08/05/2013

Resenha: Canção do Mar

Título: Canção do Mar
Autora: Amanda Hocking
Série: Watersong #2
Editora: Planeta
Páginas: 208
Harper só quer uma vida segura e normal. Mas quando sua jovem irmã Gemma foge com um bando de garotas bonitas e perigosas, Penn, Thea, e Lexi, tudo muda. Jurando conseguir sua irmã de volta, Harper deve encarar perigos que jamais experimentou. Felizmente, ela tem Daniel do seu lado, um deslumbrante garoto que está ajudando em sua busca e é imune aos poderes sombrios das garotas. Enquanto Harper procura sua irmã, Gemma se esforça para se ajustar a sua nova vida. Seus poderes estão crescendo mais a cada dia, e quanto mais tempo vive com suas novas “irmãs”, mais difícil é resistir ao seu mágico mundo. É um reino tanto sombrio quanto bonito, onde ela é atormentada por uma estranha fome e necessidades indizíveis. Justo quando ela está afastando-se de sua antiga vida, Harper e Daniel a encontram… mas ninguém pode negar o quanto ela mudou. Tudo o que ela quer é voltar para sua família e seu mundo mortal, mas como ela poderá fazer isso quando ela se tornou algo totalmente diferente — e será que eles ainda a amarão quando descobrirem a verdade?

PODE CONTER SPOILERS DO PRIMEIRO VOLUME - Despertar

Por meio desta, eu confesso (quem entender a referência literária coloque nos comentários!): eu juro que tentei. Despertar (resenha), o primeiro livro da série Watersong não foi um livro que eu gostei, mas, por ser um livro introdutório, pensei que a sequência fosse melhor. Mas infelizmente, por mais que eu estivesse sem nenhuma expectativa, Canção do Mar foi ainda pior, quebrando toda a corrente de livros bons que eu vinha lendo.

Após a decepção que eu tive com Despertar, fiquei naquela situação: será que eu leio a continuação? Em minhas experiências, algumas séries conseguiram me ganhar só no segundo livro (já que em séries os primeiros costumam ser mais introdutórios) e, como eu vi algumas pessoas falando bem, resolvi dar uma chance. Só que, assim que comecei a ler os primeiros capítulos, eu percebi que não seria lá como eu esperava.

Para Harper, era quase impossível compreender o que havia acontecido. Quando Alex recuperou os sentidos, tinha certeza de que tudo aquilo de que se lembrava era um sonho bizarro causado pela pancada na cabeça. No entanto, Harper e Daniel foram obrigados a contar a ele que era tudo verdade. Os monstros eram reais e Gemma tinha desaparecido. p. 7
O grande problema é que Canção do Mar não sai do lugar. É um livro que está ali como se fosse para “fazer volume”, não para realmente dar outro rumo ou alguma agitação para a série. O livro segue em linha reta, sem nenhuma ação ou acontecimento novo até as últimas páginas, quando a ação finalmente acontece. A autora, Amanda Hocking, fica dando voltas e voltas em torno da mesma coisa e não sai do lugar.

Quando finalmente o livro saiu do lugar, ele já estava bem no final. Ou seja, foram cinco páginas que tentaram salvar o resto, uma vez que o livro todo parecia sem rumo. Mas mesmo assim, foi uma tentativa falha. Os acontecimentos não foram bem conduzidos, tornado o final totalmente previsível e sem graça.

A única coisa que eu realmente estava empolgada era com a perspectiva de o foco ir para outros personagens, já que o primeiro livro só ficava na Gemma, mas essa mudança não foi tão proveitosa. Personagens que eu achava legais, como a Harper e o Daniel, apesar de serem mais bem explorados, ficaram chatos ao passar do livro, justamente por causa do enredo lento e cansativo.

Outra coisa que eu tenho que ressaltar é que a autora poderia ter explorado diversas partes da mitologia das sirenas e não conseguiu fazer isso com êxito. Ela simplesmente jogou esse assunto para outros personagens, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo, e deixou por isso. Não teve aquele gosto de descoberta por parte de ninguém. Por mim essa parte seria totalmente diferente.

