12/05/2013

Resenha: O clube do biscoito

Título: O clube do biscoito
Autora: Ann Pearlman
Editora: Bertrand
Páginas: 294
Todos os anos, na primeira segunda-feira de dezembro, Marnie e suas doze amigas mais íntimas se reúnem para uma festa, trazendo um montão de biscoitos caseiros lindamente embrulhados. Além dos biscoitos, todas devem comparecer com quitutes, vinho e, lógico, muitas e deliciosas histórias. Este ano, por diversos motivos, o encontro será especialmente importante. A filha mais velha de Marnie está passando por uma gravidez de risco. Quem sabe, ao fim da reunião, vamos descobrir como terminará essa história. O pai de Jeannie está traindo a esposa com a melhor amiga da filha. Quem mais sabe sobre o caso? Mesmo entre amigas tão íntimas quanto elas, será possível simplesmente passar uma borracha e perdoá-los? O marido de Rosie não quer filhos; ela precisará decidir, muito em breve, se isso é motivo para terminar tudo. E não para por aí: após ser deixada pelo marido, a vida financeira de Taylor está em derrocada. Cada mulher, cada amiga tem uma história para contar, e elas estão todas entrelaçadas, assim como suas vidas. 

Já estou com saudades de O Clube do Biscoito. Sempre tive uma vontade enorme de lê-lo e sinceramente? Eu não sabia nem de longe que encontraria uma história que me tocasse tanto assim. A suavidade com que o enredo é traçado me deixou com uma enorme sensação de conforto no coração e, assim que fechei o livro, já sabia que ele entraria na lista dos meus queridinhos.

Na primeira segunda-feira de dezembro de todos os anos, doze mulheres se reúnem para a reunião do clube biscoito. Todas levam dias fazendo dúzias de biscoito para que assim possam presentear suas amigas e doar para caridade. Isso na verdade é um baita pretexto para que todas se encontrem, uma vez que cada uma vive seu próprio drama particular. É através de Marnie, biscoiteira-líder do clube do biscoito, que conhecemos a história de cada uma dessas doze mulheres.

Sou a biscoiteira-líder e esta é minha festa. A reunião do clube do biscoito sempre acontece na primeira segunda-feira de dezembro. Pode marcar no seu calendário. Doze amigas se reúnem, cada uma trazendo treze dúzias de biscoito embrulhadas para presente. Biscoitos caseiros, claro. (...) O clube do biscoito, no fundo, é um lembrete da alegria. E, é claro, um lembrete de que as amigas sempre ajudam uma às outras a suportar chateações e a celebrar alegrias. p. 7/8
Que delícia. Não consigo encontrar palavras melhores para caracterizar O Clube do Biscoito. A história flui tão deliciosamente pela vida dos personagens e, por mais que seja de uma forma lenta, você se sente parte do próprio clube e quer conviver ainda mais com cada personagem, ou seja, não chega a ser um defeito, talvez seja até uma qualidade. E, exatamente por causa disso, eu quis aproveitar cada página ao máximo, e, mesmo que eu quisesse continuar lendo, eu me obrigava a parar simplesmente para curtir e absorver o que eu tinha acabado de ler.

A autora Ann Pearlman usou e abusou da empatia para conquistar qualquer leitor. Cada uma das mulheres retratadas convive com seu próprio drama e a cada uma é dado um foco na narrativa, uma vez que o livro é dividido em exatos doze capítulos. É improvável que você não se identifique com algum problema ou pelo menos sinta certa compaixão pelos casos dados, afinal, temas como traição, aborto, filhos e mudança são altamente abordados.

Por mais que seja uma narrativa em primeira pessoa – quem nos conta todas as histórias é a Marnie, presidente do clube –, você consegue se envolver com todas. A linearidade na narrativa ajuda e muito nisso, afinal, são doze histórias e contar cada uma delas sem que haja uma parada abrupta é uma tarefa árdua e felizmente a autora conseguiu atingir esse objetivo. Fui levada pelo enredo de uma forma tão constante que quando parei para analisar isso no fim do livro fiquei impressionada.

Mas é claro que os biscoitos também fizeram toda a diferença. Todos os capítulos são iniciados pela receita do biscoito que a personagem em foco fez para a reunião. A diagramação contou muitos pontos positivos nelas, uma vez que a editora Bertrand fez com que cada receita ficasse em uma fonte diferente, como se as próprias personagens as tivessem escrito. Nem preciso falar que eu adorei!
E o melhor: a própria autora diz que todas as receitas foram testadas e aprovadas, ou seja, quem não fica com uma baita vontade de ir correndo para a cozinha fazer cada uma delas? Eu mesma fiquei, mas quando fui ver se tinha todos os ingredientes... Baita decepção. Mas eu ainda vou fazer, podem acreditar.

Tem mais: vários ingredientes receberam um super destaque. Além de toda a atenção que deram para o começo dos capítulos, eles são finalizados com uma história de um ingrediente em especial. Foi muito interessante saber que a farinha é uma das grandes responsáveis pela construção de cidades (vocês sabiam dessa?). Cada ingrediente tem um impacto na nossa vida e isso passa  muito despercebido aos olhos de todo mundo! Muito legal mesmo saber dessas curiosidades.

Minhas amigas chegarão cada uma de cada vez e o silêncio aconchegante se dissipará. (...) Mas cada uma traz consigo um turbilhão de expectativa e entusiasmo. E de serenidade, já que podemos ser nós mesmas, uma com as outras. Conhecemos umas às outras há tempo demais e já passamos por coisas demais para ter qualquer reserva ou cautela. Vimos nossos filhos crescerem, relacionamentos se desfazerem e evoluírem a novas configurações, doenças e cirurgias, rugas e dilatação de barrigas e peitos. Já lidamos com traições e brigas. p. 66
Um livro altamente doce e com aquela pitada de drama e amizade nos pontos certos. Me emocionei muito com O Clube do Biscoito e, se tivessem mais páginas, eu não me importaria. Até agora estou pensando no que será que aconteceria com as personagens se tivesse um livro pós-reunião, porque elas se tornaram minhas amigas também, mesmo que por aquele breve espaço de tempo. E eu sei que isso vai acontecer com qualquer um que se abrir para essas histórias emocionantes. Vale mesmo a pena conhecer essas doze mulheres.

Observação: existe realmente um clube do biscoito! A autora pegou sua experiência com o seu clube e a utilizou como inspiração para o livro. É ou não é incrível? Fiquei com vontade de montar um também!

*

Pessoal, quero passar uma super dica para vocês agora, principalmente para aqueles que estão sempre juntando moedas para conseguir dinheiro para comprar algum livro: o Cuponation. O Cuponation é um site que oferece cupons de desconto para as suas compras! E o melhor: há cupons para várias livrarias além de oferecer frete grátis em algumas! Muito bom, não é?
Se você, assim como eu, estava precisando de uma ajudinha financeira, o Cuponation é uma ótima solução! Vale mesmo a pena conferir e ainda de quebra comprar O Clube do Biscoito, não é? :)

40 comentários:

  1. Só pelo título já me deixou com água na boca para ler! Simplesmente adorei a história e acho que adoraria o livro também!
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  2. Luara querida que resenha ótima, consegui senti o que vc passou lendo esse livro e claro fiquei mega curiosa para ler, além de adorar livro com uma bela diagramação!!!
    Muito interessante o enredo desse livro me lembrou um livro que sou louca para ler chamado O Pão da amizade.
    Valeu pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  3. Luara, você viu a tag que eu te marquei?
    dá uma olhadinha lá
    http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Laura,
    Adorei o blog! >.<
    Estou seguindo-a! Espero sua visita na minha página para trocarmos "figurinha" rs. Abraçoo!

    Atenciosamente,
    Stefanie O.

    PRATELEIRA DE BIBLIOTECA.

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Ainda nao li esse livro mas ele parece ser bem interessante principalmente pelas receitas ia te pedir se vc chegou a experimentar alguma??rsrs....e traz temas bem interessantes legal saber tambem que existe um clube desses de verdade bem legal mesmo.
    Bom restinho de domingo
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro legal e bem diferente!
    Ótima resenha, você sempre sendo bem clara e objetiva.

    http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei do enredo e do projeto no qual as mulheres do Clube dos biscoitos estão envolvidas.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parece ser interessante...gosto de livros que trate sobre relações humanas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Essa resenha me deu fome, hehehe.

    Pois é, eu olhei a capa e já pensei bleeergh, mas li a sinopse e achei super interessante. Não, não sou nenhum tipo de fofoqueiro, mas sei lá, a própria sinopse já desperta uma vontade de conhecer o drama das mulheres. Não faz meu estilo de leitura, mas acredito que leria de bom grado.

    Um abraço.
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Lu não conhecia esse livro, parece bom, adorei sua resenha, me fez ter um grande interesse em lê-lo :) beeijinhos

    ResponderExcluir
  11. Lu, que delícia de resenha! A sinópse me chamou muita a atenção, mas toda a sua opinão bem crítica e descritiva despertou ainda mais o meu interesse. Achei toda a proposta uma maravilha... e a história se passa logo no mês mais nostálgico do ano (e o meu preferido, também). *-* Ain, deu até vontade de promover um clube assim entre as minhas amigas e eu. HAHAHAHA Fiquei muito curiosa para conferir toda a trama... vou buscar ler.

    E obrigada pela dica, hein!? ;)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu li uma outra resenha e gostei. Me lembrou um pouco O Clube das Chocólatras, não pela história, q deve ser diferente, mas pela forma como é contada. Quero ler.

    ResponderExcluir
  13. Aff Lu não faz isso, não fala com tanto carinho assim de um livro porque eu sempre acabo colocando na minha 'pequena' [ironia] lista de livros desejados...

    Bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  14. Adorei a parte "O clube do biscoito, no fundo, é um lembrete da alegria. E, é claro, um lembrete de que as amigas sempre ajudam uma às outras a suportar chateações e a celebrar alegrias." muito boa!

    Xx
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gente que delícia! Colocar receitas no livro foi uma super sacada, adorei isso *-* Pelo visto o livro é bem cativante, gostei muito da resenha.


    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  16. nooossa, sem falar que a capa já te dá uma fome!!

    ResponderExcluir
  17. Que legal *-*

    O livro é bem docinho... aquelas histórias suaves que fazem a gente querer estar perto das amigas ^^

    Esses dias me reuni com minhas melhores amigas e fizemos bolo de chocolate ^^

    Quero ler ;D

    ResponderExcluir
  18. Sou louca para ler esse livro faz um tempinho! A capa e a sinopse sempre me chamaram a atenção. Adorei a sua resenha, aumentou muito mais a minha vontade de ler.

    Um beijo.

    Bia - Blog Escrevendo Mundos
    @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  19. Só essa capa já dá vontade de morder, NHAC! rsrs
    Doze histórias é bastante coisa...que ótimo que isso não contribuiu para fazer a história ficar cansativa. Pelo próprio gênero do livro, achei que ele tinha um ritmo mais lento, mas que bom que me enganei. Quero testar as receitas agora tbm, como faz? hahaha

    Beijinhos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi! Parabéns pela resenha, ficou ótima e já me deixou cheia de vontade de ler esse livro! Serei obrigada a colocá-lo na minha lista de próximas leituras.

    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu,

    Que resenha mais fofa, confesso que vendo o livro assim de primeira não imaginei essa história, isso é bom pois se já com essa resenha fiquei curiosa e encantada imagina pela leitura do livro, claro que vou anota essa super dica aqui, vai pra minha listinha de compras :)
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu!!! Que livro mais bonito!!!
    Parabéns pela resenha, ficou ótima e eu estou agora morrendo de vontade de ler esse livro!
    E obrigada pela dica, tem uns descontos muito bons na CupoNation ;)

    Beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  23. Noooossa, esse livro parece incrível.
    Tô morrendo de vontade de ler. ^^

    Seguindo
    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi,Lu!
    Eu achei muito fofa essa capa assim que você a postou no Instagram. Mas não tinha ideia do que se tratava. Depois dessa resenha doce e perfeita vou adicioná-lo à minha lista de desejados. Gosto de histórias doces e com pitadas de drama. Vou amar esse livro.
    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Luara, sempre quis muito ler esse livro, mas nunca consigo encontrar nem nas lojas físicas. Todos os comentários sobre ele são super positivos e parece ter uma história linda. Sua resenha incrível só aumentou ainda mais a minha vontade de lê-lo.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  26. Sua resenha me lembrou "Escola dos Sabores": um grupo de pessoas (no caso, desconhecidos) que partilham histórias enquanto se reúnem para aprender a cozinhar (essa é só a desculpa).
    Eu quase entrei no LV de "O clube do biscoito" porque queria lê-lo para o desafio literário de natal, mas fiquei na dúvida se chegaria na minha casa antes do prazo para postar a resenha. Mas quero muito conhecer essa história. E ainda tem receitas!! (isso eu não sabia). Superdesejado!
    bjo

    ResponderExcluir
  27. Oiee..uma história bem diferente, parece valer a pena ler..
    Valeu a dica..

    Passei também para dizer que tem selinho de campanha para voce em meu blog, da uma conferida e se gostar aceita, ta bom?

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Lu, sua resenha me deixou com água na boca heimm..
    Eu quero essas receitas, e nossa fiquei doida para ver a diagramação deste livro.. e encantada com a narrativa, e todas as suas palavras de elogio ao livro..
    Eu não sei, mais não me lembro de ter lido nada desta editora..
    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  29. Caraca que dica excelente!
    Acabei de ler um livro que me dará saudades e sei bem o que vc está sentindo!
    Vou agora mesmo procurar para comprar esse!
    Valeu!
    Te coloquei no meu reader já! Bjs

    www.culturaviciante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Maneiro não conhecia o livro mas a estoria parece interessante e ainda tem receitas de biscoito e curiosidades sobre os ingredientes, eu queria ter 12 amigas que se reúnem todo ano em um clube seria maneiro

    bjos

    ResponderExcluir
  31. {Escrevi um comentário inteiro e sumiu. Que legal.}
    Enfim, comida é uma parte integral das nossas vidas e da nossa cultura, e quando um autor consegue transmitir isso para páginas é bem fascinante. Fui apresentada a esse estilo ano passado, no Desafio Literário (o tema era literatura gastronômica, e eu li os ótimos Escola de Sabores e Como água para chocolate) e desde então venho caçando coisas semelhantes. Tá na wishlist.

    ResponderExcluir
  32. Eu já tinha lido a sinopse, mas não sei, não quis naquele momento, rs. Mas agora você falando da diagramação, das receitas e do clube eu fiquei curiosa, rsrsrs.
    Também queria ter uma reunião com minhas amigas anualmente assim, a história parece ser bem bacana.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  33. É claro que já estou seguindo o seu blog.
    http://www.palavrapequenas.blogspot.com.br/ Segue de volta.
    é TÃO GOSTOSO SEMPRE ACHAR UM LUGARSINHO NOVO PARA FICAR. GOSTO MUITO DESSE QUE É O ESTANTE VERTICAL.

    ResponderExcluir
  34. Olá Luara,

    Não conhecia esse livro e a sinopse me chamou a atenção e a sua resenha me deixou bem curioso e com vontade de ler....excelente dica...parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Adorei a resenha, Lu! Super deliciosa de ler e tenho certeza que você conseguiu passar para mim as sensações que você teve com a leitura. O Clube do Biscoito está na minha lista há um bom tempo, mas, até agora, não tive a oportunidade de comprá-lo. Não sabe o quanto lamento, ainda mais agora, com a sua resenha, e minhas recentes aventuras na cozinha. Acho que vou me deliciar com a leitura e espero saber contar tão bem essas histórias maravilhosas quando eu fizer a minha resenha, assim como você fez na sua ;)

    Beijos querida,

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  36. Oi, Luara!
    Com a capa eu pensaria uma coisa completamente diferente rs
    Eu gostei muito da resenha! O livro é bem atrativo, e o tema eu ainda não vi nada semelhante. Quero ter a oportunidade de ler ele um dia!
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Hei Lu!
    Eu também sempre quis ler O Clube do Biscoito e sabe, deve ser um ótimo livro para fazer um viajante entre amigas. Eu e mais 4 amigas temos tipo um clube também, de amigos ocultos e nos vejo assim, nos encontrando todos os anos, não importa o tempo e o que aconteça.

    Adorei sua resenha e fiquei mais apaixonada e com mais vontade de ler esse livro <3

    Bejinhos

    ResponderExcluir
  38. Ai, Lu. Já vi que terei de abrir uma exceção e comprar este livro! Ele parece uma delícia de ler mesmo. E ainda cheio de receitas? Adorei. Aliás, a diagramação deve ter ficado lindíssima.

    Amei a dica! Ah, ainda não conhecia o Cuponation, ótima dica. ;)
    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Não conhecia esse livro
    Mas parece ser bastante encantador

    Beijos
    @pocketlibro

    ResponderExcluir