05/05/2013

Resenha: Garotos, garotas e outros materiais explosivos

Título: Garotos, garotas e outros materiais explosivos
Autora: Rosaling Wiseman
Editora: Galera
Páginas: 320

Rosalind Wiseman mergulha no mundo das garotas e analisa tudo o que diz respeito à adolescência - da relação das jovens com a fofoca e os namorados até as panelinhas típicas dessa fase. Um romance divertido e inovador sobre amizade, traição e o que os jovens são capazes de fazer para se sentirem aceitos. Enquanto navega entre as difíceis águas do oceano estudantil - nerds, esportistas, populares -, Charlie Healey aprende cada vez mais sobre si mesma, o que é certo e o que é errado. 


Vocês já leram algum livro sem ter a mínima noção do que ele se trata? Foi isso o que aconteceu comigo em Garotos, garotas e outros materiais explosivos. Não tinha base alguma sobre o que ele se tratava e talvez isso tenha sido a melhor coisa que fiz. Peguei o livro sem nenhuma expectativa e o enredo mediano me encantou exatamente por causa disso.

Charlie (apelido de Charlotte) acaba de entrar para uma escola nova. Isso era tudo o que ela queria e quando finalmente consegue, ela acaba reencontrando pessoas que jamais esperaria. É através da visão de Charlie que conhecemos vários dilemas que cercam a vida de um adolescente no Ensino Médio: preconceito, intrigas, aulas e é claro, romance.

E se eu tivesse entrado nesta escola, pela qual esperei meses, e de alguma forma acabasse fazendo amizade com garotas que odiava? E se eu tivesse perdido a habilidade de saber quem era genuinamente um ser humano decente e quem era um pesadelo? Pode ser difícil distinguir, às vezes.
Mas aqui estava meu começo do zero. p. 19
Como eu disse, fiquei encantada com Garotos, garotas e outros materiais explosivos. Eu sempre gostei de livros mais leves, que envolvam high school – ou o famoso Ensino Médio – e não vejo nada de errado nesse gênero. Eles sempre me curam daquela temida ressaca literária e sempre são uma leitura gostosa. Só que, por eu não saber nada sobre o livro além da sinopse, eu não sabia o que esperar. E felizmente ele me agradou.

O enredo não tem nada de original: uma garota entrando em uma nova escola, conhecendo um mundo totalmente diferente, romances acontecem e o que mais tem é fofoca e intriga. Mas, querendo ou não, esses são elementos que, quando unidos, conseguem formar uma boa trama. E foi isso que Rosaling Wiseman conseguiu fazer: uma história repleta de dramas adolescentes que envolve qualquer um que se deixe levar e que é capaz de arrancar boas risadas do leitor.

Apesar de os personagens agradarem, você não desenvolve nenhuma relação especial com eles. É claro que você torce para que alguns se deem mal e para que outros consigam o que querem, mas você não tem uma ligação particular com nenhum deles. Charlie é uma garota determinada, apesar de sofrer com seus dramas, e nisso a autora consegue fazer com maestria com que garotas de 13, 14 anos se identifiquem com a protagonista. Os personagens secundários também não deixam a desejar, sendo eles o principal motivo das risadas.

Mas vamos aos fatos: eu só fui descobrir que o livro era da mesma autora de Meninas Malvadas no final do livro. Imaginem a minha cara ao descobrir? Para quem não sabe Meninas Malvadas já virou até um filme estrelado pela Lindsay Lohan, Rachel McAdams e Amanda Seyfried em 2004. Fiquei mais empolgada ainda para ler essa outra obra da autora, que, apesar de não ser ficcional que nem Garotos, garotas e outros materiais explosivos, parece ser uma leitura interessante para quem quer se aprofundar ainda mais nesse mundo dos adolescentes.

Se precisei de mais motivação para ser escritora enquanto crescia, ter pessoas gostando do que eu escrevia era o que faltava. (...) Mas, em pouco tempo, o que eu pensava sobre escrever, sobre Lauren ou sobre qualquer outra coisa tinha deixado de importar, porque, repentinamente, estava enterrada sob uma avalanche de trabalhos e provas. Sério, como se espera que alguém seja inteligente em cinco assuntos simultâneos? Quer dizer, por que temos de ser tão equilibrados? O que exatamente é tão bom nisso? p. 180
Se você não tem seus 13, 14 anos mais, uma coisa é certa: esse livro vai te trazer uma baita nostalgia, porém você não vai conseguir aproveitar o máximo que a leitura tem a oferecer e pode até achar o livro infantil. Mas, se você ainda está nessa faixa de idade e gosta de livros nesse estilo, você vai ter uma leitura muito proveitosa e vai curtir bastante.