Esta era a pior parte. Tudo o que havia acontecido nos últimos dias tinha sido horrível, mas o marulho tornava impossível pensar ou descansar. Ele assombrava os sonhos dela e a mantinha acordada ao longo da noite, de um modo que fazia com que ela não conseguisse se sentir à vontade na própria pele.
Gema queria rastejar para fora do seu corpo, mas não podia. p. 25
Mas algo que eu não tenho a reclamar é o trabalho da Editora Planeta nesse livro. A diagramação continua tão linda quanto a de Despertar, com as primeiras páginas de cada capítulo diagramadas para se parecem com ondas do mar. Queria ter tirado foto para colocar na resenha, mas estou sem câmera (tentarei atualizar em breve com fotos). E eu adoro a capa! Não tem brilhos como o primeiro livro, mas ainda assim é linda!

Infelizmente, vou ter que dizer para vocês: abandonei a série Watersong. A autora tinha algo muito promissor em mãos, mas não conseguiu atingir um ponto em que me conquistasse.
Se você leu Despertar e gostou, sugiro que você leia esse livro sim! Afinal, assim como eu não gostei do primeiro e muita gente gostou, esse pode te encantar. Mas se você não gostou, não vale a pena insistir. Agora, se você ainda não começou, tente pelo menos o primeiro livro. Ele ditará sua experiência com os próximos. 

48 comentários:

  1. Eu abandonei a série Watersong no primeiro volume, a Gemma é um porre, muito chata, muito sem noção, os personagens e os diálogos muito sem sal. Um completo desastre! E tive a mesma perspectiva que você, achei que o segundo volume pudesse explorar os outros personagens e assim a série pudesse "andar". Infelizmente isso acontece, infelizmente mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler o primeiro mais porque gosto de livros sobrenaturais e ele é relativamente fino, mas não tô com muita pressa pra ler. Não cheguei a ler muitas resenhas sobre ele, mas lembro que em uma das livrarias que trabalhei, esse livro era um encalhe que só vendo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Luara! Já li Despertar e curti bastante. Estou ansiosa para ler Canção do Mar e espero não me decepcionar. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Esa brincando que é tão ruim??? Eu li o primeiro e achei simpático e comprei o segundo em uma promoção, esta na minha pilha de leitura.

    Agora vc me desanimou rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Luara,
    Pena que o livro não foi bom, eu agora fiquei com o pé atras, porque eu sou doida para ler os livros da autora, pelo que eu vi lá "fora", ela é bem conhecida..
    Bom, talvez não começe a ler por está série..
    Não gosto muito de livros previsível..
    Adorei ler sua resenha e agora já sei o que esperar desta série..


    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa Lu, é sério que foi tão ruim assim? Eu deixei o primeiro de lado depois de tantas resenhas negativas, agora ao saber seu ponto de vista do segundo, fiquei mais desanimada, é uma pena mesmo, mas você tentou. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Lu.... não vou ler !! ihihihihihi que maldade né!
    eu tinha gostado +/- do despertar.... mas como vc achei que a sequencia ia ser melhor, já estava na minha lista e ia comprar logo... agora ja vou lá tirar! não to afim de perder tempo!
    Mas sinto muita pena, porque a historia é legal... mas o Despertar ficou muito chato.. :P Pena mesmo!
    bjooo

    ResponderExcluir
  8. Oi Luara, tudo bom?
    Nossa, a capa é linda, mas eu odeio livro que fica revirando e revirando e não chega logo ao ponto sabe?
    Pensei ser uma série boa, apesar de ter achado a sinopse bem clichê, mas sua resenha jogou uma água fria em mim.
    Se já não pensava em ler antes, agora então HAHAAH
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, e depois da sua resenha e de alguns comentários aqui confesso que não me animei a conhecer, talvez eu o leia caso ganhe ou alguém me empreste caso contrário não lerei.

    Delmara | Sou Bibliófila

    ResponderExcluir
  10. Oi,Lu!
    Eu já tinha o meu pé meio atrás em relação a essa série devido à várias críticas negativas a respeito do primeiro volume. Depois de sua confirmação não tenho dúvidas. Não rola nem se eles estiverem a 10,00 no Sub. Livro pra encher linguiça..tô fora!
    Excelente resenha...como sempre!

    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ang... Estou com "Despertar" aqui para ler, estou receoso agora. =/
    Vou torcer para que a estória me agrade, ao menos. Ótima resenha!

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  12. Olha, pra começo eu já tinha achado a sinopse bem clichê. Agora, depois de ter visto tantas opiniões negativas é que não leio mesmo esses livros. Adorei a resenha, Luara.

