos livros não só um lugar para passar o tempo, mas também um lugar de refúgio. Um lugar onde eu poderia me esconder por um tempo até que meus problemas passassem, até que eu conseguisse me recompor quando internamente eu estava desmoronando. Encontrei em vários livros motivação para seguir em frente, pois, se tem uma coisa que eu aprendi é que nossa vida é como se fossem vários livros: vivemos muitas histórias, mas tudo tem um fim. Mas isso não significa que não podemos começar outra, sempre há uma nova história esperando que nós tracemos seus caminhos.

É por isso que eu hoje agradeço por ter conhecido esse mundo fantástico da leitura. Os livros são uma fonte inesgotável de conhecimento, de prazer, de paixão. Sempre que eu preciso de uma motivação extra, é ele quem está lá para me ajudar. Não são poucas as vezes que eu pego meus livros favoritos e leio passagens deles. Eles sempre sabem o que me dizer. Afinal, como diria o Hermingway e como está bem explícito no marcador de páginas do blog: Não existe amigo tão leal quanto um livro. E eu realmente entendo isso agora. 

45 comentários:

  1. Eu não sei mais dissociar minha vida dos livros. Tanto que acabei virando livreira e quero trabalhar com isso pro resto da minha vida.

    (fun fact: Crepúsculo tem lá suas tosquices, mas foi uma parte tão importante e engraçada da minha vida que toda vez que vejo alguém falar mal, penso HATERS GONNA HATE xD)

    ResponderExcluir
  2. Luara, depois de tanto tempo lendo não consigo mais imaginar o que seria de mim sem livros - ou o que teria me acontecido se não tivesse tido estímulo de meus pais ou de outras pessoas para ler.

    É uma coisa incrível, a gente acaba vivendo um pouco a vida dos outros e sempre conseguindo absorver mesmo que um pouco para ser aplicado na nossa.

    Feliz dia do livro ;) Boas leituras!

    ResponderExcluir
  3. Luara, que lindo tudo isso que você escreveu, acho que você falou por todos nós que amamos ler.
    Minha história com os livros começou quando eu tinha 9 anos, e desde então, com você minha vida tem sido plena de paixões, aventuras e mocinhos inspiradores, heroínas corajosas e também seres impressionantes do mundo sobrenatural.
    Parabéns amiga leitora, que seu coração sempre tenha lugar para mais e mais personagens e que sua alma seja cada vez mais doce, porque ler nos faz melhores.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. esta foi uma data muito importante mesmo, e gostei do seu post! não apenas falar de livros, mas o que motivou você a gostar deles...
    minha história foi parecida com a sua. não começo com Harry, e sim com Edward. hoje acho engraçado ter me apaixonado por um vampiro que brilha também, mas na época era tudo! li cada livro em menos de 1 semana, e me achava o máximo por isso.
    depois parti para o Sparks, também! paixão que tenho até hoje *-*
    muitos criticam Crepúsculo e tudo o mais, mas não nego que já gostei um dia, e que foi graças a Meyer que hoje tenho essa paixão enorme (que cresce a cada dia mais) pelos livros *----*

    ResponderExcluir
  5. Que lindo post Lu, sinto-me exatamente assim.
    Eu também sou apaixonada por Crepúsculo, mas quero Jacob. É eu ainda o amo e li em tempo redorde os livros.
    Sou fascinada por Harry Potter, amo de paixão.
    Sempre gostei muito de ler, mas acho que o divisor de águas, para me tornar uma leitora viciada foi Crepúsculo.... depois dele não passou um dia sem ler.

    bjs
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  6. Lindo demais o seu amor pelos livros, uma pena que não pude entrar ontem para me declarar também, haha.

    xoxo
    http://cappuccinoeaconta.blogspot.com
    1 ano de #UCC, vem comemorar?

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu poste.Ná, melhor amei!
    Eu também tenho uma paixão inabalável por meus livros,por estorias que estou sempre a vivenciar e sentir.Nossa,sabe eu não sei o que seria de mim sem minhas viagens a um mundo onde sempre posso escapar quando este real me sufoca.
    Eu também me apaixonei por um vampiro que brilha(hahahhahahaha)E não tenho vergonha pois como você disse...já me apaixonei por Linon's,Edward's,Marco's,Gabe's e assim por diante.

    Amei este poste!

    Beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee, tudo bem com você ?
    Espero que sim, pois eu estava mais omenos esses dias. Andei um pouco indisposta, mas agora estou um pouco melhor. Por isso que andei um pouco sumidinha (risos)


    Amiga gostei da maneira que você falou sobre os livros...Muito interessante. É uma pena que eu não tenha postado nada, pois não estava muito bem como eu disse acima, mas deixa para proxima né ? Mas eu achei super legal sua postagem, sério mesmo. parabens !! Muito Criativo, mesmo você dizendo que não tinha idéia do que ia postar, acabou fazendo uma postagem muito bacana =]]]


    Depois passa no meu cantinho que tá cheio de novidade legal.
    E se puder, curte minha pagina no facebook se ainda não tiver curtindo...E me siga também se não tiver.

    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostar de um vampiro que brilha não é para qualquer uma haha. Lembro da espera dos livros do HP... que sufoco haha
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Belissimas palavras Lu!
    Sou uma apaixonada assumida por livros e creio que eu vou levar isso pelo resto da minha vida.

    Obs:não deixe de curtir a Fã Page do Páginas Em Preto no Facebook.

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Muito bonito seu texto. Os livros têm grande importância na minha vida, não só porque me apresentaram histórias incríveis, mas também porque foi por meio deles que conheci um monte de gente bacana, que entende minha paixão pela leitura. E paixão por livros é algo que dura para sempre, né?
    bjo

    ResponderExcluir
  12. Muito lindas suas palavras, encontrou a melhor maneira possível para falar desse dia tão importante. Realmente os livros são tão importantes, espero sempre ter um ao meu lado, são umas das melhores companhias desde sempre.
    Até mais.
    http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que lindo, Luara!
    Acho que o mundo da leitura me "pegou" quando li 'Pollyanna', eu tinha uns 12 anos. O livro me fez ver que eu gostava de ler, mas não foi aí que comecei a viciar...
    No primeiro ano da faculdade uma professora fez com que todos comprássemos um livro (da matéria), depois que comprei ela disse "não vamos mais usá-lo", fui na livraria e troquei por 'Os Homens Que Não Amavam as Mulheres' - Stieg Larsson, e nessas visitas à livraria resolvi ler 'Crepúsculo' que eu não tinha comprado ainda com medo de ser terror (hahaha), nisso me apaixonei pelo Edward e consequentemente por livros!
    Desde então minha estante vem só crescendo (linda!). *.*

    ResponderExcluir
  14. "Ter um blog me motivou tanto a sair da minha zona de conforto que eu finalmente percebi que existia um mundo muito maior do que eu esperava nos livros."

    Lindo post. Não tem nem o que falar. Realmente, os livros são especial.
    Um amigo.

    "Não existe amigo tão leal quanto um livro. E eu realmente entendo isso agora."

    Um abraço, :)
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *especiais.

      OMG. Hoje eu estou todo errado, haha.
      #sorry

      Excluir
  15. Amei o texto!
    Traduziu tudo que eu sinto pelos meus amados livros!
    Também comecei com HP e também me senti orfã quando acabou. Até hoje sinto. Demorei anos até conseguir ler, mas realmente foi essa série que me fez entrar no mundo da leitura.
    Acho que todo mundo deveria ler. Viram seres humanos melhores.
    Beijos.
    http://pandainvertido.com/

    ResponderExcluir
  16. Aíiii que lindo ^^
    Eu tb me apaixonei pelo Harry, pelo Eduard e tb Jacob e depois veio o Jess de A mediadora e assim vivi com vampiros, lobsomens e bruxos, uns favoritos outros nem tantos e os que marcaram o coração..
    Seu texto está D+

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Mas geralmente é assim
    Quando gostamos tanto de uma coisa, fica bastante dificil falar
    Mas te entendo
    Esse amor por livros só entende quem tem

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post, não tinha lido nada tão pessoal sobre o Dia do Livro ontem e que grata surpresa encontrar o seu texto hoje. Concordo com você sobre o livro ser o amigo mais leal, eles não te abandonam, não te julgam e tornam a sua vida muito mais prazerosa.

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir
  19. Adoreeei!
    Sinto exatamente a mesma cooisa, amo ler, meu primeiro livro que li completo foi Crepúsculo, rsrs', Edward era tuuudo... kkk'
    Moro longe dos meus pais então ler foi o modo que eu encontrei de diminuir a saudade...
    Me jogando nos livros pensava menos neles!
    Enfiim, rsrs', achei liiindo o que vc escreveu... Parabéns!


    Tem resenha nova lá no blog, quer dar uma passadinha por lá?
    Desde já eu agradeço...
    -Ivie
    -Fallen in Me

    ResponderExcluir
  20. Lindoooo garota, nossa amei sua paixão ter começado por Harry.. a minha começou quando eu li Esaú e Jacó do Machado de Assis, estranho né, mas a leitura me pegou de jeito e nunca mais parei, hoje em dia leio de tudo, sem preconceitos.. se nao gostar, nao gostei. O blog motiva mesmo a gnt ler muita coisa boa e diferente.. demais. Achava que seguia vc, mas tava errada... agora sim, to seguindo. Amei aqui =D

    ResponderExcluir
  21. Bem legal o texto, realmente ler é viajar por um novo universo, e que bom que essa viagem faz parte da sua vida.

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Adooorei o post! Entendi perfeitamente o que tu quis dizer.
    No meu caso, quem abriu as portas para o mundo literário foi a Saga Crepúsculo (Edward, eu te amo <3). Depois veio Harry Potter, House of Night, Percy Jackson...
    Livros são nossos refúgios, né? *------*
    Beijos,
    http://mundodanoite.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii!!
    que post lindo! <3
    Não existe melhores amigos do que os nossos livros, com certeza!
    Amo ler! *-*
    Beeijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  24. Amei o post! Super lindo...
    Fico super feliz em saber que sua paixão por livros igualmente como seu blog, cresceram tão rápido. Foi quase igual a mim!
    A leitura desperta em nós coisas que nunca sabíamos que existiam antes!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo texto! Ele trouxe à tona os sentimentos que a maioria dos leitores - senão todos - sentem pelos livros! Como você disse, livros são como verdadeiros amigos, e seus personagens acabam tornando-se partes importantes de nossa vida... Harry e seus amigos, Liesel Memimger, Aslam e muitos outros - confessadamente - participam de minhas melhores lembranças!

    Amei demais o texto!
    *-*
    Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Lu!!!
    É um dia muito especial mesmo ><
    Eu gostei porque fui parabenizado por várias pessoas por esse amor a leitura rs
    Beijos

    Lucas
    Descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Aaah, Lu amei seu texto!! Ficou lindo demais! Muito reflexivo... Realmente, ler é algo incrível e eu não me imagino mais sem livros! <3 São parte de mim já!!!
    Eu sempre amei ler, mas minha vida de leitora viciada se iniciou mesmo com Harry Potter, lá entre 2000 e 2002 que foi quando saiu o filme e fiquei a fim de ler.

    Parabéns pelo texto, amei! *_*

    Beijão!

    @mariapsalles
    jardim-de-borboletas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Tive o mesmo sentimento ao ler HP e as Reliquias da Morte. Toda minha infância resumida nessa saga. Foi triste... Enfim, é um dos dias mais importantes para nós que somos apaixonados por esse vicio chamado livro. Amo!

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Lu que lindo!!Eu também me apaixonei por um vampiro que brilha, e depois fui me apaixonando por cada personagem que o Nicholas criava,beijos

    ResponderExcluir
  30. texto lindo Lu.
    Eu me apaixonei primeiramente por senhor dos anéis. Foi a minha primeira trilogia, e nunca vou esquecer como vibrei, chorei e aprendi tantas coisas novas com os livros.
    p.s: tmb era, e ainda sou, louca pela saga crepúsculo. Comprei todos os livros no lançamento ,e suspirava pelo Edward, vulgo: vampiro que brilha rs
    bjos

    ResponderExcluir
  31. Lu que coisa mais linda que vc escreveu. Me vi representada por suas palavras com exceção da saga crepúsculo q sempre fui team Jacob!!!! Mas enfim, parabéns pelo seu talento com as palavras, admiro muito seu trabalho como blogueira. Sou fã!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá.
    Ain que lindo esse post. Posso chorar? UAHSAUSHAU Adorei, adorei. É verdade mesmo, nossa vida é como um livro. Nem sei o que falar, sou péssima pra tudo, credo UAHSUAHSUA Adorei, só isso <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  33. Adorei o post.
    E eu também me apaixonei por um vampiro que brilha, mesmo hoje não sendo mais tão apaixonada por ele. Não que o deteste.

    Bjs,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  34. Os livros realmente me ajudaram em vários momentos da minha vida. Além disso eles me deram a oportunidade de conhecer pessoas incríveis. Quantas pessoas não se tornaram minhas amigas porque todas gostavam de Harry Potter ou Jogo Vorazes, até, quantas vezes eu já não passei meu tempo conversando sobre livros com uma pessoa que eu nem conhecia?
    Ler é mais que um hábito para mim!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  35. Amo cada personagem que já passou em minha vida!!!! Livros são Livros!!!! *-*

    ResponderExcluir
  36. Parabéns Laura, texto perfeito!

    Kálita

    ResponderExcluir
  37. Oiee
    Amei o texto.
    Eu também não conhecia muita coisa antes de criar o blog, eram só alguns lançamentos aqui e alguns ali, agora são muito mais livros.
    Os livros são meu refugio sempre quando preciso, e já perdi a conta de quantos amores eu perdi..rsrs
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Que texto lindo. Amores e mais amores conquistados em um livro.. Quantos mundos já vivi e revi! ♥

    ResponderExcluir
  39. Flor que texto lindo! Adorei!
    Foi dificil pra mim também ler o último capitulo de Harry Potter e as Reliquias da Morte, foi um dos livros que mergulhei de cabeça, me envolvi bastante com os personagens, com a história me emocionei bastante com os livros e ainda me emociono, só que vendo os filmes. Também me apaixonei por um vampiro que brilha, mas quem se importa?
    Seu texto ta lindo!!
    Parabéns!!

    Beijos,Tahis.
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Que lindo! sério voce escreveu o que eu também penso sobre os livros. O que pra alguns é só um monte de papel com letrinhas e uma capa bonita. Pra mim( pra gente) é um mundo maravilhoso cheio de emoçoes. Houve livros ja que realmente mudaram minha vida de um jeito Bom.
    beijo Lu

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. é como se eu lesse o q se passa em mim.
    um livro não é só um livro, é algo muito importante em minha vida.
    quando me perguntam: qual seu livro favorito? eu fico sem saber o q responder, pq não tem como eu ter um livro favorito, cada um deles é favorito a sua maneira, e os amo todos mesmo aqueles q me deixam frustrada com raiva q eu não consigo nem olhar.
    lembro quando li meu primeiro livro de verdade tinha 13 anos e foi por vontade própria.
    o código da vinci. Eu comecei com estilo, lembro q a pouco tempo o filme havia sido feito, foi aí q minha prima ganhouo livro e depois ela me emprestou. Foi aí q a mágica começou.
    Tenho orgulho de me associarem a menina q gosta de ler, ou maluca por livros, porque realmente isso me define.
    toda vez q termino uma serie sinto um aperto no coração, mas ainda bem q sempre tem outras por vir.
    quando leio o tempo passa rápido, não sinto cansaço, fome ou sono, é como se eu vivesse somente para ler. perdi a conta de quantas vezes minha mãe brigou comigo para q eu parasse de ler e fosse jantar.risos
    Achei lindo o q vc escreveu não sou tão boa quanto vc com palavras,(só Deus sabe quantos erros grotescos devem ter nesse meu comentário) mais acho q pelo menos passei um pouco da minha paixão por livros nesse comentário, pq se fosse escrever sobre isso, provavelmente viraria outro livro.
    bjos

    ResponderExcluir
  42. Harry Potter foi o 1º livro q eu li e desde então não parei mais, melhor coisa do mundo <3

    ResponderExcluir
  43. Acho que só quem ama livros sabe como é um amor incondicional que só cresce :)

    ResponderExcluir
  44. Eu não ganhei livros nesse dia ):

    Xoxo,
    Gabi

    ResponderExcluir