Então, é aquilo: não é um livro que vai mudar sua vida, mas com certeza vai te deixar entretido por algumas horas, especialmente se você não tiver nenhuma expectativa em relação a ele. É aquela leitura gostosa que te acompanha naqueles momentos que você não quer se arriscar ou não está realmente afim de uma temática mais densa. Se você estiver precisando de um livro assim, vai por mim, esse vale a pena. 

47 comentários:

  1. Oi Lu,
    Ah, eu gosto desses juvenis bobinhos de vez em quando. Lógico que prefiro quando autor consegue envolver mais, trazer mais aspectos inovadores. Alguns juvenis são tão bons que independem de faixa etária, por exemplo. Mas esses colegiais geralmente são uma boa escolha quando a gente não quer algo muito profundo mesmo kkkk Parece ser divertido e me relembrou alguns seriados que eu assistia quando era criança na Nickelodeon.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. eu gosto deste tipo de livro, hehe, adorei a capa!! *-*

    ResponderExcluir
  3. as vezes é bem melhor pegar um livro sem saber nada sobre ele e sem ter expectativa nenhuma, do que pegar, por exemplo, um que todo mundo está falando bem... eu sempre me decepciono quando isso acontece :(
    não conhecia também nada sobre este livro, mas só esse título dele já é bem atrativo :P

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica, lerei *-*
    Leio tanto quanto respiro, sério, mas de vez em quando é bom mudar um pouco os ares certo? rs
    Livro de temática high school sempre é uma boa pedida mesmo, quando quero fugir da seriedade da literatura mais "sério" resgato meus livros do Ivan Jaff da estante e me perco nesses dramas adolescentes tão gostosos de ler <3
    Não sei se já o conhece, mas super recomendo *-*
    Amei o blog, já to seguindo

    Beijos ♥
    http://jasmim-com-mel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Acho que nunca li um livro sem saber nada sobre ele, e eu também adoro livros com o tema de high school, adoro de montão mesmo hehe
    Esse meninas malvadas eu já vi o filme e nem sabia que tinha livro, eu adorei saber isso..
    Agora fiquei mais que curiosa, já vou anotar a dica dos dois livros..
    Muito boa sua resenha heimm..


    Tem resenha nova no blog..
    O Destino do tigre
    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nao conhecia o livro, mas eu acho que tambem nao é muito meu estilo. Nao sei porque, mas nao me dou muito bem com livro que falam basicamente sobre a adolescencia. "Fazendo meu filme" por exemplo, é um livro bastante famoso e muitos me recomendaram, mas eu estou achando ele um pouco chatinho. Talvez porque eu ainda esteja no inicio, sei lá haha
    Enfim, gostei da resenha mesmo assim ^^

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Apesar de eu achar que tema abordado nesse livro já foi bastante utilizado em outros titulos,eu leria após uma ressaca literaria!

    Uma Ótima Semana

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Parece ser legal, pela sua resenha, mas mesmo assim não me chamou a atenção... sabe não deu aquele encanto e nem aquela necessidade louca de ler? Porque tem resenhas que leio e depois fico Pirando pelo livro e as vezes não... simplesmente não dá.

    bjs.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu!
    Eu gosto desses livros juvenis e leves, às vezes. Como você disse, pra curar uma ressaca literária são ótimos. E até mesmo, após acabar um livro tenso.
    Não sabia que "Meninas Malvadas" tinha livro e nem muito menos que esse livro era da mesma autora também. Hehe Grata surpresa.
    Gostei muito de saber sua opinião e a resenha está ótima, bem esclarecedora. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro. Gosto muito de leituras leves e de fato elas não precisam mudar nossas vidas, leio porque acho divertido e gosto muito de encontrar isso nos livros que leio. Ótima resenha. Grande Beijo!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu, eu também tenho me encantado com esses livros mais leves, principalmente quando não sei do que a história se trata - é bom começar uma história às cegas, né? Tô tentando fazer isso com a maioria das minhas leituras.
    Jura que Meninas Malvadas tem livro? Eu adorei aquele filme! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu!
    Todos precisam de um livro leve e despreocupado às vezes! Eu nunca tinha ouvido falar dele e, como você, fui atraído pelo título! Se surgir uma oportunidade lembrarei da sua cativante resenha e lerei!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu, esse é o tipo de livro que eu gosto, adoro livros mais complexos, mas na maior parte do meu tempo é disso que eu preciso, com tantas coisas na cabeça, faculdade e tudo mais esse é o melhor tipo de livros sempre! Adorei demais a sua resenha.

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  15. Oi Luana, o livro parece ser ótimo, sua resenha como sempre tem argumentações perfeitas, acho que vou adorar o livro, espero lê-lo em breve.
    http://sendomeigacomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros com esse estilo! High school, populares, nerds, essas coisas, são elementos que adoro! É muito bom quando não estamos esperando nada do livro e quando vemos, ele é bom, não é? Essa sensação é ótima!
    Fiquei animada com a leitura! Porque parece ser um livro que irei gostar :)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Sempre quis ler esse estilo de livro mais leve, descontraído, mas nunca tive a oportunidade, deve ser porque ficções e coisas do além de deixam extremamente inspirados (rsrrsrsrsrs). Confesso que antes tinha preconceito e até vergonha de ler esses livros, por isso tbm não comprava, pq sabia que iria ser zuado dizendo "Olha Victor lendo livros de menininhas" mas hoje vejo que estava sendo completamente idiota e esse livro, depois de sua resenha, fiquei com vontade de ler.
    Super Abraço, Victor Rosa :)
    http://encantosparalelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Lindo blog já estou seguindo \o/
    Não conhecia esse livro,acabei de acrescentar na minha lista!Haha
    Beijão,
    http://loucamenteleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Luara,
    Nunca tinha ouvido falar do livro mas acho que já passei da fase de ler esse gênero mais pré-adolescente rsrs Se bem que de vez em quando eu leio e até gosto de alguns, mas esse eu passo. Adorei a resenha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Gosto de ler livros assim depois de ler um livro grande e cansativo. tipo pra relaxar! :)
    Obg pela visita no blog!
    volte sempre viu!

    http://literamore.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu!adoro romances, e clichês e tudo isso! haha
    são leituras leves que nos tiram de qualquer ressaca :p eu tô sempre pelo site da galera record e queria esse lançamento junto com o novo da Sophie Kinsella naquele outro pseudonimo que eu esqueci agora, acho que é Louca para Casar, se você puder ler, conta pra gente se é legal :D
    adorei a resenha! beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Luara! Adorei sua resenha.
    Não conhecia o livro, mas parece ser uma leitura bem leve e gostosa.
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ainda não conhecia o livro, mas sua resenha me despertou uma curiosidade. A história parece ser bem interessante, vou adicionar na minha ~infinita~ lista de desejados!

    Um beijo.

    Bia - @escrevendomundo
    www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Lu!!!
    Não conhecia esse livro, tua resenha fico tri boa, mas a trama do livro não me chamou muito a atenção, parece uma leitura bem leve, talvez um dia eu o leia ^^
    Beijokas
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  25. oi querida,
    bah, primeiro que não sabia que Meninas Malvadas (filme que amo) era um livro, que vergonha hehehe
    Parece bem divertido e leve o livro! Fiquei curiosa.
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  26. High School/Chick-Lit sempre me salvam das ressacas. E é bem o que você disse, o melhor é ir sem muitas expectativas. Confesso que fiquei um pouco traumatizada com Não sou este tipo de garota, que é bem essa coisa "garota de 13, 14 anos", justamente por achar tudo infantil e simples demais. Mas acho que se a autora souber construir bem, se torna um ótimo livro pra abstrair e se divertir (vide Lonely Hearts Club)

    Beijitos

    ResponderExcluir
  27. ahhh, eu gosto de livro assim. Esse livro deve ser como Probabilidade Estatística foi para mim. A diferença é que eu tava cheia de expectativa quanto ao livro, ele acabou me decepcionando, mas de qualquer forma é um livro bem gostosinho e dá pra entreter bastante =D

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ler esse livro com certeza me fará sentir saudades do ensino médio. Aiaiaiai, nostalgia! Quando me preocupava em estudar para as provas e não para o trabalho de conclusão de semestre, Saudades, saudades. Hahahaha
    Adorei a sua resenha, viu?

    Beijoca!
    http://pilhadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu adoro livros desse tipo, haha. Sempre que eu tô lendo algo muito pesado, prefiro ler algo leve em seguida pra balancear e esses livros são perfeitos pra isso. Isso também acontece comigo no quesito filmes. Sempre deixo uma comédia romântica ou um filme adolescente gravados pra assistir quando não aguentar mais ver drama ou filme cult. E olha, dá certo!
    Eu gostei do livro. Claro que não vou colocar no topo da minha lista de leitura, mas com certeza vou dar uma chance. Adorei sua resenha, só acho que você poderia ter falado um pouco mais da história.

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei o estilo do livro e a capa, com certeza vou ler.
    Sério que Meninas Malvadas era um livro? Nossa eu to desenformada!
    Adorei a resenha e os quotes!
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Luara :)
    Como vai?
    Gostei da tua resenha mas a temática do livro em si não me atrai :(

    Beijos e tenha uma excelente semana
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  32. Luara, esse parece ser mesmo o tipo de livro perfeito para se desestressar, ótimo para ler entre duas leituras mais séries. Adoro quando não espero nada do livro e tenho com ele uma boa experiência, a gente fica sentindo que valeu a pena todo o tempo dedicado a lê-lo.

    Não conheço nada da autora. Vou procurar saber mais sobre ela.

    ResponderExcluir
  33. Ótima resenha, para ser explosivo mesmo esse livro..rs e chocante..
    A historinha parece ser bacana..

    Valeu a dica linda..
    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi!

    Adorei sua resenha, gosto de ler livros assim, mais "infanto-juvenil" para dar uma descontraída nas leituras. As vezes, acaba ficando muito repetitivo o livros de romance e sobrenatural.

    Obrigada pelos comentários no blog, fico sempre MUITO feliz quando te vejo por lá!

    Beijos, Kamila
    http://www.vicio-de-leitura.com/

    ResponderExcluir
  35. Ah.. Livros leves para curar ressaca, tudo que eu preciso no momento. Porque tem uns que jogam a gente em uma espiral de sofrimento que é difícil de sair! Mesmo com o aspecto meio clichê, parece que vale a pena. Se é bem escrito a gente pode passar por cima de um clichêzinho e dar umas risadas.

    E obrigada pelo comentário no blog :)

    Beijos,
    Bianca
    blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Eu li esse procurando só uma leitura rapidinha e bobinha mesmo, mas sei lá, a autora usou tão bem os clichês que não é que o livro ficou bom?

    ResponderExcluir
  37. Ai, livros com essa temática são tão bons né? Eu também adoro! E concordo com você: Eles são ótimos para curar a ressaca literária! Sempre que estou nessa, pego um livro mais leve, divertido e leio!

    Fiquei curiosa para ler!

    E adoro o filme Meninas Malvadas! Bacana saber que é da mesma autora! Mas não li o livro.

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  38. OI!
    O livro parece ser legal, afinal de contas, né? Eu gosto de livros com essa temática, mesmo não tendo uma história muito complexa, eles conseguem te entreter : D

    Beijos, Rafael Augusto.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir
  39. Oi, Luara!
    Adoro livros com tema colegial, fico bem nostálgica mesmo! Parece ser um livro legal, pra ser lido sem grandes expectativas, apenas como um bom entretenimento.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  40. OI Luara!

    Apesar de não ter esses 13 ou 14 anos, eu curto esse gênero, pois é sempre bom para dar uma aliviada dos temas mais densos..Sempre torcemos por uns personagens e claro que há aquele tipo chatinha que nós torcemos pra se dar mal rsrs...não conhecia este livro..acho que só tivesse olhado a capa em uma livraria eu não teria comprado, mas agora acho que eu o leria..

    Bom FDS! Bjs
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  41. Oi,
    De vez enquanto é bom lê um livro mais levinho né?rs Confesso que não pedi esse livro por que fiquei com medo rs Mas depois da resenha me animei mas um pouco!
    bjs!
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oi,
    Pela sua resenha pude ver que esse é um livro bem relex. A leitura vai fluindo e o leitor não precisa pensar muito para compreender o livro e como você citou acima, um bom livro para ler numa ressaca literária.
    Beijos.

    http://absortoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. De vez em quando faço a mesma coisa, compro um livro sem nem saber do que se trata, atraída pela capa ou por alguma opinião positiva. Bom quando acontece o que aconteceu com você e a leitura agrada! :)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  44. Oi, Luara!
    Eu lembro de vc falando no twitter deste livro - e, posso falar a verdade? A maioria dos livros da Galera vou ler sem nenhuma expectativa (com exceção de A Probabilidade) e sempre me surpreendo! Adoro estas histórias clichês, mas que são bem contadas =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  45. Nunca ouvi falaram muito desse livro mas até que parece ser uma boa pedida!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  46. Luara nao conhecia esse livro, foi bom saber sua opinião sobre ele. No momento estou evitando esse tipo de livro, mas sempre é importante ter dicas dos diferentes tipo e estilos de livros pq todos tem seu tempo!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  47. nunca tinha ouvido falar nesse livro!
    mas adorei a resenha.
    acho que é do tipo de livro que eu gostaria! hahahaha

    além disso.
    sou só eu que acho, ou a Galera vem mesmo ARRASANDO nas capas?
    nossa.
    estão de parabéns!

    ResponderExcluir