    Beijos!!
    Brenda
    http://thebutterbeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, odeio livros que nos deixam vagando querendo abandonar o livro, eu estava lendo as cinzas do norte mais mão gostei agora estou lendo A Passagem que é bem melhor.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Se tem uma coisa que não gosto também são livros que não saem do lugar. Isso aconteceu com Uma Questão de Confiança, eita livro ruim.
    :(


    beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre essa série, então não conheço o enredo, mas fiquei tentada a ler Despertar, para ter minha própria opinião.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. tbm achei um livro muuuuito mal trabalhado, bom que nem arrisco comprar o segundo ;s oaioi

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu, eu ainda não li nenhum dos livos dessa série.
    Mas as opiniões que leio sobre eles são variadas. Confesso que tenho certo trauma com livros de sereias. Não sei se um dia vou ler.

    Beijokas

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  18. Oi! Eu sou meio assim com séries porque sinto uma pressão (minha) para ler todos os livros, então né. Histórias de sereias não me chamam a atenção, gosto mais de personagens humanos mesmo kkk
    Ótima resenha ;)

    tanaminhaestante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ai mulher, acabei de comprar o primeiro livro da série, agora fiquei com medinho,rsrs.
    Amei a sinceridade da resenha! AMO muito isso!!
    Mesmo assim vou ler o primeiro e vamos ver no que dá!!

    Bjkas


    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!, belo blog amei, sucesso, Deus seja contigo,
    já estou te seguindo, OBRIGADO PELA VISITA.
    Curta e participe do meu blog e fan page
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ah Larua.. Admito que não li o post com medo dos spoilers, rs.
    Quero muito ler esta série :)

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oii.. ;D

    Nossa, não conhecia os livros.. Mas dps dessa resenha e dos comentários, nem me interresei muito não!! Rs'

    P.S: Retribuindo sua visita, já estou seguindo seu blog, simplesmente adorei.. *-* kkk'
    Muito bonito e com ótimo conteúdo, concerteza voltarei mais vezes!!


    Beijãooo'
    meumundo-aqui.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Luara!

    Perdi a vontade de ler esse livro - na verdade o primeiro - quando li comentários ruins sobre.

    Não sei, a capa é uma graça, dos dois - e isso conta muito pra mim - mas a história, os trechos que eu li, não me fizeram ficar com vontade de ler, mas quem sabe um dia, né?

    Gostei da resenha, mesmo não gostando do livro você falou sobre ele, explicou direitinho o porque de não ter gostado, gosto disso!

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary
    @literaturediary

    ResponderExcluir
  24. Bem, como pretendo um dia ler Despertar, acabei procurando a resenha do primeiro livro para saber o que achou. Mas quando li o último paragrafo dessa resenha, fiquei meio desanimada de começar a série. É muito triste quando um autor não sabe aproveitar a trama que tem nas mãos... :\

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  25. Hey *-*
    Sabe eu não gostei nadinha de Despertar. Fiquei tão decepcionada com o livro, já imaginei que esse seria ruim, teria que acontecer um milagre para a historia melhorar ;x
    Mas eu ainda penso em ler esse, principalmente porq odeio deixar series inacabadas. E bom, é um livro de capa muito linda para se ter na estante rs

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  26. Estava louca para ler a série...agora não tenho mais certeza,mas vou dar uma chance não é?
    estou com despertar para ler,mas vou deixar por ultimo.
    Não gostei de saber que fica girando sempre o assunto,mas Amanda pode até melhorar lá para o final.
    bjus
    Tamires C.
    blog- De tudo e um pouco

    ResponderExcluir
  27. Aiiii Luara que pena que você não gostou e está desistindo da série. =/
    Eu comprei o primeiro livro, mas ainda não comecei a ler e achei que a série era boa, mas já vi que a maioria das resenhas foi negativa tanto do primeiro quanto do segundo. Mas sua resenha foi muito sincera e me deu uma boa ideia do que não esperar, obrigado.
    Ótima resenha (:

    Beijão!
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Que lindo o seu blog!
    Volta e meia fico caçando livros legais pra ler, é bom contermos tudo em um lugar só! :)

    Estou te seguindo!
    Beijinhos!

    http://www.christinacorrea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Poxa, que pena. É uma série que me dava esperanças de ser boa. Eu até que gostei de Despertar, achei sinistro e esperava um desenrolar legal. Pelo visto não vai rolar, ne? Ainda assim quero tirar minhas próprias conclusões.

    Por meio desta, eu confesso: adoro a série da Sociedade Secreta e shippei Amy e P-jamie desde o início. (É esta a referência? rs)

    :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Luara.
    Na verdade eu nunca tive interesse em ler essa série, e agora que eu li essa resenha menos ainda.
    Amei sua sinceridade na resenha.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  31. Só pelo nome já dá uma calma sabia??
    Adorei conhecer esse livro.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  32. Nossa amei, vou ir atrás desse livro !

    parabéns pelo seu blog, eu amei aqui, amei sua criatividade, seu modo de falar com os leitores, a forma que você usa nas postagens, o design e etc, eu realmente curti e vou voltar aqui sempre ! Obrigada por ter criado . Parabéns novamente e já estou seguindo ((: Parabéns !!
    http://dezesseteetantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Nunca ouvi falar desse livro, mas parece ser muito bom.
    Gostei bastante da sua resenha.
    A capa desse livro, me lembrou um pouco Julieta Imortal srsrs

    Bjos,
    faabiola_karina
    Blog Gota d'explosão

    ResponderExcluir
  34. Oi, Luara!
    Eu já nem lamento o abandono porque essa Amanda não parece boa autora, pelo que dizem rsrs
    Eu não tenho vontade nenhuma de ler nada dela.
    O novo da Rocco, Trocada, segue a mesma linha ruim!
    Ainda bem que nao gastei meu precioso dinheirinho com os livros dela!
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi Luara, tudo bem?
    Bem, depois de ler as duas resenhas, confesso que minha vontade de ler essa série é praticamente negativa. Mas quem sabe, quando não estiver tão atolada, eu invista ni primeiro pra tirar a prova.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  36. So de olhar a capa não me interessei, e agora muito menos kkkk

    ResponderExcluir
  37. Eu me recusei a leeeer. Estou louca atrás de despertar e não quero saber antes da hora kkkkkkkk mas nossa a capa de Despertar é mais bonita :D

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  38. Oie, não conhecia este livro,
    esta foi a primeira resenha que leio.
    Até que gostei da narrativa e dos rumos.
    bjs

    http://loveebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Não conhecia o livro, mas não sei se me interessei muito não >< rs Talvez se ele aparecer na minha frente, qualquer dia desses em que eu possa tê-lo, eu o leia '-'

    Beijos ><

    ResponderExcluir
  40. Oiie, eu também fui obrigada a abandonar a série e me desapontei demais com a escrita da Amanda, tentei ler Trocada e não me conquistou.
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. fico com um pézão atrás com esses livros...
    »»» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  42. OI Luara!

    Normal acontece..tem tantos livros que eu gostei e o povo não e vice versa rs..Tenho um pouco de curiosidade em ler, mas o pior é que ainda sim, despertar não me fez correr pra ler, é aquela curiosidade leve. Agora tem um livro da amanda que eu quero muito ler, deu branco, mas acho que é Trocada, nem sei, é um da capa vermelha, só que eu espero que essa minha vontade de ler não seja só pela capa rsrs..

    Beijos
    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  43. Oi, Luara!
    Então, cadê botão de assinar embaixo?
    Eu concordo com TUDO que você disse, minha leitura foi a mesma experiência. Acho que a série tem muito potencial, mas a autora não consegue explorar, fica só enchendo páginas e páginas. Pelo menos é um livro que flui bem, é rápido. Quando sair os próximos volumes, provavelmente vou ler, só abandono se acho a série MUITO ruim...
    Beijinhos ♥
    Joana - www.poderosasegirlies.com.br

    ResponderExcluir
  44. Olá
    Ainda não comecei essa série e nem tenho muita vontade no momento...
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. Oi Lu! Sinceramente, eu já não tinha qualquer interesse com essa série, ainda mais agora. Desde quando li a primeira resenha (quando realmente fui conhecer o livro)não gostei muito dele em si. Porém, não posso julgar, sendo que não li, apesar de também não ter pretensão de fazê-lo.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  46. Ei Luara tudo bom?
    Te indiquei numa Tag, dá uma olhadinha xD
    http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/2013/05/tag-10-temas-e-10-livros.html

    Gabriel.

    ResponderExcluir
  47. Luara confio muito na sua opinião e confesso que estou bem triste com essa série, ela tinha tudo para ser um sucesso, além de ser um historia mais desenvolvida e um livro com mais páginas. Como li o primeiro e achei ele bonzinho vou tentar esse, mas como vc falou que ele nao é nada demais vou colocar ele no final da lista de desejos, tenho outras prioridades agora. Bjos e obrigada por mais essa dica!!!!!

    ResponderExcluir
  48. Olá Luara,

    Não conhecia esse livro, mas ele não me chamou muito a atenção e a sua resenha me confirma isso....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir