29/04/2013

Entrevista: Paula Brackston

Olá leitores! Como vocês viram na resenha, A filha da feiticeira foi um dos melhores livros que eu já li. Gostei tanto que me deu vontade de fazer uma entrevista com a autora do livro, Paula Brackston. Entrei em contato com a autora, que é muito simpática, e ela respondeu algumas perguntas para o blog. 
Vamos conferir?






Paula Brackston vive nas florestas do País de Gales e é formada em escrita criativa pela Universidade de Lancaster, Inglaterra. Em 2007, foi finalista do prêmio Crème de la Crime para novos autores. Em 2010, seu livro Nutters (escrito sob o pseudônimo de P. J. Davy) foi finalista do Mind Book Award. A filha da feiticeira é sua estreia no Brasil.





Estante Vertical: Quem é Paula Brackston? E por que você se tornou uma escritora?
Paula Brackston: Eu nasci em Dorset, em uma vila no sul da Inglaterra, mas me mudei com a minha família para o País de Gales quando eu tinha cinco anos. Eu cresci nas montanhas, quilômetros distante de qualquer pessoa e de qualquer lugar, então eu tinha que usar a minha imaginação quando chegava a hora de brincar. Meu irmão e eu sempre inventávamos histórias para contar um para o outro, muitas envolvendo magia.
Meus pais são pintores, então talvez haja alguma veia artística em mim. Eu sempre amei escrever, mas, por muitos anos, eu pensei que isso não era um trabalho de verdade.

EV: Como você se sente com o seu primeiro livro sendo publicado em várias partes do mundo?
PB: É maravilhoso! Eu acho que você tem que escrever o que te dá prazer, o que você gostaria de ler, mas ainda assim todo autor quer audiência para suas histórias. Quando eu imagino que pessoas do outro lado do mundo estão lendo meu livro em várias línguas diferentes, eu fico maravilhada. E eu adoro receber algum retorno dos leitores também!

EVEm A filha da feiticeira eu notei que você usou muitos elementos da bruxaria clássica. O que te inspirou a escrever sobre esse tema? 
PB: De uma perspectiva moderna, nos somos inclinados a explicar a bruxaria, tanto a histórica quanto a atual. Então eu comecei a pesquisar as caças as bruxas na Inglaterra no século XVII. Historiadores nos contam que a maioria das mulheres acusadas de bruxaria eram parteiras, curandeiras ou então mulheres que viviam por conta própria e que não tinham ninguém para defendê-las. Eu comecei a pensar: e se alguma dessas mulheres fosse bruxa de verdade? A personagem Elizabeth Hawksmith cresceu a partir dessa ideia.

EVExistem partes de A filha da feiticeira que você achou difícil de escrever?
PB: Sim. Escrever sobre a morte de uma pessoa ou de um animal sempre é difícil. Você tem que se aprofundar e sentir muito o assunto. Afinal, se você não é movido pela sua própria escrita, por que outra pessoa deveria ser? E não é essa a maior motivação dos escritores – mover pessoas? Nesse livro, a parte da I Guerra Mundial foi particularmente desafiadora. Eu espero ter atingido o tom certo – com muita honestidade (o que pode ser brutal), mas sem ser clichê ou então voyeurista, se você entende o que eu quero dizer.

EVComo você gostaria de viver a sua vida se você fosse uma bruxa imortal? Você viveria como a Bess ou você aproveitaria de outras maneiras?
PB: Oh, essa é uma pergunta interessante! Eu acho que seria um pouco solitário, então eu faria coisas para aliviar isso, que é o que a Bess faz com a cura, quando ela se atreve a fazê-lo, eu acho. Talvez eu teria um cachorro e iria cuidar das próximas gerações, para que assim eu tivesse sempre um descendente comigo. 
Com certeza eu ficaria tentada a voar mais, mas eu me arriscaria a ser descoberta. Não sei o que meus vizinhos fariam se eu voasse para baixo e para cima pelo vale.
O que eu queria era que Bess descobrisse que a magia dela não significa que ela é impotente, como muitas mulheres séculos atrás. De uma forma indireta isso lhe deu a sua independência.


EVVocê gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Estante Vertical?
PB: Eu espero que vocês gostem de ler A filha da feiticeira e que a Bess fale com vocês. Meu último livro, A feiticeira de inverno, deve ser lançado no ano que vem, eu acredito.
Eu sou privilegiada de passar a minha vida profissional fazendo o que eu amo – escrevendo! Só sou capaz de fazer isso por causa dos meus leitores, então eu gostaria de agradecer a todos os fãs de ficção fantástica no Brasil, daqui do pequeno e montanhoso País de Gales. Diolch, a hwyl fawr!*

*Até mais e obrigada, em galês.

66 comentários:

  1. Nossa, eu quero muito esse livro! Adorei a entrevista.

    Beijos,

    ---Lulu
    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que fofa! Adorei a entrevista!
    Como você conseguiu falar com ela??
    bjoos
    http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista, curti muito, aproveitei para ler a resenha do livro e gostei bastante ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  4. Oi Luara tudo bem querida?
    Eu adorei a entrevista, fico feliz que você tenha tido essa excelente oportunidade.
    Gostei bastante das respostas dela. Estou bem ansiosa para ler o livro.

    beijos,
    Fernanda
    http://www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Wow, adorei a entrevista, Luara! :) Acho muito bacana conhecer mais os autores.
    Quero muito ler A Filha da Feiticeira, além de ter achado a capa linda, eu amo este tema - é um dos meus favoritos! <3

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amiga, Amei!!!
    Que linda autora e como é simpática ^^
    Agora eu quero mais ainda o seu livro, fico feliz por ela.. Gostei muito da história da autora!!
    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fiquei maravilhada com a entrevista e super curiosa em ler o livro.
    Uma simpatia em pessoa a Paula Brackston.

    Beijos
    Isa
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Luuuu, adorei a entrevista e confesso que fiquei mega curiosa agora para ler A Filha da Feiticeira, só li duas resenhas do livro até o momento e ele me parece muito bom!
    Se eu fosse uma bruxa faria que nem ela, ahsuahsuha

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu!
    Adorei a entrevista! É sempre muito legal conhecer um pouco mais sobre um autor. Parabéns!
    Estou super curiosa para ler A filha da feiticeira! Acho que vou adorar. *-*
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Legal você fazer uma entrevista com autora internacional, amei as duas capas que você colocou e estou com vontade de ler A filha da feiticeira

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu,
    Adoro essas entrevistas internacionais acho super bacana, já conhecia o livro, gostei bastante de conhece um pouquinho ela, parece ser bem simpática mesmo.

    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  12. parabéns, suas entrevistas são de mais!!!! ammeiiii os livros *O*

    ResponderExcluir
  13. OOOOi, Luara!
    Gostei muito das respostas da Paula, interessantes.
    Eu to interessado tanto na Filha da Feiticeira quanto na Feiticeira de Inverno ! *o*
    Espero ter a oportunidade de ler logo!
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro! Mas agora está na minha lista de desejados! Deve ser bom *O*

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  15. Nossa que bacana a entrevista..
    Não conhecia o livro mas confesso que fiquei bem curiosa.. Como você conseguiu fazer essa entrevista?? Ual que chique.. Muito sucesso flor.!

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. gostei da história dela e do que a inspirou escrever livros...
    ainda não li o livro dela, mas estou bem curiosa para lê-lo *--*

    ResponderExcluir
  17. Adorei a entrevista!
    A autora parece ser uma graça =)
    Vi algumas resenhas sobre esse livro e estou empolgada para ler =)

    Beijos,
    Carol e seus livro.

    ResponderExcluir
  18. Oi,Luara!
    Eu sou louca para ler esse livro. A capa é linda e o tema me atrai bastante. Achei a autora bem simpática. Excelente entrevista. Parabéns!

    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  19. Woool! Eu não conhecia esse livro e não sabia nem da existência dessa Autora! Pra que agora eu fui descobri-lá? Culpa sua, Laura! Estou louquissimo pra ler o livro, adoro escritores britânicos, pareçe que os britânicos tem um sangue de escritor correndo na veia, e por saber que Brackston é britânica e que fez um livro com o tema bruxo, eu enlouqueci. Deve ser um livro de perfeita história!
    Ah, parabéns pelo post! Bjs (Seguindo essa maravilha de blog)

    Gabryelfellipeealgo.blogspot.com
    Gabryel Fellipe

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu,
    Essa escritora é super simpática em? Amei as respostas dela, e eu fui da uma conferida em tua resenha sobre o livro eu amei, meu Deus já entrou na minha lista!
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas (visite o blog, te espero por lá!)

    ResponderExcluir
  21. Já tinha curiosidade sobre esse livro, gostei bastante da entrevista e agora quero ler o livro urgenteee!! bjs

    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que bom conhecer essa escritora!
    Estou querendo muito ler esse livro!
    Adorei!

    Convido você a participar da promoção que vai dar o livro Simplesmente Ana autografado.
    Não perca!
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  23. Olá!!
    adorei seu blog! sou uma amante de livros também!
    quero loucamene esse livro, seguindo aqui obrigada por visitar meu blog, beijoos
    Take a Hint! (http://onceuponatime-ary.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  24. Bastante simpática a autora. :) gostei da entrevista, ótimas perguntas e respostas.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da entrevista. O livro A Filha da Feiticeira parece ser bem legal; é o tipo de leitura que gosto de ler. Beijos e um super feriado para você <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Que entrevista legal, Luara! Gostei bastante das perguntas. O país de Gales inspira certa magia (tanto que sempre imaginei Hogwarts lá)...

    ResponderExcluir
  27. Ownt, adorei a entrevista Luara.
    As perguntas foram ótimas, tens sucesso na carreira em moça.
    Fiquei ainda mais curiosa quanto a leitura, pena que cheguei e a promoção ja acabou :(

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  28. Não tinha certa curiosidade para ler esse livro, mas sabe que essa entrevista aguçou minha curiosidade, vou tentar lê-lo em breve ^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://omeu-diva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adorei a entrevista, fiquei com vontade de conhecer o livro!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Difícil dizer se as perguntas que ficaram bacanas ou a autora que foi simpática ao extremo e contribuiu para que tudo fosse mais interessante. Talvez uma mistura dos dois.
    É bacana notar que mesmo sendo de uma região onde os artistas são "mais valorizados", ela não pensava em viver da arte. Outro ponto bacana é quando ela diz "se você não é movido pela sua própria escrita, por que outra pessoa deveria ser?".

    Parabéns pela entrevista, Luara.
    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  31. Eu não conhecia o livro, mas adorei a entrevista com a autora. O livro parace ser bem interessante, vou ler a resenha para ver do que se trata melhor *--*

    ResponderExcluir
  32. Oi Luara!
    Ainda não conhecia nem o livro nem a autora!
    Mas fiquei super feliz pela sua entrevista! Parabéns!
    Adorei saber um pouco mais sobre ela (que sonho morar num lugar como ela mora ein?)
    Também foi bom para conhecer um pouco sobre a obra dela!
    Já vou até participar da promoção aqui no blog né? HAHAHA
    Tem promoção lá no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  33. hmm A filha da Feiticeira, me interessei!
    Bem legal a entrevista flor!

    Tem post novo no meu amor:
    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    Se curtir curta a sua também! só avisar!

    https://www.facebook.com/BlogForeverYourself

    ResponderExcluir
  34. primeira vez que eu to vendo os livros dessa autora, então é novidade pra mim, adoreii a entrevista o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Aw que amável. Ela é tão fofa, simpática e sincera. Só a entrevista dela me incentivou a ler 'A Filha da Feiticeira'.
    Xxx

    ResponderExcluir
  36. Uaauu' ela é super fofa mesmo <33
    Adorei! Beijooos :3

    http://tentando-esquecer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Luara querida que entrevista fantástica vc é danadinha mesmo.
    Já estava louca para ler o livro e agora sabendo um pouco mais dessa bela escritora fiquei mais motivada, além disso pelo que entendi a continuação da historia sai no ano que vem né!!!??? E a capa é linda!!!!
    Adorei o post, parabéns querida!!!!

    ResponderExcluir
  38. Gostei bastante da entrevista, e sempre muito bom saber mais sobre os autores e suas criações.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oi, Lu!
    A autora foi um amor com você! A premissa do livro dela é muito interessante, e a capa? Melhor ainda! As respostas dela me convenceram a ler o livro, e a capa do segundo título também me chamou muito a atenção. Parabéns famosa, haha.

    Um beijo, http://umleitoramais.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
  40. Eu não conhecia essa autora mas ela foi tão fofa nas respostas, que me deu até vontade de ler o livro dela. hahahaha
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Confesso que não gosto desse tipo de livro, mas achei muito bonita a história de como ela teve o desejo de escrever despertado.beijos!

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Muito legal. Amei a entrevista. Você vai longe em garota. o/
    Beijinhos
    Tem sorteio no meu blog, participe
    vidadprincess.blogspot.com

    ResponderExcluir

  43. Oiee Linda, tudo bem ?
    Desculpa pela minha ausencia, mas andei cheia de problemas e também agora estou para mudar o Layout de meu blog e estou me organizando passando de blog em blog para ver quem me linkou e quem não. Porque estou fazendo uma limpa e queria saber se vc poderia me linkar, me seguir e curtir minha pagina do facebook. Fique sossegada que farei o mesmo pelo seu, até porque vc ja ta linkada e ja estou te seguindo. Mas se tiver pagina no face tambem soh me passar. Me avise nos comentarios por favor.


    LINDA ADOREI A ENTREVISTA, mas quero ler essa resenha do livro ai a filha da feiticeira. Fiquei interessada. Depois com mais calma passo aqui para ler sua resenha, porque agora estou correndo. hehehe

    OLHA SE VC PUDER ME LINKAR, SEGUIR E CURTIR MINHA PAGINA NO FACE AGRADEÇO POR FAVOR

    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Muito legal, a entrevista está demais ^^

    Aqui está meu blog: http://likelivros.blogspot.com.br/ Quem seguir, por favor avise nos comentários das postagens que eu sigo de volta e ainda comento nas novas publicações!

    ResponderExcluir
  45. Nossa, que legal você ter conseguido fazer uma entrevista com a autora. Quando eu gosto muito de um livro também fico tentada a saber mais sobre a pessoa que o escreveu. As perguntas estavam ótimas e a autora parece ser uma fofa. Deve ser uma recompensa maravilhosa para ela ver que o seu primeiro livro está passando pelas mãos de leitores do mundo todo.
    Beijos e parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  46. Amei a entrevista, ela perece ter uma personalidade incrível, mais ansiosa ainda para ler esse livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  47. Ai que chiiiique!! É a cara da ryqueza!
    Amei a entrevista...Gostei de saber sobre a pesquisa, fez nascer uma certa curiosidade.
    Brubs

    ResponderExcluir
  48. Oi, Luara!

    Gostei muito dessa entrevista, esse livro parece ser muito bom! Fiquei tomada pela curiosidade e resolvi participar da promoção que você colocou no ar aqui :)

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Que chique!
    fiquei com vontade de ler esse livro, adorei a ideia, vi que ta ali em "promoções" *-* vou caçar,
    bjs

    ResponderExcluir
  50. Quero muito ler A Filha da Feiticeira, mais ainda depois de saber que a Paula é muito querida. Espero que eu tenha sorte aqui na promoção do blog haha, beijos.

    ResponderExcluir
  51. Oi Luara!

    Adorei a entrevista. A autora foi super simpática. Não conhecia o livro, mas despertou minha curiosidade. Vou conferir sua resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Luara eu achei incrível a reportagem!
    Não conhecia o livro e muito menos a autora, mas curto estórias que envolvam bruxaria. São meus temas favoritos, entre muitos outros.
    Já indo pesquisar de qnto que tá o livro, pois fiquei muito interessada em conhecer essa estória.
    Resenha #83 - Não Sou Este Tipo de Garota.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  53. Eu estou querendo ler esse livro loucamente, e que tudo que você conseguiu uma entrevista com ela, muito show isso!

    ResponderExcluir
  54. Sou totalmente nulo. Me encanta o fato dela ter nascido em Gales, que inspiração deve ter aquele local! Nunca me interessei por este livro - e pouco me interesso agora. O título se faz interessante, mas tem algo avesso a minha vontade de lê-lo, ainda que o tema seja interessante.

    E Eu te entendo, Laura. Beastly é um bom livro, mas não é must read, e aí as semanas passam, e os meses, e a vontade de ler também! Difícil vida mortal!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  55. Oi Luara, tudo bem?
    Nossa, que simpática ela. Adorei a entrevista, e m,esmo não tendo lido os livros ainda, fiquei com muita vontade. Espero poder conferir em breve.
    Um grande abraço,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  56. Achei uma simpatia a autora e muito legal da parte dela dar uma entrevista, uma autora muito legal.
    Realmente crianças que crescem sozinhas vivem em seus mundinhos separados e criados..a minha foi assim, então entendo.
    Não sabia que iria ter outro livro achei que era único, beijos.

    ResponderExcluir
  57. Oieee...
    A filha da feitiçeira está anotado,a capa me conquistou..rs

    Da hora o post..

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  58. Oi Lu, que entrevista fantástica! Acho ótimo quando os autores internacionais abrem esse espaço para nós, fãs.
    Eu quero muito ler esse livro, acho que eu iria adorar, espero ter oportunidade em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  59. Oi, Lu.

    Que máximo essa entrevista! Amei as perguntas. As respostas também foram ótimas. Também acho complicado escrever mortes, eu sou muito sentimentalista. Isso é forte mesmo. Gostei demais da resposta dela sobre ser uma bruxa imortal. Ter um animal e cuidar de seus descendentes durante várias gerações seria uma grande estratégia para burlar a solidão - embora vê-los morrer poderia ser lancinante.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  60. Achei a autora bem simpática :D
    Não conhecia o livro, mas fiquei com vontade de ler, principalmente porque adoro histórias que envolvem magia.

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  61. Gostei bastante da entrevista, é sempre bom conhecer mais os autores!
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  62. adorei a entrevista,estou doida para ler esse livro. Beijos!

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  63. Nossaaaaa, deve ser um máximo conseguir uma entrevista com um autor que vc gosta! Ela foi super simpática nas respostas, amei. E ELA MORA NO PAÍS DE GALES!!!!!!! A vida dela deve ser linda <3333
    Ótima entrevista, adorei as perguntas!

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  64. Luara :)
    Como vai?
    Curti muito a entrevista (entrevista internacional,que chique *----*)

    Beijão e cuide-se
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  65. Que entrevista interessante
    Não conhecia nada da autora e nem suas obras
    Mas fiquei bem interessada

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir