26/04/2013

Resenha: A Elite

Título: A Elite
Série: A Seleção #2
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 360

A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.
ESSA RESENHA NÃO CONTÉM SPOILERS!


Esperei passar um bom tempo antes de escrever essa resenha. Eu sabia que, se a escrevesse assim que terminei de ler o livro, dariam pra vocês perceberem que eu estava vibrando a cada palavra que vocês lessem. Então se passaram dias entre digerir, aceitar o fato que o próximo livro vai demorar a ser lançado e postar essa resenha aqui. Espero estar à altura de fazer uma resenha de um livro que eu gostei tanto.

Se ainda não deu para perceber, A Elite conseguiu me ganhar, apesar dos seus defeitos. Eu tinha algumas desconfianças, porque, pela minha experiência com trilogias, os livros que ficam no meio sempre são os que mais sofrem. Não sei se os autores acham que eles só estão ali para cumprir volume ou algo desse tipo, mas eles nunca nos deixam sem fôlego. Então, por mais que eu tivesse muita expectativa, já fui preparada para uma grande decepção.

Mas o problema é: Maxon não me pertencia, para começo de convesa. Havia mais outras cinco meninas comigo – meninas com quem ele saía e cochichava coisas –, e eu não sabia o que pensar disso. (...)
E claro, havia Aspen.
Tecnicamente, ele não era mais meu namorado (...), mas quando surgiu no palácio como um dos guardas. Todos os sentimentos que eu tinha tentado deixar para trás encheram meu coração. p. 8
A continuação da série A Seleção (resenha) é um meio termo. Em algumas partes achei que a autora Kiera Cass iria decepcionar, até porque ela usa e abusa da indecisão da America (falarei mais sobre isso ao longo da resenha) e por muitas vezes, me vi cansada de toda essa dúvida. Mas, em outras partes, a gente fica desesperado para saber o que vai acontecer e isso fazia com que a leitura avançasse muito rapidamente, até mais rápido do que o primeiro livro.

Foram essas partes que tornaram o livro melhor do que eu esperava. Fiquei transtornada com o que alguns personagens fizeram e as conseqüências que assolaram todo o enredo. Vemos que Iléa pode sustentar ações não tão dignas assim e que, mesmo que você não as apóie, você é obrigado a aceitá-las. Já temos uma visão disso em O Príncipe, conto com a visão de Maxon com os eventos que antecedem A Seleção e no primeiro dia desta.

A America é muito melhor explorada em A Elite. Em A Seleção temos uma imagem muito limitada da nossa protagonista e, nesse livro, vemos uma America muito mais forte, que está pronta para encarar qualquer obstáculo que casar com um príncipe ou que casar com alguém de casta inferior possa trazer.
Mas, na verdade, quem fez o livro foram Maxon e Aspen. Vemos um lado totalmente diferente do Maxon – que continua sendo O cara pra mim – e a autora dá um espaço muito maior para que os leitores conheçam o Aspen, e com certeza ele ganhará muitas fãs. Acreditem, tem história para deixar Team Maxon e Team Aspen felizes.

Só que, essa indecisão da America irrita. Se não fossem pelos rebeldes, o livro seguiria em linha reta, com a America pensando: com qual dos dois eu fico? Tudo bem que essa é a questão central da série, mas a meu ver a autora poderia tirar um pouco o foco disso, só para não tornar a questão ainda mais cansativa. Afinal, por mais que o romance seja muito bem-vindo, o componente distópico poderia ser muito melhor aproveitado.

Era impossível; Eu tinha que escolher: Aspen ou Maxon?
Mas como me decidir entre duas boas opções? Como decidir se qualquer escolha deixaria parte de mim destruída? Me consolei com o pensamento de que ainda tinha tempo. Eu ainda tinha tempo. p. 38
Mas, apesar desses defeitos, eu li A Elite em questão de horas de tão ansiosa que eu estava. E, com aquele final (só quem fala comigo todo dia sabe o quanto eu surtei com aquele final), eu só posso dizer uma coisa: o próximo livro é mais do que esperado, ainda mais para quem compartilha das minhas expectativas (vou deixar vocês curiosos sobre isso). 

Infelizmente The One, último livro da trilogia, só deve sair em abril de 2014, deixando várias leitores roendo as unhas de tanta expectativa. Se você ainda não começou a ler, não tem desculpa: um ano é tempo suficiente para você ler A Seleção e A Elite e se apaixonar por essa história! 

45 comentários:

  1. Pode acreditar, nunca tinha lido resenha de A Seleção, então resolvi olhar A Elite, para ver como era. E deve ser muito bom, Fiquei curiosa com quem o príncipe fica.

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa distopia, a elite livro perfeito assim como a seleção.

    ResponderExcluir
  3. sério que vai sair só em 2014??? meu deus!!!
    eu ainda não li nem A Seleção, mas amanha é meu aniversário e já pedi para meio mundo me dar ele de presente! hahahaha
    espero ganhar para ler logo, pois estou muito curiosa...

    ResponderExcluir
  4. Lu, primeiramente, esses livros são lindos! *-* Fiquei interessada na trilogia após as várias resenhas que li de A SELEÇÃO. Essa é a primeira de A ELITE que confiro, e estou bastante satisfeita em saber que a qualidade da trama permanece. Me faz querer muito conferir a história, porque de fato desanima muito você lê algo bom, mas que acaba perdendo o foco no livro seguinte.

    Resenha fantástica! Adorei.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ansiosa para ler A Elite, assim que o tiver em mãos vou devorá-lo. Em A Seleção [livro que amei] já percebi que o foco seria no romance,mas achei que a distopia - se bem trabalhada - poderia ser um grande ponto a favor da perenidade do livro, infelizmente, pela sua resenha Lu vejo que a Kiera negligenciou mais uma vez o grande potencial da distopia. Seria fascinante se ela trabalhasse o romance e a história da distopia que envolve todos os tipos de envolvimento: político, filosófico e psicológico. A unica distopia - que li até agora - que conseguiu esse feito foi Jogos Vorazes - trabalhou o romance e a distopia mesmo.
    Contudo, minha euforia por A Elite continua enorme e eu sou dessas romanticas e que gostam de contos de fadas, para mim A Elitenão é um conto de fadas distopico.
    Nos contos de fadas tudo gira em torno do romance embora podemos questionar sobre o reino o poder e essas coisas, A seria [ou trilogia?] A Seleção é exatamente isso: um conto de fadas onde temos o cenário distópico e na maioria das vezes nós faremos nossas próprias suposições.

    Abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  6. Oie Lu! Hummm... morro de vontade de ler essa trilogia, porém ainda não tive oportunidades. Adoro uma boa distopia, e acredito que a mistura com o romance fique ótimo, mas eu provavelmente me irritaria com a America.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Olá :)
    Como vai?

    Eu não li o primeiro livro :O
    Mas pela sua resenha e pelas capas (que são muito perfeitas)
    Eu adicionei o livro a minha lista :)

    Beijos e tenha um excelente final de semana

    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler A seleção, mas parece que em A Elite a America perde um pouco da personalidade que tinha no primeiro livro...
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  9. Luara, tudo bem?
    Ainda não li A Seleção, mas tenho muita vontade.
    No entanto, como vc já contou que o próximo só sai ano que vem, então vou esperar que saia, para que eu possa ler todos juntos. Odeio ficar esperando por continuações de livros e filmes.

    Mas estou muito curiosa, pelo que vc diz na sua resenha, o livro parece ser bem legal.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler A seleção, ainda mais com esse lançando. Não li sua resenha toda porque não quero spoilers mais estou bem curiosa!

    Beijos
    http://www.sonhandocomlivros.com/

    ResponderExcluir
  11. Sou dessas pessoas que ignoravam as propagandas de blogs no skoob, mas depois de conhecer o blog de vocês! vou dar mais o meu devido valor, parabéns pela organização do blog, e pelas resenhas principalmente!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Luara!
    Adorei a resenha, você conseguiu se controlar (e não vibrar tanto, como você disse) e conseguiu passar bem direitinho tudo que achou do livro!
    Eu li A seleção mais ou menos no início desse ano e amei! Terminei A seleção morrendo por ter que esperar por mais um tempo para o lançamento de A Elite e mais ainda para conseguir comprá-lo! hehe
    Fico muito feliz que o livro tenha ficado melhor ainda que o primeiro. Pelo que pudi perceber na sua e em outras resenhas que eu li, nesse segundo volume eles explorão um pouco mais sobre os rebeldes, o que achei ótimo já que não consegui entender muito no primeiro livro, o que eles realmente queriam.
    Não vejo a hora de ler A Elite, e ficar mais Team Maxon ainda! hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  13. Sua resenha foi a que eu mais gostei até agora! Ainda não li A Elite, mas sei que vou surtar do mesmo jeito que você quando ler e shippar Maxon e America ainda mais! hahah <3

    ResponderExcluir
  14. Faz algum tempo que quero ler A Seleção - apenas para ter certeza de que valeria a pena depois de tantas resenhas positivas. A ideia de criar um "conto de fadas distópico" foi um tanto difícil de digeri quando ouvi falar do livro pela primeira vez. Até porque me parece que a autora usa e abusa do triângulo amoroso - e desde Crepúsculo não tenho mais paciência para isso... -_- Apesar de tudo, acredito que Kiera Cass tenha um bom terreno a explorar na estória e espero não me desapontar. Ótima resenha! =D

    Abraço
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu!!! Quero muitooo ler esse livro!!!
    Tua resenha ficou ótima e eu fiquei mais empolgada ainda pra ler!
    Com certeza também vou me irritar com America, já estou até vendo, hehehe.
    Mas quero muito ler ele!
    Beijooos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  16. Estou louca pra ler esse livro,
    embora não tenha lido nem o primeiro.. sou apaixonada pelo enredo e pelas capas perfeitas.
    Parabéns pela resenha.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Apenas em êxtase com sua resenha. Eu não estou me contendo de vontade de ler essa série, mas infelizmente não tive a oportunidade. Acredito que ela seja uma ótima distopia, mesmo que não tenha trato tanto as revoltas e a distopia em si, como li em várias resenhas. Mesmo assim, estou com muita vontade de ler ele *-*
    Beijinhos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  18. Oii.. adorei a sua resenha, estou louca para ler A Elite, não vejo a hora do meu livro chegar.
    Parabéns pela resenha!
    Beijoos ;*

    Leitora Online - Mariana
    leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu! America me decepcionou bastante neste livro, eu que adorei sua atuação no primeiro livro, senti falta da energia e força neste aqui. Sua indecisão é irritante mesmo, mas pelo menos temos tantos acontecimentos paralelos, que compensa. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Adorei sua resenha, nunca tinha lido nenhuma sobre esse livro :x
    Não li o primeiro ainda, mas parecem ser bons, vou adicionar a minha lista !
    Beijos.

    Capricornizando

    ResponderExcluir
  21. Oi, Lu!!!
    Confesso que minha ansiedade ora aumenta, ora abaixa, para ler A Elite!
    Quero saber mais sobre Maxon/Aspen e decidir de qual lado estou rsrsrs
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. As capas dessa série são lindas. Fico meio assim para começar a ler, porque o terceiro volume só chega ano que vem :(

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  23. Confesso que descobrir que a indecisão da personagem é muito explorada me desanima um pouco, não tenho muita paciência com isso D: Mas, sabendo que você gostou tanto do livro, não me desanimei de lê-lo (na verdade, preciso ler A Seleção primeiro hahaha).

    Beijos
    Mariana | http://www.semquerermeintrometer.com

    ResponderExcluir
  24. Lu adorei sua resenha e como confio muito na sua opinião, vou investir nessa serie mais na frente quando estiver toda lançada pq ainda tenho outras serie para terminar. Bom saber em que investir. Valeu pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  25. Parece ser boa esta continuação. E o problema da indecisão deve ser pra irritar mesmo. Escolher entre 2 coisas boas, não é pra qualquer um. Pra mim fica difícil falar desta série porque não li o primeiro, mas assim que começar a lê-la, eu opino melhor!

    Aproveito para avisar que a pesquisa sobre o leitor está aberta, será um prazer se respondê-la.
    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Responda nossa pesquisa sobre o perfil do leitor:
    Pesquisa sobre o Leitor
    Blog: Liste & Realize

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li o primeiro livro da série
    Mas estou com muita vontade

    Gostaria de te pedir uma dica
    Estou interessada em fazer parceria com algum site de esmaltes,
    Mas não sei nem por onde começar, poderia me ajudar?

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Bom quando um livro vai além das nossas expectativas, né?! Esse série me chama bastante a atenção, mas ainda não comecei a ler.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  28. Adorei, deve ser muito bom mesmo. Retribuindo sempre a sua visita, se me seguir eu sigo de volta e comento em todas as suas postagens, minha parceria é verdadeira! Sucessos com seu blog (:
    http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Luara!
    Vim te visitar. Vejo vc sempre no grupo do Face do LV e vi seu comentario no blog da Michelle, O Resumo da Opera (que eu tbe adoro!)
    Estou doida para ler esta trilogia, eu e minha filha.
    Depois dos seus posts, vou correndo comprar.
    Querida, em maio começarei uma blogagem coletiva no blog e gostaria muito de contar com sua participação tbe.
    Durante o mês entrarei em contato para explicar melhor, tomara que vc tope!
    Bjks mil e um otimo dia

    blogdaclauo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Ainda não li o primeiro livro da série, mas vontade de não me falta, as capas são a coisa mais diva do mundo (sou fanática por capas rs). Adorei a resenha, muito bem escrita! Espero que em breve eu consiga ler essa série, me pareceu ser muito boa.

    ResponderExcluir
  31. Que bom que você esperou para fazer a resenha, nem deu pra perceber o quanto você gostou hehehehhe. Quero muito ler esse livro, não vejo a hora de comprar. Maxon sempre.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Apesar dos defeitos, A Seleção também conseguiu me ganhar. Ain, que bom que você continua gostando do Maxon *----* Eu sou Team Maxon, mas estou realmente com muito medo, pois já vi várias pessoas comentando que ele está chato nesse livro e tal, e estou com medo de achar isso também quando eu for ler ):

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Lu.
    Eu nem li essa série ainda, mas pelas resenhas positivas que tenho visto ultimamente estou sentindo necessidade de ler. Mas acho que vou esperar mais um pouco, o terceiro está tão longe de ser lançado, não quero me descabelar.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  34. Olá, Lu!
    Eu ainda não li A Seleção, mas está em minha meta de leitura, é muito bom saber que a leitura do segundo livro é melhor.
    beijos

    ResponderExcluir
  35. Luara, concordo com você, a Kiera Cass abusou da indecisão da America, e isso foi me irritando profundamente ao longo do livro. Eu, que não dava nada pela série quando a vi pela primeira vez agora fico ansioso pelo desfecho, torcendo muito para que no último livro os rebeldes tenham um papel decisivo e digam para que vieram - será que chegam, desde o primeiro que "estão chegando"... - e que seja algo útil para lidar com a sociedade deturpada que o reino possui.

    Acho que estamos mais ou menos na mesma "vibe" com a série. O difícil agora será, depois de ler os dois livros quase que em sequência, aguardar um ano inteiro.

    ResponderExcluir
  36. Amei demais "A seleção" e estou louca pra ler "A elite", meu exemplar chegou esta semana. Mas estou terminando "Insurgente" primeiro. Adorei sua resenha! *---*

    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Estou louca para ler esses livros :(( ainda não tive a oportunidade de ler, mas estão em minhas metas! Amei a resenha! *-*

    ResponderExcluir
  38. Não li A seleção ainda, mas em breve ele vai entrar pra minha listinha. Pela sua resenha dá pra ver que a leitura foi ótima, imagino a sua ansiedade pro próximo livro.

    Ah, já estou te seguindo, pode seguir de volta?

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. li esse livro hoje e quase morri de frustração.
    vou relatar agora a baixo minha reação enquanto lia. essas mensagens eu escrevi para minha prima de madrugada.

    ....

    o deus
    ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    vontade de gritar do inferno
    raiva do maxon
    raiva da amerixa
    america
    srsrrs amerixa
    srsrsr
    raiva do aspen(até ai nada mudou)
    pena do maxon
    pena da ámerica
    pena da marlee
    compaixão pelo maxon
    amor pelo maxo
    raiva pelo maxon
    dó dá america
    apoiando a america(mesmo ela sendo muito loka)
    chorando pelo lançamento do próximo
    e amando a kiera
    pq ela com certeza é uma das melhores autoras q eu já vi
    se cagarem a história dos livros com um seriado de bosta
    vai ter mais terrorismo do q já costuma ter lá
    Nos eua caso não tenha entendido
    pq a culpa vai ser da emisora de merda
    q só aprova projeto de bosta

    ...

    acho q isso define um pouco a doida q eu sou, deveria ter vergonha de comentar minha esquisitices, mas fazer o q sou loka e não ligo. rsrsrs

    ResponderExcluir
  40. Essa foi a melhor resenha de A Elite que li até agora, parabéns! É muito difícil resenhar um livro que faz parte de série sem spoiler. Principalmente se você tiver gostado muito desse livro. Mas você conseguiu!!!
    Eu tô morrendo pra ler A Elite porque preciso de mais Maxon na minha vida, hahaha. Mas ao mesmo tempo não quero ler porque vai demorar séculos pra lançar o próximo. Ó dúvida cruel!

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  41. Estou louca para ler este livro, mas tenho tantos na fila...
    O lado bom é que quando eu for ler, já vai ter lançado o 3º livro da série, penso eu.
    Estou muito ansiosaaa.

    ResponderExcluir
  42. To mto curiosa pra ler essa serie, tenho q ler A Seleção antes

    ResponderExcluir
  43. Ai como eu tô querendo esse livroooo!! A resenha me deixou com mais vontade ainda de tê-lo em minhas mãos kkkkkkkkkkkkkkk :))

    ResponderExcluir
  44. A Seleção tem uma capa legal e a história parece ser maneira, agora lendo sua resenha da sequência me deu mais vontade de ler. UEHEUHUEH

    ResponderExcluir
  45. Ando bem curiosa para ler essa continuação, mas ao mesmo tempo com medo. Ando lendo muitas opiniões divergentes umas com as outras... não sei, terei que tirar minhas próprias conclusões lendo, é o jeito... hehehe.

    ResponderExcluir