29/06/2013

Resenha: O novo mundo de Muriel

Título: O novo mundo de Muriel
Autora: Liliane Prata
Editora: Planeta
Páginas: 326
Muriel é uma garota de 16 anos que, um dia, quando vai ao banheiro, acaba num outro mundo: as aldeias de Landim. Landim é um mundo bem diferente, regido por leis distintas e inexplicáveis. A reação de Muriel vai mudando ao longo dos anos, refletindo sobre a convivência com diferentes culturas e sobre o mundo. Paralelamente a isso, há a busca pelas respostas do porquê de ela estar lá e a tentativa de ela voltar para casa. Qual seria de fato o novo mundo de Muriel? E quais seriam os reais limites entre realidade e fantasia? 



O novo mundo de Muriel surgiu bem no momento em que eu estava querendo ler alguma obra nacional. Então, por ter uma temática que parecia interessante, dei uma chance ao livro. Só que, quando eu estava bem no meio, tentando insistir com o livro, não resisti e a temida ressaca me abateu, como vocês viram no meu post sobre isso. Não culpo esse livro em particular, mas ele estava lá no momento errado e bom, já viram não é? Tive que abandonar, me recuperar e voltar a leitura somente duas semanas depois. E só tenho a dizer para vocês que me deparei com uma leitura agradável, mas longe de ser aquilo que eu esperava.

Muriel viu sua vida se transformar quando, ao ir ao banheiro de sua casa, acaba indo parar em um lugar totalmente diferente: as aldeias de Landim. Lá, se depara com uma cultura totalmente diferente. Obrigada a se acostumar, Muriel continua procurando pistas do que a fez parar naquele lugar tão estranho e busca maneiras de voltar para casa, mas, ao mesmo tempo, participará de acontecimentos que a marcarão e encontrará pessoas incríveis.

Pronto. Eu olhei à minha frente e não era mais a minha casa.
Era isso. Simples assim. Eu não sabia mais onde eu estava.
É muito difícil explicar o que senti naquela hora. Zonza, fiquei parada por algum tempo, sem reação, achando que estava completamente louca. Porque vou contar uma coisa: é muito esquisito abrir a porta do banheiro que dava para o corredor, aquele de sempre da sua casa, e não vê-lo mais. p. 11
Coloquei esse livro como uma grande aposta nacional. Não conhecia o trabalho da autora Liliane Prata e eu estava com certa expectativa, porque a temática costuma me agradar muito. Comecei achando que eu ia encontrar algo bem diferente, até porque as primeiras páginas me sugeriram isso, porém, ao decorrer da narrativa, o livro ficou cansativo. Eu tentava ler mais do que algumas páginas por dia, mas não conseguia, por mais que eu tentasse. Só lá pelo final que eu consegui fazer uma leitura contínua, sem parar toda hora.

Isso foi uma conseqüência do estilo de narrativa da autora. Como vocês bem sabem, sou totalmente a favor das narrativas mais dinâmicas, com capítulos com tamanhos médios ou pequenos, porque isso, a meu ver, torna a leitura muito mais gostosa e até mais rápida, independente do número de páginas. Mas nesse caso, a autora não foi por esse caminho. Os capítulos são grandes demais – alguns com cerca de quarenta páginas – e a autora opta por descrições longas. Tudo bem que em algumas partes isso foi estritamente necessário, afinal, o leitor precisa compreender o mundo em que a Muriel foi parar, mas em outras achei totalmente desnecessário e isso me incomodou bastante.

Mas em compensação, eu gostei dos personagens. A própria Muriel não me conquistou tanto quanto eu pensei que iria, mas os personagens secundários fizeram toda a diferença, pois eles tinham um toque diferente, seus os costumes me encantaram. Os habitantes das aldeias foram o ápice do livro, na verdade. Através das tradições deles, a autora conseguiu inserir diversos questionamentos morais nas entrelinhas, e fez isso de uma forma natural, sem parecer forçado, e isso fez com que a leitura adquirisse um aspecto bem diferente para mim, saindo um pouco da fantasia.

Eu estava em uma situação difícil, ali, sozinha naquele lugar estranho. Acho que, por isso, eu precisava me agarrar à esperança de encontrar uma saída, de voltar para minha casa e minha vida. Eu só queria sair dali, e talvez isso tivesse apagado um pouco do meu bom-senso. p. 29
Foi quando eu retomei a leitura que tudo fluiu. Encontrei bem mais ação na segunda metade do livro, e foi a partir desse momento que eu passei a me sentir mais ligada com a história em si, porque a autora conseguiu dosar todos os aspectos e aquela narrativa que era arrastada, passou a ser envolvente, de forma que li super rápido as páginas finais. E fiquei chocada com tudo o que aconteceu também, juro para vocês que esperava um final totalmente diferente!

E exatamente por esperar um final totalmente diferente, fica meu pedido: faça uma continuação, Liliane Prata! Sério gente, a autora tem que dar um jeito nesse final, isso não pode ter acontecido! Mas é lógico que eu não vou contar, não é? Afinal, foi esse final que fez com que o livro fosse uma leitura agradável e eu espero que, caso haja uma continuação, a autora continue no ritmo que estava nesse final de O novo mundo de Muriel. Não é um livro que vai aos meus favoritos, mas eu curti. Foi uma boa leitura.

40 comentários:

  1. Caramba! Tu fez um CLIFFHANGER, tenho que ler pra saber sobre o desfecho desse livro! (Que bom néh!) RsRs

    Gostei da Resenha e fiquei meio louco, imagina se eu levantasse na madruga pra ir ao banheiro, chegasse lá e 'puf' estou em um lugar totalmente diferente! Iria enlouquecer, mas minha curiosidade iria me fazer divertir!

    Gabryelfellipeealgo.blogpost.com

    ResponderExcluir
  2. Parece um livro bem bacana, gosto de livros com temáticas "sobrenaturais /surreais" e, uma pena que a primeira metade do livro seja meio chatinha.. :/ Ah, e AMEI a capa, muito linda não?

    Beijos, Jooy Constantino.
    http://esconderijo-azul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Lu,
    enfim, a premissa do livro é bem legal, mas sei lá... não me atraiu muito e não sei se agradeço [pois não vou aumentar minha lista de desejados] ou fico triste.
    Fico só feliz que a sua ressaca literária tenha passado.

    xoxo
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Todo munto está falando desse livro, e eu super interessado em ler porque adoro temas assim! Mas caso leia, talvez me decepcione como você. E a capa é realmente linda! *--*

    Abraços!^^

    http://www.compulsivoporlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!
    Eu já tinha visto este livro em algumas livrarias, mas só leria pela curiosidade em saber como é a escrita da Liliane em um livro - já que eu, leitora da Capricho, lia muitos textos dela e me lembro da despedida dela (quando ela iria se dedicar aos livros e tal). Faz bastante tempo, mas marcou minha adolescência, né? rs
    Estou enfrentando ressaca literária a cada um ou dois livros, pra falar a verdade. Parece que nada tá rendendo, então neste momento, preciso de algo flua da melhor forma possível.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. EU particularmente gostei bastante do livro, não conhecia, mais adoro mundos, ficção, e acho que de certa forma iria me identificar com a personagem
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Pela sinopse o livro prometeria me agradar e muito também, que pena que não foi tudo isso que esperava dele, mas que bom que o final e a parte dinâmica do livro, fez com que a leitura dele ficasse agradável ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  8. Acho que não vou arriscar a leitura. A sinopse me pareceu meio sem noção (como assim, o banheiro é meio que um portal? OI?); e ainda mais com as ressalvas que você fez, não me animou!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. huuum, infelizmente acho que esse livro não me agradaria. Assim como vc gosto de capitulos mais curtos, a leitura flui melhor. E tb nao sou fã de descrições minuciosas :( Entao já viu, acho que nao iria curtir nao, mas pra quem gosta de td bem detalhado, deve ser um boa opção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu amo livros com essa temática *-* Vou procurar.

    ResponderExcluir
  11. Como não lembrar de Alice in wonderland? Depois que ela vai ao banheiro nessa parte eu logo assimilei. Espero muito ler esse livro, [please! faz promooooo! ><] [sao raras] ... Estou com mt mt mt mt vontade mesmo. Claro, uma coisa é certa, se vc nao gostou de Muriel, em Alice tbm não gostei dela, o que faz a diferença sao os outros mesmo. Achei bem legal essa historia, quero mt ler ><

    ResponderExcluir
  12. Talvez eu leia algum dia se me surgir a oportunidade, mas não vou ficar esperando por isso, porque o livro não me chamou muito a atenção. Uma pena...

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  13. Devo confessar que adoro a Lili como colunista e blogueira, e quando ela lançou o "Uma bebida e um amor, sem gelo por favor" eu fiquei super ansiosa para ler, foi difícil achar o livro nas livrarias da minha cidade, e foi uma bela decepção.
    Acho que senti a mesma coisa que você lendo esse livro, no geral a historia é boa, mas alguma coisa em algum lugar deixou o livro totalmente sem sal. Por isso, hoje eu tenho um certo receio com os livros dela, mas esse livro me desperta interesse, quem sabe um dia eu tenha a oportunidade de ler ;)
    Gostei da resenha
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Gostei da proposta do livro, que me lembrou Alice no país das Maravilhas, mas os capítulos longos, me desanimaram um pouco, quem sabe um dia eu der uma chance e acabe lendo “O Novo Mundo de Muriel”.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Luara,

    Não conhecia o livro e gostei da sinopse e da capa, mesmo com uns pontos negativos citados por você gostaria de lê-lo....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lu.

    Ainda de ressaca literária? Eu também, sabia? Li Esperando Por Você e as coisas melhoraram, daí peguei outros dois livros e não consegui continuar. Um deles não me pareceu tão interessante assim, o segundo é ótimo (Após a Tempestade), mas sempre durmo no meio do capítulo. Hahaha! Acho que é mais cansaço do que ressaca.

    Eu detesto capítulos e descrições longos demais. Mas confesso que sua ênfase com o final da leitura me deixou super curiosa. Espero que a autora escreva a continuação, e que seja bem dinâmica. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  17. Terminei de ler o livro hoje e tive a mesma sensação que a sua: achei um pouco cansativo e também me apaixonei pelos personagens secundários. Amei o romance entre Muriel e Lor, e foi a partir desse romance que o livro passou a ficar bacana. Uma pena o final ter sido do jeito que foi, mesmo. E também gostaria de uma continuação :)

    ResponderExcluir
  18. Muriel me lembra aquele desenho "coragem, o cão covarde" sabe? Aahseuhasueha.
    Gostei da resenha, acabei me interessando pelo livro no fim das contas.

    Beijo!
    http://www.quaseatoa.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi flor,
    E bem complicado quando acontece essas ressacas mesmo eu ate mesmo estou no meio de uma..affs...mas que bom que gostou do livro depois apesar de nao ser meu estilo achei interessante.
    bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Tanto a capa maravilhosa desse livro quanto a sua resenha me deixaram curiosa. Não sei bem se leria agora, mas está anotado para uma leitura daqui um tempinho.
    A história faz meu estilo, é que estou repleta de livros pra ler no momento. Não sei como estou conseguindo, de vez em qd bate a ressaca e tal, mas suas dicas sempre em deixar curiosa.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  21. Não faz muito meu estilo, mais ele até que me pareceu interessante. Talvez eu leia ele depois e terminar a minha meta de leitura ;)
    Bejim no s2

    ResponderExcluir
  22. Luara, não conhecia o livro, mas agora minhas atenções se voltaram pra ele!, um final inesperado é sempre um bom estímulo aos leitores curiosos, rs. Tive uma ressaca brava no mês passado - achava que leria muito durante as férias, mas que nada, até mesmo os blogs ficaram atrasados, diversos livros acabaram ficando pela metade, mas quero retomá-los em breve, quem sabe acontece o que aconteceu com você, e a leitura finalmente flui.

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  23. Ola adorei seu blog e esse livro também !!

    Beijos

    livrosechocolatequente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Luara, nós passamos pela mesma situação, porém com livros diferentes. Aconteceu exatamente o mesmo comigo e olha que no meu caso, eu já havia lido um livro da autora - e gostado.
    Enfim, a proposta de O Novo Mundo de Muriel chamou minha atenção, e eu fiquei super curiosa para saber o que aconteceu de tão desesperador no final! =O

    Adorei a resenha!
    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Luara,

    Estava num daqueles momentos em que parece que nada que eu pegava para ler fluiria bem. Com a chegada das férias, finalmente estou conseguindo retomar meu ritmo de leitura. Esse livro parece ser muito bom, mas não acho que esse seja um bom momento para lê-lo (e o medo de empacar na leitura de novo?). Ótima resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. 1 observação: se houver uma continuação, provavelmente Muriel volte grávida. ou já está, vai saber! haha

    ResponderExcluir
  27. Adorei a resenha, gostei de sua sinceridade... Agora fico imaginando se eu entrar no banheiro aonde vou sair??? Gostaria que fosse em Havana rsrsrsr sou louca para ir lá... mas enfim mesmo que você tenha dito que a leitura foi cansativa eu ainda estou curiosa pela leitura... espero sinceramente ganhar a promoção kkkkk. xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oii Lu!!
    Nossa como assim ela entra no banheiro e sai em outro mundo?? O__o
    Me lembrou Silent Hill xDD
    MAs nossa adoreei parece ser um livro muito bom *-*
    Vou anotar ele na minha lista !!
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Caracas, to mega curiosa agora. Tipo é mega estranho você ir no banheiro e parar em outro lugar HAHA

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  31. oooi :)
    eu tbm gosto de livros com capítulos pequenos, mas acho que quando a história é realmente boa, o númuero de páginas por capítulo não interessa muito, a gente sai lendo kk
    ficou ótima a resenha, me deixou SUPER curiosa pra ler o livro haha

    Beijocas, http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oii :) A resenha ficou super boa, e fiquei curiosa sobre o livro. Não sei se vou gostar, mas acho que vale a pena tentar né ? :P A capa achei legal, mas não é 'aqueeeela'capa. Pelos trechos que colocou na resenha, pareceu super interessante o livro. Mas pelo que colocou na resenha, não sei. Você dividiu muito a minha vontade de ler ou não ele.. hehehehe' mas se eu tiver oportunidade, vou arriscar sim :) beijoos ;*

    ResponderExcluir
  33. Adorei a resenha, o livro me parece bem interessante e me prendeu a atenção.

    ResponderExcluir
  34. A-M-O mundos paralelos. Acho supeeeer legal quando um autor consegue criá-los e desenvolvê-los!

    ResponderExcluir
  35. Resenha bem estruturada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o enredo, facilitando o entendimento por parte de quem lê, boa pedida para os leitores.

    ResponderExcluir
  36. Desde que vi esse livro num post de lançamentos aqui do seu blog mesmo, fiquei curiosa. E mesmo que você tenha achado a maior parte da leitura meio chata, eu ainda quero lê-lo. Mas vou ver se acho outras resenhas dele.
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Oi Luara
    Gostei da resenha. Fiquei interessada em O Novo Mundo de Muriel desde o seu lançamento, apesar de estar fugindo um pouco desse gênero, infantojuvenil. Seu ponto de vista foi bem esclarecedor, e ainda pretendo ler o livro, porém, ainda mais pelo mistério do final que vc não revelou. Beijo!

    ResponderExcluir
  38. Livros que fazem você ter a cabeça lá lua de tanta imaginação quando se está lendo, esse é um deles, e parece ótimo, já ta na minha lista de eu quero kk

    ResponderExcluir
  39. Quero muito ler esse livro, pra tirar a prova se é "chatinho" ou não!
    Mas, pelo o que disse parece mesmo, pelo fato dos capítulos grandes demais e das descrições muito longas...
    Espero estar errada!
    ^,~)

    ResponderExcluir